Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    É preciso ir aos CTT para abrir a conta? Não dá para fazer online pois não? E que documentos são precisos?

    Os juros são automaticamente reinvestidos?

    Para quem não tem ainda conta aforro, sim terá de ir aos CTT abrir a conta e fazer a 1ª subscrição.
    Depois já poderá aderir ao aforronet e fazer as coisas online.

    Está aí tudo:
    https://www.ctt.pt/particulares/dinh...ados-de-aforro

    Comentário


      Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
      Os juros são automaticamente reinvestidos?
      Sim. De 3 em 3 meses os juros líquidos são adicionados ao capital e a taxa é atualizada.

      Comentário


        CA reforçados

        Comentário


          Alguém me explica a vantagem atual das Obrigações do Tesouro vs Certificados de Aforro?
          Do que entendi, a 10 anos por exemplo, compensa mais OT do que CA.

          Comentário


            Originalmente Colocado por fabiolous Ver Post
            Alguém me explica a vantagem atual das Obrigações do Tesouro vs Certificados de Aforro?
            Do que entendi, a 10 anos por exemplo, compensa mais OT do que CA.
            As OT não são emitidas para o público. Terás de as adquirir em mercado secundário (comprar a quem as comprou anteriormente), a preço variável/negociável. Essa aquisição, a custódia e posterior venda/maturidade acarretarão custos (variáveis conforme o banco ou corretora). A venda/maturidade terá de ser declarada no IRS. A rentabilidade final dependerá do preço de aquisição, do cupão/juro anual e do preço de venda.

            Os CA são um produto muito mais simples e dirigido a investidores não-profissionais.

            Comparação entre CTPC (parecidos com CA) e OT

            Comentário


              A bastonária da ordem dos contabilistas diz que podemos resgatar o IAS mensal nos PPR com menos de 5 anos.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                É preciso ir aos CTT para abrir a conta? Não dá para fazer online pois não? E que documentos são precisos?

                Os juros são automaticamente reinvestidos?
                Eu abri há um mês, depois de tirar a senha e esperar 5 minutos foi bastante rápido.
                Documentos de identificação, comprovativo de morada fiscal (tirei declaração do site das finanças) e comprovativo profissional. Basicmanete o memso que abrir conta bancária.
                E fiz logo um depósito através do multibanco.

                Online fiz o registo, vem uma senha para casa, demora uns dias (não mais de uma semana, deveria haver outras possibilidades para ser mais rápido, como por exemplo chave móvel digital)) e só após isso é possível fazer depósito online através de referência bancária.

                Comentário


                  Pelo aforro NET, só aparece Certificados de Aforro Série E, é isto?
                  NR de unidades a subscrever?
                  Quero colocar 5k

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                    Pelo aforro NET, só aparece Certificados de Aforro Série E, é isto?
                    NR de unidades a subscrever?
                    Quero colocar 5k
                    Então os FI, pá? Tanta coisa boa por aí a dar 3x isto e vais-te meter nisto...!!? 😂

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                      Então os FI, pá? Tanta coisa boa por aí a dar 3x isto e vais-te meter nisto...!!? 😂
                      Se leres bem, este valor é do Activo Bank e a dar basicamente 0....

                      Se quiseres mostro-te a valorização dos meus fundos LOL

                      Não posso meter os ovos todos no mesmo cesto 😂

                      Comentário


                        Fiz reforços nos CA série E no dia 01/01.

                        Depois por acaso fiz uma simulação no simulador do site dos CTT e apercebi-me que a taxa aplicada parecia ser a mesma do mês de Dezembro e inferior àquela que estão a aplicar hoje dia 03/01.

                        A taxa de juro só altera no 1ª dia útil do mês ou é no primeiro dia de calendário?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                          Fiz reforços nos CA série E no dia 01/01.

                          Depois por acaso fiz uma simulação no simulador do site dos CTT e apercebi-me que a taxa aplicada parecia ser a mesma do mês de Dezembro e inferior àquela que estão a aplicar hoje dia 03/01.

                          A taxa de juro só altera no 1ª dia útil do mês ou é no primeiro dia de calendário?
                          1º dia de calendário.
                          Podes é ter reforçado no dia 1 mas por ser domingo, só deve contar a data de subscrição como se tivesses feito no dia 2, 2ª feira, dia útil.

                          Comentário


                            Também subscrevi dia 1, mas só fiz a transferência no dia 2. Ontem à noite o pagamento ainda não estava reflectido no aforronet.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Gavela Ver Post

                              1º dia de calendário.
                              Podes é ter reforçado no dia 1 mas por ser domingo, só deve contar a data de subscrição como se tivesses feito no dia 2, 2ª feira, dia útil.
                              Efetivamente tens razão.

