Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente Grave A25 - 46 Viaturas, 7 mortos. Provável causa: homicídio por negligência

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Sim, essa parte eu percebi. Mas depois no parágrafo seguinte eles dizem:

    "só depois do apuramento dos índices de sinistralidade anuais das diversas concessões ..."

    Neste caso interpretei "as diversas concessões da concessionária", daí o meu post. Mas efectivamente faz mais sentido que estejam a falar das "diversas concessões em Portugal".
    Pois... esperemos que sim

    Comentário


      Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
      60 km/h no estádio de Aveiro onde se junta a A17 à A25, é só numa curva e durante pouco tempo mas é de 60 km/h.
      Tens razão, nem me estava a lembrar desse, como está numa zona com várias cruzamentos e afins, passou-me...

      Agora não estou a ver bem, mas isso só acontece no sentido Aveiro Viseu não é?

      Comentário


        Na segunda-feira passada registaram-se 627 acidentes !!!

        Logo o problema não é só da AE25 nem de todas as outras AE's ou nacionais é sim de quem por lá anda que não sabe adequar a velocidade ás condições da via e climatéricas.

        Infelizmente o acidente na A25 foi mesmo muito trágico!

        Comentário


          Originalmente Colocado por youbi Ver Post
          Tens razão, nem me estava a lembrar desse, como está numa zona com várias cruzamentos e afins, passou-me...

          Agora não estou a ver bem, mas isso só acontece no sentido Aveiro Viseu não é?
          Não, no sentido Viseu- Aveiro também tem o limite de 60 km/h por umas dezenas de metros.

          Comentário


            Originalmente Colocado por BmwE90 Ver Post
            Errado. A A25 é uma autoestrada onde o limite máximo em alguns troços é de 120 km/h. No entanto tem curvas onde é de 60 e 80.

            Cumprimentos

            Se tem locais onde só se pode andar a 60 (não sei, estou a seguir o que disse) como é que pensam portajar essa auto-estrada? Segundo a lei não podem ser cobradas portagens se houver troços em que a velocidade máxima corresponda a 1/3 da velocidade máxima numa AE...

            Comentário


              Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
              Sabendo que a A25 é uma autoestrada onde o limite é 100...
              Bem se ve que nao sabes do que falas...
              Eu ia numa zona de 120 km/h, o carro tinha pneus, suspensoes em condiçoes, farois de xenon,ABS e IDS +.Alem disso ate meio da curva a velocidade nao era excessiva, isto é se a curva mantivesse o seu raio, fazia sem qualquer problema e na zona nao havia nenhum sinal de perigo ou avisar que era uma curva perigosa, penso que nem tinha se quer aqueles sinais com setas laranjas dentro dos quadrados pretos
              E Eu se calhar conheco melhor a estrada do que o DeCeI, pelo menos dquilo que tem postado so denota isso mesmo, alem disso vivo numa zona do pais onde das tres ligaçoes as principais cidades e fronteiras, duas sao feitas pela A25.

              O problema e que os acidentes continuam a suceder-se na A25, mas nunca mais foram noticiados.

              E para que saibas DECEI a A25 tem zonas de 60 km/h de 80 km/h, de 100 km/h e de 120 km/h
              Editado pela última vez por GTTDI; 26 August 2010, 19:44.

              Comentário


                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                Bem se ve que nao sabes do que falas...
                Eu ia numa zona de 120 km/h, o carro tinha pneus, suspensoes em condiçoes, farois de xenon,ABS e IDS +.Alem disso ate meio da curva a velocidade nao era excessiva, isto é se a curva mantivesse o seu raio, fazia sem qualquer problema e na zona nao havia nenhum sinal de perigo ou avisar que era uma curva perigosa, penso que nem tinha se quer aqueles sinais com setas laranjas dentro dos quadrados pretos
                E Eu se calhar conheco melhor a estrada do que o DeCeI, pelo menos dquilo que tem postado so denota isso mesmo, alem disso vivo numa zona do pais onde das tres ligaçoes as principais cidades e fronteiras, duas sao feitas pela A25.

                O problema e que os acidentes continuam a suceder-se na A25, mas nunca mais foram noticiados.

