Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por Cyfer Ver Post
    Mau, vamos lá fora, eu e tu revolver isto?
    Mas não me podes tocar nos dentes, ok?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
      Tudo depende do que se procura.

      Eu não acredito, e peço desculpa se alguém fica ofendido, acabar uma Eng. Eletrotenica na FEUP com 12 e acabar com 14 ou 15 em Vila Real, Guimarães, não é a mesma coisa.

      De qualquer das formas, 12 valores na FEUP é muito superior a um 14 ou 15 noutras faculdades de 2ª linha.
      Até pode ser verdade se falarmos do mesmo curso.
      Eng. Mecânica ou Eng. Civil por exemplo.

      Agora não esquecer que as coisas foram mais ou menos orientadas para existirem Engenharias diferentes em diferentes Faculdades.

      Polímeros por exemplo na U. Minho.
      Não pode ser comparada né?

      Serve o que estou a dizer também para esses rankings que andam ai.
      Se a Universidade do Porto fica por exemplo à frente no Ranking da do Algarve, como se comparam cursos únicos? E cursos que há numa e noutra não?

      ...

      Quanto a Faculdades de 2ª linha: cuidado para não confundir pública com privada e criar preconceitos de primeiras e segundas linhas.
      Felizmente essas privadas máfiosas que apareceram não se viraram muito para as Engenharias, era caro montar laboratórios e é mais complicado "dar" cadeiras que estão interligadas do que dar cadeiras de assuntos completamente diferentes.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
        O pessoal às vezes parece que quer acreditar nas histórias da carochinha... acreditam que uma empresa que recebe mais de 500 CVs por dia não vai ter critérios rigorosos de selecção... e até quem tem média de 11 saído de uma Univ. qualquer de vão de escada tem direito a entrevistas.

        ...
        Depende dos critérios de seleção.

        Não sei qual foi a tua experiência em RH, mas creio que não deverias estar a arrumar para um canto, qualquer pessoa sem teres um critério válido para o mercado.

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
          Tenho reparado que cada vez mais as grandes empresas multinacionais estão-se nas tintas para onde é que uma pessoa tirou o curso e com que média é que o tirou. Ainda quem liga a isso são as grandes empresas Portuguesas e as PMEs. Tudo o que é multinacional está-se marindando para isso. Faz-se duas ou três entrevistas técnicas com uma séries de perguntas baseadas em casos reais e dos que lá chegam com médias de 18 de grandes universidades, metade enterram-se (o mesmo se aplica aos de universidades privadas com médias baixas). No final do dia se houver 10 vagas para uma determinada função, a realidade é que tanto consegue o emprego o gajo que tirou direito com 18 em Coimbra como o gajo que tirou direito com 11 na Portucalense e tanto consegue emprego na mesma empresa na mesma função com o mesmo salário o gajo que tirou gestão na Nova com 19 e o gajo que tirou gestão na Autónoma com 12. Ao fim dos seis meses do período experimental quem não tiver provas dadas tem a porta de saída aberta (e muitas vezes o gajo que tirou o curso com 11 na privada revela-se um dos melhores funcionários).

          Passei por duas grandes multinacionais (uma Americana e uma Alemã) e a filosofia é esta.

          Outra estupidez é eu ter de ir estudar engenharia para o técnico ou para a FEUP. Então se eu morar em Portalegre e adorar essa cidade e até tiver média de 20 valores no secundário, não posso ir estudar para o politécnico de Portalegre porquê? Acho estupido que uma pessoa seja descriminada porque escolheu uma faculdade baseado no factor geográfico (coisa que a maioria das emrpresas nacionais ainda fazem).
          Quando eu andei na FEUP dizia-se que quem tinha média superior a 14 era para dar aulas.
          As empresas tugas ainda acreditam que contratam uma pessoa e depois atiram-no para o local de trabalho e ele vai-se desenrascando (bem, de facto para produzir uns "géneros" mal amanhados não é precisa muita formação). Uma formação inicial forte e intensiva reduz e muito o tempo em que o trabalhador se adapta e começa a dar lucro à empresa mas como se costuma gerir como merceeiro não se consegue por isso em evidência!

