Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
    resumindo, eu estando na primeira situação,se eu hoje por exemplo for ao banco abrir uma conta ppr e colocar lá 2000 com toda a certeza do mundo os 400 euros vão entrar no reembolso do ano que vem?
    Em principio sim.

    Faz uma simulação na declaração que entregaste este ano se tivesses feito um PPR no valor de 2000€ se o teu reembolso dava mais 400€.

    Lê isto tudo com atenção para ajudar:

    https://stoik.pt/blog/2020/5/16/como...efcios-fiscais

    Nota: Tenta entender bem primeiro o que é um PPR. Os capitais lá colocados não estão ali acessiveis para mexer/levantar como se de uma simples conta do banco se trata-se, ok.

    Comentário


      está disponivel para movimentar mas tens de devolver os 400€ mais juros se for fora das condições previstas...

      Comentário


        Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
        resumindo, eu estando na primeira situação,se eu hoje por exemplo for ao banco abrir uma conta ppr e colocar lá 2000 com toda a certeza do mundo os 400 euros vão entrar no reembolso do ano que vem?
        Esse resumo é perigoso, pois estás a "saltar" imensos aspetos importantes

        1) O capital aplicado em PPR, por norma, só pode ser usado para pagar prestações de crédito habitação, quando chegares aos 60 anos, se ficares incapacitada ou com doença grave, ou desempregada de longa duração. Na prática, se não pagares crédito habitação e tudo correndo bem, só terás acesso ao capital aos 60 anos e se o resgatares antes terás de devolver os 400 euros com penalização acrescida.

        2) O PPR não é uma conta bancária. Se o fizeres no banco, o mais provável é "empurrarem-te" um em forma de fundo de investimento que é um produto com risco sujeito a (des)valorização. Em alternativa podes fazer um em forma de seguro (numa seguradora ou em alguns bancos) que te garante o capital investido. Em qualquer caso, são produtos com comissões que "comem" boa parte da rentabilidade e cujas condições devem ser lidas.

        3) Quanto a obter o benefício de 400 euros (se tiveres até 35 anos), é provável que se aplique, mas depende dos teus rendimentos e somatório de outras deduções (saúde, educação, imóveis, etc). Calcula o teu limite de de deduções à coleta nesta página. Se o valor for 400 euros ou mais superior ao que surge no teu documento de liquidação de IRS linha 19 | Deduções à coleta, terias direito ao benefício do PPR se o tivesses feito em 2022.

        Não avances com o PPR até saberes o que estás a fazer

        Comentário


          Andei a adiar tratar do IRS.

          E agora no fim lembro-me sempre porque...

          O meu IRS (que nem tem nada de outro mundo). Tem 24 páginas... 24!!
          Como querem que as pessoas façam isto em condições

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

            Esse resumo é perigoso, pois estás a "saltar" imensos aspetos importantes

            1) O capital aplicado em PPR, por norma, só pode ser usado para pagar prestações de crédito habitação, quando chegares aos 60 anos, se ficares incapacitada ou com doença grave, ou desempregada de longa duração. Na prática, se não pagares crédito habitação e tudo correndo bem, só terás acesso ao capital aos 60 anos e se o resgatares antes terás de devolver os 400 euros com penalização acrescida.

            2) O PPR não é uma conta bancária. Se o fizeres no banco, o mais provável é "empurrarem-te" um em forma de fundo de investimento que é um produto com risco sujeito a (des)valorização. Em alternativa podes fazer um em forma de seguro (numa seguradora ou em alguns bancos) que te garante o capital investido. Em qualquer caso, são produtos com comissões que "comem" boa parte da rentabilidade e cujas condições devem ser lidas.

            3) Quanto a obter o benefício de 400 euros (se tiveres até 35 anos), é provável que se aplique, mas depende dos teus rendimentos e somatório de outras deduções (saúde, educação, imóveis, etc). Calcula o teu limite de de deduções à coleta nesta página. Se o valor for 400 euros ou mais superior ao que surge no teu documento de liquidação de IRS linha 19 | Deduções à coleta, terias direito ao benefício do PPR se o tivesses feito em 2022.

