Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por futsal Ver Post
    Cada um faz o que acha melhor....
    Sem dúvida. Não vale a pena é tentarmo-nos convencer uns aos outros com produtos que não são comparáveis.

    Também me parece útil distinguir poupança (produtos tradicionais de capital garantido) de investimento (os restantes, com maior potencial de rendimento mas sem garantia de capital).

    Comentário


      Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
      Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

      2013 -> 7,46%
      2014 -> 12,19%
      2015 -> 2,31%
      2016 -> 0,88%
      2017 -> 6,74%
      2018 -> -3,5%
      2019 -> 10,94%
      2020 -> 4,9%
      2021 -> 6,05%
      2022 -> -xx,x%

      Comentário


        Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
        Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
        Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

        2013 -> 7,46%
        2014 -> 12,19%
        2015 -> 2,31%
        2016 -> 0,88%
        2017 -> 6,74%
        2018 -> -3,5%
        2019 -> 10,94%
        2020 -> 4,9%
        2021 -> 6,05%
        2022 -> -xx,x%
        Não falo mais em FI, se não colocava aqui os meus 😁

        Comentário


          Criem um tópico para FI. Acho que fazia todo o sentido.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
            Criem um tópico para FI. Acho que fazia todo o sentido.
            Já há este https://forum.motorguia.net/forum/mo...mentos/page439

            Não é especifico mas é lá que tem havido algumas partilhas sobre mercados e fundos.

            Comentário


              Originalmente Colocado por fhff Ver Post
              Já há este https://forum.motorguia.net/forum/mo...mentos/page439

              Não é especifico mas é lá que tem havido algumas partilhas sobre mercados e fundos.
              futsal, já sabes para onde podes ir

              Para falar de FI, claro.

              Comentário


                Originalmente Colocado por futsal Ver Post
                Não falo mais em FI, se não colocava aqui os meus 😁
                Não esquecer que nos FI, só tens a mais valia do teu lado, quando venderes e essa também tem de ser taxada. 😉
                O sócio não perdoa...

                Comentário


                  Já agora alguém sabe como se processa para abrir uma conta de Certificados de Aforro para menores? Percebi que é possível fazê-lo, mas como é com o NIB da conta associada? Temos de ter o menor como titular de uma conta bancária? Já alguém o fez? Obrigado.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                    Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
                    Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

                    2013 -> 7,46%
                    2014 -> 12,19%
                    2015 -> 2,31%
                    2016 -> 0,88%
                    2017 -> 6,74%
                    2018 -> -3,5%
                    2019 -> 10,94%
                    2020 -> 4,9%
                    2021 -> 6,05%
                    2022 -> -xx,x%
                    Que fundo é?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                      Já agora alguém sabe como se processa para abrir uma conta de Certificados de Aforro para menores? Percebi que é possível fazê-lo, mas como é com o NIB da conta associada? Temos de ter o menor como titular de uma conta bancária? Já alguém o fez? Obrigado.
                      Também estou interessado.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post
                        O BiG também me contactou no dia 2, informando que para "clientes especiais" como eu (tive recentemente uma batelada em conta poupança durante umas semanas) pode oferecer taxas superiores em depósitos a prazo para novos montantes. Não revelou valores, mas não acredito que ultrapassem esses 2% (se tanto) para já.

                        Estão-se finalmente a mexer. Mas já vão tarde, e duvido que cheguem à taxa atual dos CA.
                        Que vão barda...

                        A mim mandaram-me mensagem logo que puderam a alterar unilateralmente os juros da conta Aforro, pois com a fórmula contratada superavam os 2%. Para 0,55%. E é por especial favor, se não eram 0,45. Metade já foi passada para a conta à Ordem e subscritos CA a partir daí.

                        PS: afinal eram 1,83%... A fortuna.
                        Editado pela última vez por Avant; 04 January 2023, 16:54.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Montecristo81 Ver Post

                          Que fundo é?
                          Está fraquito não está!?
                          É um fundo que gerido pelo o GNBGA. Acho que poderia andar um pouco melhor...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Avant Ver Post
                            A mim mandaram-me mensagem logo que puderam a alterar unilateralmente os juros da conta Aforro, pois com a fórmula contratada superavam os 2%. Para 0,55%. E é por especial favor, se não eram 0,45.
                            0,40% base + 0,10% se fizeres reforços mensais de 150€, não?

                            Tal como indicado em https://big.pt/TaxasDepositos/ContaBigAforro

                            Comentário


                              Está-se a comprar tantos CA que tiveram de mandar fazer mais

                              https://eco.sapo.pt/2023/01/04/medin...dos-de-aforro/

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                0,40% base + 0,10% se fizeres reforços mensais de 150€, não?

