Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda a dinheiro (factura) em restaurante-> um caso de esperteza rara

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Neste caso é mesmo "coze", e não "cose".
    se me vais corrigir não fazes mais nada neste fórum. infelizmente é uma vergonha que tenho de carregar na vida, lol.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
      Quem abre um restaurante procura o lucro, e é certo e sabido que o "comer e beber" tem sempre clientes. Depois as pessoas em vez de estarem em casa desempregadas, não arranjam emprego noutra área, decidem abrir um restaurante.

      É certo que dá lucro, mas depois com impostos e mais impostos, lá se vai o lucro e a vontade de trabalhar. Depois ano após ano surge sempre alguma coisa nova para pagar (acreditem que é verdade), a luz é caríssima (porque tem que aguentar com muitas lâmpadas, motores dos frigoríficos, etc), o gás é caro por motivos óbvios e a água idem. Depois somem-lhe os empregados, e por fim a carrada de impostos e têm que pagar para trabalhar.
      Nesta altura do ano com os emigrantes e tal a coisa compõe-se, mas principalmente no Inverno, naquelas alturas em que as pessoas mal saem de casa, existem despesas fixas, que são muito difíceis de aguentar.
      Mas quem parte para um negócio não tem de saber isso?
      Estamos sempre com o fado do coitadinho. Quem é sério e quer realmente ter sucesso tem de partir para um negócio sabendo todos os problemas e armadilhas.
      Eu tenho aqui na rua um exemplo perfeito. Um café que já teve inúmeros donos, uma coisa parva mesmo. E é um café que tem muita clientela, o problema é que os sucessivos donos são completos amadores, pouco ou nada sabem para alem de tirar cafés e servir bolas de Berlim. É tudo á espera do euro fácil.

      Comentário


        #33
        Entretanto, surgiu-me um episódio que certamente sensibiliza os mais certinhos, e que exigem facturas dos restaurantes.
        Não estou contra isso atenção, mas penso que só devem pedir caso seja mesmo preciso (ex: deduções fiscais, apresentação de despesas, etc).

        Como sabem, os proprietários dos restaurantes pagam ( e bem) impostos e mais impostos. Que vos parece então ter como cliente uma família que receba o rendimento mínimo, em que vocês lhe servem todos os fins de semana um belo almoço. Passo a explicar, vocês indirectamente (com os vossos impostos) pagam-lhe o rendimento mínimo, e eles têm uma vida melhor que a vossa, passam os dias sem fazer nada e vocês a trabalharem todos os dias da semana, vão comer a restaurantes e vocês a terem que comer todos os dias à pressa para servirem bem os clientes. E ainda por cima, esses parasitas costumam ter a mania que são exigentes. Todos os meses eles têm o subsídio certinho, não fazem nenhum, e vocês que trabalham sábados, domingos e feriados, ainda têm prejuízo. Nisto vem o nosso estado premiar-vos ao fim do mês com a sua bela carrada de impostos.

        Não sei se estão a atingir onde quero chegar. Que raio de justiça social é esta, em que não trabalhar é melhor do que trabalhar?

        Comecem a colocar-se do lado de lá. Felizmente (e digo mesmo felizmente) já não trabalho na área, apesar de ter dado algum dinheiro, há coisa que me serviu de lição, foi aprender a colocar-me do outro lado em qualquer situação da vida. Pensem nisso.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
          Entretanto, surgiu-me um episódio que certamente sensibiliza os mais certinhos, e que exigem facturas dos restaurantes.
          Não estou contra isso atenção, mas penso que só devem pedir caso seja mesmo preciso (ex: deduções fiscais, apresentação de despesas, etc).

          Como sabem, os proprietários dos restaurantes pagam ( e bem) impostos e mais impostos. Que vos parece então ter como cliente uma família que receba o rendimento mínimo, em que vocês lhe servem todos os fins de semana um belo almoço. Passo a explicar, vocês indirectamente (com os vossos impostos) pagam-lhe o rendimento mínimo, e eles têm uma vida melhor que a vossa, passam os dias sem fazer nada e vocês a trabalharem todos os dias da semana, vão comer a restaurantes e vocês a terem que comer todos os dias à pressa para servirem bem os clientes. E ainda por cima, esses parasitas costumam ter a mania que são exigentes. Todos os meses eles têm o subsídio certinho, não fazem nenhum, e vocês que trabalham sábados, domingos e feriados, ainda têm prejuízo. Nisto vem o nosso estado premiar-vos ao fim do mês com a sua bela carrada de impostos.

