Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Kopien Ver Post

    Não vejo vantagens em ter acções nacionais na Degiro se pagarem dividendos.

    Acrescenta que os dividendos nacionais para quem consegue englobar, só precisam de declarar 50% dos rendimentos.
    englobando os dividendos nacionais tambem tens de englobar os dividendos estrangeiros, juros de depositos e certificados, pode não compensar.

    Comentário


      Depois arranjem simuladores de IRS do ano de 2022 e até o do site das finanças e metem mais 500€ ou 1000€ ao valor do salário mínimo sem retenções de IRS e sem deduções.


      O sistema está demasiado dependente de deduções.

      Até apanham uma surpresa.


      Para mim entregar o IRS era só no ano 5000, do calendário chinês.

      Comentário


        Originalmente Colocado por mok Ver Post

        acções nacionais convem ter num banco nacional.

        em que anexo declaraste?

        ...
        ----------------------------

        - se foi no anexo J não tens a opção de escolher Portugal, se escolheste outro país o que devolveram vai estar dependente do acordo de dupla tributacao existente entre Portugal e esse país, que país colocaste?

        https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/...ributacao.html

        muita gente coloca a Holanda porque é a sede da Degiro, o acordo estipula que tributam 10% na fonte e 18% em sede de IRS em Portugal, portanto Portugal desconta aos 28% os 10% que ficam retidos na Holanda, portanto teriam devolvido 10% será isso?

        -----------------------------

        conclusão: o próprio IRS não está preparado para dividendos de acções nacionais num banco estrangeiro, pelo que é perder o amor a 6€ ou 7€ de comissões de compras e ter essas acções num banco nacional porque compensa (idealmente que não cobre comissões periodicas de guarda de titutos, por exemplo o Banco Invest não cobra, o Activo Bank cobra)


        porque mesmo que não tivesses este problema no IRs estarias a pagar 35% em vez de 28% que te cobram num banco nacional...
        Foram declarados no Anexo J, com a escolha de Paises Baixo, no entanto a degiro desconta logo 35% e quando foram declarados no IRS foram mais 28%. Pelo que percebi, então o acordo de dupla tributação não está a ser cumprido pela DeGiro, que retém 35% em vez dos 10%.

        Comentário


          Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

          Foram declarados no Anexo J, com a escolha de Paises Baixo, no entanto a degiro desconta logo 35% e quando foram declarados no IRS foram mais 28%. Pelo que percebi, então o acordo de dupla tributação não está a ser cumprido pela DeGiro, que retém 35% em vez dos 10%.

          não, tu é que preencheste o IRS mal porque esses rendimentos não são de acções dos Paises Baixos. (e não há maneira de preencher correctamente)

          mas envia um email para as finanças a explicar a situação...

          quanto de devolveram em %?

          Comentário


            Originalmente Colocado por laglemos Ver Post

            Estou exatamente na mesma situação. E também contactei através do e-balcão a questionar. A resposta que vais receber é esta (foi a que eu recebi!):

            "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

            A AT está vinculada à lei e não procede a discriminações no processo de entrega, validação e liquidação da declaração de rendimentos dos contribuintes. O facto de, no caso concreto, a sua declaração ainda não ter sido objeto de liquidação é comum a todos os contribuintes que entregaram os mesmos anexos da modelo3 ou que preencheram determinados Quadros que exigem uma verificação informática com implementação mais detalhada. Com efeito, a AT, por lei, tem o prazo legal até 31 de julho para liquidar as declarações dos contribuintes, mas envida esforço para o concretizar o mais cedo possível, sendo que estes processos estão organizados em função, não só da sua data cronológica de entrega da declaração mas, também, em função da complexidade da mesma considerando os Anexos da modelo 3 entregues por forma a que o maior número de contribuintes tenha a sua situação tributária resolvida o mais cedo possível.
            Com os melhores cumprimentos
            AT- Autoridade Tributária e Aduaneira​"
            Chegou a resposta:

