Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
    Aí está a tipica mentalidade tuga em todo o seu espelendor. Então alguém que tenha média 12 por ter sido trabalhador-estudante porque os pais não tinham possibilidades de financiar os estudos (e consequentemente em lugar de ir às aulas estava no posto de trabalho) não merece uma oportunidade na tua empresa?
    Não sei onde leste isso, mas a tal mentalidade tuga de que falas é isso mesmo: uma dificuldade enorme em interpretar o que é dito. O que eu disse foi que nunca contratei ninguém com média inferior a 14. É diferente de dizer que nunca contratarei alguém com média inferior a 14 (embora seja muito improvável que tal venha a acontecer).
    Mas mesmo que tivesse dito que não contrato ninguém com média de 12, tenho a dizer-te que eu não sou a Santa Casa e não tenho subsídios da segurança social. Se trabalharam ou não durante o curso não é factor preferencial e não tenho de ter compaixão por essas pessoas na altura de escolher. Escolho aqueles que me parecem mais adequados ao cargo. Por norma têm médias altas e, para que saibas, por norma aparecem muitos ex-trabalhadores/estudantes com média superior a 14.

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
      Não posso trabalhar para ti então.
      O q eu é q eu faço agora?
      Vai para a bicha (ou bixa?) do Fundo de Desemprego.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
        Não posso trabalhar para ti então.
        O q eu é q eu faço agora?
        Podes, podes... Tens um discurso coerente e uma argumentação sólida. Nos dias que correm já vale "quase" tudo...
        (lê lá o meu post anterior... eu nunca disse que não contrato alguém com média inferior a 14).

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
          Não posso trabalhar para ti então.
          O q eu é q eu faço agora?
          Podes-me arranjar emprego!

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
            Podes-me arranjar emprego!
            Espera aí, eu cheguei primeiro....

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              O Guterres, como muitos, é licenciado em engenharia. O que em termos de aplicabilidade na política vale perto de zero.

              Nós precisávamos de mais políticos formados em economia e gestão.
              Errado. Precisamos de políticos a sério. De políticos. De actores políticos.
              De técnicos, de "excelentes" técnicos em economia, em engenharia, têm estado os Governos dos últimos 30 anos cheios... E o resultado tem sido este.

              Comentário


                #67
                agora meteram me a pensar, não tenho a média no meu cv e nem acho que alguma vez a tenha referido numa entrevista.

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                  Espera aí, eu cheguei primeiro....
                  Mau, vamos lá fora, eu e tu revolver isto?

                  Comentário


                    #69
                    Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                    Errado. Precisamos de políticos a sério. De políticos. De actores políticos.
                    De técnicos, de "excelentes" técnicos em economia, em engenharia, têm estado os Governos dos últimos 30 anos cheios... E o resultado tem sido este.
                    Parece me que sempre tivemos foi maioritariamente políticos disfarçados de técnicos. O disfarce sendo a licenciatura que a maior aparte nunca usou.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                      Este é mais um daqueles pensamentos tipicos portugueses... é exactamente o mesmo que ser doutor e que levou o Relvas a tirar um curso de vão de escada!

                      Para se ser bom obrigatoriamente tem que se ter um curso...senão analfabeto! Tendo o curso tem que se ter altas notas...senão não se aplicou!
                      Para muita gente o curso não passa de um adereço com alguma utilidade e pouco mais que isso!

                      Se andaste na Universidade de certeza deves ter percebido que inteligência e boas notas nem sempre estavam ligadas! E mais conheci algum pessoal com muito boas notas que eram burros que nem portas, se calhar tinham era uma grande capacidade de decorar.
                      E hoje em dia tenho a prova disso, não são eles que têm os melhores empregos, salvo raras excepções bem longe disso.

                      Alguns dos homens mais ricos de Portugal ( e provavelmente do Mundo) nem sequer à universidade foram, muitos nem sequer ao 5ºano chegaram e são gestores de topo.

                      Também há excepções que confirmam a regra, inteligência e bom aluno, conheço um que é um génio da economia, deve ser actualmente um dos jovens economistas com melhor currículo em Portugal, mas do que conheço nunca daria um bom politico, nem sequer um bom empresário.
                      Resta definir o que é excepção. A grande maioria dos bons alunos que vi são pessoas inteligentes, podem é não ter as soft skills tão desenvolvidas.

