Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Violência no trânsito... mas está tudo parvo ou quê?!?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Seneca Ver Post
    Há uns anos presenciei uma que nunca mais esqueci. No acesso à rotunda do relógio para quem vem da 2ª circular estava um toyota yaris com um casal parado na fila do semáforo entre dois carros. Da mesma direção chega um fulano com algum arcaboiço montado numa moto Yamaha Mt-01 recém lançada na altura. O fulano para a mota calmamente, desmonta, tira o capacete e começa a amolgar o toyota ao pontapé e com o capacete. Não deve ter ficado um painel direito. Quando o fulano começa a tentar partir os vidros o condutor do toyota que devia estar completamente em pânico faz marcha atrás batendo na viatura que lá estava parada, passa o vermelho e desaparece. O fulano da moto po~e o capacete calmamente, monta -se, liga a moto e vai parar ao semáforo para seguir normalmente viagem. O desgraçado que apanhou com a batida do yaris saiu do carro e fica a olhar para a frente toda amolgada. Parecia um filme...
    Já assisti a uma cena parecida mas neste caso foi o gajo da mota que ficou "apeado"

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
      Algo me diz que o teu amigo procurava uma solução para não ter de criar o puto.

      -Ser morto
      -Ser preso
      -A mulher deixá-lo para não ter mais cenas dessas
      Na realidade quase que aposto que o amigo estaria com problemas graves de depressão... E se assim for, esses indivíduos podem ser bastante perigosos e não vale a pena serem provocados.

      Digo isso porque também conheço um Pedro com algumas histórias dessas... mas este que conheço sofre (ou sofria) mesmo de depressão e tomava medicamentos que o fizeram inchar. Também já deu uma (pelo menos) tareia num taxista, mais uma série de outros acontecimentos meio mirabolantes.. ....

      Mas a realidade é que até é uma excelente pessoa e é bastante acessível, mas quando lhe saltava a tampa não era eu que gostava de estar ao pé.
      Editado pela última vez por Jacare; 20 July 2012, 14:21.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por Miguel1994 Ver Post
        Há que ter muito cuidadinho com quem se econtra na estrada.

        Mais vale engolir uns sapos...

        Cumprimentos
        Infelizmente, mas mesmo Infelizmente, é a melhor opção...e contra mim falo.

        Comentário


          #64
          Há uns tempos atrás , estava o meu pai, de noite, numa fila de trânsito. um carro atrás, começa a encostar-se ap para choques, e em 1ª e marha atrás sucessivamente, a dar encostos no para choques. O meu pai olha pelo espelho, e os gajos " entao, isso não anda ? " Ele vai para sair do carro, quando repara que lá dentro estão uns 5 gajos....

          Acabou por fechar a porta e seguir viagem.

          Claro está que se fosse só 1 ou 2 aquilo não tinha ficado assim e de facto nunca se sabe como iria acabar.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
            Pessoal o melhor é evitarem todo e qualquer conflito.

            Facilitem o máximo que puderem, não respondam a insultos, não partam para a violência, sejam educados e cavalheiros.

            Com isto não quero dizer para se alguém se virar a vocês para ficarem parados a levar porrada, mas se seguirem as premissas referidas em cima vão ver que não vão ter sequer problemas.

            A uns anos atrás assisti a uma cena lamentável no trânsito. Numa rotunda e com trânsito muito lento, um dos carros que ia na faixa do meio da rotunda decide sair para a faixa da direita. Ora o condutor que ia à direita não lhe facilitou a entrada.

            Nisto o que queria sair abre o vidro e diz "Ho meu grande *********, vais-me deixar entrar ou não?"

            O outro responde "********* és tu pá".

            O que queria sair atravessa-lhe o carro à frente, sai ele e mais 3 do carro, tiram os 2 homens que seguiam no outro carro para fora, e começam ali uma triste cena de pancadaria, desmaiando os 2 homens que estavam em clara inferioridade numérica e eram nitidamente mais franzinos.

