Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serviço militar obrigatório deveria voltar ?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Lisboa Ver Post
    Eu estudei e tirei a minha licenciatura graças ao serviço militar obrigatório .
    As minhas despesas foram pagas por o estado e graças a isso tive uma oportunidade de ser alguém.
    Antes de ingressar vivia em um dos bairros sociais com mais criminalidade de Lisboa .
    Na minha opinião se não fosse o SMO a esta hora estaria a trabalhar no talho , a vender droga , a consumir ou preso.
    E quantos fizeram o SMO e estão a vender droga, a consumir ou presos (retirei o trabalhar no talho, que não é desprimor para ninguém, nem percebo a relação com o resto).
    E quantos depois do SMO fizeram contrato e "agora" estão sem saber o que fazer, porque pouco sabem de válido para o mercado de trabalho?

    Se o fizeste, fizeste bem, eu também tirei a minha a trabalhar, numa privada, depois do SMO e o Estado não me pagou nada...

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
      Não me leves a mal, mas insistes em tirar conclusões a olho e extrapolando de uma pequena amostra para toda a população. E se eu te disser que o bairro em que cresci sempre foi manhoso, mas ficou os desacatos aumentaram drasticamente nos últimos 7 ou 8 anos, como é que ficamos? Na mesma, porque o teu bairro e o meu são uma migalha. O post do ChargerGTI já esclareceu a questão.

      Agora, podem é argumentar que, mais do que formação cívica para a malta nova, precisamos de uma reforma séria na justiça. E eu digo que prefiro as duas.
      Concordo claramente contigo, a malta nova precisa de formação, mas sem querer bater na mesma tecla não é o SMO que vai resolver o problema. Penso principalmente que a primeira formaçao deve ser feita em casa o que em muitos casos não acontece, ou porque os pais não tem tempo ou porque pura e simplemeste não querem saber.

      Comentário


        #63
        Mais uma vez... Aqui ninguem está a defender o SMO como ele era. Defendemos um SMO que incute principios a quem o frequenta, tal como acontece na Suiça, Finlandia, etc..

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
          E quantos fizeram o SMO e estão a vender droga, a consumir ou presos (retirei o trabalhar no talho, que não desprimor para ninguém).
          E quantos depois do SMO fizeram contrato e "agora" estão sem saber o que fazer, porque pouco sabem de válido para o mercado de trabalho?

          Se o fizeste, fizeste bem, eu também tirei a minha a trabalhar, numa privada, depois do SMO e o Estado não me pagou nada...
          Actualmente(últimos 10anos) nas FA há 3 opções para quem queira ir para lá , 1º-Fazer carreira=curso 2º-Contrato 6 anos aproveitando todas as regalias(e são muitas) que se tem para quem se dispõe a estudar cá fora(tirar um curso) 3º Estar lá só a receber o seu ordenado a espera que acabe os 6 anos(máximo permitido em contrato).
          Agora vai da cabeça de cada um e optar!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por RAD Ver Post
            Ora aí está uma resposta como deve ser.

            É certo que pode ter sido mais por causa do funcionamento da justiça do que do pelo fim do SMO...
            Se calhar também pelo aumento do custo de vida, com o aumento de desemprego, com o fim de muito trabalho do sector primário, com o afastamento de classes, etc.
            Diria que o aumento da criminalidade deve ser mais ou menos constante desde 74 em PT e comum com outros países desenvolvidos.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
              Actualmente(últimos 10anos) nas FA há 3 opções para quem queira ir para lá , 1º-Fazer carreira=curso 2º-Contrato 6 anos aproveitando todas as regalias(e são muitas) que se tem para quem se dispõe a estudar cá fora(tirar um curso) 3º Estar lá só a receber o seu ordenado a espera que acabe os 6 anos(máximo permitido em contrato).
              Agora vai da cabeça de cada um e optar!
              A carreira não é assim tão simples de entrar. Obviamente que podes aproveitar as regalias dadas aos militares, quanto às vagas próprias e afins ou não fazer nada (é o mesmo de trabalhar no Mac para ganhar uns trocos para o curso ou trabalhar por não querer fazer mais nada, as FA é um meio não um fim).
              Mas também tens recém licenciados contratados para lugares específicos, que ao fim de 6 anos tem um abraço e um queijo e contratam outros para as mesmas funções.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                A carreira não é assim tão simples de entrar. Obviamente que podes aproveitar as regalias dadas aos militares, quanto às vagas próprias e afins ou não fazer nada (é o mesmo de trabalhar no Mac para ganhar uns trocos para o curso ou trabalhar por não querer fazer mais nada, as FA é um meio não um fim).
                Mas também tens recém licenciados contratados para lugares específicos, que ao fim de 6 anos tem um abraço e um queijo e contratam outros para as mesmas funções.
                Pois fazer carreira não é fácil, mas no resto é basicamente o que disse vai da cabeça de cada um ,pois como dizes as FA são um meio e não um fim....

