Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda a dinheiro (factura) em restaurante-> um caso de esperteza rara

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
    Ganham pouco?

    Há dias estava a tomar café na pastelaria onde vou com alguma regularidade e onde os bolos custam em média 0,80€.

    Chegou uma senhora que pediu 9 bolos e que percebi tratar-se de alguem que tem um pequeno café e que ali compra bolos para revenda.

    Quando saiu a conta vi que os 9 bolos custaram 3,60€, ou seja, 0,40€ cada.

    Sim, sei que tem muita despesa, blá, blá, blá, mas as outras actividades também têm...
    "Conheço " um sitio que faz o mesmo, por curiosidade, onde foi?

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
      portanto um criminoso, não faz queixa de outro criminoso na expectativa que as suas ilegalidade sejam desculpadas? fantástico... a isto chama-se corrupção.

      e lamento mas sim é perfeitamente possível cumprir toda a legislação existente.
      Dá-me um exemplo de um restaurante ou café que cumpra e que ainda não tenho fechado as portas. Gostava muito de conhecer um, porque até à data é utopia.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
        Dá-me um exemplo de um restaurante ou café que cumpra e que ainda não tenho fechado as portas. Gostava muito de conhecer um, porque até à data é utopia.
        não sou fiscal mas é claro que é possível, basta cumprir e seguir o que está escrito. os empregados têm que lavar as mãos de 5 em 5 minutos? então que as lavem. as casas de banho têm que ser acessíveis a deficientes então escolham ou alterem o espaço de forma a ser possível...

        etc etc etc

        dá-me lá um exemplo, só peço mesmo um, de algo que seja absolutamente impossível de cumprir.

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
          Ya.... o que é bom neste País é fugir aos impostos.

          Os gajos que pedem factura é que são uns patos ....

          Há um café onde vou pontualmente em que têm sempre o hábito de me dar a famosa "consulta de mesa". Eu óbviamente tenho o hábito de pedir sempre a factura. A "chefe" quando eu estou na caixa até alerta a empregada lá do outro lado do balcão: "Olha que esse senhor quer factura ....."
          Utilizas a factura para alguma coisa ou simplesmente é para te sentires importante?
          Pelo comentário é o que dá a entender.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver Post
            "Conheço " um sitio que faz o mesmo, por curiosidade, onde foi?
            Norte de Lisboa - Odivelas

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Eu não estou a discutir a fuga aos impostos, porque eu também não concordo com isso.
              Só te estou a dizer que há casos em que as algumas pessoas só têm duas opções: Ou fogem aos impostos ou fecham o estabelecimento e ficam no desemprego.
              E por tudo o que estás a dizer, definitivamente não fazes idéia do que é o ramo da restauração.
              Ya.... não há memso alternativa!

              E o azar dos azares é aparecer lá o gajo das finanças e fazer um acerto em 2 ou 3 anos e depois lá está, de quem foi a cupa daquilo fechar ?!?!? Do xsxpscoickdocfjdkg do gajo das finanças!!!!!!!!!!!!

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                Utilizas a factura para alguma coisa ou simplesmente é para te sentires importante?
                Pelo comentário é o que dá a entender.
                a pergunta não é para mim mas a resposta é simples, a factura serve sempre para alguma coisa. mais que não seja para que o estado, ou seja nós todos, não seja roubado à luz do dia com a nossa conivência.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                  Ya.... o que é bom neste País é fugir aos impostos.

                  Os gajos que pedem factura é que são uns patos ....

                  Há um café onde vou pontualmente em que têm sempre o hábito de me dar a famosa "consulta de mesa". Eu óbviamente tenho o hábito de pedir sempre a factura. A "chefe" quando eu estou na caixa até alerta a empregada lá do outro lado do balcão: "Olha que esse senhor quer factura ....."
                  Vá, confessa, e faz um ar risonho e voz doce enquanto pensa para com os seus botões "venha só a titulo pessoal, por favor".

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                    não sou fiscal mas é claro que é possível, basta cumprir e seguir o que está escrito. os empregados têm que lavar as mãos de 5 em 5 minutos? então que as lavem. as casas de banho têm que ser acessíveis a deficientes então escolham ou alterem o espaço de forma a ser possível...

                    etc etc etc

                    dá-me lá um exemplo, só peço mesmo um, de algo que seja absolutamente impossível de cumprir.
                    Lá está. Em teoria é possível, mas se todos fossem MESMO obrigados a cumprir todas as regras, quando fosses almoçar ao domingo só tinhas 1 ou 2 restaurantes abertos em Lisboa.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      Pois é. Mas se tivesses família para sustentar e soubesses que se fizesses uma denúncia contra um elemento da câmara, os outros todos passariam o resto da vida a fiscalizar o teu estabelecimento, certamente não dirias o mesmo. É tudo muito bonito na teoria, mas quando chega à prática ninguém se chega à frente.
                      Eu tenho familia para sustentar! E não sou teórico ...