            Saio do carro e tento impedir que a contenda continuasse, identificando-me e lembrando-lhes as consequências criminais daquela conduta.

            Pediram-me desculpa (não sei porquê...) e saíram de lá a fugir. Os 2 homens ficaram desmaiados no chão sem sentidos. A queixa foi apresentada, e os agressores foram condenados a pagar mais de 10 mil € de indemnização porque uma das vítimas ficou com lesões permanentes.

            Após esse episódio aconselho calma a todos os rambos da estrada que conheço. É que não há imbatíveis, há sempre alguém mais maluco do que nós.

            Nunca ofereci porrada a ninguém nem ninguém me ofereceu a mim, talvez por causa da minha conduta pacificadora. A vida já é demasiado curta, para quê complicar?

            Mais tarde ou mais cedo, esses rambos da estrada têm o destino que merecem.
            Vinha dizer o mesmo

            Nao vale a pena o pessoal perder tempo com discusoes no transito.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
              Eu ignoro em 99% das situações. Já me aconteceu um caso similar com o gajo a sair do carro ( e eu chei da medo a pensar q poderia estar armado ) e conheço casos de pessoas que viram pistolas apontadas.

              Por regra as pessoas menos civilizadas no trânsito são tb pouco civilizadas fora dele.

              Há que ter muito cuidado com confusões no transito. Já não serias o primeiro a levar um facada.

              Eu tb tenho uma faca na porta do condutor ( pelo sim pelo não) e ando a pensar em arranjar um taco.

              Só para me poder defender no caso de me aparecer um maluco. Acho q vou tratar de orientar o taco este fim de semana.

              LOL taco e faca, e canivete são armas brancas....eu tenho uma chave de fendas com um 15 Cm....lol não é arma de ataque......é apenas para ajustar os parafusos do carro!!!! nunca a usei....e sou homem para manter a calma no transito...mas já me apontaram uma arma, por te dado sinais de luzes,,,, na porta do carro anda sempre a dita chave de fendas....

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por jcgsnune Ver Post
                LOL taco e faca, e canivete são armas brancas....eu tenho uma chave de fendas com um 15 Cm....lol não é arma de ataque......é apenas para ajustar os parafusos do carro!!!! nunca a usei....e sou homem para manter a calma no transito...mas já me apontaram uma arma, por te dado sinais de luzes,,,, na porta do carro anda sempre a dita chave de fendas....

                Precisamente, é uma estupidez trazer armas brancas na viatura, dá direito a apresentação ao Juiz, mesmo sem utilizar e constitui respectivo Registo.

                Comentário


                  #68
                  No passado também tive troca de palavras no trânsito. Com o tempo reconheci ser mais fácil e eficiente ser simpático e prestável. O que não faltam são malucos e desiquilibrados e qualquer coisa pode despoletar uma cena em que todos os envolvidos acabam por lamentar quando já têm a cabeça fria. Assim é melhor ir logo de peito aberto e colaborante quando vamos para a estrada .

                  Comentário


                    #69
                    arranjem uma licença para terem um spray pimenta. Dá 10-0 a qualquer arma branca ou taser. Nem precisam de sair do carro, abrem a janela, e enquanto o outro estiver a 3 ou 4m basta perfumá-lo um bocado que ele fica KO na próxima hora.

                    Comentário


                      #70
                      Acho uma covardia tremenda quem sai do carro com tacos, facas, matracas e outros que tais. Já nem falo de armas de fogo.

                      Se há 2 condutores de cabeça quente que pretendem "resolver" uma disputa no trânsito e é inevitável o confronto (a INEVITABILIDADE é semprte um conceito relativo nestes casos mas pronto..) que o façam de punho cerrado à boa maneira. E não vale a pena continuar a bater em alguém que já levou o suficiente ou esta prostrado no chão!

