Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Aquecimento eficiente - o que melhor existe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Em termos de conforto térmico, não há nada melhor que piso e tecto radiantes. O calor (ou o frio, no caso do tecto) são espalhados pela divisão de maneira uniforme, ao contrário de tudo que seja radiadores, ventilo-convectores, etc. onde o calor é intenso junto à fonte e se escapa para cima...

    O único senão é a inércia térmica no arranque e o preço (que está cada vez mais acessível).

    A montagem é muito rápida e o sistema é muito mais fiável que há uns anos largos atrás, ficou a fama que também os painéis solares apanharam.
    O tecto radiate pode ser interessante para sotão pois é loodo no eto falso, mas lá está o sistema é caro m2 e cada metro gasta 150-200w teria de ser quase a area toda para se tornar eficaz o que sao muitas placas e muitos watt de electricidade.
    Alem disso nao sei se me agrada ver o tecto falso em madeira estar sujeito ao calor.

    No entanto é um caso aponderar mas com duvidas na eficacia do sistema.

    Comentário


      Originalmente Colocado por TripleSeven Ver Post
      Aproveitado este tópico, alguem me sabe responder quais os consumos para duas soluções de aquecimento?
      O objectivo seriam manter apenas duas divisões de 10m2 cada a uma temperatura ambiente agradável (21º?), durante 4 a 6 horas por dia. Não prentendo instalar AC, devido ao ruido (por muito pouco que seja), correntes de ar e por não necessitar de arrefecimento nos outros períodos do ano.

      Estava a considerar 2 hipóteses:

      1-com um custo inicial mais baixo (50-100€), um irradiador a óleo para cada divisão (potência?)

      ou

      2-uma solução mais cara (250-300€), com um emissor térmico deste tipo, com 750-1000w de potência.

      Partindo do príncipio que iriam ter um período de funcionamento de 5 horas/dia, alguém consegue fazer uma previsão dos custos?

      Obrigado
      Com radiadores de oleo, se for de 2000W, em cerca de 1h deves conseguir subir a temp dos 13º para os 21, e depois deve funcionar a meia carga.

      isto da-te com tarifa normal 2* 2000W * 1h *0.12€/hora = 0,5€ por hora no periodo inicial
      nas 4 horas seguintes, gastarias 2 * 1000W *.12€por hora 0,25€ por hora

      Entao, gastarias por dia 0,5*1 + 0,25*4 = 1,5€ por dia, 45€ por mes.

      Comentário


        Obrigado pela ajuda.

        Em Portugal raramente temos mais que 1 a 2 meses de inverno mais rigoroso, com temperaturas baixas, e isso leva a que a maior parte das pessoas não dê muita importancia aos aspectos relacionados com o bom isolamento e climatização das habitações. Claro que depois quando chega o frio a sério anda tudo a bater o queixo com frio

        Cumprimentos

        Comentário


          Entao e as biolareiras???

          Sao boas? Pelo menos bonitas sao.

          Comentário


            Sei que já existe um tópico na primeira página de off topic, mas esta situação é um pouco diferente pelo que não deve ser incluída no mesmo.

            Assim rapidamente, que soluções estão a ver para um sotão com revestimentos pouco isoladores, logo temperaturas excessivas no Verão e gelo no Inverno? O ano passado tentei desenrascar-me com termo-ventiladores, mas deixa um ar estranho, até me dá dores de cabeça...

            Precisava de algo relativamente económico. Aqueles AC portáteis resultam? Não estou a ver como montar um sistema com ligação ao exterior, por isso tinha de ser práctico...

            Obrigado

            Comentário


              Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
              Sei que já existe um tópico na primeira página de off topic, mas esta situação é um pouco diferente pelo que não deve ser incluída no mesmo.

              Assim rapidamente, que soluções estão a ver para um sotão com revestimentos pouco isoladores, logo temperaturas excessivas no Verão e gelo no Inverno? O ano passado tentei desenrascar-me com termo-ventiladores, mas deixa um ar estranho, até me dá dores de cabeça...