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                        não sou fiscal mas é claro que é possível, basta cumprir e seguir o que está escrito. os empregados têm que lavar as mãos de 5 em 5 minutos? então que as lavem. as casas de banho têm que ser acessíveis a deficientes então escolham ou alterem o espaço de forma a ser possível...

                        etc etc etc

                        dá-me lá um exemplo, só peço mesmo um, de algo que seja absolutamente impossível de cumprir.
                        Manter a mesma margem de lucro.

                        A verdade é que muita gente abre cafés a pensar que estão a abrir minas e quando se deparam com as obrigações que têm que cumprir atiram a pá ao chão.
                        E também é verdade que este tipo de situações (licenças e afins) é abrangente às demais actividades.

                        Uns arriscam e dão-se bem, outros são apanhados e fecham portas porque não estão interessados em trabalhar para aquecer...já vi este filme tantas vezes.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                          Lá está. Em teoria é possível, mas se todos fossem MESMO obrigados a cumprir todas as regras, quando fosses almoçar ao domingo só tinhas 1 ou 2 restaurantes abertos em Lisboa.
                          não é na teoria, é na prática porque senão não teria 1 ou 2 restaurantes abertos, teria 0.

                          para cumprir as regras não pode vender bolas de berlim a 80 cêntimos? entam vendam a 1 euro.

                          não podem ter margens tão elevadas? então tenham margens mais pequenas.

                          a postura de coitadinhos se não fugirem aos impostos / não contornarem a regulamentação não sobrevivem é deplorável.

                          Comentário


                            #73
                            Há demasiado excesso de zelo para umas coisas e a lógica do "deixa andar" para outras. Vejo aqui muita gente que prima pela legalidade das declarações fiscais. Será que apenas exige aos outros que o faça, ou também é correcto nas suas próprias declarações fiscais?
                            Quantas pessoas em Portugal têm os imóveis avaliados pelo seu real valor?
                            Quantas pessoas em Portugal recebem subsídios indevidamente (de desemprego, abonos, RSI, bolsas de estudo, etc).

                            Se são assim tão interessados nesta temática que tal começar a denunciar estes casos também?
                            É que chegar a um restaurante e pedir factura e sentir-se o maior porque está a obrigar o comerciante a pagar os seus impostos é fácil, as fazer outro tipo de denúncias e dar a cara é que eu gostava de ver alguns. Falar é fácil...

                            E mais uma vez saliento, que concordo que peçam facturas, recibos, etc. Apenas não sejam demasiado mesquinhos numa coisa, e desleixados noutras. Se é para o país ir para a frente, toca a fiscalizar tudo e a denunciar tudo, não vão ser apenas os pequenos comerciantes a pagar a crise.

                            Isto tudo só me faz querer que "ser patrão em Portugal não compensa".

                            Comentário


                              #74
                              Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                              Eu tenho familia para sustentar! E não sou teórico ...
                              Pois. Mas nunca estiveste numa posição dessas, certamente.
                              Agora imagina que tinhas um café que era o teu único sustento. E que aparecia lá um fiscal da câmara ou polícia municipal a pedir 1000 ou 2000 euros para aprovar uma licença (por exemplo). E que tu sabias que, caso não concordasses, o mais provável é que nunca mais tivesses "descanso" com fiscais sempre à tua porta.
                              Eu não estou a dizer que faria o mesmo, mas sei colocar-me no lugar de quem se vê confrontado com este dilema.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                Ok, mas quanto a isso eu também concordo contigo. Há pessoas estúpidas e sem nenhuma visão para o negócio. Mas mesmo as que têm visão, por vezes não são bem sucedidas. Eu tenho vários familiares no ramo e sei do que falo. Se alguns são bem sucedidos, outros nem por isso. E há ainda outros que já foram mas deixaram de ser, e não foi por gastar o dinheiro onde não deviam!
                                Eu também sei do que falo ....

                                O problema na maior parte dos casos, de um lado e do outro, é o facto de os pés não estarem assentes na terra ....

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por vsfce Ver Post
                                  Manter a mesma margem de lucro.

                                  A verdade é que muita gente abre cafés a pensar que estão a abrir minas e quando se deparam com as obrigações que têm que cumprir atiram a pá ao chão.
                                  E também é verdade que este tipo de situações (licenças e afins) é abrangente às demais actividades.