                Comentário


                  #68
                  Seja no modelo antigo, seja no modelo "Suíço" não tenho a menor dúvida.
                  Os putos estão a ser enganados, quer em casa quer na escola, onde as regras não são regra e não sabem lidar com as frustrações o que em termos futuros vai criar indivíduos desequilibrados sem grande noção do que é viver em sociedade.
                  Para mim foi, sem dúvida nenhuma o que me fez entrar na linha. Não era malcriado, não era chunga, só que pouco ou nada fazia. Na primária era dos mais espertos e depois por contingências da vida as coisas descarrilaram. Quando entrei ia com uma revolta brutal mas disposto a passar pela experiência sem grandes alaridos (castigos nem fins de semana) e até o fiz. Tinha o 9º ano e passados 7 anos estava a terminar o 3º ano do curso (na clássica e não foi pelo contingente militar), no 4º ano ainda recebi uma bolsa de estudo da tropa (não havia na altura fundo de desemprego) e depois no 5º ano o estágio já era remunerado. Sou profissionalmente feliz e reconhecido (mas instável), ascendi de classe social para a média, média baixa, sou um pai FELIZ e um marido razoável lol. Muito do que tenho devo à tropa e às regras que me foram incutidas.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Demoneeth Ver Post
                    (...)
                    Olha o que acontece no colégio militar. Tanta discplina e tanta mer** e andam os putos todos à chapada violenta lá dentro com lesões graves que até já foram notícia.
                    (...)
                    O mesmo acontece nas escolas "normais".

                    Conheço um miúdo que anda no Colégio Militar, nunca teve razões de queixa, e só lhe faz bem.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                      (...)
                      E mais, antigamente os "miúdos" morriam na guerra. Hoje morrem no dia da defesa nacional....
                      Vamos, então, acabar com os carros e com as estradas...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                        Esta é só uma pequena amostra do que faz as nossas forças armadas ....Ministério da Defesa Nacional

                        As forças armadas não servem só para guerrilhar , estão muito além disso, pelo menos na nossa realidade actual e no contexto em que nos inserimos!

                        Concordo que poderia haver mais uma reestruturação , pois houve uma a pouco tempo ,em que quartéis foram extintos e outros fundiram-se!

                        A questão das altas patentes infelizmente seguem os princípios dos políticos , são eles que mandam logo fazem o melhor para servir os seus interesses, e ai que os políticos tentem tocar nos meninos , resumindo esta tudo bem desde que um não incomode o outro, não é por acaso que raramente se ouve os Oficiais Generais a queixarem-se!!

                        Em cima postei o site do MdN mostram-do as missões em que Portugal esta inserido e participou , sabiam que Portugal recebe €€€ por essas missões e normalmente supera as despesas!!!!
                        Eu estive em missão no Líbano e o que a ONU dava por cada soldado português em missão superava em mais de metade o que eu recebia, e um soldado recebia muito bem(quase 300 contos/mês) e mais a ONU comparticipava com todas as despesas da nossa força , só tinha-mos de disponibilizar o material necessário para o cumprimento da missão! Ou seja o material é armas, blindados, equipamento táctico e etc....

                        Outra situação em que as FA são úteis, na vigia das nossas florestas , e consequente rescaldo em caso de incêndio ,com isso libertando os nossos Bombeiros para outros serviços que possam ser úteis ou até para poderem descansar depois de um combate a um incêndio.....
                        Há mais exemplos que podia dar.....

                        Cmp!
                        Confirmo.
                        Cumpri o serviço militar obrigatório, e eram os militares que patrulhavam a zona para prevenir
                        incêndios, e distribuíam água pela população quando havia seca.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por louri Ver Post
                          Mas na altura em que o SMO era obrigatório a nossa taxa de criminalidade não era baixa, pelo contrário era altissima. Será que os assaltos e as mortes eram feitos só por pessoas de outros paises?
                          Quê?!?!?!?!