            "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

            Consultada a base de dados da AT, verifica-se que a sua declaração está pendente de liquidação, o que significa que após a sua submissão no Portal das Finanças, a mesma já foi analisada para verificação de eventuais incoerências ou inconsistências, e de cuja análise resultou que a declaração foi considerada “Certa”, aguardando agora o respetivo processamento de liquidação, cujo prazo legal é até 31 de julho de 2023. Não obstante, a AT está a envidar esforços no sentido de efetuar os processamentos de liquidação de todas as declarações de IRS o mais cedo possível, sem contudo descurar a certeza e segurança no procedimento, bem como o controlo de irregularidades ou erros.
            Com os melhores cumprimentos
            AT- Autoridade Tributária e Aduaneira​"

            Parecida, mas não igual! Vai continuar a aguardar

            Comentário


              Originalmente Colocado por ArwenC Ver Post

              Chegou a resposta:

              "A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.

              Consultada a base de dados da AT, verifica-se que a sua declaração está pendente de liquidação, o que significa que após a sua submissão no Portal das Finanças, a mesma já foi analisada para verificação de eventuais incoerências ou inconsistências, e de cuja análise resultou que a declaração foi considerada “Certa”, aguardando agora o respetivo processamento de liquidação, cujo prazo legal é até 31 de julho de 2023. Não obstante, a AT está a envidar esforços no sentido de efetuar os processamentos de liquidação de todas as declarações de IRS o mais cedo possível, sem contudo descurar a certeza e segurança no procedimento, bem como o controlo de irregularidades ou erros.
              Com os melhores cumprimentos
              AT- Autoridade Tributária e Aduaneira​"

              Parecida, mas não igual! Vai continuar a aguardar
              Isso é mentira.
              Sei de casos onde a declaração foi considerada certa para passado uma semana mudar para Declaração com Divergências...

              Comentário


                Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                Isso é mentira.
                Sei de casos onde a declaração foi considerada certa para passado uma semana mudar para Declaração com Divergências...
                Esta foi entregue no dia 01/04 e dada como certa no dia 16/04. Está assim desde então, enviei email no e-balcão e deram esta resposta...

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ArwenC Ver Post

                  Esta foi entregue no dia 01/04 e dada como certa no dia 16/04. Está assim desde então, enviei email no e-balcão e deram esta resposta...
                  Sim não estou a por em causa a resposta que recebeste.
                  Estou é a por em causa o sistema quando eles dizem que depois de verificarem se ha divergencias ou nao é que a declaração é dada como certa... Porque sei de casos onde após o status Declaração Certa mudou para Declaração com Divergências...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por mok Ver Post


                    não, tu é que preencheste o IRS mal porque esses rendimentos não são de acções dos Paises Baixos. (e não há maneira de preencher correctamente)

                    mas envia um email para as finanças a explicar a situação...

                    quanto de devolveram em %?
                    De acordo com a nova nota de liquidação vão devolver 10%... estou a ver que o melhor mesmo é procurar uma corretora Portuguesa para as ações PT. Alguma recomendação?

                    Comentário


                      Irs submetido há uma semana. Com um dependente. Achei o valor baixo a reembolsar vs outros anos.

                      Reembolsado numa semana. E com 2k a mais do que o previsto.

                      O Costa comprou o meu voto. Fdx

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ArwenC Ver Post

                        Esta foi entregue no dia 01/04 e dada como certa no dia 16/04. Está assim desde então, enviei email no e-balcão e deram esta resposta...
                        Entregue dia 12.Jun, dinheiro na conta dia 15.Jun!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ISO Ver Post

                          Entregue dia 12.Jun, dinheiro na conta dia 15.Jun!

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

                            É a realidade!
                            Todos os anos faço o mesmo. Entrego perto do fim do prazo e recebo em 2 ou 3 dias!
                            É claro que seria bem melhor ter que pagar, significaria que não andei a fazer empréstimos ao Estado a custo zero.

