Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Obsolescência programada - Fabricados para não durar

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
    Outro aqui, tenho ali um dv6149 que levou 3 motherboards...por fim acabou por queimar o monitor mas ainda arranca!
    Olha, tu tambem?

    Uma ao fim de 6/7 meses, outra ao de quase dois anos, em 2009... No fim do ano passado dei-o à minha irmã, e este ano avariou outra vez...presumo que do mesmo problema...incrível...deve estar lá encostado..
    Voltei a comprar um HP o ano passado, e ainda funciona, mas de vez em quando bloqueia tenho que desligar a ficha e tirar a bateria...
    O próximo vai ser de outra marca..

    Comentário


      desculpe a resposta atrasada, mas eu so um gajo com mt sorte com a Hp, porque fora o carregador da bateria(e a mesma terem ido pas couves ) nao tive grandes problemas, e ja vao quase 5 anos a jogar de "manhã á noite" com o malfadado vista
      Editado pela última vez por futurodonodaUMM; 18 October 2012, 08:41. Razão: esquecime de referir a marca do portatil

      Comentário


        Originalmente Colocado por TiagoLeal Ver Post
        Olha, tu tambem?

        Uma ao fim de 6/7 meses, outra ao de quase dois anos, em 2009... No fim do ano passado dei-o à minha irmã, e este ano avariou outra vez...presumo que do mesmo problema...incrível...deve estar lá encostado..
        Voltei a comprar um HP o ano passado, e ainda funciona, mas de vez em quando bloqueia tenho que desligar a ficha e tirar a bateria...
        O próximo vai ser de outra marca..
        Eu comprei um Toshiba para substituir o HP, vamos ver como se porta.
        Mas a HP desiludiu-me muito, tanto que agora até existe uma impressora Canon cá em casa...

        Comentário


          Portáteis para durar é Dell ou Toshiba. O resto é conversa!

          Comentário


            HP só da linha profissional.....
            Os da linha de "supermercado".......não obrigado.

            Comentário


              O meu pc de secretaria vai fazer 10 anos, até agora so tive de mudar a fonte.

              Comentário


                Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                o meu telemóvel tinha 4 anos e meio e fui eu que o estraguei. ficou caçado na calha do banco e ao procurá-lo empurrei-o e estalou o ecrã. compri um bom, a minha mulher "gamou-mo", fiquei com 1 com serviços mínimos e que custou 10€ pela optimus empresas e que custava 60€ ao preço normal. há outras coisas que eu tenho e são já algo antigas, um dvd com 10 anos, uma televisão sony das pequenas já sem um botão e cujo comando é preciso espremer para por mais alto ou mais baixo, um portátil que pifou após 4 anos e meio de uso DIÁRIO CONTÍNUO e cujo novo vai fazer agora 3 anos em julho ou agosto, entre outras coisas.

                por outro lado, tenho 1 frigorífico de 200€ que durou 4 anos e meio até ter que encher o gás (60€!), uma televisão com o mesmo período de tempo e que dá 1 canal a preto e branco ou a tv cabo a preto e branco tambbém, fruto, ao que parece, da entrada scart, a varinha mágica desde que me casei é a 3ª em igual período, um microondas que descascou a tinta no centro, por dentro, um carro de valor considerado já alto que com 7 anos e pico já faz barulhos desde os 3, etc, etc, etc.

                eu sou apologista do "bom e barato", mas cada vez mais me convenço - e deve ser da idade a avançar - que mais vale fazer um investimento maior em certos produtos e esperar que estes durem, ao invés de comprar coisas baratas e acabar a garantia e avariarem, ou noutras vezes mesmo avariarem durante a garantia. é claro que em outros produtos, sobretudo os mais baratuchos, compensa até comprá-los a baixo preço, mas os maiores acho que cada vez mais compensa comprar nem muito baratos nem muito caros, pois também podemos dar 400€ por um frigorífico e não avariar e darmos 600 e avariar. ou então apenas comprarmos de marcas com nome na sua área.
                Eu sou um "cigano" no que toca a guardar as coisas velhas. Apesar de ter uma casa nova com boa tecnologia, cortesia da minha mulher, guardo pequenos tesouros que nunca me deixaram ficar mal. Entre os quais um frigorífico com 22 anos (era do meu pai e ele ia deitá-lo fora mas como eu sabia a máquina que ali estava pedi para ficar com ele). A minha mulher não deixava aquele cangalho entrar dentro de casa então vou apetrechando a garagem, para enquanto estou de volta das máquinas ter umas minis fresquinhas.

