Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de conducao - Pesados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
    O problema será o engatar e desengatar (alinhamento com o camião) porque as manobras com mais ou menos dificuldade vai-se fazendo. Tiraste num volvo 240? O meu era um renault premium 340 1998 mas já tinha alguns "extras" (caixa sequencial, com no pedal de embraiagem)

    Hoje já fui a inscrição para o CAM, tenho que ir para Paredes, o livro é um "trambolho" parece que vamos para a faculdade
    Desde que tenhas o camião alinhado com o reboque, e vejas igual nos espelhos dos dois lados, ou seja, o mínimo possível do reboque, está alinhado. Se já tiver o bocal aberto, é só encostar/bater e depois tentar andar um bocadinho para a frente. Se não andar, então o bocal fechou e depois é só ir fazer as ligações, levantar a pata, destravar o reboque, etc..
    Sim, tirei numa Volvo FL 240 de 2007. Esta tinha caixa de velocidades de patilha 4+4 (1a. à 8a. mudança) assistida a ar, assim como a regulação da posição do volante.
    O que é isso do pedal da embraiagem?
    Também já comecei com o CAM, mas acho que a Escola não tem um manual. No entanto, deram-nos uns manuais feitos pela ANIECA e dá também para ir buscar mais ao site do IMT.

    Em relação à Primafrio, ouvi ainda esta semana falarem nisso dos bons ordernados, que são verdade. No entanto, isso acarreta outras coisas, nomeadamente a questão de passar vários dias fora de casa.

    Comentário


      Kinerte, sei de um casal que lá trabalhou, marido e mulher, e juntos não tiravam isso.
      Além de que as condições de trabalho são uma desgraça. É complicado trabalhar dentro da lei.
      Agora o que dizes de eles meterem pessoal novo isso é verdade. Se procurares na net tem havido uma série de acidentes com camiões deles que penso que deve ter a ver com a falta de experiência dos condutores.

      Comentário


        Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
        O que é isso do pedal da embraiagem?
        .
        Para mudar de velocidade accionava o pedal de embraiagem, ao qual no CB aparecia a velocidade engatada e a velocidade ideal, e também era de 8 mudanças.

        Tinha as duas possibilidades sequencial manual na manete (+ ou -) ou então sequencial manual na embraiagem. Depois tinha a patilha a para o R (marcha atrás)

        As velocidades baixas eram trocadas ás 1200 e as altas 1400/1600, a sequencial na manete só foi usada uma vez quando apanhei um descida ao sair do stop (arranco em 1ª, e logo de seguida meti 3ª para a rotação não ser tão alta)
        Editado pela última vez por jogador89; 27 February 2016, 21:52.

        Comentário


          Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
          Kinerte, sei de um casal que lá trabalhou, marido e mulher, e juntos não tiravam isso. Além de que as condições de trabalho são uma desgraça. É complicado trabalhar dentro da lei. Agora o que dizes de eles meterem pessoal novo isso é verdade. Se procurares na net tem havido uma série de acidentes com camiões deles que penso que deve ter a ver com a falta de experiência dos condutores.
          A mim cheira-me a que alguns carros (ditos deles) com a matrícula portuguesa são de subcontratados, visto a Primafrio ter uns problemas com as finanças as suas matrículas são espanholas e talvez daí algum motorista não ganhe tanto como nos deles, disso não tenho certezas. A falta de experiência e ir logo pegar num articulado assim sem mais nem menos demonstra logo que algo não bate muito certo, e ainda pior quando se trata de quem tenha tirado a carta há dois dias como se costuma dizer, logo daí que tentem iludir o pessoal novo que já vai ser grande motorista e assim vão tendo pessoal. Pelo que sei e conheço alguns que lá trabalharam e deixaram por passar meses fora, a idade também avança e há que arranjar algo mais sossegado. O bom serviço é o de bases centrais e isso em que esses vem a casa normalmente por semana e trabalham a dois, e também esses são dos mais antigos, penso que é isso que os vai mantendo a trabalhar nessa empresa e conheço alguns deles e dizem isso mesmo. Já se sabe que as médias de velocidade para os espanhois são de 110km/h bem os vejo e ninguém autua, a as horas mesmo a dois tem sempre um período que nem um nem outro mesmo em disponobilidade pode circular e quando estão a carregar ou não fazem essa pausa. Quanto a acidentes com carros deles não me admira, pois novatos pegarem logo neste tipo de camião sem nunca terem guiado outro pelo menos de 2 ou 3 eixos antes para ganhar pratica já se sabe. Isso faz-me lembrar a Patinter em Mangualde e exposição que lá tinha de carros todos torcidos e acidentados, era normal os nossos tinham de emigrar não lhes davam trabalho, em contrapartida umas dezenas ou até centenas de motorista da Patinter eram da moldávia, por isso a cada passo lá desaparecia mais um ou dois carros mercadoria e tudo era uma fortuna perdida, principalmente quando iam para o leste europeu e segundo ouvi dizer até já havia marcas de camiões que não lhes queriam fazer mais renting por não ser cliente confiável. Quem não tenha tido já experiência como motorista neste tipo de veículo ou até mesmo como motorista em si, pois alguns iludem-se que é uma maravilha e depois espetam-se torto e a direito num trabalho que nunca conheceram a realidade e para bons ordenados algo tem de contrapartida já se sabe, normalmente é o contra relógio e dá no que dá.