                            Comentário


                              depois de 5 anos a entregar irs ja entendi o que sao retencoes de fonte,porque me explicaram

                              basicamente todos os meses o estado retira-nos dinheiro(RETENÇÃO)...no final do ano se dessa retenção total resultar por exemplo 2500 euros, e eu no final do ano do total rendimento anual bruto tiver de pagar de IMPOSTO 2000 euros o estado tem de me devolver 500 euros.... e as despesas dedutiveis descontam do imposto...
                              se tivesse despesas dedutiveis de 1000 euros o imposto baixaxa para 1000 e recebia 1500 de reembolso
                              tentei olhar para a minha liquidacao e tem montes de valores esquisitos ,nao sei onde está o imposto mas vou investigar melhor..

                              uma vez disseram-me que quem anda a pagar credito ao banco para comprar uma casa isso tambem faz ganhar bastante de reembolso..vou investigar melhor sobre isso

                              alguem sabe de mais truques para ganhar mais de reembolso sem ser isso do credito bancario?
                              Editado pela última vez por girl92; 23 June 2023, 19:46.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                depois de 5 anos a entregar irs ja entendi o que sao retencoes de fonte,porque me explicaram

                                basicamente todos os meses o estado retira-nos dinheiro(RETENÇÃO)...no final do ano se dessa retenção total resultar por exemplo 2500 euros, e eu no final do ano do total rendimento anual bruto tiver de pagar de IMPOSTO 2000 euros o estado tem de me devolver 500 euros.... e as despesas dedutiveis descontam do imposto...
                                se tivesse despesas dedutiveis de 1000 euros o imposto baixaxa para 1000 e recebia 1500 de reembolso
                                tentei olhar para a minha liquidacao e tem montes de valores esquisitos ,nao sei onde está o imposto mas vou investigar melhor..

                                uma vez disseram-me que quem anda a pagar credito ao banco para comprar uma casa isso tambem faz ganhar bastante de reembolso..vou investigar melhor sobre isso

                                alguem sabe de mais truques para ganhar mais de reembolso sem ser isso do credito bancario?
                                Fazer um PPR
                                https://www.deco.proteste.pt/dinheir...cal-maximo-ppr

                                Os juros do crédito da habitação própria permanente só dão dedução no IRS para contratos até 2011. Depois dessa data isso acabou.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                  Fazer um PPR
                                  https://www.deco.proteste.pt/dinheir...cal-maximo-ppr

                                  Os juros do crédito da habitação própria permanente só dão dedução no IRS para contratos até 2011. Depois dessa data isso acabou.
                                  se eu fizer um ppr vai entrar mais valor para as despesas dedutiveis? eu sei que podia ir pesquisar mas se alguem souber explicar agradecia..é que sou muito naba nestas coisas
                                  basicamente eujá tenho uma caixa poupança da cgd.... só se fosse la pedir para acrescenter uma ppr
                                  Editado pela última vez por girl92; 23 June 2023, 20:45.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                    se eu fizer um ppr vai entrar mais valor para as despesas dedutiveis? eu sei que podia ir pesquisar mas se alguem souber explicar agradecia..é que sou muito naba nestas coisas
                                    basicamente eujá tenho uma caixa poupança da cgd.... só se fosse la pedir para acrescenter uma ppr
                                    Não abriste o link?


                                    PPR: qual o benefício fiscal em sede de IRS?


                                    Dependendo da idade, o valor máximo do benefício fiscal varia:
                                    • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
                                    • entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
                                    • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.

                                    Comentário


                                      submetida a 31/03 e ainda está certa.

                                      uma coisa é certa no tempo do Passos modernizou e agilizou as finanças era tudo muito mais rapido com o Costa é tudo molengão, cada ano que passa está torna os serviços do estado piores

                                      esta produtividade, parece que voltamos ao papel...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                        Não abriste o link?


                                        PPR: qual o benefício fiscal em sede de IRS?


