Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carta de conducao - Pesados

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Não sai nada tão específico como vês nos livros, fica descansado.
    Aquilo é quase cultura geral.

    Comentário


      Boas pessoal
      Tenho 19 anos, vou fazer 20 este ano, e sempre tive o sonho de ser camionista, eu sei um bocado maluco não
      O problema é que na minha família não tenho ninguém ligado ao ramo do transporte de mercadorias, só o meu pai no transporte de passageiros, e não me conseguem aconselhar em relação a tirar a carta C+E.
      Já tenho a de ligeiros à alguns meses, sempre pensando que a de pesados só a podia tirar aos 21 , mas só à algum tempo ouvi falar que se pode tirar mais cedo. Será que algum de voces percebe melhor disso, e se sim escolas de confiança no Porto?
      Desculpem a ignorancia, sou novo por estas andanças

      Comentário


        boa tarde a todos, tirei a carta c mais o E e agora estou a tirar o CAM, mas aquilo é uma treta é que temos de fazer 140H e eu trabalho por turnos, ou seja isso so da para duas pessoas... ou desempregados, ou que tiram ferias so para isso!! que vale é que eu assino e vou ai a 10 horas e ta bom!!! lá deram PEN com testes e estou a treinar aqui tambem:

        http://www.aprendercodigo.com/iteste...205/1443535220

        http://www.segurancarodoviaria.pt/te...ammercadorias/

        a minha pergunta sao os valores que se ganha nessa are a ver se me compensa!!

        queria umas informaçoes em relaçao aos camioes seguintes que vou anexar em fotos



        estes camioes de reboque de carros, ve-se muito nas estradas hoje em dia
        qual o ordenado aproximado? devem ganhar bem, pois tambem tem de colocar e tirar carros



        e intermarche? ouvi dizer que se ganha ai 3000 euros, porque vao muito lá para fora. obrigado
        Editado pela última vez por rcgomes; 01 February 2016, 16:42.

        Comentário


          esses valores penso que estão um pouco inflacionados. falei o ano passado com um motorista de transporte de carros e ele disse que tirava por volta de 1500/1600 mas tinha semanas que saia na 2ª feira e só voltava no sábado ,isto tudo a rodar em portugal ( norte e sul).a gora ganhar 3000 euros penso que é muito mas posso estar enganado.

          Comentário


            Originalmente Colocado por pjaf1976 Ver Post
            esses valores penso que estão um pouco inflacionados. falei o ano passado com um motorista de transporte de carros e ele disse que tirava por volta de 1500/1600 mas tinha semanas que saia na 2ª feira e só voltava no sábado ,isto tudo a rodar em portugal ( norte e sul).a gora ganhar 3000 euros penso que é muito mas posso estar enganado.
            ah nada mau em portugal esse valor de 1500/1600? nao e nada mau e fica dormir onde? no camiao? ou por conta dele? abraço

            Comentário


              Bom dia, fiquei aprovado no exame condução C á 2 semanas, e estou a pensar em obter já o CAM e mais para frente tirar reboque, alguém sabe de algumas entidades formadoras em que se possa tirar o CAM no grande Porto. Já me informei na minha escola e têm 2 entidades, 1 com dispensas de assistir ás aulas basta assinar e ir lá ao sabado(o que dá mais jeito para mim) e outra que é preciso assistir as 140h.

              Comentário


                isso do cam é uma treta de todos os tamanhos.... Nao vejo utilidade nenhuma disso!! pelo menos algo mais simples e barato!! pois uma pessoa com as cartas ja chega e basta para fazer esse trabalho

                Comentário


                  Para quem tenha a C+E e já tenha feito o CAM, conheço uma empresa que costuma meter motoristas sem experiência (isto dito por um motorista) a empresa é a João Pires.

