Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Faculdades privadas! Quanto se paga (valores redondos)..

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Eu por exemplo, escolhi uma privada para a pós graduação porque tem horário pós laboral, e fica relativamente perto, assim mantenho o emprego e tiro a PG. Se tivesse ir de armas e bagagens para uma pública mais longe, teria de me despedir e não me saia certamente mais barato, muito pelo contrário que nas públicas as PG também não são dadas.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por K2000 Ver Post
      Eu por exemplo, escolhi uma privada para a pós graduação porque tem horário pós laboral, e fica relativamente perto, assim mantenho o emprego e tiro a PG. Se tivesse ir de armas e bagagens para uma pública mais longe, teria de me despedir e não me saia certamente mais barato, muito pelo contrário que nas públicas as PG também não são dadas.
      A Pós Graduação que eu vou tirar,no ISEG, em Gestao Seguradora e Bancaria, são 5000€ certos.

      Comentário


        #33
        A maior parte dos que conheço pagam entre 250€ (cada vez mais raros) e 350€ por mês de propina. O mais caro que conheço é Medicina Dentária na Fernando Pessoa que (pelo menos o ano passado) eram 600€ por mês em propinas!!!


        Depois, como já referiram, são mais 25€ por mês por cada cadeira que fica para trás (o pessoal de engenharia das privadas está bem lixado), mais 50€ para inscrever em cada exame de épocas especiais ou recurso, mais 60€ para pedir revisão de prova... Depois ainda tem a particularidade de no início do ano se ter que pagar duma vez a matrícula e inscrição (que custam o mesmo que uma propina) o que faz com que na práctica acabem por ter de pagar 12 meses de propinas...

        E eu ainda me queixo de pagar 950€... por ano...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Rc20um Ver Post
          Eu até me passo com estes preços, voçês não sabem andar em faculdades publicas?Fica bem mais barato!Querem facilidades depois dá nisto!
          Já agora apenas como curiosidade, que curso tiraste ou estás a tirar e qual a tua média de entrada? E quantas vagas havia?

          Abraços

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por TILT Ver Post
            A maior parte dos que conheço pagam entre 250€ (cada vez mais raros) e 350€ por mês de propina. O mais caro que conheço é Medicina Dentária na Fernando Pessoa que (pelo menos o ano passado) eram 600€ por mês em propinas!!!


            Depois, como já referiram, são mais 25€ por mês por cada cadeira que fica para trás (o pessoal de engenharia das privadas está bem lixado), mais 50€ para inscrever em cada exame de épocas especiais ou recurso, mais 60€ para pedir revisão de prova... Depois ainda tem a particularidade de no início do ano se ter que pagar duma vez a matrícula e inscrição (que custam o mesmo que uma propina) o que faz com que na práctica acabem por ter de pagar 12 meses de propinas...

            E eu ainda me queixo de pagar 950€... por ano...
            No ano passado eram 630€. Agora são 635€...
            Quanto a isso do não ter média para entrar na pública... Não se resume apenas a isso (embora acredito que sim na maior parte dos alunos): nesta área existem cotações de qualidade de ensino a vários níveis (como noutras áreas certamente), e acredita que as privadas em Portugal têm dado cartas. Eu estou feliz onde estou. Puderia fazer transferência para onde quisesse, mas não o faço porque sei no que estou "metido". O ensino é óptimo e sei o que se passa noutras Faculdades. O pior mesmo são as propinas e o material, mas tem de ser. É o preço a pagar por qualidade de ensino e reconhecimento europeu/mundial (mais ainda que em Portugal neste momento).

            Comentário


              #36
              ULHT, direito, ronda os 250€, 11 meses

              Comentário


                #37
                Conheço muita bela gente em regime trabalhador estudante a tirar elee na universidade lusófona... segundo me dizem, só de matricula e inscrição, seguros e mais mariquisses obrigatórias vão logo perto de 500€.

                Para pessoal a entrar, a candidatura é cerca de 200€.

                Acrescendo isto, todos os meses uma dose de 300€ + os custos de exames em época especial, fotocópias(muitas), aulas extra, etcs, etcs...

                Imagino no caso da universidade lusófona, os milhares que entram naqueles cofres todos os meses, certamente um negócio com lucros astronómicos... imagino só a corrupção e negócios escuros que ocorrem usando a máscara de uma univ. privada... muitas declaram-se como cooperativas para fugir a controlos, impostos, etc, etc...

                Infelizmente as univs. independente e moderna não são as únicas... não existe é ninguém que ponha mão e investigue estas cooperativas e grupos associativos.

                Just my 2 centavos... ;)

                Comentário


                  #38
                  Dentária é bastante caro sim....especialmente pelo material a comprar.

                  Não se esqueçam que muitos cursos basta sala de aula e um prof, o resto é lucro.....