                E para que saibas DECEI a A25 tem zonas de 60 km/h de 80 km/h, de 100 km/h e de 120 km/h
                E é possível fazer-se de Viseu à saída da A1, com as devidas condições, tudo a 150km/h (curvas incluídas)...agora vou fujir.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  E é possível fazer-se de Viseu à saída da A1, com as devidas condições, tudo a 150km/h (curvas incluídas)...agora vou fujir.
                  Não são todos os carros que o conseguem fazer em segurança. Existem pelo menos 2 curvas (que me lembro) que "enganam" e não é pouco.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                    E Eu se calhar conheco melhor a estrada do que o DeCeI, pelo menos dquilo que tem postado so denota isso mesmo, alem disso vivo numa zona do pais onde das tres ligaçoes as principais cidades e fronteiras, duas sao feitas pela A25.
                    E ?

                    Curioso ou não, nunca apanhei sustos na A25, nem sequer no IP5. Mesmo excedendo por vezes os limites impostos...

                    Comentário


                      Os grandes acidentes na antiga IP5 eram derivados às ultrapassagens no limite. Havia excesso de pesados a circular muito devagar e poucos sítios que permitiam ultrapassagens seguras (2 faixas). O pessoal cansava-se de andar dezenas de quilómetros a passo e arriscava ultrapassagens. Claro que os acidentes aconteciam. Das vezes que me senti mais inseguro na IP5 foi sempre nessas mesmas ultrapassagens e não tanto no traçado da estrada.

                      Era um pouco perigosa, isso sim, precisamente nos dias de nevoeiro e chuva

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                        E é possível fazer-se de Viseu à saída da A1, com as devidas condições, tudo a 150km/h (curvas incluídas)...agora vou fujir.
                        não fujas porque é verdade, ainda à pouco tempo a fiz a essa velocidade, e não achei nada de mais. temos que ir com atenção, eu fiz de noite já meia noite e não havia um único carro sempre com as luzes de estrada, fez-se bem.

                        mais perigosa acho a A29 quando começa o traçado do antigo IC1, trajecto esse com limite de 100km/h

                        Comentário


                          É possível fazer, mas não em segurança.

                          Tem imensas curvas cegas que a essa velocidade, se por algum motivo estiver um carro parado na faixa, não têm qualquer hipótese de o evitar.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
                            não fujas porque é verdade, ainda à pouco tempo a fiz a essa velocidade, e não achei nada de mais. temos que ir com atenção, eu fiz de noite já meia noite e não havia um único carro sempre com as luzes de estrada, fez-se bem.

                            mais perigosa acho a A29 quando começa o traçado do antigo IC1, trajecto esse com limite de 100km/h
                            Fizeste a A25 toda a essa velocidade? Inclusivé naquela curva perto de Viseu onde está limitada a 80 km/h com radar?

                            EDIT: Ok. ja vi que falam no troço de Viseu até à A1, já depois dessa curva Sim, também não me parece problemático, se as condições forem boas...

                            Comentário


                              Mais uma achega:

                              Investigação

                              Carro terá "voado" e causado acidente

                              por AMADEU ARAÚJO, VHoje



                              Testemunhas dão conta de carro que terá galgado separador central e originado segunda colisão na A25
                              A possibilidade de um carro ter galgado o separador central e ter estado na origem do segundo acidente da A 25 é uma hipótese que está a ser seguida pela investigação, que já concluiu a fase de recolha de vestígios e prepara-se para começar a inquirir os primeiros condutores.
                              "Há alguns relatos que dão conta de que um carro, envolvido no primeiro acidente, possa ter saltado o separador central e originado o segundo acidente, em sentido contrário. É uma das pistas que estão a ser seguidas", disse ao DN um oficial da GNR que está a investigar o acidente, sob a direcção do Ministério Público.
                              A investigação "autonomizou os processos dos dois acidentes, para facilitar e acelerar o trabalho", adiantou a fonte. Por esclarecer está o papel do Renault 19, movido a GPL, no deflagrar do incêndio: "Estamos a analisar as válvulas e ligações para saber se houve alguma anomalia. A possibilidade de ter sido este carro a iniciar o incêndio não está posta de parte", precisou o oficial.
                              No Renault 19 viajavam duas das mulheres carbonizadas e que foram sujeitas a testes de ADN cujos resultados deverão ser hoje comunicados à família. Um "preciosismo responsável", disse a fonte para quem "todos os indícios confirmam as identidades já avançadas" (caixa em baixo).
                              A investigação prepara-se agora para "recolher os depoimentos dos condutores, processo que será moroso devido à disparidade geográfica das residências", concluiu.
                              Os dois acidentes de segunda- -feira na A25 junto ao Nó de Talhadas, Sever do Vouga, envolveram 59 viaturas e provocaram cinco mortos e 72 feridos. As seguradoras anunciaram já que deverão accionar um protocolo para choques em cadeia que prevê a indemnização imediata dos proprietários dos veículos antes do apuramento de responsabilidades. Caso o protocolo seja accionado para o choque em cadeia da A25, cada seguradora "assume os danos ocorridos nos veículos da sua própria companhia" ainda antes de concluído o processo de peritagem do acidente, o que torna o "processo de indemnização muito célere", disse o director-geral adjunto da Associação Portuguesa de Seguradores , Miguel Guimarães, à Lusa.
                              Estão ainda internados cinco feridos dos acidentes de segunda-feira na A25. Nos Hospitais da Universidade de Coimbra permanecem internados quatro feridos enquanto no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, está a mulher de 30 anos, que também viajava no carro GPL. A vítima, que tem queimaduras em 25% do corpo, está "estável mas mantém um prognóstico reservado"", afirmou fonte hospitalar. "A senhora está estável, continua na Unidade de Queimados e está com prognóstico reservado", resumiu a fonte, adiantando que se mantém ventilada e que tem queimaduras na cara, tronco e membros.
                              Os psicólogos do INEM continuam a dar assistência a 52 vítimas, familiares e bombeiros do acidente.
                              Fonte: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/in...&seccao=Centro

