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Air France: avião com 228 pessoas despenha-se. Maio 2011: 2.ª caixa negra localizada

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    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
    Há aqui uma coisa que não sei se já se falou. As caixas negras aguentam a profundidade?
    Já foram recuperadas caixas a 4000 metros de profundidade(12900 pés)...
    O sinal dura 30 dias.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
      Há aqui uma coisa que não sei se já se falou. As caixas negras aguentam a profundidade?

      Como já disseram, podem aguentar mas acho que o problema está em encontrá-las no fundo do oceano.

      Comentário


        Quer para baralhar ainda mais ou para se tentar perceber alguma coisa, as autoridades deveriam revelar se houve ou não alguma comunicação DO PILOTO a reportar alguma anomalia, seja ela qual for. Se estava assim tão mau tempo ao ponto de mandar um avião abaixo, com certeza foi reportado, se houve um curto-circuito grave com certeza haverá algum registo do piloto que poderia ficar sem elementos eléctricos em breve e por aí fora.

        Se nada foi reportado pode-se pelo menos DEDUZIR E ESPECULAR que foi algo inesperado, e quando se diz e com razão que um acidente aéreo é sempre uma sequência de falhas, o piloto reportaria com certeza pelo menos as primeiras que detectasse.

        E muitas das respostas a perguntas que passam por este tópico (a mesmas de todo o mundo) já alguém as deve ter, aliás, como é normal nestes casos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
          Como já disseram, podem aguentar mas acho que o problema está em encontrá-las no fundo do oceano.
          Caixas Negras | SIC Online

          Comentário


            A Sic notícias acaba de referir que a FAB diz ter encontrado manchas de querosene na água e algumas cadeiras de avião. Dizem que encontraram "destroços de avião" mas não "destroços do avião".

            Bem, se for possível avistar uma cadeira mais ou menos intacta, sabendo a cor das cadeiras daquele A330-200, talvez seja rápido confirmar (ou não) se lhe pertencerão. E como este tipo de destroço não é daqueles que aparece por aparecer no mar, é provável que estejamos, finalmente, na presença dos primeiros destroços do avião da Air France.

            Mais uma vez, os meus sentimentos vão para os que perderam a vida e para os seus entes queridos, que de uma maneira ou de outra, viram as suas vidas mudar há pouco mais de 24 horas...

            Comentário


              Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post

              Não me lembrei que emitiam sinais de localização

              Comentário


                Originalmente Colocado por NelioSilva Ver Post
                Não me lembrei que emitiam sinais de localização
                Sim, têm um beacon que emite um sinal rádio capaz de durar 30 dias. A questão é a profundidade a que elas estão. Não tanto pela sua resistência mas sim pelos meios técnicos requeridos para as resgatar do fundo do mar.

                Segundo parece, aquela zona já é fora da plataforma continental, o que leva a que a profundidade média varie dos 4000 aos 6000 metros.

                Comentário


                  É oficial: segundo comunicado oficial da FA Brasileira, foram encontradas cadeiras e pedaços metálicos brancos a flutuar a 650 km da ilha de Fernando do Noronha! (Fonte: Jornal da Tarde, RTP)

                  Comentário


                    Segundo uma referência no airliners.net, também foi avistado um colete salva-vidas e, imagine-se, um tambor. Juntando aos pedaços brancos e cadeiras, começa-me a parecer que tudo indica para destroços do A330 desaparecido.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                      É oficial: segundo comunicado oficial da FA Brasileira, foram encontradas cadeiras e pedaços metálicos brancos a flutuar a 650 km da ilha de Fernando do Noronha! (Fonte: Jornal da Tarde, RTP)
                      Era o que vinha dizer precisamente agora.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                        Nao quero contrariar as tuas afirmações tanto mais que eu sou um curioso e não um expert em aviões, mas a RAT na funcionaria no caso de o curto circuito afectar todos os sistemas electricos do avião. Ora um 330 pode ter até 3 circuitos electricos em paralelo. Ora se falha o principal, entra em funcionamento o gerador auxiliar e activa a RAT.

                        De forma que tudo me parece muito estranho. Fala-se de uma tempestade fortissima na zona. Ora 30 min antes um B744 da LH passou na zona (linha do Equador) e nada reportou. Nada reportou tb um MD11 tb da LH que passou 2 horas depois a sul da suposta rota.

                        Este caso faz me lembrar a queda do B747 da TWA que rebentou em pleno voo, salvo erro por gases acumulados nos tanqes.

