Anúncio

Collapse
No announcement yet.

SOL revela médias e universidades em que se licenciaram ministros do actual governo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
    Depende.
    Como costumo dizer em relação a outros factores, a média é um critério como qualquer outro, e que entra em linha de conta como muitos outros.
    Há pessoas que podem ter mais facilidade em se adaptar ao tipo de competências mobilizadas no ensino académico do que outras. A média não está directamente relacionada com o esforço. Existem muitos outros factores em jogo.
    Um miúdo com média de 11 pode ser superior a outro com média de 16. Conheci algumas pessoas que, enquanto estudavam, eram obrigadas a trabalhar para sustentar a sua própria formação, pelo que o esforço é suplementar, o que não se repercute na média.

    E depois há demasiados outros factores, completamente arbitrários, que influenciam a média. A minha média de licenciatura é de 14, numa faculdade da Universidade do Porto, fortemente condicionada por frequências e exames em que as perguntas eram coisas do género "defina isto ou aquilo", "enumere não sei quê" e afins. Ora, em muitos casos, isto pode não diminuir a formação, mas torna a avaliação um pouco estúpida (e estupidificante). E garanto-te que, no meu curso, muitas das pessoas com as melhores médias são pessoas que ou ficaram ligados à investigação/ensino (nem isso é um indicador fiável, já que o acesso a estas carreiras é normalmente viabilizadas pelas notas e pouco mais), ou eram das pessoas mais tacanhas em termos de flexibilidade de pensamento que conheci. Não dizendo, é claro, que não haja profissionais espectaculares com médias muito boas. Mas o carácter de previsão das médias em relação à competência profissional é muito questionável.

    Curiosamente, também conheço empresários que não contratam pessoas com médias superiores a 14. Lá está, é apenas um critério como qualquer outro.

    não posso concordar mais. aliás, ainda no outro dia estava a discutir este assunto e acho que os exames de aptidão deviam voltar a ser implementados. principalmente em medicina.

    Comentário


      Um curso é apenas uma base. O ser um bom profissional dependerá também de outros factores.

      Comentário


        Originalmente Colocado por DarkmaN Ver Post
        Outra estupidez é eu ter de ir estudar engenharia para o técnico ou para a FEUP. Então se eu morar em Portalegre e adorar essa cidade e até tiver média de 20 valores no secundário, não posso ir estudar para o politécnico de Portalegre porquê?
        Existe um grande preconceito na sociedade, mas na realidade estas pequenas escolas têm muitos docentes recém doutorados, com um nível científico muito bom.

        Aliás, experimentem consultar os planos curriculares dos cursos de Engenharia Informática das grandes universidades e das pequenas escolas de engenharia: talvez tenham uma surpresa.

        Comentário


          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
          Fazes bem.
          Eu também tudo que seja menos que "38 copa C" nem a entrevista vai.
          Um "38" bem vestido corresponde +/- 85cm de perímetro torácico, medidos por baixo do peito, e +/- 105cm medidos na zona de maior projecção da mama, o que não é propriamente pouco.

          Posto isto, a pergunta que te coloco é:

          Tens 2m e queres uma miúda com 1.90 ? Gostas de miúdas do polo aquático / halterofilismo ? ou descais mais para o chubby chaser.

          Comentário


            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
            Fazes bem.
            Eu também tudo que seja menos que "38 copa C" nem a entrevista vai.
            Incluindo "man boobs"?
            Sorry, teve de ser.

            Comentário


              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
              Um "38" bem vestido corresponde +/- 85cm de perímetro torácico, medidos por baixo do peito, e +/- 105cm medidos na zona de maior projecção da mama, o que não é propriamente pouco.

              Posto isto, a pergunta que te coloco é:

              Tens 2m e queres uma miúda com 1.90 ? Gostas de miúdas do polo aquático / halterofilismo ? ou descais mais para o chubby chaser.
              O gtabarth é um menino capaz de mudar as lâmpadas de casa sem usar escadote...

              Comentário


                Originalmente Colocado por CarlosL Ver Post
                Sempre gostei de ler os teus textos, mas este estás bastante assertivo, muito focado na essência do que se está a discutir.

