Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Roadtrip: Marrocos!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    "Ugasse" em Marrocos agora com o AC nas couves... e quase sem locais onde vendam uma simples cerveja.

    Comentário


      #32
      Eu avisei.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Illusion Ver Post
        Eu avisei.
        A culpa é tua...

        Comentário


          #34
          Novidades: 7h de viagem hoje e o Ac comportou-se bastante bem. Não funcionou nos primeiros 15 minutos o que não foi problema, pois era de manhã cedo e tavam 27°. Depois trabalhou horas a fio e só me falhou o frio por breves minutos no calor do pára arranca.
          Muito estranho para mim, mas para já, nada que impeça de prosseguir viagem.

          Comentário


            #35
            Continuação de boa viagem

            Comentário


              #36
              Foto tirada há uns dias quando cheguei aos 1000 km de viagem... E não, o carro não estava há duas horas parado, estava sim há poucos minutos. Em circulação o termómetro andava pelos 47\48°, esse foi o dia mais forte.

              [IMG][/IMG]

              Comentário


                #37
                salaam aleikum.

                not bad esses 50º, por aqui apanhei já 47º e 44º, mas estava parado ao sol. boa viagem.

                Comentário


                  #38
                  Agora estou com outro problema, ou talvez com uníco que tenho, não sei, alguém mais entendido que diga algo...
                  Em subidas de esforço o carro aquece demasiado, e quando passa dos 90 que é o normal, já não há retorno e tenho de parar ou chega ao vermelho e dispara alarmes para parar o veiculo claro...
                  Aconteceu algumas vezes e andar por altitudes elevadas não deve ajudar. Mas nisto tudo reparei que a ventoinha do radiador nunca roda, como antes a sentia muitas vezes...
                  Isto será certamente a causa para o aquecimento. Será também para o AC parar no para arranca? Em circulação funciona perfeitamente...
                  Quando chegar amanhã a Marraquexe vou ver se encontro alguma oficina que me dê confiança...

                  Comentário


                    #39
                    A AC não funcionar com o carro parado se a ventoinha não funcionar é normal (para essa avaria)

                    O carro aquecer em andamento não.

                    Ou o termostato está avariado, ou o circuito entupido, ou o radiador entupido.

                    É bom que resolvas isso o mais rapidamente possível se não queres ficar sem motor.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                      Estou a planear uma roadtrip por terras Marroquinas.
                      Será para meados de 15/20 de Julho irá levar 2/3 semanas nas calminhas, poderei ir eu e a minha esposa, ou talvez nós dois e os meus tios!
                      Espero fazer cerca de 4500 km. 700 para cada lado são só Portugal e Espanha, os restantes serão por terras Marroquinas.
                      Ainda ando a planear o itinerário, mas já está a ganhar forma. Tenho já umas valentes horas de pesquisa, e yupie! Viva à internet e partilha de experiências e informações!!!

                      Itinerário por Marrocos:
                      Ceuta
                      Chefchaouen
                      Méknes
                      Fez
                      Ifrane
                      Azrou
                      Merzouga
                      Ouarzazate
                      Marrakesh
                      Sidni Ifni
                      Agadir
                      Essaouira
                      Rabat
                      Tanger

                      O itinerário ainda irá sofrer alterações, e irei actualizando isso aqui.
                      O carro será o meu velhinho 406 de 2002 Hdi a diesel com 200k. Está impecável e desde 2009 que o tenho, nunca teve uma avaria, apenas a regular manutenção. Os pneus da frente estão já quase no limite, estou a ponderar trocá-los pelos de trás e colocar uns novos atrás, mas por outro lado, não estou com vontade de trocar e ir já gastar uma boa parte do piso dos novos no alcatrão quente de Marrocos, até porque não espero apanhar chuvas e mesmo que apanhe, será uma condução a velocidades muito moderadas...
                      Opiniões sobre esta minha ideia? Vou também levar óleo a mais, embora o carro não gaste quase nada. Algumas sugestões de outras precauções e preparação extra?