                      Dado que hoje em dia, este pseudo cavalheirismo bélico não reina, então Meus amigos, quem quiser bailar "bring out the big guns" ou não leve nada e bata em retirada estratégica pois caso contrário arrisca-se a ter uma surpresa desagradavel.

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por v16 Ver Post
                        arranjem uma licença para terem um spray pimenta. Dá 10-0 a qualquer arma branca ou taser. Nem precisam de sair do carro, abrem a janela, e enquanto o outro estiver a 3 ou 4m basta perfumá-lo um bocado que ele fica KO na próxima hora.

                        Não esquecer que os chamados aerossóis de defesa com gás são armas da classe E e precisam de licença!

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por jcgsnune Ver Post
                          LOL taco e faca, e canivete são armas brancas (...)
                          Confesso que já perguntei a um GNR e também ele respondeu-me isso mas depois apresentei-lhe o seguinte raciocinio e já não me soube dar uma resposta concreta.
                          Um taco de baseball é um artigo desportivo, utilizado na práctica de baseball. Ora se eu andar com um taco de 32", acompanhado de uma bola de baseball e de uma luva, artigos com uso/desgaste visível, à vista ( quem não deve, não teme), ainda assim é considerado o taco arma branca? Ou posso alegar que practico baseball?
                          Como costumo entrar ao trabalho muito cedo e um pouco deserto, e ainda por cima, agora com esta mania de poupança de luz na rua em algumas situações já me fiz acompanhar do taco, juntamente com uma bola no bolso. Até agora nunca houve problemas, e ainda bem, mas acredito que um taco ainda deve desencorajar algum assaltante.

                          Comentário


                            #73
                            Então e quando eles vem armados em campeões para abrir a porta do nosso carro, a porta não se pode abrir uns segundos antes dos campeões meterem a mão no puxador e ficarem a ganir como os cães???

                            O meu pai anda com a ponta de um cabo de aço dentro do carro e já fez serviço O outro desgraçado lembrou se de ir agarrar o cabo, mas como o cabo tinha dono, o meu pai apenas o puxou.... O outro desgraçado ficou com as mãos um bocado mal tratadas e a chorar como um bebe...

                            Comentário


                              #74
                              Uma faca de cozinha tem uma aplicação definida (a afectação às lides domésticas) que não é a de meio de agressão contra pessoas mas que, subtraída ao contexto normal da sua utilização, pode ser utilizado como tal. Sendo indubitavelmente uma arma branca, porque tem uma lâmina com mais de 10 cm de comprimento, não é (pelo menos num quadro de mera detenção) uma arma branca proibida.

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por arroz Ver Post
                                Confesso que já perguntei a um GNR e também ele respondeu-me isso mas depois apresentei-lhe o seguinte raciocinio e já não me soube dar uma resposta concreta.
                                Um taco de baseball é um artigo desportivo, utilizado na práctica de baseball. Ora se eu andar com um taco de 32", acompanhado de uma bola de baseball e de uma luva, artigos com uso/desgaste visível, à vista ( quem não deve, não teme), ainda assim é considerado o taco arma branca? Ou posso alegar que practico baseball?
                                Como costumo entrar ao trabalho muito cedo e um pouco deserto, e ainda por cima, agora com esta mania de poupança de luz na rua em algumas situações já me fiz acompanhar do taco, juntamente com uma bola no bolso. Até agora nunca houve problemas, e ainda bem, mas acredito que um taco ainda deve desencorajar algum assaltante.
                                Penso que o podes ter para a pratica de desporto, ou seja, nao te podem aprender o taco assim sem mais nem menos, mas se o usares para atacares alguem, é considerado o uso de arma branca.

                                Comentário


                                  #76
                                  Há uns anos também passei por uma cena de porrada no trânsito. Envolveu 2 amigos meus e 2 individuos de outro carro.