                Continuando, esse frigorífico marca Singer refrigera que é uma maravilha, não faz ruídos estranhos, na minha opinião funciona melhor que o Indesit Silver que custou uma fortuna. Só lhe dei uma lixadela e pintura nos fundos que já estava a ficar com ferrugem, agora está novo.


                Outro tesouro: Uma máquina de costura singer. Em vez de deitar peças de vestuário fora, prefiro reaproveitá-las para servirem como vestuário para ginástica, etc. A máquina após mais de 30 anos continua a trabalhar como um relógio. Dá para fazer aquelas beiras das calças, etc, um espectáculo mesmo. Para quê comprar uma nova? Para avariar 2 ou 3 anos depois?

                Outro tesouro: Um PC Tsunami 166 mhz de processador, 24 mb de ram, 1mb de gráfica. Está na garagem numa secretária e é apenas para consultar o auto data, mesmo à mecânico.

                Por fim: Os meus dois carros velhinhos, aliás está um terceiro em processo de restauro. Não abdico deles por nada nem trocaria por nenhum carro novo do mesmo segmento.

                Se penso que as coisas antigas duram mais? Claro que sim. O mercado consumista leva as marcas a programarem os seus componentes para determinadas horas de trabalho, porque o que importa é vender.
                Editado pela última vez por Maraki; 18 October 2012, 10:58.

                Comentário


                  Colo aqui tambem este texto que coloquei ja noutros tópicos. Até porque uma forma de combater a obsolencia programada é a de deixar que outros dêm vida a coisas que já nos interessam.

                  Encontrei um site que anda a encantar.-me : Chama-se troca-se.pt - O site de trocas
                  Possivelmente foi inspirado pelo swaptree: Swap.com , ou outros congéneres.

                  Seja como for, está muito completo e funcional . Os meus parabens aos criadores.

                  Passo a citar o texto de apresentação do troca-se :
                  ************************************************** ************************************************** *********************
                  """ Sobre nós

                  Este projecto começou entre um grupo de amigos onde se trocava filmes, jogos, música e autocolantes, e pensamos na possibilidade de fazê-lo online. Depois de pesquisarmos e não encontrarmos nenhum site, decidimos criar em 2012 uma plataforma que possibilitasse trocar objetos e serviços com facilidade e economia.

                  Mas estes não foram os únicos motivos que nos levaram a este projeto. Percebemos que todos os dias são colocados no lixo dezenas de milhares de objetos que podem ser reaproveitados. As coisas que já não utilizamos podem ser de grande valor para alguém em algum lugar, e podem ser usadas como moeda (de troca) para o que nós desejamos. Além disso a reutilização das tais pouparia milhares de toneladas de matérias primas, que por sua vez contribuiria para preservação do meio ambiente.

                  A troca é incrivelmente útil e valiosa.

                  Diz não ao desperdício e junta-te a nós!

                  Vamos contribuir para um mundo mais limpo e solidário. """

                  ************************************************** ************************************************** *********************

                  Um site destes é um tralheiro como eu, que está farto de muita da sua tralha
                  Tal como qualquer tralheiro, há muita coisa que só não mando fora porque "um dia ainda pode dar jeito para alguma coisa"

                  No entanto , a tralha é muito subjectiva: O que para mim já é tralha desinteressante, pode ser aquilo que alguem deseja há algum tempo. E vice versa.

                  Convido-vos a visitar o site, pois é realmente interessante, há lá tralha para todos os gostos e aquilo funciona mesmo .

