Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Tópico das Casas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


    Se olhares para o SP500 (o indice mais conhecido e seguido) e escolheres um periodo temporal qq, tens quedas, às vezes graves. Se olhares para um periodo um pouco maior não passa de um "blip".

    Caiu, recuperou rapidamente, e quem não investiu, ardeu! Quem comprou em 2014 viu o seu dinheiro multiplicar!

    A verdade, que questionaste, é que quem afirmou em 2011 que ia descer acertou.

    Quem disse em 2014, 2015 etc que ia subir tb acertou, nada contra quanto a isso.

    Quem comprou em 2014 comprou bem melhor que em 2011, isto apenas tendo em conta o valor das casas que é o tema, desconsiderando financiamentos etc.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

      É a 3ª maior cidade do país, está a 20 mins da praia, 30 mins de um aeroporto, perto de Espanha, tem emprego, educação, cultura, um tamanho não muito grande que permite qualidade de vida. Boas escolas, muitos acessos...

      Queres que continue?
      Arcoense!

      image.png

      Comentário


        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

        É a 3ª maior cidade do país, está a 20 mins da praia, 30 mins de um aeroporto, perto de Espanha, tem emprego, educação, cultura, um tamanho não muito grande que permite qualidade de vida. Boas escolas, muitos acessos...

        Queres que continue?
        Podes continuar.

        Eu vejo essas vantagens mas a cidade em si, não me atrai.

        Não bá cidades melhores aí pelo Minho?

        Comentário


          Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post

          Arcoense!

          image.png
          Outra enorme vantagem de Braga... é que está pertinho de Guimarães e de todos os seus bons restaurantes!





          Fui ....





          Comentário


            Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

            Podes continuar.

            Eu vejo essas vantagens mas a cidade em si, não me atrai.

            Não bá cidades melhores aí pelo Minho?

            Com a oferta de emprego que há em Braga, a resposta é não!

            Prefiro Guimarães de longe mas lá está... há menos emprego e já fica a mais 20 mins da praia

            Comentário


              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

              Também tenho acompanhado essa zona.

              O Dream Living, o "curvo" que foi o primeiro (já havia um há muitos anos que esteve ali sozinho...) começou cheio de promessas, mas está "parado". A promotora diz que não, mas eu acho que está.
              Também entendo em parte, as casas ali foram vendidas "baratas" e cheira-me que o promotor quer que as pessoas desistam.

              Entretanto apareceram muitos outros prédios ai e o dream living continua por acabar, há mais de 5 anos.
              Até o Isaltino em 1 ano e pouco já está a acabar um de arrendamento controlado ao lado.

              A questão é que como em todo o lado, as casas ai aumentaram imenso... Um T3 ai custa 700k. Há uns jeitosos e com boa vista. Mas a zona é "má", tem de se fazer tudo de carro. E agora finalmente abriram o acesso pela bomba do Auchan, senão a única entrada era preciso ir até ao hospital....
              Essa promotora é expert em coisas estranhas hã muitos anos, desde que relançou o skycity ...

              Comentário


                Originalmente Colocado por zezoca Ver Post

                a questão é que toda a gente quer essa possibilidade de conforto e só se vai afastando delas por esgotamento de hipóteses.....depois logo caminha se bem entender e não por necessidade.
                de uma forma geral e seguindo o teu raciocínio, não há que ter medo de viver num 3 ou 4 andar sem elevador mas todos procuramos apartamentos e prédios que tenha essa mais valia ali disponível.
                uma "simples caminhada" ou subir a um 3º andar diariamente exausto/a num fim de dia de trabalho com um filho num braço e um saco de compras no outro enquanto pensa onde enfiar o guarda-chuvas que também tem de usar naqueles dias de inverno.
                Então pronto, é todos quererem ao lado do metro ou comboio ou autocarro, mas todos querem o mesmo e depois queixam-se dos preços.


                É claro que essa situação que descreves não acontece com boa parte das pessoas, não comeces a inventar. Há sempre muitos critérios como esses mas há muita gente leva 1 mochila ou pouco mais.