          Não sei se estão a atingir onde quero chegar. Que raio de justiça social é esta, em que não trabalhar é melhor do que trabalhar?

          Comecem a colocar-se do lado de lá. Felizmente (e digo mesmo felizmente) já não trabalho na área, apesar de ter dado algum dinheiro, há coisa que me serviu de lição, foi aprender a colocar-me do outro lado em qualquer situação da vida. Pensem nisso.
          Isso é o outro lado da questão, que existe em todos os casos

          Fuga ao fisco é crime e punível com pena de prisão, já chegava um gajo ter de levar com as "sobras" à segunda feira e os bolinhos de bacalhau

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
            Onde é que viste 150.000€?
            Segundo a notícia de 2009:


            Ou seja, segundo a notícia, a obrigatoriedade não é apenas a nível de montante.
            Seria também a nível de quantidade de talões.
            Ora, um restaurante teria de emitir menos de 2 talões por dia para estar isento.
            500 / 365 = 1,37
            as opções são cumulativas ou seja:

            tem que usar software certificado quem factura mais que X e emite mais que Y facturas

            e não

            tem que usar software certificado quem factura mais que X ou emite mais que Y facturas.

            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Entretanto, surgiu-me um episódio que certamente sensibiliza os mais certinhos, e que exigem facturas dos restaurantes.
            Não estou contra isso atenção, mas penso que só devem pedir caso seja mesmo preciso (ex: deduções fiscais, apresentação de despesas, etc).

            Como sabem, os proprietários dos restaurantes pagam ( e bem) impostos e mais impostos. Que vos parece então ter como cliente uma família que receba o rendimento mínimo, em que vocês lhe servem todos os fins de semana um belo almoço. Passo a explicar, vocês indirectamente (com os vossos impostos) pagam-lhe o rendimento mínimo, e eles têm uma vida melhor que a vossa, passam os dias sem fazer nada e vocês a trabalharem todos os dias da semana, vão comer a restaurantes e vocês a terem que comer todos os dias à pressa para servirem bem os clientes. E ainda por cima, esses parasitas costumam ter a mania que são exigentes. Todos os meses eles têm o subsídio certinho, não fazem nenhum, e vocês que trabalham sábados, domingos e feriados, ainda têm prejuízo. Nisto vem o nosso estado premiar-vos ao fim do mês com a sua bela carrada de impostos.

            Não sei se estão a atingir onde quero chegar. Que raio de justiça social é esta, em que não trabalhar é melhor do que trabalhar?

            Comecem a colocar-se do lado de lá. Felizmente (e digo mesmo felizmente) já não trabalho na área, apesar de ter dado algum dinheiro, há coisa que me serviu de lição, foi aprender a colocar-me do outro lado em qualquer situação da vida. Pensem nisso.
            as pessoas quando abrem um negócio têm que planear e prever os custos se não o fazem ou não sabem então não deviam ter aberto um negócio próprio. e não não é o facto de terem que servir alguém que recebe o rendimento mínimo ou outro apoio social que têm algum tipo de razão em fugirem ao pagamento dos impostos.

            não há um lado de lá e um lado de cá, há obrigações que são assumidas por quem quer ter o seu próprio negócio.
            Editado pela última vez por Eliminado0008; 04 August 2011, 20:56.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
              Ok.
              Então, desde 2009 aumentaram os limites.
              Seja como for... qualquer restaurante serve mais de 3,4 clientes por dia... ou
              mesmo 10 que seja (retirando férias e folgas). Portanto, é o mesmo que dizer que
              é obrigatório para todos os restaurantes.
              Se leste a referida portaria deverias ter constatado que para ficar dispensado de certificação basta não ultrapassar algum dos requisitos enunciados na portaria.

              2 - Excluem-se do disposto no número anterior os programas de facturação utilizados por sujeitos passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:

              a) Utilizem software produzido internamente ou por empresa integrada no mesmo grupo económico, do
              qual sejam detentores dos respectivos direitos de autor;

              b) Tenham operações exclusivamente com clientes que exerçam actividades de produção, comércio ou
              prestação de serviços, incluindo os de natureza profissional;

              c) Tenham tido, no período de tributação anterior, um volume de negócios inferior a (euro) 150 000;

              d) Tenham emitido, no período de tributação anterior,ou talões de venda inferior a 1000 unidades.
              Portanto, basta facturar menos do que 150.000 € para ficar isento.