                        10 minutos depois descolou um a340 300 da iberia e tambem não reportou nada

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                          Sim, essa foi a explicação oficial...

                          Aliás, o paragrafo intermédio do teu post revela muitos dos meus pensamentos. Não estou a dizer nada e muito menos a querer desviar o tópico, mas quanto maior for o desconhecimento ("ignorância" se quiserem) relativamente a um tema, mais fácil é apresentar a "versão oficial".

                          Vamos esperar para tentar perceber mais detalhes, afinal o avião ainda está desaparecido. Tudo o que se possa dizer é incerto.

                          nesse da twa tambem ha quem diga que 1 fragata mandou 1 missel que por azar apanhou a onda de calor dos motores desse 741

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Texuga Ver Post
                            Estavam a dizer na rádio que estão a aparecer bocados supostamente do avião desaparecido, na costa Senegalesa... Já houveram também pilotos a dizer que viram pontos brilhantes ontem por altura do desaparecimento do avião...
                            Este avião era novo, tinha 4 anos, é muito estranha esta situação toda.
                            Só me ocorre que possa ter explodido.

                            ter 4 anos não quer dizer nada
                            existem secalhar aviões com 20 anos que tem menos ciclos que este 330
                            o que conta na aviação são os ciclos

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
                              Impossível, infelizmente.

                              Tal como já foi dito por aqui, mesmo que tivesse pousado no mar, o avião partia-se e afundava-se.

                              Lembrei-me do filme: O Náufrago com Tom Hanks, de tomar nota que o avião onde ele se despenhou é bem pequeno e por sorte teve um barco de ar ao qual se pode salvar.

                              Neste caso é o equivalente a 3/4 prédios a baterem no mar e os tripulantes sentados nas suas cadeiras com cintos, não hã a mínima hipótese de reacção (imagino).

                              nesse filme o avião não é nada pequeno, é só um md11 no minimo tem o mesmo tamanho que este 330

                              ja agora, não é facil andar nisto da busca e salvamento
                              o meu pai era mecanico de voo de aviocar e estava nas lajes

                              numa altura eles estava a procura de uns tripulantes que estavam num bote porque o navio tinha afundado e andaram 5 dias a procura deles ate que os acharam, sabem o que disseram os gaijos do bote???

                              que todos os dias viam o aviocar a passar por eles, mas a tripulação do aviocar não os via porque depois de estar tantas horas a olhar para o azul do mar ja não viam nada a não ser azul

                              Comentário


                                Já agora a título de curiosidade:





                                A caixa negra do avião é composto pela electrónica de aquisição de dados, um localizador activado assim que detecta que está submerso e as memórias, protegidas dentro do invólucro protector, semelhantes a um cilindro. Este cilindro é normalmente a única peça capaz de resistir às extremas temperaturas, pressões e Gs envolvidos num acidente aéreo.
                                Editado pela última vez por freefall2900; 02 June 2009, 13:37.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                  Foi um acidente causado por uma despressurização que passou despercebida aos que iam a bordo. Tratava-se do avião particular do golfista Payne Stewart, que ia no mesmo.

                                  Fica aqui um link com uma explicação resumida do que se passou:
                                  Payne Stewart Plane Crash Information
                                  Originalmente Colocado por bond Ver Post
                                  Era jogador de golf. Chamava-se Stewart.
                                  Era um Learjet e não foi abatido, os pilotos dos F-16 que estavam ao lado do Learjet viram que todas as janelas estavam embaciadas e o Learjet caiu quando ficou sem combistível.

                                  Eu bem disse que pensava que pudesse ter sido abatido



                                  Mas não houve um outro caso ou é só este e já passaram 10 anos .

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                    ter 4 anos não quer dizer nada
                                    existem secalhar aviões com 20 anos que tem menos ciclos que este 330
                                    o que conta na aviação são os ciclos

                                    Sim é verdade

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      Há aqui uma coisa que não sei se já se falou. As caixas negras aguentam a profundidade?
                                      Originalmente Colocado por Synd Ver Post
                                      Segundo este link, funciona ate' 20000 pés (aprox. 6000 metros) de profundidade.


                                      A maioria ainda funciona com fita magnetica, com caixas em titânio.
                                      No entanto as novas já gravam dados em HDD.