                                  Uns arriscam e dão-se bem, outros são apanhados e fecham portas porque não estão interessados em trabalhar para aquecer...já vi este filme tantas vezes.
                                  se não comprarem carro no primeiro ano de actividade que comprem no terceiro... paciência.

                                  arriscam-se e é bom enquanto dura depois quando são apanhados é que se queixam que são uns coitadinhos, mas na realidade enquanto foram escapando à fiscalização o investimento feito para adequarem os estabelecimentos às regras é geralmente igual a 0.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                    Há demasiado excesso de zelo para umas coisas e a lógica do "deixa andar" para outras. Vejo aqui muita gente que prima pela legalidade das declarações fiscais. Será que apenas exige aos outros que o faça, ou também é correcto nas suas próprias declarações fiscais?
                                    Quantas pessoas em Portugal têm os imóveis avaliados pelo seu real valor?
                                    Quantas pessoas em Portugal recebem subsídios indevidamente (de desemprego, abonos, RSI, bolsas de estudo, etc).

                                    Se são assim tão interessados nesta temática que tal começar a denunciar estes casos também?
                                    É que chegar a um restaurante e pedir factura e sentir-se o maior porque está a obrigar o comerciante a pagar os seus impostos é fácil, as fazer outro tipo de denúncias e dar a cara é que eu gostava de ver alguns. Falar é fácil...

                                    E mais uma vez saliento, que concordo que peçam facturas, recibos, etc. Apenas não sejam demasiado mesquinhos numa coisa, e desleixados noutras. Se é para o país ir para a frente, toca a fiscalizar tudo e a denunciar tudo, não vão ser apenas os pequenos comerciantes a pagar a crise.

                                    Isto tudo só me faz querer que "ser patrão em Portugal não compensa".

                                    Isto para não falar dos que contratam um serviço por empreitada e perguntam se pode ser sem factura para não pagar o IVA..

                                    Comentário


                                      #78
                                      Comigo, ou passam factura ou dão-me 13% de desconto...

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                        Dá-me um exemplo de um restaurante ou café que cumpra e que ainda não tenho fechado as portas. Gostava muito de conhecer um, porque até à data é utopia.
                                        Oh pá vem a Leiria! Cafés de porta aberta é o que há mais por cá! Além de prédios com a tableta "vende-se ou "aluga-se"...

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Utilizas a factura para alguma coisa ou simplesmente é para te sentires importante?
                                          Pelo comentário é o que dá a entender.
                                          Ética, educação, principios! Dizem-te alguma coisa estas palavras ?

                                          À parte isso, sou perfeitamente discreto e pedir a factura e utilizo as palavras "se faz favor". A "chefe" é que fez a peixeirada... E eu continuei e continuarei sempre impávido e sereno ....
                                          Editado pela última vez por Omega; 04 August 2011, 21:46.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Agora muito a sério, o mundo da restauração é um "caso à parte" e não queriam comparar com outros ramos de actividade, pois definitivamente não é a mesma coisa. Para além de necessitar de licenças e alvarás que a maior parte dos negócios não precisa, tem uma série de especificidades que nenhum outro ramo tem. É certo que há muitos aventureiros neste ramo, mas mesmo os que já têm 30, 40, 50 anos de experiência levam uma vida bastante complicada. É normal dizerem deles próprios que são "escravos do trabalho", o que não deixa de ser verdade em alguns casos. Alguns têm uma vida confortável em termos financeiros mas a grande maioria não têm nenhuma qualidade de vida, e quem conhece um comerciante a sério sabe do que eu estou a falar.

                                            Comentário


                                              #82
                                              hoje em dia qualquer restaurante que faça uma media inferior a 1000€ por dia dificilmente consegue estar aberto por muito tempo,ou seja este valor não é para dar lucro mas sim para não dar prejuizo.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                Vá, confessa, e faz um ar risonho e voz doce enquanto pensa para com os seus botões "venha só a titulo pessoal, por favor".
                                                No local em causa sou apenas mais um ....

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                  Pois. Mas nunca estiveste numa posição dessas, certamente.
                                                  Agora imagina que tinhas um café que era o teu único sustento. E que aparecia lá um fiscal da câmara ou polícia municipal a pedir 1000 ou 2000 euros para aprovar uma licença (por exemplo). E que tu sabias que, caso não concordasses, o mais provável é que nunca mais tivesses "descanso" com fiscais sempre à tua porta.
                                                  Eu não estou a dizer que faria o mesmo, mas sei colocar-me no lugar de quem se vê confrontado com este dilema.
                                                  Eu também tenho que "me colocar muitas vezes no lugar dos outros" e só te posso dizer que conheço uns gajos da PJ que gostam de saber destas coisas.... E a nossa PJ é muito boa e eficaz!!

