Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por mok Ver Post
    o ilusionista Costa joga mais uma cartola, o povo portugues é o povo com menos iletaracia financeira do mundo por isso engana 90% das pessoas...
    Pah, já estou a ficar um bocado farto dessa da "literacia financeira".

    Ninguém precisa de doutoramentos em física quântica para se servir de electricidade, nem em mecânica de fluidos para usar água da torneira, ou em medicina para comer pão e iogurtes.

    Tudo bem que deve haver bom senso, mas é dever de um Estado cuidar de que chicos-espertos não possam esfolar os seus cidadãos impunemente.

    E decerto que ninguém quer passar metade do seu tempo livre a estudar coisas sem interesse nenhum para não ser apanhado na curva.

    Lá porque a finança avançada entrou no delírio total, com "produtos derivados" que "dão X" se os planetas se alinharem e um galo preto cantar três notas do hino nacional às 03:33 do dia 13/3 ...


    Comentário


      Originalmente Colocado por A4B5 Ver Post

      Pah, já estou a ficar um bocado farto dessa da "literacia financeira".

      Ninguém precisa de doutoramentos em física quântica para se servir de electricidade, nem em mecânica de fluidos para usar água da torneira, ou em medicina para comer pão e iogurtes.

      Tudo bem que deve haver bom senso, mas é dever de um Estado cuidar de que chicos-espertos não possam esfolar os seus cidadãos impunemente.

      E decerto que ninguém quer passar metade do seu tempo livre a estudar coisas sem interesse nenhum para não ser apanhado na curva.

      Lá porque a finança avançada entrou no delírio total, com "produtos derivados" que "dão X" se os planetas se alinharem e um galo preto cantar três notas do hino nacional às 03:33 do dia 13/3 ...

      Isto obviamente não é o que esta em causa...

      A maioria dos portugueses não tem noção dos produtos de investimento, que se mantiver o dinheiro no banco está a desvalorizar, não sabe por exemplo os beneficios de comprar casa vs arrendar a longo prazo, por exemplo que um empréstimo de 100k pode parecer hoje muito mas daqui a 10-20 anos não é nada, a prestação torna-se irrisória a longo prazo, enquanto que as rendas continuam sempre a subir conforme a inflação...
      É este tipo de coisas que se está a falar quando se fala em literacia financeira...
      ​​​​​

      Comentário


        A FP recebe os ordenados na generalidade ao dia 23 de cada mês

        como dia 23 é Domingo, eu vou receber amanhã ( 21 de Julho )

        mas a questão que desejo perguntar é :

        quando vocês receberem o vosso vencimento, notaram diferenças na retenção de IRS ou de escalões ?

        porque sempre disseram que no segundo semestre isso ia ser diferente

        eu notei que desci de escalão, fiquei a ganhar mais

        2 titulares 1 dependente

        o problema é saber o que vai acontecer no próximo ano quando fizer a declaração

        eu só queria não pagar

        Comentário


          Originalmente Colocado por Altar Ver Post
          eu notei que desci de escalão, fiquei a ganhar mais

          2 titulares 1 dependente

          o problema é saber o que vai acontecer no próximo ano quando fizer a declaração

          eu só queria não pagar
          Não é um método muito científico, mas se multiplicares por 8 (6 meses + férias + natal) o que descontas a menos (ou ganhas a mais) agora comparando com janeiro, e se esse resultado ficar abaixo do reembolso de IRS que recebeste este ano, não deves ter razão para te preocupares.

          Isto assumindo que não há alterações significativas nos rendimentos, despesas (saúde, educação, rendas, etc) e agregado familiar, em relação a 2022.

          Comentário


            [DN] Reembolsos do IRS baixam e em 2024 há quem seja chamado a pagar
            image.png

            (8 x ganho líquido mensal) menos no reembolso em 2024

            Não será assim tão linear, já que os escalões vão mudar e a tributação efetivamente reduzir para rendimentos coletáveis acima de 7116€.

            image.png

            ​Mas como regra aproximada, deve servir.
            Editado pela última vez por JRJordao; 24 July 2023, 11:55.

            Comentário


              Não me parece muito equilibrado.

              É verdade que é casal, mas para quem ganha 800€ brutos passar de pagar 159€ para 623€ pode ser pesado.

              Tendencialmente deveria ficar por pagar ou receber 250€ e não fugir muito desse valor para qualquer família.

