Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Vivo numa casa de classe média alta, mas sou mais pobre do que a porteira.»

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
    Esses mesmo bons se calhar nem estão em Portugal...
    Estão cá pois!

    Os que ainda foram a tempo de conseguir colocação!
    Outros tiveram que ir procurar melhores conduções de trabalho, melhores remunerações, ou simplesmente um trabalho no estrangeiro...

    ...porque as privadas portuguesas, genericamente, apesar do numero massivo de alunos e de cursos, não fazem investigação, não tem laboratórios equipados para a fazer, ou mesmo para dar aulas de forma decente...

    portanto para investigadores portugueses, ou conseguem colocação nas universidades publicas ou vão para o estrangeiro,
    as privadas pura e simplesmente não são empregadores de investigadores/professores como facilmente se comprova visitando-as e vendo as folhas de ordenados.

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
      Ó Foliv

      Um primo meu chegou a entrar em Engenharia Química no público com média negativa!

      No meu caso tinha 13 valores e com isso não entrava em nenhum curso dos que queria no ensino público, só mesmo no privado... equidade??? Justiça??? Onde?

      Ele andou a arrastar-se em Lisboa 6 anos para concluir depois um curso de letras...
      Não entrou com média negativa, porque não há negativa nem positiva na nota de entrada!!! informa-te


      Ninguem entra(va) na universidade sem a conclusão do secundário, no mínimo com todas as cadeiras a 10 valores.

      teve que concluir o 12º ano tendo todas as cadeiras feitas no mínimo com 10 valores ( positiva)

      daqui conta 50% da nota de acesso = 5 valores

      depois faz exames de acesso que não tem escala positiva ou negativa são simplesmente classificados de 0 a 20 sem determinação de positiva...

      por exemplo: 5 a física
      5 a matemática

      dá com media de entrada 7,5 que NÃO e negativa, é simplesmente um valor de seriação numa escala de 0 a 20!!!

      De qualquer maneira entrar é só uma parte...
      depois da entrada ficam todos os caloiros em igualdade de circunstancia, e começam do zero em termos de notas
      é preciso sair com todas as cadeiras feitas para ter o curso!

      de qualquer maneira nesses tempos idos, era possível entrar nas privadas SEM o secundário completo!!! Iam para o ano zero para obterem o "12º" e já ficavam clientes da casa para a etapa seguinte...

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post



        Felizmente que o meu curso não existe em privadas,
        Pelo que tens no avatar és biologo e supondo que sejas formado "em": aqui tens:


        http://www.grupolusofona.pt/portal/p..._schema=PORTAL

        Há mais se quiseres.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por neoxic Ver Post
          Pelo que tens no avatar és biologo e supondo que sejas formado "em": aqui tens:


          http://www.grupolusofona.pt/portal/p..._schema=PORTAL

          Há mais se quiseres.
          é novidade para mim.
          deve ser recentissimo.
          se há mais diz!

          Fico um pouco com o bicho atrás da orelha com a directora do curso:Professora Doutora Clara Pinto Correia

          Mas se o plano curricular corresponder efectivamente á verdade, pelo menos no papel, não me parece mal..


          vou ver o que a ordem diz quanto ao reconhecimento ( se é que o levantamento já foi feito)

          sinceramente espero que esse seja um caso de sucesso!!!
          Se se tornar mais um caça niqueis, e fornecedor de canudos a metro, felizmente temos uma ordem competente que faz o que tem que fazer...

          Edit:
          Ok já vi o belo do requisito:

          Provas de acesso, Biologia ( ok) ou química ( ok, mas deveriam ser as DUAS),
          OU PORTUGUÊS!!!!
          Ohh my god!!!

          português para acesso ao curso de BIO!!!!