                  Comentário


                    A Primafrio está sempre a meter pessoal, por intermédio dos motorista que já estão na casa. Andam a dois algum tempo e então com a pratica anda o novo sozinho. A Primafrio é portuguesa mas um problema qualquer com o estado ou as finanças não sei bem mudaram a sede para a Espanha(Galiza acho eu), e os salários são de 3200€ no caso de portugueses claro, só que anda-se 3/4/5 meses para fora. Teem também serviços do Plus e Lidl, mas esses são pessoal mais antigo e andam sempre dois. Porque se trabalharem ininterruptamente 3 dias seguidos ficam dois em casa, e 4 dias seguidos ficam 3 dias em casa, visto fazerem as bases centrais Lidl e Plus em V.N. Famalicão, e a empresa situa-se em Ribeirão/ V.N. Famalicão. Os serviços do Intermarché são apenas tracção, porque os semi reboques são propriedade do Intermaché, e as tractoras teem que ser obrigatóriamente «RENAULT». Os porta carros é da responsabilidade do condutor tira-los e carrega-los também pois qualquer mazela nos veículos é da responsabilidade do transportador, e também há serviços internacionais de porta carros onde o salário será maior provavelmente.

                    Comentário


                      Não entendi isso isso da obrigatoriedade de serem Renault para o intermarché? Quer dizer a primafrio tem que ter camiões renault para o cliente intermarché, é isso? Nunca ouvi tal coisa. Já trabalhei num central de distribuição para cadeia supermercados e penso que não havia entraves sobre isso. Também não era nessas mencionadas

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por kinerte Ver Post
                        A Primafrio está sempre a meter pessoal, por intermédio dos motorista que já estão na casa. Andam a dois algum tempo e então com a pratica anda o novo sozinho. A Primafrio é portuguesa mas um problema qualquer com o estado ou as finanças não sei bem mudaram a sede para a Espanha(Galiza acho eu), e os salários são de 3200€ no caso de portugueses claro, só que anda-se 3/4/5 meses para fora. Teem também serviços do Plus e Lidl, mas esses são pessoal mais antigo e andam sempre dois. Porque se trabalharem ininterruptamente 3 dias seguidos ficam dois em casa, e 4 dias seguidos ficam 3 dias em casa, visto fazerem as bases centrais Lidl e Plus em V.N. Famalicão, e a empresa situa-se em Ribeirão/ V.N. Famalicão. Os serviços do Intermarché são apenas tracção, porque os semi reboques são propriedade do Intermaché, e as tractoras teem que ser obrigatóriamente «RENAULT». Os porta carros é da responsabilidade do condutor tira-los e carrega-los também pois qualquer mazela nos veículos é da responsabilidade do transportador, e também há serviços internacionais de porta carros onde o salário será maior provavelmente.
                        Eu não sei se a Primafrio é portuguesa. Mas quem deu origem à Primafrio foi a Paconsa que era espanhola e tanto quanto sei, faliu.
                        Esses salários de 3000 euros não acredito e segundo me disseram as condições de trabalho ultrapassam e bastante a linha da legalidade. O que me disseram é que todos os camiões têm um motorista extra. Para quem é da área sabe o que quero dizer...

                        Comentário


                          A obrigatoriadade é nesse serviço do Intermarché, e não tem nada a ver com a Primafrio que é um transportador noutros clientes. O grupo "Os Mosqueteiros" ou lá o que é(Intermarché), teem semi reboques próprios. Quando contratam transportadores, estes apenas veem fazer tracção. E aí é que segundo os contratos de transporte/tracção é-lhes exigido que a unidade tractora seja da marca Renault, talves a treta do "Um por todos e todos por um", atendendo a que o grupo Intermarché é francês, e por tal exijam ao contratado uma marca francesa. Isto pelo que me disseram antigos camaradas de estrada que se estabeleceram por conta própria e compraram tractoras para esse mesmo serviço. Claro está, num caso de avaria/ou manutenção, terão que se socorrer de unidades de tracção que consigam "desenrascar" no momemto, seja Renault ou Man ou o que for como eu mesmo já vi.

