Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico da Apple

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Alguém aqui com filhos no ensino básico que usam iPad que capas compraram para suportar o teclado e sobreviver sem partir ao fim de uma semana ?

    Comentário


      Os meus têm iPads mas sem teclado, comprei umas com grade militar para aguentarem

      Comentário


        Originalmente Colocado por BlackKnight Ver Post
        Os meus têm iPads mas sem teclado, comprei umas com grade militar para aguentarem
        Pois, mas neste caso ja tem que levar teclado e inclusive fazem as provas de aferição no mesmo. Tenho que perceber que capa de proteção consigo colocar com o Magic Keyboard

        Comentário


          O meu XS começou a "esquecer-se" das passwords das redes wi-fi com estes updates mais recentes do iOS 16; só me acontece a mim?

          Comentário


            Quantos anos tem o telemóvel?
            Pode ser alzheimer

            Comentário


              ahahahaahha lindo

              Comentário


                Ja me aconteceu num MacBook. O meu serviço MEO fibra desde ha uns dias anda meio marado. Perdia o sinal wifi nos aparelhos, até no PC com Windows 11. No FaceTime também tinha quebras frequentes. Reclamei para a MEO e disseram para fazer hard reset. Depois disso melhorou mas já voltou a falhar. Não sei se será de estar muita gente estrangeira em Lisboa. Vou deixar passar estes dias e se voltar a não estar estável vou reclamar outra vez a ver se trocam o router ou veem o que se passa. O serviço ate tem sido muito estável, bem melhor do que o da Vodafone que tive anteriormente.

                Comentário


                  Boas!
                  ando a ponderar reformar o meu iphone 7, mas enterrar uns 800€ noutro iphone é algo que está custar. Ando a ponderar mudar para android, alguém já passou pelo mesmo ? Como foi ? já não uso android há alguns 5/6 anos.

                  Obrigado !

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                    Boas!
                    ando a ponderar reformar o meu iphone 7, mas enterrar uns 800€ noutro iphone é algo que está custar. Ando a ponderar mudar para android, alguém já passou pelo mesmo ? Como foi ? já não uso android há alguns 5/6 anos.

                    Obrigado !
                    Depende do que para queres mudar. Se não queres dar 800€ por um iPhone e vais para um Android de 300€ (exemplo) claro que vais notar diferenças. Depois, quanto mais subires a fasquia, menos diferenças irás notar.

                    Eu mudei para Android (e para PC) porque os preços dos aparelhos Apple têm subido de tal forma que não encontro justificação para isso, principalmente a nível de PC´s e Apple Watch. Não me choca um iPhone até 1000€, 1500€ já acho que é um valor obsceno por algo "programado" para durar no máximo 5/6 anos (isto mudando a bateria pelo meio). Mais do que uma questão económica, é uma questão de "estilo de vida". Claro que se aparecesse um modelo que por algum motivo justificasse para mim dar 1500€, fá-lo-ia.

                    Pessoalmente creio que este tipo de mudanças são bem mais simples do que parecem. A malta queixa-se durante 2 ou 3 dias e depois acostuma-se, porque tirando coisas muito específicas, os SO vão buscar muito uns aos outros e já não existem grandes segredos a nível de smartphones: é o mail, são as mensagens, whatsapp, fotografias, gps, música e vídeo e pouco mais. Neste formato, a roda já foi inventada há muito tempo. 😉

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                      Boas!
                      ando a ponderar reformar o meu iphone 7, mas enterrar uns 800€ noutro iphone é algo que está custar. Ando a ponderar mudar para android, alguém já passou pelo mesmo ? Como foi ? já não uso android há alguns 5/6 anos.

                      Obrigado !
                      Qualquer telemóvel de gama média alta / topo android vai ser e parecer melhor que o iPhone 7, em todos os aspectos.

                      Não há ciencia nenhuma na troca.
                      Só custa mais se tiveres todo o ecossistema Apple em que te vejas depois "preso". Caso contrário a mudança é trivial, estranhas os primeiros dias.

                      Edit: Por outro lado qualquer topo de gama Android ( Samsung ) vai custar o mesmo..
                      Editado pela última vez por Indigo; 15 August 2023, 18:20.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                        Boas!
                        ando a ponderar reformar o meu iphone 7, mas enterrar uns 800€ noutro iphone é algo que está custar. Ando a ponderar mudar para android, alguém já passou pelo mesmo ? Como foi ? já não uso android há alguns 5/6 anos.

                        Obrigado !
                        Eu não tenho clubes no que toca a telemoveis... aliás, tive, era Blackberry que para mim eram os telefones que mais gostava, aparelhos focados na eficiencia de comunicação, mais do que os atuais "brinquedos" Android e Iphone.

                        Entretanto a Blackberry morreu, mas antes de morrer lançaram o Blackberry Priv que era hardware Blackberry com SO Android. Isto foi em 2015. Foi o primeiro e último telemovel que me apatecia atirar contra uma parede. Um telefone "topo de gama" que custou 780€ na altura, mais caro que os iphones e Androids topo de gama.