                Depois cada um segue a sua opção, não se queixem é da falta de lugares ou trânsito quando também estão a contribuir para isso, se eu ando no metro à pinha e então? não me vou queixar porque eu tb estou lá a ocupar espaço né.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                  É a 3ª maior cidade do país, está a 20 mins da praia, 30 mins de um aeroporto, perto de Espanha, tem emprego, educação, cultura, um tamanho não muito grande que permite qualidade de vida. Boas escolas, muitos acessos...

                  Queres que continue?
                  E a fluidez do trânsito em virtude da forma como está organizada e construida a rede de estradas e ruas é mt melhor !!

                  Para zona norte / litoral seria o " meu " local para viver, nao desgosto do Porto mas é mais relativo.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                    Esse é outro Fradelos, o que ele está a falar fica a 15 mins do centro sem transito. Fica ali ao pé de Priscos/Tadim.
                    image.png

                    Comentário


                      Que raios já me enganaram. Duas Fradelos a 30km uma da outra. Para quem não é da zona.

                      Peço desculpa a quem enganei.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Trek8500 Ver Post


                        O centro é a Sé, ou Praça da Republica vá... não esse spot !


                        E nesse caso, o maps dá 16 / 17 mins! E se for às 9h00 sugere que pode levar de 25 a 30 mins.


                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                          Que raios já me enganaram. Duas Fradelos a 30km uma da outra. Para quem não é da zona.

                          Peço desculpa a quem enganei.

                          Acontece muito, pelo menos no Norte, freguesias com o mesmo nome a poucos Kms umas das outras, mas em Concelhos diferentes.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                            Esse é outro Fradelos, o que ele está a falar fica a 15 mins do centro sem transito. Fica ali ao pé de Priscos/Tadim.
                            Tem comboio a 2 ou 3 minutos de casa, tem colégio privado a 5 minutos. 15 minutos é diria que quase o máximo com transito, há vários atalhos que não as óbvias circulares.

                            Quanto ao que tem Braga, neste momento tem um centro com muita vida, quando comparado com outras cidades médias Braga está muito, mas mesmo muito acima, Coimbra, Aveiro, não tem comparação possível. A nível empresarial cresceu exponencialmente e vai continuar a crescer. A Universidade foi uma alavanca gigante para a cidade e para o seu crescimento. Está com dificuldades de terrenos a todos os níveis. A nível empresarial se houvessem umas centenas de terrenos eram ocupados no dia seguinte.
                            Mas diga-se a cidade não aguenta muito mais, porque como disse é muito pequena, de ponta a ponta do concelho não se demora 30 minutos.
                            Guimarães tem um problema (acredito que possa ser vantagem para alguns) , é uma cidade composta por vilas, Braga é uma verdadeira cidade, em minha opinião passa muito por aqui a diferença.
                            No resto concordo com os restaurantes, Braga estranhamente na restauração está a demorar a sair da cepa torta. Há Barcelos, Famalicão, Ponte lima até, e Braga ficou algures por aí perdida. Há muitos restaurantes bons, normalmente não é uma cidade de barretes gastronómicos, mas de topo nem por isso. Mas acredito que nos próximos 5 anos ou nem tanto vão aparecer alguns restaurantes de topo porque há muito mercado seja empresarial, seja turístico, seja de residentes.
                            O pessoal anda pelo arcoense há décadas e não se saiu disso. Agora está na moda o Manel. D. Júlia também tem os seus dias. Cozinha da Sé já foi melhor parece-me. Mas falta algo acima. Há agora o Tempo, (antigo quinta da Capela) com boas referencias.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post



                              O centro é a Sé, ou Praça da Republica vá... não esse spot !


                              E nesse caso, o maps dá 16 / 17 mins! E se for às 9h00 sugere que pode levar de 25 a 30 mins.