          Comentário


            boas pessoal, eu pretendo trabalhar para internacional, mas gostaria de saber uma empresa que contrate pessoal sem experiencia!! um sujeito falou que em PT nao compensa trabalhar na area pois para ganhar 1000 e um martirio!! diz que os melhores ordenados estao no Reino unido. Mesmo na alemanha etc ganha pouco!! Alguem sabe empresas que metam pessoal sem experiencia? So para internacional. grande abraço

            Comentário


              Originalmente Colocado por rcgomes Ver Post
              boas pessoal, eu pretendo trabalhar para internacional, mas gostaria de saber uma empresa que contrate pessoal sem experiencia!! um sujeito falou que em PT nao compensa trabalhar na area pois para ganhar 1000 e um martirio!! diz que os melhores ordenados estao no Reino unido. Mesmo na alemanha etc ganha pouco!! Alguem sabe empresas que metam pessoal sem experiencia? So para internacional. grande abraço
              Pelo que tenha falado com os motoristas que lá iam descarregar onde estava a trabalhar (nos armazéns de uma multinacional) a João Pires mete sem experiencia, mas nada como falar com as outras firmas e explicar que se aprende rápido e se possivel nos 1ºs tempos receber menos para aprender.

              Comentário


                Primafrio contrata pessoal sem experiencia! Se precisarem de ajuda avisem! Estou a tirar a C+E (passei a semana passada na mecanica) e quando acabar (+ o CAM) já tenho emprego garantidissimo. Umas 3 ou 4 pessoas interessadas em que vá com eles...

                3/4 semanas fora , 850 limpos + 230 por viagem ( 180 na mão, 50 pro banco)

                Comentário


                  Originalmente Colocado por ChiqooPT Ver Post
                  Primafrio contrata pessoal sem experiencia! Se precisarem de ajuda avisem! Estou a tirar a C+E (passei a semana passada na mecanica) e quando acabar (+ o CAM) já tenho emprego garantidissimo. Umas 3 ou 4 pessoas interessadas em que vá com eles...

                  3/4 semanas fora , 850 limpos + 230 por viagem ( 180 na mão, 50 pro banco)
                  Mas na primafrio dito pela a formadora do CAM (que agora ando a tirar) aquilo de horários de trabalho são manhosos. E esses 800 são internacional o que implica andar 3 semanas fora (obrigatório ir á 3 semana á base, isto dito pela formadora) Portugal - Espanha- Portugal. Se a Primafrio não tivesse só reboques e semi, só o camião com a caixa era capaz de aventurar em ir para lá. Até porque agora ando a tirar o CAM tendo só C á pouco tempo.