          Um tipo qualquer das humanidades foge da matemática, da física, e da química, e no fim sem bases nenhumas PIMBA bute para biologia!!!
          Que RIDÍCULO!!!

          que belo exemplo de excelência!!!
          Editado pela última vez por Foliv; 04 March 2008, 14:57.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
            Fico um pouco com o bicho atrás da orelha com a directora do curso:Professora Doutora Clara Pinto Correia
            Quanto à Biologia, nada posso afirmar. Mas se a senhora fôr tão competente na gestão do curso como a escrever romances, o melhor é fugir!

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
              Desculpa lá, mas este teu post é exactamente o contrario do que a reportagem diz.
              O que eu vejo é os "meninos" da universidade (como tu lhe chamas), a chorar pq a vida não é como eles pensavam
              E dizes tu que, quem tira um curso tem provas dadas de capacidade de trabalho e estudo, espírito de sacrifício, e capacidade de vencer dificuldades?
              Então pq é que chiam tanto?
              Achas que um "doutor", se sacrificou mais do que eu que tenho o 12º ano?
              Que tem mais espirito de sacrificio?
              Enquanto ele estudava, já eu trabalhava desde os 17 anos.
              Achas que é um esforço menor?
              Concordo pelanamente contigo!!
              Se têem o curso hoptimo.. não têem nada a perder com isso, a vida não é fácil.
              Quem realmente tiver capacidades mais cedo ou mais tarde surge uma oportunidade..

              Pior estão aqueles k não têem canudo e trabalham k se fartam e ng os respeitam pk aquele trabalho limpinho é k é digno...

              È por isso k todos kerem ser doutores, e fazem questão k os trate por tal mesmo nas situações n nada tem a ver com trab...

              Se os formados e doutorados k andam por aí, tivessem ke se sujeitar a algo inferior, não perderiam nada com isso, antes pelo contrário tudo na vida por muito mau k seja tira-se sempre algo de útil quanto mais n seja respeitar o trab dos outros...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                é novidade para mim.
                deve ser recentissimo.
                se há mais diz!
                Qd digo há mais é porque já no longínquo ano de 1994 tive um professor de biologia formado em biologia num instituto privado que havia em Castelo Branco salvo erro se a memória não me falha...

                Haveria e há seguramente outros. É uma questão de googlar.

                Esse da lusofona já existe há vários anos...

                Comentário


                  #98
                  «Vivo numa casa de classe média alta, mas sou mais pobre do que a porteira.»

                  Por aqui se Vê as diferenças..
                  A SR. porteira n pode ser mais rica, que o senhor k vive numa casa de classe média alta?

                  O grau de superioridade começa aqui!!!

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por dails Ver Post
                    Concordo pelanamente contigo!!
                    Se têem o curso hoptimo.. não têem nada a perder com isso, a vida não é fácil.
                    Quem realmente tiver capacidades mais cedo ou mais tarde surge uma oportunidade..

                    Pior estão aqueles k não têem canudo e trabalham k se fartam e ng os respeitam pk aquele trabalho limpinho é k é digno...

                    È por isso k todos kerem ser doutores, e fazem questão k os trate por tal mesmo nas situações n nada tem a ver com trab...

                    Se os formados e doutorados k andam por aí, tivessem ke se sujeitar a algo inferior, não perderiam nada com isso, antes pelo contrário tudo na vida por muito mau k seja tira-se sempre algo de útil quanto mais n seja respeitar o trab dos outros...
                    Por aqui até o chefe é tratado por tu.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por dails Ver Post
                      «Vivo numa casa de classe média alta, mas sou mais pobre do que a porteira.»

                      Por aqui se Vê as diferenças..
                      A SR. porteira n pode ser mais rica, que o senhor k vive numa casa de classe média alta?

                      O grau de superioridade começa aqui!!!
                      Não!!!

                      O que se tira daqui é que em Portugal por exemplo, não se premeia, motiva, incentiva a qualificação e formação!!!!

