Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serviço militar obrigatório deveria voltar ?!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por augustus Ver Post
    As Forças Armadas hoje em dia são inúteis e podiam render um pouco melhor os largos milhões investidos em equipamento que usufruem. A marinha já tem uma função, o resto poderá ser bem mais útil do que ficar de braços cruzados à espera de uma guerra que nunca poderíamos ganhar.
    A orla costeira é bastante extensa e creio que os efectivos da marinha deveriam condizer com essa necessidade. Os restantes já fazem um pouco de tudo mas deveriam fazê-lo enquadrados numa imposição legal.
    Então os militares deviam fazer trabalhos de sapadores florestais, por exemplo?

    Comentário


      #92
      Quando vejo situações como a do tópico ao lado...

      http://forum.autohoje.com/off-topic/99473-jovem-espancada-e-video-publicado-no-facebook.html

      ...acho que deveria ser aplicado.
      Ainda ontem li uma noticia da policia em que dois (ou três, não me lembro) assaltaram uma estabelecimento e levaram uma televisão. A policia deteu-os, no entanto um era menor e foi entregue aos pais...é obvio que nunca mais vai fazer o mesmo

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
        Então os militares deviam fazer trabalhos de sapadores florestais, por exemplo?
        Para atiçarem mais o fogo? Não, obrigado!

        Mas gostei da proposta

        Vigilância é imprescindível e até podem dar alguma ajuda nisso, mas como disse, o Exército tem uma utilidade um pouco menor que uma Força Aérea ou uma Marinha.

        Por exemplo, podiam controlar e garantir a segurança de instalações/edifícios importantes: Fortes, Solares, Palácios, Castelos, etc. Não são assim tantos e são sítios que a GNR vai vistoriar uma vez em 6 meses...

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Lippe Ver Post
          Quando vejo situações como a do tópico ao lado...

          http://forum.autohoje.com/off-topic/99473-jovem-espancada-e-video-publicado-no-facebook.html

          ...acho que deveria ser aplicado.
          Ainda ontem li uma noticia da policia em que dois (ou três, não me lembro) assaltaram uma estabelecimento e levaram uma televisão. A policia deteu-os, no entanto um era menor e foi entregue aos pais...é obvio que nunca mais vai fazer o mesmo
          Ia falar do mesmo caso...

          Comentário


            #95
            Esta é daquelas perguntas que só devia ser respondida por quem foi à "tropa". Note-se que os valores da sociedade Portuguesa começaram a decair, precisamente depois do serviço militar obrigatório. Na tropa, não se aprende só a disparar uma arma. O mal de muitos users aqui do fórum, é precisamente esse: FALTA DE TROPA.

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por McDriver Ver Post
              E vai ser na tropa que vais aprender isso ...
              Se calhar não me expliquei bem:

              Originalmente Colocado por RAD Ver Post
              SERVIÇO militar obrigatório aos 18 anos não, mas umas férias obrigatórias em ambiente militar para receberem a educação, os valores e a disciplina que frequentemente não recebem em casa, sim. Anualmente, a partir dos 12, para rapazes e raparigas de todas as classes sociais.
              É isto:

              Originalmente Colocado por CharGerGTi Ver Post
              Mais uma vez... Aqui ninguem está a defender o SMO como ele era. Defendemos um SMO que incute principios a quem o frequenta, tal como acontece na Suiça, Finlandia, etc..
              Não lhe chamem SMO, chamem "Educação cívica com avaliações à medida do cão de Pavlov que habita em cada ser humano", se é que me faço entender. Se não fizer, não sei que mais vos diga...
              Editado pela última vez por RAD; 25 May 2011, 10:19.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                Esta é daquelas perguntas que só devia ser respondida por quem foi à "tropa". Note-se que os valores da sociedade Portuguesa começaram a decair, precisamente depois do serviço militar obrigatório. Na tropa, não se aprende só a disparar uma arma. O mal de muitos users aqui do fórum, é precisamente esse: FALTA DE TROPA.
                Claro que sim, aliás acabaste de descobrir a forma de salvar os valores não só da sociedade portuguesa como no mundo inteiro... serviço militar.
                Particularmente duas coisas que andam de mãos dadas, o poder bélico e os valores morais. Aliás, basta ligares a televisão na hora do telejornal e veres todos os militares no mundo inteiro a respeitarem os valores básicos da condição humana.

