Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Venda a dinheiro (factura) em restaurante-> um caso de esperteza rara

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
    Se não é indiscrição, então quantos anos tem o café?
    Não mudou recentemente de gerência?
    Já respondi.

    Comentário


      Omega, o grande problema desse tipo de café que tu mencionaste é que tu não podes oferecer um serviço de primeira e cobrar preços de segunda.
      E para poderes cobrar pelo serviço que prestas, precisas de uma quantidade de clientes que sustentem o teu negócio.
      Ou seja, das duas uma: ou cobras bem e tens clientes que cheguem para manter a casa,
      ou prestas um serviço melhor do que a concorrência, cobras o mesmo, e estás destinado ao fracasso...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Omega Ver Post
        Ora bem, há aqui uma pequena contradição!

        Afinal vivem de quê ? Não me digam que deixam acumular o pó e depois o põem à venda ?!?

        PS: Quanto ao não pagarem imposto... Viste as contas deles ?
        Até acabaste por chegar até onde eu queria. Há uns anos atrás dava dinheiro sim, actualmente com esta carga de impostos, dá para a despesa apenas.

        O restaurante que falei funciona como uma espécie de casa particular, mas é restaurante, portanto óbvio que não paga impostos. E nem por isso os velhotes estão ricos (pelo menos não ostentam riqueza).

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
          Omega, o grande problema desse tipo de café que tu mencionaste é que tu não podes oferecer um serviço de primeira e cobrar preços de segunda.
          E para poderes cobrar pelo serviço que prestas, precisas de uma quantidade de clientes que sustentem o teu negócio.
          Ou seja, das duas uma: ou cobras bem e tens clientes que cheguem para manter a casa,
          ou prestas um serviço melhor do que a concorrência, cobras o mesmo, e estás destinado ao fracasso...
          Sim, e .....

          Comentário


            Originalmente Colocado por aquicas Ver Post
            Faço quote deste que é o mais pequeno, mas que serve.

            Parece então que quem "rouba" e está contra a lei é quem pede factura do que paga?
            Nada disso. Já respondi lá atrás. Eu não estou contra o acto de pedir factura, estou sim contra o excesso de zelo das pessoas nesta questão, quando existem muitas mais "pontas por onde se pegar" noutras áreas, onde o estado é verdadeiramente roubado.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
              Até acabaste por chegar até onde eu queria. Há uns anos atrás dava dinheiro sim, actualmente com esta carga de impostos, dá para a despesa apenas.

              O restaurante que falei funciona como uma espécie de casa particular, mas é restaurante, portanto óbvio que não paga impostos. E nem por isso os velhotes estão ricos (pelo menos não ostentam riqueza).
              Ok, então os gajos dos restaurantes tradicionais de Viseu andam todos a vender o pózinho ? Será que é o das garrafas de tintol ? Para próxima tenho que pedir um saquinho ....

              Comentário


                Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                Mas então qual a lógica de ter um campo para NIF e nome? Ou melhor, consegues encontrar algum motivo válido sem ser aquele que já foi aqui referido: induzir cliente em erro?
                Tal como referi no outro post, essas consultas de mesa também estão sujeitas a certificação de software e estão sujeitas às mesmas regras da emissão das facturas previstas no artº 6º da Portaria 363/2010.

                2.2. Todavia, quando por razões do tipo de actividade ou da natureza da operação, forem emitidos documentos de conferência de entrega de mercadoria ou da prestação de serviços, susceptíveis de entrega aos clientes, ficam obrigados ás mesmas regras da emissão de facturas, nomeadamente, as previstas no artigo 6. da Portaria n. 363/2010, de 23 de Junho.
                2.3. O documento emitido deve conter de forma evidente a sua natureza (por exemplo: guia de remessa) e a expressão Este documento não serve de factura.
                No entanto, estas consultas de mesa são obrigadas a conter a menção de que não serve de factura. As tuas dizem isso ou não?

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                  Nada disso. Já respondi lá atrás. Eu não estou contra o acto de pedir factura, estou sim contra o excesso de zelo das pessoas nesta questão, quando existem muitas mais "pontas por onde se pegar" noutras áreas, onde o estado é verdadeiramente roubado.
                  É excesso de zelo um gajo contruir uma casa e pedir facturas de tudo ao construtor ?

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                    Há um em frente que fecha e abre e abre e fecha ..... 100 metros acima há mais 2.
                    Como é uma rua cheia de prédios e no centro da cidade são poucos para a população que abrange ....
                    se há assim tantos clientes então não se percebe o fecho de outra forma que não seja: má gestão.