              Precisava de algo relativamente económico. Aqueles AC portáteis resultam? Não estou a ver como montar um sistema com ligação ao exterior, por isso tinha de ser práctico...

              Obrigado
              O problema está aí! para as coisas funcionarem bem o melhor era esse sotao ser isolado por dentro isso é o mais importante.

              Comentário


                Pois é isto agora sem o porco nem aqueçe nem arrefe-se ..

                Comentário


                  Boas!

                  Ontem fui ver aparelhos para aquecer 2 quartos e 1 sala, e estava para comprar este, que está em promoção no Intermarché por 99,90 €:




                  Salamandra Eléctrica, c/ Comando e Ventilação, Pot.: 1800 W, Ref. 60571258 (podem ver aqui, no topo da página 4 à direita).

                  Mas depois o funcionário indicou-me e recomendou-me antes o seguinte:



                  Painel Aquecedor em Fibra de Cimento, Pot.: 400 W, Dim.: 60 x 60 cm, Ref.: 60605879 (que podem ver aqui, na página 7 à esquerda).


                  Segundo o funcionário, este era muito mais eficiente, porque só consome 400 W em vez de 1800 W (embora o outro tenha um modo para 1000 W). Ah, e custa 89,90 € cada um. A minha questão é: será que isto é assim tão mais eficiente que a salamandra? O tamanho que eles dizem que aquece é 12 m2, mas um dos quartos e a sala têm mais do que isso. E que "basta" ligar durante 5 horas para colocar a uma temperatura de 22º C. Mas, e se com a salamandra basta ligar 1 hora para ter a mesma temperatura? Não estarei a gastar mais do que um aparelho que consome menos por hora, mas que precisa de mais tempo para atingir temperatura "X"?

                  Alguém tem experiências com este tipo de aparelhos? Obrigado a todos.

                  Comentário


                    foge desse painel! é pura treta!!
                    A placa só gasta 400W a hora, mas não te podes esquecer que nunca desliga(não tem termostato) ta sempre a mamar luz, e mais não tem ventilação forçada, isto é demora muito tempo a espalhar o calor.
                    Enquanto que a salamandra eléctrica tem ventilação e aquece muito mais depressa.

                    Isto dos aquecedores é como o motor dos carro: la por um motor ser mais potente não que dizer que consome mais.
                    Editado pela última vez por Tux; 17 October 2010, 22:34.

                    Comentário


                      http://forum.autohoje.com/off-topic/...convector.html

                      Comentário


                        Isso é treta.

                        Calor num apartamento o melhor é o sistema AVAC com a vantagem de servir durante o verão o resto é conversa.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Isso é treta.

                          Calor num apartamento o melhor é o sistema AVAC com a vantagem de servir durante o verão o resto é conversa.
                          Sem duvida! no meu caso só não optei por isso, por estar numa casa alugada, e por serem aparelhos muito caros.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                            Sem duvida! no meu caso só não optei por isso, por estar numa casa alugada, e por serem aparelhos muito caros.
                            num apartamento um termoventilador e um aquecedor a oleo tambem fazem algum calor mas é uma brincadeira comparando com um sistema avac claro.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Tux Ver Post
                              foge desse painel! é pura treta!!
                              A placa só gasta 400W a hora, mas não te podes esquecer que nunca desliga(não tem termostato) ta sempre a mamar luz, e mais não tem ventilação forçada, isto é demora muito tempo a espalhar o calor.
                              Enquanto que a salamandra eléctrica tem ventilação e aquece muito mais depressa.

                              Isto dos aquecedores é como o motor dos carro: la por um motor ser mais potente não que dizer que consome mais.
                              Ele não está sempre a mamar luz, porque eu ligo-o e desligo-o quando quiser, ainda que manualmente.

                              A minha dúvida prende-se mesmo com a eficiência da relação entre consumo de energia/aquecimento do quarto.

                              Comentário


                                É uma comparação totó, mas da mesma forma que nos supermercados tem que vir mencionado o preço/kg, nos sistemas de aquecimento também deveria vir mencionado o gasto energético por unidade de aquecimento produzida (ou algo do género que isto de termos técnicos não é comigo)

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                  Ele não está sempre a mamar luz, porque eu ligo-o e desligo-o quando quiser, ainda que manualmente.