                  Mas hoje irei a uma entrevista para ajudante/motorista numa metalúrgica. E quanto ao CAM iria hoje assinar as horas, mas com a tal entrevista irei amanha

                  Comentário


                    Tiras em media 1500 euritos por mes limpos.
                    2 anitos a segundo motorista lá é o ideal ,depois ja tens curriculo

                    Comentário


                      Com máquinas destas é que deve dar prazer em tirar a carta... e depois voltar lá a fazer umas aulas.



















                      Comentário


                        Comentário


                          Originalmente Colocado por ChiqooPT Ver Post
                          Primafrio contrata pessoal sem experiencia! Se precisarem de ajuda avisem! Estou a tirar a C+E (passei a semana passada na mecanica) e quando acabar (+ o CAM) já tenho emprego garantidissimo. Umas 3 ou 4 pessoas interessadas em que vá com eles...

                          3/4 semanas fora , 850 limpos + 230 por viagem ( 180 na mão, 50 pro banco)
                          boas como funciona isso? eu vejo muitos camioes da primafrio estacionados por ai, mas so ganham 800 euros? nao sera em nacional? é que o vencimento internacional devera andar nos 1500 pelo menos nao?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por rcgomes Ver Post
                            boas como funciona isso? eu vejo muitos camioes da primafrio estacionados por ai, mas so ganham 800 euros? nao sera em nacional? é que o vencimento internacional devera andar nos 1500 pelo menos nao?
                            A Primafrio pelo testemunho que disse um motorista da Transneiva que foi descarregar ao trabalho, funciona assim, 4h conduzes tu, 4 conduz o outro e assim sucessivamente. Se é verdade não sei.



                            PS: CAM já tá feito, agora falta arranjar alguma coisa

                            Comentário


                              Como é que foi o Exame? Eu pelos vistos tenho de ir fazer a Coimbra porque em Lisboa é mais difícil haver datas.
                              Tenho feito uns exames da pen, mas dizem que na altura o exame tem perguntas mais longas/é mais cansativo. Achaste mais difícil?

                              Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                Como é que foi o Exame? Eu pelos vistos tenho de ir fazer a Coimbra porque em Lisboa é mais difícil haver datas.
                                Tenho feito uns exames da pen, mas dizem que na altura o exame tem perguntas mais longas/é mais cansativo. Achaste mais difícil?

                                Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk
                                O cam nao e muito dificil basta estar atento, eu so errei 12 quando se pode errar 24, houve quem errase mais, e um que errou 26, e foram 2 horas mas a examinadora foi porreira quem acabava podia sair e ela dava o resultado passado 10 minutos

                                Comentário


                                  Já consegui arranjar uma data em Lisboa. Vou dia 4 a Exame.
                                  Disseram-me que isto não é como o Exame de Código, em que as perguntas da pen são iguais às que saem no Exame do IMT. Dizem que o CAM tem mais de 5000 perguntas e são secretas, logo não nos podemos 'viciar' na pen.
                                  O que já notei pelos Exames que tenho feito é que não parece haver assim tanta variedade de perguntas, repetindo-se muitas vezes.

                                  Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

                                  Comentário


                                    E está feito. 9 erradas.
                                    As perguntas são diferentes, mas no mesmo género. Algumas mais específicas que outras, mas dá para passar.

                                    Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

                                    Comentário


                                      e agora empresas que metem sem experiencia?

                                      eu ja terminei o CAM a 2 meses, fui a 2 lol e ainda estou a espera de exame! não fui a 1 que me chamaram.... não sabia que se ficava tanto tempo á espera de chamadas!!!