                    Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                    ora bem,qual a legislação especifica para a restauração:
                    para começar,depois de ter o espaço é preciso um projecto de obras feito segundo uma regulamentação bastante rigida,pois qualquer pormenor que não esteja milimetricamente dentro da mesma dá como resultado projecto não aprovado.para este projecto ser aprovado têm que ter um parecer favoravel do centro de saude da area e protecção civil e por fim camara municipal,depois vem a fase dos projectos de especialidades,saneamento,gáz,acustico,electrico etc.. que tem que ser aprovados por todas as entidades envolvidas. a partir daqui quando tudo for aprovado vêm a fase das obras e estando estas concluidas é enviada para a camara municipal e asae a declaração previa e o termo de responsabilidade da empresa que efectuou a obra.
                    a partir deste momento e como a lei foi alterada o estabelecimento pode abrir mesmo estando á espera da vistoria para licença de utilização.
                    ao abrir têm obrigatoriamente de implementar o sistema de HCCP que é bastante rigido e com obrigatoriedade de formação,este sistema é contratado com uma empresa especializada em segurança alimentar.
                    tambem tem que efectuar projectos de publicidade e ocupação de via publica para os toldos,reclames luminosos etc.. e pagar as respectivas licenças.
                    isto é o basico e muito resumido de quem quer montar um negocio em restauração.
                    pronto agora só falta saber:

                    disso tudo o que é que é impossível de cumprir.

                    disso tudo o que é que é tão diferente dos outros sectores de actividade que implicam ter "porta aberta"?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                      Já respondi.
                      Está aberto a 15 anos e tem o mesmo dono? Então cheira-me pela forma de trabalhar que o patrão nunca lá está e que tem mais que um café. É só um palpite.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                        Nada disso. Já respondi lá atrás. Eu não estou contra o acto de pedir factura, estou sim contra o excesso de zelo das pessoas nesta questão, quando existem muitas mais "pontas por onde se pegar" noutras áreas, onde o estado é verdadeiramente roubado.
                        Maraki, há três sectores que fazem mexer este País: Automóveis, construção e restauração.
                        Qualquer ponta de qualquer um destes sectores é MUITO RELEVANTE!

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                          É excesso de zelo um gajo contruir uma casa e pedir facturas de tudo ao construtor ?
                          Claro que não. O problema é que 60 ou 70 % das pessoas não o fazem para o construtor lhe fazer um desconto. Estás a ver onde queria chegar?
                          Chegar a um café ou restaurante e pedir factura é fácil, vamos pagar o mesmo e vamos, porque não?
                          Mas queria ver esses fiscalistas zelosos a pedirem factura quando isso acarreta um maior custo para eles... Entendes?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                            Está aberto a 15 anos e tem o mesmo dono? Então cheira-me pela forma de trabalhar que o patrão nunca lá está e que tem mais que um café. É só um palpite.
                            Quem me atendeu foi o patrão que tem perto de 60 anos e foi a única pessoa que vi dentro do balcão!

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                              Nada disso. Já respondi lá atrás. Eu não estou contra o acto de pedir factura, estou sim contra o excesso de zelo das pessoas nesta questão, quando existem muitas mais "pontas por onde se pegar" noutras áreas, onde o estado é verdadeiramente roubado.
                              dizem as estatísticas que só há custa dos subsectores, alojamento, transporte e cantinas no ano passado ficaram por entrar nos cofres do estado 2,5 mil milhões de euros...

                              http://www.mynetpress.com/pdf/2011/j...070126d23e.pdf

                              portanto acho que ainda há muito a fazer no que diz respeito ao excesso de zelo a pedir facturas, nomeadamente reforçar isso que tu chamas "excesso".

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                Claro que não. O problema é que 60 ou 70 % das pessoas não o fazem para o construtor lhe fazer um desconto. Estás a ver onde queria chegar?
                                Chegar a um café ou restaurante e pedir factura é fácil, vamos pagar o mesmo e vamos, porque não?
                                Mas queria ver esses fiscalistas zelosos a pedirem factura quando isso acarreta um maior custo para eles... Entendes?
                                Entendo. Não tenho problema com isso.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                  se há assim tantos clientes então não se percebe o fecho de outra forma que não seja: má gestão.




                                  pronto agora só falta saber:

                                  disso tudo o que é que é impossível de cumprir.