                      Outras sugestões de locais a não perder e etc. são também bem vindas.

                      Vou tentar vir actualizar o tópico conforme vou planeando, e comprometo-me a postar a respectiva reportagem fotográfica depois da viagem.
                      Este trajecto faz-me lembrar qualquer coisa.....

                      Comentário


                        #41
                        espero que não queimes a junta da colaça ou algo assim. vê isso o mais rapidamente possível. não percebo nada de mecânica, será que não estará a acumular água no depósito? não precisará de ser sangrado apenas? no carro que agora vendi aconteceu-me isso 2x, nem podia andar 1km com ele. bastava desapertar o sangrador e aquilo deixava logo de estar nos 100º.

                        Comentário


                          #42
                          Quanto a não ser normal aquecer, não sei, mas pelo pouco que seu, penso que sim seja, quando andava a mais de 1500 metros de altitude - altos planaltos de Marrocos - com temperaturas superiores a 40° sem a ventoinha.

                          Mas ontem logo de manhã, parei numa oficina e mesmo ao domingo de manhã, rapudamente o senhor desengatou um electricista que em poucos minutos resolveu um problema.
                          Não falavam nada além de Árabe, mas ainda assim consegui explicar me por linguagem gestua e ficar com a ideia que era mau contacto.
                          E voilá: subir e descer as montanhas de Ouarzazate para Marraquexe por elevadas altitudes e nada de aquecimentos anormais. Quanto ao AC também esta impecável, quer parado quer em andamento.
                          Acredito mesmo que acabaram os problemas no Peugeot, que nunca tinha dado.
                          Será que já saí de casa com a ventoinha parada e foi por isso que fiquei sem o módulo de resistência da pequena ventoinha de ventilação ainda em Portugal??

                          Amanhã feixo Marraquexe e vou direito a Agadir, depois será só costa até ao fim. Gostei do interior mas não posso esperar por chegar ao atlântico.

                          Mais tarde seguirão as fotos e alguns videos também...

                          Comentário


                            #43
                            fecho...

                            de resto espero que corra tudo bem e sem mais sobressaltos o resto da viagem. traz algumas fotos e muitas histórias. estava frio no deserto à noite?

                            Comentário


                              #44
                              Deixo...

                              Fez um pouco de frio no deserto ao amanhecer. Dormimos na duna sob o céu estrelado mas a 2h do amanhecer tivémos de ir para dentro.

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                Quanto a não ser normal aquecer, não sei, mas pelo pouco que seu, penso que sim seja, quando andava a mais de 1500 metros de altitude - altos planaltos de Marrocos - com temperaturas superiores a 40° sem a ventoinha.

                                Mas ontem logo de manhã, parei numa oficina e mesmo ao domingo de manhã, rapudamente o senhor desengatou um electricista que em poucos minutos resolveu um problema.
                                Não falavam nada além de Árabe, mas ainda assim consegui explicar me por linguagem gestua e ficar com a ideia que era mau contacto.
                                E voilá: subir e descer as montanhas de Ouarzazate para Marraquexe por elevadas altitudes e nada de aquecimentos anormais. Quanto ao AC também esta impecável, quer parado quer em andamento.
                                Acredito mesmo que acabaram os problemas no Peugeot, que nunca tinha dado.
                                Será que já saí de casa com a ventoinha parada e foi por isso que fiquei sem o módulo de resistência da pequena ventoinha de ventilação ainda em Portugal??

                                Amanhã feixo Marraquexe e vou direito a Agadir, depois será só costa até ao fim. Gostei do interior mas não posso esperar por chegar ao atlântico.

                                Mais tarde seguirão as fotos e alguns videos também...
                                Vais adorar Agadir, as praias são fantásticas

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                  Deixo...