            Não avances com o PPR até saberes o que estás a fazer
            Que trabalheira..acho que prefiro pagar para um contabilista me aconselhar e explicar isso tudo ..mas já estou a ver que mais vale estar quieta.

            Comentário


              Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
              Que trabalheira..acho que prefiro pagar para um contabilista me aconselhar e explicar isso tudo ..mas já estou a ver que mais vale estar quieta.
              Acho que um desconto de 400€ no IRS merece algum trabalho, mas tu é que sabes.

              Vamos por fases

              Tens, ou pensas vir a ter nos próximos anos, um crédito habitação?
              • Se sim, podes dispensar 2000€ durante 5 anos?
              • Se não, podes dispensar 2000€ até aos teus 60 anos?

              Comentário


                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                Acho que um desconto de 400€ no IRS merece algum trabalho, mas tu é que sabes.

                Vamos por fases

                Tens, ou pensas vir a ter nos próximos anos, um crédito habitação?
                • Se sim, podes dispensar 2000€ durante 5 anos?
                • Se não, podes dispensar 2000€ até aos teus 60 anos?
                nao tenho credito habitação....... proximos anos refereste a quantos anos?
                os 2000 euros nao se iam mexer nem daqui a 60 anos...se eu continuar a trabalhar nao vou precisar de tirar 2000 do meu banco,a nao ser que fique sem dinheiro nenhum para uma urgencia....eu nao sou uma pessoa luxuosa com grandes gastos ou prestacoes , portanto para ficar sem dinheiro no banco seria so para uma urgencia grave por exemplo precisar de fazer uma cirurgia e ter muito dinheiro para isso
                Editado pela última vez por girl92; 26 June 2023, 12:18.

                Comentário


                  isto é estranho,ja entreguei o irs mas fiz simulação na mesma com o de 2022,coloquei o ppr de 2000 euros..o nif portugues que pediram pensei que fosse o nif do banco e meti o da cgd....
                  e nada alterou no reembolso....

                  enganei-me afinal aumentou mas foi tao pouco que nem me dei conta...aumentou 23,88......
                  Editado pela última vez por girl92; 26 June 2023, 12:40.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                    isto é estranho,ja entreguei o irs mas fiz simulação na mesma com o de 2022,coloquei o ppr de 2000 euros..o nif portugues que pediram pensei que fosse o nif do banco e meti o da cgd....
                    e nada alterou no reembolso....

                    enganei-me afinal aumentou mas foi tao pouco que nem me dei conta...aumentou 23,88......

                    pagaste algum IRS durante o ano?
                    o estado só devolve o que se pagou...

                    ou isso ou preencheste mal...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                      os 2000 euros nao se iam mexer nem daqui a 60 anos...se eu continuar a trabalhar nao vou precisar de tirar 2000 do meu banco,a nao ser que fique sem dinheiro nenhum para uma urgencia....eu nao sou uma pessoa luxuosa com grandes gastos ou prestacoes , portanto para ficar sem dinheiro no banco seria so para uma urgencia grave por exemplo precisar de fazer uma cirurgia e ter muito dinheiro para isso
                      Então já ultrapassaste a primeira grande barreira.

                      A segunda é encontrar um PPR adequado.
                      Pessoalmente não sou cliente, mas esta é provavelmente a melhor opção com (muito) baixo rendimento mas sem custos: https://www.realvidaseguros.pt/parti...upanca/ppr-sr5
                      Básicamente, aos teus 60 anos terias lá só um pouco mais do que tinhas aplicado ao longo dos anos.
                      Na página tens forma de encontrar um mediador perto de ti e de pedires um contacto.
                      Editado pela última vez por JRJordao; 26 June 2023, 12:54.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                        isto é estranho,ja entreguei o irs mas fiz simulação na mesma com o de 2022,coloquei o ppr de 2000 euros..o nif portugues que pediram pensei que fosse o nif do banco e meti o da cgd....
                        e nada alterou no reembolso....