                                  Seguiamos num Punto, eu atrás, na altura com 16 anos, e os meus amigos à frente. Em cidade, numa zona com duas vias, surge um Saxo à frente relativamente devagar. Nem iamos com pressa, mas o meu amigo fez-lhe sinal de máximos, e o individuo responde com o gesto do "passa por cima". Passá-mos o carro pela direita, e depois dos individuos com alguma idade verem que seguiam 3 jovens, continuaram a barafustar. Durante uns 300 metros foram a fazer gestos e sinais de máximos, e o meu amigo com a luz de nevoeiro ligada.

                                  Eles aparentemente não gostaram da brincadeira, e atravessaram o carro à nossa frente. Os meus amigos sairam do carro (eu fiquei, hehe), e o passageiro do outro vem direito ao meu amigo que ia a conduzir. Resultado: assim que levantou a perna para dar um pontapé, levou um soco e ficou estendido no chão. Basicamente houve alguma conversa e depois e abandonamos o local.

                                  Nesta situação, a parte dos sinais de luzes era evitável. No entanto, os outros individuos, tendo alguma idade, não reagiram da melhor maneira. Mesmo vendo que no nosso carro seguiam 3 rapazes, os que iam à frente até com algum porte.

                                  Eles apresentaram queixa, e cheguei a ir prestar declarações. Aparentemente ainda inventaram, dizendo que os atacámos com um taco de baseball. O caso creio que ainda durou mais de um ano.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por PowerSlide Ver Post
                                    Todos conhecemos uma ou outra história dessas. Realmente não se compreende que um tipo saia do carro com uma faca.

                                    Com o tempo deixei de usar a buzina nessas situações e evito também os gestos.

                                    Nunca se sabe que tipo de maluco está do outro lado. Às vezes é difícil tendo em conta certas barbaridades que vemos na estrada mas acaba por ser melhor.
                                    Eu também passei a agir conforme dizes. Quando estou perante condutores mais agressivos ou menos respeitadores (ou quaisquer outros), não reajo, deixo passar e dou a bicicleta de barato.
                                    O que mais me chateia é quando vou a pendura com a minha namorada a conduzir, pois ela não consegue ficar quieta e é só vê-la a mandar vir (especialmente contra outras mulheres, velhotes ou taxistas). As gajas são mesmo tramadas!
                                    Editado pela última vez por rodrigol; 20 July 2012, 18:13.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por arroz Ver Post
                                      Confesso que já perguntei a um GNR e também ele respondeu-me isso mas depois apresentei-lhe o seguinte raciocinio e já não me soube dar uma resposta concreta.
                                      Um taco de baseball é um artigo desportivo, utilizado na práctica de baseball. Ora se eu andar com um taco de 32", acompanhado de uma bola de baseball e de uma luva, artigos com uso/desgaste visível, à vista ( quem não deve, não teme), ainda assim é considerado o taco arma branca? Ou posso alegar que practico baseball?
                                      Como costumo entrar ao trabalho muito cedo e um pouco deserto, e ainda por cima, agora com esta mania de poupança de luz na rua em algumas situações já me fiz acompanhar do taco, juntamente com uma bola no bolso. Até agora nunca houve problemas, e ainda bem, mas acredito que um taco ainda deve desencorajar algum assaltante.
                                      E o que é que um GNR percebe da lei das armas? A resposta é, só alguns GNR percebem. E sabes porquê? Porque só alguns perderam tempo a ler a lei das armas. A maioria percebe tanto como um vulgar cidadão.

                                      Se queres perceber "a sério" sobre o uso legal de armas lê a lei 5/2006 com as alterações mais recentes da lei 12/2011 e ficas a perceber tudo ao pormenor, até essas artimanhas disfarçadas de dúvidas.

                                      Fica o link aos interessados:

                                      ::: Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                        Precisamente, é uma estupidez trazer armas brancas na viatura, dá direito a apresentação ao Juiz, mesmo sem utilizar e constitui respectivo Registo.
                                        E se levares além do taco um saco com bolas e luvas de baseball?