                      Deveria ser de alguma maneira lógico, que quanto mais especializada for uma pessoa, menos concorrência tem, logo de acordo com a lei da oferta e da procura deveria ser mais valorizada por isso...

                      Em Portugal o que acontece é que não há procura de mão de obra qualificada.

                      Isso por si só é um péssimo indicador social, já que é na diversidade, inovação qualificação e especialização do trabalho que deveria residir o futuro, e não na mão de obra indiferenciada, que constitui a maioria e como tal leva a preços de mão de obra baixa devido a excesso de oferta.

                      quando o que se procura da mão de obra portuguesa, não é o know how, experiência, e qualificação, mas sim o seu preço baixo, é evidente que algo vai mal, e que a longo prazo não poderemos competir...

                      Numa situação normal, era de esperar que a pessoa mais qualificada fosse mais remunerada que a menos qualificada. mas pelo menos a pessoa mais qualificada pode realizar a função da menos qualificada...

                      Estamos a quantificar algo quantificável que é a formação..
                      Não estamos a falar de importâncias sociais ou superioridades bacocas pois numa sociedade somos todos precisos.


                      Lá está.
                      Varias maneiras de fazer a leitura da frase...
                      Editado pela última vez por Foliv; 04 March 2008, 15:50.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                        Não entrou com média negativa, porque não há negativa nem positiva na nota de entrada!!! informa-te


                        Ninguem entra(va) na universidade sem a conclusão do secundário, no mínimo com todas as cadeiras a 10 valores.

                        teve que concluir o 12º ano tendo todas as cadeiras feitas no mínimo com 10 valores ( positiva)

                        daqui conta 50% da nota de acesso = 5 valores

                        depois faz exames de acesso que não tem escala positiva ou negativa são simplesmente classificados de 0 a 20 sem determinação de positiva...

                        por exemplo: 5 a física
                        5 a matemática

                        dá com media de entrada 7,5 que NÃO e negativa, é simplesmente um valor de seriação numa escala de 0 a 20!!!

                        De qualquer maneira entrar é só uma parte...
                        depois da entrada ficam todos os caloiros em igualdade de circunstancia, e começam do zero em termos de notas
                        é preciso sair com todas as cadeiras feitas para ter o curso!

                        de qualquer maneira nesses tempos idos, era possível entrar nas privadas SEM o secundário completo!!! Iam para o ano zero para obterem o "12º" e já ficavam clientes da casa para a etapa seguinte...

                        Não é negativo?????
                        Entao de 0 a 20 eu tenho 5, e é uma boa nota??? Só podes estar a brincar!!!

                        Deve ser por não haver negativas que as notas das provas de acesso estão no mínimo de 9,5!!!! è que com 9 nao te candidatas de certeza!


                        E já agora, nao vejo qual o problema de todos terem de fazer uma prova de português! Eu sou do tempo da bela PGA (prova geral de acesso) que apenas contestei porque o meu português numa área de ciências não é igual ao da área de letras! Mas a prova era igual para todos.

                        Comentário


                          foliv
                          Acho k a frase em si, não foi bem escolhida, para o k se ker debater aqui...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
                            Não é negativo?????
                            Entao de 0 a 20 eu tenho 5, e é uma boa nota??? Só podes estar a brincar!!!

                            Deve ser por não haver negativas que as notas das provas de acesso estão no mínimo de 9,5!!!! è que com 9 nao te candidatas de certeza!


                            E já agora, nao vejo qual o problema de todos terem de fazer uma prova de português! Eu sou do tempo da bela PGA (prova geral de acesso) que apenas contestei porque o meu português numa área de ciências não é igual ao da área de letras! Mas a prova era igual para todos.

                            A nota de entrada, de candidatura é uma nota de seriação de candidatos, não é uma nota com fins de aprovação ou reprovação logo não há positivas nem negativas...

                            O meu problema com o português é ser aceite como prova ESPECIFICA para o curso de Biologia, e ainda por cima com a possibilidade de ser a única prova...

