Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Tenho reparado que cada vez mais as grandes empresas multinacionais estão-se nas tintas para onde é que uma pessoa tirou o curso e com que média é que o tirou. Ainda quem liga a isso são as grandes empresas Portuguesas e as PMEs. Tudo o que é multinacional está-se marindando para isso. Faz-se duas ou três entrevistas técnicas com uma séries de perguntas baseadas em casos reais e dos que lá chegam com médias de 18 de grandes universidades, metade enterram-se (o mesmo se aplica aos de universidades privadas com médias baixas). No final do dia se houver 10 vagas para uma determinada função, a realidade é que tanto consegue o emprego o gajo que tirou direito com 18 em Coimbra como o gajo que tirou direito com 11 na Portucalense e tanto consegue emprego na mesma empresa na mesma função com o mesmo salário o gajo que tirou gestão na Nova com 19 e o gajo que tirou gestão na Autónoma com 12. Ao fim dos seis meses do período experimental quem não tiver provas dadas tem a porta de saída aberta (e muitas vezes o gajo que tirou o curso com 11 na privada revela-se um dos melhores funcionários).

    Passei por duas grandes multinacionais (uma Americana e uma Alemã) e a filosofia é esta.

    Outra estupidez é eu ter de ir estudar engenharia para o técnico ou para a FEUP. Então se eu morar em Portalegre e adorar essa cidade e até tiver média de 20 valores no secundário, não posso ir estudar para o politécnico de Portalegre porquê? Acho estupido que uma pessoa seja descriminada porque escolheu uma faculdade baseado no factor geográfico (coisa que a maioria das emrpresas nacionais ainda fazem).

    Completamente de acordo com o primeiro parágrafo!

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
      Mais um tópico para dizer mal das Uni. Privadas. Mas são de vão de escada porque motivo?

      A Universidade Livre salvo erro foi a primeira universidade privada do país, tendo terminado como "Livre" por conflitos na direcção, dando origem à Universidade Lusíada e Universidade Autonoma.
      A Min. da Justiça teve 16 na Livre, a Min. da Agricultura 16 na U. Lisboa, a qual reconheces algum trabalho no Direito?

      Os cursos dão bagagem e devem estimular o conhecimento mas não é linear que um licenciado em Eng. seja melhor que um licenciado em Rel. Internacionais na Governação (e muito menos depende da U onde tirou o canudo).
      Tanto que eram de vão de escada que diferentes governos tiveram que as encerrar...e olha que para um governo se decidir a mandar encerrar uma universidade privada em Portugal, a coisa tem que estar mesmo muito mal.

      Ministério alerta que Universidade Internacional não pode iniciar aulas - Educação - PUBLICO.PT

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
        Epah, penso que uma média, não é mais que isso...

        Querem comparar uma média de 11 numa FEUC ou FEUP ou Nova, com uma média de 11 num Curso de Economia na Lusófona (não sei se há) ou numa Universidade de Évora, ou o que seja?

        Já para não falar que a média, não atesta nem afere nenhuma capacidade de trabalho, relação, resolução de problemas, capacidade de trabalho em equipa, capacidade de responder com sucesso sobre pressão, capacidade de tudo...
        Apenas atesta se um gajo era marrão ou não, e por experiência os marrões, são os mais técnicos, os piores para trabalhar em equipa (não estão a habituados a partilhar ideias, a serem flexíveis, tem que ser tudo como eles idealizam, mesmo dando mais trabalho para atingir um mesmo fim, por normal não são parcimoniosos), e raramente chegam a cargos de chefia, por serem tão técnicos e certinhos. Estou a falar no privado, onde se querem as coisas resolvidas e feitas o mais rápido possível, sendo quer o caminho para lá chegar não interessa, desde que o resultado seja atingido com sucesso… E isto normalmente é a criatividade que ajuda mais que o método de empinar livros, memorizar teorias, etc…