              Além disso, os limites são progressivos e no ano de 2011 apenas é obrigatório certificar quem teve um volume de negócios superior a 250.000 €.
              Artigo 10.º
              Obrigatoriedade de certificação

              A utilização de programas certificados em conformidade com o disposto na presente portaria é obrigatória:

              a) A partir de 1 de Janeiro de 2011, para os sujeitos passivos que, no ano anterior, tenham tido um volume de negócios superior a (euro) 250 000;

              b) A partir de 1 de Janeiro de 2012, para os sujeitos passivos que, no ano anterior, tenham tido um volume de negócios superior a (euro) 150 000.

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por kushinadaime Ver Post
                essas consultas de mesa se tiverem os elementos necessários numa factura elas "são facturas".
                as consultas de mesa sem elementos para serem factura. Elas próprias "são factura" para quem vende, mas não são factura para quem compra.
                Há uma aplicação que corre apartir de uma pen que tira x% ás vendas registadas num certo programa certificado pelas finanças, não se nota nada, e adivinhem que sector as usa?
                Colossalmente errado!!!!!!!!!!!!!

                Comentário


                  #38
                  O Maraki tem toda a razão no que diz.

                  Eu vou então contar muito por alto um caso prático do qual tenho total conhecimento, pode ser que assim percebam melhor alguns comerciantes: um primo meu tem um restaurante numa rua que entrou em obras. A Câmara disse que compensava os comerciantes pelo prejuízo, mas nunca compensou. Ele andou quase dois anos com o movimento reduzido pela metade, e a meter do bolso para poder manter o estabelecimento aberto. Por sorte, é uma pessoa com algumas posses e conseguiu manter aquilo a funcionar.

                  Como se não bastasse, quando acabaram as obras, a mesma câmara apareceu para fiscalizar o estabelecimento e no fim exigiu obras de restruturação com alguma complexidade. Mais 1 ano em obras e quase 100.000 euros deitados "ao lixo", com várias recusas de projecto pelo meio, algumas delas por causa de 1 ou 2cm de diferença na altura do teto da casa de banho... enquanto isso o meu primo reparava que 90% dos estabelecimentos não tinham condições sequer parecidas com as dele, mas continuavam a funcionar. Isto para não mencionar que alguns elementos da câmara tiveram uma atitude menos própria em termos financeiros (isto para não estar a usar a palavra que deveria usar, mas que vocês devem saber do que se trata).

                  Conclusão: o meu primo ficou com um estabelecimento que no fim das obras tem praticamente o mesmo valor comercial, já que as obras feitas não são na sua maioria visíveis, tem agora o mesmo volume de facturação, enterrou 100.000 euros do bolso dele para fazer obras que só calharam a ele e mais alguma meia dúzia de "cobaias", e agora ainda anda f**** porque as fiscalizações são cada vez mais apertadas.

                  É por esta e por outras que eu as vezes percebo alguns comerciantes. É mais ou menos a teoria do "já que sou roubado pelo estado, deixa-me roubar também algum"...

                  Comentário


                    #39
                    Por mim era para todos e acabou... afinal são os mais pequenos os que mais fogem... e muitos pequenos a fugirem pouco, no final do ano dá um rombo "colossal"!

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      O Maraki tem toda a razão no que diz.

                      Eu vou então contar muito por alto um caso prático do qual tenho total conhecimento, pode ser que assim percebam melhor alguns comerciantes: um primo meu tem um restaurante numa rua que entrou em obras. A Câmara disse que compensava os comerciantes pelo prejuízo, mas nunca compensou. Ele andou quase dois anos com o movimento reduzido pela metade, e a meter do bolso para poder manter o estabelecimento aberto. Por sorte, é uma pessoa com algumas posses e conseguiu manter aquilo a funcionar.

                      Como se não bastasse, quando acabaram as obras, a mesma câmara apareceu para fiscalizar o estabelecimento e no fim exigiu obras de restruturação com alguma complexidade. Mais 1 ano em obras e quase 100.000 euros deitados "ao lixo", com várias recusas de projecto pelo meio, algumas delas por causa de 1 ou 2cm de diferença na altura do teto da casa de banho... enquanto isso o meu primo reparava que 90% dos estabelecimentos não tinham condições sequer parecidas com as dele, mas continuavam a funcionar. Isto para não mencionar que alguns elementos da câmara tiveram uma atitude menos própria em termos financeiros (isto para não estar a usar a palavra que deveria usar, mas que vocês devem saber do que se trata).