                      Pensamento típico é pensar-se que um bom aluno é um marrão e que numa empresa vale zero. Procurem em qualquer empresa que tenha departamentos de I&D e vejam o perfil dos seus colaboradores. Ainda há pouco tempo em contacto com um fornecedor, o seu representante fez o doutoramento no departamento de I&D da Renault. Perguntei pelo perfil dos seus colegas e a maioria era doutorado e os que não eram tinham todos uma formação técnica muito forte.

                      Aqui como não há muitas empresas que façam I&D é normal que se pense que os bons alunos não interessem, pois a sua componente técnica não é necessária.

                      De resto, nunca disse que um bom aluno é melhor profissional do que um mau, é apenas um bom cartão de visita ao acabar o curso (pelo menos devia ser). Se depois dão maus profissionais, pode haver muitas razões para isso.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                        Errado. Precisamos de políticos a sério. De políticos. De actores políticos.
                        De técnicos, de "excelentes" técnicos em economia, em engenharia, têm estado os Governos dos últimos 30 anos cheios... E o resultado tem sido este.
                        Para quem não sabe os cursos de engenharia além de uma grande dose de matemática também tem uma componente de gestão.

                        Precisamos é de políticos que saibam fazer contas a médio e longo prazo e que sejam honestos! Para isto até a 4ª classe serve!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                          Podes, podes... Tens um discurso coerente e uma argumentação sólida. Nos dias que correm já vale "quase" tudo...
                          (lê lá o meu post anterior... eu nunca disse que não contrato alguém com média inferior a 14).
                          Só contratas pessoas com médias superiores a 14, mas olha, acho que devias dar o exemplo aos teus trabalhadores e não passares o teu tempo de trabalho a navegar num fórum automóvel


                          Eu a ti , não te contratava
                          Editado pela última vez por ATF; 23 July 2012, 13:42.

                          Comentário


                            #73
                            já fui a várias entrevistas de emprego e nunca me perguntaram médias de curso. Querem apenas saber onde trabalhei e com que tecnologias trabalhei .. para saberem a minha experiência profissional.

                            Tenho colegas de curso que tinham notas baixas, e no entanto são bastante mais competentes que outros que tinham médias superiores a 14.

                            Também há empresas que só contratam pessoas que estudaram no ist, que andaram no colégio militar ou que são militantes do partido X... são critérios de quem contrata, não sei é se isso é garantia de que vá contratar bons profissionais...

                            Comentário


                              #74
                              As medidas que temos para avaliar as pessoas não são perfeitas e falham mas é o que temos. Senão nem se requisitavam pessoas com licenciatura no curso A ou B porque se calhar uma pessoa com a 4ª podia fazer a função de forma satisfatória.
                              Cursos e médias é o que temos, depois mais tarde podemos avaliar experiência.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                Só contratas pessoas com médias superiores a 14,
                                ???

                                Originalmente Colocado por ATF Ver Post
                                mas olha, acho que devias dar o exemplo aos teus trabalhadores e não passares o teu tempo de trabalho a navegar num fórum automóvel
                                Fórum; conferência Skype com Aarhus; Tabelas Excel.
                                Tudo em simultâneo. Chama-se multitasking....

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                                  Não há regras, mas quando falam que médias de 10/11/12 é que interessam... Uma pessoa que tira um 16/17/18 deve ser muito bem orientado, pois tem um perfil muito particular.

                                  Mas o grande problema de Portugal é que tudo se faz no desenrasque, a componente técnica nunca é importante. Por isso é que os chicos-espertos têm tanto sucesso.
                                  Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Aqueles que tratam apenas do "embrulho" normalmente caem mais cedo...

                                  Aqui a questão é: a componente técnica (a boa de preferência) também pode e deve ser bem "vendida"

                                  Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                  agora meteram me a pensar, não tenho a média no meu cv e nem acho que alguma vez a tenha referido numa entrevista.
                                  Não tens média no CV? Deixa-me adivinhar, mas tens foto?



                                  Ao sair da universidade aos 23 anos, diria que não era muito mais do que uma média naquela altura...