                Keep on.
                Obrigado, Carlos.

                É curioso teres deixado o "depende" (imagino que não tenha sido propositado). Sabes, quanto mais vou "vendo mundo" mais percebo que é uma palavra que dá jeito, e não é para ficar por meias palavras.
                Há pessoas que não se convencem que o mundo é muito mais e muito mais diverso do que verdades absolutas e extremadas de um qualquer fórum desta vida.
                E neste tema aplica-se esta mesma ideia: há de tudo. Em todo o lado. E por isso é preciso ter "olho de lince" quando se recruta.

                Comentário


                  Eu só acho que, embora seja possível um bom aluno ser um mau profissional ou um mau aluno ser um bom profissional, está-se a enganar a si mesmo quem pensa que não há uma correlação entre as duas qualidades.

                  Por um lado porque quem tem melhores notas é porque aprendeu melhor a matéria, e mesmo que numa área específica não saiba mais que outro com uma média inferior sabe mais no geral e é um profissional mais completo, e por outro porque quem tirou boas notas é porque desde cedo se habituou a esforçar-se. Sim porque sei que há quem se esforce e tenha boas notas mas na generalidade não é o que acontece, o que se vê em qualquer universidade é malta que passa o semestre todo a coçar a micose e uma semana antes dos exames é que decide estudar.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                    Um "38" bem vestido corresponde +/- 85cm de perímetro torácico, medidos por baixo do peito, e +/- 105cm medidos na zona de maior projecção da mama, o que não é propriamente pouco.

                    Posto isto, a pergunta que te coloco é:

                    Tens 2m e queres uma miúda com 1.90 ? Gostas de miúdas do polo aquático / halterofilismo ? ou descais mais para o chubby chaser.
                    Acho que gosto do que gosta a maioria

                    Agora a sério, pois estava a usar metáforas: quando se está a recrutar alguém, a média final pode ser um indicador, um auxiliar; mas não pode dizer tudo como é óbvio.

                    Se estamos a recrutar alguém fresquinho da Universidade isso pode ter mais peso, senão o maior peso é mesmo o que fez a nível profissional, ou até se calhar o que ainda não fez.

                    Quanto a essa boca que andou ai da U. Minho ser de 2ª... epá a nível de Engenharia sei que pode dar polémica, até porque os Professores eram quase todos da FEUP e entretanto já estão misturados com malta já da U. Minho, mas a verdade é que muitas das Engenharias da U. Minho não existem na FEUP, pelo que não se pode comparar, logo ser melhor porque veio da U. Porto do que da U. Minho porque sim é ridículo.
                    Quase todas as Universidades têm Engenharias "únicas" e como tal não podem ser comparadas.

                    Como já disse, existe a tradição de Mecânica e Civil terem mais "ficha" da FEUP e do IST do que do resto das Universidades do País.

                    Nota: julgo neste momento que a Universidade do Minho tem já uma dimensão semelhante à de Coimbra; sendo que a do Porto é a maior.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                      Eu só acho que, embora seja possível um bom aluno ser um mau profissional ou um mau aluno ser um bom profissional, está-se a enganar a si mesmo quem pensa que não há uma correlação entre as duas qualidades.

                      Por um lado porque quem tem melhores notas é porque aprendeu melhor a matéria, e mesmo que numa área específica não saiba mais que outro com uma média inferior sabe mais no geral e é um profissional mais completo, e por outro porque quem tirou boas notas é porque desde cedo se habituou a esforçar-se. Sim porque sei que há quem se esforce e tenha boas notas mas na generalidade não é o que acontece, o que se vê em qualquer universidade é malta que passa o semestre todo a coçar a micose e uma semana antes dos exames é que decide estudar.
                      Em princípio.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        Eu só acho que, embora seja possível um bom aluno ser um mau profissional ou um mau aluno ser um bom profissional, está-se a enganar a si mesmo quem pensa que não há uma correlação entre as duas qualidades.