                                Tal como indicado em https://big.pt/TaxasDepositos/ContaBigAforro
                                Sim, mas a taxa é 0,55%

                                Comentário


                                  A conta BIG aforro tem a taxa a 0,40% + 0,10% para quem reforçar mensalmente.
                                  Estes 0,10% podem passar a 0,15% se a conta tiver o protocolo ACP (podem haver outros protocolos).
                                  Daí ser 0,50% para uns e 0,55% para outros.


                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                    Já agora alguém sabe como se processa para abrir uma conta de Certificados de Aforro para menores? Percebi que é possível fazê-lo, mas como é com o NIB da conta associada? Temos de ter o menor como titular de uma conta bancária? Já alguém o fez? Obrigado.
                                    Estive ontem nos CTT e questionei exactamente isto.
                                    Resposta:

                                    O menor tem de ter uma conta em nome dele, deve trazer um documento do banco com o NIB/IBAN onde indique o nome do menor.

                                    Comentário


                                    • fhff
                                      fhff commented
                                      Editing a comment
                                      OK. Muito obrigado. Já desconfiava. Não tenho interesse em abrir mais uma conta específica. Faço reforço na minha conta CA ou da minha esposa e depois passo para eles o dinheiro (ao fim de 10 anos). Daqui a 10 anos já tem 18 e já podem abrir uma conta própria.

                                    Originalmente Colocado por Gavela Ver Post


                                    Para quem não tem ainda conta aforro, sim terá de ir aos CTT abrir a conta e fazer a 1ª subscrição.
                                    Depois já poderá aderir ao aforronet e fazer as coisas online.

                                    Está aí tudo:
                                    https://www.ctt.pt/particulares/dinh...ados-de-aforro
                                    Fui ontem fazer isto, abrir conta CA, e há várias coisas que não estão explicadas (ou então tive azar com a funcionária!).
                                    1 - É necessário ser presencial para abrir a conta (quis abrir conta em nome da minha mulher e levava tudo assinado e duplicado e não permitiram)
                                    2 - levar CC, comprovativo de morada fiscal, comprovativo de contratação (levei último recibo de ordenado), documento do banco com conta em nosso nome (NIB/IBAN)
                                    3 - preencher requerimento e entregar documentos
                                    (EDIT: os pontos 2 e 3 eu já levava tudo em papel e preparado para entregar)
                                    4 - "Pronto e por hoje é tudo. Amanhã alguém lhe liga a dizer que pode vir buscar o nº de conta."
                                    5 - Questionei se não podia abrir já e pagar os 100eur e a partir daí fazer tudo no aforro.net?
                                    6 - Não. Vem cá, leva os números, depois faz o depósito. E depois aguarda até ficar activo.

                                    E foi esta a minha experiência de ontem...

                                    Dúvida rápida:

                                    Eu pretendia fazer 2 contas (para controlar os montantes), mas já me fartei disto e se calhar fico só com uma conta. Depois posso mobilizar parcialmente, se pretender? Como ficam as bonificações se eu mobilizar?
                                    Editado pela última vez por Drifting; 05 January 2023, 09:22.

                                    Comentário


                                    • fhff
                                      fhff commented
                                      Editing a comment
                                      Os CTT mais pequeno não fazem no imediato. Aqui na terrinha não faziam. Desloquei-me a um CTT na sede de concelho e fiz tudo na hora. Não sei se terá sido este o caso.

                                    • Drifting
                                      Drifting commented
                                      Editing a comment
                                      Fui ao balcão central aqui na cidade, mas se calhar funciona como o da terrinha :D

                                    Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
                                    Dúvida rápida:

                                    Eu pretendia fazer 2 contas (para controlar os montantes), mas já me fartei disto e se calhar fico só com uma conta. Depois posso mobilizar parcialmente, se pretender? Como ficam as bonificações se eu mobilizar?
                                    Podes fazer mobilizações parciais de qualquer subscrição após a permanência mínima (3 meses no caso dos CA). Receberás o número de unidades que indicares com a respetiva valorização acumulada. O montante que continuar aplicado beneficiará das futuras bonificações.
                                    Editado pela última vez por JRJordao; 05 January 2023, 08:46.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post

                                      Fui ontem fazer isto, abrir conta CA, e há várias coisas que não estão explicadas (ou então tive azar com a funcionária!).
                                      1 - É necessário ser presencial para abrir a conta (quis abrir conta em nome da minha mulher e levava tudo assinado e duplicado e não permitiram)
                                      2 - levar CC, comprovativo de morada fiscal, comprovativo de contratação (levei último recibo de ordenado), documento do banco com conta em nosso nome (NIB/IBAN)
                                      3 - preencher requerimento e entregar documentos
                                      4 - "Pronto e por hoje é tudo. Amanhã alguém lhe liga a dizer que pode vir buscar o nº de conta."
                                      5 - Questionei se não podia abrir já e pagar os 100eur e a partir daí fazer tudo no aforro.net?
                                      6 - Não. Vem cá, leva os números, depois faz o depósito. E depois aguarda até ficar activo.

                                      E foi esta a minha experiência de ontem...