                  Comentário


                    #39
                    Na ULHT, o ano passado passou-se a pagar o mês de Setembro, não se lembraram foi de avisar as pessoas convenientemente, apenas fizeram uma pequena referência no site... De maneira que quem foi fazer a inscrição depois dos exames de setembro, tinha mais 250€ de mensalidade, mais multa para além do valor da candidatura...

                    Havia bastante gente satisfeita, como devem imaginar...

                    É sem dúvida uma mina de ouro, mas como não tem fins lucrativos, os "não-lucros" servem para o desenvolvimento da instituição...

                    Abraço

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por maia Ver Post
                      Medicina Dentária (mensalidade apenas): 635€ (aumenta todos os anos).
                      Por mês (sem compras de livros/material), não fica a menos de 1000€ (com transportes, comida, lanches e pouco mais - tipo as fotocópias da praxe).
                      Andas na UFP? Eu ando e todos os meses são 530€ de propina. 10 meses por ano.

                      Comentário


                        #41
                        Nunca se pode falar em valores gerais, isso é um disparate.

                        Há vários factores que fazem varias os preços. Para já, depende do curso.
                        Segundo, depende do número de cadeiras. Quem tiver cadeiras em atraso, paga mais.

                        Depois, há muitas faculdades com acordos com outras instituições. Ser sócio do ACP chega a dar 80€ de desconto, por exemplo.

                        Além disto, ainda há muitas faculdades que fazem desconto se pagarmos o semestre de uma vez.

                        Comentário


                          #42
                          Em Setembro paguei 1110€ de Matricula, Seguro e duas mensalidades.

                          A mensalidade é de 355€, mas pago 320€ por causa do meu pai pertencer ao SINDEL, tenho 10% de desconto.

                          Ao fim do ano dá para uma mensalidade.

                          Antes pagava-se 10 mensalidades, há dois anos passou-se a pagar 11.

                          Instituto Superior da Maia, curso de Tecnologias de Comunicação Multimédia.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                            Ja ca faltava as mentes brilhantes para as guerrinhas Publico Vs Privado.

                            Deixem-se de caganças que o publico é que é bom e porque andam no publico são os maiores.
                            viste alguém a dizer que é o maior porque anda no público? se calhar precisas de ir ao oftalmologista, isso parece muito "enevoado" por aí

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                              viste alguém a dizer que é o maior porque anda no público? se calhar precisas de ir ao oftalmologista, isso parece muito "enevoado" por aí
                              Meu caro não é necessario serem ditas as coisas com as palavrinhas todas para serem compreendidas, basta analisar a opinião da sociedade em geral para se compreender aquilo que eu quiz dizer.

                              Ja agora obrigado pela preocupaçao, por acaso ja esta marcado para dia 8 de Novembro... medicina no trabalho. :D

                              Tens a mania de cada vez que te confrontam mandares um piadolas foleiras.
                              Secalhar devias pensar a sério em ir ao médico porque essa cagança de te pensares o dono da verdade so te faz é mal.

                              Comentário


                                #45
                                Eu ando na pública e até fica relativamente perto de casa se for a comparar com alguns colegas meus... pago 950€/ano

                                Não vou começar a puxar a brasa a minha sardinha por andar no público e isto e aquilo.

                                O que posso dizer neste momento é que quando tiver um filho em altura de ir para a universidade, vou pensar bem em enviá-lo para uma pública longe de casa ou uma privada perto... Pode compensar pô-lo a estudar numa privada mais perto de casa!

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                  Arquitectura tb tem preços elevados, mas pior mesmo são os materiais.

                                  Uma entrega de trabalho chega a custa uns 350€ só em plottagens. Maquetes outros tantos.

                                  Havia meses em que gastava bem mais de 600€ só na faculdade. Sem contar com transportes, noites a ajudar amigos e refeições.
                                  A quem o dizes. Entreguei o trabalho final há duas semanas (e apresentei-o ontem) e no total ficou-me em cerca de 570€, ainda sem contar com 4 dossiers q imprimi em casa em A3

                                  Quando fiz as contas caíu-me tudo

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                    Se isso quer dizer que acabas-te ou vais acabar o curso... Os meus parabens!!!
                                    Ainda falta sair a nota, mas obrigado

                                    Comentário


                                      #48
                                      Até ao 12º ano andei no privado, depois no público. Já foi há muitos anos mas o que recentemente me têm dito é que relativamente a alguns cursos há faculdades privadas que são melhores que as suas congéneres públicas. Para dar um exemplo, dizem-me ser esse o caso de arquitectura.