          A melhor entrevista que tive foi directamente com um CEO, no passeio com uma mini na mão e um cigarro e onde ele me disse exactamente aquilo que eu penso: não me interessa tanto o que fizeste até aqui, interessa-me o que poderás dar à empresa daqui para a frente!

          Comentário


            #95
            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            É tudo igual?! Definitivamente estou a ficar velho e ultrapassado.
            Ando com dificuldade em que as pessoas entendam o que escrevo.

            O que disse é que se a pessoa é Licenciada pode ser com média de 10 a 20.
            Não disse que era a mesma coisa para ficar a dar aulas ou para fazer Doutoramentos.

            Um tipo que vai para a Política não me diz nada que tenha média 11 ou tenha média 16, isto porque até está em funções que pouco ou nada têm a ver com o curso que tirou.
            Mas imaginando que tinham, o tipo que tirou média 11 até pode ter sido muito bom numa cadeira que trata precisamente do que faz hoje e ter tirado um 16 por exemplo.
            A pessoa que tirou média 16 até pode ter nessa cadeira um calcanhar de Aquiles e passou com 10.
            Depende de muita coisa.

            Portanto e resumindo, o mais importante é que a Licenciatura seja Transparente. Depois de 10 a 20 é licenciado na mesma.
            Isto claro... porque estamos a falar de licenciados e não é obrigatório que assim seja num político.

            Blair não tem Licenciatura penso e foi PM do Reino Unido

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
              Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
              Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
              Fazes bem.
              Eu também tudo que seja menos que "38 copa C" nem a entrevista vai.

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                Conhecemos multinacionais muito diferentes! Deixa-me contar-te como funciona em várias multinacionais que eu conheço (diversas áreas, desde a tecnologia, serviços, consultoria, alimentar, produtos de higiene e beleza, etc.)

                Estas empresas têm rankings específicos das escolas de onde contratam, por exemplo, vens destas escolas, podes ser contratado, não vens, azar, não entras. Vais fazer um MBA ou Pós num escola qualificável se estiveres mesmo interessado.

                Muitas têm notas mínimas para as quais se dão ao trabalho de olhar sequer para o teu CV, normalmente é 14, em muitos casos é 15, em alguns só a partir de 16 mesmo (ou o equivalente no país local como é óbvio).

                Não só o candidato tem de ter um excelente perfil e currículo académico, como ainda tem de ter uma grande paixão na vida, uns viajam de modo quase profissional, outros fazem voluntariado semanalmente, outros são atletas de alta competição, outros tocam na orquestra filarmónica do bairro, qualquer coisa, mas têm de se destacar em algo! Está provado que quem se destaca em alguma coisa durante a idade escolar, está mais propenso a ser bom aluno (mais dedicado) e mais tarde, um bom profissional.

                Depois de passarem nestas 3 coisas, são chamados a entrevistas, normalmente várias entrevistas...

                Queres fazer um teste, tenta enviar um CV para a Apple, P&G, BCG, GE, etc. com um curso do Instituto Superior de Sobral de Monte Agraço (só para dar exemplo ridículo) com nota final de curso de 11... depois refazes o CV, e envias para as mesmas empresas com curso no Técnico com nota de 16... e depois logo vês a diferença.
                Pergunto então para que é que essas empresas têm sequer departamento de recursos humanos a ganharem bem se contratam duma forma tão linear...

                Comentário


                  #98
                  Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                  Mas não me podes tocar nos dentes, ok?
                  Então, placa nova?

                  (J/K)

                  Comentário


                    #99
                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post

                    Blair não tem Licenciatura penso e foi PM do Reino Unido

                    O Socrates também não, e foi PM de Portugal!


                    Falando a sério, o melhor Presidente da história do Brasil, tem o equivalente a quê? (Falo de equivalências sérias, não de equivalências à Relvas!!!)

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                      Pergunto então para que é que essas empresas têm sequer departamento de recursos humanos a ganharem bem se contratam duma forma tão linear...