                        Por um lado porque quem tem melhores notas é porque aprendeu melhor a matéria, e mesmo que numa área específica não saiba mais que outro com uma média inferior sabe mais no geral e é um profissional mais completo, e por outro porque quem tirou boas notas é porque desde cedo se habituou a esforçar-se. Sim porque sei que há quem se esforce e tenha boas notas mas na generalidade não é o que acontece, o que se vê em qualquer universidade é malta que passa o semestre todo a coçar a micose e uma semana antes dos exames é que decide estudar.
                        A média per si só não pode dizer muito.
                        Pode dizer mais em duas pessoas na mesma Faculdade, "no mesmo ano" na "mesma turma"; ai sim.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                          Em princípio.
                          Lá está, não é obrigatoriamente verdade e não será necessariamente em todos os casos, mas é provável. As notas não são algo completamente desprezável e sem aplicabilidade como há quem queira fazer parecer.

                          Comentário


                            Uma boa média numa universidade reconhecida já é um bom indicador do candidato, indica que é alguém que é trabalhador e tem pelo menos alguma ambição.
                            Mas dependendo do tipo de trabalho, a "boa formação" pode ser mais ou menos importante.

                            Agora também não se pode esperar que um gajo que gosta de fazer as coisas a sério e direitinho se vá integrar bem em grande parte das empresas portuguesas aonde é tudo mal feito...

                            Eu já tenho a minha boa quota parte de entrevistar candidatos, ninguém é excluido à partida, mas os candidatos com melhores prestações nas entrevistas são quase sempre dos cursos mais cotados. Mas também tenho o exemplo de um gajo, que mesmo sem licenciatura foi um dos melhores que alguma vez cá apareceu. Mas esse não é bom porque não tem licenciatura, é bom porque ele já é bom por natureza e decidiu não fazer a licenciatura e começar a trabalhar.

                            Portanto, em geral nem são as licenciaturas que fazem os gajos bons, os gajos bons é que vão quase todos para os cursos mais cotados.

                            Mas é preciso ter noção que para muitos empregos só se chega mesmo lá com um canudo/mestrado/doutoramento ou outro certificado qualquer. Para se ser prof. universitário é preciso ter doutoramento, só como exemplo.

                            Comentário


                              A média só é factor diferenciador para recém licenciados sem qualquer experiência.

                              A partir daí o que me interessa é saber em que empresas trabalharam, que cargo ocuparam e que sucesso tiveram a desempenhar o cargo.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Lá está, não é obrigatoriamente verdade e não será necessariamente em todos os casos, mas é provável. As notas não são algo completamente desprezável e sem aplicabilidade como há quem queira fazer parecer.
                                Pelo que li no tópico, as notas destes políticos é que foram consideradas pouco importantes; mas pode-me ter escapado algo.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                  Lá está, não é obrigatoriamente verdade e não será necessariamente em todos os casos, mas é provável. As notas não são algo completamente desprezável e sem aplicabilidade como há quem queira fazer parecer.
                                  Claro que não são desprezáveis e têm até bastante aplicabilidade.
                                  Há é mais critérios. Tão ou mais válidos, dependendo do propósito.
                                  Dou-te um exemplo. "Perto de mim" tenho um caso espantoso. Dois irmãos. Mesma instituição de ensino. Mesmo curso. Médias diferentes. Não contratava o que tem melhor média nem que me apontassem uma pistola à cabeça. E o que tem pior média é uma pessoa profundamente séria, ética e trabalhadora.

                                  É como tudo (expressão herdada dos nossos antepassados que não significa nada, na realidade).

                                  Comentário


                                    Este passava no crivo das médias

                                    Doutoramento de Eugénio Rosa

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                      Claro que não são desprezáveis e têm até bastante aplicabilidade.
                                      Há é mais critérios. Tão ou mais válidos, dependendo do propósito.
                                      Dou-te um exemplo. "Perto de mim" tenho um caso espantoso. Dois irmãos. Mesma instituição de ensino. Mesmo curso. Médias diferentes. Não contratava o que tem melhor média nem que me apontassem uma pistola à cabeça. E o que tem pior média é uma pessoa profundamente séria, ética e trabalhadora.

                                      É como tudo (expressão herdada dos nossos antepassados que não significa nada, na realidade).
                                      Totalmente de acordo, é mesmo isso que quero dizer.