                              Já confirmei no AforroNet que a data de subscrição foi dia 02, apesar de ter tratado de tudo no dia 01, inclusive o pagamento.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                Se leres bem, este valor é do Activo Bank e a dar basicamente 0....

                                Se quiseres mostro-te a valorização dos meus fundos LOL

                                Não posso meter os ovos todos no mesmo cesto 😂
                                É agora que te vamos passar a ver aqui contente com as subidas da Euribor?

                                Comentário


                                  Quando se fala na taxa de "remuneração", isso é o valor ao ano, certo? Imaginemos uma taxa de 3%, quer dizer que se eu depositar 100 €, daqui a um ano tenho 103 €, é isso? Mas no caso dos CA, sendo a remuneração adicionada trimestralmente, será 3 €/4 (trimestres) = 0,75 €/trimestre, certo?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                    Quando se fala na taxa de "remuneração", isso é o valor ao ano, certo? Imaginemos uma taxa de 3%, quer dizer que se eu depositar 100 €, daqui a um ano tenho 103 €, é isso? Mas no caso dos CA, sendo a remuneração adicionada trimestralmente, será 3 €/4 (trimestres) = 0,75 €/trimestre, certo?
                                    As taxas de juro comunicadas são sempre TANB: Taxa Anual Nominal Bruta. Além disso, nos CA os juros são capitalizados e a taxa é atualizada trimestralmente.

                                    Se subscreveres 100€ a 3%, no final do primeiro trimestre terás 100€ + (100€ x 3% / 4 x 72%) = 100,54€. Nessa altura a taxa será atualizada para o trimestre seguinte, com base nos valores da Euribor 3M do mês anterior.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                      É agora que te vamos passar a ver aqui contente com as subidas da Euribor?
                                      Nada disso, continuo afirmar que preferia de longe a Euribor negativa 😁

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                        Quando se fala na taxa de "remuneração", isso é o valor ao ano, certo? Imaginemos uma taxa de 3%, quer dizer que se eu depositar 100 €, daqui a um ano tenho 103 €, é isso? Mas no caso dos CA, sendo a remuneração adicionada trimestralmente, será 3 €/4 (trimestres) = 0,75 €/trimestre, certo?
                                        taxa de juro líquida de 2,22, para subscrições em janeiro...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                          As taxas de juro comunicadas são sempre TANB: Taxa Anual Nominal Bruta. Além disso, nos CA os juros são capitalizados e a taxa é atualizada trimestralmente.

                                          Se subscreveres 100€ a 3%, no final do primeiro trimestre terás 100€ + (100€ x 3% / 4 x 72%) = 100,54€. Nessa altura a taxa será atualizada para o trimestre seguinte, com base nos valores da Euribor 3M do mês anterior.
                                          Ok, e onde foste buscar aqueles 72%?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                                            Ok, e onde foste buscar aqueles 72%?
                                            Do juro bruto são retidos 28% de imposto. Ficam (100 - 28) 72% para ti.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                              As OT não são emitidas para o público. Terás de as adquirir em mercado secundário (comprar a quem as comprou anteriormente), a preço variável/negociável. Essa aquisição, a custódia e posterior venda/maturidade acarretarão custos (variáveis conforme o banco ou corretora). A venda/maturidade terá de ser declarada no IRS. A rentabilidade final dependerá do preço de aquisição, do cupão/juro anual e do preço de venda.

                                              Os CA são um produto muito mais simples e dirigido a investidores não-profissionais.

                                              Comparação entre CTPC (parecidos com CA) e OT
                                              Obrigado!
                                              Vi o link e aparece isto:

                                              "não pode “resgatar” as Obrigações do Tesouro. Tem de esperar pelo momento do reembolso ou vendê-las em bolsa. Na primeira opção recebe 100% do valor nominal (1 cêntimo por cada obrigação que comprou). Na segunda, recebe a cotação da venda. Em nenhuma das opções há a garantia de obter o capital investido. Consoante o valor que pagou pelas Obrigações do Tesouro em bolsa pode ganhar ou perder dinheiro;"

                                              Como é que não há garantia de capital investido na opção 1? Só se o estado for à falência (e mesmo assim)?

                                              Se vender em bolsa pelo valor abaixo da taxa que comprei, perco dinheiro mas e a capitalização?

                                              Esta ideia foi implantada numa ida ao banco em que o gestor de conta me falou que era melhor a longo prazo investir nisto do que em CA (claro que o CA é dependente da euribor e tem uma taxa limite etc...)