                            também sou do tempo da antes PGA, não era o único critério de avaliação, de qualquer modo ainda bem que acabaram com essa estupidez....

                            Se fosse para todos termos conhecimentos mínimos de português avaliados aquando do acesso á universidade, então que TODOS os alunos fossem igualmente avaliados em matemática, independentemente dos cursos aos quais se candidatassem, para ficar tudo em igualdade de circunstancias...já que era para seguir esse caminho, não vejo porque os alunos de humanidades não teriam que fazer uma prova de matemática...

                            Mas ainda bem que o sistema de acesso não enveredou por esse caminho de PGA e afins.

                            Comentário


                              Em relação à discussão de que aos 18 anos não se tem maturidade para decidir que curso seguir... depende.

                              Eu aos 16 anos já sabia muito bem as perspectivas de emprego da maioria dos cursos.

                              E já nessa altura sabia muito bem para que curso queria ir, sentimento esse que se aprofundou quando tive Física no 12º ano e com as oportunidades de emprego que este permitia...

                              Eu na altura fiz MUITA pesquisa em relação a isso.

                              Felizmente, e tendo em conta tudo isto, entrei no curso e Universidade que sempre quis!


                              Lembro-me muito bem que, na altura, 80% das pessoas que seguiram o ramo de Letras e afins o fizeram apenas para fugir à Matemática, Física, Química, etc, mesmo sabendo que ao fazer isso os cursos que depois poderiam seguir não tinham tantas perspectivas de emprego.

                              Comentário


                                este topico é engraçado.
                                Porque os valores estao pervertidos.
                                A formação é sempre uma mais valia, quanto mais não seja porque ensina a aprender e a estiudar.

                                MAs a formaçãom não é per sim um garante de vida, muito menos de qualidade de vida.

                                A vida e a qualidade de vida conquistam-se no dia a dia nas empresas ou noutro local de trabalho.

                                O segundo erro é pensar que a universidade é o fim da linha, na verdade é apenas a primeira etapa dos estudos, uma vez fora da universidade chegada a hora de estudar a a serio, pois a competição agora e a valer, eu pessoalmente acho que estudei mais nos ultimos 4 anos que nos 18 que "andei a escola".

                                e para terminar não desanimem porque se não fosse assim isto não tinha piada nenhuma

                                Comentário


                                  este topico é engraçado.
                                  Porque os valores estao pervertidos.
                                  A formação é sempre uma mais valia, quanto mais não seja porque ensina a aprender e a estiudar.

                                  MAs a formaçãom não é per sim um garante de vida, muito menos de qualidade de vida.

                                  A vida e a qualidade de vida conquistam-se no dia a dia nas empresas ou noutro local de trabalho.

                                  O segundo erro é pensar que a universidade é o fim da linha, na verdade é apenas a primeira etapa dos estudos, uma vez fora da universidade chegada a hora de estudar a a serio, pois a competição agora e a valer, eu pessoalmente acho que estudei mais nos ultimos 4 anos que nos 18 que "andei a escola".

                                  e para terminar não desanimem porque se não fosse assim isto não tinha piada nenhuma



                                  Concordo com tudo!

                                  Já agora, para quem se queixa tanto, nao percebo porque nao arrisca e não vai para lá de portugal! a europa tem algumas vantagens!

                                  Comentário


                                    Em ultima analise é isto que nos coloca de joelhos relativamente ao resto da UE, o nivelar por baixo.

                                    Independentemente do esforço individual a recompensa acaba por ser apenas para alguns.

                                    Apenas pq a maioria em vez de defender a sua posição e esforço, ataca quem o faz, quem pelo esforço feito se acha com o direito a uma recompensa.

                                    Lamentavelmente neste país o sentimento de desdem e ataque para com quem tem sangue a correr e a inteligência para perceber que há algo melhor para além da demagogia e da propaganda de derrotismo.

