Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsolescência programada - Fabricados para não durar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por pmct Ver Post
    compra um porsche

    ao fim de 5anos esta novo
    Isso é só para os capitalistas exploradores da classe operária

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por eu Ver Post
      Isso é só para os capitalistas exploradores da classe operária
      Outros acrescentariam: Pois. Isso é porque não há dinheiro para a gasosa. Logo, não sai da garagem (por isso, continua novo)!

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por pmct Ver Post
        o meu OSX nao se queixa do passar do tempo .
        quando compro nao olho ao preço.
        mas compro poucas vezes , e assima a minha filosofia de consumo
        hmmmm....o meu w7 também não se anda a queixar desde há bem mais de um ano...acho que nem é tanto por aí.

        De qualquer forma ando sempre com o Ubuntu numa pen, para quando tenho de trabalhar num pc que não é meu e se arrasta. Normalmente o dono do pc até fica surpreendido com a velocidade!

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
          hmmmm....o meu w7 também não se anda a queixar desde há bem mais de um ano...acho que nem é tanto por aí.

          De qualquer forma ando sempre com o Ubuntu numa pen, para quando tenho de trabalhar num pc que não é meu e se arrasta. Normalmente o dono do pc até fica surpreendido com a velocidade!
          Pois. Normalmente a diferença até nem é grande (LINUX vs Windows acabado de instalar).
          Mas quando se compara um LINUX instalado há séculos, com um Windows instalado na
          mesma altura, a diferença é abismal. Então se for como o caso que referes (em que o
          computador até é o mesmo) até saem os olhos das órbitas!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
            Só no Ceed, não?
            Não, acho que são todos os modelos agora. Uma grande vantagem competitiva e os carros têm muita qualidade.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Pois. Normalmente a diferença até nem é grande (LINUX vs Windows acabado de instalar).
              Mas quando se compara um LINUX instalado há séculos, com um Windows instalado na
              mesma altura, a diferença é abismal. Então se for como o caso que referes (em que o
              computador até é o mesmo) até saem os olhos das órbitas!
              Há um ano e dois meses este PC que estou a usar arrancava e abria o browser em menos de 40s. Hoje faz em pouco mais de 45 (tem muito mais tralha em cima). Manutenção? Desfragmenta quando é preciso, limpo os arquivos desnecessários e limpo os temporários 1x/mês. Tem um disco de 500Gb WD de linha verde, quase sempre com menos de 60/70Gb livres, portanto nem é grande espingarda. Espero que dure até à próxima glaciação!

              Quem trabalha com Linux também mete o Windows a funcionar como uma máquina bem oleada. Eu uso ambos, conforme o que me apetece. :D Se for gastar dinheiro neste computador é mesmo por avaria ou pancada...tenho é que aplicar um pensamento economicista à coisa, porque eu gosto de viajar e tenho algumas pancas, portanto tenho que poupar algures!

              Tipo...quando vou de férias e preciso de pc ando com um portátil velhinho (deve ter uns 10/12 anos) que na altura custou um balúrdio em vez de comprar um destes (ou aparentado) que bem gritam por mim quando me cruzo com eles. Simplesmente meto na cabeça que não preciso e pronto.

              O consumismo somos nós que o fazemos.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                Há um ano e dois meses este PC que estou a usar arrancava e abria o browser em menos de 40s. Hoje faz em pouco mais de 45 (tem muito mais tralha em cima). Manutenção? Desfragmenta quando é preciso, limpo os arquivos desnecessários e limpo os temporários 1x/mês. Tem um disco de 500Gb WD de linha verde, quase sempre com menos de 60/70Gb livres, portanto nem é grande espingarda. Espero que dure até à próxima glaciação!

                Quem trabalha com Linux também mete o Windows a funcionar como uma máquina bem oleada. Eu uso ambos, conforme o que me apetece. :D Se for gastar dinheiro neste computador é mesmo por avaria ou pancada...tenho é que aplicar um pensamento economicista à coisa, porque eu gosto de viajar e tenho algumas pancas, portanto tenho que poupar algures!