                                      vou estudando na pen, aparecem bastantes perguntas de CAM de passageiros e tambem perguntas que sairam no exame da categoria C
                                      Editado pela última vez por rcgomes; 17 May 2016, 16:13.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por duckpt Ver Post
                                        é isso mesmo, lol parece que agora um gajo tem de tirar duas ou tres cartas...pelo que pesquisei, é preciso carta de pesados e CAM mas para ter o CAM tens de tirar a carteira de qualificacao de motorista CQM. eheheh

                                        A mulher ficou doente ao saber isto, ja tem a carta há mais de 20 anos, comprou um camiao novo automatico e nao é que teve o camiao um mes em casa sem lhe mexer? com os nervos??? eheheh agora aparece lhe o CAM...pronto, quer dizer é pra movimentar as escolas de condução, e os cofres do estado, porque, quer dizer, um gajo ja tirou a carta de conduçao, passou no exame a dizer que ta apto a conduzir veiculos de mercadorias e tal, aqui na minha zona ate carregam os atrelados para as aulas de condução, pro pessoal ganhar experiencia, fica apto a conduzir e agora vem inventar mais uma panela destas...entao mas o pessoal ta apto a conduzir depois de tantas horas e mostrar aptidao ou parece que ainda nao ficam contentes, e pimba, inventam mais uma engenhoca, fazer essa engenhoca de graça ou por uma taxa, é que não fazem...são logo 700 euros...

                                        Se camião estiver em seu nome não precisa de cam. Informe-se
                                        Eu tenho a categoria C se tiver camião não preciso de CAM para transportar seja o que for.

                                        Comentário


                                          Isso se as mercadorias forem da sua propriedade também, creio.

                                          CQM (Carta de Qualificação de Motorista) é o nome do cartão que se recebe após completar o CAM, tal como recebemos a Carta de Condução quando passamos no Exame de Condução; CQM não é mais nenhuma formação à parte do CAM.

                                          E se a esposa do @duckpt tem carta há mais de 20 anos, só tem de fazer a Formação Contínua (35 horas) e nem tem de ir a Exame.

                                          Enviado do meu XT1032 através de Tapatalk

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por rcgomes Ver Post
                                            e agora empresas que metem sem experiencia?

                                            eu ja terminei o CAM a 2 meses, fui a 2 lol e ainda estou a espera de exame! não fui a 1 que me chamaram.... não sabia que se ficava tanto tempo á espera de chamadas!!!

                                            vou estudando na pen, aparecem bastantes perguntas de CAM de passageiros e tambem perguntas que sairam no exame da categoria C
                                            Tenho recebido vários telefonemas (aliás hoje fui a uma entrevista, a pessoa disse que o unico contra era falta de experiencia e estar a trabalhar e ter de dar o tempo de 15 dias) á 3 semanas recebi uma outra proposta para andar com 2 eixos (Portugal-França e andar por lá) 1500€, mas essa não fui á entrevista, neste trabalho que tenho á pouco tempo sou motorista suplente (não é algo que agrade, porque faço armazém de ferro) por isso ando a procura de outra coisa.

                                            Comentário


                                              zer o adr

                                              Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                              Tenho recebido vários telefonemas (aliás hoje fui a uma entrevista, a pessoa disse que o unico contra era falta de experiencia e estar a trabalhar e ter de dar o tempo de 15 dias) á 3 semanas recebi uma outra proposta para andar com 2 eixos (Portugal-França e andar por lá) 1500€, mas essa não fui á entrevista, neste trabalho que tenho á pouco tempo sou motorista suplente (não é algo que agrade, porque faço armazém de ferro) por isso ando a procura de outra coisa.

                                              boas!! nada mau!! eu vou a exame CAM daqui a uma semana em lisboa!!na minha escola pelo que vejo é ai de mes a mes as chamadas! ando a fazer testes pela PEN da escola e os que vou falhando vou apontando e memorizando!! mas de serem 60 questao e muito chato!! a partir da 30ª ja começa a despaxar as questoes sem paciencia para ler muito!!
                                              O exame pode errar 24 +e isso? e se chumbar quanto se tem de pagar de novo alguem sabe?? tenho de ver quanto é na minha escola.
                                              Boa entao sempre vai tendo alguma oferta!! eu quando acabar o CAM vou tentar fazer o ADR!! entretanto vou tentando entrar em acordo com a minha actual empresa para sair com a carta na mao e tendo algum dinheiro para ir tirando formações etc!!

