Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
    Que casas sao essas que nao precisam de aquecimento? serão em Africa?

    É que em Portugal as casas com isolamento ficam mais protegidas do calor e do frio, mas pelo facto de terem isolamento nao aquecem se um dia tiver frio, ou seja se tiver 0º a casa com isolamento estará a 12-15º na melhor das hipoteses.(numa visão mto optimista)
    a malta que conheço que mora em casas relativamente novas
    nem precisa de talvez aquecimento central... mas claro que tem o aquecedor,
    agora ah claro.. refiro me a apartamentos

    um aquecedorzito na sala ligado no minimo e outros nos quartos no minimo ta a coisa feita
    e alguns apartamentos não se pode com frio e ate conheço 1 caso de um edificio assim
    acho que nao puseram roofmate na placa do ultimo piso.
    é tipo 3000W ligados constantemente e tens esses 12 15 graus é mt mau.

    moradias não conheço mt, por acaso. q estranho.

    Comentário


      #92
      Aquecimento central c/ apoio paineis solares

      O melhor e mais eficiente aquecimento (inverno) e futuramente arrefecimento (no verão) é aquecimento central, com apoio de paineis solares tubos de vacuo, ou CPC. È uma energia limpa e barata.
      Editado pela última vez por caramba; 16 December 2009, 10:15.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
        Eu estou calmo; tu é que estás a dizer que os outros não sabem do que falam...

        Vamos lá ver:
        As caldeiras funcionam e aquecem bem a casa, MAS, a sua relação entre o consumo energético (diesel ou gás), e o calor que produzem é das piores em comparação com outras soluções de aquecimento/climatização!


        Ou seja são os dois bons, mas um gasta metade do que o outro; logo, um é muito mais eficaz (energicamente) do que o outro, embora o resultado pratico seja o mesmo!
        Então mas isso foi o que eu disse é bom mas é caro pois o gas em portugal é caro, logo em portugal é pouco usado

        Agora vai para um pais onde o gas seja barato como o norte da europa ou mesmo a russia e vais ver o que é bom.

        Ou seja lá por se eficiente em calor nao quer dizer que seja em preço.

        Atenção que os sistemas a gas nunca defendi em portugal nem os a diesel que fazem muita poluição , tal como nunca me viste defender as lareiras, que fazem uma fumarada medonha.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por maxwell Ver Post
          a malta que conheço que mora em casas relativamente novas
          nem precisa de talvez aquecimento central... mas claro que tem o aquecedor,
          agora ah claro.. refiro me a apartamentos

          um aquecedorzito na sala ligado no minimo e outros nos quartos no minimo ta a coisa feita
          e alguns apartamentos não se pode com frio e ate conheço 1 caso de um edificio assim
          acho que nao puseram roofmate na placa do ultimo piso.
          é tipo 3000W ligados constantemente e tens esses 12 15 graus é mt mau.

          moradias não conheço mt, por acaso. q estranho.
          Na construção em portugal muito aquecimento que "serie" é mais para vender casas (apartamento)que realmente eficaz, foi o que se fez com a moda das lareiras e depois com o sistema de caldeira a gas.

          No entanto actualmente o sistema avac é o unico oficial, todo o que é feito a nivel de construção de luxo e serviços é tudo com sistema avac e a coisa funciona, e tambem dá para o verao.

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por NiGhTb0y Ver Post
            Uso o teu post mas serve para várias coisas que já têm sido comentadas.

            As vezes este forum é incrivel, discute-se por uma coisa tão simples como um aquecimento.

            A Habitação É R/C.

            Nao posso nem quero por lareira.

            Não tenho gás em casa, nem sequer é hipotese por qualquer solução combustivel. a unica fonte de energia é elétrica.

            Paineis / aerogeradores é possivel, mas a nivel do prédio. está a ser discutido, nao entra agora para a equação.