                              Comentário


                                Eu e a Mrs.X já tinhamos referido essa situação, de um carro ter galgado o separador, tendo sido na altura referido por um dos intervenientes, ex-comandante da BT.

                                Comentário


                                  Acho totalmente despropositado continuarem a dar algum enfase à situação do veiculo a GPL, quando é uma situação que poderia ocorrer em qualquer veículo.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                    E ?

                                    Curioso ou não, nunca apanhei sustos na A25, nem sequer no IP5. Mesmo excedendo por vezes os limites impostos...
                                    Os acidentes só acontecem pela improcedência das pessoas, ou em alguns casos (como este do topico) por consequência de outros.
                                    Fiz centenas de milhares de kms na IP5, faço centenas de milhares de kms na A25 e tambem nunca apanhei nenhum susto.
                                    Isto que eu vou escrever não é coisa de ser escrita, mas para a comparação fiz "n" vezes a IP5 a 120kms/h e nunca, repito nunca tive um susto sequer.
                                    O problema aqui não era dar 120kms/h era as condições em que se davam esses 120kms/h. Tambem a fiz muitas vezes a 50-60kms/h por falta de condições para dar mais, e nessas alturas vi muitos artistas a arriscarem.

                                    Em Fevereiro apreciei uma cena, que me deu vontade de sair do carro, pegar num "trabuco" e desfazer a cara á paulada a meia dúzia de indivíduos.
                                    Circulava na A25 sentido Aveiro -Viseu por volta das 14h, estava enevoado, travejava e ameaçava chover, mais ou menos na zona desse acidente começa a cair granizo grande, mas a via estava perfeitamente circulavel, desde que adaptada a velocidade e ligados todos os componentes de visibilidade.
                                    Qual não é o meu espanto que mais á frente, debaixo da ponte, estão 10 ou 12 carros parados no meio das faixas de rodagem a "acoitarem-se" do granizo, valá, lembraram-se de deixar a faixa da esquerda aberta para quem quisesse passar...a minha satisfação foi que do outro lado já estava a passar um carro da GNR.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                      Acho totalmente despropositado continuarem a dar algum enfase à situação do veiculo a GPL, quando é uma situação que poderia ocorrer em qualquer veículo.
                                      Se de facto o fogo começou nesse veículo, acho que isso é informação relevante. Porque há muitos acidentes diariamente com carros a gasolina e eles não pegam fogo de um momento para o outro. Aliás, o testemunho de que havia pessoas a arder demonstra que o fogo alastrou de forma muito repentina. O depósito sabemos que não rebentou, caso contrário haveria testemunhos de explosão. Mas e uma fuga, não poderia ser o suficiente? As válvulas resistiram ao acidente?

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        Se de facto o fogo começou nesse veículo, acho que isso é informação relevante. Porque há muitos acidentes diariamente com carros a gasolina e eles não pegam fogo de um momento para o outro. Aliás, o testemunho de que havia pessoas a arder demonstra que o fogo alastrou de forma muito repentina. O depósito sabemos que não rebentou, caso contrário haveria testemunhos de explosão. Mas e uma fuga, não poderia ser o suficiente? As válvulas resistiram ao acidente?
                                        Tens razão e eu concordo, mas isso é depois de investigar e perceber se foi daí.
                                        Agora é só "lixo" para encher os jornais e parece que o camião transportava matérias altamente inflamáveis.