                      Linear?! Viste alguma linearidade naquilo que eu escrevi?

                      Tentem perceber uma coisa, uma empresa que recebe 1 CV a cada minuto que passa, tem de ter critérios muito apertados de selecção! Mesmo que 85% não passem sequer da fase de avaliação do CV, ainda restam muitos candidatos para entrevistar! Muitos!!!!!
                      Editado pela última vez por Rasec; 23 July 2012, 15:24.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                        O Socrates também não, e foi PM de Portugal!


                        Falando a sério, o melhor Presidente da história do Brasil, tem o equivalente a quê? (Falo de equivalências sérias, não de equivalências à Relvas!!!)
                        De facto o Lula não é licenciado. O Bill Gates e o Mark Zuckerberg também não. O Amorim tampoco. A Coco Chanel nunca meteu os pés numa universidade. O Frank Lloyd Wright (um dos maiores génios da arquitectura) nunca meteu os pés num liceu (muito menos numa faculdade). O Henry Ford também nunca entrou na universidade. O James Cameron desistiu da universidade.

                        Chega?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                          Terminar um curso, seja ele qual for e onde for, com média de 11 ou 12 é (no mínimo!!) sofrível...
                          Nunca contratei ninguém com média inferior a 14 e dou sempre preferência às universidades de referência. A última tem média de 18 na Univ. de Lisboa. E há bastantes miúdos assim à procura de primeiro emprego. Esta gente, que se esforçou a sério durante a licenciatura/mestrado, merece ter uma oportunidade de mostrar o que vale no mercado de trabalho.
                          Mas também te digo que médias de 14 ou mesmo 15 são faceis de "forjar". Eu tive média 12 e tenho perfeita consciência que há malta que tirou 14 ou 15 à pala de outros ou pelo copianço ( conheço pelo menos uma mão cheia) alguns até estão (conseguiram manter-se) ou estiveram bem empregados (devem ter sido desmascarados).

                          E pelos vistos há outros fenómenos no mundo académico português, como dar melhores notas a alunos estrangeiros de mestrado em detrimento de nacionais e que de certa forma fez com que um colega de mestrado na altura desistisse do mesmo...

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                            O Socrates também não, e foi PM de Portugal!


                            Falando a sério, o melhor Presidente da história do Brasil, tem o equivalente a quê? (Falo de equivalências sérias, não de equivalências à Relvas!!!)
                            Não importam muito os estudos de Lula, eram poucos.
                            Portanto não era capaz de ler ou escrever coisas literárias, fazer contas acima das operações básicas, falar outra língua.

                            No entanto o truque parece ter sido, como ele disse: governar e tomar as decisões que achava (quase empiricamente) as mais certas; e não decidir da forma mais proveitosa para ele e para o resto da corja gravitante.

                            Mas atenção que no Brasil continua tudo a funcionar com "Cunha" e com "Propina".

                            ...

                            Lula foi sem dúvida o que ninguém esperava.
                            Se foi ou não o melhor, não tenho a certeza, talvez quando se olhar a uma certa distância exista dúvida entre ele e o Kubitschek, que foi quando o Brasil começou a ser uma potência, julgo ter sido ai que o Brasil saíu só da Roça.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
                              De facto o Lula não é licenciado. O Bill Gates e o Mark Zuckerberg também não. O Amorim tampoco. A Coco Chanel nunca meteu os pés numa universidade. O Frank Lloyd Wright (um dos maiores génios da arquitectura) nunca meteu os pés num liceu (muito menos numa faculdade). O Henry Ford também nunca entrou na universidade. O James Cameron desistiu da universidade.

                              Chega?
                              Vocês não estão a dizer o mesmo?

                              Quer-me parecer que sim...

                              Comentário


                                Hoje em dia há uma escalada nas médias finais que até assusta
                                Antigamente tirar um 13 a Mecânica na FEUP era bem puxadinho, hoje são umas boas dúzias.
                                Tanta cadeira que anda ao chuto, cadeiras bem mais simplificadas..

