Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
    Ontem à noite estavam a falar disto no jornal, nas declarações de IRS que estavam paradas há 2 meses como certas. Já é assunto nacional. 🤣
    Qual Canal? E que horas?

    Comentário


      Originalmente Colocado por petrus Ver Post
      Vai mesmo ser a 31 de agosto. É garantido e, provavelmente, só ao final do dia!
      Que é para se tiveres um problema a pagar não imputável à AT (ex: indisponibilidade técnica do teu banco ao pagar online ou com cartão) arranjares uma agravante

      Comentário


        image.png​​

        Só vão 2 meses...
        Ficheiros anexados
        Editado pela última vez por kortese; 16 June 2023, 10:47.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

          Qual Canal? E que horas?
          Penso que foi no jornal da noite da TVI.

          Mas explicaram muito pouco. E a TVI contactou a AT que disse que não sabia a razão dos atrasos.

          Comentário


            Originalmente Colocado por kortese Ver Post

            Só vão 2 meses...
            Rasura os dados da tua declaracao.....
            Já há um grupo de facebook com uma serie de users encalhados tambem....
            Eu tambem estou no mesmo barco

            Comentário


              Originalmente Colocado por Blacklisted Ver Post
              Só malta a obter reembolsos, serei o único que tem cerca de 5k para pagar de IRS?

              Não me parece que isso faça diferença nenhuma no resultado final. Eu vou receber mais de 7K de reembolso, mas não me importava nada de ter de pagar 5K agora, se não tivesse sido f***** o ano todo para ter direito a receber alguma coisa.

              Aliás, pagar em vez de receber é apenas um sinal de que não foste tu que andaste a financiar o estado com o teu dinheiro, mas sim o contrário...

              Comentário


                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                Que é para se tiveres um problema a pagar não imputável à AT (ex: indisponibilidade técnica do teu banco ao pagar online ou com cartão) arranjares uma agravante
                Sem problema. Imputo-o ao banco!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Joseba Ver Post

                  Qual Canal? E que horas?
                  Sinceramente não sei, não estava em casa. Apanhei a notícia e vi que até estavam a falar com uma senhora que estava a explicar o caso dela, mas não consegui ouvir o conteúdo da entrevista.

                  Comentário


                    Boa noite a todos!

                    O meu irmão recebe, com subsídios, 1500 brutos, e os dados que constam na sua declaração anual da entidade patronal são os que deixo numa imagem anexada a este post.

                    É normal receber um valor de cerca de 2500 euros no reembolso? (tem contrato de arrendamento de 425€/mês desde Julho de 2022, solteiro e uns 350 euros no e-faturas ).

                    Desculpem cair aqui de paraquedas!
                    You do not have permission to view this gallery.
                    This gallery has 1 photos.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por najstronics Ver Post
                      O meu irmão recebe, com subsídios, 1500 brutos, e os dados que constam na sua declaração anual da entidade patronal são os que deixo numa imagem anexada a este post.

                      É normal receber um valor de cerca de 2500 euros no reembolso? (tem contrato de arrendamento de 425€/mês desde Julho de 2022, solteiro e uns 350 euros no e-faturas ).
                      Interessam é os dados que constam na declaração de IRS. Podem não refletir esses valores da declaracão anual. Não tens acesso ao resultado completo da simulação?

                      Parece um reembolso muito generoso. Será IRS Jovem?

                      Comentário


                        Bom dia JRJordao, obrigado pela rápida resposta!

                        Deixo em baixo o que penso ser a simulação. Ele beneficia do estatuto de regresso de emigrante, será por aí?
                        You do not have permission to view this gallery.
                        This gallery has 1 photos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por najstronics Ver Post
                          Deixo em baixo o que penso ser a simulação. Ele beneficia do estatuto de regresso de emigrante, será por aí?
                          Bingo! Faltava essa pequena informação

                          Benefício do Ex-Residente
                          Nos termos do disposto no n.º 1 do artigo 12.º-A do CIRS, são excluídos de tributação 50% dos rendimentos do trabalho dependente
                          fonte: https://www.programaregressar.gov.pt...-apoio-fiscal/

                          Apesar de ter auferido 17569,90 brutos, apenas (17569,90 x 50%) 8784,95 foram considerados para efeitos de IRS. Como esse montante se encontra abaixo do mínimo de existência (9870), não há qualquer cobrança de IRS e toda a retenção efetuada (2506) será devolvida.

                          Comentário


                            Novamente, muito obrigado pela rápida resposta!