                                        Comentário


                                          Há dez anos, foi assim também na A1: nevoeiro cerrado, condutores apressados a mais de 100 km/h, choques em cadeia – primeiro num e depois noutro sentido –, entre Torres Novas e Santarém. Uma tragédia que esmagou 257 carros, matou quatro pessoas e feriu 35, avança a edição do SOL esta sexta-feira

                                          A 23 de Agosto de 2010, também uma segunda-feira, a história repetiu-se, desta vez na A25: dois acidentes de cada lado da estrada, separados por seis minutos e 600 metros, semearam o terror em Aveiro, no concelho de Sever do Vouga. Um cocktail de chuva miudinha, nevoeiro denso e velocidade incendiou 12 carros, matou cinco pessoas (dois cadáveres estão carbonizados e irreconhecíveis à primeira vista) e feriu 64.
                                          ‘O carro girou como um disco’

                                          João Santos e a mulher escaparam por um triz ao incêndio: «De repente, deixei de ver o capô, liguei os piscas e travei. À minha frente já estavam carros a arder, enfaixados uns nos outros, e um pesado que me tinha ultrapassado segundos antes».

                                          O seu Peugeot 206, irrecuperável, foi o amuleto da sorte: «Bateram-me cinco vezes. O carro girou como se fosse um disco. Mas ainda bem que não saímos logo, porque mesmo ao nosso lado passou um jipe à velocidade de uma bala», conta João, ainda hoje incrédulo: «Como é possível carros a furarem uma cortina de fumo e névoa sem sequer abrandarem?». No sentido Aveiro-Viseu o limite é de 100 km/h e no lado oposto é de 120 km/h.




                                          Naquela tarde, a coragem de João mudou pelo menos um destino. O de uma mulher em chamas: «Até o cabelo estava a arder. Rasguei-lhe a roupa da cintura para cima, estava em carne viva. Fechei os olhos e esperei até que os bombeiros a levassem».

                                          Do outro lado da A25, a mesma tragédia desfilava com sons e cores semelhantes. «A única coisa que se via eram as marcas no piso. Ainda sem ver o fumo, reduzi para 60 km/h. Mas era ultrapassado por carros a mais de 120 km/h» – contou ao SOL Moreira, cabo reformado da GNR, obrigado a reviver lembranças amargas do ofício: «Eu e vários condutores recuámos vários metros para criar um espaço de segurança e evitar o cenário do outro lado. Até que um pesado desgovernado passa por nós e leva 19 carros à frente».

                                          Por todo o lado, recorda, «pneus estoiravam como bombas». Ao fim de três horas, Moreira abandonou a A25 com uma infeliz certeza: «Foi o pior acidente que vi em 22 anos de experiência».


                                          Sol

                                          Comentário


                                            Eu estive presente nesse dia fatidico na A25, não estive envolvido por cerca de 10 minutos, vi o que penso ter sido a primeira ambulancia a chegar ao local a entrar no nó das talhadas. Vários quilometros antes já me tinha deparado com o nevoeiro e adaptado a minha condução (os médios e faróis de nevoeiro já vinham quase desde aveiro). circulava a +\-70 km\h na faixa da direita e com medo de me deparar com os camiões que fazem aquela subida carregados e a velocidades extremmente lentas. Fui ultrapassado por N carros a velocidades muito mais elevadas que a minha, sem faróis ligados (nem minimos). consegui ver os carros imobilizados á miha frente com os quatro piscas ligados e parar em segurança.
                                            Trata-se de uma estrada que conheço mas onde estara a conduzir só pela 3ª x, por herdar o titulo de 'estrada da morte' e pelas condições adaptei a minha condução. Posso parecer presunçoso, mas se todos fizessem como eu fiz, poderia não ter sido tão grave.
                                            1º Condições atmosféricas
                                            2º Ter cuidado numa estrada que não se conhece
                                            3º respeitar o código (pelo menos o básico)
                                            4º estar atento
                                            São actos que ajudam e muito.
                                            Aconteceu!
                                            Poderia ter sido evitado? provavelmente não
                                            Poderia ter sido minimizado? provavelmente sim
                                            Agora só acho que não devem culpabilizar o concessionário e a estrada em tão elevado gráu. Dizem-nos: São estas as condições da estrada, está onde está e aqui estão as regras para a utilizar. Cabe a nós ter cabeça para isso.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por KingTDI Ver Post
                                              Isto que eu vou escrever não é coisa de ser escrita, mas para a comparação fiz "n" vezes a IP5 a 120kms/h e nunca, repito nunca tive um susto sequer.
                                              O problema aqui não era dar 120kms/h era as condições em que se davam esses 120kms/h. Tambem a fiz muitas vezes a 50-60kms/h por falta de condições para dar mais, e nessas alturas vi muitos artistas a arriscarem.
                                              Nem mais !