            De facto estar a gastar dinheiro em Aquecedores + AC parece-me um pouco estupido. mesmo que o AC seja ligeiramente eficiente, fico com dois problemas resolvidos


            Agora, tenho lido por aqui que há AC/s com eficientes 1, 2 3... seja la o que for. Como é que posso identificar os modelos mais eficientes?

            Provavelmente não me fiz entender.
            O que escrevi foi que nos quartos como as áreas são pequenas se não quiseres investir tanto dinheiro podes comprar uns termoconvectores eléctricos (17€ no Lidl) ou em alternativa os aparelhos de AC. Obviamente que nunca os dois em conjunto pois seria uma duplicação do sistema.
            A minha casa é muito bem isolada e não tenho problemas com o calor no verão (Não sinto portanto necessidade de AC) e posso-te afirmar que nos quartos, com cerca de 12 m2 cada, os termoconvectores ligados na potência de 1250W dão um ambiente excepcional. Mais eficientes ainda são os termoventiladores, mas têm o defeito do ruído. Estes dois aparelhos tem ainda a vantagem de ser portáteis, não requerem instalação e não tem manutenção e são tão baratos que quando avariam compra-se outro.
            Na sala penso que com uma área tão grande não tens outra hipótese a não ser os AC. Na minha casa para uma área de 50 m2 tenho uma lareira com recuperador de calor que dá bem conta do recado (40€ lenha por mês com 6 horas de funcionamento em dias uteis e 16 horas aos sábados e domingos).
            Não te esqueças é de confirmar a potência que tens contratada e se verificares ser insuficiente, vê se podes contratar mais ou não. É que se o projecto da tua habitação for por exemplo de 6,9 Kw a EDP mesmo que peças de joelhos não te fornece mais!

            Comentário


              #96
              Um pouco offtopic, mas o que fazer quando se tem o aquecimento central entupido e tambem o que fazer para prevenir?

              Comentário


                #97
                Continuando...
                Como te disse não sinto necessidade de colocar AC na minha habitação e por isso nunca me informei, mas penso que os aparelhos de AC já estão classificados em termos energéticos como os restantes aparelhos eléctricos em clasee A, B, C...etc.
                E depois há ainda a questão dos filtros que cada um utiliza e dos custos de manutenção destes filtros.

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Um pouco offtopic, mas o que fazer quando se tem o aquecimento central entupido e tambem o que fazer para prevenir?
                  Entupido?
                  Deve é estar a necessitar de ser purgado. Ar em excesso não deixa a água circular....

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                    Entupido?
                    Deve é estar a necessitar de ser purgado. Ar em excesso não deixa a água circular....
                    Pelos vistos o caudal nos radiadores e' muito baixo. A minha namorada nao sabe explicar muito bem. Mas nao pode haver ferrugem nos tubos/radiadores e entupir?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Pelos vistos o caudal nos radiadores e' muito baixo. A minha namorada nao sabe explicar muito bem. Mas nao pode haver ferrugem nos tubos/radiadores e entupir?
                      Não creio...a tubagem costuma ser em cobre, logo não enferruja.

                      Vê lá a caldeira...provavelmente tem água abaixo da pressão recomendada.
                      Vais ter que meter água( se não for automático) e purgar o sistema....o ar não deixa circular a água.
                      Mais alguma coisa...manda.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                        Não creio...a tubagem costuma ser em cobre, logo não enferruja.

                        Vê lá a caldeira...provavelmente tem água abaixo da pressão recomendada.
                        Vais ter que meter água( se não for automático) e purgar o sistema....o ar não deixa circular a água.
                        Mais alguma coisa...manda.
                        Neste fim de semana tenho de ver isso!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                          Continuando...
                          Como te disse não sinto necessidade de colocar AC na minha habitação e por isso nunca me informei, mas penso que os aparelhos de AC já estão classificados em termos energéticos como os restantes aparelhos eléctricos em clasee A, B, C...etc.
                          E depois há ainda a questão dos filtros que cada um utiliza e dos custos de manutenção destes filtros.
                          os filtros acaba por não ser tão complicado como os pintam, quem me montou os AC, disse-me como se tiravam, e que bastava tira-los, dar uma sacudidela, ou passa-los por água se tivessem muito sujos, seca-los e voltar a colocar-los e para o fazer nas mudanças de verão para inverno e de inverno para verão. Mas claro que cada modelo deve ter as suas características únicas e se nos meus Panasonic os filtros são de simples manutenção não quer dizer que em outros modelos/marcas o mesmo se passa.