                              nada especifiquei ao google maps, apenas escrevi Braga e ele escolheu esse lugar que é razoavelmente central
                              Editado pela última vez por Trek8500; 30 April 2024, 11:10.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post



                                O centro é a Sé, ou Praça da Republica vá... não esse spot !


                                E nesse caso, o maps dá 16 / 17 mins! E se for às 9h00 sugere que pode levar de 25 a 30 mins.

                                30 minutos quase dá para ir a pé Os Tub têm carreira e mesmo a parar em todas as estações e apeadeiros (devem ter mais de 25 paragens) têm menos de 35 minutos de percurso Pode acontecer uma ou 2 vezes no ano se o gajo por engano se meter na circular junto ao e elecerc com um acidente. Fora isso é impossível demorar diria mais que 20 minutos em qualquer hora do dia saindo da maior parte das aldeias. Diria que é mais provável conseguires em 10/11 minutos estares estacionado no parque do campo da vinha. Isto aplica-se a quase todas as aldeias de Braga, como disse é tudo relativamente perto do centro.
                                As vivendas que citei e que conheço razoavelmente pelo trabalho ficam a menos de 9km do centro.
                                Diria que hoje em dia é muito mais complicado para quem vive no centro de Braga do que quem vive nos arredores, há algumas zonas muito congestionadas. 15% da população de Braga vive ali em 2 km entre continente e o Braga parque.

                                Em todo o caso era só para mostrar que se consegue ter uma casa nova por menos de 300mil€ e não é em cascos de rolha, é numa das principais cidades do país que neste momento tem emprego e tem uma qualidade de vida bem aceitável.
                                Mesmo que com mais gente a cidade ficou mais confusa e que os brasileiros possam incomodar alguns...

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                  Custam os mesmos 700k, são é na periferia de Lisboa que é o mesmo que a periferia de Braga, também são a "10 ou 15 mins" só que não, às vezes leva 1h.

                                  Ainda há pouco estávamos a falar de Ramada/Famões, não faltam moradias T4 com piscina e jardim a 700k. Ficam a "15 mins" de Lisboa.
                                  Em lisboa de local nenhum vais demorar menos que o dobro ou triplo do tempo de Braga. Em todo o caso é capital.
                                  Em Braga 15 minutos são 15minutos, salvo raras exceções, e já falo com trânsito de hoje. Se fosse há 4 ou 5 anos as coisas eram muito mais fluídas.
                                  1h a sair de Braga estás em Aveiro ou em Vigo.
                                  A periferia de Braga em comparação com Lisboa diria que é Guimarães ou Famalicão com sorte até Porto.
                                  Testei agora no google, de ramada ao Chiado 36 minutos.
                                  De Braga Dragão 39 minutos.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post


                                    Com a oferta de emprego que há em Braga, a resposta é não!

                                    Prefiro Guimarães de longe mas lá está... há menos emprego e já fica a mais 20 mins da praia
                                    Guimarães gosto muito. Parece-me mais bem organizado que Braga.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post

                                      Há 1408 páginas neste tópico (sei que varia por user) e há um comentário desses a cada 2 páginas, pelo menos... Vai que um dia alguém acerta... o tópico arrancou em 2011....
                                      em 2011 estava literalmente a dar o peido mestre, os preços a descerem e bem, e só em 2016 começaram a subir.

                                      o que acho é que é completamente insustentável os preços que se tem falado em T3 e T4 em zonas que não são premium

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post

                                        Podes continuar.

                                        Eu vejo essas vantagens mas a cidade em si, não me atrai.

                                        Não bá cidades melhores aí pelo Minho?
                                        Viana do Castelo é a minha favorita.
                                        É uma capital de distrito, relativamente pequena, é certo, mas muito aprazível.
                                        Tem rio, mar e montanha (serra de Santa Luzia e serra de Arga) logo ao lado. Além disso está a um passo de Espanha e o Porto a cerca de 1h (o aeroporto é menos).

                                        A nível de oferta de emprego não está ao nível de Braga ou Guimarães, oferta de habitação idem, mas os valores/custo de vida são inferiores.