                                  Fez um pouco de frio no deserto ao amanhecer. Dormimos na duna sob o céu estrelado mas a 2h do amanhecer tivemos de ir para dentro.
                                  pois tiveram, é que lá faz frio à noite, mesmo no verão! imagina então se fosse em março ou assim, quase que apanhavam 0º.
                                  vais consolar-te agora de sol e calor nas praias.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Mas foi só mesmo a 2h do nascer do Sol que veio esse friozinho. Antes disso estava muito quente e eu a pensar onde estavam essas frias noites...
                                    Quanto a Sol e calor, já estou mais que consolado, lol
                                    Mas sim, percebi o que queres dizer e não posso esperar por chegar hoje às praias, mas ai da vou passar numa cascata pelo caminho.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                      Deixo...

                                      Fez um pouco de frio no deserto ao amanhecer. Dormimos na duna sob o céu estrelado mas a 2h do amanhecer tivémos de ir para dentro.

                                      Não é frio, é 20ºC
                                      Onde ficaste a dormir? No meio das dunas(óasis)? Na altura em que fui não dava para dormir dentro das tendas visto que estava +35ºC

                                      Fazer a costa atlântica de Marrocos vai ser tão...... igual ao que conheces por cá......

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Não é frio, é 20ºC
                                        Onde ficaste a dormir? No meio das dunas(óasis)? Na altura em que fui não dava para dormir dentro das tendas visto que estava +35ºC

                                        Fazer a costa atlântica de Marrocos vai ser tão...... igual ao que conheces por cá......
                                        Fiquei a dormir dentro do acampamento mas num colchão na areia. Ao amanhecer fomos para as tendas.

                                        Sim a costa é muito igual, com a excepção de algumas praias bem selvagens

                                        Comentário


                                          #50
                                          Já regressámos de viagem. Chegámos na madrugada de Domingo
                                          Passá-mos um dia em Casablanca, no qual visitámos a mesquita Hassan II, e um parque de diversões e resolvemos tomar a auto-estrada e regressar. Já não fomos a Rabat e Arzila. Arrancámos de Casablanca a meio da tarde, e foi pela auto-estrada um directo a Ceuta, à velocidade que me sentia seguro para circular. Dormimos num terrível Ibis em Fnideq perto de Ceuta e no dia seguinte apanhámos o Ferry para a Europa, e como é bom estar na Europa.
                                          Gostámos muito da viagem, mas depois de 15 dias por lá, o jeito Marroquino de nos incomodar para tudo e mais alguma coisa, começou a deixar de nos divertir, e sim a ser chato, e acho que isso foi o que nos fez voltar sem completarmos o nosso itinerário.
                                          Quanto à condução, muito má mas nada de impossível, o que me incomodou mais nem foram os condutores, mas sim os peões, que desfilam na estrada como se estivessem no céu.
                                          Enfim, foi uma grandiosa e óptima experiência que nem saiu muito dispendiosa, um carro cheio de lembranças e mais de 5000 km rodados.
                                          A foto reportagem virá a seu tempo. Temos mais de 1500 fotos para ver, editar e muitas apagar.
                                          Aqui fica a foto tirada só no dia seguinte dentro do Peugeot:

                                          [IMG]postimg.org/image/xvcifdsl5/]

                                          Comentário


                                            #51
                                            cá espero pelas fotos. não sei o que arzila terá de monumentos, mas foi uma cidade importante. não sei se perdeste muito ou não. rabat sendo quase a capital, terá de certeza muitas coisas interessantes para ver. talvez um dia (para o ano, quem sabe, uma vez que o carro já ficou a conhecer as estradas de marrocos!) fazeres essas duas cidades e mais alguns pontos aí perto em 8 dias. é uma ideia...

                                            quanto à autoestrada, como se processa o pagamento? é estilo frança? quais os valores? é que nunca ouvi ninguém falar de que andou na AE em áfrica. já andei numa via rápida ou AE, já não me recordo, no egito, mas foi num táxi e autocarro. era carros com luzes fundidas (90% deles) e/ou sem luzes traseiras e o nosso táxi, numa velha 504 ou 505 (penso que a última) com um cão no capot a 90km/h na diata via rápida e o cão nem se queixava!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Em Tânger há um Ibis Budget muito fixe. Tem apenas o essencial, mas asseado.