                  Sou um fan !
                  Até porque me revejo na filosofia adjacente ao troca-se.
                  O dinheiro vai continuar a existir por muito tempo, mas é interessante que hajam uma formas de relacionamento comercial, e a troca de coisas por coisas de valor semelhante é algo que a humanidade faz milenarmente.
                  Esta é a ferramenta que faltava para aperfeiçoar essa arte milenar !

                  O Valor dos itens é muito subjectivo, mas há sempre a forma de juntar vários produtos por forma a equilibrar a balança, por exemplo pode-se trocar 3 produtos pouco valiosos por um de valor superior.

                  É giro, visitem e digam o que acharam !

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BrunoGrilo Ver Post
                    HP só da linha profissional.....
                    Os da linha de "supermercado".......não obrigado.

                    Mac e o resto é conversa!


                    Linhas profissionais, são tão caras como um Mac, mas nunca têm o mesmo refinamento... nem o OSX...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por ElementZ Ver Post
                      Mac e o resto é conversa!


                      Linhas profissionais, são tão caras como um Mac, mas nunca têm o mesmo refinamento... nem o OSX...

                      Um Thinkpad da Lenovo não é construído para ser refinado, é construído para ser robusto. Prioridades...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por ruymoreira Ver Post
                        Um Thinkpad da Lenovo não é construído para ser refinado, é construído para ser robusto. Prioridades...
                        Espera aí... vais dizer que os Mac's não?

                        Comentário


                          Por acaso tenho um Asus de 2006 que uso diariamente e deixo muitas vezes a sacar sem desligar durante dias e está impecável.

                          Mas a verdade é que no trabalho tenho um Lenovo com 1 ano e apesar de não ser bonito é muito rubusto. É um portátil de trabalho e dá para notar a diferença.

                          Comentário


                            Lenovo é muito bom

                            Space Laptops - The Slow Mo Guys - YouTube

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Unreal Ver Post

                              Mas Mac é Mac:

                              Comentário


                                Ora bem a Lenovo orgulhava-se que os portáteis da gama Thinkpad em que se batesse contra uma parede até 60km/h o disco rígido saia ileso... Se é verdade ou não...

                                Por cá temos um Thinkpad T400 e um T61 e também um Dell Latitude D630 e também já tivemos um T41 e um T60 e um D620, e tem que se admitir que os Thinkpad tem uma robustez soberba, mesmo superior aos Dell.
                                Em relação aos Mac os únicos que passaram por ca ainda eram da era dos pré-alumínio, em que a estrutura do portatil começavam a estalar...

                                Comentário


                                  E os carros é a maior chachada de sempre.
                                  Dá-me ideia que os carros produzidos entre 95-2006 eram mais robustos que os carros dai para a frente.

                                  Comentário


                                    Tenho um tsunami com 6 anos que funciona perfeitamente, começa a ter pequenas brechas no chassis, é o único defeito que tem, em breve vai levar (se for possivel) um upgrade!

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por TommyPT Ver Post
                                      E os carros é a maior chachada de sempre.
                                      Dá-me ideia que os carros produzidos entre 95-2006 eram mais robustos que os carros dai para a frente.
                                      eu diria até 2000!

                                      Comentário


                                        Saudades do meu Fiat 127, sem bugs electronicos nem erros de centralina.
                                        Um alicate, uma chave de fendas, um arame e um jogo de platinados de reserva e era sempre a andar.
                                        Mais tarde comecei a trazer uma bomba de gasolina de prevenção, era mecanica e fácil de trocar.
                                        Era o verdadeiro "faz tu mesmo", nos dias de hoje é para esquecer tal coisa.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Evolution6 Ver Post
                                          Saudades do meu Fiat 127, sem bugs electronicos nem erros de centralina.
                                          Um alicate, uma chave de fendas, um arame e um jogo de platinados de reserva e era sempre a andar.
                                          Mais tarde comecei a trazer uma bomba de gasolina de prevenção, era mecanica e fácil de trocar.
                                          Era o verdadeiro "faz tu mesmo", nos dias de hoje é para esquecer tal coisa.
                                          Foi o meu primeiro carro tambem )

                                          Quanto ao "faz tu mesmo" , para começar a maioria das pessoas nem esta para sujar as mãos .
                                          LEmbra-te que agora somos uma nação rica

                                          Comentário


                                            Os condensadores defeituosos (badcaps) são um dos maiores causadores de falhas nos aparelhos electronicos.

