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    É raro o ciclista que vejo parar nos vermelhos. E prai 1 vez por semana vejo um em sentido contrario na berma

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      Originalmente Colocado por PePa Ver Post
      Nem todos fazem percursos que o permitem, ou têm que levar crianças, etc etc ec
      Nem me fales, à porta das escolas então é uma desgraça. Malditos carros que não me deixam andar com o meu carro à vontade.

      Originalmente Colocado por Mig999 Ver Post
      É raro o ciclista que vejo parar nos vermelhos. E prai 1 vez por semana vejo um em sentido contrario na berma
      Eu paro sempre, e não ultrapasso os carros.

      Depois apitam-me porque o sinal fica verde e têm de ir atrás de mim e têm medo de não chegar a tempo para apanhar o sinal verde.
      Editado pela última vez por rrrfff; 12 February 2019, 17:15.

      Comentário


        Hoje vi uma muito caricata...

        Ia atrás de um carro com um daqueles autocolantes a indicar a distancia que se deve dar aos ciclistas.

        Tipo este, mas circular.



        Eu até me cheguei mais perto que o normal para ver o dizia o autocolante, nisto o gajo manda uma 'raza' num ciclista que até me encolhi dentro do carro!

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          Ciclovias, do acessório ao essencial

          “Bike lanes only do two things: they make life worse for cyclists and they allow politicians to feel that they’ve done something for cycling.” John Forester

          Qualquer utilizador regular de bicicleta prefere andar nas estradas, ruas e avenidas do que numa ciclovia. É claro que há exceções. As ciclovias podem ser soluções inteligentes para a mobilidade, designadamente se forem construídas com o intuito de garantir um percurso mais eficiente e seguro.

          É, por isso, fundamental distinguir entre ciclovias necessárias, como a que liga Monsanto ao Parque Eduardo VII, a da Radial de Benfica ou a futura do Vale de Alcântara, pistas cicláveis sem as quais, objetivamente, não haveria alternativa eficiente e segura, e as ciclovias que servem mais os interesses de automobilistas do que de ciclistas.

          Estas últimas, que apelido de ciclovias de ‘alívio de consciências’, são aquelas que se destinam a desincentivar o utilizador de bicicleta de andar no espaço que se quer manter exclusivo do automóvel.

          Para cúmulo, normalmente estas ciclovias fazem-se à custa da supressão de uma quantidade apreciável de passeios e apresentam clamorosos erros de conceção decorrentes da falta de coragem política que esteve na sua origem.

          Acresce que as ciclovias são inauguradas com pompa e circunstância para depois, tantas vezes, serem abandonadas à sua sorte, acumulando lixo e degradando-se progressivamente.

          Mais espaço para as mobilidade suaves
          Uma cidade mais ciclável não é, pois, uma cidade entrecortada por uma rede dispendiosa de ciclovias que procuram retirar das ruas e das avenidas os utilizadores de bicicletas e assumirem-se como uma espécie de ‘ghettos’ da mobilidade. É criar as condições para uma utilização segura, com a primazia devida a quem usa a mobilidade mais adequada e eficiente ao bem-estar e interesse de todos, colocando os automobilistas no seu devido lugar.

          E é precisamente aqui que está o busílis. O decisor político insiste em tentar meter o ‘Rossio na rua da betesga’ e procura incentivar o uso da bicicleta sem desincentivar, ou mesmo prejudicar, o uso do automóvel.

          Já nem está em causa a necessidade coletiva de se garantir espaço de circulação aos veículos automóveis que, bem ou mal, fazem parte integrante do nosso modelo de sociedade. Mas é absurdo que o espaço público seja usado, de forma leviana, para arrumação de carros.

          O espaço citadino dedicado ao estacionamento de superfície é colossal e é o responsável direto pela falta de qualidade das mobilidades ativas e suaves. Mesmo que alguns possam desprezar que se desperdicem recursos a fazer ciclovias, que aliás são tantas vezes o que resta à mobilidade pedonal, já é mais difícil aceitar que se troquem passeios mais largos por estacionamento normalmente gratuito ou fortemente subsidiado pelos nossos impostos.

          A recente publicação do Decreto-Lei n.º 107/2018, de 29 de novembro veio concretizar o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio do estacionamento público, passando a gerar uma importante fonte de receita, mas incutindo uma maior responsabilidade política local na boa gestão do espaço público.

          Mas voltemos às ciclovias. Afinal elas já existem e em muita quantidade: são as ruas e as avenidas das nossas vilas e cidades, que foram sendo generosamente criadas e pavimentadas ao longo de décadas.

          Resta agora, apenas, garantir que possam ser usadas por todos, independentemente do tipo de mobilidade por que se opte, sem esquecer o fundamental: é muito melhor andar de bicicleta ou trotineta que de carro ou motociclo.