                                      O principal fabricante é
                                      Products

                                      Pode-se ainda ver o funcionamento e caracteristicas principais aqui:

                                      HowStuffWorks "How Black Boxes Work"


                                      Flight Data Recorders

                                      The flight data recorder (FDR) is designed to record the operating data from the plane's systems. There are sensors that are wired from various areas on the plane to the flight-data acquisition unit, which is wired to the FDR. When a switch is turned on or off, that operation is recorded by the FDR.

                                      Photo courtesy National Transportation Safety Board (NTSB)
                                      The damaged flight data recorder from EgyptAir Flight 990
                                      In the United States, the Federal Aviation Administration (FAA) requires that commercial airlines record a minimum of 11 to 29 parameters, depending on the size of the aircraft. Magnetic-tape recorders have the potential to record up to 100 parameters. Solid-state FDRs can record more than 700 parameters. On July 17, 1997, the FAA issued a Code of Federal Regulations that requires the recording of at least 88 parameters on aircraft manufactured after August 19, 2002.
                                      Here are a few of the parameters recorded by most FDRs:

                                      • Time
                                      • Pressure altitude
                                      • Airspeed
                                      • Vertical acceleration
                                      • Magnetic heading
                                      • Control-column position
                                      • Rudder-pedal position
                                      • Control-wheel position
                                      • Horizontal stabilizer
                                      • Fuel flow

                                      Solid-state recorders can track more parameters than magnetic tape because they allow for a faster data flow. Solid-state FDRs can store up to 25 hours of flight data. Each additional parameter that is recorded by the FDR gives investigators one more clue about the cause of an accident.
                                      Cockpit Voice Recorders

                                      In almost every commercial aircraft, there are several microphones built into the cockpit to track the conversations of the flight crew. These microphones are also designed to track any ambient noise in the cockpit, such as switches being thrown or any knocks or thuds. There may be up to four microphones in the plane's cockpit, each connected to the cockpit voice recorder (CVR).

                                      Photo courtesy L-3 Communication Aviation Recorders
                                      A solid-state recorder
                                      Any sounds in the cockpit are picked up by these microphones and sent to the CVR, where the recordings are digitized and stored. There is also another device in the cockpit, called the associated control unit, that provides pre-amplification for audio going to the CVR. Here are the positions of the four microphones:
                                      • Pilot's headset
                                      • Co-pilot's headset
                                      • Headset of a third crew member (if there is a third crew member)
                                      • Near the center of the cockpit, where it can pick up audio alerts and other sounds

                                      Most magnetic-tape CVRs store the last 30 minutes of sound. They use a continuous loop of tape that completes a cycle every 30 minutes. As new material is recorded, the oldest material is replaced. CVRs that used solid-state storage can record two hours of audio. Similar to the magnetic-tape recorders, solid-state recorders also record over old material.
                                      Recording and Storage

                                      The Wright Brothers pioneered the use of a device to record propeller rotations, according to documents provided by L-3 Communications. However, the widespread use of aviation recorders didn't begin until the post-World War II era. Since then, the recording medium of black boxes has evolved in order to record much more information about an aircraft's operation. Although many of the black boxes in use today use magnetic tape, which was first introduced in the 1960s, airlines are moving to solid-state memory boards, which came along in the 1990s. Magnetic tape works like any tape recorder. The Mylar tape is pulled across an electromagnetic head, which leaves a bit of data on the tape.


                                      Photo courtesy National Transportation Safety Board (NTSB)
                                      The magnetic tape inside the flight data recorder from EgyptAir Flight 990, which crashed on October 31, 1999
                                      Black-box manufacturers are no longer making magnetic tape recorders as airlines begin a full transition to solid-state technology. Let's take a look at solid-state technology.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                        A Sic notícias acaba de referir que a FAB diz ter encontrado manchas de querosene na água e algumas cadeiras de avião. Dizem que encontraram "destroços de avião" mas não "destroços do avião".

                                        Bem, se for possível avistar uma cadeira mais ou menos intacta, sabendo a cor das cadeiras daquele A330-200, talvez seja rápido confirmar (ou não) se lhe pertencerão. E como este tipo de destroço não é daqueles que aparece por aparecer no mar, é provável que estejamos, finalmente, na presença dos primeiros destroços do avião da Air France.

                                        Mais uma vez, os meus sentimentos vão para os que perderam a vida e para os seus entes queridos, que de uma maneira ou de outra, viram as suas vidas mudar há pouco mais de 24 horas...
                                        É verdade pode-se deduzir que é do voo da Air France, até porque felizmente não caiem aviões todos os dias, mas a confirmação oficial só é dada após recolher um objecto com um número de série ou identificação para afirmar que é de determinado avião.