                                            Isto tem mesmo um nome, praga de condensadores: Capacitor plague - Wikipedia, the free encyclopedia

                                            Ha dias arranjei 2 ecrans de 17", ambos com este problema.

                                            Partilho estes conhecimentos antes do mais por razões ecológicas, pois faz-me pena saber que tantos e tantos ecrans vão fora por causa de problemas tão faceis e baratos de resolver.

                                            Mas ATENçAO! Existem riscos em mecher em placas destas, sempre desligado da corrente, e muito cuidado sobretudo com o condensador grande da fonte de alimentação (Com o electrolitico e por vezes com o ceramico maior tambem), pois retêm 220 ou 300v durante um bom bocado, mesmo após já ter desligado da corrente. O ideal é ir com uma lampada de 220 e descarregarem.no.

                                            No caso dos dois ecrans, o LG pura e simplesmente não dava sinal nenhum.
                                            Eram 2 condensadores no secundário. Eram de 1000uF / 25V e troquei-os por condensadores do mesmo valor mas de 35V, assim ficam mais folgados e torna-se mais improvavel que volte a falhar.

                                            Eis as fotos dos condesadores inchados (e um deles rebentado na base), bem como o ecran a trabalhar já no pós operatório :











                                            A seguir foi o HP. Este ligava, e notava-se a imagem muito sumida.
                                            Pensei que fosse um problema nos inverteres , ou até alguma lampada partida... mas não, foi bem simples, eram dois condensadores inchados, ligados em paralelo, no circuito que alimenta o inverter

                                            Não tinha de 470uF / 25V, então coloquei 560uF / 35V. Uma vez que isto é na fonte de aliementação não tem problema, até fica melhor.

                                            FOi trocar e voila, temos ecran a funcionar, salvo do tenebroso ecoponto !












                                            Isto parece tudo facil, e é facil. Mas não facilitem . Não façam nada com que não estejam à vontade ou com que não se sintam confiantes. Peçam ajuda a um amigo , ou a um profissional que perceba do assunto.
                                            Isto é electricadade, não é um brinquedo. Sejam prudentes.

                                            Comentário


                                              Esta a dar agora na SICNotícias um documentário Francês sobre este tema.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                Esta a dar agora na SICNotícias um documentário Francês sobre este tema.
                                                Vinha ca dizer isso , estou a ver a chulice da apple :D

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                  Vinha ca dizer isso , estou a ver a chulice da apple :D
                                                  Não estou a ver porque já estou deitado.
                                                  Mas estou a pensar mais na Microsoft do que na Apple.
                                                  É que pelo menos a Apple tem upgrades do sistema mesmo para aparelhos antigos.
                                                  Já a Microsoft lixou o pessoal que comprou os Windows Phone 7 ao não ter upgrade
                                                  para o 8, e quem comprou o 8 porque vai deixar de ter suporte em meados de 2014.
                                                  Isto sem falar do Windows que vai ficando lento ao longo do tempo, para que o pessoal
                                                  não só compre um novo sistema como também um novo computador.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
                                                    Vinha ca dizer isso , estou a ver a chulice da apple :D
                                                    E também da Samsung.