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                                    Tenho reparado que cada vez mais as grandes empresas multinacionais estão-se nas tintas para onde é que uma pessoa tirou o curso e com que média é que o tirou. Ainda quem liga a isso são as grandes empresas Portuguesas e as PMEs. Tudo o que é multinacional está-se marindando para isso. Faz-se duas ou três entrevistas técnicas com uma séries de perguntas baseadas em casos reais e dos que lá chegam com médias de 18 de grandes universidades, metade enterram-se (o mesmo se aplica aos de universidades privadas com médias baixas). No final do dia se houver 10 vagas para uma determinada função, a realidade é que tanto consegue o emprego o gajo que tirou direito com 18 em Coimbra como o gajo que tirou direito com 11 na Portucalense e tanto consegue emprego na mesma empresa na mesma função com o mesmo salário o gajo que tirou gestão na Nova com 19 e o gajo que tirou gestão na Autónoma com 12. Ao fim dos seis meses do período experimental quem não tiver provas dadas tem a porta de saída aberta (e muitas vezes o gajo que tirou o curso com 11 na privada revela-se um dos melhores funcionários).

                                    Conhecemos multinacionais muito diferentes! Deixa-me contar-te como funciona em várias multinacionais que eu conheço (diversas áreas, desde a tecnologia, serviços, consultoria, alimentar, produtos de higiene e beleza, etc.)

                                    Estas empresas têm rankings específicos das escolas de onde contratam, por exemplo, vens destas escolas, podes ser contratado, não vens, azar, não entras. Vais fazer um MBA ou Pós num escola qualificável se estiveres mesmo interessado.

                                    Muitas têm notas mínimas para as quais se dão ao trabalho de olhar sequer para o teu CV, normalmente é 14, em muitos casos é 15, em alguns só a partir de 16 mesmo (ou o equivalente no país local como é óbvio).

                                    Não só o candidato tem de ter um excelente perfil e currículo académico, como ainda tem de ter uma grande paixão na vida, uns viajam de modo quase profissional, outros fazem voluntariado semanalmente, outros são atletas de alta competição, outros tocam na orquestra filarmónica do bairro, qualquer coisa, mas têm de se destacar em algo! Está provado que quem se destaca em alguma coisa durante a idade escolar, está mais propenso a ser bom aluno (mais dedicado) e mais tarde, um bom profissional.

                                    Depois de passarem nestas 3 coisas, são chamados a entrevistas, normalmente várias entrevistas...

                                    Queres fazer um teste, tenta enviar um CV para a Apple, P&G, BCG, GE, etc. com um curso do Instituto Superior de Sobral de Monte Agraço (só para dar exemplo ridículo) com nota final de curso de 11... depois refazes o CV, e envias para as mesmas empresas com curso no Técnico com nota de 16... e depois logo vês a diferença.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post



                                      Não tens média no CV? Deixa-me adivinhar, mas tens foto?


                                      claro, se visses esta carinha percebias que vale mais que 14 valores.

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                        Queres fazer um teste, tenta enviar um CV para a Apple, P&G, BCG, GE, etc. com um curso do Instituto Superior de Sobral de Monte Agraço (só para dar exemplo ridículo) com nota final de curso de 11... depois refazes o CV, e envias para as mesmas empresas com curso no Técnico com nota de 16... e depois logo vês a diferença.
                                        Eu fi-lo quando ainda era miúdo... fui chamado para a entrevista que era na verdade uma série de case-studies apresentados por alguns consultores mais séniores. Foi uma bela experiência. Na McKinsey foi a mesma coisa. O processo acabou por ser interrompido porque comecei a trabalhar noutro sítio ao qual dei prioridade, mas até pelo método usado no recrutamento se separa o trigo do joio em relação às empresas. E essas que referes são trigo do mais fino que há.

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                          Eu fi-lo quando ainda era miúdo... fui chamado para a entrevista que era na verdade uma série de case-studies apresentados por alguns consultores mais séniores. Foi uma bela experiência. Na McKinsey foi a mesma coisa. O processo acabou por ser interrompido porque comecei a trabalhar noutro sítio ao qual dei prioridade, mas até pelo método usado no recrutamento se separa o trigo do joio em relação às empresas. E essas que referes são trigo do mais fino que há.


                                          O pessoal às vezes parece que quer acreditar nas histórias da carochinha... acreditam que uma empresa que recebe mais de 500 CVs por dia não vai ter critérios rigorosos de selecção... e até quem tem média de 11 saído de uma Univ. qualquer de vão de escada tem direito a entrevistas.