                        Mas aquele sistema operativo simplesmente era uma cagada, a cada passo era preciso formatar, tinha lags do nada, aplicações crashavam... Aqueles sintomas que a malta do android perpetuamente diz "isso era antes agora já não é assim", mas a verdade é que os androids da minha familia eram todos assim.

                        Frustrado com o meu primeiro Android, lá fui para o "dark side" da Apple, e espaturrei 1200€ num iphone X. Até tive vergonha de gastar tanto num telemovel, os meus amigos gozavam comigo (e bem), mas a verdade é que o iphone apesar dos 1001 defeitos, ao fim de 6 anos ainda é o meu telemovel atual, parece um relógio suiço, e só neste último ano é que realmente está a começar a acusar o peso da idade....

                        Pagar 1000€ por um iphone não é o mesmo que pagar 1000€ por um Android que ao fim de 2-3 anos as marcas fazem questão que fique obsoleto. Quantos samsungos galaxy S8 andam nas ruas? Nenhum, mas Iphone X (e até mais antigos) ainda se ve muitos, porque são telemoveis que funcionam.

                        Este ano vou finalmente reformar o meu iphone X que finalmente já se nota falta de genica em multitasking, e vou espaturrar prai 1500€ (ou lá quanto vai custar) no 15 Pro. É uma estupidez dar tanto dinheiro pelo telemovel, mas pelo menos funciona e tenho boas espetativas de ter telemovel durante muito tempo.

                        Há uns tempos atrás considerei voltar a experimentar Android, mas depois de ter comprado há 1 ano um Google TV (antigo Chromecast) e de aquilo mostrar ser uma cagada que está sempre a lagar, com bugs e mais uma série de porcarias que impedem um normal funcionamento, decidi que não ia voltar ao android sob o risco de gastar 1000€ num aparelho que ao fim de 1 ano o que espetar contra uma parede. (E vendi o chromecast por 20€ a um amigo e estourei 170€ no apple TV, é um roubo, mas pelo menos funciona).

                        Eu vejo os comparativos no youtube de "speedtest" que fazem testes de velocidade de funcionamento, mas é como telemoveis novos com o SO todo limpinho. Eu queria ver speedtests com telemoveis 2-3 anos carregados de fotos, vídeos, podcasts, e montes de cangalhadas que a gente usa, e fazerem aí um speedtest de apple vs Android. Da minha experinecia Android funciona muito bem a sair da caixa, mas não a longo prazo, e dada a idade dos aparalhos que se ve na rua de iOS e Android, parece corroborar a minha teoria.

                        O Utilizador android sente vontade de comprar telemovel novo mais cedo.

                        Nao sei daqui a quanto tempo irei experimentar Android de novo, mas tão cedo não é.

                        Editado pela última vez por Oliveiraz33; 15 August 2023, 19:37.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Oliveiraz33 Ver Post

                          Eu não tenho clubes no que toca a telemoveis... aliás, tive, era Blackberry que para mim eram os telefones que mais gostava, aparelhos focados na eficiencia de comunicação, mais do que os atuais "brinquedos" Android e Iphone.

                          Entretanto a Blackberry morreu, mas antes de morrer lançaram o Blackberry Priv que era hardware Blackberry com SO Android. Isto foi em 2015. Foi o primeiro e último telemovel que me apatecia atirar contra uma parede. Um telefone "topo de gama" que custou 780€ na altura, mais caro que os iphones e Androids topo de gama.

                          Mas aquele sistema operativo simplesmente era uma cagada, a cada passo era preciso formatar, tinha lags do nada, aplicações crashavam... Aqueles sintomas que a malta do android perpetuamente diz "isso era antes agora já não é assim", mas a verdade é que os androids da minha familia eram todos assim.

                          Frustrado com o meu primeiro Android, lá fui para o "dark side" da Apple, e espaturrei 1200€ num iphone X. Até tive vergonha de gastar tanto num telemovel, os meus amigos gozavam comigo (e bem), mas a verdade é que o iphone apesar dos 1001 defeitos, ao fim de 6 anos ainda é o meu telemovel atual, parece um relógio suiço, e só neste último ano é que realmente está a começar a acusar o peso da idade....

                          Pagar 1000€ por um iphone não é o mesmo que pagar 1000€ por um Android que ao fim de 2-3 anos as marcas fazem questão que fique obsoleto. Quantos samsungos galaxy S8 andam nas ruas? Nenhum, mas Iphone X (e até mais antigos) ainda se ve muitos, porque são telemoveis que funcionam.

                          Este ano vou finalmente reformar o meu iphone X que finalmente já se nota falta de genica em multitasking, e vou espaturrar prai 1500€ (ou lá quanto vai custar) no 15 Pro. É uma estupidez dar tanto dinheiro pelo telemovel, mas pelo menos funciona e tenho boas espetativas de ter telemovel durante muito tempo.

                          Há uns tempos atrás considerei voltar a experimentar Android, mas depois de ter comprado há 1 ano um Google TV (antigo Chromecast) e de aquilo mostrar ser uma cagada que está sempre a lagar, com bugs e mais uma série de porcarias que impedem um normal funcionamento, decidi que não ia voltar ao android sob o risco de gastar 1000€ num aparelho que ao fim de 1 ano o que espetar contra uma parede. (E vendi o chromecast por 20€ a um amigo e estourei 170€ no apple TV, é um roubo, mas pelo menos funciona).