                        enganei-me afinal aumentou mas foi tao pouco que nem me dei conta...aumentou 23,88......
                        Fizeste assim?

                        Assim, no quadro 6B do anexo H, deve, no código do benefício, escolher a opção 601 (PPR – Planos Individuais de Reforma ou Certificados de Reforma).

                        Seguidamente, e no mesmo quadro, deve indicar o montante global da entrega (2000,00) ou o valor da constituição do PPR do ano a que corresponde o IRS, bem como indicar os dados relativamente à entidade gestora.​
                        Se não der a diferença de 400 (ou próximo) é porque já estás a receber de volta "demasiado" para ainda beneficiares do extra por PPR.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por mok Ver Post


                          pagaste algum IRS durante o ano?
                          o estado só devolve o que se pagou...

                          ou isso ou preencheste mal...
                          sim paguei...nao houve erros na submissao do irs,a unica diferença é que este ano recebi mais reembolso porque este ano reti mais...
                          mas fiz a simulação do ppr e so alterou 30 euros, fui ao anexo H ,6 B

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                            sim paguei...nao houve erros na submissao do irs,a unica diferença é que este ano recebi mais reembolso porque este ano reti mais...
                            mas fiz a simulação do ppr e so alterou 30 euros, fui ao anexo H ,6 B
                            Vamos lá a ver:
                            Se por exemplo retiveste 830€ ao longo do ano e a simulação sem PPR já te dava a receber 800€. Claro que com o PPR só pode passar para 830€ porque nunca te devolvem mais que o que retiveste.


                            Agora se tens um valor de retenção muito superior ao reembolso que tiveste, havia aí ainda espaço para o PPR te poder vir a dar mais reembolso.

                            Exemplo. Retiveste 2000€, o reembolso foi de 800€. Sem qualquer dúvida com um PPR de 2000€ teria de passar o Reeembolso para 1200€.
                            Entendes?
                            Editado pela última vez por Gavela; 26 June 2023, 13:09.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                              Vamos lá a ver:
                              Se por exemplo retiveste 830€ ao longo do ano e a simulação sem PPR já te dava a receber 800€. Claro que com o PPR só pode passar para 830€ porque nunca te devolvem mais que o que retiveste.
                              uma coisa é eles me devolverem O QUE ME DEVEM que foi o meu reembolso...
                              o beneficio do ppr nao é eu receber um "extra"? ou seja se recebi de reembolso 628 eles me deviam ter dado mais 400 euros se tivesse aplicado os 2000 euros

                              de que me adianta entao ter ppr se isso nao vai alterar o meu reembolso?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                uma coisa é eles me devolverem O QUE ME DEVEM que foi o meu reembolso...
                                o beneficio do ppr nao é eu receber um "extra"? ou seja se recebi de reembolso 628 eles me deviam ter dado mais 400 euros se tivesse aplicado os 2000 euros

                                de que me adianta entao ter ppr se isso nao vai alterar o meu reembolso?
                                não é para receber, o estado não é a santa casa, é para devolverem o que pagaste a mais de IRS, se o estado já devolveu tudo o que pagaste não te vai dar mais nada...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post

                                  não é para receber, o estado não é a santa casa, é para devolverem o que pagaste a mais de IRS, se o estado já devolveu tudo o que pagaste não te vai dar mais nada...
                                  entao o ppr serve para quê excatamente? nao serve para eu ter um balanço no reembolso mais positivo? falaram ali nos 400 euros porquê?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                    uma coisa é eles me devolverem O QUE ME DEVEM que foi o meu reembolso...
                                    o beneficio do ppr nao é eu receber um "extra"? ou seja se recebi de reembolso 628 eles me deviam ter dado mais 400 euros se tivesse aplicado os 2000 euros

                                    de que me adianta entao ter ppr se isso nao vai alterar o meu reembolso?
                                    Estás a brincar connosco?