                      Conclusão: o meu primo ficou com um estabelecimento que no fim das obras tem praticamente o mesmo valor comercial, já que as obras feitas não são na sua maioria visíveis, tem agora o mesmo volume de facturação, enterrou 100.000 euros do bolso dele para fazer obras que só calharam a ele e mais alguma meia dúzia de "cobaias", e agora ainda anda f**** porque as fiscalizações são cada vez mais apertadas.

                      É por esta e por outras que eu as vezes percebo alguns comerciantes. É mais ou menos a teoria do "já que sou roubado pelo estado, deixa-me roubar também algum"...
                      só vejo aí um problema e não é o facto do teu conhecido ter sido fiscalizado e obrigado a cumprir a regulamentação existente, é outros não o terem sido. no entanto isso é facilmente resolvido o teu conhecido que ponha pernas ao caminho e trate de denunciar as situações ilegais que conhece.

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                        as pessoas quando abrem um negócio têm que planear e prever os custos se não o fazem ou não sabem então não deviam ter aberto um negócio próprio. e não não é o facto de terem que servir alguém que recebe o rendimento mínimo ou outro apoio social que têm algum tipo de razão em fugirem ao pagamento dos impostos.
                        não há um lado de lá e um lado de cá, há obrigações que são assumidas por quem quer ter o seu próprio negócio.
                        É verdade. Mas no ramo da restauração a carga de impostos e licenças e paneleirices inesperadas é simplesmente ridícula. Desafio-te a abrir um café, pagar tudo como deve ser e no fim ter lucro. É quase impossível, a não ser que seja um estabelecimento com muito movimento.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                          só vejo aí um problema e não é o facto do teu conhecido ter sido fiscalizado e obrigado a cumprir a regulamentação existente, é outros não o terem sido. no entanto isso é facilmente resolvido o teu conhecido que ponha pernas ao caminho e trate de denunciar as situações ilegais que conhece.
                          Não fazes idéia do que é a "regulamentação existente". É de um excesso de zelo indescritível e totalmente incompatível com o orçamento de 99% dos pequenos comerciantes. O meu primo por acaso tinha condições para pagar, mas a grande maioria teria de fechar as portas. Se eu te disesse alguns detalhes das obras até ficavas de boca aberta. Principalmente pelo facto de quase nenhum edifício público (câmara incluída) ter as mesmas condições do que eles exigem aos comerciantes. Aplica-se a regra "faz o que eu digo, não faz o que eu faço".

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            É verdade. Mas no ramo da restauração a carga de impostos e licenças e paneleirices inesperadas é simplesmente ridícula. Desafio-te a abrir um café, pagar tudo como deve ser e no fim ter lucro. É quase impossível, a não ser que seja um estabelecimento com muito movimento.
                            mais um vez a culpa não é do estado, não é dos impostos. é de quem decidiu abrir um negócio num sítio cujo movimento não justifica o mesmo e não é isso que justifica a atitude criminosa de fuga aos impostos.

                            volto a dizer quem não sabe então não deve abrir um negócio.

                            e no ramo da restauração a carga de impostos, licenças e afins não é substancialmente diferente dos outros sectores que pretendam atender público.


                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                            Não fazes idéia do que é a "regulamentação existente". É de um excesso de zelo indescritível e totalmente incompatível com o orçamento de 99% dos pequenos comerciantes. O meu primo por acaso tinha condições para pagar, mas a grande maioria teria de fechar as portas. Se eu te disesse alguns detalhes das obras até ficavas de boca aberta. Principalmente pelo facto de quase nenhum edifício público (câmara incluída) ter as mesmas condições do que eles exigem aos comerciantes. Aplica-se a regra "faz o que eu digo, não faz o que eu faço".
                            se as pessoas se forem adaptando há regulamentação à medida que ela for evoluindo os custos são diluídos no tempo, agora se vão deixando andar a ver se passa chega um dia que vão ter que fazer tudo de uma vez.

                            não não fica de boca aberta se me dissesses os detalhes.