                          Eu vejo os comparativos no youtube de "speedtest" que fazem testes de velocidade de funcionamento, mas é como telemoveis novos com o SO todo limpinho. Eu queria ver speedtests com telemoveis 2-3 anos carregados de fotos, vídeos, podcasts, e montes de cangalhadas que a gente usa, e fazerem aí um speedtest de apple vs Android. Da minha experinecia Android funciona muito bem a sair da caixa, mas não a longo prazo, e dada a idade dos aparalhos que se ve na rua de iOS e Android, parece corroborar a minha teoria.

                          O Utilizador android sente vontade de comprar telemovel novo mais cedo.

                          Nao sei daqui a quanto tempo irei experimentar Android de novo, mas tão cedo não é.
                          Android é pixel, o resto esquece, é só bloat.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                            Ja me aconteceu num MacBook. O meu serviço MEO fibra desde ha uns dias anda meio marado. Perdia o sinal wifi nos aparelhos, até no PC com Windows 11. No FaceTime também tinha quebras frequentes. Reclamei para a MEO e disseram para fazer hard reset. Depois disso melhorou mas já voltou a falhar. Não sei se será de estar muita gente estrangeira em Lisboa. Vou deixar passar estes dias e se voltar a não estar estável vou reclamar outra vez a ver se trocam o router ou veem o que se passa. O serviço ate tem sido muito estável, bem melhor do que o da Vodafone que tive anteriormente.
                            Eu tenho imensos problemas com o acesso à net neste MacBook. Demora imenso tempo a carregar os sites de há um tempo a esta parte. Sempre achei que o problema estava no Mac e não na MEO, já que o sinal está no máximo. O iPhone funciona bem.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por mdbc Ver Post

                              Eu tenho imensos problemas com o acesso à net neste MacBook. Demora imenso tempo a carregar os sites de há um tempo a esta parte. Sempre achei que o problema estava no Mac e não na MEO, já que o sinal está no máximo. O iPhone funciona bem.
                              Eu tinha problemas principalmente a abrir emails. No iPad por vezes ficava ali que tempos a mastigar. Fui às definições, rede wifi, fui à ligação ao meu router e em vez de servidor de DNS automático, coloquei em manual e coloquei os servidores conhecidos como o da google. deixei de ter esse problema. O estranho é que no safari nao notava esta dificuldade, era essencialmente a abrir certos emails.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por cjr Ver Post

                                Depende do que para queres mudar. Se não queres dar 800€ por um iPhone e vais para um Android de 300€ (exemplo) claro que vais notar diferenças. Depois, quanto mais subires a fasquia, menos diferenças irás notar.

                                Eu mudei para Android (e para PC) porque os preços dos aparelhos Apple têm subido de tal forma que não encontro justificação para isso, principalmente a nível de PC´s e Apple Watch. Não me choca um iPhone até 1000€, 1500€ já acho que é um valor obsceno por algo "programado" para durar no máximo 5/6 anos (isto mudando a bateria pelo meio). Mais do que uma questão económica, é uma questão de "estilo de vida". Claro que se aparecesse um modelo que por algum motivo justificasse para mim dar 1500€, fá-lo-ia.

                                Pessoalmente creio que este tipo de mudanças são bem mais simples do que parecem. A malta queixa-se durante 2 ou 3 dias e depois acostuma-se, porque tirando coisas muito específicas, os SO vão buscar muito uns aos outros e já não existem grandes segredos a nível de smartphones: é o mail, são as mensagens, whatsapp, fotografias, gps, música e vídeo e pouco mais. Neste formato, a roda já foi inventada há muito tempo. 😉
                                Acho que tens alguma razão mas um topo de gama da Samsung ou até de marcas chinesas tipo Xiaomi e outras acabam por se aproximar muito no preço mas depois se o venderes ninguém dá nada por ele enquanto um iPhone é em regra mais fácil de vender e mais valorizado.

                                Relativamente aos sistemas operativos, estão muito parecidos e em regra o que tens num tens no outro. Inclusivamente no Android se colocares a navegação por gestos em vez dos 3 botões virtuais que vem por defeito, a experiência aproximadamente-se ainda mais entre iOS e Android.

                                Recentemente mudei de serviço e o novo deu-me um telemóvel Android. Um redmi note 10 5G. Até nem desgostei do telemóvel. Configurei as coisas a meu gosto incluindo a referida navegação por gestos. As fotos não ficam como as do iPhone 13 que tenho mas não diria que eram más. Como esse Xiaomi já não era novo e não gostei do ecrã que era muito direcional, resolvi comprar um novo. Comprei o Note 12 Pro 5G. O ecrã já é oled e muito melhor, as câmaras são melhores tb. O Pro + era um bocado mais caro e não gostei da ideia do carregador de 120W. Mesmo o 12 Pro ainda não usei o carregador de origem com 68W, acho demasiado. Carrego-o com um carregador Samsung de 25W e aquilo carrega super rápido.