        Já vai vir alguém dizer que sou parvo, e que não tem lógica nenhuma, mas é o que a minha pouca experiência me diz...
        Eu acho que tem muita lógica.
        De qualquer forma é sempre ingrato fazer qualquer comparação porque existe muito aquela tendência de dizer que os alunos que tiram notas elevadas são (normalmente) menos ágeis nas aplicações práticas dos conhecimentos...
        Só acho que não há uma relação assim tão demarcada entre esses factores: Por exemplo, a maioria dos alunos excelentes (e aqui por excelentes estou a falar de um percentil inferior a 1%) que conheço de diferentes cursos (engenharia, medicina, direito e economia) são também óptimos comunicadores, pessoas práticas e com vidas preenchidas para lá dos estudos...

        Acho que isso de ter ou não ter a capacidade X ou Y é independente do facto de ser bom ou mau estudante, mas sim uma característica do profissional em si, pelo que se encontrarão bons e maus alunos, com e sem capacidade de aplicação do que estudaram e de avançar por si.

        De qualquer forma, uma média mais elevada numa faculdade mais difícil significa sempre algo (que pode ser mais ou menos valorizado), se não, em vez de Vibrações e Ruído com 9,45 na FEUP, qualquer um fazia História da Engenharia na Fernando Pessoa (ou algo semelhante) com 19 e ia dar quase ao mesmo canudo....

        Comentário


          #34
          Acima da média de final de curso de qualquer licenciado está a vocação para exercer a respectiva profissão.

          A média com que os politicos acabaram o curso X ou Y pouco me interessa. Desde que tenha sido um processo limpo.

          A sua vocação para exercer a actividade actual é que me preocupa.

          Comentário


            #35
            Se a competência se regesse por médias, então os professores da maior parte das universidades portuguesas seriam pagos a peso de ouro, porque normalmente são os que têm melhores notas.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
              Epah, penso que uma média, não é mais que isso...

              Querem comparar uma média de 11 numa FEUC ou FEUP ou Nova, com uma média de 11 num Curso de Economia na Lusófona (não sei se há) ou numa Universidade de Évora, ou o que seja?
              A Universidade de Évora até nem surge muito mal colocada nos rankings. 9º lugar entre as universidades portuguesas.

              Ranking Europeo de Universidades en la Web: Ranking de Universidades en Portugal

              Melhores Universidades e Politécnicos para estudar em Portugal - Ranking 2011 do Ensino Superior @ enGENIUM 2.0

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                A média não significa muito em termos de governação. Veja-se o caso de António Guterres que teve 17 (ou 18) no técnico e foi o que sabemos...
                O Guterres, como muitos, é licenciado em engenharia. O que em termos de aplicabilidade na política vale perto de zero.

                Nós precisávamos de mais políticos formados em economia e gestão.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                  Se é possível ser licenciado com média 10, tanto se é com 10 como com 20.
                  É tudo igual?! Definitivamente estou a ficar velho e ultrapassado.

                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                  Menção honrosa ao Paulo Macedo que teve média de 15 no meu curso, na minha faculdade.

                  No meu ano a melhor média de Gestão (havia várias turmas, talvez uns 150 alunos ou mais) creio ter sido 16. Ter 15 não é para todos mesmo !
                  Também reparei nisso.

                  Originalmente Colocado por Seneca Ver Post
                  O Guterres tinha uma média brutal no IST e foi um governante abaixo de medíocre. As médias não significam nada.
                  Significam o que devem significar, o valor académico.

                  Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                  Ponto prévio: governar bem um país pouco tem a ver com o grau académico. Temos casos de boas governações sobretudo não-europeias que assistem este exemplo.
                  Subscrevo

                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  A Min. da Justiça teve 16 na Livre, a Min. da Agricultura 16 na U. Lisboa, a qual reconheces algum trabalho no Direito?
                  Enquanto Ministra da Justiça ainda não fez nada de especial, mas pode ainda vir a fazer, enquanto ministra ainda lhe dou o beneficio da dúvida. Fora da política já me posso pronunciar e, em geral, ninguém lhe reconhece um especial brilhantismo.