                                              O homem fez lá gráficos e contas que pareciam boas demais, daí estar a tentar perceber qual o risco/encargos que façam valer a pena.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por fabiolous Ver Post
                                                Como é que não há garantia de capital investido na opção 1? Só se o estado for à falência (e mesmo assim)?
                                                Sim, nesse cenário receberás o valor nominal (100%). Desde que tenhas comprado suficientemente abaixo para compensar os custos, vais reaver o capital investido.

                                                Originalmente Colocado por fabiolous Ver Post
                                                ​Se vender em bolsa pelo valor abaixo da taxa que comprei, perco dinheiro mas e a capitalização?
                                                Não há capitalização como nos CA (juros acrescentados ao investimento). Os juros são pagos na conta à ordem.

                                                Originalmente Colocado por fabiolous Ver Post
                                                ​Esta ideia foi implantada numa ida ao banco em que o gestor de conta me falou que era melhor a longo prazo investir nisto do que em CA (claro que o CA é dependente da euribor e tem uma taxa limite etc...)
                                                O homem fez lá gráficos e contas que pareciam boas demais, daí estar a tentar perceber qual o risco/encargos que façam valer a pena.
                                                Para o banco as OTs são de certeza melhor, pois poderão cobrar pela subscrição, custódia, pagamento de juros e venda/maturidade. Já com os CA não ganham nada, só vêem o teu capital a sair da conta.
                                                Não quero com isto dizer que não acabes por ganhar mais com OTs (não sei prever), mas a preferência do banco é óbvia.

                                                UPDATE: Nas OTs (e obrigações no geral) terás também de adiantar os juros corridos. Se por exemplo a emissão tiver um cupão anual de 6% e tiverem passado 6 meses desde o último pagamento, terás de pagar 3% ao vendedor.
                                                Editado pela última vez por JRJordao; 04 January 2023, 10:26.

                                                Comentário


                                                  O banco Invest actualizou os depósitos a prazo. Mesmo assim, abaixo dos CA. Apenas para quem não confia, de todo, na liquidez do Estado 😀😃.

                                                  Comentário


                                                    O BiG também me contactou no dia 2, informando que para "clientes especiais" como eu (tive recentemente uma batelada em conta poupança durante umas semanas) pode oferecer taxas superiores em depósitos a prazo para novos montantes. Não revelou valores, mas não acredito que ultrapassem esses 2% (se tanto) para já.

                                                    Estão-se finalmente a mexer. Mas já vão tarde, e duvido que cheguem à taxa atual dos CA.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                                      O banco Invest actualizou os depósitos a prazo. Mesmo assim, abaixo dos CA. Apenas para quem não confia, de todo, na liquidez do Estado 😀😃.

                                                      2,28% em 3 meses é o mesmo que 9%/ano...

                                                      CA só para descargo de consciência e não ter os ovos todos juntos, pode sair omelete 😂😂😂😂

                                                      Comentário


                                                      • fhff
                                                        fhff commented
                                                        Editing a comment
                                                        Qual é o produto dos 2.28%? Não percebi a comparação com o CA ou as contas a prazo. No exemplo que colocaste, também podemos olhar para trás: a 1 ano foi -9,67%...
                                                        De resto concordo: CA para mim é para fundo de emergência e para diversificar mais um pouco

                                                      Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                      2,28% em 3 meses é o mesmo que 9%/ano...
                                                      Não percebi.

                                                      Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                      CA só para descargo de consciência e não ter os ovos todos juntos, pode sair omelete 😂😂😂😂
                                                      Esse print é de que?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                                                        2,28% em 3 meses é o mesmo que 9%/ano...

                                                        CA só para descargo de consciência e não ter os ovos todos juntos, pode sair omelete 😂😂😂😂
                                                        É 9%/ano se durante todo o ano continuar essa valorização. Algo que não é de todo garantido. Veja-se os resultados a 1 ano (-9,67%) para ver como foi "bom" o último ano.

                                                        Não tentes apresentar os FI como alternativas a CA/DP, por favor. São tipos de investimento completamente diferentes.

                                                        Se achas que os FI são o melhor produto de poupança (o tema deste tópico), força nisso.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                                                          Não percebi.

                                                          Esse print é de que?
                                                          Deduzo que seja a rentabilidade de um fundo de investimento.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                            É 9%/ano se durante todo o ano continuar essa valorização. Algo que não é de todo garantido. Veja-se os resultados a 1 ano (-9,67%) para ver como foi "bom" o último ano.

                                                            Não tentes apresentar os FI como alternativas a CA/DP, por favor. São tipos de investimento completamente diferentes.

                                                            Se achas que os FI são o melhor produto de poupança (o tema deste tópico), força nisso.
                                                            Cada um faz o que acha melhor....

                                                            Eu como acho que o mercado vai subir 😁

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X