                            a regulamentação é feita sectorialmente e lamento mas estou totalmente de acordo que a regulamentação de um estabelecimento de restauração seja muito mais apertada do que a da generalidade dos edifícios públicos, por motivos que para mim são óbvios.
                            Editado pela última vez por Eliminado0008; 04 August 2011, 21:10.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Entretanto, surgiu-me um episódio que certamente sensibiliza os mais certinhos, e que exigem facturas dos restaurantes.
                              Não estou contra isso atenção, mas penso que só devem pedir caso seja mesmo preciso (ex: deduções fiscais, apresentação de despesas, etc).

                              Como sabem, os proprietários dos restaurantes pagam ( e bem) impostos e mais impostos. Que vos parece então ter como cliente uma família que receba o rendimento mínimo, em que vocês lhe servem todos os fins de semana um belo almoço. Passo a explicar, vocês indirectamente (com os vossos impostos) pagam-lhe o rendimento mínimo, e eles têm uma vida melhor que a vossa, passam os dias sem fazer nada e vocês a trabalharem todos os dias da semana, vão comer a restaurantes e vocês a terem que comer todos os dias à pressa para servirem bem os clientes. E ainda por cima, esses parasitas costumam ter a mania que são exigentes. Todos os meses eles têm o subsídio certinho, não fazem nenhum, e vocês que trabalham sábados, domingos e feriados, ainda têm prejuízo. Nisto vem o nosso estado premiar-vos ao fim do mês com a sua bela carrada de impostos.

                              Não sei se estão a atingir onde quero chegar. Que raio de justiça social é esta, em que não trabalhar é melhor do que trabalhar?

                              Comecem a colocar-se do lado de lá. Felizmente (e digo mesmo felizmente) já não trabalho na área, apesar de ter dado algum dinheiro, há coisa que me serviu de lição, foi aprender a colocar-me do outro lado em qualquer situação da vida. Pensem nisso.
                              Ya.... o que é bom neste País é fugir aos impostos.

                              Os gajos que pedem factura é que são uns patos ....

                              Há um café onde vou pontualmente em que têm sempre o hábito de me dar a famosa "consulta de mesa". Eu óbviamente tenho o hábito de pedir sempre a factura. A "chefe" quando eu estou na caixa até alerta a empregada lá do outro lado do balcão: "Olha que esse senhor quer factura ....."

                              Comentário


                                #45
                                mas por o programa ser certificado, não é passível de ser martelado?

                                já em 2007, se "cortava" remotamente (bases de dados aligeiradas no Restaurante, e noutro local fisico, bd´s reais )

                                ou tinhas o tal programa que se sacava na net, numa pen, no proprio pc ou então remotamente.

                                Hoje, garantidamente que se continua a fazer isso, eventualmente, com mais cautela pela parte informática.

                                na altura, houve pessoal, que foi apanhado, porque tinham o tal programinha no mesmo pc, e com bases de dados aligeiradas e reais

                                houve outros, que foram verificadas as bases de dados, já que estas, geravam um erro/codigo, que era sinal que a bd tinha sido alterada.

                                outros, terao sido apanhados, porque os fornecedores de software, tinham as bds aligeiradas e reais nos pcs dessas empresas.

                                tem que se tirar o chapeu, ao gaijo que criou o crack do winrest. estava muito bem feito, mas a ganancia de muitos empresarios....

                                Sb

                                Comentário


                                  #46
                                  Acabo de regressar do Jantar, na mesma localidade num outro restaurante: mesmo sistema mesma softwarehouse ( com software devidamente legal e aprovado)

                                  Notem bem que não significa que o software esteja "traficado". O que me parece é que se induz o consumidor em erro e isso, quanto a mim, está errado e deveria ser alvo de regulamentação.

                                  O meu subconsciente, bastante mais desconfiado diz-me que algo não bate aqui certo. Numa zona com talvez mais de 100 restaurantes, apanhei já 4 com o mesmo sistema. No mínimo coincidência a mais.

                                  Não vou divulgar nomes nem locais mas vou ponderar enviar cópias dos recibos para a insp. de finanças ( ou entidade similar).

                                  Temos pena: eu pago impostos e não vejo motivos para que a restauração do Allgarve não pague.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                    mais um vez a culpa não é do estado, não é dos impostos. é de quem decidiu abrir um negócio num sítio cujo movimento não justifica o mesmo e não é isso que justifica a atitude criminosa de fuga aos impostos.

