Tópico das Casas

Diárias a 5€ vocês estão a roubar as pessoas ou a comer gatos ... É que nem gatos, que custa dinheiro apanhar e cozinhar os bixos.

Que eles não saibam fazer contas é uma coisa, mas vocês acreditarem que isso é possível, é outra história...

Não consigo sequer conceber como é possível manter portas abertas num estabelecimento com preços desses.

Diárias a 5€ vocês estão a roubar as pessoas ou a comer gatos ... É que nem gatos, que custa dinheiro apanhar e cozinhar os bixos.

Que eles não saibam fazer contas é uma coisa, mas vocês acreditarem que isso é possível, é outra história...

Não consigo sequer conceber como é possível manter portas abertas num estabelecimento com preços desses.

Ainda hoje estive com uma pessoa que almoçou por 5.5€
E almoça todos os dias da semana nesse local há mais de 10 anos.

Mas agora com a inflação é que são 5.5, antes era 4.5 e há uns anos era 3.5€

Falamos do prato (não sei se com bebida).

Onde por vezes almoço também tem diárias mas não sei impreco porque peço sempre a mesma coisa. 😁

Mas vou ver.

Fizeste-me ir pesquisar alguns que me lembro:
Universal em Cedofeita, começa nos 6€ o prato, mas lá está, só o prato.
Café Almada, lembro-me de ser conhecido por "3,75" isto há uns 10 anos quando cheguei a lá ir... preços agora começa nos 5,5€, mas ainda há coisa de 1 ano aparece no Google menu 4€, depois subir para 4,5, depois 5 e por fim 5,5€.

Lembrei-me dum em Espinho já no nível tasco onde fui 1x com uns colegas e jurei que nunca mais lá ia, ia ficando intoxicado no fumo de grelhar a carne [:D]. Pelo vistos está nos 7€ com (quase) tudo incluído: pão, sopa, prato, sobremesa e café.

Felizmente há muito tempo que levo comida de casa para o escritório, fartei-me de gastar dinheiro para comer +/- sempre a mesma coisa, e ver agora o que os preços subiram...que loucura!

No geral é uma boa casa.

Claro que se quisermos ser picuinhas pode-se sempre apontar alguns detalhes.

A cozinha é aberta, mas não é. Ou seja acho que abriram nos piores locais. Ficas com a porta da casa de banho social em frente à cozinha e ficas com que de depreendo ser a "lavandaria" averto para a sala. Acho que perderam o conceito de cozinha aberta. para ser assim, honestamente, acho que mais valia ser fechada. Ter porta na entrada e ter uma porta grande de correr no que liga à Sala.

De resto a suite é boa, boa casa de banho com muita bancada, e um armário decente. E espaço ao pés da cama para um móvel.
Os outros quartos devem rondar os 10/11m2 o "normal" nos dias de hoje.

O "+ 1" acaba como um arrumo, já que para pequeno escritório vai ficar claustrofóbico e perde-se arrumação.

De resto orientava a sala de outra maneira, metia a mesa de jantar cá em baixo junto ao acesso maior da cozinha, e metia a tv na parede lá de cima.

Ah e quem meteu o mobiliário na varanda, enganou-se na escala, ou é tudo para anões... Aquelas espreguiçadeiras. [:D]

Ah e outro ponto negativo, são as janelas, já aqui se falou, estas janelas de abrir são mais eficientes, mas roubam espaço. Limita em muito meteres uma cama de casal num dos quartos mais pequenos... Depois não abres a janela.
E a ver pelo desenho, a sala só tem um acesso de 1 porta à varanda, absurdo... Não permite abrir uma área maior para o exterior.

A questão das portas de vidro é muito bem observada.... Eu ainda não vi o apartamento ao vivo porque está em fase final de construção, e não tinha reparado nisso.

Em relação à sala, concordo. Aquela parede que ali está a meio, será que tem alguma coisa que não seja possível remover? Ou seja, se me apetecer deitar aquilo abaixo, será que dá? Do que eu percebi, aquilo foi feito para servir de base para os armários da cozinha.

Mas tendo a sala quase 37m2, não me preocupa muito o espaço que se ganha ou perde. É mais porque se calhar ficava melhor visualmente se aquele espaço fosse aberto ou com uma 'ilha'.

Fizeste-me ir pesquisar alguns que me lembro:
Universal em Cedofeita, começa nos 6€ o prato, mas lá está, só o prato.
Café Almada, lembro-me de ser conhecido por "3,75" isto há uns 10 anos quando cheguei a lá ir... preços agora começa nos 5,5€, mas ainda há coisa de 1 ano aparece no Google menu 4€, depois subir para 4,5, depois 5 e por fim 5,5€.

Lembrei-me dum em Espinho já no nível tasco onde fui 1x com uns colegas e jurei que nunca mais lá ia, ia ficando intoxicado no fumo de grelhar a carne [:D]. Pelo vistos está nos 7€ com (quase) tudo incluído: pão, sopa, prato, sobremesa e café.

Felizmente há muito tempo que levo comida de casa para o escritório, fartei-me de gastar dinheiro para comer +/- sempre a mesma coisa, e ver agora o que os preços subiram...que loucura!