                                    Concordo com o pmct nisto:
                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                    este topico é engraçado.
                                    Porque os valores estao pervertidos.
                                    A formação é sempre uma mais valia, quanto mais não seja porque ensina a aprender e a estiudar.

                                    MAs a formaçãom não é per sim um garante de vida, muito menos de qualidade de vida.

                                    A vida e a qualidade de vida conquistam-se no dia a dia nas empresas ou noutro local de trabalho.
                                    E estão de facto invertidos quando não se dá o devido valor a quem estuda, seja qual for o curso.

                                    Principalmente deveria-se dar valor a quem tira mais do que um curso ou a quem continua ao longo da vida a aprender, não pode nem deve haver um limite na aprendizagem.

                                    São incontáveis as situações diárias em que as minhas várias qualificações me ajudam a resolver problemas e ou situações.

                                    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                    O segundo erro é pensar que a universidade é o fim da linha, na verdade é apenas a primeira etapa dos estudos, uma vez fora da universidade chegada a hora de estudar a a serio, pois a competição agora e a valer, eu pessoalmente acho que estudei mais nos ultimos 4 anos que nos 18 que "andei a escola".

                                    e para terminar não desanimem porque se não fosse assim isto não tinha piada nenhuma
                                    Teriam no entanto muito mais piada com algum reconhecimento e recompensa pelo esforço feito.

                                    Comentário


                                      O que interessa não é o que fazemos.
                                      O que interessa não é o que sabemos.

                                      O que interessa é o resultado do que fazemos com aquilo que sabemos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Foliv Ver Post
                                        é novidade para mim.
                                        deve ser recentissimo.
                                        se há mais diz!

                                        Fico um pouco com o bicho atrás da orelha com a directora do curso:Professora Doutora Clara Pinto Correia

                                        Mas se o plano curricular corresponder efectivamente á verdade, pelo menos no papel, não me parece mal..


                                        vou ver o que a ordem diz quanto ao reconhecimento ( se é que o levantamento já foi feito)

                                        sinceramente espero que esse seja um caso de sucesso!!!
                                        Se se tornar mais um caça niqueis, e fornecedor de canudos a metro, felizmente temos uma ordem competente que faz o que tem que fazer...

                                        Edit:
                                        Ok já vi o belo do requisito:

                                        Provas de acesso, Biologia ( ok) ou química ( ok, mas deveriam ser as DUAS),
                                        OU PORTUGUÊS!!!!
                                        Ohh my god!!!

                                        português para acesso ao curso de BIO!!!!

                                        Um tipo qualquer das humanidades foge da matemática, da física, e da química, e no fim sem bases nenhumas PIMBA bute para biologia!!!
                                        Que RIDÍCULO!!!

                                        que belo exemplo de excelência!!!
                                        Olha que agora já se entra numa conhecida faculdade de engenharia pública com português

                                        Comentário


                                          deleted

                                          Comentário


                                            Não li o artigo e nem pretendo, estou bem dentro da realidade.

                                            Em Portugal há necessidade da reestruturação do ensino superior. O numero de vagas tem de ir ao encontro das necessidades do país e há também que criar e incentivar cursos profissionais que interessem.

                                            Quanto a questão das privadas, o estado também tem culpa de estas proliferarem que nem cogumelos. Quando estava a acabar o meu curso abriu numa privada o mesmo curso, já na altura havia pletora de profissionais nessa área, mas mesmo assim teve a aprovação das entidades competentes da altura e não foi por falta de conhecimento.

                                            Há quem refira o desperdício de dinheiro por parte do estado e só tenho a concordar, pois actualmente os nossos emigrantes também saem com um canudo na mão.