                E se tivermos em conta que a geração do SMO também não é um exemplo comportamental para todos, vemos que soubeste identificar perfeitamente como resolver uma eventual crise de valores.
                Digo eventual porque parece que de um momento para o outro achamos que estamos perante uma crise de valores quando se recuarem um pouco na história vêm que não é assim tão diferente dos anos 80/90, mas agora existe a internet para divulgar as coisas e todos ficam muito chocados.

                Comentário


                  #98
                  Sim, devia de voltar a ser obrigatório.

                  Entrei para a tropa com 18 anos e 2 meses (voluntário), estive lá 16 meses e só sai, por causa de namorada na altura, tive e tenho muita pena de não ter aproveitado melhor e de não ter prolongado o meu contrato.

                  "Que nunca por vencidos se conheçam"

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por COMBOIO Ver Post
                    Esta é daquelas perguntas que só devia ser respondida por quem foi à "tropa". Note-se que os valores da sociedade Portuguesa começaram a decair, precisamente depois do serviço militar obrigatório. Na tropa, não se aprende só a disparar uma arma. O mal de muitos users aqui do fórum, é precisamente esse: FALTA DE TROPA.
                    Nãi diria falta de tropa, mas muitos falam daquilo que não sabem, também estão no seu direito de mandar bitaites.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                      Nãi diria falta de tropa, mas muitos falam daquilo que não sabem, também estão no seu direito de mandar bitaites.
                      Sem dúvida que estão no seu direito. Mas falar sem conhecimento de causa, é o mesmo que cair no ridículo, sendo que isso só o faz quem quer.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                        Então os militares deviam fazer trabalhos de sapadores florestais, por exemplo?
                        Não, os militares devem estar no quartel sentados à espera que haja uma guerra! Não são bombeiros ou polícias....

                        Organizar os almoços e jantares já dá muito trabalho!

                        Comentário


                          Só acrescentar pequenas coisas, que poderão ser importantes:

                          - Dava por mim, aos fins de semana a arrumar o meu quarto, fazendo a cama e deixando-o organizado, coisa que não fazia.
                          - Dava por mim, cansado e a querer recuperar ao fim-de-semana, logo noitadas e certas parvoíces foram deixadas de lado.
                          - Dava por mim, com o sentido de estudo lá "em cima", nunca estudei, nem muito menos quis saber, nem nunca fui obrigado, mas na tropa, obrigam-nos a decorar canções e marchas, num curto espaço de tempo, principalmente canções (várias) e também conhecimentos de armas (3) no início, dei por mim a descobrir que estudar é fácil, basta .... estudar, loooll.
                          - Dava por mim, a querer desfazer a barba até ao fim-de-semana, a passar a ferro a minha roupa (coisa que nunca fazia) e ter os sapatos engraxados, ou as sapatilhas limpas.

                          É certo que muita coisa, com o tempo foi-se "desaparecendo", pelo menos até sair de casa, loolll. Mas a tropa é uma mais valia, para muitos miúdos, conheci até quem tivesse engordado nos 1ºs dias de tropa, coisa muito difícil, mas esse alguém passava fome em casa, portanto.

                          Comentário


                            Que imagem imaculada que se tem de quem foi à tropa. Devo ter azar, só devo ter conhecido os casos de insucesso.

                            Comentário


                              Bolas não sabia que se dava tanta importância à barba feita!!! LOL

                              O Mourinho é que é um desgarrado, várias vezes com a barba por fazer. LOL

                              Eu só a faço ao dia de semana porque "me vejo obrigado" devido ao meu trabalho, no entanto da manhã de sexta-feira até à manhã de segunda a minha cara não vê a gilete.

                              Parece-me é que há muita gente que quer incutir os seus próprios valores aos outros.