                Tipo...quando vou de férias e preciso de pc ando com um portátil velhinho (deve ter uns 10/12 anos) que na altura custou um balúrdio em vez de comprar um destes (ou aparentado) que bem gritam por mim quando me cruzo com eles. Simplesmente meto na cabeça que não preciso e pronto.

                O consumismo somos nós que o fazemos.
                Que espectáculo de portátil. Deve ser óptimo para levar de viagem... parece que
                aquela tampa também pode servir para fazer a barba.
                Aquilo é caixa em quê? Aço escovado? Alumínio?

                Seja como for, deixei-me de comprar portáteis topo de gama... porque depois
                nunca saem à rua.
                Mas se forem dos baratos, um tipo leva-os para qualquer lado, e se estragar...
                estragou e segue-se em frente.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                  Benvindos ao Mundo IKEA!
                  Usar e deitar fora ao fim de pouco tempo. Desde há muito que eles se prepararam para o mercado actual, eles próprios preparam/criaram o mercado actual.
                  Foi esta a sua principal base de negócio desde o incio (juntamente com o design). Comprar barato, material bonito com tempo de vida curto, para se estar sempre actual, sempre com a última moda! E as pessoas aderiram em massa à ideia.
                  Ou seja, esta obsolescência programada é também do interesse das pessoas, ou as pessoas foram no encalce dela.
                  As roupas são o principal mercado da obsolência! Quando estão à venda já estão fora do prazo! Já passaram de moda! E nem precisam de vir com prazo, nem avariar! A mente das pessoas faz isso!
                  IKEA? Não podia estar mais em desacordo! Há 6 anos a minha familia comprou casa nova e o mobiliário foi tudo novo. De tudo o que se comprou aquilo que apresenta melhores condições é precisamente o material do IKEA. Aliás tudo da marca IKEA está literalmente como novo. 6 anos de uso intenso.

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Eu tenho muita coisa do IKEA e discordo totalmente deste mito. Os produtos deles duram tanto ou mais que os das empresas tradicionais.

                    Aliás, eles dão garantia de 25 anos nas cozinhas e 5 anos nos electrodomésticos.
                    Por acaso foste logo falar de 2 produtos que são dos que menos seguem o lema IKEA, as cozinhas não tem um preço tão apelativo quanto isso, e se forem por medida então esquece, arranjas em qualquer lado com a mesma qualidade e melhor preço! E garantia se as pessoas respeitarem o produto, eu até te dou de 50anos numa cozinha, a madeira não acaba!
                    Os electrodomésticos que não são nem de longe nem de perto um dos seus produto base. E com certeza são subcontratados.

                    Comentário


                      #70
                      Zer07
                      Se o material que está em melhor estado é o do IKEA, das 2 uma, ou compraste os melhores materiais IKEA, podes ir lá comprar uma cama por 60€ ou por 300€, uma mesa por 10€ ou por 400€, porque lá existe, além do conceito que referi de produtos de curta duração(e quando digo curta não é um ano ou 2, mas 5/10anos) e baratos, se bem que vos podia dar exemplos de produtos que nem 6meses duraram, pelo menos em condições minimas, também têm bons materiais e muito bons, mas como em todo o lado o bom paga-se!
                      Não sei a idade dos teus pais, mas se tiveres avós, eles se calhar tiveram uma mobilia para a vida toda, e passado 50 anos continua em bom estado e nem precisaram de garantia!
                      A outra hipotesse, é teres comprado os outros produtos na Moviflor (onde o bom também se paga bem pago)... ou a alguém que te enganou.
                      O que eu quis referir é o conceito que eles pretendem, e que tem toda a sua lógica, comprar barato com excelente design e mudar frequentemente a mobilia, para eles continuarem a vender!
                      Editado pela última vez por paulofer; 02 June 2011, 18:59.