                                    volto a dizer quem não sabe então não deve abrir um negócio.

                                    e no ramo da restauração a carga de impostos, licenças e afins não é substancialmente diferente dos outros sectores que pretendam atender público.
                                    Eu não estou a discutir a fuga aos impostos, porque eu também não concordo com isso.
                                    Só te estou a dizer que há casos em que as algumas pessoas só têm duas opções: Ou fogem aos impostos ou fecham o estabelecimento e ficam no desemprego.
                                    E por tudo o que estás a dizer, definitivamente não fazes idéia do que é o ramo da restauração.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                      O Maraki tem toda a razão no que diz.

                                      Eu vou então contar muito por alto um caso prático do qual tenho total conhecimento, pode ser que assim percebam melhor alguns comerciantes: um primo meu tem um restaurante numa rua que entrou em obras. A Câmara disse que compensava os comerciantes pelo prejuízo, mas nunca compensou. Ele andou quase dois anos com o movimento reduzido pela metade, e a meter do bolso para poder manter o estabelecimento aberto. Por sorte, é uma pessoa com algumas posses e conseguiu manter aquilo a funcionar.

                                      Como se não bastasse, quando acabaram as obras, a mesma câmara apareceu para fiscalizar o estabelecimento e no fim exigiu obras de restruturação com alguma complexidade. Mais 1 ano em obras e quase 100.000 euros deitados "ao lixo", com várias recusas de projecto pelo meio, algumas delas por causa de 1 ou 2cm de diferença na altura do teto da casa de banho... enquanto isso o meu primo reparava que 90% dos estabelecimentos não tinham condições sequer parecidas com as dele, mas continuavam a funcionar. Isto para não mencionar que alguns elementos da câmara tiveram uma atitude menos própria em termos financeiros (isto para não estar a usar a palavra que deveria usar, mas que vocês devem saber do que se trata).

                                      Conclusão: o meu primo ficou com um estabelecimento que no fim das obras tem praticamente o mesmo valor comercial, já que as obras feitas não são na sua maioria visíveis, tem agora o mesmo volume de facturação, enterrou 100.000 euros do bolso dele para fazer obras que só calharam a ele e mais alguma meia dúzia de "cobaias", e agora ainda anda f**** porque as fiscalizações são cada vez mais apertadas.

                                      É por esta e por outras que eu as vezes percebo alguns comerciantes. É mais ou menos a teoria do "já que sou roubado pelo estado, deixa-me roubar também algum"...
                                      Estás a falar de corrupção ? Subornos ? Ele pagou ? Denunciou ? Sim ? Não ? Foi conivente com a situação!!!
                                      Há que não ter medo das palavras!!!

                                      Por causa desse tipo de raciocinio e falta de atitude é que este País está na lástima que está!

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                        Estás a falar de corrupção ? Subornos ? Ele pagou ? Denunciou ? Sim ? Não ? Foi conivente com a situação!!!
                                        Há que não ter medo das palavras!!!

                                        Por causa desse tipo de raciocinio e falta de atitude é que este País está na lástima que está!

                                        Pois é. Mas se tivesses família para sustentar e soubesses que se fizesses uma denúncia contra um elemento da câmara, os outros todos passariam o resto da vida a fiscalizar o teu estabelecimento, certamente não dirias o mesmo. É tudo muito bonito na teoria, mas quando chega à prática ninguém se chega à frente.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                                          Acabo de regressar do Jantar, na mesma localidade num outro restaurante: mesmo sistema mesma softwarehouse ( com software devidamente legal e aprovado)

                                          Notem bem que não significa que o software esteja "traficado". O que me parece é que se induz o consumidor em erro e isso, quanto a mim, está errado e deveria ser alvo de regulamentação.

                                          O meu subconsciente, bastante mais desconfiado diz-me que algo não bate aqui certo. Numa zona com talvez mais de 100 restaurantes, apanhei já 4 com o mesmo sistema. No mínimo coincidência a mais.

                                          Não vou divulgar nomes nem locais mas vou ponderar enviar cópias dos recibos para a insp. de finanças ( ou entidade similar).

                                          Temos pena: eu pago impostos e não vejo motivos para que a restauração do Allgarve não pague.

                                          eu aqui parece-me que será a indução do erro ao cliente, para ele pensar que é um doc. válido.

