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    #31
    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    Igual aqui, fiquei com raiva à marca por causa do stand bmw onde comprei o carro, bando de vigaristas mentirosos. Um comercial arruinou a experiência para a marca.

    Nos últimos meses tenho andado a tentar marcar um test drive a um modelo, ligam, marcamos, cancelam, ligam, marcamos, cancelam, ligam, marcamos, cancelam... Aí pela 4a ou 5a vez disse-lhes para esquecerem, perdi o interesse. Era um Mini elétrico. Cada vez que recebem um, está logo vendido, num sistema de "quase" real time distribution a comercial só lá está a empatar e a chatear os clientes...
    Secalhar é porque nao há carros para venda de momento.

    Por cá está igual e até já chegam ao ponto de fazer ofertas por carros que venderam recentemente.

    Um colega tinha uma Volvo v90 com 2 anos, do nada recebeu uma chamada do stand one o comprou a perguntar se nao queria vender em que lhe ofereceram praticamente o mesmo valor que ele pagou pela carrinha nova.

    Mesmo nas sucatas que eu geralmente compro, antigamente apareciam carros decentes nos leiloes por precos razoaveis, nos dias que correm se for a um preco razoavel quer dizer que nem vale a pena lhe tocar (quando digo precos razoaveis, estou a falar de precos que eram normais há uns 2/3 anos).

    Para comparacao, há 3 anos atrás comprei um 93 Cabrio Aero de 2005 com 70k milhas, por £750, nos dias que correm um do mesmo ano com o dobro das milhas, nao sai de lá por menos de £1300 e se andares 3 anos para a frente e tentares ver um de 2008, estás a falar de £2500 mais coisa menos coisa, por vezes arranjas coisas mais porreiras a comprar no mercado de privados que nos leiloes, o que antigamente era raro.

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      #32
      Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
      Tudo bem, comprasse online então deixam de existir retomas?


      Nada impede que funcione um bocado como nas seguradoras online. Queres uma retoma? Combina-se uma data e eles mandam um avaliador... Não é nada do outro mundo, e logisticamente até pode acabar por ser mais simples do que uma ida a um stand.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        Mas é um problema porquê?

        Imagina que gastas milhões a desenvolver um produto, outros tantos a publicitar o produto, e depois vês uma força de vendas inconsistente que faz um péssimo trabalho a representar a marca?

        Não faria mais sentido controlares o processo de ponta a ponta? Se queres um produto premium e uma experiência premium, não podes deixar a parte mais importante do processo (o cliente) nas mãos de "sapateiros"...
        Talvez porque nem todas as marcas estarão aptas a mudar a sua linha de vendas, retomas e assistência tão cedo! E a BMW, bem, deixa ver...

        Digamos que, a coisa ainda não está muito clara! Para mim, habituado a comprar carros novos desde a década de oitenta do século passado e a negociar as retomas com algum poder de decisão, não me estou a ver a comprar um automóvel online e a vender o meu usado da mesma forma, sem negociação presencial e passando todo o processo para procedimentos online!

        Nas manutenções, idem... Digamos, para mim será mais um ver para crer!

        Originalmente Colocado por Rodal Ver Post
        Tudo bem, comprasse online então deixam de existir retomas?
        Quem entrega usado tenderá a perder ainda mais dinheiro...

        Originalmente Colocado por ImHoTep Ver Post
        A Tesla faz retomas, mas pelo que tenho lido os valores são baixos, está a aparecer serviços para venda de carros usados com o https://www.compramososeucarro.pt, no futuro poderá passar por aqui a solução.
        Pois...

        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
        Mais um passo no sentido de deixarmos de ter lojas abertas ao publico.
        Mau, na minha opinião!

        Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
        Se for como a webuyanycar por estes lados ou a carmax, bem que podes esperar por valores extremamente baixos para o habitual do mercado.

        Haverá como há sempre, quem, por uma questao de ser mais rápido e prático, os acabe por vender a essas empresas que depois os leiloam, mas geralmente creio que será mais no sentido de vender usado enquanto particular até que o valor do mesmo seja próximo de "zero" e já mais valha a pena mandar para a sucata.
        Perde o cliente final...

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          #34
          Por acaso acho esta mudança óptima. Confere mais transparência ao processo, evitando uma romaria por vários stands da mesma marca à procura daqueles mais 0,5% de desconto.

          Quanto às retomas, provavelmente farão como já o fazem actualmente nas Carnext e similares. Ligam para os stands parceiros e o cliente vende directamente a este.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
            Por acaso acho esta mudança óptima. Confere mais transparência ao processo, evitando uma romaria por vários stands da mesma marca à procura daqueles mais 0,5% de desconto.