                            Realmente então fica explicado. É porque segundo ele, comparando ao reembolso que os colegas (emprego na FP) receberam, é mesmo uma diferença brutal... Mas já pode ficar descansado que não vai ter problemas posteriormente 😂

                            Obrigado pela tua ajuda.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por najstronics Ver Post
                              Realmente então fica explicado. É porque segundo ele, comparando ao reembolso que os colegas (emprego na FP) receberam, é mesmo uma diferença brutal... Mas já pode ficar descansado que não vai ter problemas posteriormente 😂
                              Ele que não fale muito nisso aos colegas, para não alimentar invejas

                              Duração do benefício
                              Este benefício tem a duração de 5 anos, sendo aplicável aos rendimentos auferidos a partir do ano em que o sujeito passivo se torne, de novo, residente em Portugal e preencha todos os outros requisitos e nos 4 anos seguintes.​
                              Salvo um grande aumento de rendimentos, irá continuar a receber tudo o que reteve.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post

                                Isso! Somos uns quantos nessas circunstâncias!
                                Vai mesmo ser a 31 de agosto. É garantido e, provavelmente, só ao final do dia!
                                Uma pessoa esforça-se para ganhar mais pouco e o resultado é:
                                Estado papão, guloso, ineficiente e que rouba a quem trabalha... leva-te a maior fatia!
                                E nesse dia , junto a 2ª de imi ….🤡

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por WD40 Ver Post
                                  E nesse dia , junto a 2ª de imi ….🤡
                                  Sem crítica, estou sinceramente a tentar perceber.

                                  Fazer isso dá-vos algum tipo de satisfação? Acham que a AT sente a falta do vosso dinheiro até lá? Ou que o pagamento no último dia passa algum tipo de mensagem de contestação?

                                  Comentário


                                    https://www.cmjornal.pt/economia/det...quesPrincipais

                                    Atraso no processamento adia reembolsos do IRS Há contribuintes que se queixam de ter entregado a declaração a 1 de abril e ainda não terem recebido reembolso.

                                    Pode ser que agora a coisa ande....

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                                      Alguém recebeu o e-mail da AT com o seguinte "informa-se que o resultado dessa liquidação não estava correto, uma vez que a dedução para eliminação da dupla tributação jurídica internacional a que tem direito, quando estão em causa rendimentos da categoria E (Capitais), não foi corretamente considerada, nos termos do art.º 81.º do Código do IRS.

                                      Assim, lamentando o lapso cometido, informa-se que a Autoridade Tributária e Aduaneira irá proceder à correção do erro identificado e à emissão de nova liquidação de imposto, da qual irá ser notificado nos termos gerais."

                                      😁

                                      Alguma novidade sobre este tema?

                                      Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                        Alguma novidade sobre este tema?

                                        Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.

                                        se for empresas americanas devem ter devolvido 15%


                                        deve ficar 15% retido na fonte e pagas 13% em IRS, o que acontece é que em vez dos 13% cobraram 28%

                                        Comentário


                                          Reparei que no campo 26 da nota de liquidação, que é "Juros de retenção-poupança", tenho quase 90 euros de crédito, e por isso vou receber mais 90 euros do que a estava na minha simulação inicial.

                                          Confesso que nunca tinha reparado em nada parecido. Isto é normal, ou foi algum erro da AT, que foi corrigido posteriormente?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Charger144 Ver Post
                                            Reparei que no campo 26 da nota de liquidação, que é "Juros de retenção-poupança", tenho quase 90 euros de crédito, e por isso vou receber mais 90 euros do que a estava na minha simulação inicial.

                                            Confesso que nunca tinha reparado em nada parecido. Isto é normal, ou foi algum erro da AT, que foi corrigido posteriormente?
                                            Não é erro. A AT tem que pagar juros pelo IRS retido a mais ao longo do ano. A questão é que nos últimos anos as taxas andavam negativas e portanto ninguém recebia nada. Em 2022, como as taxas voltaram ao positivo, já se recebe algum. Acho que a taxa aplicada é uma percentagem da Euribor12 meses em vigor não sei em que data (talvez 1 de janeiro).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                              Não é erro. A AT tem que pagar juros pelo IRS retido a mais ao longo do ano. A questão é que nos últimos anos as taxas andavam negativas e portanto ninguém recebia nada. Em 2022, como as taxas voltaram ao positivo, já se recebe algum. Acho que a taxa aplicada é uma percentagem da Euribor12 meses em vigor não sei em que data (talvez 1 de janeiro).

