Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Governo pode fechar TAP

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    A TAP tem sido um verbo de encher ao longo de imensos anos e isso fez com que ela ficasse obesa, ou seja, com pessoal em excesso e com um estrutura demasiado pesada e disfuncional. Tal como a maioria das EP's.

    E por isso, torna também os encargos da empresa gigantescos, logo ou tem prejuízos continuados ou aumenta as receitas para conseguir suportar esses custos e ai chegamos aos preços que a TAP tem, especialmente nos voos internos, que é uma roubalheira.

    Seja por falência ou por venda, isto tem de levar uma enorme reestruturação, de forma a aliviar a estrutura da empresa e a tornar rentável.

    Agora não se pode é andar sempre pendurados no Estado e nos impostos dos contribuintes para tapar os buracos financeiros

    Mas como disse, falo da TAP como falo da maioria das EP's, como a RTP, RDP e outros sectores do Estado.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
      A cunha não tem muita força. Reparem que o custo do brevet é enorme.


      Cumps.
      E quantos tiram o brevet e depois não vão para companhias de aviação comercial? Digo-te que é a maior parte... Não é tirar o curso e já está lá dentro, senão era um investimento muito bom..

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
        Só mais uma coisa para o pessoal também não ficar a pensar que sou um extremista radical defensor dos pilotos, não gosto é de injustiças, até podiam ser as empregadas de limpeza da GroundForce! Também existe por lá muito sr. comandante quase na idade da reforma e que já quase não voam e a receber 10000€ mês, a TAP é a árvore das patacas para muita gente... enquanto houver esta mentalidade e estes seres existirem, não vai a lado nenhum!
        Fica-te bem essa solidariedade, pena que tenha que ser construida com dinheiros publicos!

        É exactamente a "velha guarda" que mina a Tap, e a maioria das EP´s, e são esses os primeiros que deviam procurar abrigo nas muitas companhias aereas internacionais muribundas.

        Ps. Não nao tenho asas, nem preciso delas para ter opinião formada nesta materia, Mas conheço, e tenho na familia quem as tem, e por exemplo não partilhe da tua opinião!

        Ah, e para te esclarecer, não nasci Patrão, antes de o ser, "verguei" a mola 13 anos como gestor de negocios numa Multinacional, na maioria dos dias 10 a 11horas por dia, e se queria ter remuneração variavel e (ou) premios, tinha que assegurar objectivos particulares e comuns!!!
        Editado pela última vez por 330i; 03 October 2009, 11:25.

        Comentário


          #64
          Que eu saiba todas as Empresas e Entidades do Estado possuem neste momento capacidade de realizar receitas próprias recorrendo a taxas mais alguns custos processuais. A questão que se levanta é a gestão dessas receitas e o seu enquadramento no OE. Neste momento qualquer cidadão suporta directa ou indirectamente a actividade de qualquer organização do Estado. Será justo o contribuinte ter que pagar continuamente a gestão ruinosa destas? Há EPs que pelo seu tipo de actividade nunca poderão dar lucro, mas é para isso que servem os impostos, certo? Um dia destes alguém terá que ter a coragem de fazer uma auditoria a todas estas EPs e poderão verificar que muitas delas para além de estarem inscritas no OE têm capacidade de gerar receitas próprias tal que até envergonharia muitas empresas ditas lucrativas a laborar no sector privado...


          Cumps.



          EDIT: Isto tudo para dizer só que não lixem mais o contribuinte, sff. E organizem-se!
          Editado pela última vez por augustus; 03 October 2009, 11:47.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post

            Quanto a essa noticia da média dos ordenados dos pilotos serem 8600€ é a maior anedota... O marido da minha prima, F.O de médio curso, ronda os 3500€. Um amigo meu com que agora mesmo estive e até lhe contei desta noticia , F.O de A330 (Longo curso) anda pelos 4000. Será muito para aquilo que fazem? Se calhar em longo curso até será, visto voarem pouco, mas isso também são regras de descanso obrigatório da ICAO...
            Fnoronha, esses ordenados que falas são brutos ou líquidos?