                  A Min. da Agricultura o futuro dirá se será melhor ou pior. Fora desse cargo já deu provas de ser uma "mente que brilha".
                  Editado pela última vez por Jbranco; 23 July 2012, 11:39.

                  Comentário


                    #39
                    Já que estamos numa de rankings: The Times Higher Education World University Rankings 2011-2012

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Chevrolet Ver Post
                      Ok, não era nenhum ataque a ninguém... Era mero exemplo!

                      Comentário


                        #41
                        Em resumo, a intenção da notícia é clara. Mas no caso dos políticos, pouco me importa este ponto. OK nas pastas das finanças, economia, etc é muito importante um forte background. Exijo-lhe bem mais outras coisas que infelizmente falham quase todos. O caso do Relvas é paradigmático neste sentido. Exijo-lhe média de 18 num curso? Não! Exijo-lhe que tenha curso? Também não. Exijo-lhe consciência moral para se aproveitar de uma lei que está claramente mal feita para benefício próprio...

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                          De acordo, mas convém conhecer a escola e contextualizar tudo, face à função a exercer.

                          Porque a seguir vem a fase de adequação. E um gajo com média final de 18 pode ser um ás, mas de outro baralho.

                          Geralmente cinjo-me aos entre 12 e 14/15.
                          Não há regras, mas quando falam que médias de 10/11/12 é que interessam... Uma pessoa que tira um 16/17/18 deve ser muito bem orientado, pois tem um perfil muito particular.

                          Mas o grande problema de Portugal é que tudo se faz no desenrasque, a componente técnica nunca é importante. Por isso é que os chicos-espertos têm tanto sucesso.

                          Comentário


                            #43
                            Eu sinceramente prefiro um político com a 4ª classe e que saiba vestir a camisola do serviço público do que um licenciado de média alta a surripiar do alto da sua insuspeição...

                            Recuso-me a votar em estereótipos.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                              Não há regras, mas quando falam que médias de 10/11/12 é que interessam... Uma pessoa que tira um 16/17/18 deve ser muito bem orientado, pois tem um perfil muito particular.

                              Mas o grande problema de Portugal é que tudo se faz no desenrasque, a componente técnica nunca é importante. Por isso é que os chicos-espertos têm tanto sucesso.
                              O problema é que o "chefe" não quer saber como resolveste o problema, mas sim se esta ou não resolvido...

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Tanto 11 como 12 não deixam de ser médias medíocres para pessoas que lhes exigem governar o país, mas é apenas a minha opinião...
                                Este é mais um daqueles pensamentos tipicos portugueses... é exactamente o mesmo que ser doutor e que levou o Relvas a tirar um curso de vão de escada!

                                Para se ser bom obrigatoriamente tem que se ter um curso...senão analfabeto! Tendo o curso tem que se ter altas notas...senão não se aplicou!
                                Para muita gente o curso não passa de um adereço com alguma utilidade e pouco mais que isso!

                                Se andaste na Universidade de certeza deves ter percebido que inteligência e boas notas nem sempre estavam ligadas! E mais conheci algum pessoal com muito boas notas que eram burros que nem portas, se calhar tinham era uma grande capacidade de decorar.
                                E hoje em dia tenho a prova disso, não são eles que têm os melhores empregos, salvo raras excepções bem longe disso.

                                Alguns dos homens mais ricos de Portugal ( e provavelmente do Mundo) nem sequer à universidade foram, muitos nem sequer ao 5ºano chegaram e são gestores de topo.