                                    Eu disse desde inicio que o PPR dava um beneficio fiscal em termos de IRS.

                                    Não te vai dar mais 400€ se já te estão a devolver todo o IRS que descontaste ao longo do ano.

                                    Comentário


                                      Pagaste 1000€ ou mais de IRS durante o ano?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                        Pagaste 1000€ ou mais de IRS durante o ano?
                                        nao paguei nada...so recebi..recebi 628 euros

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                                          Estás a brincar connosco?

                                          Eu disse desde inicio que o PPR dava um beneficio fiscal em termos de IRS.

                                          Não te vai dar mais 400€ se já te estão a devolver todo o IRS que descontaste ao longo do ano.
                                          nao estou a perceber nada disto entao...desculpem o tempo perdido..vou pedir ajuda a outra pessoa que me consiga explicar de uma maneira que eu entenda

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                            entao o ppr serve para quê excatamente? nao serve para eu ter um balanço no reembolso mais positivo? falaram ali nos 400 euros porquê?
                                            A maioria das pessoas paga ao longo do ano (em retenções) tanto IRS que depois ao entregar a declaração, mesmo com as despesas familiares, de saúde, educação, etc não consegue reaver tudo a que teria direito. Não é o teu caso, felizmente.

                                            Para quem ainda ficava com 400€ por receber (no reembolso), o PPR permitia recebê-los. Tu, aparentemente, só recebeste menos 23,88€ do que o máximo possível, por isso nesse aspeto já estás muito bem
                                            Editado pela última vez por JRJordao; 26 June 2023, 13:18.

                                            Comentário


                                              É muito simples só podes receber no maximo o que aparece na linha "Retenções na fonte" na declaração de IRS

                                              Que é o que pagaste de IRS retido na fonte no ordenado
                                              Editado pela última vez por mok; 26 June 2023, 13:20.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                                nao estou a perceber nada disto entao...desculpem o tempo perdido..vou pedir ajuda a outra pessoa que me consiga explicar de uma maneira que eu entenda
                                                Aponta aí uma coisa.

                                                - O máximo dos máximos que podes ter de reembolso de IRS é o montante que descontaste ao longo do ano.

                                                Se descontas ao longo do ano 600€. nunca podes ter mais de reembolso que 600€.


                                                Tu é que começaste a conversa com exemplos de 2500€ de retenção... se fores ver o teu 1º post. Eu assumi que tinhas uma grande margem ainda de IRS entre o que recebeste de reembolso e o total que retiveste ao longo do ano.
                                                Se tivesses logo falado que descontas apenas 6xx€ por ano nem se tinha vindo falar em PPR's.

                                                Comentário


                                                  fiz aqui uma reflexao em excel...o que está a verde é o que se recebe e vermelho o que se tem de dar....atenção ao que está escrito no fundo a amarelo
                                                  é assim que funciona?
                                                  em caso de despesas de saude como funciona? as despesas dedutiveis e etc entram para o calculo do reembolso e so a partir desse calculo final se faz o calculo do ppr..é isso?
                                                  Capturar.png
                                                  Editado pela última vez por girl92; 26 June 2023, 15:56.

                                                  Comentário


                                                    Lê este artigo e tenta perceber a lógica do IRS. Enquanto não perceberes como funciona vais sempre andar a laborar em equívocos.
                                                    Como fazer o cálculo do IRS em 3 simples passos (e-konomista.pt)

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                      fiz aqui uma reflexao em excel...o que está a verde é o que se recebe e vermelho o que se tem de dar....atenção ao que está escrito no fundo a amarelo
                                                      é assim que funciona?
                                                      em caso de despesas de saude como funciona? as despesas dedutiveis e etc entram para o calculo do reembolso e so a partir desse calculo final se faz o calculo do ppr..é isso?
                                                      Capturar.png
                                                      Girl tenta ler com calma e atenção a informação que foi aqui colocada que está nos links. Irá ajudar a perceberes o mecanismo do calculo do IRS.