                                              Aguardamos pelas fotos

                                              Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                              cá espero pelas fotos. não sei o que arzila terá de monumentos, mas foi uma cidade importante. não sei se perdeste muito ou não. rabat sendo quase a capital, terá de certeza muitas coisas interessantes para ver. talvez um dia (para o ano, quem sabe, uma vez que o carro já ficou a conhecer as estradas de marrocos!) fazeres essas duas cidades e mais alguns pontos aí perto em 8 dias. é uma ideia...

                                              quanto à autoestrada, como se processa o pagamento? é estilo frança? quais os valores? é que nunca ouvi ninguém falar de que andou na AE em áfrica. já andei numa via rápida ou AE, já não me recordo, no egito, mas foi num táxi e autocarro. era carros com luzes fundidas (90% deles) e/ou sem luzes traseiras e o nosso táxi, numa velha 504 ou 505 (penso que a última) com um cão no capot a 90km/h na diata via rápida e o cão nem se queixava!
                                              A autoestrada têm cabines como as nossas. A única diferença é que tu para ires de Tanger a Marraquexe tens aí umas 10 portagens de plena via...

                                              Marrocos está bastante "europeizado", principalmente as cidades e as ligações entre estas. Quando lá fui, ia acompanhado por um holandês que está em Portugal há 30 anos... ele estava sempre a repetir que aquilo não é diferente do que encontrou quando cá chegou.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                                mas depois de 15 dias por lá, o jeito Marroquino de nos incomodar para tudo e mais alguma coisa, começou a deixar de nos divertir, e sim a ser chato, e acho que isso foi o que nos fez voltar sem completarmos o nosso itinerário.
                                                Quanto à condução, muito má mas nada de impossível, o que me incomodou mais nem foram os condutores, mas sim os peões, que desfilam na estrada como se estivessem no céu.
                                                Enfim, foi uma grandiosa e óptima experiência que nem saiu muito dispendiosa, um carro cheio de lembranças e mais de 5000 km rodados.
                                                Sei o que é. Aposto que gostaste mais da zona após Atlas...

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                  ele estava sempre a repetir que aquilo não é diferente do que encontrou quando cá chegou.
                                                  agora já estamos uns 10 anos à frente do que quando ele chegou.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Desculpem-me todos a ausência, mas sabem como é o Agosto... Agora que estou de volta ao ritmo laboral, vou começar a postar no tópico.

                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    cá espero pelas fotos. não sei o que arzila terá de monumentos, mas foi uma cidade importante. não sei se perdeste muito ou não. rabat sendo quase a capital, terá de certeza muitas coisas interessantes para ver. talvez um dia (para o ano, quem sabe, uma vez que o carro já ficou a conhecer as estradas de marrocos!) fazeres essas duas cidades e mais alguns pontos aí perto em 8 dias. é uma ideia...

                                                    quanto à autoestrada, como se processa o pagamento? é estilo frança? quais os valores? é que nunca ouvi ninguém falar de que andou na AE em áfrica. já andei numa via rápida ou AE, já não me recordo, no egito, mas foi num táxi e autocarro. era carros com luzes fundidas (90% deles) e/ou sem luzes traseiras e o nosso táxi, numa velha 504 ou 505 (penso que a última) com um cão no capot a 90km/h na diata via rápida e o cão nem se queixava!
                                                    Arzilah é uma antiga cidade Portuguesa e toda branca ao estilo Algarvio. Como um dos objectivos da viagem foi ver a maior diversidade paisagística possível, estava no itinerário. Quanto a Rabat, sim e não... Gostava de ter conduzido também na capital mas depois de tudo o que pesquisei acerca de Rabat, não consta informação de muitas atracções turísticas como outras cidades.