                                      A média do curso é um factor entre vários. Mas não é por ser um entre vários que se torna insignificante. Simplesmente tem algum significado, mas não é tudo.

                                      A malta é que gosta de andar nos extremos: ou a média é tudo, ou não vale nada.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                        Totalmente de acordo, é mesmo isso que quero dizer.

                                        A média do curso é um factor entre vários. Mas não é por ser um entre vários que se torna insignificante. Simplesmente tem algum significado, mas não é tudo.

                                        A malta é que gosta de andar nos extremos: ou a média é tudo, ou não vale nada.
                                        A média vale de alguma coisa quando não há mais nada para diferenciar, como no caso dos recém licenciados sem experiência de trabalho.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                          Um "38" bem vestido corresponde +/- 85cm de perímetro torácico, medidos por baixo do peito, e +/- 105cm medidos na zona de maior projecção da mama, o que não é propriamente pouco.

                                          Posto isto, a pergunta que te coloco é:

                                          Tens 2m e queres uma miúda com 1.90 ? Gostas de miúdas do polo aquático / halterofilismo ? ou descais mais para o chubby chaser.
                                          Embrulha aí
                                          Quem sabe : sabe.

                                          Comentário


                                            De facto, uma visão global diferente da minha...na minha a média de curso vale zero. Aliás neste momento o curso (seja público ou privado) atesta zero a nível de competência ou profissionalismo. É apenas um papel. Folgo em saber que o mesmo não se passa noutras áreas...

                                            Comentário


                                              Mas é preciso sempre que se posta no Fórum ressalvar que com as generalizações não se quer representar todo o universo bla bla bla...?

                                              O que é que um recém licenciado poderá "comunicar" de melhor a quem recruta, sobretudo no que à redução do risco diz respeito, que o curso/média/estabelecimento? Voluntariado no Moçambique profundo? Saber tocar guitarra? Ter feito parte da selecção olímpica de corta-mato? Hum... diria que são sempre mais ou menos valias com potencial de diferenciação mas não mais que isso.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                Parece me que sempre tivemos foi maioritariamente políticos disfarçados de técnicos. O disfarce sendo a licenciatura que a maior aparte nunca usou.
                                                Para mim essa gente não são políticos. É simplesmente gente que está de passagem a tratar de uns negócios pessoais (& Co). São de uma casta incomparavelmente inferior à dos melhores políticos do séc. XX.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                                  Eu só acho que, embora seja possível um bom aluno ser um mau profissional ou um mau aluno ser um bom profissional, está-se a enganar a si mesmo quem pensa que não há uma correlação entre as duas qualidades.

                                                  Por um lado porque quem tem melhores notas é porque aprendeu melhor a matéria, e mesmo que numa área específica não saiba mais que outro com uma média inferior sabe mais no geral e é um profissional mais completo, e por outro porque quem tirou boas notas é porque desde cedo se habituou a esforçar-se. Sim porque sei que há quem se esforce e tenha boas notas mas na generalidade não é o que acontece, o que se vê em qualquer universidade é malta que passa o semestre todo a coçar a micose e uma semana antes dos exames é que decide estudar.

                                                  É que nem tem nada a ver. Quando acontece é coincidência, porque no trabalho ninguém se sente da mesma maneira como se tivesse na escola... O ser bom ou mau num emprego não vem de ter boas ou más notas... Não indo para áreas em que realmente é preciso estudar (medicina, direito, etc...) claro... Porque no resto, ter 20 ou 1 ou saber resolver formulas mágicas de 50 linhas matemáticas ou não, é completamente indiferente.

                                                  Eu nas aulas, não me esforçava NADA, mal estudava, apenas a atenção que nelas tinha era suficiente para decorar quase tudo e tive sempre notas altas... Matemática claro que não, mas isso é outra conversa lol.

                                                  No entanto sei separar as coisas, o emprego nunca revela o que éramos na escola nem nada que pareça, até porque nunca se sabe o que realmente é o mundo do trabalho/negócios/etc, sem lá estar porque a escola não mostra nada.