                          Acabem lá com as discussões malucas das caldeiras a gás ou a gasóleo muito boas para os países do centro e leste da Europa que o homem já deve estar mais confuso com o melhor aquecimento central do que quando abriu o tópico.

                          Que eu saiba, anda não se paga por pedir orçamentos, o autor do tópico que contacte 4 ou 5 empresas do ramo que as oiça sobre a melhor forma de ter a casa quente e depois que decida.

                          Eu mantenho-me fiel à minha linha de pensamento, sei que o AC pode não ser a melhor solução de aquecimento, mas acaba por ser uma boa solução para um pais com um clima como Portugal. Uma vez que não tenho dinheiro para montar um sistema para ter a casa quente no inverno e para ter a casa fresca no verão.

                          Comentário


                            Na minha opinião, um BOM aparelho de AC é a melhor opção para aquecimento, uma vez que com o mesmo valor também se pode usar nos dias de calor para refrescar a casa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Na minha opinião, um BOM aparelho de AC é a melhor opção para aquecimento, uma vez que com o mesmo valor também se pode usar nos dias de calor para refrescar a casa.
                              Nao é apenas a tua opinião mas a opinião dos profissionais, o sistema "oficial" em portugual é o AC... obras de serviços, edificios de luxo, hospitais, fabricas, centros comerciais, etc...é tudo com sistemas de AC.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Sansoni7 Ver Post
                                Não creio...a tubagem costuma ser em cobre, logo não enferruja.

                                Vê lá a caldeira...provavelmente tem água abaixo da pressão recomendada.
                                Vais ter que meter água( se não for automático) e purgar o sistema....o ar não deixa circular a água.
                                Mais alguma coisa...manda.
                                Exacto!
                                Deve ter pouco pressão no circuito de aquecimento!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por xsaraman Ver Post
                                  Continuando...
                                  Como te disse não sinto necessidade de colocar AC na minha habitação e por isso nunca me informei, mas penso que os aparelhos de AC já estão classificados em termos energéticos como os restantes aparelhos eléctricos em clasee A, B, C...etc.
                                  E depois há ainda a questão dos filtros que cada um utiliza e dos custos de manutenção destes filtros.



                                  Os filtros não tem praticamente custos de manutenção; é só retirar, limpar e voltar a colocar!
                                  A maioria pode ser lavada e duram toda (ou quase toda), a vida útil do aparelho!

                                  Comentário


                                    É muito importante num aparelho de ar condicionado averiguar qual o seu COP (valor que determina o coeficiente energetico para aquecimento) e o EER (para arrefecimento). Quanto mais altos forem estes valores melhor.
                                    Outro aspecto a ter em atenção na minha opinião é o ruido, e obviamente, a marca é de extrema importancia.

                                    Comentário


                                      O sistema mais barato e amigo do ambiente é meter 10 pessoas dentro da divisão a aquecer. São sempre cerca de 1000W sem custos..

                                      Comentário


                                        Boas.
                                        Peço desculpa mas não li todas as respostas pelo que não sei se já alguém falou nisto.
                                        Para mim, a forma de aquecimento mais eficiente que temos de momento é o piso radiante.
                                        E tanto pode ser eléctrico, a gás ou a diesel, como quiserem.
                                        A temperatura é mais uniforme por toda a divisão e habitação, logo mais eficiente.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                                          Boas.
                                          Peço desculpa mas não li todas as respostas pelo que não sei se já alguém falou nisto.
                                          Para mim, a forma de aquecimento mais eficiente que temos de momento é o piso radiante.
                                          E tanto pode ser eléctrico, a gás ou a diesel, como quiserem.
                                          A temperatura é mais uniforme por toda a divisão e habitação, logo mais eficiente.