                          Comentário


                            Acho isso no minimo estranho, nunca tive conhecimento disso, porque se o transportador tiver tractores novos de outra marca, tem que voltar a comprar outros tractores renault, em vez de perder um grande cliente. Mas lá é politica da empresa.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por AceDaEstrada Ver Post
                              Boas pessoal
                              Tenho 19 anos, vou fazer 20 este ano, e sempre tive o sonho de ser camionista, eu sei um bocado maluco não
                              O problema é que na minha família não tenho ninguém ligado ao ramo do transporte de mercadorias, só o meu pai no transporte de passageiros, e não me conseguem aconselhar em relação a tirar a carta C+E.
                              Já tenho a de ligeiros à alguns meses, sempre pensando que a de pesados só a podia tirar aos 21 , mas só à algum tempo ouvi falar que se pode tirar mais cedo. Será que algum de voces percebe melhor disso, e se sim escolas de confiança no Porto?
                              Desculpem a ignorancia, sou novo por estas andanças

                              Olha se quiseres escolas de confiança, tens na Maia, Moutinho, foi onde tirei a minha a C, e vão-me reencaminhar para o CAM, e mais para frente talvez a E com reboque chico. Existe 1 low-cost mas aquilo não vale "nadinha" disseram que não tens ninguém a dar mecânica e tens comprar uma senha para testes, a condução tens que ir para lousada ou perto disso, e o exame é no temível centro de Penafiel.


                              No meu caso tive á escolha o ACP ou IMTT, escolhi o ACP 15€ cada exame, tens a vantagem de escolher o dia do exame, na condução era para ser a 25 e foi a 26 janeiro (não tinham examinadores disponiveis) e a mecânica foi a 23 Dezembro (prenda natal antecipada) tive sorte que o trabalho abrandou e vim para casa, desse modo despachei as horas (10) da condução num "ápice".

                              Depois tens outras, mais ou menos do estilo que tirei a minha (mais 50€, menos 50€), mas aí já não posso dar a minha opinião.

                              O custo com carta, livro, pen (foram á 750€ para escola) e andei num renault premium (caixa fechada) com 340CV com mudanças de velocidades no pedal de embraiagem

                              Comentário


                                jomaso, tal como eu tinha dito, a Pacon S.A. faliu e daí as recambolescas manobras típicas de Portugal em adquirir uma empresa falida por parte de outra portuguesa com problemas com as finanças/estado. Alguns veículos da Primafrio teem matrícula portuguesa(até me admira), o resto é tudo matrícula espanhola, exceptuando os motoristas em que praticamente são portugueses. Já se sabe que os bons trabalhinhos lá, são os mais antigos que fazem, lógico. Por esse motivo e pelo que me dá a parecer é que estão "quase sempre" a contratar pessoal. Basta ver aqui na minha zona(Póvoa de Varzim/Vila do Conde) a quantidade de veículos dessa empresa estacionados por vários dias. Estão nas paragens de descanso por horas/dias de condução seguida, e vieram descarregar ao Lidl ou ao Plus bases de V.N. Famalicão, ou directamente a lojas dos mesmo. Eu tenho quem me propusesse ir trabalhar para eles, mas só me meteria nisso se... fosse serviço central ou transitário, caso contrário, dispenso as mil maravilhas que tanto apregoam do salário de 3200€, e este é real e confirmado por amigos meus que nessa empresa trabalham, e que é quanto recebem.

                                Comentário


                                  Para o pessoal que anda nisto há mais tempo tenho uma dúvida. Podem me explicar como funciona a lei das 6 horas de trabalho? Já tive com motoristas que dizem que depois de meterem o cartão ao fim de 6 horas tem que fazer 45 minutos de descanso, já tive com alguns que dizem que é uma hora de descanso e já me disseram que era meia hora. Alguém me pode dar uma explicação?

                                  Comentário


                                    As horas de trabalho são 4.30 descansando 45 minutos podendo esses 45 divididos em 2 (30 +15), e pelo menos 2 dias por semana podes fazer 10h de condução

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                      Olha se quiseres escolas de confiança, tens na Maia, Moutinho, foi onde tirei a minha a C, e vão-me reencaminhar para o CAM, e mais para frente talvez a E com reboque chico. Existe 1 low-cost mas aquilo não vale "nadinha" disseram que não tens ninguém a dar mecânica e tens comprar uma senha para testes, a condução tens que ir para lousada ou perto disso, e o exame é no temível centro de Penafiel.