                                        Dependendo da idade, o valor máximo do benefício fiscal varia:
                                        • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
                                        • entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
                                        • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.
                                        eu percebi mas achei isso bom demais para ser verdade
                                        só por meter 2000 euros no banco ganho até 400 euros? nao sei como se aplica o " até" mas nao deixa de ser optimo nem que fosse 200 euros

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                          eu percebi mas achei isso bom demais para ser verdade
                                          só por meter 2000 euros no banco ganho até 400 euros? nao sei como se aplica o " até" mas nao deixa de ser optimo nem que fosse 200 euros

                                          mas nao o podes levantar até a reforma... ou outras excepcoes

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                            eu percebi mas achei isso bom demais para ser verdade
                                            só por meter 2000 euros no banco ganho até 400 euros? nao sei como se aplica o " até" mas nao deixa de ser optimo nem que fosse 200 euros
                                            É meter/subscrever um plano poupança reforma.. não é bem a mesma coisa que meter ali na conta do banco...

                                            Dá 20% de beneficio fiscal sobre o montante que se colocar anualmente. Com os limites que estão ali descritos e que coloco novamente aqui.
                                            • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
                                            • entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
                                            • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.
                                            ​​

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                              É meter/subscrever um plano poupança reforma.. não é bem a mesma coisa que meter ali na conta do banco...

                                              Dá 20% de beneficio fiscal sobre o montante que se colocar anualmente. Com os limites que estão ali descritos e que coloco novamente aqui.
                                              • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
                                              • entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
                                              • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.
                                              ​​
                                              a parte wtf disto é que tenho um ppr de 13,58 na minha liquidacao e eu nem sabia,reparei agora porque me disseram...tenho uma conta ppr e nem sabia, deve ser a da minha mae que tem o meu nome como 2 titular.... tenho e investigar melhor,nao vou deitar 400 euros fora

                                              Capturar.png

                                              Comentário


                                                Isso não é nenhum PPR.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por AbreuMog Ver Post
                                                  Isso não é nenhum PPR.
                                                  então é o quê? isso é um valor que se acrescentou ao reembolso...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                                    então é o quê? isso é um valor que se acrescentou ao reembolso...
                                                    Apenas isto

                                                    https://eco.sapo.pt/2023/06/23/eurib...bolsos-do-irs/

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                      depois de 5 anos a entregar irs ja entendi o que sao retencoes de fonte,porque me explicaram
                                                      Quando quiseres aprender mais, lê isto com calma e tempo

                                                      Calcular o IRS: o que fazer, passo a passo

                                                      Comentário


                                                        Bom, eu estava à espera que depois dos feriados e férias que isto mexesse, mas enganei-me redondamente. Já só falta uma semana para a marca mítica dos 3 meses. Eu acardito!

                                                        Comentário


                                                          8 dias uteis desde que entreguei o irs até que tive o reembolso na conta. Fiquei espantado

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                                            Alguma novidade sobre este tema?

                                                            Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.
                                                            A minha nota de liquidação já foi corrigida com a adição da dedução pela dupla tributação. A diferença, no meu caso, é de +15 EUR. Aguardo o reembolso desse valor. O grosso do reembolso já recebi há bastante tempo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                                              É meter/subscrever um plano poupança reforma.. não é bem a mesma coisa que meter ali na conta do banco...

                                                              Dá 20% de beneficio fiscal sobre o montante que se colocar anualmente. Com os limites que estão ali descritos e que coloco novamente aqui.
                                                              • menos de 35 anos, pode deduzir, no máximo, 400 euros, desde que aplique 2000 euros no PPR;
                                                              • entre 35 e 50 anos, pode deduzir até 350 euros, desde que aplique 1750 euros;
                                                              • a partir dos 50 anos, pode deduzir até 300 euros, desde que aplique 1500 euros.
                                                              ​​
                                                              resumindo, eu estando na primeira situação,se eu hoje por exemplo for ao banco abrir uma conta ppr e colocar lá 2000 com toda a certeza do mundo os 400 euros vão entrar no reembolso do ano que vem?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X