Como diz o instrutor a Mota não é nada😅. Uma chinesa kymco. Para já sinto que tenho muito a explorar ainda com ela e acima de tudo a aprender. Vamos ver😊
Continuo convencido que pagar mais de 2k por qualquer 125 4t é uma estupidez total. Sobre essa KTM é pesquisar quanto custa isso NOVA na India.
Eu não estou na Índia felizmente, e essa forma de ver as coisas aplicas a tudo que existe la. Quanto pagas por um telemóvel lá e cá? A meu ver não tem grande sentido, mas são opiniões.
Quando a mota mais interessante que aparece mencionada na capa da MJ é a RG Gamma dos anos 80, e a segunda mais interessante é uma Royal Enfield. Não vejo nada de bom no futuro.
Gelo é muito complicado. Em zonas em que é expectável haver gelo é andar devagar, fazer os possíveis utilizar os trilhos já feitos pelos carros, inclinar o menos possível e ser o mais suave possível no geral (acelerador, travão, inclinação, etc).
Tudo recomendações boas. Mas apanhando gelo numa extensão de estrada considerável é chão na certa. Só milagre salva.
Ja cai no gelo. Não há hipótese. Não há aderência dos pneus. É física. Lol. A mota dança. Reto sem acelerar nem curvar. A mota não se segura. Borracha não tem aderência.
Única coisa que safa as pessoas é apanhar gelo em 1 metro estrada e logo depois tem aderência. Agora apanhar gelo em 20-50
Metros. Já fostes.
Estou claro a falar da camada de gelo fina. Não de neve.
é evitar todas as sombras por se não dá o sol mais provável ter gelo e áreas que suspeitemos que tenham tido água e como dizes seguir o rasto dos pneus dos carros na estrada.
Só isso.
Ainda há pouco li que morreu um em Guimaraes 25 anos. Despiste mota por causa do gelo.
Editado pela última vez por beterraba; 29 January 2023, 23:45.
Tenho saído de casa com 3º/4º, e tem sido agreste. Já está assim há mais de uma semana.
O pior são as mãos. O corpo com o equipamento térmico a coisa passa bem, mas nas mãos não há milagres. Já dei por mim a ver luvas aquecidas, mas o preço não é nada simpático.
Olha, comprei umas na amazon, por cerca de 70€, e apesar de não ficares com as mãos QUENTES, fazem toda a diferença. São fáceis de vestir e tirar, têm uma bateria que pelo menos 2h aguentam (É o tempo que gasto por dia), em cada luva. Agora as mesmas estão um pouco mais caras, cerca de 80€.
Continuo convencido que pagar mais de 2k por qualquer 125 4t é uma estupidez total. Sobre essa KTM é pesquisar quanto custa isso NOVA na India.
não há grande coisa abaixo disso.
a 125 tem um "premium" por poder ser conduzida sem carta. Eu costumo dizer que vale a pena os 400€ pela carta, porque depois dá pra comprar motas de tamanho/cilindrada "normal" quase pelo preço de uma 125. é só mais o transtorno de tirar a carta
Entretanto hoje foi dia de visitar o Montejunto. Mas primeiro tive de fazer uma pequena paragem para o lanche. É obrigatório. Ir ao Montejunto e não comer um hambúrguer ou uma tosta é um crime .
Desta vez faltou foi a companhia, mas para a próxima já não vai ser assim .
Onde está o intruso?
Aqui está confirmado a estereótipo do nosso deprimente "parque motociclo"... em 7 motas, 4 são MT/CB.... só falta aí uma GS de cereja no topo do bolo.... E ali no fundo a CBR escafiada com 25 anos que aposto que não marca mais de 30mil km 😁
Esta semana fui 2 dias a Paris e vi motas que não vejo aqui o ano todo. Temos mesmo uma cultura fraca nestas coisas.
Onde andam os bravos de Janeiro?
Hoje apanhei o dia mais frio do ano (dos últimos anos).
Cheguei a apanhar 5ºC (trajeto A5-Lisboa)
Bem, na semana passada apanhei quase sempre abaixo de 3º... Não tenho termómetro na moto, mas passo por uma farmácia, cuja temperatura mais baixa que marcou foi 0º. e a mais alta, na sexta-feira foi 5º. Valeu-me as luvas aquecidas e a camisola térmica. Na quinta-feira foi estranho, não senti tanto frio, mas nessa farmácia marcava 1º, e apanhei os campos cheios de geada até chegar aqui. Vim bastante borradinho com medo de ir ao chão.
Aqui está confirmado a estereótipo do nosso deprimente "parque motociclo"... em 7 motas, 4 são MT/CB.... só falta aí uma GS de cereja no topo do bolo.... E ali no fundo a CBR escafiada com 25 anos que aposto que não marca mais de 30mil km 😁
Esta semana fui 2 dias a Paris e vi motas que não vejo aqui o ano todo. Temos mesmo uma cultura fraca nestas coisas.
Pensei exatamente o mesmo, é meio deprimente.
Aí não vês GS porque provavelmente é um dos grupos de escape aberto tão amados pelos proprietários de MTs.