          E temos de garantir que a lei, os usos e os costumes, e principalmente os comportamentos assumam isso em pleno.

          https://www.wattson.pt/2019/02/11/ci...o-ao-essencial

          Comentário


            Originalmente Colocado por Mig999 Ver Post
            É raro o ciclista que vejo parar nos vermelhos. E prai 1 vez por semana vejo um em sentido contrario na berma
            Sim? E qual é o problema, estorva alguem?

            E digo mais ainda, deviam até de haver um genero de via prioritaria só para ciclistas ao lado das estradas para não ter que se passar no meio dos fumos dos carros e nos semaforos

            Comentário


              Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
              Sim? E qual é o problema, estorva alguem?

              E digo mais ainda, deviam até de haver um genero de via prioritaria só para ciclistas ao lado das estradas para não ter que se passar no meio dos fumos dos carros e nos semaforos
              Qual o problema de não parar no vermelho: é ilegal, é perigo, e em caso de acidente ainda mete alguém que está a cumprir em problema por atitudes idiotas.

              https://youtu.be/ccFzYrGZCxs

              1.45m. Tiveram sorte de o gajo ir a entrar e ainda devagar. É que nem atenção tomam... É isto é mato infelizmente.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                Qual o problema de não parar no vermelho: é ilegal, é perigo, e em caso de acidente ainda mete alguém que está a cumprir em problema por atitudes idiotas.

                https://youtu.be/ccFzYrGZCxs

                1.45m. Tiveram sorte de o gajo ir a entrar e ainda devagar. É que nem atenção tomam... É isto é mato infelizmente.
                Já me escaparam 2 que passaram vermelho e por pouco que não os levava à frente. Pura sorte.

                Temo bem que o 3.º não tenha tanta sorte.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por Aesthetic Ver Post
                  Sim? E qual é o problema, estorva alguem?

                  E digo mais ainda, deviam até de haver um genero de via prioritaria só para ciclistas ao lado das estradas para não ter que se passar no meio dos fumos dos carros e nos semaforos
                  Via só para ciclistas ao lado das estradas? Como as ciclovias que existem e vcs ignoram por preferirem ir no meio da estrada a estorvar o transito?

                  Comentário


                    Nada disso, eles nunca estorvam o transito, o transito é que os estorva eles

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                      Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                      Via só para ciclistas ao lado das estradas? Como as ciclovias que existem e vcs ignoram por preferirem ir no meio da estrada a estorvar o transito?
                      tipo Av 24 Julho essa via larguíssima depois das obras

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                        Via só para ciclistas ao lado das estradas? Como as ciclovias que existem e vcs ignoram por preferirem ir no meio da estrada a estorvar o transito?
                        O motivo é simples. Embora haja ciclovia e passeio, os peões insistem em circular na ciclovia. Parece-me que há um fascínio por caminhar na zona vermelha.

                        Comentário


                          E estes peões? Nem se mexem.

                          Comentário


                            Uma bicicleta passa perfeitamente entre o poste e o sinal

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
                              Uma bicicleta passa perfeitamente entre o poste e o sinal
                              E a seguir esquiva-se ao cabo de aço? Essa é que é essa.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                E a seguir esquiva-se ao cabo de aço? Essa é que é essa.
                                De olhos vendados e a fazer cavalinho

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                  E a seguir esquiva-se ao cabo de aço? Essa é que é essa.

                                  Sem problemas, é mais estreito que o poste e até está bem sinalizado com o tubo vermelho


                                  Se podem andar no meio do monte a desviar-se de pedras, mato e arvores de repente um simples poste e um cabo tornam-se no fim do mundo??

                                  Comentário


                                    Bem já andaram a multar o pessoal das trotinetes e a fazê-los soprar no balão para medição de taxa de alcoolémia.. vão alargar o leque para os ciclistas também?

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver Post
                                      Sem problemas, é mais estreito que o poste e até está bem sinalizado com o tubo vermelho


                                      Se podem andar no meio do monte a desviar-se de pedras, mato e arvores de repente um simples poste e um cabo tornam-se no fim do mundo??
                                      Exacto, toma lá uma analogia.

                                      Se podem andar jipes no TT que escalam pedras por desporto, de repente um simples buraco na estrada que parte uma jante torna-se no fim do mundo??

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Error0001 Ver Post
                                        Via só para ciclistas ao lado das estradas? Como as ciclovias que existem e vcs ignoram por preferirem ir no meio da estrada a estorvar o transito?
                                        Nunca percebi por que não deixam os ciclistas usar o passeio dos peões em ruas de acentuada inclinação, tipo calçada da Glória, ou 31 de Janeiro do Porto. Eles não passam dos 10/hora e a travagem nunca falha.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por midnightblack Ver Post
                                          Bem já andaram a multar o pessoal das trotinetes e a fazê-los soprar no balão para medição de taxa de alcoolémia.. vão alargar o leque para os ciclistas também?