                                      Como já fiz a "escola toda" agora só me volto a preocupar com essas coisas quando os meus filhos lá chegarem e para isso ainda falta muito tempo. Por enquanto fazem o mesmo percurso que eu, andam em escola privada e depois irão para onde muito bem entenderem, se privado ou público não me preocupa, não tenho preconceitos desses.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                        viste alguém a dizer que é o maior porque anda no público? se calhar precisas de ir ao oftalmologista, isso parece muito "enevoado" por aí
                                        Ele disse:

                                        "Querem facilidades depois dá nisto!"

                                        O que é de tom provocatório. Que quem anda no Privado é pq não fez nada e não afz nada.


                                        Por isso é que lhe perguntei qual o curso que ele tirou, a média de entrada e o número de vagas.


                                        É que há cursos no publico com médias de entrada de 9,5 e há cursos de 18,5...

                                        É que segundo ele, um gajo que entrou num curso de 9,5 no público é pq Não facilitou.
                                        Um que não entrou num curso de 18,5 é pq facilitou...

                                        Comentário


                                          #50
                                          250€ - Licenciatura Informática e Gestão
                                          ISTEC

                                          Comentário


                                            #51
                                            uma coisa é certa, a maioria das pessoas que vao para o privado é por não terem media para a publica, ou por ser mais facil, e conheço inumeros exemplos..agora pode gaver exepções: tipo ensino pos laboral, ou nºao haver o curso em mais sitio nenhum, ou a publica ficar muito longe , etc....

                                            Comentário


                                              #52
                                              As privadas em Portugal são uma treta pegada. Pior ensino, preços exorbitantes, pouco prestigio(tirando a Católica) corrupção, negócios sujos.

                                              Cá devia ser como nos States, todas as faculdades são privadas mas são as melhores do Mundo! E se formos a ver como eles lá têm alojamento na própria faculdade fica mais barato para uma pessoas que venha de fora, que na publica + quarto.

                                              Comentário


                                                #53
                                                £1150 de propina + £3500 de estadia por ano + £150/£200 por semana outras despesas - Licenciatura em Computer Science - University of Manchester

                                                Felizmente já terminei

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                  Já agora apenas como curiosidade, que curso tiraste ou estás a tirar e qual a tua média de entrada? E quantas vagas havia?

                                                  Abraços
                                                  Boas tardes! Estou a frequentar Eng. Mecânica na melhor academia PÚBLICA do país, estou no 2º ano e entrei com 154 de média.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Salahudeen Ver Post
                                                    £1150 de propina + £3500 de estadia por ano + £150/£200 por semana outras despesas - Licenciatura em Computer Science - University of Manchester

                                                    Felizmente já terminei

                                                    Ou foste ao BES ou es filho de um administrador do BCP.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Rc20um Ver Post
                                                      Boas tardes! Estou a frequentar Eng. Mecânica na melhor academia PÚBLICA do país, estou no 2º ano e entrei com 154 de média.
                                                      Pois, eu tinha média 174 e não entrei na faculdade pública que queria. Claro que tinha dezenas de opções de médias mais baixas. Mas não era isso que queria.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Tou a pensar tirar Eng. Civil numa privada nas férias do natal, é que parece que em 15 dias tá feito.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Como eu sou como como o João do BES que não tenho pais ricos nem ganhei a lotaria ando numa pública

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                            Tens a mania de cada vez que te confrontam mandares um piadolas foleiras.
                                                            Secalhar devias pensar a sério em ir ao médico porque essa cagança de te pensares o dono da verdade so te faz é mal.
                                                            primeiro de tudo, ninguém me confrontou: eu apenas fiz uma análise economicista ao ensino publico vs privado, logo não mandei bocas nenhumas merecedoras de um comentário como o teu.

                                                            mas como apenas uma pessoa tinha dito algo menos positivo, e tu fizeste essa bela resposta no plural, obviamente que entendo que era também dirigida a mim, demonstrando uma bela duma cegueira para atacar tudo e todos - talvez algum recalcamento?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Rc20um Ver Post
                                                              Como eu sou como como o João do BES que não tenho pais ricos nem ganhei a lotaria ando numa pública
                                                              Isso não está em causa.

                                                              Eu agradeço e muito o facto dos meus pais me terem pago a privada. Por exemplo o meu irmão andou numa pública.

                                                              Agora acho que estás a ser extremista. Dizes que não tens dinheiro e então não facilitas e andas numa pública.

                                                              Tiveste média 154 e eu tinha 174... Tu entras eu não! São assim os cursos se todos fossemos para Eng Mecanica não tinhas entrado. É a vida.

                                                              O que interessa é o que fazemos dela.

                                                              Cursos em 15 dias? Só talvez o do Sócrates. Por acaso não conheço ninguém e se há (e acredito que haja) não devem ter ficado nada nada baratos. Já que um normal fica entre 15.000€ e 25.000€, por isso para ser em 15 dias... 100.000€ ?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X