                                                    Quanto à auto-estrada, é como alguém já disse acima. Mas com um problema que penso ter sido criado recentemente:
                                                    Foi criada uma espécie de via-verde, mas com uma cancela que te obriga a parar na mesma e na qual só passas depois do identificador ser lido.
                                                    Óptima ideia, para descongestionar as muito congestionadas portagens, que são mais que muitas, mas....
                                                    Mesmo com essas vias muito bem sinalizadas, os condutores ao bom estilo Marroquino, ao verem uma via com menos carros, toca de enfiar-se nela, com ou sem identificador. Quando chegam à cancela, sem o dito, nada de abrir, e depois já não podem ir a lado nenhum, pois estão bloqueados pelos separadores e carros por trás. Aí entra a polícia e trabalhadores da auto-estrada e é uma confusão dos diabos. Têm de começar a desviar os condutores das vias ao lado, e mandá-los parar, para dar espaço para quem está atrás, na "via-verde", esperar temporariamente nas vias de passagem com pagamento convencional, de modo ao condutor errante poder sair e chegar ao seu lugar, que também é difícil.
                                                    Ainda assim, muitos dos que foram desviados temporariamente, depois quando voltam à "via-verde" também não têm identificador.
                                                    E via isto acontecer dezenas de vezes em cada praça de portagem. A ideia era boa, mas em Marrocos além de não resultar, está a congestionar muito mais!

                                                    Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                    Em Tânger há um Ibis Budget muito fixe. Tem apenas o essencial, mas asseado.

                                                    Aguardamos pelas fotos



                                                    A autoestrada têm cabines como as nossas. A única diferença é que tu para ires de Tanger a Marraquexe tens aí umas 10 portagens de plena via...

                                                    Marrocos está bastante "europeizado", principalmente as cidades e as ligações entre estas. Quando lá fui, ia acompanhado por um holandês que está em Portugal há 30 anos... ele estava sempre a repetir que aquilo não é diferente do que encontrou quando cá chegou.
                                                    Europeizado, mas como dizes, só nas cidades e litoral, porque pelos meios pequenos do interior, o contraste é gigante.

                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Sei o que é. Aposto que gostaste mais da zona após Atlas...
                                                    Gostámos muito particularmente de uma cidade antes de atravessar o Atlas: Méknes.
                                                    Adorámos atravessar o Atlas, para o Sul, e sim, começámos verdadeiramente a disfrutaro pós Atlas...

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      conta mais...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Speaker Ver Post
                                                        Desculpem-me todos a ausência, mas sabem como é o Agosto... Agora que estou de volta ao ritmo laboral, vou começar a postar no tópico.





                                                        Europeizado, mas como dizes, só nas cidades e litoral, porque pelos meios pequenos do interior, o contraste é gigante.

                                                        À medida que vamos descendo vai ficando menos europeizado. Mas, para mim, é aí que reside o encanto... Comer um peixe frito e um grelhado por 6€ num peixaria a cair em Boujdour, partilhar o prato de couscous com os mecânicos em Dahkla, partilhar uma cerveja com um marroquino em Ait Ben hadou, etc. Se tivesse mais dias de férias em Outubro ia dormir à Medina de Marrakesh uns dias.

                                                        Obviamente que nem todos apreciam este tipo de turismo... De qualquer forma, para África a "sério" é melhor descer até à Mauritânia, ou então as cores do Senegal.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                          À medida que vamos descendo vai ficando menos europeizado. Mas, para mim, é aí que reside o encanto... Comer um peixe frito e um grelhado por 6€ num peixaria a cair em Boujdour, partilhar o prato de couscous com os mecânicos em Dahkla, partilhar uma cerveja com um marroquino em Ait Ben hadou, etc. Se tivesse mais dias de férias em Outubro ia dormir à Medina de Marrakesh uns dias.

