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    Se querem ser respeitados respeitem p.f.

    Comentário


      Originalmente Colocado por ItsATrap Ver Post
      Ciclistas a atravessar os cruzamentos/sinais/semaforos/passadeiras sem olhar? É o prato do dia....um dia arranjo um guarda chuva velho e meto-o nos raios da roda da frente de um quando ele se for a meter à minha frente na passadeira quando estiver vermelho para ele
      E ainda estão vivos? Ora vejamos:

      Atropelado por um carro:

      https://www.youtube.com/watch?v=4k_9jW7mtwA

      Atropelado por um autocarro:

      https://www.youtube.com/watch?v=6XeCwRdBs0I

      Atropelado por um SUV:

      https://www.youtube.com/watch?v=nEGFOumrSZ8

      Atropelado por uma carrinha e por um carro:




      Num espaço de 40 minutos, 5 automobilistas infringiram:

      Artigo 32.º — Cedência de passagem a certos veículos
      3 - Os condutores devem ceder passagem aos velocípedes que atravessem as faixas de rodagem nas passagens assinaladas.
      7 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 120 a (euro) 600.
      Ainda acreditas que um ciclista pode atravessar passagens de velocípedes sem se certificar que os carros param?

      Faz isso. Em Lisboa não duras nem meia hora.
      Editado pela última vez por rrrfff; 04 March 2019, 12:01.

      Comentário


        Quando começamos a desculpar os nossos erros com os dos outros e a alinhar pelos piores exemplos no que toca a padrões e as referencias é o primeiro sintoma de que há algo bastante grave na sociedade

        Comentário


          Originalmente Colocado por ItsATrap Ver Post
          Quando começamos a desculpar os nossos erros com os dos outros e a alinhar pelos piores exemplos no que toca a padrões e as referencias é o primeiro sintoma de que há algo bastante grave na sociedade
          Os vídeos não desculpam nada, provam é que a tua afirmação é absurda.

          Um ciclista que fizesse o que tu dizes que fazem seria atropelado em menos nada.


          Também serve de resposta para o que este utilizador disse:

          Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
          Na ciclovia tens SEMPRE prioridade.
          Os vídeos demonstram bem que ter prioridade não serve de nada. É preciso esperar sempre que os carros parem. E muitos não param.
          Editado pela última vez por rrrfff; 04 March 2019, 13:42.

          Comentário


            tenho pena que os ciclistas que circulam na Av Brasília e Av 24 de Julho, não andem por aqui e continuem a usar a via pública (muito estreita) em vez da ciclovia

            Comentário


              Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
              tenho pena que os ciclistas que circulam na Av Brasília e Av 24 de Julho, não andem por aqui e continuem a usar a via pública (muito estreita) em vez da ciclovia
              Provavelmente fazem-no porque o piso é melhor, o trajeto é mais direto e sem peões:



              Quando andar na ciclovia implica fazer desvios e mais desvios:



              E andar num agradável piso de pedra:



              E ainda apanhas pérolas como esta, em que ao ires pela ciclovia apanhas trajetos em que tens de ir com a bicicleta pela mão:



              Não admira que a estrada seja bem mais apetecível.

              É como dar a escolher a um condutor entre ir por uma estrada a direito e com bom alcatrão, e outra cheia de curvas, com o piso todo esburacado, onde podes apanhar animais no meio da via, e que tens de empurrar o carro à mão em certas partes. Hum...
              Editado pela última vez por rrrfff; 04 March 2019, 14:00.

              Comentário


                Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                Provavelmente fazem-no porque o piso é melhor, o trajeto é mais direto e sem peões:



                Quando andar na ciclovia implica fazer desvios e mais desvios:



                E andar num agradável piso de pedra:



                E ainda apanhas pérolas como esta, em que ao ires pela ciclovia apanhas trajetos em que tens de ir com a bicicleta pela mão:



                Não admira que a estrada seja bem mais apetecível.

                É como dar a escolher a um condutor entre ir por uma estrada a direito e com bom alcatrão, e outra cheia de curvas, com o piso todo esburacado, onde podes apanhar animais no meio da via, e que tens de empurrar o carro à mão em certas partes. Hum...
                às 8h30 da manhã tens imensos peões
                o estado da estrada é um mito urbano, o asfalto está em péssimas condições, com imensos buracos provocados por tampas de esgoto afundadas e remendos, além de uma via super estreita e com camiões TIR a circular.
                não percebo porque se gasta dinheiro em ciclovias

                Comentário


                  Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                  tenho pena que os ciclistas que circulam na Av Brasília e Av 24 de Julho, não andem por aqui e continuem a usar a via pública (muito estreita) em vez da ciclovia
                  Outra vez arroz?