                                          As autoridades deviam fiscalizar mais pois pelo que se vê por aí muitos devem andar bem embriagados

                                          Já há bastantes casos de condutores de carroças (veiculos sem motor) multados e detidos por conduzirem alcoolizados, por isso é uma uqestão de tempo até que chegue aos ciclistas.

                                          Penso que seria util a todos as autoridades serem sensibilizadas para que haja fiscalização ao alcool nos ciclistas

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por fancyO Ver Post
                                            As autoridades deviam fiscalizar mais pois pelo que se vê por aí muitos devem andar bem embriagados

                                            Já há bastantes casos de condutores de carroças (veiculos sem motor) multados e detidos por conduzirem alcoolizados, por isso é uma uqestão de tempo até que chegue aos ciclistas.

                                            Penso que seria util a todos as autoridades serem sensibilizadas para que haja fiscalização ao alcool nos ciclistas
                                            E qual o custo/benefício de uma acção desse género? Quantos mortos e feridos iria salvar?


                                            Preferia que se continuassem a focar nos alcoolizados ao volante de máquinas com +1000kg de peso, onde está o grosso (hehe) do problema

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                              Nunca percebi por que não deixam os ciclistas usar o passeio dos peões em ruas de acentuada inclinação, tipo calçada da Glória, ou 31 de Janeiro do Porto. Eles não passam dos 10/hora e a travagem nunca falha.
                                              Err, a 31 de Janeiro não é sentido único (descendente)?

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                E qual o custo/benefício de uma acção desse género? Quantos mortos e feridos iria salvar?


                                                Preferia que se continuassem a focar nos alcoolizados ao volante de máquinas com +1000kg de peso, onde está o grosso (hehe) do problema
                                                E se tiveres de te desviar de um ciclista embriagado e fores contra um carro que vem de frente? Seja qual for o veiculo que circule na via, deve ser fiscalizado.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                  E se tiveres de te desviar de um ciclista embriagado e fores contra um carro que vem de frente? Seja qual for o veiculo que circule na via, deve ser fiscalizado.
                                                  Trocar ciclista por peão. Também pode acontecer.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DoktorHans Ver Post
                                                    Nunca percebi por que não deixam os ciclistas usar o passeio dos peões em ruas de acentuada inclinação, tipo calçada da Glória, ou 31 de Janeiro do Porto. Eles não passam dos 10/hora e a travagem nunca falha.
                                                    Acho que até poderia haver uma regra em que pudessem andar no passeio desde que não excedessem os 10 km/h e a largura deste permitisse manterem 1 metro de distância para com os peões.

                                                    Por exemplo, um ciclista que vá subir a Alameda para virar à esquerda tem de ir literalmente no meio da estrada porque a via da direita é para virar à direita, e a subida é bem inclinada. Por outro lado tem um passeio de 20 metros ao lado.

                                                    https://goo.gl/maps/SceucLdimCR2
                                                    Editado pela última vez por rrrfff; 20 February 2019, 15:20.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por TommyTosser Ver Post
                                                      E se tiveres de te desviar de um ciclista embriagado e fores contra um carro que vem de frente? Seja qual for o veiculo que circule na via, deve ser fiscalizado.
                                                      Claro, concordo a 100%

                                                      Não tem é nada a ver com o que eu disse

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        Claro, concordo a 100%

                                                        Não tem é nada a ver com o que eu disse
                                                        Não tem nada a ver?

                                                        Fique com a ideia de que tinhas escrito que devido ao tipo de veiculo que não se devia dar tanta importância à fiscalização do mesmo.

                                                        Comentário


                                                          Esta semana voltou o sol, voltei à "trotinete eléctrica"....acho que não chego ao Verão sem ter uma besta enlatada a lixar-me o veículo.

                                                          Sempre colados, sempre a ultrapassarem a meio de duas vias....

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                            Err, a 31 de Janeiro não é sentido único (descendente)?
                                                            Bem..., sim, mas pelos passeios tem os 2 sentidos. E a descer de bicla não há travões que aguentem.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                                              Acho que até poderia haver uma regra em que pudessem andar no passeio desde que não excedessem os 10 km/h e a largura deste permitisse manterem 1 metro de distância para com os peões.

                                                              Por exemplo, um ciclista que vá subir a Alameda para virar à esquerda tem de ir literalmente no meio da estrada porque a via da direita é para virar à direita, e a subida é bem inclinada. Por outro lado tem um passeio de 20 metros ao lado.

                                                              https://goo.gl/maps/SceucLdimCR2
                                                              Ou então, mesmo sem regras novas, as câmaras podiam lá colocar o sinalzinho azul

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