                      Comentário


                        #71
                        Nem tudo avaria programaticamente...

                        Há cerca de 7 anos comprei um computador "marca branca", daqueles que são
                        montados pelas grandes superfícies (VOBIS, neste caso).

                        Acontece que esse computador começou esta semana a dar problemas, com uns
                        bloqueios que obrigavam a fazer RESET. Analisei o disco, (tem informação SMART),
                        e não acusava problemas. Aparentemente será sobreaquecimento do processador,
                        ou memórias. Mas aponto mais para sobreaquecimento, muito provavelmente devido
                        a acumulação de pó nos dissipadores e ventoinhas. Tanto mais que o processador
                        passava os 50ºC.

                        Ora bem, podem pensar que 7 anos é uma boa marca, ou até pensar que 7 anos é
                        pouco.
                        Eu digo que 7 anos é EXCEPCIONAL!!!

                        Aquilo que guardei para o fim... é que, este computador esteve ligado 24h/24h, 7/7
                        e 365/365 dias durante estes 7 anos!!!


                        Uma das informações do disco (através do SMART), é que o disco teve apenas 61
                        ciclos de ligar/desligar durante estes 7 anos!!!

                        Ah! E nunca teve nenhum problema durante todo este tempo!

                        Comentário


                          #72
                          No mundo da eletronica fala-se que há marcas que recorrem a uma pré-programação oculta no firmware das horas de vida util do produto, isto é, do numero de horas que consideram razoável para o utilizador efectivamente usar o produto e dps começar a dar problemas.

                          Acho que será um bom tema para os Myth busters

                          Comentário


                            #73
                            Esta treta deve ser mesmo verdade é com as lâmpadas.

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                              Nem tudo avaria programaticamente...

                              Há cerca de 7 anos comprei um computador "marca branca", daqueles que são
                              montados pelas grandes superfícies (VOBIS, neste caso).

                              Acontece que esse computador começou esta semana a dar problemas, com uns
                              bloqueios que obrigavam a fazer RESET. Analisei o disco, (tem informação SMART),
                              e não acusava problemas. Aparentemente será sobreaquecimento do processador,
                              ou memórias. Mas aponto mais para sobreaquecimento, muito provavelmente devido
                              a acumulação de pó nos dissipadores e ventoinhas. Tanto mais que o processador
                              passava os 50ºC.

                              Ora bem, podem pensar que 7 anos é uma boa marca, ou até pensar que 7 anos é
                              pouco.
                              Eu digo que 7 anos é EXCEPCIONAL!!!

                              Aquilo que guardei para o fim... é que, este computador esteve ligado 24h/24h, 7/7
                              e 365/365 dias durante estes 7 anos!!!


                              Uma das informações do disco (através do SMART), é que o disco teve apenas 61
                              ciclos de ligar/desligar durante estes 7 anos!!!

                              Ah! E nunca teve nenhum problema durante todo este tempo!

                              é também uma questão de sorte. Tivesses apanhado uma dos milhões de boards que existiram com condensadores que inchavam passado algum tempo por terem sido mal feitos originalmente, um daqueles "fabulásticos" discos Maxtor que falhavam "religiosamente" após os 2 anos, etc etc etc.

                              Pode-se tentar comprar algo supostamente mais fiável, mas também vai de alguima sorte. Uma das marcas que mais sofreu com o problema dos condensadores inchados foi a Dell... numa determinada gama de pc's o indice de avaria/retorno era na casa dos 80%...

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                Esta treta deve ser mesmo verdade é com as lâmpadas.

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                  é também uma questão de sorte. Tivesses apanhado uma dos milhões de boards que existiram com condensadores que inchavam passado algum tempo por terem sido mal feitos originalmente, um daqueles "fabulásticos" discos Maxtor que falhavam "religiosamente" após os 2 anos, etc etc etc.