                                      No meu caso tive á escolha o ACP ou IMTT, escolhi o ACP 15€ cada exame, tens a vantagem de escolher o dia do exame, na condução era para ser a 25 e foi a 26 janeiro (não tinham examinadores disponiveis) e a mecânica foi a 23 Dezembro (prenda natal antecipada) tive sorte que o trabalho abrandou e vim para casa, desse modo despachei as horas (10) da condução num "ápice".

                                      Depois tens outras, mais ou menos do estilo que tirei a minha (mais 50€, menos 50€), mas aí já não posso dar a minha opinião.

                                      O custo com carta, livro, pen (foram á 750€ para escola) e andei num renault premium (caixa fechada) com 340CV com mudanças de velocidades no pedal de embraiagem
                                      Qual o mal do centro de Penafiel

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por miica Ver Post
                                        Para o pessoal que anda nisto há mais tempo tenho uma dúvida. Podem me explicar como funciona a lei das 6 horas de trabalho? Já tive com motoristas que dizem que depois de meterem o cartão ao fim de 6 horas tem que fazer 45 minutos de descanso, já tive com alguns que dizem que é uma hora de descanso e já me disseram que era meia hora. Alguém me pode dar uma explicação?
                                        Nunca esquecer- condução são períodos de 4h 30m seguidos, caso sejam, porque podem existir paragens de carga/descarga/distribuição
                                        após 4h 30m de condução tem obrigatóriamente de para por 45m(mínimo)
                                        desde que "pega" começa o trabalho, inserção do cartão de condutor no tacógrafo, é trabalho em que todo e qualquer serviço, independentemente da condução, se chama carga horária. Um motorista também tem horário de trabalho como qualquer profissão.
                                        Mesmo que as autoridades, já que é isso que preocupa toda a gente, fiscalizem apenas as horas de condução, pode muitas vezes a autoridade das condições trabalho(ACT) também verificar as horas totais de trabalho, porque o motorista não para mesmo na carga/descarga de veículo a não ser em serviços que não esteja autorizado a permanecer junto ao movimento de máquinas/outros equipamentos de carga/descarga, tipo docas de redes de frio e etc...
                                        Aí mesmo em disponibilidade/ou carga/descarga está a contar como carga horária. Caso o veículo não seja carregado/descarregado por operadores para o efeito e então motorista de parque faça o respectivo estacionamento do mesmo, caso não obrigue o motorista do mesmo a estar presente durante a operação por se encontrar em período de descanso. Descanso esse que pode ser após o dia/noite de trabalho, quer esteja em casa ou fora dependendo do local e do tipo de transporte/serviço que efetua.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                          As horas de trabalho são 4.30 descansando 45 minutos podendo esses 45 divididos em 2 (30 +15), e pelo menos 2 dias por semana podes fazer 10h de condução
                                          Parece me que estás a fazer um pouco de confusão, as 4.30H são horas de condução e os 45 minutos de descanso podem ser repartidos em duas pausas uma de 15 e outra de 30 minutos.
                                          Originalmente Colocado por kinerte Ver Post
                                          Nunca esquecer- condução são períodos de 4h 30m seguidos, caso sejam, porque podem existir paragens de carga/descarga/distribuição
                                          após 4h 30m de condução tem obrigatóriamente de para por 45m(mínimo)
                                          desde que "pega" começa o trabalho, inserção do cartão de condutor no tacógrafo, é trabalho em que todo e qualquer serviço, independentemente da condução, se chama carga horária. Um motorista também tem horário de trabalho como qualquer profissão.
                                          Mesmo que as autoridades, já que é isso que preocupa toda a gente, fiscalizem apenas as horas de condução, pode muitas vezes a autoridade das condições trabalho(ACT) também verificar as horas totais de trabalho, porque o motorista não para mesmo na carga/descarga de veículo a não ser em serviços que não esteja autorizado a permanecer junto ao movimento de máquinas/outros equipamentos de carga/descarga, tipo docas de redes de frio e etc...
                                          Aí mesmo em disponibilidade/ou carga/descarga está a contar como carga horária. Caso o veículo não seja carregado/descarregado por operadores para o efeito e então motorista de parque faça o respectivo estacionamento do mesmo, caso não obrigue o motorista do mesmo a estar presente durante a operação por se encontrar em período de descanso. Descanso esse que pode ser após o dia/noite de trabalho, quer esteja em casa ou fora dependendo do local e do tipo de transporte/serviço que efetua.
                                          Isso já percebi, mas sabes me informar quando devo fazer esse tempo de descanso e de quanto tempo deve ser?

