Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico do IRS

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alguém com mais conhecimentos que eu pode esclarecer o seguinte relativamente ao IRS Jovem?

    Diz o artigo 12.º-B do Código do IRS que:

    Podem beneficiar deste regime os contribuintes:
    • com idade entre os 18 e os 26 anos, que tenham concluído um ciclo de estudos igual ou superior ao ensino secundário (nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações);
    • com idade até aos 30 anos, que tenham concluído um ciclo de estudos igual ao doutoramento (nível 8 do Quadro Nacional de Qualificações);
    ​Esta idade é a idade actual ou a idade em que foi concluído o ciclo de estudos?
    No caso da minha filha, tem 28 anos. Sendo o IRS correspondente ao ano passado tinha 27. Concluiu o Mestrado em 2020. O ano passado beneficiou do IRS Jovem. Este ano tenho dúvidas porque não consegui perceber a que idade se refere (actual ou idade de conclusão dos estudos).
    Beneficiar ou não faz a diferença entre pagar e receber....
    Obrigado.

    Comentário


      https://eco.sapo.pt/2021/10/14/irs-j...e-aos-31-anos/

      "O mecanismo pode ser requerido até aos 26 anos porque o Executivo não quer que “seja um incentivo para que ninguém interrompa o ciclo de formação normal”. “E os 26 anos é a idade média para a conclusão do nível de licenciatura”, explicou António Costa na reunião com o Grupo Parlamentar do PS. Contudo, quem tiver concluído um programa de doutoramento pode requerer este incentivo fiscal até aos 28.

      Estas idades fixadas na lei, e que não foram alteradas no Orçamento do Estado para 2022, são o limite para o requerimento do incentivo e não para o usufruto do mesmo. O IRS jovem “pode ser gozado nos cinco anos posteriores”, precisou António Costa. Ou seja, 31 anos para quem concluí uma licenciatura ou 33 para quem tem um doutoramento."

      Pelo que entendo da lei continua a poder usufruir sem problemas.
      Em todo o caso se não puder tenho quase a certeza que o fisco avisa, e se meteres o IRS já e houver algum problema ainda corriges dentro do prazo, antes de junho.
      Editado pela última vez por paulofer; 24 April 2023, 00:15.

      Comentário


        entregue dia 2023-03-31

        e não avança nem por nada, está como certa e prontos

        incrível esta lentidão, acho que piorou relativamente aos anos anteriores

        Comentário


          Reembolso na conta, conforme previ na sexta.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Altar Ver Post
            entregue dia 2023-03-31

            e não avança nem por nada, está como certa e prontos

            incrível esta lentidão, acho que piorou relativamente aos anos anteriores
            Igual por aqui, entregue dia 1, passou a certa dia 16, e até agora não mexeu mais nada. Não me lembro de tanta lentidão nestes últimos anos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por cjr Ver Post

              Igual por aqui, entregue dia 1, passou a certa dia 16, e até agora não mexeu mais nada. Não me lembro de tanta lentidão nestes últimos anos.
              Mais um por aqui exatamente igual!

              Comentário


                Já meti uma declaração pelo IRS automático. Mas agora, vou ter que adicionar o anexo E, com juros dos CA. Basta preencher nova declaração como declaração de substituição? Tenho quanto tempo? Obrigado.

                Comentário


                  IRS Auto submetido dia 17 - Passou a "Liquidação em processamento" no dia 18 - Apareceu o nº da liquidação e o valor no dia 22.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                    O NIF é de facto o do IGCP.
                    Tendo em conta a data de maturidade (realização), deve ser isto. Nesse caso, a data de aquisição será 2017-08-02 e o montante igual ao da realização, podendo as despesas ficar em branco.

                    Certificados de aforro e de tesouro não se declaram no anexo G. Apenas, opcionalmente, os juros no anexo E. E falando nisso, se eles tiverem rendimentos baixos (< 30.000€ brutos), pode valer a pena declarar também os juros no anexo E para reaver parte da retenção. Posso ajudar mais se for o caso.
                    Boa ajuda. Meti um automático e vou ter que meter uma nova declaração de substituição, pois não tinha este conhecimento. Tenho tempo para fazer a substituição da declaração? É até ao final do prazo? É só preencher mais o anexo E, com os juros, certo? Obrigado.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por MegaMaster Ver Post
                      Meti um automático e vou ter que meter uma nova declaração de substituição, pois não tinha este conhecimento. Tenho tempo para fazer a substituição da declaração? É até ao final do prazo? É só preencher mais o anexo E, com os juros, certo?
                      Podes entregar nova declaração até ao final do prazo (junho).
                      Preencher o quadro 4B (e nada mais) do anexo E com todos os juros recebidos (valor bruto + retenção).
                      Simular e confirmar que o reembolso aumenta.