                                Comentário


                                  Lula, o melhor presidente de sempre do Brasil?...Hum...

                                  Não nos vamos desviar na questão essencial...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                    Linear?! Viste alguma linearidade naquilo que eu escrevi?

                                    Tentem perceber uma coisa, uma empresa que recebe 1 CV a cada minuto que passa, tem de ter critérios muito apertados de selecção! Mesmo que 85% não passem sequer da fase de avaliação do CV, ainda restam muitos candidatos para entrevistar! Muitos!!!!!
                                    Vi. Quando dizes que só contratam se o candidato frequentou determinadas escolas ou teve determinada média. Quando cheguei ao Canadá tive que reformular completamente o meu curriculo. Tive que lhe por um header, que é a parte do curriculo que me disseram que põe bastantes de parte. Bem como adicionar-lhes hobbies (aí concordo contigo) bem como outras questões que se tornam redundantes em Portugal. Isto dito por uma pessoa que trabalha nos recursos humanos de uma multinacional.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                      Pergunto então para que é que essas empresas têm sequer departamento de recursos humanos a ganharem bem se contratam duma forma tão linear...
                                      A dificuldade é que seleccionar pessoas tem um custo brutal e se a empresa recebe milhares de candidaturas torna-se essencial uma primeira triagem, rápida e sem grande complexidade. Na empresa onde trabalho também só se aceitam candidatos de um grupo restrito de faculdades e com média acima de um dado valor (definido consoante a faculdade/curso).

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Dannymad Ver Post
                                        Mas também te digo que médias de 14 ou mesmo 15 são faceis de "forjar". Eu tive média 12 e tenho perfeita consciência que há malta que tirou 14 ou 15 à pala de outros ou pelo copianço ( conheço pelo menos uma mão cheia) alguns até estão (conseguiram manter-se) ou estiveram bem empregados (devem ter sido desmascarados).

                                        E pelos vistos há outros fenómenos no mundo académico português, como dar melhores notas a alunos estrangeiros de mestrado em detrimento de nacionais e que de certa forma fez com que um colega de mestrado na altura desistisse do mesmo...
                                        É um facto. Algumas das minhas cadeiras de 3º ano, com exames cheios de definições e coisas do género, foram passadas com recurso a auxiliares de memória.
                                        E a prova de que não é preciso ter 18 para ser um grande profissional é que já na altura eu sabia o que era, e empregava com assinalável sucesso, a noção de benchmarking.
                                        Psicopatologia que o diga.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                          Hoje em dia há uma escalada nas médias finais que até assusta
                                          Antigamente tirar um 13 a Mecânica na FEUP era bem puxadinho, hoje são umas boas dúzias.
                                          Tanta cadeira que anda ao chuto, cadeiras bem mais simplificadas..
                                          é o efeito bolonha.

                                          Comentário


                                            Acho que já se notava um pouco antes de Bolonha, mas após, terror

                                            Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                            é o efeito bolonha.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por asjesus Ver Post
                                              Tudo depende do que se procura.

                                              Eu não acredito, e peço desculpa se alguém fica ofendido, acabar uma Eng. Eletrotenica na FEUP com 12 e acabar com 14 ou 15 em Vila Real, Guimarães, não é a mesma coisa.

                                              De qualquer das formas, 12 valores na FEUP é muito superior a um 14 ou 15 noutras faculdades de 2ª linha.

                                              Por outro lado pode acontecer um aluno com média acima de 16 valores não ter a experiência de vida que se pretenda para alguma profissão, estando mais destinado à investigação. São alunos muito isolados e que não sabem trabalhar em equipa.
                                              É de mim ou acabaste de dizer que a Universidade do Minho é uma universidade de 2ª linha?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                Lula, o melhor presidente de sempre do Brasil?...Hum...

                                                Não nos vamos desviar na questão essencial...

                                                Opinião do povo. Vale o que vale.