              Comentário


                finalmente actualizam os valores dos escaloes, mas mesmo assim as actualizações são muito abaixo da inflação pelo que a cada ano que passa a tendencia é pagar-mos cada vez mais % do rendimento em IRS mesmo que os nossos aumentos apenas acompanhem a inflação...

                portanto temos os impostos aumentados todos os anos de forma encapotada...
                Editado pela última vez por mok; 24 July 2023, 22:48.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                  finalmente actualizam os valores dos escaloes, mas mesmo assim as actualizações são muito abaixo da inflação pelo que a cada ano que passa a tendencia é pagar-mos cada vez mais % do rendimento em IRS mesmo que os nossos aumentos apenas acompanhem a inflação...

                  portanto temos os impostos aumentados todos os anos de forma encapotada...
                  Os rendimentos coletáveis acima de 7116€ vão efetivamente pagar uma % inferior de IRS. Esse imposto não vai aumentar, até pelo contrário.

                  O que aumenta com a inflação é por exemplo o IVA (sobre produtos fora do "cabaz 0%"). Aumentando o preço base, aumenta o valor de IVA.
                  Editado pela última vez por JRJordao; 25 July 2023, 07:38.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                    Os rendimentos coletáveis acima de 7116€ vão efetivamente pagar uma % inferior de IRS. Esse imposto não vai aumentar, até pelo contrário.

                    O que aumenta com a inflação é por exemplo o IVA (sobre produtos fora do "cabaz 0%"). Aumentando o preço base, aumenta o valor de IVA.
                    Acho que não percebeste o que disse, se o teu salario aumenta 8% para acompanhar a inflacao o valor que pagas de impostos vai subir mais de 8% (ou o teu rendimento liquido vai aumentar menos de 8%) porque os valores dos escaloes foram actualizados muito abaixo da inflação

                    E tem sido assim todos os anos por isso é que a % de impostos sobre os rendimentos estão em máximos de sempre

                    Não tem havido aumentos à luz do dia, mas sim encapotados que passam despercebidos a muita gente, todos os anos os escaloes ou estao congelados ou aumentam menos que os salários...
                    ​​​​Já para não falar dos valores máximos das deduções em IRS que estao congelados ha muitos anos...

                    Quanto ao aumento dos impostos do IVA, esse apenas acompanha a inflacao, os salarios supera...
                    ​​​​​​
                    Editado pela última vez por mok; 25 July 2023, 08:42.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                      Acho que não percebeste o que disse, se o teu salario aumenta 8% para acompanhar a inflacao vais pagar mais impostos em % do teu rendimento (o teu rendimento liquido vai aumentar menos de 8%) porque os valores dos escaloes aumentaram menos que a inflação
                      ​​​​​​
                      Queres dizer se o salário aumenta 8% e com isso se passa para o escalão acima de IRS?

                      Porque se mantem no mesmo escalão, como acontecerá frequentemente, não vai pagar mais % de IRS.
                      2022: 17000€ coletável => taxa média 21,98%
                      2023: (17000€ + 8%) 18360€ coletável => taxa média 21,61%

                      Comentário


                        para pagares a mesma % de impostos por exemplo o inicio do escalao dos 37% se somarmos 8% deveria ser actualizado de 25076 para 27082

                        a taxa media baixou porque o escalao dos 23 baixou para 21 mas não é suficiente para compensar o aumento no resto se o teu salario acompanhar a inflacao...

                        Editado pela última vez por mok; 25 July 2023, 09:11.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          para pagares a mesma % de impostos por exemplo o inicio do escalao dos 37% se somarmos 8% deveria ser actualizado de 25076 para 27082

                          a taxa media baixou porque o escalao dos 23 baixou para 21 mas não é suficiente para compensar o aumento no resto se o teu salario acompanhar a inflacao...
                          Vamos lá tentar pôr isto em pratos limpos. Quem fôr aumentado mas continuar no mesmo escalão de IRS vai pagar maior ou menor %?

                          Comentário


                            É possível saber o NIF de alguém tendo o nome completo e a data de nascimento?


                            A minha mãe quer saber o NIF do meu falecido avô materno mas com a proteção de dados e afins não me parece tarefa fácil...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                              É possível saber o NIF de alguém tendo o nome completo e a data de nascimento?


                              A minha mãe quer saber o NIF do meu falecido avô materno mas com a proteção de dados e afins não me parece tarefa fácil...
                              Já colocaste a questão noutro local ...

                              Quer saber o NIF do pai dela, certo?!?

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                                É possível saber o NIF de alguém tendo o nome completo e a data de nascimento?

                                A minha mãe quer saber o NIF do meu falecido avô materno mas com a proteção de dados e afins não me parece tarefa fácil...
                                A avó materna ainda não faleceu ou faleceu recentemente? Se sim, têm acesso às declarações IRS dela?