                                A integração entre os aparelhos é possível mas obriga a ter uma conta na marca do telemóvel e tablet e não confio muito nesses serviços, tenho mais confiança no da Apple. Além disso a integração entre os aparelhos, as cópias de segurança, o poder estar no iPad ou no MacBook e atender uma chamada que veio do iPhone, responder a sms, o poder fazer a transferencia do conteúdo de um iPhone para outro sem perder nada nem ser um quebra cabeças... nisso acho que a Apple ainda está à frente.

                                Para trabalhar estou habituado ao ambiente windows e portanto prefiro um PC que no meu uso é pelo menos tão rápido (até mais rápido a arrancar do que MacBook Pro) . Alem disso com 1T no onedrive posso ter la cópias de segurança de tudo e mais alguma coisa. O MacBook é mais para browser e ver conteúdos multimedia, emails, coisas que nao sejam do trabalho.

                                Comentário


                                  Eu nunca tinha tido um smartphone que não fosse Apple. Passei dos Nokia para os primeiros iPhone. E assim foi durante vários anos, até que decidi experimentar Android. No caso, um Samsung Galaxy S10.

                                  Nunca tinha tido qualquer contacto com Android e a verdade é que nem foi preciso período de adaptação. Os sistemas operativos têm tantas semelhanças, que nem senti diferença. E, para ser sincero, acho que até gostei mais da experiência oferecida pela One UI da Samsung do aquela oferecida pelo iOS.

                                  E estava agradado que passados uns anos troquei o S10 por um S22. Custou o mesmo que um iPhone 13, mas a Samsung ofereceu um valor de retoma muito alto pelo S10 e ainda uns Galaxy Buds Pro, que os concorrentes dos AirPods Pro.

                                  Passado menos de um ano recebi um iPhone 12 da empresa e vendi o S22 no OLX. Perdi zero cêntimos do dinheiro que investi. Ou seja, o telefonou tinha 900 euros de PVP, a Samsung deu 300 pela retoma do S10 e eu vendi por 600 euros no OLX. E fiquei com os Galaxy Buds.
                                  Foi fácil de vender.

                                  Quanto às actualizações, a Samsung garante 4 ou 5 anos.

                                  Hoje em dia já só uso Apple outra vez. Não tenho saudades do Android, mas também não acho que esteja melhor servido com iOS. Parece clichê, mas acho mesmo que hoje em dia se fica bem com ambos.

                                  Comentário


                                    Esta conversa vai e volta ciclicamente.
                                    Não uso Android desde 2016 se não estou em erro, e à minha volta fiz questão de "converter" tudo quanto era dispositivo móvel para Apple passado pouco tempo.
                                    Acho que os meus pais ainda têm um tablet Samsung, que foi oferecido numa campanha qualquer de um banco, mas nem sei se está realmente operacional.

                                    Em termos de computadores, tudo o que é pessoal é Mac, desde um antigo Macbook de 2009 (que ainda desenrasca bem) até a um acabado de comprar Air M1 (por se ter apanhado em campanha bem mais barato que o M2, claro). Não são todos usados por mim, naturalmente, mas tenho sido sempre eu a gerir as aquisições e as ocasionais manutenções/configurações.

                                    Uso Windows profissionalmente, porque reconheço que não tenho alternativa/compatibilidade no ecossistema Apple para aquilo de que necessito. Segundo me tem constado, mas que não posso confirmar na 1ª pessoa, há malta que está com problemas nas máquinas virtuais e afins nos mais recentes M2; eu nunca usei máquina virtual precisamente por ter sempre um PC Windows do trabalho, e o que faço é ligar-me remotamente a esse PC.
                                    No meu Mac uso ferramentas da Microsoft (as básicas, Word, Powerpoint e Excel) por questões de transferibilidade e de hábito; quando são documentos só para mim, até vou usando p.e. o Pages, mas confesso que estou tão habituado ao equivalente Word que por vezes até me demora um pouco mais.
                                    Aquilo em que noto mais dificuldade é em ferramentas tipo o Teams, que me causa lag por todo o lado; o Zoom tem um efeito parecido, mas só no curso de reuniões mais prolongadas, algo que atribuo ao sobreaquecimento da gráfica (e o Air nunca foi grande espingarda em termos de dissipação de calor).

                                    E com isto volto ao ponto:
                                    Como escrevi aqui há semanas, estou comprador de iPhone, que ainda não sei se vai ser para a minha esposa ou para mim, sendo que o aparelho a substituir é o iPhone 7 dela, e ela sempre disse que não quer nada maior do que isto. Custa-me pensar no investimento de um iPhone novo, mesmo conseguindo ir buscar um 13 por pouco mais de 600€ nos pontos da MEO (embora de momento até esteja esgotado nesta modalidade, entenda-se lá porquê).
                                    Mais do que isto, digamos mais do que 700€, é completamente impensável para mim. Para um computador ou um tablet de uso profissional (com teclado e afins), até me pode parecer razoável, mas para um smartphone não é.