                                        Já agora, segundo o estadão, foram avistados destroços em pontos que distam 60 Km um do outro...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                                          A maioria ainda funciona com fita magnetica, com caixas em titânio.
                                          No entanto as novas já gravam dados em HDD.

                                          O principal fabricante é
                                          Products

                                          Pode-se ainda ver o funcionamento e caracteristicas principais aqui:

                                          HowStuffWorks "How Black Boxes Work"

                                          Já agora uma pequena correcção:

                                          SSD é o termo correcto. HDD(Hard Disk Drive são os discos normais de PC que não suportam os G's aplicados num acidente) é termo incorrecto.

                                          Comentário


                                            O que no meio disto tudo continuo a achar deveras idiota, saõ os sistemas das aeronaves não transmitirem de forma automática para terra, e via satélite, a sua posição.

                                            Os modernos aparelhos, desde inicios da decada de 90, sabem com exactidão onde se encontram, quer recorrendo ao uso de giroscópios, quer recorrendo ao uso dos GPS's.

                                            Hoje em dia um pioloto automático já tem capacidade de corrigir a rota em tempo real, considerando ventos e condições atmosféricas, entre outros aspectos.

                                            Se a comunicação fosse enviada para um centro tal como já ocorre nas frotas de pesca, as aéreas de busca seriam limitadas às ultimas coordenadas, e alargadas considerando o tempo decorrido desde a ultima informação de posição.

                                            Estamos a falar de reduzir uma aerea de milhares de milhas para centenas de milhas, com a redução de tempo de buscas e optimização de meios que isso implica.


                                            Quero com isto dizer, que interesse terá na realidade produzir um A380 com ginásio, jacuzzi, camarotes e outros luxos, se depois em caso de emergência um sistema de milhares de doláres, similar ao de um rádio de criptação/codificação que uma equipa de fuzileiros/paraquedistas/comandos possui numa missão, não é usado para saber com exactidão onde estão os 300~500 pasaageiros de uma aeronave.

                                            As prioridades andam subvertidas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por freefall2900 Ver Post
                                              Já agora uma pequena correcção:

                                              SSD é o termo correcto. HDD(Hard Disk Drive são os discos normais de PC que não suportam os G's aplicados num acidente) é termo incorrecto.

                                              O termo HDD torna a compreensão mais simples, somente por isso.

                                              Comentário


                                                Para quem não viu, aqui fica o link para um video de um avião a apanhar em cheio com um raio:
                                                YouTube - Boeing 747 Gets Hit By Lightning

                                                Comentário


                                                  Uma questão que se me coloca, e ja vi que por outros foruns que felizmente nao sou o unico tolo a ter essa duvida, é se não sera possivel a AirFrance saber mais do que esta a mandar ca para fora...

                                                  Sem querer entrar em teorias da conspiração mas a AirFrance tem equipado um sistema de telemetria "real time", dai ter recebido todas aquelas mensagens, não sera possivel eles saberem mais qualquer coisinha e por qualquer motivo a estarem, neste momento, a ocultar!? Ou o sistema sera ineficiente perante uma situaçao destas?

                                                  Comentário


                                                    Outra hipótese seria um incêndio a bordo, que poderia ter tido origem em materiais inflamáveis presentes nos compartimentos de carga ou nalguma fuga de combustível que teria destruído os sistemas eléctricos e isso conjugado com o mau tempo levou ao desastre. Mas realmente é muito estranho; sabendo que estatisticamente a maior parte dos acidentes acontecem na descolagem e aterragem e que este avião já tinha voado mais de 3 horas aparentemente sem problemas, como explicar uma situação destas? O mau tempo não é suficiente para provocar a queda... Quanto muito pode ter sido um dos factores potenciadores.
                                                    No entanto são estranhos os relatos de aviões que passaram no mesmo sítio algumas horas antes e depois e não relataram nada de muito anormal nas condições meteorológicas.
                                                    Teria de haver portanto um problema intrínseco ao próprio avião.
                                                    Uma anomalia na fuselagem, poderia causar uma despressurização subita, e mesmo uma morte quase instantânea dos passageiros no entanto não seria suficiente para danificar todos os sistemas eléctricos.
                                                    Um raio é também uma hipótese a considerar mas uma vez mais duvido muito (e é extremamente improvável) que fosse o único responsável pela queda.
                                                    Foi sem dúvida um acidente muito misterioso.
                                                    E infelizmente, duvido muito que algum dia se venha a descobrir a causa...
                                                    Editado pela última vez por PRAP; 02 June 2009, 15:09.