                                            Na Holanda chegou-se a fechar uma faculdade em tempos, aqui é ao contrário, todos os anos os nossos primeiros ministros gabam-se da quantidade de vagas que há disponíveis, por isso em parte concordo com a tal frase de que o estado anda a iludir os nossos jovens ao disponibilizar vagas de cursos sem saída profissional. Concordo inteiramente que a formação é sempre uma mais valia, mas é sempre difícil encarar uma profissão diferente daquela pra qual fomos formados.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Peacelove Ver Post
                                              360€ não dá para comida o mês todo??? Só se fores comer todos os dias fora, não?...Cá em casa,3 pessoas, 150€-200€ dá para o mês todo..


                                              Bem, eu já vivo sózinho há ...mm...7 anos!

                                              portanto, ao dizeres isso, eu poderia dizer que das duas uma, ou não és tu que te chegas á frente para pagares as contas da comida, ou então não comes!


                                              Lê bem o que te vou escrever!


                                              360€ : 30 dias = 12€ por dia para alimentação!

                                              3€ almoço
                                              3€ jantar
                                              2€ pequeno almoço
                                              2€ lanche
                                              2€ café e um snack


                                              achas isto muito??? vives em que planeta???


                                              ah espera...deixa-me só brincar mais um bocado com isto



                                              "3 pessoas, 150€-200€"


                                              deixa cá ver

                                              (vou fazer as contas por cima para não ser muito mau)

                                              200€ : 3 = 66€ por mês por pessoa


                                              66€ : 30 dias = 2,2€ por dia por pessoa para alimentação!


                                              diz-me onde é que costumas comer que é para eu começar a lá ir....




                                              agora posso afirmar mesmo! NÃO ÉS TU QUE PAGAS A COMIDA EM CASA


                                              na boa rapaz!mas é só para teres noção de que por vezes é mesmo melhor um gajo não disparatar

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                Quando acabei o 12º Ano nem sequer considerei não entrar numa universidade, afinal todos os colegas tinham esse objectivo e os pais também me exigiam que estudasse um curso superior.

                                                Por vocação e também por não gostar de números escolhi um curso de letras que foi Direito.

                                                A facilidade em saber que os meus pais podiam pagar uma privada deu-me o "conforto" de não ter de marrar para as então provas de aferição (penso que se chamavam assim)

                                                Entrei na Moderna do Porto em Direito e no segundo semestre ao concluir que não gostava nada daquilo pedi aos meus pais para mudar para a Universidade Fernando Pessoa para Engenharia Publicitária. Eles aceitaram.

                                                Frequentei o curso que ficou aquém das minhas expectativas (e não podia nunca ser homologado pela Ordem dos Engenheiros) e entretanto comecei a trabalhar como lavador/vendedor de carros. Fui despedido no quadro de uma "falencia"...

                                                Fui fazer formação em têxteis mas ao fim de dois meses disseram-me que só com o certificado de cadeiras não podia estar lá nem estagiar.

                                                Emigrei para a Polónia e enviei o C.V. para várias empresas. Arranjei emprego ao fim de dois meses e hoje em dia trabalho como comercial e gerente de exportações de uma empresa do grupo alemão Nolte-Kuchen.

                                                O curso foi útil? Nem por isso mas valeu a pena para enriquecer conhecimentos.

                                                Qual e o grande problema de muitos estudantes (onde eu salto para a carruagem)???

                                                Irem para a universidade porque sim, deixarem andar, verem os anos passar, não serem activos e sobretudo não trabalharem ficando comodamente com a "mesada" e em casa dos pais até que tenham completado 27 ou mesmo 30 anos.
                                                Há quem ganhe por si mas continue na casa dos pais até essa idade. Conheço muitos casos. A procura de emprego está dificil e há quem não tenha culpa se tiver de viver assim. Chama-se a isso a "geração dos 30 portuguesa."

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                  Bem, eu já vivo sózinho há ...mm...7 anos!

                                                  portanto, ao dizeres isso, eu poderia dizer que das duas uma, ou não és tu que te chegas á frente para pagares as contas da comida, ou então não comes!