Em 3 anos os preços das diárias subiram em média 40 a 50% no grande Porto.. não foram apenas as casas que subiram de preço

Meia milha o T3, recebi hoje a cotação.

Baratinho para essa metrópole Vila Franca

É raro haver urbanizações frente rio com jardins públicos em volta já realizados, mas é caro para a zona que é.

E é Póvoa de Santa Iria e não Vila Franca e a urbanização poderá ser bonita mas está rodeada por limites naturais e linha de comboios.

Tem a vantagem e desvantagem de ter a estação ao lado.

Querem aumento dos salários e não pagar mais pelos bens e serviços?

Não é possível...

Estava apenas a comentar a subida dos preços que verifiquei nos últimos 3 anos, mas duvido que os salários tenham aumentado 40 a 50% para os funcionários dos restaurantes do grande Porto..

É raro haver urbanizações frente rio com jardins públicos em volta já realizados, mas é caro para a zona que é.

E é Póvoa de Santa Iria e não Vila Franca e a urbanização poderá ser bonita mas está rodeada por limites naturais e linha de comboios.

Tem a vantagem e desvantagem de ter a estação ao lado.
O problema maior para mim são mesmo os aviões, de 5 em 5 minutos, que barulheira infernal.

Estava apenas a comentar a subida dos preços que verifiquei nos últimos 3 anos, mas duvido que os salários tenham aumentado 40 a 50% para os funcionários dos restaurantes do grande Porto..
10% para salários
10% para materia prima
10% para renda
10% para utilities
10% para impostos
Ainda nem cheguei ao fim e já percebeste para onde vai o aumento 😉

É que o pescador/criador de gado/agricultor também têm mais despesas e salários mais altos para pagar.

E o gajo da distribuição também.

O único a ganhar aqui, foi mesmo o estado, esse papão.

Mas é assunto para outro tópico. Desculpem

10% para salários
10% para materia prima
10% para renda
10% para utilities
10% para impostos
Ainda nem cheguei ao fim e já percebeste para onde vai o aumento 😉

É que o pescador/criador de gado/agricultor também têm mais despesas e salários mais altos para pagar.

E o gajo da distribuição também.

O único a ganhar aqui, foi mesmo o estado, esse papão.

Mas é assunto para outro tópico. Desculpem

Acho que há aí qualquer coisa que não bate certo...porque desde sempre que o que se paga por um refeição já contabiliza, por isso se tudo aumentar 10%, o valor final só pode aumentar os mesmos 10%.

O problema é que houve coisas que não aumentaram 10, mas aumentaram 100%, e muito "boa gente" aproveitou para subir os preços e maximizar os lucros.
Olha um bom exemplo são os combustíveis, o gasóleo chegou a passar dos 2€, inclusive para os agricultores, mas agora fica a pouco mais de 1€. Vai perguntar ao Sr. Manuel que cultiva maçãs e que conseguiu aumentar o preço das ditas de 0.5 para 1€ o kg (valor hipotético) se agora as vai passar a vender a 0.75€, visto que o gasóleo do trator agora custa-lhe metade [:p]
Depois é multiplicar isto pelas inúmeras atividades, intermediários, etc, ninguém agora quer baixar o nível dos preços, mesmo que até esteja um pouco melhor em "utilities".

Ainda na semana passada aproveitei para ir ver materiais para acabamento a uma loja em Espanha, já que a obra é perto da fronteira.
Pois bem, materiais equivalentes, preço a pouco mais de metade do que custam cá. Pergunto só para esclarecer se os preços são sem IVA: "não, já é preço final".
Ora bem! E ainda mos trazem para casa sem custo extra, e fui extremamente bem recebido por um senhor que já não era nada novo.
O ordenado nas fábricas em Espanha deve ser metade de Portugal...:(
​​​​​

Penso que já aqui disse que perto do local de trabalho (centro histórico do porto) num dos locais onde vou, existem 2 preços (nativos e turistas).

Por isso é que o dono não quis vender o prédio por 1M. 😉

É isso. Circulação também um mínimo de 5m, e os pilares não devem estar nas pontas.

Regulamentos como o da câmara do Porto até permite ter apenas 4,7m de profundidade, o que é bastante pouco.
A legislação prevê, no caso de loteamentos, que na ausência de definição em plano municipal ou intermunicipal de ordenamento do território seja considerada uma área por lugar de estacionamento de veículos ligeiros em estrutura edificada de 30 m2. Não conheço nenhum projeto de loteamento que tenha verificado esta exigência.

Dispensa hoje em dia é raríssimo. Ocupa muito espaço. Um móvel alto de cozinha serve perfeitamente como dispenseiro.
A lavandaria é naquele espaço abaixo da cozinha, tem o depósito de água e a máquina da roupa.
Casas de banho com janelas, neste momento, só em prédios com 3 frentes, porque senão é um desperdício de espaço de fachada.

O facto de as dispensas e casas de banho com janela não serem comuns só lhes dá mais valor [:D]

A lavandaria ali, deve ser uma merda para ver televisão com a máquina da roupa a centrifugar. Deviam fechar ali.

Voltar
Superior