Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsolescência programada - Fabricados para não durar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Ao ritmo a que estamos a avançar, não tardará muito para começarmos a sentir a sério os problemas do consumismo e da economia a crescer infinitamente. Este paradigma de "crescimento" tem e estou cada vez mais convicto que vai ser mudado não tardará muito...
    Provavelmente uma onda de maior reciclagem de produtos, produtos mais verdes, etc...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Já há muito tempo que defendo uma garantia alargada para bens duradouros, ou que pelo menos deviam ser duradouros, como por exemplo automóveis, computadores, telemóveis, electrodomésticos, etc...

      A garantia obrigatória de apenas 2 anos dos automóveis é ridícula... devia ser no mínimo uns 5 anos! Se fosse de 5 anos, talvez algumas marcas tivessem mais cuidado com as porcarias que vendem...
      No mínimo de 5 anos, apesar de a Kia já ter de 7 anos.

      Comentário


        #33
        Provavelmente, muitos de nós têm emprego/salário devido às "coisas" não durarem para sempre e ficarem obsoletas com a passagem do tempo...

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por LIC Ver Post
          Deu aqui à dias nas notícias que também os fabricantes de lâmpadas fazem o mesmo. Parece que há um sistema qualquer que faz com que as lâmpadas consigam durar mais, mas como lhes compensa vender parece que as "programam" só para um x tempo
          No ciclo tive um professor que falava muito disso...

          Comentário


            #35
            Nos anos 80 diziam os Táxi na sua musica Chiclete...

            E como tudo o que é coisa que promete
            A gente vê como uma chiclete
            Que se prova, mastiga e deita fora, sem demora
            Como esta música é produto acabado
            Da sociedade de consumo imediato
            Como tudo o que se promete nesta vida, chiclete

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
              O que tem os motores italianos? Por acaso sabia que aquilo que é mais fiável nos Opel hoje em dia é precisamente os motores que de Opel não têm nada? Não tente desculpar essa marca com produtos de outros porque o problema da Opel está na Opel. A única coisa que era boa nesses carros sempre foram os motores Isuzu, hoje nem isso é fiável porque a electrónica que e a Opel lhes mete é muito sofrível.
              Oh Zero, nem a secção do Off-topic escapa. A tua paixão pela Opel já é doentia... mas controla-te pá!


              Em relação ao tópico é bem verdade. Hoje é tudo descartável, é usar e deitar fora ao fim de muito pouco tempo. Até simples aparelhos domésticos como uma fritadeira eléctrica da Kunft (Worten) eu deitei fora ao fim de 5 meses de uso, mas também foi baratíssima é certo.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                Provavelmente, muitos de nós têm emprego/salário devido às "coisas" não durarem para sempre e ficarem obsoletas com a passagem do tempo...
                Eureka! A vida é irónica.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                  No mínimo de 5 anos, apesar de a Kia já ter de 7 anos.
                  Só no Ceed, não?

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                    Oh Zero, nem a secção do Off-topic escapa. A tua paixão pela Opel já é doentia... mas controla-te pá!


                    Em relação ao tópico é bem verdade. Hoje é tudo descartável, é usar e deitar fora ao fim de muito pouco tempo. Até simples aparelhos domésticos como uma fritadeira eléctrica da Kunft (Worten) eu deitei fora ao fim de 5 meses de uso, mas também foi baratíssima é certo.

                    Então já aprendeste mais alguma coisa sobre o Mundo Automóvel?

                    Anyway não foi eu que trouxe essa conversa para aqui. Mas tinha de responder para repor justiça. Não suporto inverdades. Uma pessoa que gosta da Opel e diz mal dos motores Fiat ou até Isuzu como foi o caso, tem um conhecimento automobilístico muito limitado.
                    Editado pela última vez por Zer07; 01 June 2011, 22:39.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
                      Então já aprendeste mais alguma coisa sobre o Mundo Automóvel?
                      Tens de perceber que o Mundo automóvel e o Mundo das alucinações são duas coisas completamente distintas.

                      Abraço

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por JFernandes Ver Post
                        Provavelmente, muitos de nós têm emprego/salário devido às "coisas" não durarem para sempre e ficarem obsoletas com a passagem do tempo...
                        Concordo que sim mas havendo uma mudança de paradigma os empregos têm de ser criados noutro lado. Se se deixar de importar coisas da China, os chineses vão ter que se virar, não é? E por mais estranho que pareça isso poderá vir a acontecer daqui a não muito tempo!

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
                          Então já aprendeste mais alguma coisa sobre o Mundo Automóvel?
                          E tu que nunca conduziste um carro na tua vida, que sabes sobre o mundo automóvel?

                          Comentário


                            #43
                            o meu stor de programacao ja tinha mostrado este video a minha turma.

                            Comentário


                              #44
                              Sinceramente, também chego à conclusão que em certas coisas, mais vale um investimento mais a sério, num produto melhor e mais durável. Mas isto não se aplica em todos os campos (por exemplo acho que não se aplica nos automóveis).