            é que se são em bruto... são uma verdadeira miséria.

            a notícia refere 8600 de média brutos, já se sabe que metade disso é limpo em impostos.

            Comentário


              #66
              deleted

              Comentário


                #67
                deleted

                Comentário


                  #68
                  deleted

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por - Ver Post
                    É complicado, mas há que valorizar a imaginação!
                    Eu acho que já nem, é uma questão de imaginação,

                    Mas sim de desconhecimento de com funciona ( ou não funciona!) uma Economia de Estado, ou de uma simples gestão do OE (!)

                    Ó PL, não me leves a mal, mas ou então um problema de feitio, não de defeito...

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                      Fnoronha, esses ordenados que falas são brutos ou líquidos?

                      é que se são em bruto... são uma verdadeira miséria.

                      a notícia refere 8600 de média brutos, já se sabe que metade disso é limpo em impostos.
                      São liquidos, o marido da minha prima por exemplo desconta quase 5000€... quando falam que um ordenado dos pilotos são em média 19 ordenados minimos esquecem-se de referir que são brutos, e a maior parte vai para impostos.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Fnoronha Ver Post
                        São liquidos, o marido da minha prima por exemplo desconta quase 5000€... quando falam que um ordenado dos pilotos são em média 19 ordenados minimos esquecem-se de referir que são brutos, e a maior parte vai para impostos.
                        Então mas os salários não são sempre brutos? Sempre que ouves uma proposta ou te falam de um salário é bruto!

                        É o preço que o empregado fica à empresa.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Então mas os salários não são sempre brutos? Sempre que ouves uma proposta ou te falam de um salário é bruto!

                          É o preço que o empregado fica à empresa.
                          O preço do empregado à empresa é superior ao seu ordenado bruto.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            O preço do empregado à empresa é superior ao seu ordenado bruto.
                            Correcto. Normalmente fora das contas fica o subs. de alimentação ou outros subsídios.

                            Cumps.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                              O preço do empregado à empresa é superior ao seu ordenado bruto.
                              Eu sei, tem de pagar a sua parte de segurança social, excepto em alguns casos que está isenta!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por - Ver Post
                                Engraçado teres essa opinião relativamente a Empresas Estatais e sustentadas com o dinheiro dos contribuintes e depois uma opinião quase 180º quando se falam de empresas privadas...

                                Alguma coisa está a faltar nesse raciocínio, isso parece mais a conversa de alguns conhecidos que por acaso..são FP's

                                Edit: E dizer isso num tópico dedicado ao buraco negro que é a TAP...epá...
                                Originalmente Colocado por - Ver Post
                                Incrivel... Não deves viver neste pais.

                                Com que então como é estatal não há espiga em ser um sorvedor de dinheiro dos contribuintes...

                                Já agora não deves conhecer muitas PME's para ainda as pintares como "abençoados"..

                                Até porque a FP nem tem peso nenhum no OE e afins...

                                Realmente mais cego que o que não vê é quem não quer ver
                                É verdade!

                                Mas falava-se de exequibilidade da TAP, da falta, ou não, de opção, da sustentabilidade e do quanto as regalias dos outros nos são incómodas por cá! A TAP foi um modelo de gestão há não muitos anos, quando saiu da crise anterior com este modelo que agora já não serve outra vez... porque os pilotos ganham demais... Será? Será que a reivindicação dos direitos, ou a simples manutenção das condições laborais são nos dias de hoje algo de assim tão incómodo?

                                Querem fragmentar e vender parcialmente a TAP? E, pá, vendam-na mas ponham-na a funcionar e a dar lucro, pois sabemos que é possível sem morder muito nos malfadados postos de trabalho e nas consequentes retribuições pelo dito.

                                Mas continua a assistir-se ao mesmo discurso miserabilista, o tal do não dá, não há, não se consegue! Mas, é curioso, as casas e os carros mais caros não só se continuam a vender como as respectivas vendas aumentaram exponencialmente... Não há crise no mercado imobiliário de luxo, tal como não o há para os carros desse segmento!