                                    Contudo, não pondero Android. Simplesmente não pondero.
                                    Já quando comprei o iPad recondicionado, no início deste ano, pensei em vacilar num qualquer modelo a correr Android que não me custasse os olhos da cara, mas acabei a virar-me para este iPad (por 200€).
                                    Estou demasiado habituado (e bem) ao ecossistema Apple e não me vejo a ter as mesmas chatices que tinha (formatações e afins) quando usava Android. Prefiro investir num iPhone recondicionado (de fontes minimamente confiáveis) se considerar que não consigo chegar ao valor de um novo.

                                    As razões são exactamente as mesmas que são aqui referidas:
                                    - Um Android de gama alta, com rendimento equivalente, vai custar o mesmo que um iPhone
                                    - Continua a ver-se muito maior durabilidade nos aparelhos Apple do que nos concorrentes, ainda que essa concorrência tenha vindo a melhorar significativamente

                                    Ou seja, eu até acredito que as chatices na utilização já não sejam as mesmas, e não deixo de ter chatices ocasionais com iPhone/iPad/Mac (como relato aqui neste tópico), mas a experiência que tenho (pessoal e familiar), em termos de durabilidade, continua a levar-me no caminho da continuidade.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                                      Esta conversa vai e volta ciclicamente.
                                      Não uso Android desde 2016 se não estou em erro, e à minha volta fiz questão de "converter" tudo quanto era dispositivo móvel para Apple passado pouco tempo.
                                      Acho que os meus pais ainda têm um tablet Samsung, que foi oferecido numa campanha qualquer de um banco, mas nem sei se está realmente operacional.

                                      Em termos de computadores, tudo o que é pessoal é Mac, desde um antigo Macbook de 2009 (que ainda desenrasca bem) até a um acabado de comprar Air M1 (por se ter apanhado em campanha bem mais barato que o M2, claro). Não são todos usados por mim, naturalmente, mas tenho sido sempre eu a gerir as aquisições e as ocasionais manutenções/configurações.

                                      Uso Windows profissionalmente, porque reconheço que não tenho alternativa/compatibilidade no ecossistema Apple para aquilo de que necessito. Segundo me tem constado, mas que não posso confirmar na 1ª pessoa, há malta que está com problemas nas máquinas virtuais e afins nos mais recentes M2; eu nunca usei máquina virtual precisamente por ter sempre um PC Windows do trabalho, e o que faço é ligar-me remotamente a esse PC.
                                      No meu Mac uso ferramentas da Microsoft (as básicas, Word, Powerpoint e Excel) por questões de transferibilidade e de hábito; quando são documentos só para mim, até vou usando p.e. o Pages, mas confesso que estou tão habituado ao equivalente Word que por vezes até me demora um pouco mais.
                                      Aquilo em que noto mais dificuldade é em ferramentas tipo o Teams, que me causa lag por todo o lado; o Zoom tem um efeito parecido, mas só no curso de reuniões mais prolongadas, algo que atribuo ao sobreaquecimento da gráfica (e o Air nunca foi grande espingarda em termos de dissipação de calor).

                                      E com isto volto ao ponto:
                                      Como escrevi aqui há semanas, estou comprador de iPhone, que ainda não sei se vai ser para a minha esposa ou para mim, sendo que o aparelho a substituir é o iPhone 7 dela, e ela sempre disse que não quer nada maior do que isto. Custa-me pensar no investimento de um iPhone novo, mesmo conseguindo ir buscar um 13 por pouco mais de 600€ nos pontos da MEO (embora de momento até esteja esgotado nesta modalidade, entenda-se lá porquê).
                                      Mais do que isto, digamos mais do que 700€, é completamente impensável para mim. Para um computador ou um tablet de uso profissional (com teclado e afins), até me pode parecer razoável, mas para um smartphone não é.

                                      Contudo, não pondero Android. Simplesmente não pondero.
                                      Já quando comprei o iPad recondicionado, no início deste ano, pensei em vacilar num qualquer modelo a correr Android que não me custasse os olhos da cara, mas acabei a virar-me para este iPad (por 200€).
                                      Estou demasiado habituado (e bem) ao ecossistema Apple e não me vejo a ter as mesmas chatices que tinha (formatações e afins) quando usava Android. Prefiro investir num iPhone recondicionado (de fontes minimamente confiáveis) se considerar que não consigo chegar ao valor de um novo.

                                      As razões são exactamente as mesmas que são aqui referidas:
                                      - Um Android de gama alta, com rendimento equivalente, vai custar o mesmo que um iPhone
                                      - Continua a ver-se muito maior durabilidade nos aparelhos Apple do que nos concorrentes, ainda que essa concorrência tenha vindo a melhorar significativamente

                                      Ou seja, eu até acredito que as chatices na utilização já não sejam as mesmas, e não deixo de ter chatices ocasionais com iPhone/iPad/Mac (como relato aqui neste tópico), mas a experiência que tenho (pessoal e familiar), em termos de durabilidade, continua a levar-me no caminho da continuidade.
                                      Aproveitando este post, o do JGTB e do JCF: este assunto realmente é cíclico e (felizmente) deve ainda durar uns anos. Enquanto existir esta rivalidade saudável de SO, quem tem a ganhar são os consumidores, porque as marcas têm de se reinventar para continuarem na corrida...