                              Comentário


                                Sempre fui o mais novo do meu grande grupo de amigos, eles fizeram todos o SMO, eu só fui à inspecção.
                                Pelo que vi nenhum deles beneficiou em nada com SMO. Alguns já estavam a trabalhar e perderam os empregos, para irem capinar, fazer a cama aos oficiais, servir bejecas na messe e lavar pratos......
                                Pior ainda foram aqueles que assinaram contrato e depois de 6 anos de boa vida lá vieram para o desemprego com a indemnização e até hoje nunca mais se endireitaram, vieram com o sonho da PSP, GNR e até bombeiros (muitos tiraram especialidades e cursos porreiros) e nada (só cunhas diziam eles). Sou o único do grupo que tirou um curso superior (e muitos tinham condições para isso) e tem estado a trabalhar ininterruptamente desde então. Acrescento ainda que alguns nem fumavam tabaco e saíram de lá a fumar haxixe e a beber que nem uns alarves.

                                Sou contra o SMO, pelo menos nos moldes em que ele era efectuado.
                                É claro que muitos que lá foram bater com os costados na parada são a favor (porque se eles foram os outros também deviam ir), mas não acredito que seja pelo fim do SMO que a juventude se encontra no estado que conhecemos (em muitos casos os pais desses jovens foram à tropa e não é por isso que foram capazes de educar convenientemente os seus filhos), não são as forças armadas que têm o dever de formar cidadãos ou de corrigir a má educação dada pelos pais....

                                Essa do arrumar o quarto está boa.... não é preciso ir à tropa para aprender a fazer a cama, a ter vontade de estudar e cuidar da higiene, já deviam fazer isso antes de terem ido para lá......

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  Que imagem imaculada que se tem de quem foi à tropa. Devo ter azar, só devo ter conhecido os casos de insucesso.
                                  Eu falo por mim, estou com saudades, gostaria de voltar, podia ter aproveitado muito mais.

                                  Andei por este país "todo", estive em 3 quartéis, fiz a preparação para a Bósnia (acabei por não ir á última), saltei de avião de graça, ainda me pagaram, tive oportunidade de acabar os estudos, havia dentro do quartel (São Jacinto), aulas nocturnas, dadas por professores civis, não esquecendo que existiam muitas sub-especialidades muito proveitosas, como treinador de cães (que dava prioridade na entrada para as forças policiais), condutor de pesados, entre muitos mais, não esquecendo que pelas missões no exterior, um praça (soldado), já em 1998, ganhava 600 contos limpos, para miúdos com 18 anos, é muitíssimo bom as regalias que se tinha e ainda devem ter.

                                  Só não aproveitei mais, porque a p#$% da namorada da altura, andava-me a lixar o juízo para sair.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                    Então os militares deviam fazer trabalhos de sapadores florestais, por exemplo?
                                    Sempre prestaram serviços de apoio, nas mais diversas áreas.
                                    As pessoas é que desconhecem (ou dá-lhes jeito desconhecer).

                                    Comentário


                                      Caríssimo LISBOA:

                                      Numa altura em que se constata facilmente que as nossas Forças Armadas necessitam de uma profunda reformulação no sentido de se adequarem às necessidades do país, só por amor a anacroninsmos ou à comédia se pode falar em SMO. O facto de tentares justificar isso com a crise só mostra a pobreza de visão estratégica que PS e PSD têm tido destes recursos humanos.

                                      O que Portugal precisa:

                                      - Guarda Marítima digna desse nome (pois temos uma das maiores áreas marítimas do mundo)
                                      - Bombeiros bem treinados e melhor equipados
                                      - Guarda Florestal investida dos poderes necessários para atuar sobre incendiários e proprietários descuidados, entre outros
                                      - Polícia ÚNICA em vez de PSP e GNR separadas
                                      - Forças militares preparadas intervenção especializadas, preparadas para intervir em cenários específicos

                                      Assim aproveitava-se o que temos e íamos certamente ao encontro das nossas necessidades
                                      Desvatagens:
                                      - Requer energia decisória
                                      - Requer competência política
                                      - Requer esforço organizacional
                                      - Requer uma classe política pensante