                                                          Obviamente que nem todos apreciam este tipo de turismo... De qualquer forma, para África a "sério" é melhor descer até à Mauritânia, ou então as cores do Senegal.
                                                          Sei bem o que dizes do Sul de Marrocos! Mas depois de tudo o que passámos no Norte e Sudeste, ao chegar a Marrakesh, foi um choque! Já ninguém olhava de lado para a minha esposa por não usar Hijab!

                                                          Quanto a continuar pelo Sul dentro, talvez um dia... Mas a segurança deixa-me de pé atrás!

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                                            À medida que vamos descendo vai ficando menos europeizado. Mas, para mim, é aí que reside o encanto... Comer um peixe frito e um grelhado por 6€ num peixaria a cair em Boujdour, partilhar o prato de couscous com os mecânicos em Dahkla, partilhar uma cerveja com um marroquino em Ait Ben hadou, etc. Se tivesse mais dias de férias em Outubro ia dormir à Medina de Marrakesh uns dias.

                                                            Obviamente que nem todos apreciam este tipo de turismo... De qualquer forma, para África a "sério" é melhor descer até à Mauritânia, ou então as cores do Senegal.
                                                            Sei bem o que dizes do Sul de Marrocos! Mas depois de tudo o que passámos no Norte e Sudeste, ao chegar a Marrakesh, foi um choque! Já ninguém olhava de lado para a minha esposa por não usar Hijab!

                                                            Quanto a continuar pelo Sul dentro, talvez um dia... Mas a segurança deixa-me de pé atrás!

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Ps: O ferry é sim negociável no local. Eu consegui bilhete com data livre de regresso, por 230€ para duas pessoas mais o carro, quando na net indicava perto de 300€.

                                                              Agora umas fotos:

                                                              Depois do azar com a ventilação relatado acima, e pernoitar em Sevilha, a viagem de Sevilha para o Sul, foi feita num Sábado de manhã de Julho com muito calor, e visto que era a autoestrada que levava ao litoral para a zona de Cádiz e outros tais, o tráfego era mais que muito, sem paragens, mas com muito trânsito. Talvez por isso vi algo inédito - para mim.
                                                              Nuestros Hermanos, tinham Helicópteros no ar a sobrevoar à risca a autoestrada e que segundo os condutores espanhóis estariam mesmo a "flashar" os speedosos e quem circulava a menos de 70 metros do veículo da frente:

                                                              [IMG][/IMG]
                                                              [IMG]

                                                              Convés de carga do ferry:
                                                              [IMG]

                                                              Depois de atravessada a fronteira de Ceuta, há sempre o primeiro choque da confusão na primeira cidade Marroquina. é a troca de prioridades nas rotundas, são os peões, e até a polícia a repreender-me fortemente por ao bom estilo Europeu, parar para dar passagem numa passadeira. Depois fizemos uma viagem por estradas sinuosas de montanha de 110 km mas que levou mais de 2h. E foi este o primeiro transporte de carga que me chocou, depois deixaram de chocar. Estas manilhas gigantes estavam seguras com cordas não muito grossas:
                                                              [IMG]

                                                              Já em Chefchouen, que é uma cidade que gostei muito. O centro é todo azul, para afastar os mosquitos dizem os locais. No topo da cidade, existem umas pequenas cascatas de água gelada onde o povo lava roupa ou os negócios locais usam como frigorífico. Aí há também uns percursos pedestres, onde ainda fizemos um curtinho:
                                                              [IMG][/IMG]

                                                              Vi a constatar que uma das atracções em Marrocos, é alugar nas praças voltinhas em mini-carros para as crianças. Talvez seja por isso que os Marroquinos conduzem com tanta destreza. E não, não estou a ser sarcástico. Alguns destes carros são até telecomandados.

                                                              [IMG][/IMG]

                                                              [IMG][/IMG]


                                                              [IMG][/IMG]

                                                              [IMG][/IMG]

                                                              [IMG][/IMG]


                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X