            Quanto às retomas, provavelmente farão como já o fazem actualmente nas Carnext e similares. Ligam para os stands parceiros e o cliente vende directamente a este.

            Precisamente!

            Vendi 2 carros nos EUA em 10 minutos, fui a um stand ao lado de casa, eles abriram a página dos leilões à minha frente e deram-me o mesmo que os últimos modelos iguais tinham sido vendidos nos últimos leilões, passaram o cheque, ficaram com os documentos e eu fui à minha vida. Nunca tive uma experiência tão simples, tão transparente, tão "limpa" até aquele dia. Não há cá negociações, chamar o chefe para dar um jeitinho, nada...

            Comentário


              #36
              O processo comercial de venda de automóveis é um faroeste.

              E nos usados então nem se fala. Por isso acho que há muito para mudar.

              Agora os fabricantes não podem querer investimentos de M€ dos dealers em imagem corporativa e depois dar-lhes migalhas.
              Assumam o processo todo então.

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                #37
                Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                Mau, na minha opinião!

                Perde o cliente final...
                A menos que estejamos a falar de carros novos, nao vejo qualquer tipo de razao para comprar um carro de um concessionário ou stand, especialmente quando falamos de eles inflaccionarem os precos de usados a seu bel prazer.

                Acho, posso estar errado, mas quer parecer que com stands a vender carros usados é que o cliente tem a perder.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                  A menos que estejamos a falar de carros novos, nao vejo qualquer tipo de razao para comprar um carro de um concessionário ou stand, especialmente quando falamos de eles inflaccionarem os precos de usados a seu bel prazer.

                  Acho, posso estar errado, mas quer parecer que com stands a vender carros usados é que o cliente tem a perder.


                  Mas esses não vão desaparecer!

                  Vais ter é mais stand multi-marcas (ou os supermercados dos automóveis) com de tudo um pouco, especialistas em comprar e revender carros usados.

                  Comentário


                    #39
                    Para muitas pessoas, a mudança de paradigma vai ser complicada de entender, pois muitos estão habituados a comprar descontos ao invés de comprar carros. A malta fala mal dos vendedores, mas a verdade é que muitos compradores gostam da fantochada de disparar emails para 20 concessionários e andar ali a regatear para sentirem que são muito espertos.

                    Nem querem saber da qualidade do serviço e, muitas vezes, nem do carro em si. Querem mesmo é sentir que tiveram desconto e que sacaram mais 100 euros num carro de 30k.

                    Depois, não se venham queixar que o serviço é mau. O serviço é mau em muitos casos, é verdade, mas também é culpa de grande parte dos clientes.

                    O que também vai mudar é a forma como os construtores automóveis olham para o negócio. Até há dois anos, era produzir, produzir e produzir. O retalho era forçado a comprar e a matricular para fazer volume, vendendo muitas vezes os carros quase sem margem. Agora, a produção vai reduzir e vai ser muito mais orientada ao número de clientes. Ou seja, produzir apenas o que o mercado pede. O que significa isto? Na prática, como há menos stock, acabam os descontos gigantes que se faziam até essa altura e, consequentemente, reduz-se o volume e aumenta-se a margem.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                      a verdade é que muitos compradores gostam da fantochada de disparar emails para 20 concessionários e andar ali a regatear para sentirem que são muito espertos.

                      Nem querem saber da qualidade do serviço e, muitas vezes, nem do carro em si. Querem mesmo é sentir que tiveram desconto e que sacaram mais 100 euros num carro de 30k.
                      Entao, mas como comprador logicamente que quero comprar onde for mais barato. Por 100 EUR nao me chateio, mas a experiência tem mostrado que a diferenças vão até aos milhares. E o trabalho do comercial é passar proposta boa se quer ganhar cliente, se tá com tretas então que não mande nada e nao receba comissão.

                      E as OEM não merecem outra coisa, porque elas com os fornecedores são 500x piores no que toca a ragatear precos.

                      Eu prefiro a política de preço fixo, mas não posso deixar de referir que é uma pena os carros passarem todos, agora sim sem volta a dar, a ter precos absolutamente proibitivos.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        Mas esses não vão desaparecer!

                        Vais ter é mais stand multi-marcas (ou os supermercados dos automóveis) com de tudo um pouco, especialistas em comprar e revender carros usados.
                        Se o paradigma mudar e as pessoas perceberem que na maioria das vezes comprar num stand nao lhes trás assim tantas vantagens quanto isso, talvez o paradigma acabe por mudar.