                                          Talvez tenha... se tiver mais de 10 anos de experiência relevante e muita coisa feita nesse período! Há sempre um período após o qual a nota/curso/universidade se torna quase irrelevante. Normalmente é ao fim desses tais 10 anos.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                            Conhecemos multinacionais muito diferentes! Deixa-me contar-te como funciona em várias multinacionais que eu conheço (diversas áreas, desde a tecnologia, serviços, consultoria, alimentar, produtos de higiene e beleza, etc.)

                                            Estas empresas têm rankings específicos das escolas de onde contratam, por exemplo, vens destas escolas, podes ser contratado, não vens, azar, não entras. Vais fazer um MBA ou Pós num escola qualificável se estiveres mesmo interessado.

                                            Muitas têm notas mínimas para as quais se dão ao trabalho de olhar sequer para o teu CV, normalmente é 14, em muitos casos é 15, em alguns só a partir de 16 mesmo (ou o equivalente no país local como é óbvio).

                                            Não só o candidato tem de ter um excelente perfil e currículo académico, como ainda tem de ter uma grande paixão na vida, uns viajam de modo quase profissional, outros fazem voluntariado semanalmente, outros são atletas de alta competição, outros tocam na orquestra filarmónica do bairro, qualquer coisa, mas têm de se destacar em algo! Está provado que quem se destaca em alguma coisa durante a idade escolar, está mais propenso a ser bom aluno (mais dedicado) e mais tarde, um bom profissional.

                                            Depois de passarem nestas 3 coisas, são chamados a entrevistas, normalmente várias entrevistas...

                                            Queres fazer um teste, tenta enviar um CV para a Apple, P&G, BCG, GE, etc. com um curso do Instituto Superior de Sobral de Monte Agraço (só para dar exemplo ridículo) com nota final de curso de 11... depois refazes o CV, e envias para as mesmas empresas com curso no Técnico com nota de 16... e depois logo vês a diferença.
                                            Já fui entrevistado pela Google, BCG, McKinsey, Accenture e Siemens e estava lá pessoal de todo o lado (confesso que fiquei surpreendido na BCG e na McKinsey por estar lá pessoal de politécnicos mais "desconhecidos/pequeninos"). Na Google fui a 7 entrevistas, todas eliminatórias (impressionante como aguentei 7 entrevistas na Google em Londres com a minha média de 13 valores que pelos vistos em Portugal nem sequer servia para ser chamada para uma entrevista sequer segundo os pseudo-empresários deste forum...).

                                            Actualmente encontro-me a trabalhar numa das empresas acima mencionadas, após ter passado pela Accenture e pela Sonae. Há aqui pessoal com licenciatura (uns 10%), mestrado (80%) e doutoramento (10%) e todas as escolas e politécnicos públicos e privados, com médias de 12, 13, etc. (tenho aqui um ex-colega de curso que acabou o curso de eng. de telecomunicações em Aveiro com 19, penso que foi a média mais alta de sempre nesse curso). Há mesmo de tudo aqui. E muitos dos que têm médias baixas de escolas desconhecidas sobresaem-se bastante (talvez porque têm mais a provar).

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                              O pessoal às vezes parece que quer acreditar nas histórias da carochinha... acreditam que uma empresa que recebe mais de 500 CVs por dia não vai ter critérios rigorosos de selecção... e até quem tem média de 11 saído de uma Univ. qualquer de vão de escada tem direito a entrevistas.

                                              Talvez tenha... se tiver mais de 10 anos de experiência relevante e muita coisa feita nesse período! Há sempre um período após o qual a nota/curso/universidade se torna quase irrelevante. Normalmente é ao fim desses tais 10 anos.
                                              Estas a referir-te à tua área em especifico?

                                              Que não sei qual é, e espero que não seja a minha...

                                              Comentário


                                                #83
                                                De qualquer forma a média só terá mais importância nos primeiros empregos. Depois disso há outros factores que pesam mais.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  E ser rejeitado na GALP por ter média 13 (Eng. Mecânica) e depois ir trabalhar para a Mercedes na Alemanha?

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Menção honrosa ao Paulo Macedo que teve média de 15 no meu curso, na minha faculdade.

                                                    No meu ano a melhor média de Gestão (havia várias turmas, talvez uns 150 alunos ou mais) creio ter sido 16. Ter 15 não é para todos mesmo !
                                                    No meu ano só houve um com 15 (que foi a mais alta). E não fui eu. Em média, as médias rondavam o 12. Ah e cerca de 300 alunos.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                      E ser rejeitado na GALP por ter média 13 (Eng. Mecânica) e depois ir trabalhar para a Mercedes na Alemanha?
                                                      Uma prova de que Mercedes é só status e pouco mais.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                                        Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                                                        Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
                                                        Tudo depende do que se procura.