                          Que idade tens?
                          Eu tenho 43 anos. E nunca houve tanta insegurança e criminalidade como agora.
                          Lamento, mas essa não cola.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por louri Ver Post
                            Se queres numeros não tos posso dar, mas se comparares as noticias que aparecem todos os dias com as de outros tempos vais ver que a diferença é pouca.
                            Ainda para mais estes dados que queres desde á muito tempo que são manipulados para que o povo portugues pense que a policia está a fazer um bom trabalho, quando na verdade é o contrario.
                            Deves estar a fazer confusão, ou no fórum errado...
                            Estamos aqui a falar de Portugal.
                            Aquilo que dizes não corresponde, de modo algum, à realidade.
                            Editado pela última vez por Nuno156; 25 May 2011, 00:02. Razão: quote errado

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por louri Ver Post
                              Mas na altura em que o SMO era obrigatório a nossa taxa de criminalidade não era baixa, pelo contrário era altissima. Será que os assaltos e as mortes eram feitos só por pessoas de outros paises?
                              Daqui a bocado esta a dizer que na altura do SMO era-mos pobres e agora estamos ricos!!!!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                Sem poder comparar com os anos 90

                                Dados do INE incluídos do relatório "Indicadores Sociais" publicados terça-feira concluem que a criminalidade aumentou em Portugal cerca de 10 por cento entre 2000 e 2006.

                                Rui Pereira disse que se regista uma "tendência de aumento", mas quando comparados os dados actuais com os de "há 20 ou 30 anos", recusando que essa subida se registe actualmente, como indicam os dados oficiais do INE.

                                Ou seja aumentam em relação a 20 ou 30 anos..

                                Criminalidade: Ministro escusa comentar estatísticas do INE que indicam aumento de 10 por cento em sete anos - Notícias Lusa - Sapo Notícias

                                Tive agora a ver dados no INE e têm vindo praticamene sempre a aumentar desde 1998
                                É do conhecimento comum.
                                Só quem é muito novo, ou quer atirar areia para os olhos dos outros, é que poderá dizer o
                                contrário.

                                Comentário


                                  #76
                                  Eu acho bem que se ensine pessoal a dar tiros com espingardas. Às vezes vejo malta da Cova da Moura e do Estrela de África que nem sabe fazer pontaria com uma G3, isto é inadmissível.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Pelo vistos não sabes o que é uma G3 ....

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por MrCeedSW Ver Post
                                      Pelo vistos não sabes o que é uma G3 ....
                                      Pelos vistos não sabes o que é ironia.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                        Pelos vistos não sabes o que é ironia.
                                        Eu percebi .... mas uma G3 na rua uma 6.35 ou algo do gênero teria ficado melhor....

                                        siga....

                                        Comentário


                                          #80
                                          Se querem, de facto, um sistema que transmita valores, responsabilidade cívica, que faça algo pelo país e pela população em geral então esqueçam serviço militar obrigatório e implementem serviço polícial obrigatório.


                                          De um modo geral é natural que quem fez tropa ache que faz bem e que quem não fez ache que não faz falta. É natural porque ambos têm razão. Existem aguns a quem a imposição de regras teria feito bem, a outros por mais imposição que haja de nada serve.
                                          Para mim o serviço militar assenta numa premissa que considero inaceitável; obediência (quase) cega à ordem de um (algo) superior. Como acho que nós, seres humanos temos de pensar, ponderar, equacionar e decidir com base na análise e raciocínio, fazer algo só porque alguém diz que sim custa-me um bocado. Claro que na nossa vida, iremos ser confrontados com isso noutras coisas; é inevitável. Mas de um modo geral será, de certa forma menos rígida.
                                          Penso também que as forças armadas servem uma função, mas não tenho dúvidas que essa função é melhor cumprida por individuos que a querem cumprir do que por quem seja obrigado. Assim sendo, serviço militar obrigatório, para mim, não tem razão de ser.
                                          Editado pela última vez por Torres; 25 May 2011, 04:10. Razão: Faltava a o "c" em cívica

                                          Comentário


                                            #81
                                            Devia voltar a ser obrigatório.
                                            Fazia bem a muitos putos de hoje.