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                    Ética, educação, principios! Dizem-te alguma coisa estas palavras ?

                                                    À parte isso, sou perfeitamente discreto e pedir a factura e utilizo as palavras "se faz favor". A "chefe" é que fez a peixeirada... E eu continuei e continuarei sempre impávido e sereno ....
                                                    E o que é que ética, educação e princípios têm a ver com o acto de pedir factura. "Vivendo e aprendendo..."

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      Agora muito a sério, o mundo da restauração é um "caso à parte" e não queriam comparar com outros ramos de actividade, pois definitivamente não é a mesma coisa. Para além de necessitar de licenças e alvarás que a maior parte dos negócios não precisa, tem uma série de especificidades que nenhum outro ramo tem. É certo que há muitos aventureiros neste ramo, mas mesmo os que já têm 30, 40, 50 anos de experiência levam uma vida bastante complicada. É normal dizerem deles próprios que são "escravos do trabalho", o que não deixa de ser verdade em alguns casos. Alguns têm uma vida confortável em termos financeiros mas a grande maioria não têm nenhuma qualidade de vida, e quem conhece um comerciante a sério sabe do que eu estou a falar.
                                                      é de facto um "caso à parte"... pelas piores razões.

                                                      o que é que haver gente que trabalha muito nos seus negócios tem de relevante para este assunto? trabalhar muito no seu próprio negócio é comum à generalidade dos empresários, principalmente se estivermos a falar de pequenos empresários.

                                                      ainda estou à espera de saber que regulamentação é impossível de cumprir, e já que estou numa de pedir era interessante concretizares alguma das especificidades que referes.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                                        Eu também tenho que "me colocar muitas vezes no lugar dos outros" e só te posso dizer que conheço uns gajos da PJ que gostam de saber destas coisas.... E a nossa PJ é muito boa e eficaz!!
                                                        Pois até pode ser. O problema é que a PJ não pode prender a câmara toda... ainda que consigam resolver um caso particular, como resolves o problema dos outros fiscais que vão passar os dias à tua porta?

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                          Agora muito a sério, o mundo da restauração é um "caso à parte" e não queriam comparar com outros ramos de actividade, pois definitivamente não é a mesma coisa. Para além de necessitar de licenças e alvarás que a maior parte dos negócios não precisa, tem uma série de especificidades que nenhum outro ramo tem. É certo que há muitos aventureiros neste ramo, mas mesmo os que já têm 30, 40, 50 anos de experiência levam uma vida bastante complicada. É normal dizerem deles próprios que são "escravos do trabalho", o que não deixa de ser verdade em alguns casos. Alguns têm uma vida confortável em termos financeiros mas a grande maioria não têm nenhuma qualidade de vida, e quem conhece um comerciante a sério sabe do que eu estou a falar.
                                                          Isso não é necessariamente verdade. A grande maioria dos negócios de porta aberta necessitam de licenças, já para não falar noutros tipos de licenças que são obrigatórias para certos sectores de actividade (pescas, construção, mediação imobiliária, turismo, trabalho temporário, etc)...

                                                          Já agora, já ouviram falar do licenciamento zero?

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                            Agora muito a sério, o mundo da restauração é um "caso à parte" e não queriam comparar com outros ramos de actividade, pois definitivamente não é a mesma coisa. Para além de necessitar de licenças e alvarás que a maior parte dos negócios não precisa, tem uma série de especificidades que nenhum outro ramo tem. É certo que há muitos aventureiros neste ramo, mas mesmo os que já têm 30, 40, 50 anos de experiência levam uma vida bastante complicada. É normal dizerem deles próprios que são "escravos do trabalho", o que não deixa de ser verdade em alguns casos. Alguns têm uma vida confortável em termos financeiros mas a grande maioria não têm nenhuma qualidade de vida, e quem conhece um comerciante a sério sabe do que eu estou a falar.
                                                            O problema de alguns desses "coitadinhos" que andam sempre a dizer mal da vida é outro ....
                                                            Hoje fui a um café onde nunca tinha ido e pedi um café e um bolo de arroz. Trouxeram-me um café, açucar, adocante, o bolo de arroz partido em 4 e ainda um copo de água "para o caso de querer". No fim paguei e deram-me o "ticket".
                                                            Voltarei lá concerteza!

                                                            Por vezes vou a locais onde me servem e nem para mim olham .... e para registarem tenho que pedir calmamente o "ticket" ou a "famigerada venda a dinheiro sff"....

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                              E o que é que ética, educação e princípios têm a ver com o acto de pedir factura. "Vivendo e aprendendo..."
                                                              Lá está ....

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X