                                Também sabemos que alguns empresários "vendem" os números conforme lhe dá mais jeito, sobretudo que as empresas deles não rendem e o melhor é fecharem... abrindo com outro nome!...

                                Há, de facto, muita imaginação valorizável, temos de estar atentos!

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                  Entao achas que o "buraco no PIB", (presumo que te referes ao "deficite" ) é culpa das empresas que não criam riqueza suficiente, e não contribuem para a produtividade do País (!!!)
                                  Quem é que produz a riqueza do país, não são as empresas? E se a riqueza do país não é a que devia de quem é a responsabilidade? "Dos outros"?...

                                  E quem consume 34% dessa "insuficiente" riqueza gerando uma vizivel ineficacia, despesismo, greves e mais greves, ainda é vitima, porque acha que os seus impostos, são mal utilizados nos fundos e apoios cedidos a essas pouco produtivas Empresas (!)
                                  Sim, de quem é a responsabilidade? Dos simples empregados que cumprem a sua função, ou dos gestores de topo que têm esfrangalhado o país com a gestão que temos visto e, depois, ainda recebem chorudas e brutais indemnizações quando cessam os seus contratos de trabalho, como prémio?...

                                  Percebi bem o teu raciocinio PL?
                                  Percebeu o país o teu?...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Penso que todos concordamos que a culpa da situação da TAP não é da exclusiva responsabilidade dos pilotos. A estrutura da empresa foi sendo engordada com boys e outras cunhas, que representam hoje uma despesa incomportável.

                                    A solução é falência ou emagrecer a empresa, pois eu estou farto de suportar estes elefantes brancos com os meus impostos.

                                    Quanto aos pilotos, não percebi bem o argumento deles: queixam-se que ganham pouco quando comparado com outras empresas (europeias). Então... despeçam-se e vão trabalhar para essas empresas

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                      Quem é que produz a riqueza do país, não são as empresas? E se a riqueza do país não é a que devia de quem é a responsabilidade? "Dos outros"?...

                                      Sim, de quem é a responsabilidade? Dos simples empregados que cumprem a sua função, ou dos gestores de topo que têm esfrangalhado o país com a gestão que temos visto e, depois, ainda recebem chorudas e brutais indemnizações quando cessam os seus contratos de trabalho, como prémio?...

                                      Percebeu o país o teu?...
                                      Claro PL, o problema está em quem produz, não em quem esbanja (!)
                                      Sim a responsablidade tambem é dos primeiros, os segundos podias ter um pouco mais de consideração por eles e não os reduzires á insignificancia de apenas cumprirem a sua "simples" função..

                                      O País? tens razão,
                                      há muito que percebeu o meu raciocinio, e há muito que está farto de ver 34% do seu PIB consumido em EP´s esbanjadoras, e completamnte ineficazes!!!

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Penso que todos concordamos que a culpa da situação da TAP não é da exclusiva responsabilidade dos pilotos. A estrutura da empresa foi sendo engordada com boys e outras cunhas, que representam hoje uma despesa incomportável.

                                        A solução é falência ou emagrecer a empresa, pois eu estou farto de suportar estes elefantes brancos com os meus impostos.

                                        Quanto aos pilotos, não percebi bem o argumento deles: queixam-se que ganham pouco quando comparado com outras empresas (europeias). Então... despeçam-se e vão trabalhar para essas empresas
                                        O que sublinhei é o que eu penso ser a causa dos problemas financeiros, quer na TAP quer na maior parte das Instuições públicas ou empresas onde a liquidez começa a ser um problema!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                          Claro PL, o problema está em quem produz, não em quem esbanja (!)
                                          Continuas a não ler tudo o que eu escrevo, pois se tivesses lido tinhas visto referências a essas causas todas e a muitas outras...
                                          Sim a responsablidade tambem é dos primeiros, os segundos podias ter um pouco mais de consideração por eles e não os reduzires á insignificancia de apenas cumprirem a sua "simples" função..
                                          E continuas a não perceber o real alcance das minhas palavras, daí, quiçá, dizeres uma barbaridade destas.