                                Também há excepções que confirmam a regra, inteligência e bom aluno, conheço um que é um génio da economia, deve ser actualmente um dos jovens economistas com melhor currículo em Portugal, mas do que conheço nunca daria um bom politico, nem sequer um bom empresário.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                  Alguns dos homens mais ricos de Portugal ( e provavelmente do Mundo) nem sequer à universidade foram, muitos nem sequer ao 5ºano chegaram e são gestores de topo.
                                  Depende do que considerares gestores de topo.

                                  Será que alguém que espeta o dedo em tudo e monopoliza o mercado, acabando aos bocados com os pequenos comerciantes, e mantém centenas ou milhares de funcionários, muitos subcontratados, a ganhar o salário mínimo é um gestor de topo?

                                  Como sempre as pessoas levam as coisas para o extremo. Lá porque ter boas notas não implica obrigatoriamente ser um bom profissional e vice versa, não quer dizer que não vá haver uma correlação entre as duas coisas. É lógico que há e não será pouca, caso contrário não vale a pena estudar nem aprender para mais do que o 10 porque depois na prática sabe-se o mesmo

                                  Se calhar para muitos trabalhos vai dar ao mesmo ter um 10 ou um 18, mas isso será em trabalhos que logo à partida não requerem tantos conhecimentos por trás (que infelizmente por cá é a regra e não a excepção, mas isso já é outro problema). Mas gostava de saber quantos ex-alunos de 10 trabalham no CERN ou na NASA.
                                  Editado pela última vez por SRLA; 23 July 2012, 12:13.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                    ...
                                    Também há excepções que confirmam a regra, inteligência e bom aluno, conheço um que é um génio da economia, deve ser actualmente um dos jovens economistas com melhor currículo em Portugal, mas do que conheço nunca daria um bom politico, nem sequer um bom empresário.
                                    Em suma, um teórico ...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                      Em suma, um teórico ...
                                      É o que todos somos até começarmos a trabalhar.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                        É o que todos somos até começarmos a trabalhar.
                                        Lol, mas pelos vistos aquele não trabalha ...

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                          Outra estupidez é eu ter de ir estudar engenharia para o técnico ou para a FEUP. Então se eu morar em Portalegre e adorar essa cidade e até tiver média de 20 valores no secundário, não posso ir estudar para o politécnico de Portalegre porquê? Acho estupido que uma pessoa seja descriminada porque escolheu uma faculdade baseado no factor geográfico (coisa que a maioria das emrpresas nacionais ainda fazem).
                                          porque tanto no técnico como na feup exigem muito mais de ti. até podes aprender a mesma matéria, mas sais com muito melhor preparação para trabalhares sob muita pressão e com prazos impossíveis. claro que há pessoas que já têm estas competências e tanto faz onde estudam, mas nem todas são assim

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                            Este é mais um daqueles pensamentos tipicos portugueses... é exactamente o mesmo que ser doutor e que levou o Relvas a tirar um curso de vão de escada!

                                            Para se ser bom obrigatoriamente tem que se ter um curso...senão analfabeto! Tendo o curso tem que se ter altas notas...senão não se aplicou!
                                            Para muita gente o curso não passa de um adereço com alguma utilidade e pouco mais que isso!

                                            Se andaste na Universidade de certeza deves ter percebido que inteligência e boas notas nem sempre estavam ligadas! E mais conheci algum pessoal com muito boas notas que eram burros que nem portas, se calhar tinham era uma grande capacidade de decorar.
                                            E hoje em dia tenho a prova disso, não são eles que têm os melhores empregos, salvo raras excepções bem longe disso.

                                            Alguns dos homens mais ricos de Portugal ( e provavelmente do Mundo) nem sequer à universidade foram, muitos nem sequer ao 5ºano chegaram e são gestores de topo.