                  Vai lá fazer a ciclovia de que falas, depois passa por cá outra vez.

                  Eu uso frequentemente essa e outras ciclovias de uma forma lúdica. Até porque sempre que sou obrigado a andar na estrada, sou brindado com razias inacreditáveis. Sei que vou acabar atropelado ou à batatada.
                  Cagufa, muita cagufa. Caso contrário, acredita que usaria muito mais as estradas em detrimento das muitas ridículas ciclovias que temos em Lisboa.

                  Há muita besta dos dois lados. Generalizar não é um sinal de inteligência.

                  Edit. Essas avenidas de que falas, no geral têm bom piso. Haverá apenas aqui e ali uns metros de mau piso. Além de que, de bicicleta é mais fácil fugir aos buracos.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                    Não sei em que mundo vives. Experimenta andar de bicicleta em Lisboa a atravessar os cruzamentos pela ciclovia sem olhar. Não duras nem meia hora.
                    Exacto...

                    Uma das regras que imponho a mim mesmo é, mesmo tendo toda e qualquer prioridade, estar particularmente atento quando passo em certos locais como cruzamentos e entroncamentos. Mais não seja para evitar a malta das duas rodas que tem a mania que pode tudo. Cada vez mais motas e bicicletas desrespeitam a sinalização existente. Os carros também mas esses são mais visíveis e previsíveis...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      às 8h30 da manhã tens imensos peões
                      o estado da estrada é um mito urbano, o asfalto está em péssimas condições, com imensos buracos provocados por tampas de esgoto afundadas e remendos, além de uma via super estreita e com camiões TIR a circular.
                      não percebo porque se gasta dinheiro em ciclovias
                      Mesmo sem peões, há a questão das curvas e contracurvas, piso de calçada, lancis, etc.

                      O que é que te passa pela cabeça para achares que sabes mais do estado de uma ciclovia sem nunca a teres utilizado do que quem a utiliza?





                      Olha aí que maravilha!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                        Mesmo sem peões, há a questão das curvas e contracurvas, piso de calçada, lancis, etc.

                        O que é que te passa pela cabeça para achares que sabes mais do estado de uma ciclovia sem nunca a teres utilizado do que quem a utiliza?





                        Olha aí que maravilha!
                        Disse algum lado que não uso? Tu a tirares conclusões é espantoso
                        Por acaso até uso ao fim‑de‑semana , por isso acho estupido usar as estradas nas condições que referi: hora de ponta
                        Não deves saber do que falo, para falares de peito aberto dessa maneira.

                        A triste realidade é que a maioria dos condutores, não tem cultura cívica para respeitarem os ciclistas, por isso acho quase suicídio usarem as estradas que referi a hora de ponta.

                        Mas acabo agora as minhas observações desse tema, cada um sabe de si

                        Comentário


                          Os ciclistas têm o direito de circular onde acharem melhor para eles, isto está na lei, os condutores dos carros são obrigados a respeitar a segurança do ciclista dando a distancia minima de segurança, tanto nas laterais como à frente e e trás, se não conseguem têm que esperar pacientemente que haja espaço, é simples

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Eletrico Ver Post
                            Não é desculpa, e de vez em quando também ando de bike e não o faço mas...

                            Para a malta que faz ciclismo de estrada tem muito melhor aproveitamento a andar em estrada que na ciclovia. E concordo até certo ponto porque uma ciclovia foi feita para o lazer/commute, não foi feita para praticar desporto.
                            Espero que não estejas com isso a querer dizer que a estrada é o local ideal para praticar desporto.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Bulhaa Ver Post
                              Os ciclistas têm o direito de circular onde acharem melhor para eles, isto está na lei, os condutores dos carros são obrigados a respeitar a segurança do ciclista dando a distancia minima de segurança, tanto nas laterais como à frente e e trás, se não conseguem têm que esperar pacientemente que haja espaço, é simples
                              Excepto quando há uma ciclovia e uma placa a indicar a obrigatoriedade de a utilizar.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                Excepto quando há uma ciclovia e uma placa a indicar a obrigatoriedade de a utilizar.

                                Não é verdade, circular na estrada é um direito dos ciclistas, eles é que decidem onde preferem circular, onde for mais comodo. Os carros têm que dar distancia. É obrigatorio por lei

                                Comentário


                                  Mata-se um troll, aparecem dois!

                                  Qual cabeças da Hydra, devia de se começar a chamar as cabeçorras dos trolls...