                                          Então eu fiz algum tipo de redução de valia dos que cumprem, não, como dizes, a sua "simples" função, mas daqueles "simples empregados que cumprem a sua função"? Não percebes que aqueles que cumprem a sua função honram o seu dever e não têm culpa de que os que gerem o seu trabalho o não façam correctamente a ponto de colocar a estabilidade financeira em perigo?

                                          O País? tens razão,
                                          há muito que percebeu o meu raciocinio, e há muito que está farto de ver 34% do seu PIB consumido em EP´s esbanjadoras, e completamnte ineficazes!!!
                                          Mas em que é que se enbanja o dinheiro? Em salários, querem ver!...

                                          Onde se esbanja dinheiro, o nosso dinheiro, é nos tachos e no que se retira a uns para dar ... aos que mais têm. Onde se esbanja dinheiro é nas derrapagens orçamentais, nos trabalhos a mais, nas negociatas.

                                          Não, não se esbanja dinheiro nos que apenas cumprem e honram o seu vencimento. Esbanja-se é nos outros...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                            Continuas a não ler tudo o que eu escrevo, pois se tivesses lido tinhas visto referências a essas causas todas e a muitas outras...
                                            E continuas a não perceber o real alcance das minhas palavras, daí, quiçá, dizeres uma barbaridade destas.

                                            Então eu fiz algum tipo de redução de valia dos que cumprem, não, como dizes, a sua "simples" função, mas daqueles "simples empregados que cumprem a sua função"? Não percebes que aqueles que cumprem a sua função honram o seu dever e não têm culpa de que os que gerem o seu trabalho o não façam correctamente a ponto de colocar a estabilidade financeira em perigo?

                                            Mas em que é que se enbanja o dinheiro? Em salários, querem ver!...

                                            Onde se esbanja dinheiro, o nosso dinheiro, é nos tachos e no que se retira a uns para dar ... aos que mais têm. Onde se esbanja dinheiro é nas derrapagens orçamentais, nos trabalhos a mais, nas negociatas.

                                            Não, não se esbanja dinheiro nos que apenas cumprem e honram o seu vencimento. Esbanja-se é nos outros...
                                            Até podia, mas não vou fazer-te uma lista das empresas, organismos e entidades que esbanjam o nosso dinheiro, pela simples razão de que sabes bem quais são!

                                            Todos nós sabemos, porque as privadas, não esbanjam o que é teu nem meu (!)

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por 330i Ver Post
                                              Percebe-se com alguma facilidade que a tua "proximidade" á causa te leve a defender a tua dama,

                                              Já não se percebe que te tolde a racionalidade de tal modo que acuses de mediocres e ignorantes, todos os que considerem que é imoral, inaceitavel, e desajustado, que os Pilotos, numa epoca de crise mundial, com a Tap, lutando para sobreviver num espaço aereo, e economico disputadissimo, num País onde a esmagadora maioria das pessoas nao têm aumento há dois anos, achem que podem paralizar uma Empresa, porque querem aumentos de dois digitos (!!!)

                                              Então vou dar-te a minha opinião, (para tu rotulares de mediocre e ignorante)
                                              Se Fernando Pinto e a sua equipa de gestão nao estivesse na Tap, esta já não existia, não sei que idade tens, e se te lembras de como era gerida a Tap, nas anteriores Administraçoes,(!!!)

                                              Mas eu lembro-me muito bem.

                                              PS. E já agora, há por aqui outros users, com asas!
                                              Fizeste-me agora lembrar uma criatura que andou por lá, um tal Cardoso e Cunha julgo que era, não sei se ainda é, um boy do PSD. O homem dos buracos financeiros foi tb. comissário da Expo 98. Não se sabe ao certo quantas empresas levou á falência.
                                              Esse nem o seu próprio dinheiro conseguiu administrar, ao que li foi declarada a sua falência pessoal pelo tribunal de Comércio de Lisboa. Isto mostra bem que tipo de pseu-gestores temos tido a gerir as empresas públicas deste país.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Laparo Ver Post
                                                Fizeste-me agora lembrar uma criatura que andou por lá, um tal Cardoso e Cunha julgo que era, não sei se ainda é, um boy do PSD. O homem dos buracos financeiros foi tb. comissário da Expo 98. Não se sabe ao certo quantas empresas levou á falência.
                                                Esse nem o seu próprio dinheiro conseguiu administrar, ao que li foi declarada a sua falência pessoal pelo tribunal de Comércio de Lisboa. Isto mostra bem que tipo de pseu-gestores temos tido a gerir as empresas públicas deste país.
                                                Parece que ainda há gente que gostaria de ver a Tap nas mãos desse tipo de Gestores (!!!)