                                              Comentário


                                                Na minha opinião, o que choca mais as pessoas,neste acidente foi o facto de terem ardido 12 carros!
                                                Se calhar muitos questionam-se como pode haver um incendio, quando, em tempos passados, tivemos um camiao que levou 50 carros a frente na descida de Monsanto, penso que em 1999 e em 2000 um acidente com maus de 200 carros na A1, sendo que uma das vitimas mortais, morreu devido em parte a fraca segurança passiva do veiculo que conduzia (penso que era ou uma Izusu NKR ou uma Toyota Dyna), que ou nao tinha ou se tivesse estruturas de deformação programavel, possuiam capacidades limitadas e n~´ao houve qualquer incendido.

                                                Vi na imagem postada atras, que um camiao se despistou, originando um dos acidentes; sera que um ods veiculos que embateu no camião, ajudado pelos sucessivos embates,danificpu de tal forma o tanque de combustivel do camião e juntamente com uma pequena faisca, curto de circuito, provocou o incendio?


                                                Le auto a GPL sono sicure? Il crash test di ADAC
                                                http://www.youtube.com/watch?v=pUAg5XQ7igo

                                                Le auto a Metano sono sicure? Un incendio per dimostrarlo [SUB-ITA]
                                                http://www.youtube.com/watch?v=yb5i2i78RUU&NR=1
                                                Editado pela última vez por GTTDI; 28 August 2010, 10:02.

                                                Comentário


                                                  Deve ter sido mesmo aterrador

                                                  Os meios(2 VMER, 1 VIC) que foram de Lisboa para o local demoraram cerca de 1h30m a chegar

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Xkoviak Ver Post
                                                    Deve ter sido mesmo aterrador

                                                    Os meios(2 VMER, 1 VIC) que foram de Lisboa para o local demoraram cerca de 1h30m a chegar
                                                    Helicoptero certo? Porque de carro parece-me optimista...

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                                      Helicoptero certo? Porque de carro parece-me optimista...
                                                      Carro...
                                                      Também me parece muito optimista mesmo, só afirmo esse tempo porque foi o que li num forum de bombeiros...tive a fazer as contas e dá qualquer coisa como cerca de 190 km/h de média...

                                                      O que li foi:

                                                      "Sei que demoraram pouco mais de 1H30 os meios que sairam de Lisboa.

                                                      1 VIC e 2 VMER's

                                                      A nivel do material isso é muito vago...Não sei se conhecem o veiculo do RSB, o AAP ( deconheço a nova tipificação, mas creio que alguns membros podem confirmar ) esse veiculo tambem está equipado para situações multivitimas.

                                                      O que tenho pena é que em conversas, e mesmo aqui no portal, alguns Bombeiros descartam estes meios com o argumento que não têm muito uso!! É certo que é caro, mas usar uma vez de ano a ano e ter bons resultados, paga o valor do veiculo."


                                                      Agora, esse tal "pouco mais" deve poder ser mais 10 ou 20 minutos digo eu...

                                                      Comentário


                                                        Para fazer esse tempo teria de ser mesmo sempre a abrir e sem transito...as VMER's acredito que sejam bem capazes de fazer esse tempo, a VIC não me parece....

                                                        Para quem não sabe, as VIC são ivecos e penso que também tenham Sprinter's, pelo que vi nas noticias estava lá a Iveco.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post

                                                          Muito, mas muito pouco provável... aquilo é zona de rail, fosso, rail... a menos que alguém muito alucinado circulasse a mais de 150km/h não vejo como é que isso pode acontecer.

                                                          Mas agora é como tudo, vai-se especular e inventar tudo e mais alguma coisa... até já andam a criticar o piso da A25!

                                                          Comentário


                                                            Encontrei a Sprinter:

                                                            Comentário


                                                              Vão-me desculpar mas para fazer uma média de 190Km/h em estradas abertas ao trânsito e de dia até de "Ferrari" era complicado quanto mais com Ivecos ou Sprinters.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X