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Bulhaa Ver Post
                                    Não é verdade, circular na estrada é um direito dos ciclistas, eles é que decidem onde preferem circular, onde for mais comodo. Os carros têm que dar distancia. É obrigatorio por lei
                                    Se eu com o meu carro achar melhor circular em contra mao, posso faze-lo?

                                    Enviado do meu Neffos C5 através do Tapatalk

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Boxer Ver Post
                                      Excepto quando há uma ciclovia e uma placa a indicar a obrigatoriedade de a utilizar.
                                      Tecnicamente é verdade. Apesar de o CE ter sido alterado para remover essa obrigação, o RST continua a dizer que o sinal implica a obrigação.

                                      No entanto eu alegaria que isso só pode ser aplicado a ciclovias nos extremos da faixa de rodagem. Nesse caso a placa indica que não posso usar as vias à esquerda.

                                      Em casos como na Av. 24 de Julho claramente não há obrigatoriedade pois a ciclovia fica do outro lado da linha de comboio e um ciclista nunca chega a passar por essa placa.

                                      Como boa parte das ciclovias são no passeio, muitas vezes os ciclistas não passam pelas placas de obrigatoriedade, pelo que tecnicamente não são abrangidos por estas.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                        Se eu com o meu carro achar melhor circular em contra mao, posso faze-lo?
                                        Podes mas és multado/preso porque é ilegal.
                                        Já um ciclista circular na estrada não.

                                        Comentário


                                          POSSO CIRCULAR NO MEIO DA FAIXA DE RODAGEM?

                                          Tecnicamente, não, mas o CE deixa margem para, em determinadas circunstâncias (relacionadas com a segurança do ciclista e dos outros utentes da via, e com a fluidez do trânsito), o ciclista “ocupar a via”, circulando afastado da berma, legalmente.
                                          Confira: O Artigo 90 diz que «os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas», sendo que a infracção a esta regra implica multa de €30 a €150.
                                          No entanto, o Artigo 11 explicita que «os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança», e o Artigo 3 diz que «as pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias». E o Artigo 13, mais geral que o 90, diz que «o trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes», sendo a multa prevista (para ciclistas) para a infracção semelhante à indicada no Artigo 90.


                                          Bem nem tanto ao mar, nem tanto á terra.

                                          https://www.cenasapedal.com/mais/o-c...cicletas/#F-35

                                          Comentário


                                            POSSO CIRCULAR NO MEIO DA FAIXA DE RODAGEM?

                                            Tecnicamente, não, mas o CE deixa margem para, em determinadas circunstâncias (relacionadas com a segurança do ciclista e dos outros utentes da via, e com a fluidez do trânsito), o ciclista “ocupar a via”, circulando afastado da berma, legalmente.
                                            Confira: O Artigo 90 diz que «os condutores de velocípedes devem transitar o mais próximo possível das bermas ou passeios, mesmo nos casos em que, no mesmo sentido de trânsito, sejam possíveis duas ou mais filas», sendo que a infracção a esta regra implica multa de €30 a €150.
                                            No entanto, o Artigo 11 explicita que «os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer actos que sejam susceptíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança», e o Artigo 3 diz que «as pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias». E o Artigo 13, mais geral que o 90, diz que «o trânsito de veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem e o mais próximo possível das bermas ou passeios, conservando destes uma distância que permita evitar acidentes», sendo a multa prevista (para ciclistas) para a infracção semelhante à indicada no Artigo 90.


                                            Bem nem tanto ao mar, nem tanto á terra.

                                            https://www.cenasapedal.com/mais/o-c...cicletas/#F-35

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                                              POSSO CIRCULAR LADO-A-LADO COM OUTRO CICLISTA? PODEMOS CIRCULAR EM GRUPO?

                                              Na via pública, os velocípedes não podem circular a par, excepto nas ciclovias, e apenas se não causarem perigo ou embaraço para o restante trânsito.
                                              [QUOTE]Confira: É o que determina o Artigo 90, sendo que a infracção ao disposto – considerada contra-ordenação grave pelo Artigo 145 – implica multa de €30 a €150.
                                              Um grupo de ciclistas tem que circular em fila indiana (Artigo 90) e, cada ciclista tem que manter sempre dos veículos que o precedem e antecedem a distância de segurança necessária para conseguir imobilizar o seu velocípede. No caso de estradas fora das localidades e com apenas uma via em cada sentido, os condutores de velocípedes (considerados veículos de marcha lenta) têm que se manter a no mínimo 50 m de distância do veículo que os antecede, para que possam ser ultrapassados em segurança.
                                              Confira: É o que diz o Artigo 40 sendo a multa associada a estas infracções – consideradas contra-ordenações graves pelo Artigo 145 – de €30 a 150 €(Artigo 96).