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Draivin Ver Post
                                                  sei que não ajuda muito, até já deves conhecer a notícia, mas aqui fica.

                                                  Pilotos da TAP ganham em média 8600 euros - Bolsa - DN

                                                  eu arrisco algo entre os 10 e os 15 mil euros em bruto.
                                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                  Isso parecem-me ordenados fixos...agora mete aí as mais valias...e vais ver que dispara para os 8000€
                                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                  A minha humilde opinião de quem tem um amigo piloto na TAP:

                                                  Esse meu amigo uma vez teve-me a contar que a Easyjet por cada avião tem 2 pessoas em terra, a TAP já não me lembro bem, mas era um absurdo mesmo a diferença...

                                                  Eu voo sempre na Easyjet e vejo que o avião está a chegar por exemplo com o voo do Porto e os mesmos pilotos nem saem do avião e fazem o voo de regresso, chegando lá e voltando de novo para Genebra. Sem sair do avião.. Pelo que me apercebi do meu amigo ele já chegou a voar para aqui à 6ª ao fim da tarde e só voltou a voar no Domingo de manhã.

                                                  Quanto aos salários, Fnoronha, ele foi para a TAP acabadinho de sair da formação igual à que estás a tirar e olha que não ganha nada mal. Pelo que ele diz 3.500€ sendo que tem cantina paga em Lisboa, subsídio de transporte (paga o gasóleo e sobra) e quando está fora dão-lhe uma diária que é bem maior do que ele gasta.

                                                  Quanto ao ter de ser bom para ir para a TAP, eu diria, tem de ter cunha! Ou estou errado?

                                                  Não vamos meter a culpa da TAP estar onde está nos pilotos, mas que a TAP tem de dar uma volta tem. E irá dar, como é de esperar.


                                                  2 comandante da frota de medio curso que conheço, recebem a volta de 9000 euros brutos, mas para casa levam cerca de 4000 euros

                                                  isso das ajudas no estrangeiro, serem maior do que eles gastam, só se o pessoal não comer, porque o que eles recebem as vezes quase nem chega para a refeição

                                                  se acham que um piloto ganha muito então o que dizer do fernando pinto que ganha 18 mil contos, e ta sentado numa cadeira no chão

                                                  os pilotos tem sempre mais de 100 vidas a bordo, e a sua responsabilidade


                                                  volto a dizer que o problema da tap é o numero elevado de pessoas que nada faz, porque o pessoal de terra dava para uma lufthansa ou uma british que tem cerca de 250 aviões

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Pessoalmente só tenho pena que as restantes EP's não tenham gestores da categoria do Fernando Pinto

                                                    Gestores profissionais, com um absoluto conhecimento do mercado e do meio aonde as suas empresas estão inseridas.

                                                    Ao invés, temos tido e temos ainda uma maioria de gestores de nomeação politica, que apenas serve para pagar favores políticos a apoiantes e amigos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                      2 comandante da frota de medio curso que conheço, recebem a volta de 9000 euros brutos, mas para casa levam cerca de 4000 euros
                                                      Qual é a taxa de IRS ?

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Há um provérbio Russo que se aplica muito bem às Empresas de Capital do Estado:

                                                        "Só há uma coisa que cresce mais nas mãos dos outros do que na do próprio"

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                                                          Qual é a taxa de IRS ?
                                                          O máximo que pode descontar é 42% mas não sei se atinge esse escalão

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                                                            A TAP já vai tarde. E a ir, é preciso fazer as coisas em condições.