                                      Pretender que as Forças Armadas sirvam para educar meninos só contribui para a desresponsabilização dos pais.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                        Para atiçarem mais o fogo? Não, obrigado!
                                        Mas gostei da proposta
                                        Vigilância é imprescindível e até podem dar alguma ajuda nisso, mas como disse, o Exército tem uma utilidade um pouco menor que uma Força Aérea ou uma Marinha.
                                        Por exemplo, podiam controlar e garantir a segurança de instalações/edifícios importantes: Fortes, Solares, Palácios, Castelos, etc. Não são assim tantos e são sítios que a GNR vai vistoriar uma vez em 6 meses...
                                        Quando é preciso até os combatem Na minha terra os Rangers de Lamego fizeram melhor serviço que muitos bombeiros. Isso de o Exército estar de vigia aos Monumentos não é mal pensado e sempre eram libertados GNR's e PSP's para outras vigilâncias e serviços
                                        Mas actualmente acho que não faz muito sentido o serviço militar obrigatório de novo.
                                        Lá está, não estamos em guerra e nem dependemos a 100 por cento dos militares, ainda que muitos (deles) julguem que sim (ainda bem!)

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                          Eu falo por mim, estou com saudades, gostaria de voltar, podia ter aproveitado muito mais.

                                          Andei por este país "todo", estive em 3 quartéis, fiz a preparação para a Bósnia (acabei por não ir á última), saltei de avião de graça, ainda me pagaram, tive oportunidade de acabar os estudos, havia dentro do quartel (São Jacinto), aulas nocturnas, dadas por professores civis, não esquecendo que existiam muitas sub-especialidades muito proveitosas, como treinador de cães (que dava prioridade na entrada para as forças policiais), condutor de pesados, entre muitos mais, não esquecendo que pelas missões no exterior, um praça (soldado), já em 1998, ganhava 600 contos limpos, para miúdos com 18 anos, é muitíssimo bom as regalias que se tinha e ainda devem ter.

                                          Só não aproveitei mais, porque a p#$% da namorada da altura, andava-me a lixar o juízo para sair.
                                          Aí está a razão para eu ser contra as FA, tanto dinheiro que se gasta sem se ver nada... Estamos hoje na bancarrota por este tipo de pensamento. Aproveitar enquanto dá. Nisto e no resto...

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            Aí está a razão para eu ser contra as FA, tanto dinheiro que se gasta sem se ver nada... Estamos hoje na bancarrota por este tipo de pensamento. Aproveitar enquanto dá. Nisto e no resto...
                                            Citando-me
                                            nem dependemos a 100 por cento dos militares, ainda que muitos (deles) julguem que sim (ainda bem!)
                                            Como naquela questão dos pagamentos. Só por ter havido um atraso qualquer já estavam dispostos a derrubar o governo e mais não sei o que (tenho um amigo a quem lhe disseram que havia já movimentações dentro dos quartéis para derrubar o Governo) enfim. Mas isto é como em tudo há bons e maus militares.
                                            E não é por uma pessoa ser obrigada a fazer a cama sem vincos que vai ser má pessoa e que só sabe dar tiros. Claro que a tropa dá formação cívica, mas depois vai das pessoas apreender o que realmente interessa:
                                            Exemplo: Uma colega minha de Leiria na Força Aérea para um colega meu no Exército: "Epá vocês têm lá aquela viatura xxx123 que serve para transportar aviões?"
                                            Resposta do gaijo: " Sim, pá temos. Lá até temos aviões"
                                            A da Força Aérea antes de entrar para lá nunca mexeu uma palha, o que está no exército bem que vergou a mola antes de ir

                                            Comentário


                                              Independentemente de não me esquecer que quando desapareceu o serviço militar obrigatório nem sequer ter existido contestação, e de que dizerem que contribuia para a educação dos jovens ser altamente discutivel, o que gostava de saber era o seguinte se alguem tiver acesso a esses dados:

                                              - Qual a verba que o estado pagava por cada recruta no anterior regime? Tenho a ideia que era um ordenado minimo, a partir do qual a entidade militar ficava com o correspondente Às despesas!;
                                              - Qual o número anual de recrutas que "entrava" no anterior regime?;
                                              - Qual o número de recrutas que entra agora e o valor que é dado Às entidades por cada um?