                                                    Comentário


                                                      Como é obvio a Airfrance está a ocultar alguns factos, não é possivel um avião desaparecer de um momento para o outro, só se houver uma explosão devastadora.
                                                      Eu não percebo nada de aviões, mas parece-me que aquilo tem varios sistemas electricos independentes...se não têm deveriam ter...
                                                      Se as caixas negras emitem um sinal, porque é que ainda não foram detectadas? Por causa da profundidade a que possam estar?
                                                      Eu sai que já foi aqui discutido, mas tanta tecnologia e os aviões ainda não têm um sistema de GPS....até as frotas de camiões já têm e consegue-se dar informação na hora onde estão, a que velocidade rolam, não tarda até dizer o numero que o motorista calça...

                                                      Vamos aguardar pelas noticias para ver o que realmente aconteceu...
                                                      O que é um facto é que 228 pessoas onde também está um bebé tiveram um final muito triste....

                                                      Condolencias às familias....

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                        Uma questão que se me coloca, e ja vi que por outros foruns que felizmente nao sou o unico tolo a ter essa duvida, é se não sera possivel a AirFrance saber mais do que esta a mandar ca para fora...

                                                        Sem querer entrar em teorias da conspiração mas a AirFrance tem equipado um sistema de telemetria "real time", dai ter recebido todas aquelas mensagens, não sera possivel eles saberem mais qualquer coisinha e por qualquer motivo a estarem, neste momento, a ocultar!? Ou o sistema sera ineficiente perante uma situaçao destas?
                                                        Não seria a 1ª vez que a AF ocultaria dados de um acidente, baste ver o caso do Concorde...

                                                        Existem mais mensagens que dizem que o piloto automático foi desligado e que a aeronave se encontraria num modo de voo fora dos parâmetros normais...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ragazzito Ver Post
                                                          Uma questão que se me coloca, e ja vi que por outros foruns que felizmente nao sou o unico tolo a ter essa duvida, é se não sera possivel a AirFrance saber mais do que esta a mandar ca para fora...

                                                          Sem querer entrar em teorias da conspiração mas a AirFrance tem equipado um sistema de telemetria "real time", dai ter recebido todas aquelas mensagens, não sera possivel eles saberem mais qualquer coisinha e por qualquer motivo a estarem, neste momento, a ocultar!? Ou o sistema sera ineficiente perante uma situaçao destas?

                                                          Os Airbus fazem diagnósticos para as sedes das diversas companhias que operam alguns modelos, é um apoio para as equipas de manutenção saberem exactamente o que têm de executar quando avião acaba de estacionar na placa. Isto é uma forma de rentabilizar ao máximo o tempo que permite à aeronave voar, parado não rende, e quanto menos tempo em terra ou com atrasos, melhor.

                                                          A telemetria em tempo real, presumo eu que já é feita, mas não para tudo, e pelos visto nem para saber a posição exacta do avião em cada momento do vôo .

                                                          A Air France de certo que se sabe não o divulga agora, aliás da mesma forma que chegou a acordos depois da queda do Concorde, com as familias das vitimas.
                                                          Há sérias duvidas quanto à negligência em termos de manutenção, mas a "coisa" ficou-se por ali, e não houve investigação independente, tanto mais que os governos Britânicos e Gaulês controlavam o consórcio do Concorde.

                                                          Comentário


                                                            Relativamente aos raios, os aviões não têm uma gaiola qualquer na fuselagem para evitar que sejam atingidos com as consequencias?
                                                            Li num site qualquer que o ultimo acidente comprovado com raios foi em 1967, será verdade?

                                                            Comentário


                                                              New information provided by sources within Air France suggests, that the ACARS messages of system failures started to arrive at 02:10Z indicating, that the autopilot had disengaged and the fly by wire system had changed to alternate law. Between 02:11Z and 02:13Z a flurry of messages regarding ADIRU and ISIS faults arrived, at 02:13Z PRIM 1 and SEC 1 faults were indicated, at 02:14Z the last message received was an advisory regarding cabin vertical speed. That sequence of messages could not be independently verified.

                                                              Crash: Air France A332 over Atlantic on June 1st 2009, aircraft lost

                                                              Comentário

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