                                        A cidade de Braga em si não me diz grande coisa, é um aglomerado urbano dentro do território. Guimarães acho um pouco melhor, mas ambas são cidades onde a periferia próxima é um aglomerado urbano desordenado.

                                        Ainda na Sexta-feira fiz Guimarães-Porto por nacional (desta vez Vizela, Paços de Ferreira, Alfena) e é uma continuidade de zonas urbanas desordenadas pouco interessante e bastante caótica. Esta situação extende-se a grande parte da zona norte de Porto/Braga (Maia, Santo Tirso, Paredes, Famalicão, Barcelos, SM Feira... é tudo assim).

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                          MetalKing Vanquish é verdade que 1.5KM a subir não é a melhor coisa do mundo ( já nem falo de quem tem algum problema motor ou afins ).

                                          Mas há muito medo de uma simples caminhada de 10 ou 20 min...não faz sentido.

                                          Se toda a gente quiser casa a 100m da estação e mais que isso usa carro então nunca haverá lugares que cheguem ou melhor dizendo será sempre um caos de movimento. Isto em zonas densas pois claro.
                                          Eu não uso transportes públicos, porque a minha vida não o permite.

                                          Mas moro numa zona onde estou a 1 km da estação de comboios, e vários autocarros, o Maps diz 13 minutos, mas 10 minutos chegam e apesar de ser uma zona reativamente central, não tenho problemas de estacionamento, só no Natal e fim-do-Ano é que não há lugares na rua.

                                          Ainda no 25 de Abril, sai de casa a pé e 25 minutos depois estava no Rossio, de comboio.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                            Tem comboio a 2 ou 3 minutos de casa, tem colégio privado a 5 minutos. 15 minutos é diria que quase o máximo com transito, há vários atalhos que não as óbvias circulares.
                                            Habito numa das freguesias aqui faladas e em horas de trânsito, por exemplo pelas 18h, não demora 15 minutos até ao centro, diria quase o dobro.

                                            Comentário


                                              Os problemas que se fala do trânsito são isso mesmo do trânsito e não da periferia, ou seja de 1 ponta para a outra ponta da cidade, centro, em hora de ponta é um terror.

                                              O conceito de grandes cidades e estar demasiado dependente dos carros não é solução na maioria das vezes, nem aqui nem noutras grandes cidades europeias.

                                              Quem quiser fazer vida só de carro mais vale ir pa outro sitio.

                                              Agora se falamos de centro da cidade como vantagem de não ser periferia que se demora 30 min a pé ou 1h30 de autocarro ou etc, ok, percebo isso, agora no caso de estar a 1 ou 2 KM de uma estação ferroviária e podendo ir a pé, isso é literalmente uma periferia colada à cidade onde a questão trânsito nem se coloca para um grande numero de pessoas.

                                              Comentário


                                                E já que se fala de Braga, a zona do hotel Lamaçães é " centro" ? eu não me importava nada de viver ali por comparação a qualquer suburbio de LX.

                                                Comentário


                                                  [QUOTE=DeCeIi;n14448651]

                                                  Guimarães gosto muito. Parece-me mais bem organizado que Braga.[/QUOTE]

                                                  Muito mais, sem comparação possível.
                                                  Em todo o caso Guimarães cidade parece uma vila em comparação com Braga. Braga construiu uma muralha de prédios desordenadas à volta do centro. mas hoje em dia conseguiu quase ser uma pequena metrópole, Guimarães ficou um pouco para trás, quando já esteve bem à frente, não foi por acaso que foi Capital europeia da cultura em 2012. Mais impressionante é a velocidade com que Braga mudou. Se fores ver noticias de 2010 vês uma cidade quase a definhar, onde no centro era preciso segurança privada dos comerciantes porque não havia pessoas na rua. A universidade e a cidade viviam de costas voltadas. As festas festinhas que muitos criticam acabam por dar vida, o pessoal depois de uma semana de trabalho quer lazer. Acidade hoje em dia está sempre cheia e torna-se agradável de correr as ruas.