                                          Piso radiante electrico é uma bela porcaria, com agua(aquecida a gas ou diesel) tem pouca eficacia e tambem é mais mau que bom, é apenas um sistema que por sinal tem que ser MUITO bem feito pois nao dá para reparar depois de feito.

                                          Seja como for ha sistemas MUITO melhores desses 2 nem dados os queria.
                                          Editado pela última vez por Nephilim; 21 December 2009, 13:49.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                            Piso radiante electrico é uma bela porcaria, com agua(aquecida a gas ou diesel) tem pouca eficacia e tambem é mais mau que bom, é apenas um sistema que por sinal tem que ser MUITO bem feito pois nao dá para reparar depois de feito.

                                            Seja como for ha sistemas MUITO melhores desses 2 nem dados os queria.
                                            Em termos de conforte é dos melhores. Simplesmente porque não te aquece o ar. Na Suíça é piso radiante, não se sente o calor mas estamos quentes. Aqui em Portugal é aquecimento centrar, mas sente-se o ar mais pesado e muitas vezes com mais temperatura tenho os pés frios!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                              Em termos de conforte é dos melhores. Simplesmente porque não te aquece o ar. Na Suíça é piso radiante, não se sente o calor mas estamos quentes. Aqui em Portugal é aquecimento centrar, mas sente-se o ar mais pesado e muitas vezes com mais temperatura tenho os pés frios!
                                              Nao é radiante em todo o lado, devem ter outro sistema paralelo não?, quem teve na suiça conta que tem o sistema de radiadores como em frança e alemanha, por isso devem haver varios sistemas.

                                              No chao o unico que pode ter eficacia é a agua e mesmo assim requer um chao especial , por norma faz mais estragos que beneficios, alem de o chao se for em madeira isola o calor que é produzido na betonilha, o aquecer a laje em demasia pode nao ser nada bom se fizer o aço dilatar dentro do betão, etc...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                Piso radiante electrico é uma bela porcaria, com agua(aquecida a gas ou diesel) tem pouca eficacia e tambem é mais mau que bom, é apenas um sistema que por sinal tem que ser MUITO bem feito pois nao dá para reparar depois de feito.

                                                Seja como for ha sistemas MUITO melhores desses 2 nem dados os queria.
                                                Tem reparação como outro sistema qualquer desde que se projecte bem a instalação coisa que em Portugal, projectos são ainda muito mal executados e, claro, a instalação também deve ser bem executada.
                                                Atenção que não sou vendedor nem nada que se pareça, estou apenas ligado à construção e tenho alguma formação também.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                  Nao é radiante em todo o lado, devem ter outro sistema paralelo não?, quem teve na suiça conta que tem o sistema de radiadores como em frança e alemanha, por isso devem haver varios sistemas.

                                                  No chao o unico que pode ter eficacia é a agua e mesmo assim requer um chao especial , por norma faz mais estragos que beneficios, alem de o chao se for em madeira isola o calor que é produzido na betonilha, o aquecer a laje em demasia pode nao ser nada bom se fizer o aço dilatar dentro do betão, etc...
                                                  Tal como já respondi acima é tudo uma questão de ser bem projectado e instalado. Claro que sistemas do género devem ser pensados e projectados antes da construção da habitação. Colocá-los depois da habitação construída é que não resulta bem e pode causar problemas pois a habitação não foi projectada a pensar no sistema .
                                                  Lá fora, especialmente nos paises mais frios, usa-se muito o piso radiante, por alguma razão deve ser.....
                                                  Editado pela última vez por Thor26; 21 December 2009, 16:15.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                    Nao é radiante em todo o lado, devem ter outro sistema paralelo não?, quem teve na suiça conta que tem o sistema de radiadores como em frança e alemanha, por isso devem haver varios sistemas.