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por FilipeAlmeida Ver Post
                                            Qual o mal do centro de Penafiel
                                            O mal do centro é só e simples o facto de serem manhosos. Mas o meu examinador teve a dar exames lá e próprio disse que além de serem exigentes juntava-se também o facto de aquilo ser muito limitado em trajectos e os alunos não conhecerem os locais (ou pelo menos irem mais ou menos preparados)

                                            Depois o facto de não teres aulas nos locais de exame só aí é um entrave. Do Porto para Penafiel ainda são uns kms jeitosos e não é em 1 ou 2 horas que se vai dar aulas para lá.

                                            Comentário


                                              Eu fiz la o exame de condução categoria c. só fui lá no dia do exame dei uma voltas na zona. Não achei que fossem demasiado exigentes. Se falas em manhosos em relação dar uma boa gorjeta. não dei nada nem nunca me pediram é fiz o exame há primeira.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por FilipeAlmeida Ver Post
                                                Eu fiz la o exame de condução categoria c. só fui lá no dia do exame dei uma voltas na zona. Não achei que fossem demasiado exigentes. Se falas em manhosos em relação dar uma boa gorjeta. não dei nada nem nunca me pediram é fiz o exame há primeira.
                                                Eu também não dei groja, mas fiz pelo ACP, e tive um examinador acessivel e como o trajecto. Mas já ouvi tanta coisa sobre esse centro, e o meu instrutor também falou sobre isso (agora não me lembro o quê)

                                                Comentário


                                                  Após 9h de condução e/ou não exceder 2h de carga/descarga no total da carga horária. As paragens são de 45m após cada 4h 30m de condução ou mesmo com 2h de carga/descarga depende do serviço que pode repartir as horas, tipo na distribuição. Daí se poder nesses casos por cumprimentos de horários fazer uma pausa a meio de 15m ficando-se assim obrigado a pausar apenas 30m após as tais 4h 30m de tempo de condução. Mais 4h 30m do mesmo, tipo parte da tarde ou da noite conforme o serviço que fazemos e as horas de carga/descarga. Após isto, encostar nas boxes e posição de cama no tacógrafo, pois só ao completar 24h é que podemos tornar a conduzir, ou seja, a condução é de 9h sobre 24h. Só no dia/noite seguinte é que podemos voltar a conduzir. Duas vezes por semana, podemos conduzir 10h, para exemplificar--> 4h30 condução-45m(mínimo)descanso-mais 4h30 condução-45m(descanso)-mais 1h condução-descanço até completar 24h. Estas duas horas a mais tem de ser paradas(descanço) até um prazo máximo de três semanas.

                                                  Comentário


                                                    Hoje foi a minha vez, e finalmente já despachei também a categoria C+E.
                                                    Já comecei o CAM esta semana também, para ver se se acaba com isto mais rapidamente.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por JPSL14 Ver Post
                                                      Hoje foi a minha vez, e finalmente já despachei também a categoria C+E.
                                                      Já comecei o CAM esta semana também, para ver se se acaba com isto mais rapidamente.
                                                      Reboque chico? Como é que conduzir reboque?

                                                      Comentário


                                                        Sim, por acaso foi desses e não semirreboque, embora hajam Escolas de Condução com esse (nunca experimentei).