                                                        Eu não acredito, e peço desculpa se alguém fica ofendido, acabar uma Eng. Eletrotenica na FEUP com 12 e acabar com 14 ou 15 em Vila Real, Guimarães, não é a mesma coisa.

                                                        De qualquer das formas, 12 valores na FEUP é muito superior a um 14 ou 15 noutras faculdades de 2ª linha.

                                                        Por outro lado pode acontecer um aluno com média acima de 16 valores não ter a experiência de vida que se pretenda para alguma profissão, estando mais destinado à investigação. São alunos muito isolados e que não sabem trabalhar em equipa.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          É capaz

                                                          Se calhar precisam é de gajos com média 18 para mandarem subir a gota todas as semanas

                                                          Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
                                                          Uma prova de que Mercedes é só status e pouco mais.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Além do que o MMC disse, devo acrescentar que me parece que se faz aqui muita confusão entre gestores e empresários...quem me dera ser o último

                                                            Falam em pessoas muito ricas que são gestores de topo?! sem formação. Eles são é empresários, com mais ou menos sorte, com mais ou menos escrupulos, e é claro com mais ou menos noções de gestão - mas eu posso ser muito rico, ter um conjunto de empresas cheias de sucesso...e não fazer lá nada. E vice-versa.

                                                            Agora para ser um gestor, e ainda para mais de topo, convem ter umas noções de gestão. E isso, bem...basta ir ao tecido empresarial da PME tuga para vermos que não existe. Existem é muitos empresários.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                                              Errado. Precisamos de políticos a sério. De políticos. De actores políticos.
                                                              De técnicos, de "excelentes" técnicos em economia, em engenharia, têm estado os Governos dos últimos 30 anos cheios... E o resultado tem sido este.
                                                              Os políticos servem para tomar decisões.

                                                              Os técnicos servem para assessorar.

                                                              Quando os políticos governam sem ligar aos pareceres técnicos dá sempre asneira.

                                                              Aliás a governação dos últimos anos só o tem provado: tem sempre existido uma supremacia da política e do imediato e do popular sobre a racionalidade das decisões políticas.

                                                              Btw, relatórios e "estudos" feitos por boys e empresas amigas de quem vai ganhar o contrato não entram no critério de boa assessoria. São mais politiqueiros a fazerem-se passar por técnicos.

                                                              Os países mais desenvolvidos tomam sempre decisões políticas na base de estudos técnicos quando estão em causa implicações orçamentais.

                                                              A Alemanha (que tu tanto diabolizas mas que tem um dos maiores índices de desenvolvimento humano à escala mundial...) tem sempre uns 4/5 gabinetes de estudos/institutos a trabalhar em simultâneo e a assessorar a decisão política de qualquer governo em funções. A Merkel ou qualquer outro chanceler não dá um passo sem eles.

                                                              Infelizmente este tópico só mostra a nossa Portugalidade no seu pior. Muita filosofia do meia bola e força.

                                                              Eu não sou dos que acha que um curso é tudo, ou que uma média é tudo.

                                                              Depende muito do curso. Nem acho essencial alguém ter uma média elevada para ser um bom profissional.

                                                              Contudo são um sinal.

                                                              Alguém que tira um curso com uma média...acima da média...no mínimo revela uma grande capacidade de trabalho e dedicação.

                                                              E se isso vale pouco para a Portugalidade, para mim vale muito porque o que distingue as pessoas, no final do dia, mais do que a inteligência é mesmo a capacidade de trabalho e dedicação. Há muito inteligente por aí que não faz nada de jeito na vida e há muitas pessoas que estão longe de ser intelectualmente brilhantes e que conseguem ser excelentes profissionais.

                                                              O que distingue o desenvolvimento humano dos países não é inteligência do povo. Aqui, como em qualquer lado, há inteligentes, pouco inteligentes, super inteligentes, enfim há de tudo.

                                                              O que distingue é mesmo a capacidade de trabalho e o respeito pelos princípios morais/regras.

                                                              O gradiente Norte/Sul; protestantes/católicos não existe por acaso. Ou a atitude de um povo em relação à rectidão e ao trabalho (muitas vezes excessiva, como os japoneses).
                                                              Editado pela última vez por Andre; 23 July 2012, 14:55.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X