                                  Pode-se tentar comprar algo supostamente mais fiável, mas também vai de alguima sorte. Uma das marcas que mais sofreu com o problema dos condensadores inchados foi a Dell... numa determinada gama de pc's o indice de avaria/retorno era na casa dos 80%...
                                  2 anos de utilização normal...
                                  Ligado 24h por dia deveria pifar bem mais cedo.

                                  E se for sorte, tenho muita... até hoje (em 30 anos, excluindo o ZX Spectrum),
                                  a única avaria que tive num computador foi um disco aterrar (sem contar com
                                  um modem pifado, porque foi durante uma trovoada). Não me recordo da
                                  marca do disco, mas até é provável que tenha sido um MAXTOR.

                                  Por outro lado, não me lembro de nenhuma versão do WINDOWS que não tenha
                                  piorado com o passar do tempo. Já o LINUX pode estar a funcionar durante 7
                                  anos seguidos que mantém sempre o mesmo desempenho.

                                  Comentário


                                    #77
                                    O meu antigo portátil, um Toshiba, faz em Setembro 7 anos e ainda funciona sem problemas. Entre o 2º ano e o Verão passado teve uma utilização intensa, chegava a estar 4-5 dias seguidos ligado, foi raro o dia em que passou menos de 12/13h ligado, caiu ao chão várias vezes (tem o "chassis" partido), andava sempre às pancadas dentro da mala ou cheio de coisas por cima dentro do carro, levou com comida e pingos de bebidas em cima. Os únicos problemas que teve foram uma tecla partida e o rolamento da ventoinha (substitui-a eu por uma comprada no ebay a 7€, cá não vendiam só a ventoinha e o arranjo ficava a 150€). Chegou a trabalhar algumas horas sem a ventoinha interna, aberto e com uma
                                    ventoinha de sala apontado a ele
                                    Hoje em dia ainda é utilizado diariamente, ainda que, desde há uns meses, menos intensivamente e tudo funciona (apesar de já esta bastante lento).

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                      2 anos de utilização normal...
                                      Ligado 24h por dia deveria pifar bem mais cedo.

                                      E se for sorte, tenho muita... até hoje (em 30 anos, excluindo o ZX Spectrum),
                                      a única avaria que tive num computador foi um disco aterrar (sem contar com
                                      um modem pifado, porque foi durante uma trovoada). Não me recordo da
                                      marca do disco, mas até é provável que tenha sido um MAXTOR.

                                      Por outro lado, não me lembro de nenhuma versão do WINDOWS que não tenha
                                      piorado com o passar do tempo. Já o LINUX pode estar a funcionar durante 7
                                      anos seguidos que mantém sempre o mesmo desempenho.
                                      Vai um bocado da sorte e dos equipamentos que se escolhe. Raramente tive material a avariar na minha mão.
                                      Isso da perda de desempenho dos windows, depende um bocado dos windows e da utilização que se faz deles. Tenho um servidor de ficheiros Dell Poweredge duplo p3-733 com 256MB de RAM ECC e um disco SCSI de 13GB@7200 a funcionar com NT4 Server à quase 8 anos praticamente sem interrupções; falhou um modelo de 128 à coisa de 3 anos (tinha originalmente 384MB), já foi desligado "à bruta" algumas vezes à custa de UPS que avariaram sem pré-aviso e mantem basicamente a mesma performance que sempre teve. Agora, foi instalado e actualizada na altura e nunca mais se mexeu no SO, tirando o software de backup não tem nada mais instalado. E está quietinho lá no canto dele e só se vai lá mexer se fôr preciso, o que acontece muito esporadicamente.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Eu na escola ainda cheguei a jogar jogos num pc do inicio dos idos anos 80, monocromático, nem disco tinha e usava 2 floppys de 5 1/4, segundo sei, ainda funciona...
                                        Um amigo meu tem um ZX Spectrum e uma porrada de consolas dos anos 80 e 90...todas elas funcionam tal qual no dia em que foram compradas...a xbox360 morreu ao fim de 2 anos...e a ps3 já não parece muito saudável tb...
                                        O primeiro pc que tive, mesmo com a ventoinha de arrefecimento do processador avariada ele bombava, nunca foi abaixo, nem quando eu jogava quake 3...grande pentium 2...o pc que tenho agora, o disco pifou logo após a garantia.
                                        Editado pela última vez por paulo27; 17 June 2011, 17:17.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                          Aquilo que guardei para o fim... é que, este computador esteve ligado 24h/24h, 7/7
                                          e 365/365 dias durante estes 7 anos!!!
                                          Isso beneficiou a longevidade:
                                          O que provoca desgaste e maus contactos na electrónica (causadores de avarias) é o desgaste provocado pelas oscilações de temperatura, causadas pelo liga/desliga, se o equipamento teve sempre ligado, esteve sempre "quente" e portanto não há dilatação e contracção do material.
                                          Por isso é que uma das formas de reparar as célebres NVidia que dava problemas era submetê-las a um calor muito elevado por forma a "derreter" as "soldas" restabelecendo o contacto entre as pontes defeituosas. Na altura a NVidia até ampliou a garantia destes chips gráficos que deram a maior parte dos problemas nos portáteis (liga/desliga), e onde o desgaste era maior, os portáteis "de secretária" que estavam sempre ligados com esses chips ainda hoje na maior parte dos casos continuam a funcionar... true story!