                                                        É fácil. Tens de que dar o 'desconto' nas mudanças de direcção e curvas, mas nada por aí além. É preferível o camião ir mais ao meio da estrada e pisar os traços (mas há limites), do que o reboque ir a pisar a linha da berma ou muito próximo do passeio.
                                                        Nas manobras, isso vai depender de cada reboque. No meu caso, para estacionar em pararelo o instrutor ensinou-me os truques, ou seja, quando virar ao contrário ou deixar ir, consoante visse a chapa de identificação do reboque ou a mangueira vermelha do ar, por exemplo.
                                                        Contornar curvas de marcha-atrás, também é uma questão de ir controlando a posição do reboque.

                                                        No caso do camião de instrução (Volvo FL 240 de 2007), a distância entre o eixo traseiro e o eixo do reboque é maior que a distância entre-eixos do próprio camião, por isso havia que ter um pouco mais de atenção.
                                                        Editado pela última vez por JPSL14; 26 February 2016, 14:49.

                                                        Comentário


                                                          O problema será o engatar e desengatar (alinhamento com o camião) porque as manobras com mais ou menos dificuldade vai-se fazendo. Tiraste num volvo 240? O meu era um renault premium 340 1998 mas já tinha alguns "extras" (caixa sequencial, com no pedal de embraiagem)

                                                          Hoje já fui a inscrição para o CAM, tenho que ir para Paredes, o livro é um "trambolho" parece que vamos para a faculdade

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por kinerte Ver Post
                                                            jomaso, tal como eu tinha dito, a Pacon S.A. faliu e daí as recambolescas manobras típicas de Portugal em adquirir uma empresa falida por parte de outra portuguesa com problemas com as finanças/estado. Alguns veículos da Primafrio teem matrícula portuguesa(até me admira), o resto é tudo matrícula espanhola, exceptuando os motoristas em que praticamente são portugueses. Já se sabe que os bons trabalhinhos lá, são os mais antigos que fazem, lógico. Por esse motivo e pelo que me dá a parecer é que estão "quase sempre" a contratar pessoal. Basta ver aqui na minha zona(Póvoa de Varzim/Vila do Conde) a quantidade de veículos dessa empresa estacionados por vários dias. Estão nas paragens de descanso por horas/dias de condução seguida, e vieram descarregar ao Lidl ou ao Plus bases de V.N. Famalicão, ou directamente a lojas dos mesmo. Eu tenho quem me propusesse ir trabalhar para eles, mas só me meteria nisso se... fosse serviço central ou transitário, caso contrário, dispenso as mil maravilhas que tanto apregoam do salário de 3200€, e este é real e confirmado por amigos meus que nessa empresa trabalham, e que é quanto recebem.
                                                            Kinerte, se a Primafrio pagasse salários desses, tinha uma fila de kms de gente a pedir emprego.
                                                            Até eu lá ía.

                                                            Comentário


                                                              A pagar isso é-me dito por vários amigos meus que lá trabalham e deve ser isso que atrai pessoal novo, segundo dizem é ao nível da Espanha mas com a diferença de serem portugueses tipo emigrado onde há sempre diferenciação em todo o lado, pois se fosse um espanhol o ordenado seria bem maior. Costuma ser por intermédio de motoristas que já lá há muito tempo que vão convidando algum conhecido que queira, ainda há poucos meses entrou um amigo meu de infância para lá, e com a carta c+e como as nossas mas tirada ano passado, agora parece que já está a coduzir sozinho e nunca teve experiência nisto. O que me dá a parecer que aquele pessoal assim tipo aí para uns 50 55 anos começam é a ficar saturados de tanto mês seguido para fora e talvez seja aí o cerne da questão em que talvez muitos deles deixem a empresa. Assim eles necessitam de pessoal a cada passo. O que for demasiado bom já tem dono como semprepor isso os serviços mais certinhos para o Lidl e acho que o Plus, onde carregam na sede e descarregam na base daqui me parece ser o melhor serviço deles, pois até dá para vir a casa dois ou três dias em médias de semana isto dada a proximidade da base de V.N. Famalicão e a sede da Primafrio também.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X