                                  .
                                  Ainda gasta mais,,, se o desligas não gasta mas tambem não aquece se o ligas não aquece a sala pois só fica eficaz depois de aquecer o aparelho e depois de aquecer é que aquece e mal a sala no entanto está sempre a gastar.

                                  Sistemas baratos de aquecimento tens um termo ventilador ou um aquecedor a oleo, esses gastam mas pelo menos aquecem alguma coisa.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                    É uma comparação totó, mas da mesma forma que nos supermercados tem que vir mencionado o preço/kg, nos sistemas de aquecimento também deveria vir mencionado o gasto energético por unidade de aquecimento produzida (ou algo do género que isto de termos técnicos não é comigo)
                                    Só que isso não é linear... tu podes ter um aquecedor a oleo e ser muito ficaz num quarto de 12m2 e até pode estar no minimo e tem termostacto, mas esse mesmo aquecedor pode no maximo não ser nada eficaz num quarto de 9m2.

                                    Isso porque o calor produzido necessário está relacionado com as perdas energeticas que o proprio quarto tem.

                                    Portanto se querem calor barato, a melhor solução é começar por isolarem termicamente(tambem serve para o verão) essa divisão e depois disso qualquer aparelho tem uma rentabilidade notável até mesmo os sistemas baratos, e claro poupam energia.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Só que isso não é linear... tu podes ter um aquecedor a oleo e ser muito ficaz num quarto de 12m2 e até pode estar no minimo e tem termostacto, mas esse mesmo aquecedor pode no maximo não ser nada eficaz num quarto de 9m2.

                                      Isso porque o calor produzido necessário está relacionado com as perdas energeticas que o proprio quarto tem.

                                      Portanto se querem calor barato, a melhor solução é começar por isolarem termicamente(tambem serve para o verão) essa divisão e depois disso qualquer aparelho tem uma rentabilidade notável até mesmo os sistemas baratos, e claro poupam energia.
                                      Mas ao menos tinhas uma noção da eficiência energética e do desempenho do aparelho em si. As restantes variáveis obviamente dependiam de quem o adquirisse.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Ele não está sempre a mamar luz, porque eu ligo-o e desligo-o quando quiser, ainda que manualmente.

                                        A minha dúvida prende-se mesmo com a eficiência da relação entre consumo de energia/aquecimento do quarto.
                                        Compras um AC e problema resolvido !

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                          Compras um AC e problema resolvido !
                                          Eu quero uma solução barata e eficaz!

                                          Comentário


                                            AC !

                                            O custo inicial é elevado mas a sua utilização é mais barata e o equipamento muito mais eficiente do ponto de vista energético.


                                            Mas tu é que sabes...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              O problema está aí! para as coisas funcionarem bem o melhor era esse sotao ser isolado por dentro isso é o mais importante.
                                              Exacto, mas isolar agora todo o sotão não fica barato

                                              Não existirá outra solução (que certamente ficará mais barato que isolar)?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                Eu quero uma solução barata e eficaz!

                                                Com um AC normal, com os 400W dessa treta de por na parede tens uns 1000W de calor espalhados na sala.. Em minutos e com muito menos energia electrica aqueces a casa...

                                                Enquanto que essas coisas de por na parede gastam 400W para produzir 400W de calor, transformam basicamente 100% da energia electrica em calor, um AC so transfere calor da rua para dentro de casa, com uma 'eficiencia' de 200 a 300% conforme a temperatura exterior..

                                                Para alem das capacidades de convecção dessas superficies planas serem uma treta... têm de estar a temperaturas que causam queimaduras para aquecer algo de jeito..

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mariorenato Ver Post
                                                  Com um AC normal, com os 400W dessa treta de por na parede tens uns 1000W de calor espalhados na sala.. Em minutos e com muito menos energia electrica aqueces a casa...