                                            Comentário


                                              #82
                                              É uma questão complexa..

                                              Enquanto que por um lado não se pode negar que a falta de regras e disciplina está muito presente na nossa sociedade actual, e que na tropa "ensinam" esses mesmo valores, por outro.. não acho que deva ser obrigatório.. Acho que acima de tudo deve-se prezar a liberdade alheia, e quem quer vai, quem não quer não é obrigado..

                                              Poderia era existir algum tipo de angariação de novos voluntários, tornar a coisa mais atractiva. Tipo as campanhas dos USA da marinha, mensagens subliminares, seja o que for.

                                              Ou seja, usar de outros meios para atrair as pessoas, ao invés de obrigar todos os jovens do país a fazer algo contra a sua vontade.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Pazu Ver Post
                                                É uma questão complexa..

                                                Enquanto que por um lado não se pode negar que a falta de regras e disciplina está muito presente na nossa sociedade actual, e que na tropa "ensinam" esses mesmo valores, por outro.. não acho que deva ser obrigatório.. Acho que acima de tudo deve-se prezar a liberdade alheia, e quem quer vai, quem não quer não é obrigado..

                                                Poderia era existir algum tipo de angariação de novos voluntários, tornar a coisa mais atractiva. Tipo as campanhas dos USA da marinha, mensagens subliminares, seja o que for.

                                                Ou seja, usar de outros meios para atrair as pessoas, ao invés de obrigar todos os jovens do país a fazer algo contra a sua vontade.


                                                Isso enquadra-se no "contra a sua vontade". É uma forma de "lavagem cerebral".

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                  Eu dou-te um Panike. Na suiça existe o Serviço Militar Obrigatório e é um dos paises com menor taxa de criminaldiade, ou os Suiços não são saudáveis? Tal como os Noruegueses... Finlandeses...
                                                  Estás a dizer que há uma relação directa entre a criminalidade na Suíça e o SMO?!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
                                                    Defendemos um SMO que incute principios a quem o frequenta, tal como acontece na Suiça, Finlandia, etc..
                                                    Os jovens no SMO se levantavam da cama todos os dias cedo " válido para o mercado de trabalho ", com barba feita " válido para o mercado de trabalho " , arranjados " válido para o mercado de trabalho " , roupa impecável " válido para o mercado de trabalho "
                                                    Estavam sobre a autoridade " válido para o mercado de trabalho e quantos hoje não conseguem estar sobre autoridade e são despedidos"
                                                    Exercício físico " Faz bem exercício físico de manhã , actualmente pago ginásio para o fazer "
                                                    Imaginem a quantidade de jovens delinquentes ou jovens queques 1 ano ou mais neste regime , não seria uma hipótese do estado fazer alguma coisa por a sociedade .
                                                    E vamos esquecer que os pais é que devem dar educação porque já percebemos que isso não acontece.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                      SERVIÇO militar obrigatório aos 18 anos não, mas umas férias obrigatórias em ambiente militar para receberem a educação, os valores e a disciplina que frequentemente não recebem em casa, sim. Anualmente, a partir dos 12, para rapazes e raparigas de todas as classes sociais.
                                                      E vai ser na tropa que vais aprender isso ...

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Cadastrados, alunos indisciplinados com menos de 18 anos, sim. Agora meter todos no mesmo saco...nao me parece.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Eu sou a favor do serviço militar obrigatório, desde que não seja demasiado prolongado.

                                                          Mas algo do género 4 meses de recruta e mais 4 meses parece-me bem.

                                                          A tropa dá algumas noções de disciplina, rigor, etc. que nunca fizeram mal a ninguém.

                                                          Depois a recruta também me parece um bom estimulo fisico. Jugo que devia ser obrigatória para os 2 sexos.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Concordo, porque há alguns jovens que precisam de umas boas lições de rigor, de disciplina, de valores, de respeito, etc....

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              As Forças Armadas hoje em dia são inúteis e podiam render um pouco melhor os largos milhões investidos em equipamento que usufruem. A marinha já tem uma função, o resto poderá ser bem mais útil do que ficar de braços cruzados à espera de uma guerra que nunca poderíamos ganhar.
                                                              A orla costeira é bastante extensa e creio que os efectivos da marinha deveriam condizer com essa necessidade. Os restantes já fazem um pouco de tudo mas deveriam fazê-lo enquadrados numa imposição legal.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X