É raro o ciclista que vejo parar nos vermelhos. E prai 1 vez por semana vejo um em sentido contrario na berma
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Vamos PARAR com as tangentes aos ciclistas!!!
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostNem todos fazem percursos que o permitem, ou têm que levar crianças, etc etc ec
Originalmente Colocado por Mig999 Ver PostÉ raro o ciclista que vejo parar nos vermelhos. E prai 1 vez por semana vejo um em sentido contrario na berma
Depois apitam-me porque o sinal fica verde e têm de ir atrás de mim e têm medo de não chegar a tempo para apanhar o sinal verde.Editado pela última vez por rrrfff; 12 February 2019, 17:15.
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Hoje vi uma muito caricata...
Ia atrás de um carro com um daqueles autocolantes a indicar a distancia que se deve dar aos ciclistas.
Tipo este, mas circular.
Eu até me cheguei mais perto que o normal para ver o dizia o autocolante, nisto o gajo manda uma 'raza' num ciclista que até me encolhi dentro do carro!
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Ciclovias, do acessório ao essencial
“Bike lanes only do two things: they make life worse for cyclists and they allow politicians to feel that they’ve done something for cycling.” John Forester
Qualquer utilizador regular de bicicleta prefere andar nas estradas, ruas e avenidas do que numa ciclovia. É claro que há exceções. As ciclovias podem ser soluções inteligentes para a mobilidade, designadamente se forem construídas com o intuito de garantir um percurso mais eficiente e seguro.
É, por isso, fundamental distinguir entre ciclovias necessárias, como a que liga Monsanto ao Parque Eduardo VII, a da Radial de Benfica ou a futura do Vale de Alcântara, pistas cicláveis sem as quais, objetivamente, não haveria alternativa eficiente e segura, e as ciclovias que servem mais os interesses de automobilistas do que de ciclistas.
Estas últimas, que apelido de ciclovias de ‘alívio de consciências’, são aquelas que se destinam a desincentivar o utilizador de bicicleta de andar no espaço que se quer manter exclusivo do automóvel.
Para cúmulo, normalmente estas ciclovias fazem-se à custa da supressão de uma quantidade apreciável de passeios e apresentam clamorosos erros de conceção decorrentes da falta de coragem política que esteve na sua origem.
Acresce que as ciclovias são inauguradas com pompa e circunstância para depois, tantas vezes, serem abandonadas à sua sorte, acumulando lixo e degradando-se progressivamente.
Mais espaço para as mobilidade suaves
Uma cidade mais ciclável não é, pois, uma cidade entrecortada por uma rede dispendiosa de ciclovias que procuram retirar das ruas e das avenidas os utilizadores de bicicletas e assumirem-se como uma espécie de ‘ghettos’ da mobilidade. É criar as condições para uma utilização segura, com a primazia devida a quem usa a mobilidade mais adequada e eficiente ao bem-estar e interesse de todos, colocando os automobilistas no seu devido lugar.
E é precisamente aqui que está o busílis. O decisor político insiste em tentar meter o ‘Rossio na rua da betesga’ e procura incentivar o uso da bicicleta sem desincentivar, ou mesmo prejudicar, o uso do automóvel.
Já nem está em causa a necessidade coletiva de se garantir espaço de circulação aos veículos automóveis que, bem ou mal, fazem parte integrante do nosso modelo de sociedade. Mas é absurdo que o espaço público seja usado, de forma leviana, para arrumação de carros.
O espaço citadino dedicado ao estacionamento de superfície é colossal e é o responsável direto pela falta de qualidade das mobilidades ativas e suaves. Mesmo que alguns possam desprezar que se desperdicem recursos a fazer ciclovias, que aliás são tantas vezes o que resta à mobilidade pedonal, já é mais difícil aceitar que se troquem passeios mais largos por estacionamento normalmente gratuito ou fortemente subsidiado pelos nossos impostos.
A recente publicação do Decreto-Lei n.º 107/2018, de 29 de novembro veio concretizar o quadro de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio do estacionamento público, passando a gerar uma importante fonte de receita, mas incutindo uma maior responsabilidade política local na boa gestão do espaço público.
Mas voltemos às ciclovias. Afinal elas já existem e em muita quantidade: são as ruas e as avenidas das nossas vilas e cidades, que foram sendo generosamente criadas e pavimentadas ao longo de décadas.
Resta agora, apenas, garantir que possam ser usadas por todos, independentemente do tipo de mobilidade por que se opte, sem esquecer o fundamental: é muito melhor andar de bicicleta ou trotineta que de carro ou motociclo.
E temos de garantir que a lei, os usos e os costumes, e principalmente os comportamentos assumam isso em pleno.
https://www.wattson.pt/2019/02/11/ci...o-ao-essencial
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Originalmente Colocado por Mig999 Ver PostÉ raro o ciclista que vejo parar nos vermelhos. E prai 1 vez por semana vejo um em sentido contrario na berma
E digo mais ainda, deviam até de haver um genero de via prioritaria só para ciclistas ao lado das estradas para não ter que se passar no meio dos fumos dos carros e nos semaforos
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Originalmente Colocado por Aesthetic Ver PostSim? E qual é o problema, estorva alguem?