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post

                                  Já colocaste a questão noutro local ...

                                  Quer saber o NIF do pai dela, certo?!?
                                  Sim, preferi colocar a questão em dois tópicos de assuntos fiscais do que abrir um tópico de propósito

                                  Sim, o pai dela. Ambos os pais faleceram no século passado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por ina1982 Ver Post
                                    Sim, preferi colocar a questão em dois tópicos de assuntos fiscais do que abrir um tópico de propósito

                                    Sim, o pai dela. Ambos os pais faleceram no século passado.
                                    Se a tua mãe for cabeça de casal consegue via portal das finanças aceder ao n.º da herança indivisa, e daí com a senha associada a esse n.º consegue nas relações identificar os NIF's dos pais.

                                    Isto partindo do principio que trataram de alguma coisa/escritura de habilitação de herdeiros... na altura do falecimento de ambos.

                                    Ou então, sendo a tua mãe a cabeça de casal, pode simplesmente ir às finanças, identificar-se e dizer o que pretende e terá acesso a tudo isso.

                                    Comentário


                                      Já alguém leu?

                                      Quer dizer para além dos 250€ normais, que se consegue basicamente com , luz/água/telefone/televisão, etc....

                                      Podemos ir buscar mais 250€ de que maneira 🤔

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                        Já alguém leu?

                                        Quer dizer para além dos 250€ normais, que se consegue basicamente com , luz/água/telefone/televisão, etc....

                                        Podemos ir buscar mais 250€ de que maneira 🤔
                                        • 15% do IVA nas faturas de restauração e hotelaria, cabeleireiros, ginásios, veterinários, reparações de automóveis e motociclos
                                        • 100% do IVA nas faturas de passes sociais
                                        Mas é bastante mais difícil chegar a 250€ desta dedução

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                          • 15% do IVA nas faturas de restauração e hotelaria, cabeleireiros, ginásios, veterinários, reparações de automóveis e motociclos
                                          • 100% do IVA nas faturas de passes sociais
                                          Mas é bastante mais difícil chegar a 250€ desta dedução
                                          Diria até impossível.
                                          Para chegar aos 250 euros significa que uma pessoa tem tanto dinheiro que esses 250 euros de deducao de IRS nem se aplica visto ter direito a.... ZERO DEDUÇÕES

                                          Editado pela última vez por Joseba; 03 October 2023, 22:02. Razão: Edit: São necessários 8 mil euros anuais de gastos em restaurantes/hotéis

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                                            Diria até impossível.
                                            Para chegar aos 250 euros significa que uma pessoa tem tanto dinheiro que esses 250 euros de deducao de IRS nem se aplica visto ter direito a.... ZERO DEDUÇÕES
                                            O último escalão tem um limite global de 1000€ em deduções, não de zero.

                                            E também, pode-se ter muitas despesas, e muito capital, sem ter atualmente muitos rendimentos (só estes últimos limitam as deduções).

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                                              São necessários 8 mil euros anuais de gastos em restaurantes/hotéis
                                              Com apenas IVA a 23%, seriam necessários 9 mil: (9000 - (9000 / 1,23)) x 15% = 252,44
                                              Com apenas IVA a 13%, seriam necessários 15 mil: (15000 - (15000 / 1,13)) x 15% = 258,85
                                              Nas despesas com veterinário, considera-se 35% do IVA
                                              Nos passes sociais e assinaturas de jornais/revistas, considera-se 100% do IVA

                                              Vamos assumir a média, 12 mil. 1000 euros médios mensais em despesas de restauração e hotelaria, cabeleireiros, ginásios, veterinários, reparações de automóveis e motociclos, passes sociais e assinaturas de jornais/revistas.

                                              Alguns agregados familiares são capazes de lá chegar. Como parece ser o caso da família "Contas Poupança".

                                              Atenção que neste caso os 250€ são também o limite do agregado. Não é 500€ por casal como nas despesas gerais familiares.
                                              Editado pela última vez por JRJordao; 04 October 2023, 06:41.

                                              Comentário


                                                Ferramenta bastante útil

                                                Simulador PPR: Quanto posso deduzir no IRS?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                                                  A minha dúvida é....

                                                  Continuo a resgatar ao abrigo da lei....

                                                  Mas quero voltar a colocar o montante máximo para 2 CT antes de 31 dezembro, não vai haver nenhum tipo de problema 🤔

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                    A minha dúvida é....

                                                    Continuo a resgatar ao abrigo da lei....