                                                      Em relação à tua tabela do excel e aos exemplos que escreveste nela, estou a ver que já estás a perceber melhor o mecanismo.

                                                      Sim, iam ser esses os resultados finais para os 2 casos que apresentas.

                                                      Não esquecer que o PPR entra logo ao mesmo tempo no calculo do IRS, junto com todas as outras rubricas, não é uma coisa que é tratada à posterior. É apenas mais uma componente usada no calculo.


                                                      As despesas de saude -> consultas, exames, despesas de farmácia com IVA a 6% ou IVA a 23%(mas com receita médica), deduzem à colecta 15% do seu montante.
                                                      Ou seja se tiveres por exemplo, 300€ de despesas de saude anuais, vão deduzir ao teu IRS 300x0,15=45€
                                                      Editado pela última vez por Gavela; 26 June 2023, 19:24.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por tmiranda Ver Post

                                                        De acordo com a nova nota de liquidação vão devolver 10%... estou a ver que o melhor mesmo é procurar uma corretora Portuguesa para as ações PT. Alguma recomendação?
                                                        eu só tenho uma acção portuguesa, tenho no banco invest por comodidade de não abrir mais contas, já tinha conta lá porque gosto dos PPR deles...

                                                        mas tambem cobram comissao de 2% nos dividendos mas é sempre melhor que cobrarem 7% a mais e depois ainda pagar duplamente em IRS

                                                        não sei se ha alternativas melhores ou nao...

                                                        NOTA: se tiveres as acções num banco portugues não precisas de declarar os dividendos no IRS, apenas os ganhos se venderes
                                                        Editado pela última vez por mok; 26 June 2023, 19:44.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por girl92 Ver Post

                                                          nao estou a perceber nada disto entao...desculpem o tempo perdido..vou pedir ajuda a outra pessoa que me consiga explicar de uma maneira que eu entenda
                                                          Sem qualquer má vontade, e penso que entretanto já foi tudo explicado, isto são as dúvidas de uma pessoa muito acima da média dos eleitores.

                                                          Ajuda muito a explicar a situação actual. "Not a bug, working as intended".

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por girl92 Ver Post
                                                            fiz aqui uma reflexao em excel...o que está a verde é o que se recebe e vermelho o que se tem de dar....atenção ao que está escrito no fundo a amarelo
                                                            é assim que funciona?
                                                            em caso de despesas de saude como funciona? as despesas dedutiveis e etc entram para o calculo do reembolso e so a partir desse calculo final se faz o calculo do ppr..é isso?
                                                            Capturar.png
                                                            Essa tabela está certa, é precisamente isso

                                                            O reembolso nunca pode ser superior aos impostos retidos durante no ano no ordenado

                                                            ​​​​​​Se só pagaste 400€ durante o ano o reembolso nunca podera ser superior a 400€
                                                            Editado pela última vez por mok; 26 June 2023, 20:42.

                                                            Comentário


                                                              estao a dizer que a tabela está certa.
                                                              Ou eu interpreto mal essa tabela ou entao...

                                                              total retençao anual, interpreto como sendo retençoes na fonte
                                                              total imposto anual, será coleta total?


                                                              Se a minha interpretação estiver correta, e sabendo que as deduçoes à colecta ( para simplificar, chamemos-lhes descontos), incidem sobre a coleta total.
                                                              e sabendo que a coleta total não pode ir a negativo, parece-me que a user girl92 poderá terá feito mal as contas ( apesar de na pratica, o valor ir dar ao mesmo). Aqui esta diferença pode nao ter impacto, mas é este o motivo porque algumas pessoas queixam-se de ter facturas no e-facturas com deduçoes mas depois nao receberem nada.


                                                              alem disto é preciso ter em conta os "plafonds" nas deduçoes.

                                                              Editado pela última vez por jotaeme5450; 26 June 2023, 22:42.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X