                                                    No chao o unico que pode ter eficacia é a agua e mesmo assim requer um chao especial , por norma faz mais estragos que beneficios, alem de o chao se for em madeira isola o calor que é produzido na betonilha, o aquecer a laje em demasia pode nao ser nada bom se fizer o aço dilatar dentro do betão, etc...
                                                    Em termos de conforto térmico, não há nada melhor que piso e tecto radiantes. O calor (ou o frio, no caso do tecto) são espalhados pela divisão de maneira uniforme, ao contrário de tudo que seja radiadores, ventilo-convectores, etc. onde o calor é intenso junto à fonte e se escapa para cima...

                                                    O único senão é a inércia térmica no arranque e o preço (que está cada vez mais acessível).

                                                    A montagem é muito rápida e o sistema é muito mais fiável que há uns anos largos atrás, ficou a fama que também os painéis solares apanharam.
                                                    Editado pela última vez por cuica; 21 December 2009, 15:54.

                                                    Comentário


                                                      Aproveitado este tópico, alguem me sabe responder quais os consumos para duas soluções de aquecimento?
                                                      O objectivo seriam manter apenas duas divisões de 10m2 cada a uma temperatura ambiente agradável (21º?), durante 4 a 6 horas por dia. Não prentendo instalar AC, devido ao ruido (por muito pouco que seja), correntes de ar e por não necessitar de arrefecimento nos outros períodos do ano.

                                                      Estava a considerar 2 hipóteses:

                                                      1-com um custo inicial mais baixo (50-100€), um irradiador a óleo para cada divisão (potência?)

                                                      ou

                                                      2-uma solução mais cara (250-300€), com um emissor térmico deste tipo, com 750-1000w de potência.

                                                      Partindo do príncipio que iriam ter um período de funcionamento de 5 horas/dia, alguém consegue fazer uma previsão dos custos?

                                                      Obrigado

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                        (...), tal como nunca me viste defender as lareiras, que fazem uma fumarada medonha.
                                                        Fumo, só o que é expelido para o exterior através da chaminé , com as condições óptimas em termos de espaço interior, uma lareira é uma hipótese tão válida como outra qualquer, será por mero acaso que em espaços rústicos onde por muitas vezes as condições climatéricas são mais adversas que há muito se coloca lareiras ou mesmo em projectos turisticos ditos modernos,

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                          Nao é radiante em todo o lado, devem ter outro sistema paralelo não?, quem teve na suiça conta que tem o sistema de radiadores como em frança e alemanha, por isso devem haver varios sistemas.

                                                          No chao o unico que pode ter eficacia é a agua e mesmo assim requer um chao especial , por norma faz mais estragos que beneficios, alem de o chao se for em madeira isola o calor que é produzido na betonilha, o aquecer a laje em demasia pode nao ser nada bom se fizer o aço dilatar dentro do betão, etc...
                                                          Tava a falar do local/casa onde vivo. Cada apartamento tem o seu sistema como em qualquer lugar!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Tava a falar do local/casa onde vivo. Cada apartamento tem o seu sistema como em qualquer lugar!
                                                            Mas o teu é só piso radiante? e o chão é de que?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Thor26 Ver Post
                                                              Tem reparação como outro sistema qualquer desde que se projecte bem a instalação coisa que em Portugal, projectos são ainda muito mal executados e, claro, a instalação também deve ser bem executada.
                                                              Atenção que não sou vendedor nem nada que se pareça, estou apenas ligado à construção e tenho alguma formação também.
                                                              Que tipo de aquecimento radiante te referes?

                                                              o electrico demora muito a aquecer e gasta bastante, acaba por ser uma opção dispendiosa logo é partida.

                                                              O a agua bem melhor, tem de ser bem instalado, e convem o tampo ser de pedra ou mosaicos, madeira tambem serve mas aí o madeira tem de ser de madeira que com o tempo nao sofra com o calor, o sistema aquece muito o chão, já vi casos do chao saltar todo como calor com as mudanças de temperatura.

                                                              Que sistema de chão usam para este tipo de aquecimento?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X