                                                            - Ou vai de vez e se "oferece" ou vende-se as rotas a algum operador (e não faltam pretendentes)

                                                            - Ou faz-se como se fez à GM nos EUA. A empresa vai à falência e cria-se uma nova, com a mesma infra-estrutura e mesmos aviões... mas sem funcionários e os que serão contratados, serão ao preço que a administração quer, os que quer e sem direito a reclamações. Só vantagens!


                                                            Pelo meio, talvez fosse melhor congelar o novo aeroporto até vermos no que isto dá-

                                                            O pessoal fala de barriga cheia...

                                                            certamente gostariam que o vosso patrão chegasse ao pé de vós, vos pusesse na rua e depois vos oferecesse o ordenado mínimo, para vos recontratar, numa nova empresa.

                                                            E se calhar o ordenado mínimo é demais... avancemos antes com o pagamento do ordenado em géneros, usando umas ideias que andam por aí...

                                                            Toda a gente reclama das regalias que os outros têm, mas:
                                                            • Nem lutam vocês por condições melhores. Comem e calam e depois os outros é que são maus.
                                                            • Nem mudam para os tais sitios/empregos que são só maravilhas e regalias. Porque não concorrem?
                                                            Não sou piloto, sem trabalhador da tap, nem estou de modo nenhum afiliado com a TAP.

                                                            Acho uma falta de tacto dos sindicatos pedirem 1.000€ de aumento nos tempos que correrm.

                                                            Mas por outro lado, a greve custou à companhia o equivalente a um ano de aumentos.

                                                            Será que aceitar as exigências seria assim tão impraticável?

                                                            Não foi só o não ceder pelo não ceder?

                                                            E os outros sindicatos? Não vejo os sindicatos da manutenção a fazerem greve... estarão eles todos satisfeitos? Vão também esses para a rua para recomeçar uma nova empresa?

                                                            Uma companhia aérea de Bandeira não é estratégico para o país? Na minha opinião é. Tal como o é a RTP e a CP, e o Metro (Lisboa, Porto) e a Carris, e os STCP e as águas de portugal, edp, galp, etc...

                                                            Há coisas que na minha opinião não devem sair do controlo do estado. No dia em que tudo isso for 100% privado, ainda vamos chorar muito.

                                                            Just my 2 cents.

                                                            um abraço a todos

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Os prejuízos da TAP são fáceis de perceber, até para o utilizador comum.

                                                              Ainda ontem vim de Londres-Heathrow, tarifa Discount (ficou praticamente ao mesmo preço que se fosse pela Easyjet e essa só voa para Luton ou Gatwick...), num bom horário (bem melhor do que se arranjava na easyjet para se aproveitar o dia da volta, por exemplo). Vim na fila 6 junto à Executiva porque fiz check-in online.

                                                              Tive jornal (nos voos que vêm para cá eles distribuem no avião e não fazem distinção o que é benéfico para quem voa em Discount já que teoricamente não se tem direito a jornal/revista...) e ainda bebi um copo de um excelente vinho (nada baratinho, diga-se ), água, coca-cola, chá, café, para além da habitual sandes + sobremesa.

                                                              Junte-se a isto os custos operacionais por via de colaboradores MUITO bem remunerados, a manutenção de rotas pouco lucrativas por "interesse estratégico" do país (veja-se que para os PALOPs, só recentemente a procura da rota angolona começa a permitir lucro digno de registo...) e...

                                                              ...obviamente que assim uma empresa é um buraco sem fundo, por "melhor administrada" (dentro das suas condicionantes sociais e "estratégico-nacionais") que seja comparativamente ao passado*...

                                                              Do ponto de vista do consumidor, actualmente "sabendo aproveitar a TAP" (comprando Discount antecipadamente, check-in online...), tem-se um excelente value for money.

                                                              O que não acontecia no passado recente, diga-se.

                                                              * Apesar de reconhecer qualidades à equipa do Fernando Pinto, eles o ano passado geriram mal a TAP por via de más compras efectuadas na área dos combustíveis. Aliás, ainda em 2009 a TAP está a pagar por esse erro.
                                                              Editado pela última vez por Andre; 06 October 2009, 17:14.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X