                      Comentário


                        Entregue em 31-03-2023 e ainda aguarda validação, zero progresso.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Registado Ver Post
                          Automático no dia 2 e ainda não mexeu
                          Passou a reembolso emitido no dia 19 e caiu na conta a dia 24.
                          O IRS Jovem do miúdo, metido também a dia 2, ainda aguarda validação

                          Comentário


                            No ano transato, enviei a primeira declaração a 2 de abril e o "REEMBOLSO EMITIDO PAG. CONFIRMADO" foi a 4 de maio.
                            Este ano, entrou a 31/03 e neste momento continua com "DECLARACAO CERTA".
                            Não acredito que para a semana já tenha o reembolso emitido - ainda faltam stages pelo meio.
                            Quer isto dizer que, as declarações manuais estão "atrasadas" face a 2022.

                            Comentário


                              Este ano a média das manuais vai subir vertiginosamente visto que muita gente vai ter que entregar o anexo J.... e para a validação das finanças essa cena é quase como a lepra, fogem a sete pés e deixam sempre para os dias finais do prazo...

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                                Este ano a média das manuais vai subir vertiginosamente visto que muita gente vai ter que entregar o anexo J.... e para a validação das finanças essa cena é quase como a lepra, fogem a sete pés e deixam sempre para os dias finais do prazo...
                                Embora muitos desses anexos contenham apenas IBANs de contas no quadro 11, com impacto zero. Justificava-se que esse quadro fosse considerado à parte, de forma não impedir a simulação nem impactar o processamento.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Joseba Ver Post
                                  Este ano a média das manuais vai subir vertiginosamente visto que muita gente vai ter que entregar o anexo J.... e para a validação das finanças essa cena é quase como a lepra, fogem a sete pés e deixam sempre para os dias finais do prazo...
                                  verdade.
                                  só me lembrei depois, mas eu devia ter entregue automático, e depois do euro deste lado, metia a de substituição com o J.

                                  Comentário


                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Altar Ver Post
                                      Ainda gostava de saber em que campo é que ele conseguiu escrever tudo isso ... 🤔

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por tiagomaia Ver Post

                                        verdade.
                                        só me lembrei depois, mas eu devia ter entregue automático, e depois do euro deste lado, metia a de substituição com o J.
                                        Eu entreguei a minha em manual e esqueci-me de preencher esse J. Para já, foi dada como certa...

                                        O mais provável é meter uma de substituição após ter o reembolso deste lado

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post

                                          Eu entreguei a minha em manual e esqueci-me de preencher esse J. Para já, foi dada como certa...

                                          O mais provável é meter uma de substituição após ter o reembolso deste lado
                                          Também me "esqueci". Depois de ter o guito do meu lado, vai uma de substituição...

                                          Comentário


                                            Mais um que não preencheu o J.
                                            Já está certa.

                                            Comentário


                                              Os clientes Revolut e afins estão a precisar de Memofante

                                              Comentário


                                                Ter dinheiro na Binance é preciso o anexo J?

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por JEDI Ver Post
                                                  Ter dinheiro na Binance é preciso o anexo J?
                                                  Este ano, não se tratando de um banco, não se declara a conta.

                                                  Vais sim, para o ano, declarar a venda de moedas detidas menos de 1 ano.

                                                  Comentário


                                                    Submetido automatico a 11 de Abril, debitado na conta esta noite.

                                                    Comentário


                                                    • JRJordao
                                                      JRJordao commented
                                                      Editing a comment
                                                      Espero que tenha sido *creditado*!

                                                    • ricardop
                                                      ricardop commented
                                                      Editing a comment
                                                      LOL, isso mesmo!

                                                    e o meu e o do meu filho, entregues a 31/03, que não mexem nem por nada

                                                    Comentário


                                                      You do not have permission to view this gallery.
                                                      This gallery has 2 photos.

                                                      Comentário


                                                        também vou pagar o IUC de 60 euros no penúltimo dia, que se lixem

                                                        Comentário


                                                        • Real
                                                          Real commented
                                                          Editing a comment
                                                          Se colocares o IUC em débito direto, ele só é cobrado no último dia... Aliás, o meu é devido este mês e só vai ao banco no dia 02.05

                                                        metido a 16/4 em automático
                                                        hoje a 27/4 já está na conta !!
                                                        nada mal ! e com 1 feriado pelo meio, foram 10 dias !

                                                        Comentário


                                                          Já apreciaram a nova metodologia de cálculo para a retenção de IRS no 2.º semestre?

                                                          Estes xuxas só complicam!

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X