                                              Todas as vezes que profissionalmente tive que me relacionar com militares, sempre oficiais com graus elevados fiquei sempre com uma óptima impressão de competência nos assuntos tratados, mas também fiquei sempre com ideia de que o volume de trabalho é muito levezinho...
                                              Editado pela última vez por ESPRIT; 25 May 2011, 11:52.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                As Forças Armadas hoje em dia são inúteis e podiam render um pouco melhor os largos milhões investidos em equipamento que usufruem. A marinha já tem uma função, o resto poderá ser bem mais útil do que ficar de braços cruzados à espera de uma guerra que nunca poderíamos ganhar.
                                                A orla costeira é bastante extensa e creio que os efectivos da marinha deveriam condizer com essa necessidade. Os restantes já fazem um pouco de tudo mas deveriam fazê-lo enquadrados numa imposição legal.
                                                Deverias ler um post meu em que falo em que as FA são úteis , nem tudo se resumo ao que se vê na TV!!!

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Joana1984 Ver Post
                                                  Então os militares deviam fazer trabalhos de sapadores florestais, por exemplo?
                                                  Já fazem a alguns anos....se tivesse lido o tópico desde o inicio ia ver que relatei esse facto....mas como não da na TV as FA não fazem nada....

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                                    Todas as vezes que profissionalmente tive que me relacionar com militares, sempre oficiais com graus elevados fiquei sempre com uma óptima impressão de competência nos assuntos tratados, mas também fiquei sempre com ideia de que o volume de trabalho é muito levezinho...
                                                    Lol não é nada!

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por augustus Ver Post
                                                      Para atiçarem mais o fogo? Não, obrigado!

                                                      Mas gostei da proposta

                                                      Vigilância é imprescindível e até podem dar alguma ajuda nisso, mas como disse, o Exército tem uma utilidade um pouco menor que uma Força Aérea ou uma Marinha.

                                                      Por exemplo, podiam controlar e garantir a segurança de instalações/edifícios importantes: Fortes, Solares, Palácios, Castelos, etc. Não são assim tantos e são sítios que a GNR vai vistoriar uma vez em 6 meses...
                                                      Mais uma vez nota-se que fala sem conhecimento de causa... pois o Exército faz vigilância florestal e rescaldo a alguns anos....

                                                      E mais se formos comparar o Exército tem mais projecção que a Marinha e Força Aérea , pois enquanto a maior parte das missões deste dois se remetem ai nosso espaço , o Exército faz muitas missões na Europa/Ásia/África e imensos treinos tácticos entre outras forças estrangeiras!!

                                                      Já agora quando houve as cheias na Madeira quem também esteve lá ajudar. Exército(Engenharia)!!

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                        Não, os militares devem estar no quartel sentados à espera que haja uma guerra! Não são bombeiros ou polícias....

                                                        Organizar os almoços e jantares já dá muito trabalho!
                                                        Mais um comentário de quem sabe do que fala .....

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por RAD Ver Post
                                                          SERVIÇO militar obrigatório aos 18 anos não, mas umas férias obrigatórias em ambiente militar para receberem a educação, os valores e a disciplina que frequentemente não recebem em casa, sim. Anualmente, a partir dos 12, para rapazes e raparigas de todas as classes sociais.
                                                          ok, e agora explicas como é que obrigavas alguém a ir para lá

                                                          Comentário


                                                            Como já o disse anteriormente em outros tópicos, sou militar contratado. Actualmente levo um pouco mais de 3 anos de contrato, ou seja, vou a meio.

                                                            Se sou contra o Serviço Militar Obrigatório? Não sou. Acho que durante esse tempo incutem um certo número de valores que não se perde nada em ter...Os que já os têm não se esquecem deles, os que não têm aprendem.... Só faz bem. aprendem alguns valores, o sentido de camaradagem, responsabilidade e prestam um serviço civico ao país...