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Especialmente em parvos

                                          Um amigo meu há uns anos, na sequência de uma destas parvoíces no trânsito, deu um enfardamento de pancadaria a um taxista, precisamente depois de ele lhe apontar uma pistola.

                                          O Pedro que é muita nervoso rasgou a camisa a dizer ao taxista: dispare ! dispare aqui (a apontar para o peito) ! o taxista viu que aquele era maluco e foi guardar a pistola, a seguir começou a levar, até com a cabeça na porta lhe deu.

                                          Enfim ! isto acabou com o taxista feito num 8 e o Pedro a dizer só não lhe dou mais porque a minha mulher está grávida (e era verdade, estava ela no carro à espera ), cenas lamentáveis.


                                          Para que conste - achei piada e até concordo, mas só com a frase a bold, eu próprio já por diversas vezes constatei isto com certas atitudes que observei.
                                          De tal forma que já observei por 2 vezes estarem na iminência de ser agredidos por terceiros e pensar que teria de ser eu a chamar a polícia, não fosse a situação degradar em algo muito mau.

                                          Tive pelo menos um taxista na família, mas que eu saiba de agressivo não tem muito.
                                          A sua especialidade era falar Inglês com os turistas: " Spikeis Algarvio? "

                                          Agora a sério - estamos a falar de um conceito que os Americanos também já conhecem e estudam desde há uns tempos conhecido como " ROAD RAGE ".

                                          Sou sincero, não incentivo a violências e acho que cada um que anda na estrada se deve salvaguardar e não alinhar em convites a situações desastrosas.. mas por outro lado, aqueles "indivíduos" (para ser diplomático) que por andarem mal com a sua vida ou que seja, ameaçam e tentam logo agredir terceiros, também só aprendem quando sentem o calor no lombo.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                            Penso que o podes ter para a pratica de desporto, ou seja, nao te podem aprender o taco assim sem mais nem menos, mas se o usares para atacares alguem, é considerado o uso de arma branca.
                                            Como é óbvio, não ando a bastonada a quem me aparece a frente . Aliás, "usei" como metódo dissuador e eventualmente para defesa.
                                            E aí reside a minha dúvida. Em caso de ser assaltado com, p.e.: arma branca, e me defender com o taco, pode haver "problemas"?

                                            Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                            E o que é que um GNR percebe da lei das armas? A resposta é, só alguns GNR percebem. E sabes porquê? Porque só alguns perderam tempo a ler a lei das armas. A maioria percebe tanto como um vulgar cidadão.

                                            Se queres perceber "a sério" sobre o uso legal de armas lê a lei 5/2006 com as alterações mais recentes da lei 12/2011 e ficas a perceber tudo ao pormenor, até essas artimanhas disfarçadas de dúvidas.

                                            Fica o link aos interessados:

                                            ::: Lei n.º 5/2006, de 23 de Fevereiro
                                            Pensei que tivessem conhecimento.
                                            Já li a "Lei", assim por alto, mas em todo o caso faço-te a mesma pergunta que fiz ao Drifter. Talvez por ter lido assim na diagonal, mas não consegui enquadrar um taco de baseball em nenhum tipo de arma.

                                            Comentário


                                              #82
                                              O que eu gosto nestes tópicos é que há sempre alguém que vem aqui contar o "feito heroico".

                                              "Ai e tal... eles armaram-se em parvos, eles vieram tirar satisfações, eles levaram e meteram o rabo entre as pernas...."

                                              É só heróis cheios de razão e moralidade do seu lado.

                                              Curiosamente ainda ninguém veio dizer que levou duas bufardas e foi colocado no lugar devido, tivesse ou não a "moral" do seu lado.

                                              Já parece o tópico do exercício físico onde todos fazem mais de 100 kg de supino e 200 de agachamento.