                                                Comentário


                                                  Depois há pessoal que pensa que determinada faculdade é melhor em tudo. "Quero ir para a FEUP porque é a melhor (o que ouvem)"
                                                  Há uma certa dificuldade em compreender que a FEUP pode ser melhor que a UM em civil, mas que em Informática a UM pode ser melhor que a FEUP.

                                                  (Universidades e cursos à sorte apenas para exemplo)

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                    Depois há pessoal que pensa que determinada faculdade é melhor em tudo. "Quero ir para a FEUP porque é a melhor (o que ouvem)"
                                                    Há uma certa dificuldade em compreender que a FEUP pode ser melhor que a UM em civil, mas que em Informática a UM pode ser melhor que a FEUP.

                                                    (Universidades e cursos à sorte apenas para exemplo)
                                                    Atendendo ao facto que andais cá todos ao mesmo:
                                                    O melhor é aquele que tem um número maior no recibo de vencimento.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                      As medias podem ser nalguns casos uma forma muito injusta de avaliar pessoas, por exemplo uma media de 13 ou 14 valores em Direito em Coimbra é uma boa media, na maior parte das particulares de Direito o equivalente será 17 ou 18 valores, porque o grau de dificuldade quer seja nos exames escritos, quer seja nas orais é completamente diferente, para além de no particular ninguém ter de assistir a autopsias.

                                                      O meu sobrinho vive à mesma distância de Coimbra e Aveiro, queria Eng. Informatica falou com varias pessoas, pesquisou, conclusão para tirares 14vl em Coimbra vais-te fartar de trabalhar, vai para Aveiro que tiras 16vl com menos trabalho.


                                                      As medias só podem ser analisadas dentro de cada faculdade/Universidade, não podemos comparar coisas diferentes.

                                                      Já cá faltava

                                                      Comentário


                                                        Bem, de todos os que conheço e independentemente do curso que tiraram, os que estão melhor na vida foram os que beneficiaram de um bom factor C. Conheço vários que com apenas 12º ano e com uso do factor referido ganham muito mais como gerentes de bancos do que colegas que se licenciaram.

                                                        Comentário


                                                          Parece-me que o mercado de trabalho, pelo menos em Portugal, é mais exigente no saber fazer do que no saber saber.

                                                          Existe um factor demográfico que importa salientar na evolução do ensino superior, em Portugal.

                                                          Na década de 90 as Universidade Públicas e Privadas estavam a abarrotar de alunos e acredito que só o bom nome dado exclusivamente pelo sucesso das saídas profissionais é que realçava uma Instituição de outra.

                                                          Regra geral, o ensino superior Público tem sido sinónimo de rigor e qualidade, muito valorizado lá fora por empresas que agradecem o investimento feito pelo Estado Português nesta área.

                                                          A meu ver, as médias valem nada se não existir rigor, educação e conhecimento, combinados. Até os melhores craques estão condenados ao insucesso se não se integrarem bem numa equipa/organização.

                                                          Comentário


                                                            Tanto conheço nódoas que tiraram média de 15 em 5 anos como quem nunca tenha acabado o mesmo curso e seja um excelente profissional, a minha experiência com a minha licenciatura (que até é das mais reconhecidas na área) foi: nos primeiros seis meses de trabalho aprendi mais do que em 5 anos de curso ...

                                                            Quando uma empresa pode dar-se ao luxo de escolher candidatos fresquinhos da faculdade é normal que optem por um determinado conjunto de critérios e compreendo que para escolher entre a pessoa A e B se decidam muitas vezes pelo background académico. Agora quem esteja à procura de uma pessoa com experiência (por muito pouca que seja) em determinado setor é mesmo a experiência profissional anterior que normalmente conta e o resto são bugalhos, pelo menos na generalidade da minha área (consultoria).

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Im4real Ver Post
                                                              Hoje em dia há uma escalada nas médias finais que até assusta
                                                              Antigamente tirar um 13 a Mecânica na FEUP era bem puxadinho, hoje são umas boas dúzias.
                                                              Tanta cadeira que anda ao chuto, cadeiras bem mais simplificadas..
                                                              É para compensar as que estão cada vez mais difíceis.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X