                                            Também há excepções que confirmam a regra, inteligência e bom aluno, conheço um que é um génio da economia, deve ser actualmente um dos jovens economistas com melhor currículo em Portugal, mas do que conheço nunca daria um bom politico, nem sequer um bom empresário.
                                            O exemplo melhor disso são as gajas. Marram tudo mas são burras como uma porta que nem sabem o que é a faixa de gaza. Talvez seja uma gaze pró dói dói

                                            Comentário


                                              #52
                                              Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                                              Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                                                Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
                                                Aí está a tipica mentalidade tuga em todo o seu espelendor. Então alguém que tenha média 12 por ter sido trabalhador-estudante porque os pais não tinham possibilidades de financiar os estudos (e consequentemente em lugar de ir às aulas estava no posto de trabalho) não merece uma oportunidade na tua empresa?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por AyrtonRose Ver Post
                                                  O exemplo melhor disso são as gajas. Marram tudo mas são burras como uma porta que nem sabem o que é a faixa de gaza. Talvez seja uma gaze pró dói dói
                                                  Era para referir isso, mas alguma podia levar a mal! Mas já que pegaste no tema, havia por lá pelo menos 2 artistas com 16 de média, das melhores do curso, até bem interessantes fisicamente, que não conseguias ter uma conversa com interesse de mais que 5minutos! Cultura geral pouco acima de zero!

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                    Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                                                    Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
                                                    Depende.
                                                    Como costumo dizer em relação a outros factores, a média é um critério como qualquer outro, e que entra em linha de conta como muitos outros.
                                                    Há pessoas que podem ter mais facilidade em se adaptar ao tipo de competências mobilizadas no ensino académico do que outras. A média não está directamente relacionada com o esforço. Existem muitos outros factores em jogo.
                                                    Um miúdo com média de 11 pode ser superior a outro com média de 16. Conheci algumas pessoas que, enquanto estudavam, eram obrigadas a trabalhar para sustentar a sua própria formação, pelo que o esforço é suplementar, o que não se repercute na média.

                                                    E depois há demasiados outros factores, completamente arbitrários, que influenciam a média. A minha média de licenciatura é de 14, numa faculdade da Universidade do Porto, fortemente condicionada por frequências e exames em que as perguntas eram coisas do género "defina isto ou aquilo", "enumere não sei quê" e afins. Ora, em muitos casos, isto pode não diminuir a formação, mas torna a avaliação um pouco estúpida (e estupidificante). E garanto-te que, no meu curso, muitas das pessoas com as melhores médias são pessoas que ou ficaram ligados à investigação/ensino (nem isso é um indicador fiável, já que o acesso a estas carreiras é normalmente viabilizadas pelas notas e pouco mais), ou eram das pessoas mais tacanhas em termos de flexibilidade de pensamento que conheci. Não dizendo, é claro, que não haja profissionais espectaculares com médias muito boas. Mas o carácter de previsão das médias em relação à competência profissional é muito questionável.

                                                    Curiosamente, também conheço empresários que não contratam pessoas com médias superiores a 14. Lá está, é apenas um critério como qualquer outro.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                      Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                                                      Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
                                                      Isso quando valem alguma coisa...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                        Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                                                        Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
                                                        Não posso trabalhar para ti então.
                                                        O q eu é q eu faço agora?

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                          ...

                                                          Enquanto Ministra da Justiça ainda não fez nada de especial, mas pode ainda vir a fazer, enquanto ministra ainda lhe dou o beneficio da dúvida. Fora da política já me posso pronunciar e, em geral, ninguém lhe reconhece um especial brilhantismo.

                                                          A Min. da Agricultura o futuro dirá se será melhor ou pior. Fora desse cargo já deu provas de ser uma "mente que brilha".

                                                          Ok é verdade, no exemplo apenas considerei naquele comentário a vertente "prática" do curso na advocacia, não a parte curricular e muito menos a parte inerente ao Governo.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            não vou deixar que vocês me deprimam com essa história da média.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                              Depende.
                                                              ...
                                                              Sempre gostei de ler os teus textos, mas este estás bastante assertivo, muito focado na essência do que se está a discutir.

                                                              Keep on.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X