                                                  Enquanto que essas coisas de por na parede gastam 400W para produzir 400W de calor, transformam basicamente 100% da energia electrica em calor, um AC so transfere calor da rua para dentro de casa, com uma 'eficiencia' de 200 a 300% conforme a temperatura exterior..

                                                  Para alem das capacidades de convecção dessas superficies planas serem uma treta... têm de estar a temperaturas que causam queimaduras para aquecer algo de jeito..
                                                  Está aqui a resposta. Qualquer aquecedor eléctrico tem a mesma eficiência, que é de 1 (100%), isto porque o mais fácil é transformar energia eléctrica em calor usando uma resistência. Podem ter vários aspectos, vários preços, etc, mas a rentabilidade é sempre a mesma.
                                                  Por isso podem comprar o mais barato que encontrarem que o resultado é o mesmo. Eu prefiro termoventiladores ou convectores que tenham ventoinha que dê para ligar/desligar. Um termoventilador consegue aquecer uma divisão bastante rápido devido à ventoinha.

                                                  Esses de parede só se for daqueles a sério que acumulam energia, e podem acumular energia durante a tarifa mais baixa, para quem tem bi-horário. Mas para o que custam então mais vale ir para AC.
                                                  E aqui sim, os AC já têm níveis de eficiência energética tal como os restantes electrodomésticos. Os AC têm 2 níveis de eficiência, um para frio e outro para quente, EER e COP, se não me engano, e aqui vêem-se valores que vão desde 3 a 5.
                                                  Os AC conseguem eficiência superiores a 100%, daí que a longo prazo compensem sempre.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                    Exacto, mas isolar agora todo o sotão não fica barato

                                                    Não existirá outra solução (que certamente ficará mais barato que isolar)?
                                                    Depende das dimensões do sotão... e se é de parede mesmo ou não.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por mariorenato Ver Post
                                                      Com um AC normal, com os 400W dessa treta de por na parede tens uns 1000W de calor espalhados na sala.. Em minutos e com muito menos energia electrica aqueces a casa...

                                                      Enquanto que essas coisas de por na parede gastam 400W para produzir 400W de calor, transformam basicamente 100% da energia electrica em calor, um AC so transfere calor da rua para dentro de casa, com uma 'eficiencia' de 200 a 300% conforme a temperatura exterior..

                                                      Para alem das capacidades de convecção dessas superficies planas serem uma treta... têm de estar a temperaturas que causam queimaduras para aquecer algo de jeito..
                                                      Na loja disseram que este maior tem de estar 5 horas ligado para colocar uma divisão de 12 m2 a 22º C. 5 horas?? Foi aí que comecei a duvidar um pouco da eficiência disto... (Até porque um dos quartos deve ter quase o dobro disso)

                                                      Comentário


                                                        É arranjar um AC ou um acumulador de calor e usar tarifa bi-horaria.
                                                        Editado pela última vez por Cahib; 18 October 2010, 18:59.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                                          Na loja disseram que este maior tem de estar 5 horas ligado para colocar uma divisão de 12 m2 a 22º C. 5 horas?? Foi aí que comecei a duvidar um pouco da eficiência disto... (Até porque um dos quartos deve ter quase o dobro disso)
                                                          Se um termoventilador ou termoconvector normalmente tem uma potência de 1500W ou 2000W, já podes ver que com 400W não vais longe.
                                                          Se chegas a casa e rapidamente queres uma divisão quente, o melhor é o termoventilador. Se queres a casa permanentemente quente o melhor é o AC.
                                                          Se queres uma coisa barata, mas sem o barulho do termoventilador, o melhor é o termoconvector, há os que têm ventoinha, mas normalmente dá para desligar.

                                                          Comentário


                                                            Radiadores de mica...


                                                            Alguém tem?

                                                            Perigos para saúde, existem?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                              É uma comparação totó, mas da mesma forma que nos supermercados tem que vir mencionado o preço/kg, nos sistemas de aquecimento também deveria vir mencionado o gasto energético por unidade de aquecimento produzida (ou algo do género que isto de termos técnicos não é comigo)
                                                              Não vem indicado o COP?

                                                              Coefficient of performance - Wikipedia, the free encyclopedia

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X