                                      Adiante, a minha opinião é muito parecida com a do JGTB. Eu mudei para Android e não sinto nenhumas saudades do iOS. Mas se mudar novamente para iOS as saudades do Android serão... zero, já que qualquer pessoa se habitua facilmente a estes SO em 2 ou 3 dias.

                                      Claro que existem características muito próprias de um e outro SO (por exemplo o iOS sempre foi considerado mais estável e o Android mais personalizável), mas para mim nenhum deles se destaca assim tanto, principalmente nos últimos anos.

                                      Também concordo que os aparelhos Apple serão mais future proof e o ecossistema é melhor, mas à custa de um preço elevado. E o ecossistema... tem muito que se lhe diga. E eu, durante muitos anos, até defendi aqui o ecossistema da Apple, por isso estou à vontade.

                                      Mas comecemos pelo preço. Os topos de gama Android continuam a ser muito mais baratos do que os topos de gama Apple (normalmente uns 350/400€), e o JGTB até deu exemplos práticos.

                                      "Ninguém" paga o preço de lançamento de um Android topo de gama. Porque a realidade é esta: os preços de retoma são geralmente bastante altos, porque oferecem hardware na compra que pode ser vendido ainda embalado (ver o caso do Pixel 7 Pro que na compra recebia-se um Pixel Watch que facilmente se conseguia vender por 200€), e porque existem sempre descontos generosos para quem faz logo pré-reserva. Mais uma vez, e como exemplo, para quem encomendasse qualquer modelo do S23, pelo mesmo preço levava-se o dobro da capacidade. Ou seja, por 1450€ comprava-se o S23 Ultra 512GB. E o 14 Pro Max? Andava na casa dos 1900€. Pois...

                                      Depois, findas as pré-reservas, e passado cerca de um mês, os Android topo de gama começam automaticamente a baixar os preços. Novamente como exemplo, ao dia de hoje, já se encontram S23 Ultra 512GB em lojas nacionais a cerca de 1170€. Já iPhones 14 Pro Max 512GB, tudo de 1500€ para cima...

                                      Por isso, e em termos práticos, os iPhones ainda são muito mais caros do que os topos de gama Android. Ou seja, podemos pensar de duas maneiras: os iPhones são mais future proof e gasto 1500€ de 5 em 5 anos ou espero uns meses depois do lançamento e compro um Android por 1000€ de 3 em 3 anos. A juntar a isso há que pensar que em 5 anos ainda vou ter de gastar como mínimo 120€ numa bateria nova, coisa que muito provavelmente não terei de fazer se comprar um telemóvel de 3 em 3 anos.

                                      Depois a questão do ecossistema: como eu disse anteriormente, sempre fui grande fã e defendi aqui o ecossistema da Apple. Para quem pretende um ecossistema, é de longe a melhor solução que existe no mercado. Mas será assim tão necessário?

                                      Quando desfiz o ecossistema Apple, pensei que era algo que iria sentir falta, daquelas pequenas "mordomias". As mensagens no computador, as chamadas, o Airdrop, etc. Nada de mais errado. Na realidade tenho no PC algo chamado Vínculo ao Telemóvel, que com o passar dos anos se foi aprimorando, sendo hoje em dia bastante estável. Permite atender chamadas no PC, responder a SMS, Whatsapps, Telegram, etc, ver qualquer notificação que receba no telemóvel, controlar a música, etc. Sabes o que é que eu fiz? Desliguei a funcionalidade. Porque cansei-me de estar sempre contactável, de estar sempre a receber notificações. Se quiser responder SMS sem pegar no telemóvel e sem estar a ser bombardeado por notificações, faço-o através do Chrome, que me permite ter o chat das mensagens Google.

                                      Tenho também há meses o Partilhar na Proximidade instalado no PC, que é na prática o Airdrop da Google. Aproximo o telemóvel ao PC e partilho ficheiros, fotografias, etc entre os aparelhos. Queres que te seja sincero? Experimentei na altura para ver como funcionava e não utilizei desde então uma única vez...

                                      De resto, tenho todos os documentos e fotografias na hora com o One Drive e Google Drive. Basta tirar uma fotografia com o telemóvel e passados 30 segundos está na App Fotografias do PC, tal como no Mac/iPhone. Sem chatices nem preocupações, é tudo através automático através do One Drive. E tal como no Mac, o One Drive também faz cópia do ambiente de trabalho, por isso tenho tudo à mão no telemóvel.

                                      Já com o meu smartwatch é a mesma coisa, tirando 3 ou 4 notificações a nível lembretes, bancos e chamadas, desliguei todas as notificações de mensagens, whatsapps e grupos e apps não essenciais. Não quero passar o dia a levantar o pulso a ver emojis nem a ler mails ou mensagens da treta. Utilizo o smartwatch para controlar a minha saúde e assim vai continuar.