                                                    Mas quero voltar a colocar o montante máximo para 2 CT antes de 31 dezembro, não vai haver nenhum tipo de problema 🤔
                                                    "CT"? Deduzo que te refiras à dedução máxima de um casal.

                                                    Pessoalmente, não creio que haja problema, desde que garantas que os resgates não chegam ao capital aplicado este ano (se forem resgates-IAS, não chegam ao capital aplicado após setembro 2022). O próprio contas poupança (vale o que vale) mencionou-o várias vezes. Mas sei que outros consideram ser um abuso do regime extraordinário de resgate. Podes perguntar à AT, mas o mais provável é receberes uma resposta vaga com referências legais, que nada esclarecerá.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                      "CT"? Deduzo que te refiras à dedução máxima de um casal.

                                                      Pessoalmente, não creio que haja problema, desde que garantas que os resgates não chegam ao capital aplicado este ano (se forem resgates-IAS, não chegam ao capital aplicado após setembro 2022). O próprio contas poupança (vale o que vale) mencionou-o várias vezes. Mas sei que outros consideram ser um abuso do regime extraordinário de resgate. Podes perguntar à AT, mas o mais provável é receberes uma resposta vaga com referências legais, que nada esclarecerá.
                                                      Sim , 2 contribuinte, casal...


                                                      Como assim? Não posso resgatar todos os meses, para poder aplicar a dedução máxima (1750€ x2)?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                        Sim , 2 contribuinte, casal...

                                                        Como assim? Não posso resgatar todos os meses, para poder aplicar a dedução máxima (1750€ x2)?
                                                        Não te consigo garantir em termos absolutos "podes / não podes".

                                                        Eu acho que podes.

                                                        O "Contas Poupança" também
                                                        Em resumo, pode resgatar em 2023, 480 euros por mês dos seus PPR subscritos até 30 de setembro de 2022, ter direito à dedução no IRS relativamente a 2022 e voltar a reinvesti-lo em 2023 e ter nova dedução no IRS em 2023, a entregar em 2024.
                                                        https://contaspoupanca.pt/2023/02/04/a-resposta-oficial-pode-resgatar-mais-de-400-euros-por-mes-do-seu-ppr-sem-penalizacao/

                                                        Outros acham abusivo resgatar, ao abrigo de uma lei criada para apoiar pessoas com dificuldades face o aumento do custo de vida, para depois voltar a aplicar.
                                                        P: Em teoria, se reinvestir os valores que resgatei, posso receber uma dedução fiscal do PPR em 2023 com valores do PPR pelo qual já recebi uma dedução fiscal em 2022, certo?

                                                        R: (...) há que considerar que o objetivo deste regime é conceder maior liquidez às famílias para a satisfação das suas necessidades mais urgentes. No limite, o recurso ao reinvestimento poderá denotar que o resgate não seria, em última análise, necessário, mas são processos independentes.​
                                                        https://contaspoupanca.pt/2022/11/07...m-penalizacao/

                                                        Comentário




                                                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                          Não te consigo garantir em termos absolutos "podes / não podes".

                                                          Eu acho que podes.

                                                          O "Contas Poupança" também

                                                          https://contaspoupanca.pt/2023/02/04/a-resposta-oficial-pode-resgatar-mais-de-400-euros-por-mes-do-seu-ppr-sem-penalizacao/

                                                          Outros acham abusivo resgatar, ao abrigo de uma lei criada para apoiar pessoas com dificuldades face o aumento do custo de vida, para depois voltar a aplicar.

                                                          https://contaspoupanca.pt/2022/11/07...m-penalizacao/
                                                          Tem a sua lógica...

                                                          Mas eu tenho aproveitado e resgatado...

                                                          E caso não saia nenhuma lei, antes de 31/12 vou voltar a colocar o máximo nos PPR.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                                                            Diria até impossível.
                                                            Tem ajuda

                                                            image.png

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                              Não te consigo garantir em termos absolutos "podes / não podes".

                                                              Eu acho que podes.

                                                              O "Contas Poupança" também

                                                              https://contaspoupanca.pt/2023/02/04/a-resposta-oficial-pode-resgatar-mais-de-400-euros-por-mes-do-seu-ppr-sem-penalizacao/

                                                              Outros acham abusivo resgatar, ao abrigo de uma lei criada para apoiar pessoas com dificuldades face o aumento do custo de vida, para depois voltar a aplicar.

                                                              https://contaspoupanca.pt/2022/11/07...m-penalizacao/
                                                              Aliás, este mês assim que ficar na conta, vou colocar num FI no mesmo banco, alguém me vai questionar 🤔

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X