                                          Comentário


                                            #81
                                            Nunca tive pcs (excepto um P3) ou portáteis a berrarem e se ligar os chassos funcionam. Já tive discos rígidos que falharam por fadiga do material, leitores/gravadores de cds pela mesma razão.

                                            Comentário


                                              #82
                                              um PC, ou algo idêntico, tem menos avarias se estiver sempre ligado 24 sobre 24..
                                              porque o grande mal dos aparelhos electrónicos é exactamente esse, o aquecer e arrefecer, que provocas contracção e expansão.. e a condensação provocada quando é um ambiente húmido.. aqui no meu local trabalho, normalmente muito corrosivo e húmido, os PCS trabalham 24h dia, e alguns ate acumulam água dentro deles no fundo.. mas trabalham sempre, enferrujam e tudo, no espaços de 2-3 meses, mas se ninguém lhes mexer continuam a funcionar.. os problemas acontecem quando se desligam algum tempo ou se mexe nas fichas ou neles mesmo..
                                              dai que isso de terem PCs a trabalha tempos e tempos seguidos, desde que em temperaturas normais, ai 35-60º dependendo do CPU, e normalmente até são simples, pois quase sempre são os famosos PCs de torrent ;) eles duram e duram..
                                              experimentem andar a desligar e ligar ai de 3h em 3h e vêm que vão-se rapido..

                                              abr

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                                                . Tenho um servidor de ficheiros Dell Poweredge duplo p3-733 com 256MB de RAM ECC e um disco SCSI de 13GB@7200 a funcionar com NT4 Server à quase 8 anos praticamente sem interrupções.....
                                                Tive um Dell PowerEdge 4200-300 a funcionar impecável durante dez anos seguidos, com NT 4. Nunca se queixou, nunca falhou, não perdeu um único byte, até que quem me sucedeu resolveu substituí-lo (por já ter dez anos). Era construído como um tanque e tinha discos UW-SCSI de 7.200 rpm. Penso que trabalharia impecável durante dezenas de anos, necessitando apenas de upgrade dos discos. Máquina extraordinária.

                                                Nos postos de trabalho a configuração era definida por grupos profissionais e havia imagens criadas. De vez em quando refrescava-se a instalação e tudo corria bem. E eram vinte postos de trabalho sem haver um administrador de sistema.

                                                O servidor era desligado apenas pelo natal (parava-se durante uns dias) e os Pc´s durante o fim-de-semana e quando os seus utilizadores estavam ausentes por uns dias.