                              Quanto ao facto de as coisas ficarem obsoletas com o tempo, acho que se nota mais na tecnologia que noutra coisas qualquer, mas se querem uma opinião sincera, até acho que tem vindo a abrandar nos pc's (e talvez a aumentar nos telemóveis) - daqui a 4 anos, este pc em que estou vai ser capaz de executar exactamente as mesmas tarefas que executa hoje, se os requisitos não aumentarem, então não preciso de comprar nada novo.

                              Claro que muitas vezes inventamos na nossa cabeça que precisamos daquela coisa nova, porque a nossa está obsoleta e tal...e pronto. E isso acontece imenso nos carros...que na verdade é contra toda a lógica, tal é o balúrdio de dinheiro que se perde por se ver livre de um carro que funciona e na compra de um novo...
                              Eu conduzo diariamente um toyota com quase 10 anos e 110k Km e está (fora a pintura menos brilhante e um risco aqui e acolá) tão competente como quando acabou a rodagem...seria absurdo trocar de carro...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                Tens de perceber que o Mundo automóvel e o Mundo das alucinações são duas coisas completamente distintas.

                                Abraço
                                Essa frase assenta na perfeição num certo tópico do Geral onde certos users teimam em afirmar que a GM é superior ao Grupo Volkswagen

                                Comentário


                                  #46
                                  Já por cá andou mas vejam a História das Coisas:



                                  "We are running out of resources, we are using too much stuff!"

                                  Comentário


                                    #47
                                    Fala-se aqui da menor durabilidade dos bens de consumo, ou da "obsolescência programada", como se fosse uma coisa exclusivamente promovida do lado da oferta, isto é, das empresas e dos fabricantes. Mas não é. As coisas estão no ponto em que estão em larga medida devido ao padrão de consumo dos consumidores, que desde há muitas décadas começaram a exigir dos fabricantes produtos mais baratos, e começaram a querer renová-los com maior frequência.
                                    É preciso não esquecer que este efeito da dita "obsolescência programada" tem permitido fazer produtos muito mais baratos, o que tem aumentado fortemente o acesso a bens que antigamente era muito mais exclusivos. O progresso técnico é outra razão. Que interesse tem construir uma televisão capaz de durar 20 anos quando daqui a 10 o mais certo é o standard já ter mudado?
                                    Depois vem a questão ambiental. Esta sim, tem sido muito afectada pelo consumismo, e vai continuar a sê-lo ainda de forma exponencial nos próximos anos, graças à melhoria das condições de vida de largas faixas de população mundial (China, América Latina, Paquistão, Vietname, etc). Mas mesmo neste campo as coisas não são assim tão lineares. Hoje em dia um automóvel dura 15 anos (admitamos), e há 50 anos durava 30. Mas provavelmente os materiais nocivos para o ambiente de 2 carros actuais são menos do que eram os materiais de 1 só carro de há 50 anos atrás.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Benvindos ao Mundo IKEA!
                                      Usar e deitar fora ao fim de pouco tempo. Desde há muito que eles se prepararam para o mercado actual, eles próprios preparam/criaram o mercado actual.
                                      Foi esta a sua principal base de negócio desde o incio (juntamente com o design). Comprar barato, material bonito com tempo de vida curto, para se estar sempre actual, sempre com a última moda! E as pessoas aderiram em massa à ideia.
                                      Ou seja, esta obsolescência programada é também do interesse das pessoas, ou as pessoas foram no encalce dela.
                                      As roupas são o principal mercado da obsolência! Quando estão à venda já estão fora do prazo! Já passaram de moda! E nem precisam de vir com prazo, nem avariar! A mente das pessoas faz isso!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                        Benvindos ao Mundo IKEA!
                                        Usar e deitar fora ao fim de pouco tempo.
                                        Eu tenho muita coisa do IKEA e discordo totalmente deste mito. Os produtos deles duram tanto ou mais que os das empresas tradicionais.

                                        Aliás, eles dão garantia de 25 anos nas cozinhas e 5 anos nos electrodomésticos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          As empresas só fazem aquilo que os consumidores pedem, produtos mais baratos mesmo que de menor qualidade.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                            Acho que é dos maiores problemas que temos atualmente no mundo.
                                            É consequência da evolução tecnológica e da falta de entraves à poluição.

                                            Por exemplo, tenho trocado de portátil 3 x ao longo dos últimos 6 anos. Os 3 Portateis teveram a mesma resolução de ecran, o mesmo tamanho, e o mesmo teclado. Mudou Mobo, disco e memórias.

                                            Porque é que não se obrigam os fabricantes a padronizarem as caraça dos portáteis??? É assim tão complicado???
                                            para mim portatil dura 5 anos.
                                            um so durou 3 porque me assaltaram o carro

                                            Comentário


                                              #52
                                              Se o consumismo existe para evitar saturação do mercado, mais cedo ou mais tarde o mercado saturar-se-á porque o consumidor também começa a impor limites em certos bens de consumo.