                                                            O SMO salva alguém? Da experiência que tenho, pois trabalho em Arquivos Militares, e das conversas com pessoal de outros tempos, o SMO salva aquele rapaz, que até é bom rapaz mas anda sem grande rumo na vida.
                                                            Agora o delinquente cadastrado não é por ir à tropa que muda de vida. Vi montes processos de tribunais militares do fim dos anos 70 e inicio dos anos 80 de pessoal do SMO que ia ao fim de semana para casa e cometia crimes (desde assaltar velhotas até furto de viaturas). É claro que depois de apanhados e julgados as penas eram muitissimo maiores por na altura serem militares... É claro que estamos a falar de pessoal que já era cadastrado quando foi para a tropa...

                                                            Um amigo dos seus 40 anos chegou-me a contar que durante a inspecção chegou a apanhar um gajo na caserna a chutar para a veia... Que é que o exército poderia fazer por esse? Nada.. O exército incute bons valores, mas não é clinica de tratamento de toxicodependentes nem de dependentes de outros vicios...
                                                            Editado pela última vez por paralelo; 25 May 2011, 12:36.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Ment0r Ver Post
                                                              Sempre fui o mais novo do meu grande grupo de amigos, eles fizeram todos o SMO, eu só fui à inspecção.
                                                              Pelo que vi nenhum deles beneficiou em nada com SMO. Alguns já estavam a trabalhar e perderam os empregos, para irem capinar, fazer a cama aos oficiais, servir bejecas na messe e lavar pratos......
                                                              Pior ainda foram aqueles que assinaram contrato e depois de 6 anos de boa vida lá vieram para o desemprego com a indemnização e até hoje nunca mais se endireitaram, vieram com o sonho da PSP, GNR e até bombeiros (muitos tiraram especialidades e cursos porreiros) e nada (só cunhas diziam eles). Sou o único do grupo que tirou um curso superior (e muitos tinham condições para isso) e tem estado a trabalhar ininterruptamente desde então. Acrescento ainda que alguns nem fumavam tabaco e saíram de lá a fumar haxixe e a beber que nem uns alarves.

                                                              A tropa tem as suas bases e critérios de actuar ,depois depende de cada um a forma como vai absorver os mesmos , uns lidam bem outras menos bem ,não devemos cair no erro que na Tropa(FA) é tudo infalível , eles teem os seus dogmas e modos de actuar , cabe a cada um saber tirar o melhor proveito dos mesmos para nosso beneficio ....e principalmente saber separar a Tropa/Disciplina da vida real!! O importante são as bases que se ganham...
                                                              Em relação aos cursos e afins que se perde ou se ganha na tropa ou por consequência da tropa , como já disse nos últimos 10 anos a imensas regalias para quem quiser estudar e estar nas FA !!! Se uns escolhem estudar e outros não....


                                                              Sou contra o SMO, pelo menos nos moldes em que ele era efectuado.
                                                              É claro que muitos que lá foram bater com os costados na parada são a favor (porque se eles foram os outros também deviam ir), mas não acredito que seja pelo fim do SMO que a juventude se encontra no estado que conhecemos (em muitos casos os pais desses jovens foram à tropa e não é por isso que foram capazes de educar convenientemente os seus filhos), não são as forças armadas que têm o dever de formar cidadãos ou de corrigir a má educação dada pelos pais....


                                                              Eu concordo que o SMO não deveria seguir os moldes actuais , mas nota uma coisa , a nossa policia foi e é desautorizada pelo nosso Governo , a tropa é descredibilizada por tudo e por nada(em muitos dos casos nem se sabe o que lá passa ,basta ver alguns post atrás) , então que bases tem a nossa sociadade!!!

                                                              Essa do arrumar o quarto está boa.... não é preciso ir à tropa para aprender a fazer a cama, a ter vontade de estudar e cuidar da higiene, já deviam fazer isso antes de terem ido para lá......
                                                              Eu penso que ele se referia a tomar a iniciativa e criar uma rotina "automática" nessas tarefas e não o aprender as mesmas!
                                                              Cmp!!!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X