                        É provavel que mudar mentalidades demore algum tempo claro, mas chegaremos lá.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                          O que também vai mudar é a forma como os construtores automóveis olham para o negócio. Até há dois anos, era produzir, produzir e produzir. O retalho era forçado a comprar e a matricular para fazer volume, vendendo muitas vezes os carros quase sem margem. Agora, a produção vai reduzir e vai ser muito mais orientada ao número de clientes. Ou seja, produzir apenas o que o mercado pede. O que significa isto? Na prática, como há menos stock, acabam os descontos gigantes que se faziam até essa altura e, consequentemente, reduz-se o volume e aumenta-se a margem.
                          No futuro, provavelmente nem sequer haverá qualquer stock, o cliente configura o carro online, paga um valor de entrada e o carro é produzido daí a x semanas.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                            Se o paradigma mudar e as pessoas perceberem que na maioria das vezes comprar num stand nao lhes trás assim tantas vantagens quanto isso, talvez o paradigma acabe por mudar.

                            É provavel que mudar mentalidades demore algum tempo claro, mas chegaremos lá.
                            Ah sim ? Então e essa opinião tem sustentação ou é baseado apenas e só na tua experiência individual como consumidor particular ?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                              Ah sim ? Então e essa opinião tem sustentação ou é baseado apenas e só na tua experiência individual como consumidor particular ?
                              Qual é a vantagem de eu ir a um stand comprar um carro por 2x aquilo que o posso comprar a um particular?

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por turboyoda Ver Post
                                Qual é a vantagem de eu ir a um stand comprar um carro por 2x aquilo que o posso comprar a um particular?
                                2x ? Por exemplo um Renault Clio custa 15 000€ a um particular e num stand, um igual, custa 30 000€ ?

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                  A Tesla vende online e consegues fazer test drive etc etc etc
                                  A verdade é que a maioria dos stands estão ultrapassados com pessoal que pouco percebe e nem sabe o que estão a vender.
                                  E quem compra ? Percebe o que está a comprar ?

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Só me choca terem levado tantos anos para verem o óbvio. A malta dos stands só lá está para vender créditos, mais nada, a vasta maioria percebe zero do assunto.... e num mundo em que nem há carros para vender....
                                    E eu a jurar que todos os vendedores tinham formação em cada modelo que vendem
                                    Afinal só no forum é que sabe bue.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por corsadti16v Ver Post
                                      Simples e transparente. Preços fixos para toda a gente ou quando muito, se colocar um NIF de empresa ter algum desconto de frota.
                                      Um bom configurador e não é preciso vendedores para nada.
                                      Mas julgo que vão manter (e concordo) instalações com viaturas em exposição e consultores para clarificar duvidas, fazer teste-drive, etc.
                                      Então afinal os vendedores/consultores ( são os mesmos ) ainda servem pa qq coisa .

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                        Então afinal os vendedores/consultores ( são os mesmos ) ainda servem pa qq coisa .
                                        Nem sempre… na BMW havia/há os “Genius”, cuja função era saber todas as características de todos os carros. Estes não são vendedores.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                          No futuro, provavelmente nem sequer haverá qualquer stock, o cliente configura o carro online, paga um valor de entrada e o carro é produzido daí a x semanas.
                                          Sim mas as pessoas vão continuar a querer fazer test drives, a sentar no carro, ver o interior, etc etc.
                                          Por isso esta ideia romântica de ser tudo online funciona pa alguns como eu ( só fui espreitar o carro de exposição depois de ter pago o sinal ) mas para muitos, nem por isso.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                            Nem sempre… na BMW havia/há os “Genius”, cuja função era saber todas as características de todos os carros. Estes não são vendedores.
                                            Ok, nem sempre, mas no limite converte-se um vendedor/consultor em consultor apenas caso deixe de haver necessidade de negociar e afins.
                                            Mas há vários tipos de cliente e há quem goste de ter essas explicações ao vivo, portanto os stands vão continuar a existir.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Engraçado, anda por aqui o PugSales, ainda me lembro de quando ele recebeu um 307 1.6 HDI 92cv de serviço e esteve depois na formação 308, há quantos anos.
                                              Ora formalão...afinal teve-a...e eu a pensar que eles não percebiam nada hahaha.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                No futuro, provavelmente nem sequer haverá qualquer stock, o cliente configura o carro online, paga um valor de entrada e o carro é produzido daí a x semanas.
                                                Palpita-me que, pelos custos associados e pelas dificuldades cada vez maiores colocadas a quem tem carro, sobretudo nas cidades, no futuro haverá cada vez menos carros próprios.
                                                Editado pela última vez por pjota; 01 June 2022, 13:46.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Bons e maus profissionais há em todo o lado.

                                                  E aqui no forum nunca nos podemos esquecer que somos uma minoria que liga e sabe certos detalhes. A grande maioria não sabe nem quer saber.
                                                  Chegam a um stand e dizem, "ahh é cinza, é giro" Ou "gasolina não, que gasta muito", ou "não quero automático porque isso é para quem não sabe conduzir".