                                  disso tudo o que é que é tão diferente dos outros sectores de actividade que implicam ter "porta aberta"?
                                  esta é a parte facil de cumprir,pois é apenas o licenciamento para poder abrir a porta.
                                  o que é dificil não é o licenciamento,é cumprir com todas as regras exigidas de funcionamento.

                                  Comentário


                                    Acho que um pacote não é suficiente...


                                    popcorn-machine_4.jpg

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
                                      Entendo. Não tenho problema com isso.
                                      Os meus sinceros parabéns então, és um bom cidadão!

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por joaobras Ver Post
                                        esta é a parte facil de cumprir,pois é apenas o licenciamento para poder abrir a porta.
                                        o que é dificil não é o licenciamento,é cumprir com todas as regras exigidas de funcionamento.
                                        continua há espera de saber que regras são essas tão restritivas e impossíveis de cumprir.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                          Os meus sinceros parabéns então, és um bom cidadão!
                                          Isso, como vimos pelos desenvolver do tópico, já depende da perspectiva .....

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                            continua há espera de saber que regras são essas tão restritivas e impossíveis de cumprir.
                                            Vou-te dar um exemplo. Aqui há uns meses a ASAE andava a exigir que os cafés/restaurantes tivessem um dispositivo (termómetro) nos frigoríficos em que era preciso anotar a temperatura dos frigoríficos 4 vezes por dia. O dispositivo custava cerca de 600€. Quem não colocasse isso podia incorrer numa coima até 25 mil euros.
                                            Diz-me lá, que raio de justificação tem isto... Isto para mim não passa de burocracia estúpida, para empatar quem trabalha, para gerar receitas quer nas empresas que vendem os termómetros, quer em coimas.
                                            E é com isto que o pequeno comerciante lida todos os meses, vive em constante sobressalto que lhe entre a ASAE ou um fiscal com o 12º ano pela porta dentro e lhe exija mil e uma coisas.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                              continua há espera de saber que regras são essas tão restritivas e impossíveis de cumprir.

                                              nada como a prática. Experimenta abrir um café ou restaurante e cumprir rigorosamente todas as regras e obter todas as licenças da forma como estão estipuladas, cumprindo as normas todas sem utilizar nenhum outro artifício. É possível que demores uns bons 3 ou 4 anos só para conseguires as licenças!
                                              Só quem não conhece a restauração é que pode falar como tu falas.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                Vou-te dar um exemplo. Aqui há uns meses a ASAE andava a exigir que os cafés/restaurantes tivessem um dispositivo (termómetro) nos frigoríficos em que era preciso anotar a temperatura dos frigoríficos 4 vezes por dia. O dispositivo custava cerca de 600€. Quem não colocasse isso podia incorrer numa coima até 25 mil euros.
                                                Diz-me lá, que raio de justificação tem isto... Isto para mim não passa de burocracia estúpida, para empatar quem trabalha, para gerar receitas quer nas empresas que vendem os termómetros, quer em coimas.
                                                E é com isto que o pequeno comerciante lida todos os meses, vive em constante sobressalto que lhe entre a ASAE ou um fiscal com o 12º ano pela porta dentro e lhe exija mil e uma coisas.
                                                da facto garantir que os frigoríficos funcionam de forma correcta, e que por isso preservam os alimentos em condições de serem ingeridos é um perfeito disparate.

                                                quando quiseres uma maionese com salmonelas apita, pode ser que te arranje qualquer coisa.

                                                de facto chamar burocracia a uma questão de higiene e segurança alimentar se não fosse triste dava para rir às gargalhadas.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                  nada como a prática. Experimenta abrir um café ou restaurante e cumprir rigorosamente todas as regras e obter todas as licenças da forma como estão estipuladas, cumprindo as normas todas sem utilizar nenhum outro artifício. É possível que demores uns bons 3 ou 4 anos só para conseguires as licenças!
                                                  Só quem não conhece a restauração é que pode falar como tu falas.
                                                  então mas tu tens experiência, partilha-a...

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                    da facto garantir que os frigoríficos funcionam de forma correcta, e que por isso preservam os alimentos em condições de serem ingeridos é um perfeito disparate.

                                                    quando quiseres uma maionese com salmonelas apita, pode ser que te arranje qualquer coisa.

                                                    de facto chamar burocracia a uma questão de higiene e segurança alimentar se não fosse triste dava para rir às gargalhadas.
                                                    Se tu fosses o comerciante que já tem despesas suficientes, não falavas assim. Mas enfim, de pessoas alheadas da realidade está o país cheio. Experimenta colocar-te do outro lado, é que nem em casa estás com essas mariquices todas. Ou também controlas a temperatura do teu frigorífico 4 vezes por dia?