                                              [/Qhttps://www.cenasapedal.com/mais/o-codigo-da-estrada-e-as-bicicletas/#D-18UOTE]

                                              Comentário


                                                [QUOTE=jogador89;1070302860]POSSO CIRCULAR LADO-A-LADO COM OUTRO CICLISTA? PODEMOS CIRCULAR EM GRUPO?

                                                Na via pública, os velocípedes não podem circular a par, excepto nas ciclovias, e apenas se não causarem perigo ou embaraço para o restante trânsito.
                                                Confira: É o que determina o Artigo 90, sendo que a infracção ao disposto – considerada contra-ordenação grave pelo Artigo 145 – implica multa de €30 a €150.
                                                Um grupo de ciclistas tem que circular em fila indiana (Artigo 90) e, cada ciclista tem que manter sempre dos veículos que o precedem e antecedem a distância de segurança necessária para conseguir imobilizar o seu velocípede. No caso de estradas fora das localidades e com apenas uma via em cada sentido, os condutores de velocípedes (considerados veículos de marcha lenta) têm que se manter a no mínimo 50 m de distância do veículo que os antecede, para que possam ser ultrapassados em segurança.
                                                Confira: É o que diz o Artigo 40 sendo a multa associada a estas infracções – consideradas contra-ordenações graves pelo Artigo 145 – de €30 a 150 €(Artigo 96).



                                                [/Qhttps://www.cenasapedal.com/mais/o-codigo-da-estrada-e-as-bicicletas/#D-18UOTE]
                                                Entrei nessa página e a primeira coisa que diz é:

                                                O CÓDIGO DA ESTRADA MUDOU SUBSTANCIALMENTE EM 2014, e esta página não está actualizada (ainda).*

                                                Para quê andar a ver o CE desatualizado em blogues quando este está disponível atualizado em fontes oficiais?

                                                http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mos...49&tabela=leis

                                                Artigo 90.º
                                                Regras de condução
                                                2 - Os velocípedes podem circular paralelamente numa via, exceto em vias com reduzida visibilidade ou sempre que exista intensidade de trânsito, desde que não circulem em paralelo mais que dois velocípedes e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito.
                                                Editado pela última vez por rrrfff; 08 March 2019, 21:13.

                                                Comentário


                                                  [QUOTE=rrrfff;1070302885]
                                                  Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                  e tal não cause perigo ou embaraço ao trânsito.
                                                  O problema é mesmo aqui.. é quando circulam a par com a atitude de "esta m*** é toda nossa e quem vier atrás que espere"

                                                  Quando apanho uns desses, esses artistas levam com buzina até se desviarem. Felizmente é raro e os que apanho por norma respeitam-me (e eu a eles, dou margem larga ao ultrapassar etc)

                                                  Comentário


                                                    Os ciclistas podem circular aos pares, está na lei.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Bulhaa Ver Post
                                                      Os ciclistas podem circular aos pares, está na lei.
                                                      Tipo: “morro, mas morro com razão “.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Bulhaa Ver Post
                                                        Os ciclistas podem circular aos pares, está na lei.

                                                        Podem caso nao cause embaraço ao transito

                                                        Comentário


                                                          Um dia destes ia a pendura com um Zé a conduzir, que faz a P*** de uma ultrapassagem com um ciclista a vir de frente (fora da estrada, mais vinha), adverti o comportamento dele, ao qual recebo a resposta que, sabia o que estava a fazer, tinha espaço etc.
                                                          Eu como ando de bike sei bem que aquele ciclista sentiu uma boa rajada de vento junto ao braço. Quando confrontado com a bela me*da que tinha feito, veio com argumentos que o ciclista devia ter seguro bla bla bla, que ele era obrigado a ter e o caraças. Então, mas um ciclista corre o risco de ser atropelado e ainda tem que tem seguro?!? Poderá ter seguro, mas não é isso que vai resolver o problema.

                                                          As pessoas andam demasiado à pressa, não existe tolerância nenhuma, não são capazes de perder 20 segundos atrás de um ciclista para ultrapassar em segurança. Esquecem-se que em caso de embate/acidente, vão ficar muito mais tempo retidas com situações que podem ser evitadas.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Ramires95 Ver Post
                                                            Podem caso nao cause embaraço ao transito

                                                            Onde é que uma bicicleta causa embaraço ao transito?

                                                            Comentário


                                                              Não alimentem o troll...

                                                              Comentário

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