                                      Por isso, e no meu caso, ter abandonado o ecossistema da Apple foi a melhor decisão que tomei. É verdade que uma pessoa pode sempre desligar as notificações, mas já se sabe, as coisas funcionam bem e a pessoa vê isso como uma mais valia, não como algo potencialmente nefasto. Hoje em dia, vejo ao contrário, não quero fazer parte de nenhum ecossistema, quero as coisas separadas. Não quero estar no PC e a ser bombardeado com chamadas, mensagens, notificações, whatsapps, etc. Nem estar a olhar para o pulso o dia todo para ver notificações.

                                      Em relação a "formatações e experiências afins" isso acaba por ser um mito que vai caindo por terra. Claro que se comprares um Android de 200€ não podes esperar milagres, vais ter problemas, mas quando tens topos de gama há uma atenção redobrada a nível tanto de hardware como de software. Claro que não estarão imunes a eventuais problemas, mas isso nem os iPhones estão. Basta ver que neste momento anda malta a queixar-se da rápida degradação da bateria dos iPhones 14 Pro (com menos de 1 ano) e de burn in do ecrã OLED em situações de uso do AOD. Isto num telemóvel que pode ultrapassar os 2000€...

                                      Posto tudo isto, não descarto o regresso aos iPhones. 😂

                                      Não por nenhum razão em específico, mas apenas ou porque sim, ou por algum bom negócio que me possa aparecer. Mas sempre com a consciência que do outro lado, e para a esmagadora maioria das pessoas, a experiência será quase idêntica. 😉



                                      Comentário


                                        Obrigado a todos pelas respostas!

                                        Eu no meu caso referente às funcionalidades específicas do ios que uso é o airdrop para ela enviar fotos/videos para mim.
                                        No caso de mudar para android como fazem para passar ficheiros de um lado para outro?

                                        Ando a ponderar num pixel6a porque quero algo limpo e sem lixo, incrível como já passou tanto tempo do último android que tive e ainda continuam a meter apps que não interessa a ninguém.

                                        Comentário


                                          Para onde queres passar os ficheiros?
                                          O Onedrive faz-te isso, ou Google Fotos.Basta teres backup activo, em qualquer Android / iOS.



                                          Comentário


                                            Como é que adicionam fotos a álbuns partilhados do Google photos via iPhone, sem o Google photos estar syncado?

                                            Comentário


                                              Quem está indeciso entre Samsung e a Apple, quando tiverem que recorrer à garantia da Samsung depois venham cá dizer como correu... 😁🤣

                                              Comentário


                                                Nunca tive nenhum iPhone até ter comprado um 7 usado há ano e meio e ter aguentado melhor que qualquer um dos Androids de 160 euros que comprei novos.

                                                Sem película de ecrã aguentou até hoje as muitas quedas no chão, nada esmurrado no vidro tal como um Nokia 3310.

                                                Vale a pena trocar pelo SE2/SE3, ou pelo tamanho do ecrã acham não vou tirar mais proveito do que tiro com o 7?

                                                É que o 7 tem aguentado razoável com certas apps de consumo de rotina, mas ja noto um lag aqui ou ali, o silent switch a não funcionar, o Wi-Fi a falhar as vezes ou o iPhone a ficar quente sem correr nada pesado.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Diamondplus Ver Post
                                                  Quem está indeciso entre Samsung e a Apple, quando tiverem que recorrer à garantia da Samsung depois venham cá dizer como correu... 😁🤣
                                                  Há coisa de uns dois anos (se calhar nem tanto), tive um problema (quase a terminar a garantia) com um Samsung comprado na Amazon.

                                                  Liguei para a assistência, disseram-me para ir a um reparador autorizado (no Porto). Fui lá deixar o telemóvel e quando estava pronto ligaram-me e fui levantar.

                                                  Sem qualquer stress ou problema.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Real Ver Post

                                                    Há coisa de uns dois anos (se calhar nem tanto), tive um problema (quase a terminar a garantia) com um Samsung comprado na Amazon.

                                                    Liguei para a assistência, disseram-me para ir a um reparador autorizado (no Porto). Fui lá deixar o telemóvel e quando estava pronto ligaram-me e fui levantar.

                                                    Sem qualquer stress ou problema.
                                                    Eu antes do boom da Samsung já comprava muita coisa da marca, certo dia quando comprei mais um produto deles, um LCD de 32" full HD, na altura era de gama média/alta, este apresentava nas laterais da tela um burning (aí de 2cm) bastante incomodativo, contactei a marca, o tipo que veio fazer a recolha disse logo que a tela tinha um problema, mas no relatório final para a Samsung era normal... devolveram-me a televisão tal como estava... e depois deram-me um mini cartão de memória num envelope como pedido de desculpas...

                                                    O LCD era tão bom de se ver que o despachei logo para um apartamento que o meu pai alugava e comprei uma Sony (que tinha uma imagem mil vezes melhor).

                                                    Resultado, Samsung é marca proibida na minha casa e na dos meus pais, tudo o era da marca e foi chegando ao final de vida foi logo substituído por outra marca diferente, neste momento só temos esse LCD nesse tal apartamento e na casa dos meus pais ainda existe um microondas da marca.