                                          mas fazes bem em denunciar !

                                          Sb

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                            Eu não estou a discutir a fuga aos impostos, porque eu também não concordo com isso.
                                            Só te estou a dizer que há casos em que as algumas pessoas só têm duas opções: Ou fogem aos impostos ou fecham o estabelecimento e ficam no desemprego.
                                            E por tudo o que estás a dizer, definitivamente não fazes idéia do que é o ramo da restauração.
                                            faltou aí a 3ª hipótese: não abrir negócio cuja sustentabilidade não seja assegurada.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                              faltou aí a 3ª hipótese: não abrir negócio cuja sustentabilidade não seja assegurada.
                                              Pois. Nem é preciso saber a tua profissão para saber que só lidas com teoria. É que nem sequer percebes que alguns cálculos são imponderáveis e as estimativas de receita são só estimativas. Se abrir um negócio fosse assim tão linear como somar 2+2 e obter 4 como resultado, seria uma maravilha.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                Pois é. Mas se tivesses família para sustentar e soubesses que se fizesses uma denúncia contra um elemento da câmara, os outros todos passariam o resto da vida a fiscalizar o teu estabelecimento, certamente não dirias o mesmo. É tudo muito bonito na teoria, mas quando chega à prática ninguém se chega à frente.
                                                mas ele não tinha acabado de fazer as obras solicitadas? não está a cumprir a legislação?

                                                então não há que ter medo. se não o faz é tão responsável pela situação como o corrupto.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                  Pois. Nem é preciso saber a tua profissão para saber que só lidas com teoria. É que nem sequer percebes que alguns cálculos são imponderáveis e as estimativas de receita são só estimativas. Se abrir um negócio fosse assim tão linear como somar 2+2 e obter 4 como resultado, seria uma maravilha.
                                                  sim não tenho nenhum negócio próprio é um facto. tem a minha mãe que não sabia e portanto contratou que percebia do assunto para saber se era viável ou não.

                                                  é um facto que pode correr sempre mal, mas a realidade é que se as coisas forem estudadas com pés e cabeça são uma minoria os negócios que falham.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                    mas ele não tinha acabado de fazer as obras solicitadas? não está a cumprir a legislação?

                                                    então não há que ter medo. se não o faz é tão responsável pela situação como o corrupto.
                                                    Ok então eu vou explicar detalhadamente para ver se percebes: ninguém consegue estar 100% de acordo com a legislação. É totalmente impossível manter um estabelecimento de restauração aberto, seja ele qual for, e não ter pelo menos uma "ponta solta" por onde se possa pegar. Acontece que os fiscais fecham os olhos a pequenos erros de acordo com o que lhes apetece. Se uma equipa de fiscalização for a um restaurante com a intenção de passar uma contra-ordenação, consegue. Tem sempre por onde. Nem que seja o McDonalds... percebes agora?

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      É verdade. Mas no ramo da restauração a carga de impostos e licenças e paneleirices inesperadas é simplesmente ridícula. Desafio-te a abrir um café, pagar tudo como deve ser e no fim ter lucro. É quase impossível, a não ser que seja um estabelecimento com muito movimento.
                                                      Sim, a carga fiscal é pesada!
                                                      Mas não é por isso que neste País a quantidade enorme de cafés é uma coisa aberrante! Até porque se quiseres abrir um café a "Delta" paga-te práticamente todo o equipamento iniacial, o que não é nada pouco ....

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                                        Sempre viveram da fuga e ainda têm a lata de dizerem que está mau e ganham pouco!

                                                        Se calhar é verdade, ganham pouco AGORA mas não contam que antes FUGIAM a sete pés de declarar as vendas e respectivos impostos !
                                                        Ganham pouco?

                                                        Há dias estava a tomar café na pastelaria onde vou com alguma regularidade e onde os bolos custam em média 0,80€.

                                                        Chegou uma senhora que pediu 9 bolos e que percebi tratar-se de alguem que tem um pequeno café e que ali compra bolos para revenda.

                                                        Quando saiu a conta vi que os 9 bolos custaram 3,60€, ou seja, 0,40€ cada.