                                                  Lê bem o que te vou escrever!


                                                  360€ : 30 dias = 12€ por dia para alimentação!

                                                  3€ almoço
                                                  3€ jantar
                                                  2€ pequeno almoço
                                                  2€ lanche
                                                  2€ café e um snack


                                                  achas isto muito??? vives em que planeta???


                                                  ah espera...deixa-me só brincar mais um bocado com isto



                                                  "3 pessoas, 150€-200€"


                                                  deixa cá ver

                                                  (vou fazer as contas por cima para não ser muito mau)

                                                  200€ : 3 = 66€ por mês por pessoa


                                                  66€ : 30 dias = 2,2€ por dia por pessoa para alimentação!


                                                  diz-me onde é que costumas comer que é para eu começar a lá ir....




                                                  agora posso afirmar mesmo! NÃO ÉS TU QUE PAGAS A COMIDA EM CASA


                                                  na boa rapaz!mas é só para teres noção de que por vezes é mesmo melhor um gajo não disparatar
                                                  É bem verdade que não dá para nada, e ainda tem de se ter para as outras contas da casa.
                                                  Uma amiga ganha praticamente o ordenado mínimo e quando compra comida vai-se quase tudo, e tem de ser do mais barato.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                    Olha que agora já se entra numa conhecida faculdade de engenharia pública com português
                                                    Isso é para se encher as vagas provavelmente. Este ano lectivo meteram no meu instituto português como uma das espcíficas para ingresso, e foi um monte de caloiros. Se fosse só com matemática como na minha altura, era uma migalhinha e quando a nota mínima passou a 9,5, nem se fala.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno XXI Ver Post


                                                      Concordo com tudo!

                                                      Já agora, para quem se queixa tanto, nao percebo porque nao arrisca e não vai para lá de portugal! a europa tem algumas vantagens!
                                                      Nos outros países, para quem está em início de carreira, o vencimento não é aliciante ao ponto de fazer deixar o país.

                                                      Há claro alguns países onde normalmente o vencimento é de facto aliciante (Irlanda, Suíça, Luxemburgo e pouco mais).

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                                        É bem verdade que não dá para nada, e ainda tem de se ter para as outras contas da casa.
                                                        Uma amiga ganha praticamente o ordenado mínimo e quando compra comida vai-se quase tudo, e tem de ser do mais barato.

                                                        ordenado minimo?isso em lisboa só dá para uma das coisas

                                                        ou comer
                                                        ou renda

                                                        Comentário


                                                          deleted

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                                            ordenado minimo?isso em lisboa só dá para uma das coisas

                                                            ou comer
                                                            ou renda

                                                            Atenção que ela não sustenta a casa sozinha. Aliás ela agora está sem emprego, e a mãe ganha muito pouco, não sei como eles conseguem...

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                              Realmente gostava de saber como é que alguem com o ordernado minino e nada de ajudas consegue pagar isto:

                                                              - Renda+Condominio
                                                              - Conta Gás
                                                              - Conta Água
                                                              - Conta Electricidade
                                                              - Comida
                                                              - Gasolina/Transportes
                                                              - Acesso à Internet*
                                                              - Propinas (no caso de quem as tem)

                                                              E atenção que estou a falar de despesas "base" (isto é que à partida a maioria dos jovens tem)

                                                              PauloFVF - Não é preciso viver em Lisboa para as despesas irem bem para cima. :/
                                                              pois não! eu sei...

                                                              mas lisboa deve ser dos exemplos mais emblemáticos e mais bem visiveis de que o ordenado minimo é uma ilusão

                                                              Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                                                              Atenção que ela não sustenta a casa sozinha. Aliás ela agora está sem emprego, e a mãe ganha muito pouco, não sei como eles conseguem...

                                                              provavelmente conseguem com fiado em mercearias de amigos, e com muita ginástica de cabeça e pouca de estomago!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X