                                                  Cidades melhor que Braga? Não tens, isto no geral, quando olhas a cidade como um todo. Guimarães é a que mais se aproxima. Acaba por ser um meio termo entre cidade em crescimento , mas ainda sem o caos de Lisboa e Porto. Embora precise de algumas obras urgentemente para melhorar qualidade de vida de quem ali circula. E era muito barata em termos de habitação, hoje é menos.
                                                  Obviamente que seria muito mais fixe morar em Cerveira por exemplo, Viana do Castelo que adoro para uns belos passeios, Povoa de Varzim, Vila do Conde, mas sinto que falta vida. Esposende por exemplo que em breve junto com Barcelos pretende criar uma área gigantesca para industria.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    E já que se fala de Braga, a zona do hotel Lamaçães é " centro" ? eu não me importava nada de viver ali por comparação a qualquer suburbio de LX.
                                                    Não é centro, mas diria que é a zona em maior crescimento de Braga dos últimos anos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Liam2000 Ver Post

                                                      Habito numa das freguesias aqui faladas e em horas de trânsito, por exemplo pelas 18h, não demora 15 minutos até ao centro, diria quase o dobro.
                                                      Deduzo que passes por Celeiros, porque entrando na circular por norma não se apanha muito trânsito. O problema no centro são algumas saídas, a do tunel da estação para campo da vinha deve ser uma das maiores aberrações a nível nacional. A saída do hospital para a via rápida, e logo a seguir a saída para Adaufe ou para o sà de miranda. Há pontos muito criticos.
                                                      Se passares pelas traseiras elecerc, farmácia ferreiros, Galécia campo da vinha normalmente 20 minutos a essa hora. Obviamente depende sempre para onde se vá. A essa hora a maioria não vai mesmo para o centro/centro. O problema são os acidentes.
                                                      Tenho feito frequentemente Adaúfe- Sequeira e é super rápido mesmo às 18horas, quase zero paragens. Em todo o caso há pessoal que passa martírios no centro da cidade com as obras e o túnel fechado.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                        E já que se fala de Braga, a zona do hotel Lamaçães é " centro" ? eu não me importava nada de viver ali por comparação a qualquer suburbio de LX.
                                                        É provavelmente a melhor zona para viver na cidade. Não estás no caos, mas estás perto de tudo. 5minutos da universidade, Parque da rodovia ali ao lado, todo o tipo de comercio a menos de 5 minutos. Circular a 1minuto. Perto do bom jesus. 5 minutos do centro de carro. (não em hora de ponta). Ou viver mesmo no centro para aproveitar a cidade a pé ou numa zona tipo essa em que estás perto do centro e fácil para circular para qualquer lado.

                                                        Comentário


                                                          Eu gosto de Braga e nao me importava nada de viver lá.

                                                          A falta de ordenamento é óbvia ainda para mais tendo a cidade crescido tanto, mas isso é um problema (grave) em Portugal. Até vilas pequenas conseguem ser uma manta de retalhos,há zero planeamento urbano.

                                                          Por acaso fiquei com a impressao que o transito é bastante mau, mas normalmente o meu trajecto passa pela zona mais crítica.

                                                          Impressiona andar de aviao na Europa central com aldeias/vilas/cidades bem limitadas e chegar a Portugal e ver o típico aglomerado aleatório. No interior é cada vez mais um caso sério, há cada vez mais aldeias com <50 habitantes coladas umas as outras o que a longo prazo vai resultar em áreas completamente desertas porque como é óbvio agora nao dá para "juntar" a pouca massa populacional que resta. Por acaso é um fenómeno curioso, suponho que derivado ao atraso na industrializacao? Como nao havia mobilidade nem actividades a larga escala as pessoas tinham que se fixar perto das terras.