                                                  Depois os vendedores (em quase todas as áreas) tornaram-se em certo ponto a vendedores de banha da cobra, os que ganhavam mais eram os pintas que prometiam muito mas cumpriam pouco. E isso deu mau nome.

                                                  Por fim o cliente, já foi passeio de sábado ir "ver carros", passear, pedir preços, pedir catálogos para colecção, cravar test-drives etc. O que também gerou muita desconfiança no comprador.

                                                  Diria que a virtude estará no meio melhores compradores e melhores vendedores.

                                                  Agora sobre esta técnica baseada na Tesla, diria que ainda não é um sistema 100% comprovado. Muita gente tem aversão ainda à internet, a compra de um bem como o carro por vezes a 10 anos é a segunda compra mais importante a seguir à casa. E os Teslas têm ainda um cliente alvo muito específico.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    duplicado.. apagar

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                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                      Bons e maus profissionais há em todo o lado.

                                                      E aqui no forum nunca nos podemos esquecer que somos uma minoria que liga e sabe certos detalhes. A grande maioria não sabe nem quer saber.
                                                      Chegam a um stand e dizem, "ahh é cinza, é giro" Ou "gasolina não, que gasta muito", ou "não quero automático porque isso é para quem não sabe conduzir".

                                                      Depois os vendedores (em quase todas as áreas) tornaram-se em certo ponto a vendedores de banha da cobra, os que ganhavam mais eram os pintas que prometiam muito mas cumpriam pouco. E isso deu mau nome.

                                                      Por fim o cliente, já foi passeio de sábado ir "ver carros", passear, pedir preços, pedir catálogos para colecção, cravar test-drives etc. O que também gerou muita desconfiança no comprador.

                                                      Diria que a virtude estará no meio melhores compradores e melhores vendedores.

                                                      Agora sobre esta técnica baseada na Tesla, diria que ainda não é um sistema 100% comprovado. Muita gente tem aversão ainda à internet, a compra de um bem como o carro por vezes a 10 anos é a segunda compra mais importante a seguir à casa. E os Teslas têm ainda um cliente alvo muito específico.
                                                      A malta baseia-se no azar que teve com um ou 2 vendedores e acha logo que o resto é tudo ignorantes e afins.

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                                                        #57
                                                        Uma coisa que me tira do sério em Portugal, talvez por já passar muitos anos fora, é a omissão de valores para tudo, ninguem sabe o preço de nada, seja na compra de um carro, o salário de um emprego, o preço de construção de algo, é tudo um segredo, que é preciso perder tempo e tempo para se descobrir que está fora do nosso orçamento ou para conseguir um desconto.

                                                        Um stand pode ser apenas um centro de exposição, está optimo, o carro compro online sem problema, com entrega em casa em reboque, simples.

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                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                          Uma coisa que me tira do sério em Portugal, talvez por já passar muitos anos fora, é a omissão de valores para tudo, ninguem sabe o preço de nada, seja na compra de um carro, o salário de um emprego, o preço de construção de algo, é tudo um segredo, que é preciso perder tempo e tempo para se descobrir que está fora do nosso orçamento ou para conseguir um desconto.

                                                          Um stand pode ser apenas um centro de exposição, está optimo, o carro compro online sem problema, com entrega em casa em reboque, simples.

                                                          Totalmente de acordo.
                                                          Ainda ontem num Hospital Privado parecia que estava a por em causa algum segredo de estado só porque questionei o preço de uma série de exames que me foram prescritos.

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                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                            Uma coisa que me tira do sério em Portugal, talvez por já passar muitos anos fora, é a omissão de valores para tudo, ninguem sabe o preço de nada, seja na compra de um carro, o salário de um emprego, o preço de construção de algo, é tudo um segredo, que é preciso perder tempo e tempo para se descobrir que está fora do nosso orçamento ou para conseguir um desconto.
                                                            É mais um sinal que isto é um País do terceiro mundo em muitos aspetos.

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                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Hecho Ver Post
                                                              Uma coisa que me tira do sério em Portugal, talvez por já passar muitos anos fora, é a omissão de valores para tudo, ninguem sabe o preço de nada, seja na compra de um carro, o salário de um emprego, o preço de construção de algo, é tudo um segredo, que é preciso perder tempo e tempo para se descobrir que está fora do nosso orçamento ou para conseguir um desconto.

                                                              Um stand pode ser apenas um centro de exposição, está optimo, o carro compro online sem problema, com entrega em casa em reboque, simples.
                                                              -Preço?
                                                              -Respondo por pm.

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