                                                    No sentido contrário, uma vez tive um problema de conexão bluetooth desde o inicio da compra com um Macbook Air (antes do aparecimento dos M1), substituíram peças inteiras ao abrigo da garantia e o problema mantinha-se, chegou um ponto em que a marca Apple resolveu dar-me um equipamento novo, até mais actualizado.

                                                    Está aqui a diferença na abordagem e resolução de problemas destas duas marcas...

                                                    Comentário


                                                      iOS e Android já são sistemas operativos muito maduros e portanto acho que é mais uma questão de hábito ou eventualmente gosto optar por um ou outro, do que propriamente razões práticas (desde que com hardware equivalente, claro. Comparar um Android de 300 euros com um iPhone não faz sentido).
                                                      Tendo tudo Apple, mas sendo também o "técnico" de serviço para alguns Android da família e amigos, a diferença que eu noto sobretudo é na consistência e na usabilidade a médio prazo. Aí penso que o iOS ainda tem uma pequena vantagem. A minha filha mais nova tem um iPhone X, que já foi meu. Está a fazer 6 anos e continua perfeitamente usável sem praticamente qualquer concessão. Só lho vou trocar este ano porque o X já não suporta o iOS 17. Mas vou ficar com um iPhone perfeitamente utilizável algures numa gaveta, que por um lado já não tem valor comercial interessante para vender, mas por outro vai ficar ali esquecido.

                                                      Comentário


                                                        O meu pai tem um Samsung S8 que eu comprei em 2017, usei e dei-lhe uns anos mais tarde. Ainda está bom e tira excelentes fotos, está novo.

                                                        Estamos a falar em 6 anos. Não custou foi 300€....

                                                        A minha senhora tem um Pixel 5 e está novo, tem 3 anos. E nem lhe falem em trocar (é o último com photos infinitas no storage).

                                                        Comparem like for like.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                                          O meu pai tem um Samsung S8 que eu comprei em 2017, usei e dei-lhe uns anos mais tarde. Ainda está bom e tira excelentes fotos, está novo.

                                                          Estamos a falar em 6 anos. Não custou foi 300€....

                                                          A minha senhora tem um Pixel 5 e está novo, tem 3 anos. E nem lhe falem em trocar (é o último com photos infinitas no storage).

                                                          Comparem like for like.
                                                          Ok, mas há quanto tempo a samsung deixou de atualizar o SO no S8? O ultimo deve ter sido o Android 10, para aí. O Android já vai no 13 a caminho do 14.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                                                            Ok, mas há quanto tempo a samsung deixou de atualizar o SO no S8? O ultimo deve ter sido o Android 10, para aí. O Android já vai no 13 a caminho do 14.
                                                            Não faço a menor ideia, sei que para o que o meu pai usa, ligar, whatsapp, alguns jogos, ler notícias, ouvir rádio, tirar e ver photos, etc, está perfeito. Ou seja, para 99% da população, está óptimo.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                                              Obrigado a todos pelas respostas!

                                                              Eu no meu caso referente às funcionalidades específicas do ios que uso é o airdrop para ela enviar fotos/videos para mim.
                                                              No caso de mudar para android como fazem para passar ficheiros de um lado para outro?

                                                              Ando a ponderar num pixel6a porque quero algo limpo e sem lixo, incrível como já passou tanto tempo do último android que tive e ainda continuam a meter apps que não interessa a ninguém.
                                                              Se tiveres PC instalas a app Partilhar na Proximidade, acaba por funcionar como o Airdrop. Abres a app, ele deteta o teu telemóvel, e partir daí é só enviares ficheiros. Simples. Mas se tiveres One Drive nem precisas disso. Eu na app Fotografias do Windows recebo no momento qualquer fotografia ou vídeo que fizer com o meu telemóvel, tal como no Mac/iPhone. Só precisas é de ter o One Drive ativo/instalado nos 2 aparelhos e ele faz automaticamente tudo.

                                                              Em relação ao modelo, eu também tenho um Pixel 6a que comprei em novembro do ano passado. Decidi não investir muito porque caso não me adaptasse e voltasse ao iOS, o investimento seria menor. É muito bom telemóvel pelo preço. Excelentes fotografias, software limpo, não tenho nada especialmente negativo a apontar.

                                                              Mas se fosse hoje, voltaria a comprar?

                                                              Não.

                                                              Percebendo que me adaptei bem ao SO, e estando no teu caso, esperaria mais 1 mês e meio e compraria ou um Pixel 7, ou um Pixel 7a. O 8 vai sair em princípios de outubro, por isso o preço do 7 e 7a vão baixar. Entre comprares agora o 6a diretamente à Amazon por 350€ ou esperares pelo 7 por cerca de 500/525€ ou o Pixel 7a por cerca de 450€, preferia apostar mais algum dinheiro em algo manifestamente superior. É a minha opinião. Agora se optares pelo 6a, e pelo preço, também ficarás com um telemóvel bastante capaz. 😉
                                                              Editado pela última vez por cjr; 17 August 2023, 10:22.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X