                                              Felizmente ainda há os que com ou sem razão vêm aqui admitir que já borraram o calção e isso os faz pensar 2 x para o resto da vida.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por arroz Ver Post
                                                Como é óbvio, não ando a bastonada a quem me aparece a frente . Aliás, "usei" como metódo dissuador e eventualmente para defesa.
                                                E aí reside a minha dúvida. Em caso de ser assaltado com, p.e.: arma branca, e me defender com o taco, pode haver "problemas"?



                                                Pensei que tivessem conhecimento.
                                                Já li a "Lei", assim por alto, mas em todo o caso faço-te a mesma pergunta que fiz ao Drifter. Talvez por ter lido assim na diagonal, mas não consegui enquadrar um taco de baseball em nenhum tipo de arma.
                                                Vamos lá esclarecer essa história de uma vez por todas. Por acaso nunca me dei ao trabalho de explicar isso mas chegou a altura de o fazer...

                                                O Art.º 86 n.º 1 alínea d) da referida "Lei das armas" refere que:

                                                "d) Arma da classe E, arma branca dissimulada sob a forma de outro objecto, faca de abertura automática, estilete, faca de borboleta, faca de arremesso, estrela de lançar, boxers, outras armas brancas ou engenhos ou instrumentos sem aplicação definida que possam ser usados como arma de agressão e o seu portador não justifique a sua posse, aerossóis de defesa não constantes da alínea a) do n.º 7 do artigo 3.º, armas lançadoras de gases, bastão, bastão extensível, bastão eléctrico, armas eléctricas não constantes da alínea b) do n.º 7 do artigo 3.º, quaisquer engenhos ou instrumentos construídos exclusivamente com o fim de serem utilizados como arma de agressão, silenciador, partes essenciais da arma de fogo, bem como munições de armas de fogo independentemente do tipo de projéctil utilizado, é punido com pena de prisão até 4 anos ou com pena de multa até 480 dias. "

                                                Ora, para que a detenção ou porte de “outras armas brancas” a que alude a alínea d) do n.º1 do art. 86.º constitua crime, impõe o legislador que, cumulativamente, se verifiquem três requisitos:


                                                1) Ausência de aplicação definida; (o taco sem a bola ou luva)
                                                2) Capacidade para o uso como arma de agressão; (o taco em abstracto é idóneo a causar lesões)
                                                3) Falta de justificação para a posse. (taco sem bola e luva, o que fazes com ele?)

                                                Esclarecido?

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Não, isto não foi em Portugal mas pelos comentários aqui postados, parece que já estamos a la chegar. Um dia destes nas estradas vai ser tipo um duelo de gladiadores

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Damn. Boxers são arma branca?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por arroz Ver Post
                                                      Como é óbvio, não ando a bastonada a quem me aparece a frente . Aliás, "usei" como metódo dissuador e eventualmente para defesa.
                                                      E aí reside a minha dúvida. Em caso de ser assaltado com, p.e.: arma branca, e me defender com o taco, pode haver "problemas"?



                                                      Pensei que tivessem conhecimento.
                                                      Já li a "Lei", assim por alto, mas em todo o caso faço-te a mesma pergunta que fiz ao Drifter. Talvez por ter lido assim na diagonal, mas não consegui enquadrar um taco de baseball em nenhum tipo de arma.

                                                      No que posso tentar "esclarecer" da tua dúvida, segundo ouvi a explicação de um advogado conhecido de familiares:
                                                      É um pouco subjectivo e irá depender essencialmente das muitas circunstâncias da situação em que tu estás e da ideia dessa mesma situação que passar para o juiz - "... por ex. se outro indivíduo estiver a brandir uma faca para ti e estiver a dizer que te mata e esfola e mais não sei que, mas não chega efectivamente a tocar-te sequer e se tu lhe deres com o bastão e o deixares com ferimentos sérios, podes vir a ter a lei a castigar-te.."