Se fosse um grupo ou de passeios ou de malta mais endinheirada, provavelmente das 7 motas 5 seriam GSs 😁
Claro que isto é tudo estereótipos da minha parte, mas infelizmente há alguma verdade.
Temos um grupo aqui do fórum onde nos juntamos frequentemente para fazer uns km de passeio, no qual não há nenhuma Yamaha ou Honda, e apenas uma GS mas sem malas do Tibete... É uma lufada de ar fresco em compração com os grupos com que geralmente nos cruzamos :D
Também devo andar a apanhar temperaturas a rondar os 0º. As luvas de inverno já muito usadas não estão a cumprir, pelo que tem sido penoso... Mas a chamussa não se nega
Aqui está confirmado a estereótipo do nosso deprimente "parque motociclo"... em 7 motas, 4 são MT/CB.... só falta aí uma GS de cereja no topo do bolo.... E ali no fundo a CBR escafiada com 25 anos que aposto que não marca mais de 30mil km 😁
Esta semana fui 2 dias a Paris e vi motas que não vejo aqui o ano todo. Temos mesmo uma cultura fraca nestas coisas.
Não é que não tivesse aparecido nenhuma GS. Apareceram 2, e juntas. Mas já vieram tarde demais para a foto .
Tal como um grupo com 1 DTR, 3 DT50 (2 delas aldrabadas), uma RKV125 e ainda uma Macal Vanguard 500s. Na torre avistei ainda uma Suzuki Wolf 50
E um pequeno complemento de notícias relacionadas com a KTM:
"KTM CEO Stefan Pierer has gone on record to confirm that the widely reported 490cc parallel twin-cylinder engine platform has been shelved. It’s said that the Austrian firm is hedging its bets on a 690 twin instead."
Editado pela última vez por Some1; 30 January 2023, 17:40.
Também devo andar a apanhar temperaturas a rondar os 0º. As luvas de inverno já muito usadas não estão a cumprir, pelo que tem sido penoso... Mas a chamussa não se nega
Cump.
Olha uma pergunta: A tua hymalaian agora com o tempo frio não tem acendido a luz de motor? Ultimamente tem andado mais vezes com ela acesa que apagada. Já liguei a um software de diagnostico, que diz que é o erro P0196, temperatura de óleo do motor fora dos parâmetros. Pelo que já li, é relativamente normal e que existe uma reprogramação para aumentar o intervalo mínimo e máximo para não estar sempre a acender. Quando chegar a altura da revisão dos 5000km vou falar acerca disso. Agora que arranjei o cabo adaptador obd apago logo aquilo, mas ainda assim chateia.
Estive a ler o manual da duke e grande parte da manutenção parece-me bastante básica de fazer, gostava de experimentar trocar óleos e filtros. Conhecem algum site onde se pode mandar vir isso? Obrigado
O óleo acho que aconselham o Motorex. Tens de ver a especificação por causa da embraiagem banhada a óleo, se for o caso. Andei a pesquisar na net e havia uma loja qualquer no norte onde era um pouco mais barato do que na amazon.
Por acaso quando vi a foto da tua tive saudades da 390 Adventure do ponto de vista da estética, qualidade de alguns dos equipamentos, da posição das peseiras, descanso lateral que estão melhor pensados. Do ponto de vista mecânico prefiro claramente a Honda mas o 390 acima das 6k a 7k é um foguete e tenho a sensação que andava mais do que o 500 Honda. Mas o honda ainda está no início da rodagem, acho que ainda não chegou aos 300 km. Esta semana apesar do frio voltei a trazer a mota para Lisboa.
Olha uma pergunta: A tua hymalaian agora com o tempo frio não tem acendido a luz de motor? Ultimamente tem andado mais vezes com ela acesa que apagada. Já liguei a um software de diagnostico, que diz que é o erro P0196, temperatura de óleo do motor fora dos parâmetros. Pelo que já li, é relativamente normal e que existe uma reprogramação para aumentar o intervalo mínimo e máximo para não estar sempre a acender. Quando chegar a altura da revisão dos 5000km vou falar acerca disso. Agora que arranjei o cabo adaptador obd apago logo aquilo, mas ainda assim chateia.
Nada, às vezes, muito raramente embrulha um pouco no 1º arranque da manhã, mas pega sempre à primeira
Interessante terem metido um motor em V, podiam fazer outros modelos com ele.
Mas prefiro quando fazem algo mais próprio e menos colado a modelos de outras marcas.
Nada, às vezes, muito raramente embrulha um pouco no 1º arranque da manhã, mas pega sempre à primeira
Luzes de aviso, nada mesmo.
Cump.
Ela pega sempre bem a primeira, e trabalha sempre certinho. Por vezes, se a coloco a trabalhar e não arranco logo com ela, meto-me a estrada e lá acende o raio da luz do motor. Se não apagar manualmente, fica acesa durante uns 200 ou 300 km e depois apaga.
Agora já consigo apagar a luz, mas de qualquer forma, em principio para a semana vou deixa-la para fazer a revisão dos 5000km e vou pedir para eles verem aquilo
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