                                              isto dos decretos de lei no Cam sao uma baralhaçao do caramba
                                              Editado pela última vez por rcgomes; 29 May 2016, 21:38.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por rcgomes Ver Post
                                                boas!! nada mau!! eu vou a exame CAM daqui a uma semana em lisboa!!na minha escola pelo que vejo é ai de mes a mes as chamadas! ando a fazer testes pela PEN da escola e os que vou falhando vou apontando e memorizando!! mas de serem 60 questao e muito chato!! a partir da 30ª ja começa a despaxar as questoes sem paciencia para ler muito!!
                                                O exame pode errar 24 +e isso? e se chumbar quanto se tem de pagar de novo alguem sabe?? tenho de ver quanto é na minha escola.
                                                Boa entao sempre vai tendo alguma oferta!! eu quando acabar o CAM vou tentar fazer o ADR!! entretanto vou tentando entrar em acordo com a minha actual empresa para sair com a carta na mao e tendo algum dinheiro para ir tirando formações etc!!

                                                isto dos decretos de lei no Cam sao uma baralhaçao do caramba
                                                O ADR pode ser boa opção, tenho ido a algumas ofertas ( e só não vou mais porque pedem E) mas falam sempre da experiencia, no sabado fui a mais outra, mas era para andar com furgão (Sprinter, Transit) e como têm 7.5 e 19 toneladas poderia desenrascar nas férias de alguém, o homem disse que ia de ligar hoje, mas para já ainda nada.

                                                Comentário


                                                  quanto mais formaçoes etc se tirar melhor!! eu vou depois tirar tambem a D, pois se for lá para fora pedem muito para os autocarros. Existe malta que trabalha em autocarros tipo carris etc e ainda fazem biscates nos C!! tipo transportes especiais postes para eolicas etc

                                                  Comentário


                                                    Comentário


                                                      Boas,
                                                      Eu fiquei recentemente desempregado e estou a pensar tirar a carta C ou C+E. Qual o ordenado médio de um motorista de pesados?

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Dat55 Ver Post
                                                        Boas,
                                                        Eu fiquei recentemente desempregado e estou a pensar tirar a carta C ou C+E. Qual o ordenado médio de um motorista de pesados?
                                                        Tens que preparar uns 2000€ para tudo. Tens de tirar a C, depois o E e respectivamente o CAM (que dará direito ao CQM, Carta de Qualificação de Motorista) e aconselhável tirar o cartão de tacografo digital (pelo menos estes novos têm)

                                                        Mas aconselho a tirar o C e depois o CAM e esperar para ver o que aparece, bem só aqui uns 1300/1400

                                                        Comentário


                                                          A minha ideia era a C para começar e depois logo se via. O que me "preocupa" é gastar este dinheiro todo e depois me apresentarem o ordenado mínimo.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Dat55 Ver Post
                                                            A minha ideia era a C para começar e depois logo se via. O que me "preocupa" é gastar este dinheiro todo e depois me apresentarem o ordenado mínimo.
                                                            Tens de tirar a C primeiro isso não há outra volta a dar, e o CAM (que é obrigatório para exercer) e quanto ao ordenado, não esperes ganhar uma fortuna, mas também não estamos a falar do SMN, mas aí a rondar os 700/800 (isto no nacional) no internacional já se fala na ordem dos 4 digitos (na ordem dos 1200/1300, pouco mais)

                                                            Comentário


                                                              boas esta feito!! 10 erradas, ate tinha perguntas acerca da roda dos alimentos e de passageiros á mistura!!!
                                                              Agora ver onde tiro o ADR
                                                              a seguir ao exame tirei logo la o cartao paguei os 30 euros
                                                              ATENÇÃO
                                                              DA PEN SO SAIRAM AI 5 NO MAXIMO!!!! O RESTO ERA TUDO DO LIVRO!! TIVE SORTE PORQUE NÃO ESTUDEI NADA DO LIVRO!! LI COM MUITA ATENÇÃO E FUI PELA LOGICA
                                                              A MALTA QUANDO ESTAVA PARA TRATAR DO CARTAO FALARAM ISSO!! MUITOS A DIZER QUE IAM MANDAR VIR COM A ESCOLA ONDE PAGARAM A PEN LOL

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X