                                                      Segundo ele e nesta situação específica, o juiz vai atender a uma coisa que denominou como "igualdade de circunstâncias" (entre outras coisas) ou seja - o outro indivíduo tem uma faca, mas tu tens um bastão e embora ele tenha ameaçado verbalmente a tua vida com uma faca, tu é que o agrediste efectivamente causando danos à sua integridade física, ficando ele a precisar de intervenção médica.

                                                      ATENÇÃO que este EXEMPLO NÂO É nenhuma "verdade universal" e ilustra APENAS uma "apreciação generalista" de um juiz NAQUELAS CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÌFICAS.

                                                      Portanto embora isso estja estabelecido na lei, é sempre um bocado sujectivo.

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por rodrigol Ver Post
                                                        Damn. Boxers são arma branca?
                                                        Boxers, bolas....... Se és apanhado imagino os anos que levas

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Nunca parti para a violência, e nunca incentivei a isso.

                                                          O melhor mesmo é engolir o orgulho e seguir em frente sem grande barulho.

                                                          Porque existem pessoas que resolvem tudo à porrada, e não vale a pena ficar umas noites no hospital por causa de um condutor que entrou na rotunda à campeão.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por BoraLaMarina Ver Post
                                                            No que posso tentar "esclarecer" da tua dúvida, segundo ouvi a explicação de um advogado conhecido de familiares:
                                                            É um pouco subjectivo e irá depender essencialmente das muitas circunstâncias da situação em que tu estás e da ideia dessa mesma situação que passar para o juiz - "... por ex. se outro indivíduo estiver a brandir uma faca para ti e estiver a dizer que te mata e esfola e mais não sei que, mas não chega efectivamente a tocar-te sequer e se tu lhe deres com o bastão e o deixares com ferimentos sérios, podes vir a ter a lei a castigar-te.."

                                                            Segundo ele e nesta situação específica, o juiz vai atender a uma coisa que denominou como "igualdade de circunstâncias" (entre outras coisas) ou seja - o outro indivíduo tem uma faca, mas tu tens um bastão e embora ele tenha ameaçado verbalmente a tua vida com uma faca, tu é que o agrediste efectivamente causando danos à sua integridade física, ficando ele a precisar de intervenção médica.

                                                            ATENÇÃO que este EXEMPLO NÂO É nenhuma "verdade universal" e ilustra APENAS uma "apreciação generalista" de um juiz NAQUELAS CIRCUNSTÂNCIAS ESPECÌFICAS.

                                                            Portanto embora isso estja estabelecido na lei, é sempre um bocado sujectivo.
                                                            O problema é que em processo penal o juiz não está vinculado à prova. Ou melhor, está vinculado mas existe o princípio da livre apreciação da prova. Portanto o que podem ser igualdade de circunstâncias para um juiz, para outro pode não ser.

                                                            E o fenómeno que te querias referir no 1º parágrafo chama-se "legítima defesa presuntiva", por outras palavras, pensas que o outro te vai atacar mas na verdade ele nem o ia fazer. Mas as suas atitudes levaram-te a pensar que tal ia acontecer e defendeste-te. É umas das causas de exclusão de ilicitude e que como o nome indica afasta a ilicitude da conduta (agressão).

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por Maraki Ver Post
                                                              O problema é que em processo penal o juiz não está vinculado à prova. Ou melhor, está vinculado mas existe o princípio da livre apreciação da prova. Portanto o que podem ser igualdade de circunstâncias para um juiz, para outro pode não ser.

                                                              E o fenómeno que te querias referir no 1º parágrafo chama-se "legítima defesa presuntiva", por outras palavras, pensas que o outro te vai atacar mas na verdade ele nem o ia fazer. Mas as suas atitudes levaram-te a pensar que tal ia acontecer e defendeste-te. É umas das causas de exclusão de ilicitude e que como o nome indica afasta a ilicitude da conduta (agressão).

                                                              Concerteza, daí o advogado dizer que a avaliação de situações destas também é sempre um bocado subjectivo.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X