                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post

                                                            Muito mais, sem comparação possível.
                                                            Em todo o caso Guimarães cidade parece uma vila em comparação com Braga. Braga construiu uma muralha de prédios desordenadas à volta do centro. mas hoje em dia conseguiu quase ser uma pequena metrópole, Guimarães ficou um pouco para trás, quando já esteve bem à frente, não foi por acaso que foi Capital europeia da cultura em 2012. Mais impressionante é a velocidade com que Braga mudou. Se fores ver noticias de 2010 vês uma cidade quase a definhar, onde no centro era preciso segurança privada dos comerciantes porque não havia pessoas na rua. A universidade e a cidade viviam de costas voltadas. As festas festinhas que muitos criticam acabam por dar vida, o pessoal depois de uma semana de trabalho quer lazer. Acidade hoje em dia está sempre cheia e torna-se agradável de correr as ruas.

                                                            Cidades melhor que Braga? Não tens, isto no geral, quando olhas a cidade como um todo. Guimarães é a que mais se aproxima. Acaba por ser um meio termo entre cidade em crescimento , mas ainda sem o caos de Lisboa e Porto. Embora precise de algumas obras urgentemente para melhorar qualidade de vida de quem ali circula. E era muito barata em termos de habitação, hoje é menos.
                                                            Obviamente que seria muito mais fixe morar em Cerveira por exemplo, Viana do Castelo que adoro para uns belos passeios, Povoa de Varzim, Vila do Conde, mas sinto que falta vida. Esposende por exemplo que em breve junto com Barcelos pretende criar uma área gigantesca para industria.
                                                            Estive recentemente em Braga durante dois dias, precisamente a participar num evento onde se discutia Habitação, e fiquei exatamente com essa opinião.

                                                            Sou de Gaia, já morei em Lisboa, e via-me perfeitamente a viver em Braga.
                                                            Apesar das "vias rápidas" que rasgam a cidade, o centro está bem consolidado, tem um espaço público agradável, e tem a vida que uma cidade merece ter.
                                                            Depois, em termos geográficos, acaba por estar muito bem posicionada e relativamente perto de tudo (aeroporto, Porto, Espanha, praia, PN Peneda-Gerês, etc...).
                                                            Editado pela última vez por ricardodsb; 30 April 2024, 13:26.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Andree Ver Post
                                                              Eu gosto de Braga e nao me importava nada de viver lá.

                                                              A falta de ordenamento é óbvia ainda para mais tendo a cidade crescido tanto, mas isso é um problema (grave) em Portugal. Até vilas pequenas conseguem ser uma manta de retalhos,há zero planeamento urbano.

                                                              Por acaso fiquei com a impressao que o transito é bastante mau, mas normalmente o meu trajecto passa pela zona mais crítica.

                                                              Impressiona andar de aviao na Europa central com aldeias/vilas/cidades bem limitadas e chegar a Portugal e ver o típico aglomerado aleatório. No interior é cada vez mais um caso sério, há cada vez mais aldeias com <50 habitantes coladas umas as outras o que a longo prazo vai resultar em áreas completamente desertas porque como é óbvio agora nao dá para "juntar" a pouca massa populacional que resta. Por acaso é um fenómeno curioso, suponho que derivado ao atraso na industrializacao? Como nao havia mobilidade nem actividades a larga escala as pessoas tinham que se fixar perto das terras.

                                                              Não necessariamente...

                                                              Em Portugal temos essencialmente os 2 tipos de aglomerado: dispersos - Minho, Douro Litoral, Litoral até à zona centro, encostas algarvias, ilhas), e aglomerado condensados - Trás-os-Montes, Alentejo, Ribatejo, Beiras).
                                                              Diria que isto está mais relacionado com a localização e acesso à agua (nas fixações mais antigas) e a segurança das fronteiras, do que outra coisa. No Norte Litoral há muito mais pluviosidade, muito mais facilidade de acesso à água.

                                                              Aqui um exemplo que reparei nele no sábado em termos de desordenamento do território, onde as encostas do Douro estão pontilhadas de construções:
                                                              https://maps.app.goo.gl/jiFpHbMVgf3fmrkA6

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X