                                                Claro que quando falamos em portáteis e PC´s de utilização doméstica, aí a situação complica-se muito e os problemas são mais do que muitos. Outro dia um familiar pediu-me para lhe dar uma olhadela no PC. O anti-vírus estava meses atrasado, houve que instalar dezenas de actualizações, limpar lixo que nunca mais acabava e por fim fazer uma desfragmentação (nunca tinha sido feita). Horas depois o proprietário ficou espantado com a diferença de desempenho.

                                                Esta coisa da obsolescência acontece apenas se deixarmos que aconteça. Um frigorífico funciona bem durante vinte anos, uma máquina de lavar ou um microondas durante quinze, um fogão ou um televisor durante vinte cinco e um PC durante dez. Claro que, se formos consumistas, trocamos tudo muito antes disso.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Topico do LIXO (e de salvar aparelhos de acabarem no lixo)

                                                  Seguindo a linhagem de outros tópicos por mim lançados, desta vez deixo aqui um tópico dedicado a todos aqueles que salvam aparelhos , moveis e objectos de acabarem no lixo.

                                                  Desde sempre que fomos educados para meter o lixo no lixo, sendo esse o caminho mais correcto



                                                  Mesmo agora com os ecopontos, nada acaba no caixotes, mas esse é o inicio de uma grande viagem, e os sitos de chegada são quase sempre os mesmos

                                                  Basta pesquisar sobre a lixeira de Jardim Gramacho , no rio de Janeiro (Ao que farece foiu encerrada a algumas semanas da conferência sobre o ambiente Rio+2)










                                                  Em Portugal o cenário é parecido... basta ver as montanhas de lixo ao lado do incenerador da lipor. É só por dizer que estão mais arrumadinha e escondidas debaixo de umas lonas.

                                                  Moral da historia: O mais importante é reduzir o lixo que produzimos.

                                                  E os residuos electronicos / electricos também, o chamado e-waste.

                                                  Africa (ghana) , india e china são frequentemente os destinos do e-waste ocidental:





                                                  E-Waste Hell - YouTube

                                                  E-Waste Anger - YouTube

                                                  e-Waste: A Global Time Bomb - YouTube

                                                  How the west dump Electronic Waste in Africa and India - YouTube

                                                  Electronic Trash Village - China - YouTube

                                                  Faces of China - Heavy Metal - YouTube



                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Passada a introdução, no meu dia a dia deparo-me com muitas situações em que um pinguinho de solda faz a diferença entre o "isso é lixo " e o "ainda vai funcionar mais uns anos" .

                                                    Espero que este tópico seja motivador para todos os reparadores e salvadores de tralha
                                                    De todo o tipo, electronica, mecanica, obras, moveis, tecidos, etc

                                                    Convido-vos a partilharem fotos e historias das vossas "salvações"

                                                    Acabei entretanto de savar mais um ecran de 17" LCD do ponto electrão ! ... um pequeno condensador de 1000uF pode facilmente fazer a diferença entre funcionar mais uns anos VS ir para o lixo

                                                    O problema deste é que o led (o verde, que indica que está aceso) piscava rapidamente e não chegava a ligar. Normalmente isto indicia problemas na fonte de alimentação ou nos inversores.
                                                    Este foi fácil, era apenas um condensador inchado na fonte de alimentação.

                                                    CUIDADO: Dentro dos ecrans há tensões elevadas e tensões MUITO elevadas , sobretudo na zona das bobinas (inversores) e nas saidas para as lampadas.
                                                    CUIDADO: MEsmo após desligado da corrente, os condensadores grandes podem continuar carregados (300V DC e mais) . Efectuar a descarga com uma lampada ou com uma resistencia

                                                    É incrivel a quantidade de equipamentos que vão para o lixo , quando muitas vezes o problema resolve-se com um pingo de solda.