E digo mais ainda, deviam até de haver um genero de via prioritaria só para ciclistas ao lado das estradas para não ter que se passar no meio dos fumos dos carros e nos semaforos
https://youtu.be/ccFzYrGZCxs
1.45m. Tiveram sorte de o gajo ir a entrar e ainda devagar. É que nem atenção tomam... É isto é mato infelizmente.
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Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver PostQual o problema de não parar no vermelho: é ilegal, é perigo, e em caso de acidente ainda mete alguém que está a cumprir em problema por atitudes idiotas.
https://youtu.be/ccFzYrGZCxs
1.45m. Tiveram sorte de o gajo ir a entrar e ainda devagar. É que nem atenção tomam... É isto é mato infelizmente.
Temo bem que o 3.º não tenha tanta sorte.
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Originalmente Colocado por Aesthetic Ver PostSim? E qual é o problema, estorva alguem?
E digo mais ainda, deviam até de haver um genero de via prioritaria só para ciclistas ao lado das estradas para não ter que se passar no meio dos fumos dos carros e nos semaforos
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Originalmente Colocado por Error0001 Ver PostVia só para ciclistas ao lado das estradas? Como as ciclovias que existem e vcs ignoram por preferirem ir no meio da estrada a estorvar o transito?
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Originalmente Colocado por Boxer Ver PostE a seguir esquiva-se ao cabo de aço? Essa é que é essa.
Sem problemas, é mais estreito que o poste e até está bem sinalizado com o tubo vermelho
Se podem andar no meio do monte a desviar-se de pedras, mato e arvores de repente um simples poste e um cabo tornam-se no fim do mundo??
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Originalmente Colocado por ClintEastwood Ver PostSem problemas, é mais estreito que o poste e até está bem sinalizado com o tubo vermelho
Se podem andar no meio do monte a desviar-se de pedras, mato e arvores de repente um simples poste e um cabo tornam-se no fim do mundo??
Se podem andar jipes no TT que escalam pedras por desporto, de repente um simples buraco na estrada que parte uma jante torna-se no fim do mundo??
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Originalmente Colocado por Error0001 Ver PostVia só para ciclistas ao lado das estradas? Como as ciclovias que existem e vcs ignoram por preferirem ir no meio da estrada a estorvar o transito?
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Originalmente Colocado por midnightblack Ver PostBem já andaram a multar o pessoal das trotinetes e a fazê-los soprar no balão para medição de taxa de alcoolémia.. vão alargar o leque para os ciclistas também?
As autoridades deviam fiscalizar mais pois pelo que se vê por aí muitos devem andar bem embriagados
Já há bastantes casos de condutores de carroças (veiculos sem motor) multados e detidos por conduzirem alcoolizados, por isso é uma uqestão de tempo até que chegue aos ciclistas.
Penso que seria util a todos as autoridades serem sensibilizadas para que haja fiscalização ao alcool nos ciclistas
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Originalmente Colocado por fancyO Ver PostAs autoridades deviam fiscalizar mais pois pelo que se vê por aí muitos devem andar bem embriagados
Já há bastantes casos de condutores de carroças (veiculos sem motor) multados e detidos por conduzirem alcoolizados, por isso é uma uqestão de tempo até que chegue aos ciclistas.
Penso que seria util a todos as autoridades serem sensibilizadas para que haja fiscalização ao alcool nos ciclistas
Preferia que se continuassem a focar nos alcoolizados ao volante de máquinas com +1000kg de peso, onde está o grosso (hehe) do problema
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostNunca percebi por que não deixam os ciclistas usar o passeio dos peões em ruas de acentuada inclinação, tipo calçada da Glória, ou 31 de Janeiro do Porto. Eles não passam dos 10/hora e a travagem nunca falha.
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Originalmente Colocado por PePa Ver PostE qual o custo/benefício de uma acção desse género? Quantos mortos e feridos iria salvar?
Preferia que se continuassem a focar nos alcoolizados ao volante de máquinas com +1000kg de peso, onde está o grosso (hehe) do problema
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Originalmente Colocado por DoktorHans Ver PostNunca percebi por que não deixam os ciclistas usar o passeio dos peões em ruas de acentuada inclinação, tipo calçada da Glória, ou 31 de Janeiro do Porto. Eles não passam dos 10/hora e a travagem nunca falha.
Por exemplo, um ciclista que vá subir a Alameda para virar à esquerda tem de ir literalmente no meio da estrada porque a via da direita é para virar à direita, e a subida é bem inclinada. Por outro lado tem um passeio de 20 metros ao lado.
https://goo.gl/maps/SceucLdimCR2Editado pela última vez por rrrfff; 20 February 2019, 15:20.
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tonyV
Esta semana voltou o sol, voltei à "trotinete eléctrica"....acho que não chego ao Verão sem ter uma besta enlatada a lixar-me o veículo.
Sempre colados, sempre a ultrapassarem a meio de duas vias....
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Originalmente Colocado por rrrfff Ver PostAcho que até poderia haver uma regra em que pudessem andar no passeio desde que não excedessem os 10 km/h e a largura deste permitisse manterem 1 metro de distância para com os peões.
Por exemplo, um ciclista que vá subir a Alameda para virar à esquerda tem de ir literalmente no meio da estrada porque a via da direita é para virar à direita, e a subida é bem inclinada. Por outro lado tem um passeio de 20 metros ao lado.
https://goo.gl/maps/SceucLdimCR2
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