                                      Dúvida rápida:

                                      Eu pretendia fazer 2 contas (para controlar os montantes), mas já me fartei disto e se calhar fico só com uma conta. Depois posso mobilizar parcialmente, se pretender? Como ficam as bonificações se eu mobilizar?
                                      Sobre a necessidade da presença do titular para abertura de conta, isso faz todo o sentido.

                                      Sobre o resto tiveste azar. Ou recorreste a um posto que não tem todas as valências ou, o mais provável, despacharam-te para fazer a abertura de conta "em backoffice".
                                      Eu fiz tudo num dia, em cerca de 20 minutos, e fiz pagamento por multibanco.

                                      Comentário


                                      • Drifting
                                        Drifting commented
                                        Editing a comment
                                        Creio que me despacharam para tratarem mais tarde... Fui às 17h20, fechavam às 18h00, 10 pessoas à espera e eu como tirei senha para certificados de aforro fui logo atendido, e os outros à espera ficaram mal dispostos (devia ser para atendimento geral, que também estava a ser feito por quem me atendeu...).
                                        enfim.

                                      Drifting a má disposição é o que é...

                                      Para a próxima usa a nova app e tira a senha em casa.
                                      Nova app dos CTT permite tirar senha antes de chegar à loja – ECO (sapo.pt)

                                      Há uns anos tive de ir ao IEFP e utilizei a SigaAPP para tirar a senha. Imensa gente à porta ainda antes da abertura, já a fazer fila, e eu tirei a 1ª senha no momento da abertura através da app.

                                      Obviamente ficaram todos a olhar, e até eu me senti um bocado mal.

                                      Comentário


                                        As Lojas CTT que tratam de CA são a constantes no site:

                                        https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/....jspx?lang=def

                                        Comentário


                                          Fui abrir conta aos CTT hoje, sem fila (tinha um balcão dedicado sem ninguém à frente), levei tudo o que era preciso, tudo tranquilo, está feito.

                                          Pelo que percebi só amanhã tenho acesso ao aforro.net para adicionar mais dinheiro e começar a fazer tudo online.

                                          Comentário


                                          • tmestre
                                            tmestre commented
                                            Editing a comment
                                            Ainda não, julgo que só amanhã (ou dia util seguinte, não tenho a certeza) poderás solicitar a adesão "on-line" ao AforroNet (https://aforronet.igcp.pt/Iimf.Aforr...ao/Adesao.aspx) . Depois irás receber em casa uma carta com a password e a partir dessa altura sim.

                                          Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                          Fui abrir conta aos CTT hoje, sem fila (tinha um balcão dedicado sem ninguém à frente), levei tudo o que era preciso, tudo tranquilo, está feito.

                                          Pelo que percebi só amanhã tenho acesso ao aforro.net para adicionar mais dinheiro e começar a fazer tudo online.
                                          Repetindo-me (os comentários não aparecem no Tapatalk!!!)

                                          Ainda não, julgo que só amanhã (ou dia util seguinte, não tenho a certeza) poderás solicitar a adesão "on-line" ao AforroNet (https://aforronet.igcp.pt/Iimf.Aforr...ao/Adesao.aspx) . Depois irás receber em casa uma carta com a password e a partir dessa altura sim.

                                          Comentário


                                            Agora a pergunta que ainda ninguém fez: quais os sinais a que devemos estar atentos para sabermos quando retirar todo o dinheiro investido nos CA (de maneira a não ficarmos com as mãos a abanar)?

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post
                                              Agora a pergunta que ainda ninguém fez: quais os sinais a que devemos estar atentos para sabermos quando retirar todo o dinheiro investido nos CA (de maneira a não ficarmos com as mãos a abanar)?
                                              Se o Sócrates voltar ao governo é tirar tudo

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post
                                                Agora a pergunta que ainda ninguém fez: quais os sinais a que devemos estar atentos para sabermos quando retirar todo o dinheiro investido nos CA (de maneira a não ficarmos com as mãos a abanar)?
                                                Se isso acontecer acho que Portugal se funde a Espanha. 😅

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post
                                                  Agora a pergunta que ainda ninguém fez: quais os sinais a que devemos estar atentos para sabermos quando retirar todo o dinheiro investido nos CA (de maneira a não ficarmos com as mãos a abanar)?
                                                  Quando o Marcelo vier dizer que os CA são seguros e que toda a gente pode estar descansada.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por nemesis91 Ver Post
                                                    Agora a pergunta que ainda ninguém fez: quais os sinais a que devemos estar atentos para sabermos quando retirar todo o dinheiro investido nos CA (de maneira a não ficarmos com as mãos a abanar)?
                                                    % do GDP da divida a subir incontroladamente e taxas de juro a que o governo vende a divida nos mercados elevada

                                                    por agora nenhum dos dois

                                                    Comentário


                                                      Ferramenta muito útil, criada pelo admin de outro fórum

                                                      Calculadora Certificados

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X