                                                        Sim, sei que tem muita despesa, blá, blá, blá, mas as outras actividades também têm...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          As consultas de mesa são documentos internos do restaurante e não tem qualquer valor contabilístico, aliás, por norma esse tipo de documento costuma ter a seguinte menção "não serve de factura" ou outra coisa parecida.
                                                          Regra geral, esse tipo de documentos falha diversos aspectos que são obrigatórios numa factura (taxa de IVA aplicável, valor IVA ou indicação que está incluído à taxa x, etc...

                                                          Além disso, as consultas de mesa também estão obrigadas a certificação de software (caso ultrapassem os limites referidos na portaria) o que não significa que sejam aceites!
                                                          4 / 13

                                                          Q18:Há alguma forma de distinguir quais são os documentos sujeitos a assinatura
                                                          (Hash) e os que podem ser usados sem assinatura?
                                                          R18: São obrigados a conter assinatura as facturas ou documentos equivalentes
                                                          e os talões de venda, incluindo, portanto, os seguintes documentos:
                                                           Factura, Nota de Débito, Venda a dinheiro, Factura-recibo, Talão de venda,
                                                          Nota de crédito, Talão ou Nota de devolução.
                                                          São ainda obrigados a conter assinatura os documentos, qualquer que seja a sua designação, que contenham a indicação dos bens ou serviços prestados e correspondentes importâncias, susceptíveis de serem apresentados ao adquirente (consumidor final) como suporte da operação efectuada (p.ex. consulta de mesa), de acordo com o nº 2 das Regras Técnicas divulgadas.
                                                          http://info.portaldasfinancas.gov.pt...re_versao3.pdf

                                                          2. Documentos emitidos pelos programas de facturação
                                                          2.1. Os programas de facturação não podem emitir, para alÈm da factura ou documento equivalente, qualquer outro documento com indicação de bens ou serviços prestados e correspondentes importâncias, susceptível de ser apresentado ao adquirente, como suporte da operação efectuada.
                                                          2.2. Todavia, quando por razões do tipo de actividade ou da natureza da operação, forem emitidos documentos de conferência de entrega de mercadoria ou da prestação de serviços, susceptíveis de entrega aos clientes, ficam obrigados ás mesmas regras da emissão de facturas, nomeadamente, as previstas no artigo 6. da Portaria n. 363/2010, de 23 de Junho.
                                                          2.3. O documento emitido deve conter de forma evidente a sua natureza (por exemplo: guia de remessa) e a expressão Este documento não serve de factura.
                                                          2.4. As subsequentes facturas devem conter a identificação dos referidos documentos e ainda constar do SAF-T_PT no campo da linha do documento de venda com o índice 4.1.4.14.2 - Referência à encomenda (OrderReferences).
                                                          2.5. No caso da utilização do programa em modo de formação, os documentos emitidos deverão indicar no cabeçalho os dados identificativos da empresa de software, ao invés dos da empresa cliente e ter„o ainda de ter impressa a expressão: "Documento emitido para fins de Formação.
                                                          http://www.apr.pt/gin/especifica_tecnicas.pdf

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                            Ok então eu vou explicar detalhadamente para ver se percebes: ninguém consegue estar 100% de acordo com a legislação. É totalmente impossível manter um estabelecimento de restauração aberto, seja ele qual for, e não ter pelo menos uma "ponta solta" por onde se possa pegar. Acontece que os fiscais fecham os olhos a pequenos erros de acordo com o que lhes apetece. Se uma equipa de fiscalização for a um restaurante com a intenção de passar uma contra-ordenação, consegue. Tem sempre por onde. Nem que seja o McDonalds... percebes agora?
                                                            portanto um criminoso, não faz queixa de outro criminoso na expectativa que as suas ilegalidade sejam desculpadas? fantástico... a isto chama-se corrupção.

                                                            e lamento mas sim é perfeitamente possível cumprir toda a legislação existente.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                              Sim, a carga fiscal é pesada!
                                                              Mas não é por isso que neste País a quantidade enorme de cafés é uma coisa aberrante! Até porque se quiseres abrir um café a "Delta" paga-te práticamente todo o equipamento iniacial, o que não é nada pouco ....
                                                              Ok, mas quanto a isso eu também concordo contigo. Há pessoas estúpidas e sem nenhuma visão para o negócio. Mas mesmo as que têm visão, por vezes não são bem sucedidas. Eu tenho vários familiares no ramo e sei do que falo. Se alguns são bem sucedidos, outros nem por isso. E há ainda outros que já foram mas deixaram de ser, e não foi por gastar o dinheiro onde não deviam!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X