                                                  Depois também vai no pensamento de cada um... Eu trabalho a pensar em ser o melhor, pois se não o for, pelo menos bom sou de certeza... Não tenho grande escolaridade e já passei à frente de muita gente cheios de canudos, pois o meu esforço, resultados e tudo mais valem mais que um diploma.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por BadJo Ver Post
                                                    É que nem tem nada a ver. Quando acontece é coincidência, porque no trabalho ninguém se sente da mesma maneira como se tivesse na escola... O ser bom ou mau num emprego não vem de ter boas ou más notas... Não indo para áreas em que realmente é preciso estudar (medicina, direito, etc...) claro... Porque no resto, ter 20 ou 1 ou saber resolver formulas mágicas de 50 linhas matemáticas ou não, é completamente indiferente.

                                                    Eu nas aulas, não me esforçava NADA, mal estudava, apenas a atenção que nelas tinha era suficiente para decorar quase tudo e tive sempre notas altas... Matemática claro que não, mas isso é outra conversa lol.

                                                    No entanto sei separar as coisas, o emprego nunca revela o que éramos na escola nem nada que pareça, até porque nunca se sabe o que realmente é o mundo do trabalho/negócios/etc, sem lá estar porque a escola não mostra nada.

                                                    Depois também vai no pensamento de cada um... Eu trabalho a pensar em ser o melhor, pois se não o for, pelo menos bom sou de certeza... Não tenho grande escolaridade e já passei à frente de muita gente cheios de canudos, pois o meu esforço, resultados e tudo mais valem mais que um diploma.
                                                    Isso de não estudar e ter boas notas é até ao secundário...se tanto. Depois disso é um mito pegado.

                                                    Eu até podia passar os dias atento nas teóricas e práticas das cadeiras de uma engenharia a sério...se não estudasse não fazia uma única (e não sou o tipo mais burro do mundo).

                                                    Quanto a "a minha experiência vale muitos canudos" (Sr. Relvas, como vai?) só digo isto...no dia em que uma multinacional contratar um soldador (que é um excelente profissional) para gestor de produção de uma qualquer planta em vez de um engenheiro formado...é porque estou a dormir, e no meio de um pesadelo muito mau.

                                                    Não quero desvalorizar o que quer que seja, mas estudos bem escolhidos e resultados que revelam algum esforço têm SEMPRE algum significado. Depois no emprego...cada um dá p seu melhor (ou não) e daí colhe os frutos.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                                                      Mas é preciso sempre que se posta no Fórum ressalvar que com as generalizações não se quer representar todo o universo bla bla bla...?

                                                      O que é que um recém licenciado poderá "comunicar" de melhor a quem recruta, sobretudo no que à redução do risco diz respeito, que o curso/média/estabelecimento? Voluntariado no Moçambique profundo? Saber tocar guitarra? Ter feito parte da selecção olímpica de corta-mato? Hum... diria que são sempre mais ou menos valias com potencial de diferenciação mas não mais que isso.
                                                      Ter feito parte de uma associação académica/desportiva num cargo relevante, ter colaborado num projecto na área de estudo, etc.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Ter feito parte de uma associação académica/desportiva num cargo relevante, ter colaborado num projecto na área de estudo, etc.
                                                        Isso dá acesso é a assessor de Ministro! Se demorou 10 anos a acabar o curso ainda melhor!

                                                        Comentário


                                                          Oh Badjo...

                                                          um exemplo simples e até simplificando muito uma tarefa real:

                                                          se precisares de fazer no teu trabalho orçamentos de por exemplo uma instalação com tubagens, válvulas, etc... em que tenhas vários preços de fornecedores, várias características, mas tenhas que fazer uns cálculos e até umas % para ter alguma margem;

                                                          não tens que ter média 16 numa Engenharia, até podes ter média 11; mas tens que saber alguma coisa de matemática.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                            Isso dá acesso é a assessor de Ministro! Se demorou 10 anos a acabar o curso ainda melhor!

                                                            Bolas, já se fala do Passos Coelho aqui?!

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por air Ver Post
                                                              Isso dá acesso é a assessor de Ministro! Se demorou 10 anos a acabar o curso ainda melhor!
                                                              Conheço um vice presidente de uma AE de uma universidade grandota do nosso país que tirou o curso de engenharia em tempo "útil" (<7 anos).

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X