                                              O oposto tb acontece? Também vou ter de pagar juros?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                                Alguma novidade sobre este tema?

                                                Hoje fui consultar o meu IRS e já aparece uma ligeira diferença para o valor pago. Agora, não sei como ele realizam as contas, mas se era para eliminar a dupla tributação, ficaram bastante longe.
                                                Fui ver agora e de facto o valor do reembolso aumentou, mas a nota de liquidação não está disponível para consulta agora.

                                                Também ficou abaixo do acerto que eu estava à espera, mas no próximo fds vou olhar para isto com calma.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post


                                                  se for empresas americanas devem ter devolvido 15%


                                                  deve ficar 15% retido na fonte e pagas 13% em IRS, o que acontece é que em vez dos 13% cobraram 28%
                                                  Não é o caso...

                                                  Açoes nacionais, compradas na DeGiro, onde já foram retidos 35% de imposto na fonte e foram novamente tributadas em sede IRS com mais 28%. Pensei que fossem devolver os 28%... mas pelo valor apresentado ficaram muito longe disso

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                    O oposto tb acontece? Também vou ter de pagar juros?
                                                    Não pagues até 31 de agosto e logo descobres

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                      Não pagues até 31 de agosto e logo descobres
                                                      Falo de juros desde o início do ano

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post
                                                        Não é erro. A AT tem que pagar juros pelo IRS retido a mais ao longo do ano. A questão é que nos últimos anos as taxas andavam negativas e portanto ninguém recebia nada. Em 2022, como as taxas voltaram ao positivo, já se recebe algum. Acho que a taxa aplicada é uma percentagem da Euribor12 meses em vigor não sei em que data (talvez 1 de janeiro).
                                                        72% da taxa de referência Euribor a 12 meses, a 31 de dezembro do ano em que se efetuarem as retenções na fonte ou os pagamentos por conta
                                                        fonte: https://eco.sapo.pt/2023/01/10/subid...-cobra-a-mais/

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                          Falo de juros desde o início do ano
                                                          Seria um bom incentivo para entregar a declaração cedo, mas claro que não. Só agora te vão apresentar "a continha"

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                                            Não é o caso...

                                                            Açoes nacionais, compradas na DeGiro, onde já foram retidos 35% de imposto na fonte e foram novamente tributadas em sede IRS com mais 28%. Pensei que fossem devolver os 28%... mas pelo valor apresentado ficaram muito longe disso
                                                            acções nacionais convem ter num banco nacional.

                                                            em que anexo declaraste?

                                                            --------------------------

                                                            - se foi no anexo E então estás a escolher englobamento implicitamente pelo que devolveram apenas a diferença para a tua taxa de máxima IRS. (o anexo E só se preenche caso seja para englobar, porque se não é para englobar já foi tudo retido na fonte)

                                                            ----------------------------

                                                            - se foi no anexo J não tens a opção de escolher Portugal, se escolheste outro país o que devolveram vai estar dependente do acordo de dupla tributacao existente entre Portugal e esse país, que país colocaste?

                                                            https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/...ributacao.html

                                                            muita gente coloca a Holanda porque é a sede da Degiro, o acordo estipula que tributam 10% na fonte e 18% em sede de IRS em Portugal, portanto Portugal desconta aos 28% os 10% que ficam retidos na Holanda, portanto teriam devolvido 10% será isso?

                                                            -----------------------------

                                                            conclusão: o próprio IRS não está preparado para dividendos de acções nacionais num banco estrangeiro, pelo que é perder o amor a 6€ ou 7€ de comissões de compras e ter essas acções num banco nacional porque compensa (idealmente que não cobre comissões periodicas de guarda de titutos, por exemplo o Banco Invest não cobra, o Activo Bank cobra)


                                                            porque mesmo que não tivesses este problema no IRs estarias a pagar 35% em vez de 28% que te cobram num banco nacional...
                                                            Editado pela última vez por mok; 19 June 2023, 15:42.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                                              Não é o caso...

                                                              Açoes nacionais, compradas na DeGiro, onde já foram retidos 35% de imposto na fonte e foram novamente tributadas em sede IRS com mais 28%. Pensei que fossem devolver os 28%... mas pelo valor apresentado ficaram muito longe disso
                                                              Não vejo vantagens em ter acções nacionais na Degiro se pagarem dividendos.

                                                              Acrescenta que os dividendos nacionais para quem consegue englobar, só precisam de declarar 50% dos rendimentos.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X