                                                    Comportamo-nos como uma sociedade rica , mas não o somos, e talvez por isso Portugal esteja como está

                                                    E que tal meter a rapaziada dos cursos profissionais a arranjar mais coisas , por exemplo em parceria com o Ponto electrão ?


                                                    O condensador substituido é o que tem a cabeça pintada de preto


                                                    Vista geral do ecran aberto :


                                                    Esta vivo !




                                                    Por ultimo, um documentário interessante

                                                    obsolescência programada http://www.Youtube.Com/watch?V=pdpsw...ayer_embedded#!

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      O lixo é um problema grave produzido pelas sociedades ocidentais, ditas desenvolvidas, que depois transborda para outros países.

                                                      Embora seja proibido exportar lixo, nada como chamar-lhe, por exemplo, "Equipamento electrónico em 2ª mão" que já fica tudo bem com as autoridades. Depois temos imagens chocantes como essas do Ghana onde lançam fogo aos aparelhos para queimar plásticos e resinas e conseguirem retirar o metal. Sem dúvida muito ecológico...

                                                      Faz-me bastante confusão o "usa-deita-fora" do nosso dia-a-dia, como se os recursos fossem infinitos e onde "crescimento" e "consumo" são confundidos.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Repost: http://forum.autohoje.com/off-topic/...nao-durar.html

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          O que eu não percebo é porque é que as lojas de pequenas reparações praticamente desapareceram. Como se vê no segundo post, basta um pingo de solda e um condensador que custa cêntimos para recuperar um monitor, mas se calhar quem o tinha não sabe onde ir para o arranjar. Mesmo indo à loja onde o comprou há uns anos, dizem-lhe que terá de ir para orçamento e já é modelo antigo, já não há peças, etc e tal, "mas agora temos aqui uns novos, muito melhores e muito em conta" - e pronto, vai o velho para o lixo e o novo para casa.

                                                          Mas há outro lado da questão. Aparte a crise, a economia e o nível de vida actuais são os mais altos de sempre desde que o homem cá anda. E a economia só funciona com transacções, com o dinheiro a mudar de mãos. Esta sociedade do "usar-e-deitar-fora" possibilita a geração de empregos, que por sua vez têm um impacto extremamente importante na qualidade de vida de todos, a começar pela saúde.

                                                          Por isso, eu não acho que a sociedade do "usar-e-deitar-fora" seja propriamente uma coisa má - o que é mau é apenas o que se faz ao que se deita fora. E há exemplos de como se pode gerir isso de maneira bastante eficiente, reduzindo o impacto a um mínimo perfeitamente sustentável.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                                            O que eu não percebo é porque é que as lojas de pequenas reparações praticamente desapareceram. Como se vê no segundo post, basta um pingo de solda e um condensador que custa cêntimos para recuperar um monitor, mas se calhar quem o tinha não sabe onde ir para o arranjar. Mesmo indo à loja onde o comprou há uns anos, dizem-lhe que terá de ir para orçamento e já é modelo antigo, já não há peças, etc e tal, "mas agora temos aqui uns novos, muito melhores e muito em conta" - e pronto, vai o velho para o lixo e o novo para casa.

                                                            Quando um leitor de DVD custa 35€ as pessoas preferem comprar novo ainda que dure pouco tempo a mandar reparar o velho.

                                                            O condensador custa 10cents., mas é preciso ter uma loja, porta aberta, despesas, finanças, ordenados, e ainda saber qual o condensador a trocar e/ou onde pôr o pingo de solda.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              A minha PS3 bem que tentou avariar...lá tive que comprar uma chave especial (9€) e consertá-la!

                                                              A verdade é que coisas complexas são muito difíceis...e não convém às empresas projectar facilidade de reparação, veja-se o novo macbook que anda a fazer todos os mac fans babar...até as memórias são soldadas! As baterias são coladas! Mas vai vender como pães quentes.
                                                              É exactamente como os políticos...as pessoas só têm o que querem e o que merecem, nem mais nem menos que isso.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X