                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Já há muito tempo que defendo uma garantia alargada para bens duradouros, ou que pelo menos deviam ser duradouros, como por exemplo automóveis, computadores, telemóveis, electrodomésticos, etc...

                                              A garantia obrigatória de apenas 2 anos dos automóveis é ridícula... devia ser no mínimo uns 5 anos! Se fosse de 5 anos, talvez algumas marcas tivessem mais cuidado com as porcarias que vendem...
                                              Compensa mais para eles seres tu a comprar a extensão de garantia
                                              Por outro lado compensa e bem nos carros. A Mégane do meu pai levou com extensão de garantia por mais 3 anos, e antes da garantia acabar aproveitou-se para mudar as correias sem mais custos, por exemplo.

                                              Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                              Já por cá andou mas vejam a História das Coisas:



                                              "We are running out of resources, we are using too much stuff!"
                                              Já tinha visto e esse vídeo transmite uma boa mensagem.
                                              Editado pela última vez por catalao; 02 June 2011, 11:28.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                Já há muito tempo que defendo uma garantia alargada para bens duradouros, ou que pelo menos deviam ser duradouros, como por exemplo automóveis, computadores, telemóveis, electrodomésticos, etc...

                                                A garantia obrigatória de apenas 2 anos dos automóveis é ridícula... devia ser no mínimo uns 5 anos! Se fosse de 5 anos, talvez algumas marcas tivessem mais cuidado com as porcarias que vendem...
                                                compra um porsche

                                                ao fim de 5anos esta novo

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                  para mim portatil dura 5 anos.
                                                  um so durou 3 porque me assaltaram o carro
                                                  A mim dura mais... Desde que use LINUX.
                                                  Muitas vezes as pessoas pensam que o computador precisa de ser trocado, mas
                                                  a realidade é que a lentidão é provocada pelo Windows (que vai ficando mais lento).
                                                  Muitas vezes basta re-instalar o Windows para voltar a ficar com o mesmo
                                                  desempenho de quando foi comprado.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                    A mim dura mais... Desde que use LINUX.
                                                    Muitas vezes as pessoas pensam que o computador precisa de ser trocado, mas
                                                    a realidade é que a lentidão é provocada pelo Windows (que vai ficando mais lento).
                                                    Muitas vezes basta re-instalar o Windows para voltar a ficar com o mesmo
                                                    desempenho de quando foi comprado.
                                                    o meu OSX nao se queixa do passar do tempo .
                                                    quando compro nao olho ao preço.
                                                    mas compro poucas vezes , e assima a minha filosofia de consumo

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por pmct Ver Post
                                                      o meu OSX nao se queixa do passar do tempo .
                                                      quando compro nao olho ao preço.
                                                      mas compro poucas vezes , e assima a minha filosofia de consumo
                                                      OSX, tal como LINUX, é um "UNIX-Like". Parece-me óbvio que não se queixe com
                                                      o passar do tempo.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        A mim dura mais... Desde que use LINUX.
                                                        Muitas vezes as pessoas pensam que o computador precisa de ser trocado, mas
                                                        a realidade é que a lentidão é provocada pelo Windows (que vai ficando mais lento).
                                                        Muitas vezes basta re-instalar o Windows para voltar a ficar com o mesmo
                                                        desempenho de quando foi comprado.
                                                        O problema é que o "average joe" não está para ter trabalho nem para ver como se faz nem para pedir, e dá sempre jeito a desculpa de que a máquina está ultrapassada e bora lá comprar uma nova.

                                                        E quanto a Linux, muitos nem Ubuntu ou Mint querem, muito menos distros menos amadoras.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Zer07 Ver Post
                                                          O que tem os motores italianos? Por acaso sabia que aquilo que é mais fiável nos Opel hoje em dia é precisamente os motores que de Opel não têm nada? Não tente desculpar essa marca com produtos de outros porque o problema da Opel está na Opel. A única coisa que era boa nesses carros sempre foram os motores Isuzu, hoje nem isso é fiável porque a electrónica que e a Opel lhes mete é muito sofrível.
                                                          Eu não culpei os italianos pelos problemas da Opel, antes pelo contrário, se não fossem eles nem motores diesel tinham para colocar nos produtos que vendem.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por catalao Ver Post
                                                            O problema é que o "average joe" não está para ter trabalho nem para ver como se faz nem para pedir, e dá sempre jeito a desculpa de que a máquina está ultrapassada e bora lá comprar uma nova.

                                                            E quanto a Linux, muitos nem Ubuntu ou Mint querem, muito menos distros menos amadoras.
                                                            Enquanto tiverem dinheiro... e crédito...
                                                            Tenho a sensação que, com a conjuntura actual, a quota de mercado do LINUX
                                                            vai subir um bom bocado.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                              Enquanto tiverem dinheiro... e crédito...
                                                              Tenho a sensação que, com a conjuntura actual, a quota de mercado do LINUX
                                                              vai subir um bom bocado.
                                                              Ou essa, ou a de info-excluídos (bem sei que incluis os utilizadores de Windows nesse grupo).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X