                                                    Se ainda me dissessem controlar 1 vez por dia, ainda era naquela, e claro o termómetro ser mais barato, e não ter que ser aquele específico e homologado pela ASAE.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                                                      nada como a prática. Experimenta abrir um café ou restaurante e cumprir rigorosamente todas as regras e obter todas as licenças da forma como estão estipuladas, cumprindo as normas todas sem utilizar nenhum outro artifício. É possível que demores uns bons 3 ou 4 anos só para conseguires as licenças!
                                                      Só quem não conhece a restauração é que pode falar como tu falas.
                                                      Perdoai-lhes senhor que eles não sabem o que falam. Deixa lá, não vamos gastar mais o nosso latim. Um dia eles vão abrir os olhos para a realidade.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                        Se tu fosses o comerciante que já tem despesas suficientes, não falavas assim. Mas enfim, de pessoas alheadas da realidade está o país cheio. Experimenta colocar-te do outro lado, é que nem em casa estás com essas mariquices todas. Ou também controlas a temperatura do teu frigorífico 4 vezes por dia?

                                                        Se ainda me dissessem controlar 1 vez por dia, ainda era naquela, e claro o termómetro ser mais barato, e não ter que ser aquele específico e homologado pela ASAE.
                                                        a única problema é que em minha casa se algo correr mal ficam 2 ou 3 pessoas doentes... num café/restaurante podem ser algumas centenas, é só essa a diferença. para além de que não se trata de um negócio nem vendo nada a ninguém.

                                                        quanto ao termómetro não ser homologado isso era só para aparecerem termómetros que marcavam sempre de acordo com as regras.

                                                        podíamos aproveitar e abolir a necessidade das balanças, bombas de gasolina, medidores de pressão arterial, etc, deixarem de ser certificados e aferidos, afinal de contas é um disparate pedir garantias que os instrumentos funcionam correctamente.
                                                        Editado pela última vez por Eliminado0008; 04 August 2011, 22:59.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                          Vou-te dar um exemplo. Aqui há uns meses a ASAE andava a exigir que os cafés/restaurantes tivessem um dispositivo (termómetro) nos frigoríficos em que era preciso anotar a temperatura dos frigoríficos 4 vezes por dia. O dispositivo custava cerca de 600€. Quem não colocasse isso podia incorrer numa coima até 25 mil euros.
                                                          Diz-me lá, que raio de justificação tem isto... Isto para mim não passa de burocracia estúpida, para empatar quem trabalha, para gerar receitas quer nas empresas que vendem os termómetros, quer em coimas.
                                                          E é com isto que o pequeno comerciante lida todos os meses, vive em constante sobressalto que lhe entre a ASAE ou um fiscal com o 12º ano pela porta dentro e lhe exija mil e uma coisas.
                                                          Esse tipo de coimas pela desproporcionalidade aberrante caiem de certeza em Tribunal!

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                            da facto garantir que os frigoríficos funcionam de forma correcta, e que por isso preservam os alimentos em condições de serem ingeridos é um perfeito disparate.

                                                            quando quiseres uma maionese com salmonelas apita, pode ser que te arranje qualquer coisa.

                                                            de facto chamar burocracia a uma questão de higiene e segurança alimentar se não fosse triste dava para rir às gargalhadas.
                                                            O caso que ele mencionou é perfeito para ilustrar o excesso de zelo da ASAE. Vais por exemplo à Espanha, Itália, França ou qualquer país civilizado , e bem mais civilizado do que o nosso, e não encontras um terço das mariquices que a ASAE exige em Portugal. Qualquer dia será preciso ter um laboratório de análises clínicas dentro dos restaurantes e os funcionários vão ter de andar de luvas e máscaras cirúrgicas. É que não falta muito.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por nipnip Ver Post
                                                              a única problema é que em minha casa se algo correr mal ficam 2 ou 3 pessoas doentes... num café/restaurante podem ser algumas centenas, é só essa a diferença. para além de que não se trata de um negócio nem vendo nada a ninguém.

                                                              quanto ao termómetro não ser homologado isso era só para aparecerem termómetros que marcavam sempre de acordo com as regras.
                                                              Concordo com isto, mas imagina que até te esqueces de verificar a temperatura 1 vez no dia, e verificas 3. Chega lá a ASAE e passa-te uma coima. Achas justo?

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X