                                                    Para não começarem com a guerra Apple vs Samsung

                                                    Ambas se aproveitam dos consumidores.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                      Isto sem falar do Windows que vai ficando lento ao longo do tempo, para que o pessoal
                                                      não só compre um novo sistema como também um novo computador.
                                                      Oi

                                                      O meu Acer que foi comprado em 2007/2008 não deve ter ouvido isso, de certeza...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Não estou a ver porque já estou deitado.
                                                        Mas estou a pensar mais na Microsoft do que na Apple.
                                                        É que pelo menos a Apple tem upgrades do sistema mesmo para aparelhos antigos.
                                                        Já a Microsoft lixou o pessoal que comprou os Windows Phone 7 ao não ter upgrade
                                                        para o 8, e quem comprou o 8 porque vai deixar de ter suporte em meados de 2014.
                                                        Isto sem falar do Windows que vai ficando lento ao longo do tempo, para que o pessoal
                                                        não só compre um novo sistema como também um novo computador.
                                                        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                        E também da Samsung.

                                                        Para não começarem com a guerra Apple vs Samsung

                                                        Ambas se aproveitam dos consumidores.

                                                        Quando liguei estava a dar sobre a apple , todos chulam ja se sabe , apple , micro , bmw , opel , papas cerelac etc .

                                                        Mas por exemplo no caso da apple , o world famous SIRI "só funcionar" no 4S cof cof , o custo (e a dificuldade) de substituir uma bateria e por ai a fora ... é das marcas onde me da mais vontade de martelar admito , ja tive um produto deles mas dificilmente volto a ter outro .

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por RJS86 Ver Post
                                                          Oi

                                                          O meu Acer que foi comprado em 2007/2008 não deve ter ouvido isso, de certeza...
                                                          És especial.

                                                          windows getting slower - Google Search

                                                          Why windows slows down over time.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                            Não estou a ver porque já estou deitado.
                                                            Mas estou a pensar mais na Microsoft do que na Apple.
                                                            É que pelo menos a Apple tem upgrades do sistema mesmo para aparelhos antigos.
                                                            Já a Microsoft lixou o pessoal que comprou os Windows Phone 7 ao não ter upgrade
                                                            para o 8, e quem comprou o 8 porque vai deixar de ter suporte em meados de 2014.
                                                            Isto sem falar do Windows que vai ficando lento ao longo do tempo, para que o pessoal
                                                            não só compre um novo sistema como também um novo computador.
                                                            tu gostas de ser ignorante, não? falando do suporte ao wp8... és daqueles que gosta de criticar sem fazer ideia do que fala. a Microsoft dá suporte por xx tempo a qualquer sistema operativo. no caso do wp8, cada versão tem 18 meses. de cada vez que há um update ao sistema operativo, essa versão nova tem os tais 18 meses de suporte. e há vários updates por ano ao wp8, aliás o primeiro já está no mercado. quando sair o próximo update, o suporte continua... vamos fazer num paralelismo para ver se tu consegues entender. o Windows 7 já não tem suporte, pela tua teoria. buuuuuuu!!! mas afinal não, basta actualizar para o sp1 que o suporte continua. consegues meter isso na tua cabecinha? é a mesma coisa cpm os telefones. cada versão tem um prazo de suporte, mas assim que actualizas tens novo prazo de suporte. quanto à apple, eles são famosos por bloquear updates a equipamentos perfeitamente capazes, como os osx mais recentes que não correm em macbooks com apenas alguns anos. o Windows 8 corre em hardware com quase uma década.

                                                            Comentário


                                                              Uma coisa que me faz imensa confusão são as impressoras. Há cerca de 5/6 anos comprei uma HP a cores multifunções por cerca de 60€ , servia perfeitamente para as minhas pretensões. Utilizei durante todo este tempo, até que precisei de tinteiros e por acaso dei de caras com as multifunções actuais. Conclusão: em vez de trazer os tinteiros, trouxe uma nova por 39€, já com tinteiros incluídos e 2 anos de garantia, com melhores características que a anterior, e encostei a antiga situação no mínimo caricata em que os consumíveis têm mais valor do que o produto completo.

                                                              Digamos que se a minha impressora antiga tivesse valor de mercado, ninguém daria mais de uns 20€ por ela actualmente. Os tinteiros que lá estão valem muito mais do que isso. Era como se os pneus valessem mais do que um carro (o que também é possível em casos extremos)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X