Tópico das Casas

Diárias a 5€ vocês estão a roubar as pessoas ou a comer gatos ... É que nem gatos, que custa dinheiro apanhar e cozinhar os bixos.

Que eles não saibam fazer contas é uma coisa, mas vocês acreditarem que isso é possível, é outra história...

Não consigo sequer conceber como é possível manter portas abertas num estabelecimento com preços desses.

Não consegues perceber porque nao estás a par daquele tipo de negócio.
Como é evidente eles não lucram nada de jeito com esses pratos.
Nem agora nem em 2011 quando era sopa, pão, prato, sobremesa e café a 5 euros.

A questão é que isto são cafés/pastelarias em que a maior parte do lucro vem das outras coisas todas, a começar logo pelo café, que agora não está incluido.

O facto de as dispensas e casas de banho com janela não serem comuns só lhes dá mais valor [:D]

A lavandaria ali, deve ser uma ***** para ver televisão com a máquina da roupa a centrifugar. Deviam fechar ali.

A lavandaria tem lá duas portas, está fechada.

As casas de banho com janela, é como digo, só em prédios de 3 frentes. Só por si essas casas já têm tendência de serem mais caras.

A questão das portas de vidro é muito bem observada.... Eu ainda não vi o apartamento ao vivo porque está em fase final de construção, e não tinha reparado nisso.

Em relação à sala, concordo. Aquela parede que ali está a meio, será que tem alguma coisa que não seja possível remover? Ou seja, se me apetecer deitar aquilo abaixo, será que dá? Do que eu percebi, aquilo foi feito para servir de base para os armários da cozinha.

Mas tendo a sala quase 37m2, não me preocupa muito o espaço que se ganha ou perde. É mais porque se calhar ficava melhor visualmente se aquele espaço fosse aberto ou com uma 'ilha'.

A parede da cozinha podes deitar abaixo sim. Não tens ali pilares. Mas isso implica mudar um pouco a cozinha.

Se vires com atenção, o 1º móvel de cima dessa parede é um móvel alto, e depois os dois cá de baixo também são altos. Só os 3 que ficam no meio é que são "bancada".

Eu juntava os 3 altos lá em cima, e depois partia a parede dai para baixo e fazia a ilha.

Assim:
image.png
A vermelho os 3 móveis altos. Para teres o frigorifico e micro-ondas e forno.
Depois a azul uma zona de ilha, e talvez atrá a esticar um pouco mais para baixo. E ainda fazer mais meio móvel alto junto ao vermelho.

Depois com isto tens de "mudar" a sala. Tv na zona Roxa, e Mesa na zona verde.

Estas alterações podem implicar mudanças na obra. Porque é preciso ver os pontos de TV/tomadas/rede na sala. E ver se há algum ponto de água/luz na parede a deitar abaixo na cozinha.

Podem dizer o que quiserem, mas eu não acredito que uma diária a 5 euros seja comida de qualidade. Simplesmente não é possível.

O Estado paga as refeições das escolas a 1,57€. se a 5€ não é possível, que dizer deste valor...
Em todo o caso concordo contigo, há 2 anos ou até menos um pouco sim, hoje esse valor de 5€ passou a 7-7,5€

A lavandaria tem lá duas portas, está fechada.

As casas de banho com janela, é como digo, só em prédios de 3 frentes. Só por si essas casas já têm tendência de serem mais caras.

Se a malta fizesse projetos de habitação colectiva ia logo perceber que as I.S. estarem no miolo do interior tem a ver com o aproveitamento do espaço disponível, e muito condicionado pela profundidade que se consegue obter, que quanto maior, mais dificulta.

Acaba por ser uma "negociação" estre todo o programa a integrar, então surgem alguns "truques" [:D] para organizar o espaço e aproveitar ao máximo o espaço da fachada.

Por isso depois surgem plantas +/- organizadas da mesma forma.
Este apartamento acaba por ser um bom exemplo disso.

O Estado paga as refeições das escolas a 1,57€. se a 5€ não é possível, que dizer deste valor...
Em todo o caso concordo contigo, há 2 anos ou até menos um pouco sim, hoje esse valor de 5€ passou a 7-7,5€

O caso das refeições das escolas é um mau exemplo.
1°, são doses para crianças
2°, a qualidade maioritariamente não é a melhor, há por aí cada coisa que mete nojo
3°, o contexto de confecção é diferente, a ementa são no máximo 3 pratos diferentes feitos em quantidade industrial, e o desperdício deverá ser muito reduzido.
4°, não tenho a certeza disto, mas imagino que não paguem aluguer das instalações ou mesmo gastos com água, gás e energia, sendo apenas o trabalho.

Enfim, este tópico é tão imprevisível que se consegue discutir casas de 10.000€ M2, apartamento de 400.000€ como se fosse uma banalidade, misturado com refeições a 5€ na 2a maior área urbana do país [:D]

Sim, o Estado paga muito pouco. Mas são cosias muito diferentes. Mas atenção que o Estado paga isso às Autarquias. As autarquias contratam com as empresas de catering, que recebem sempre acima de 3 euros. As empresas de catering não têm custos com espaços de refeição, decoração, empregados de mesa, etc. E os ganhos de escala de servir 300 refeições por dia são muito maiores do que num tasco que serve 40 ou 50 se tanto.
Mas sim, o Estado paga mal.

Colegas, o que acham deste T3+1? Não tenho áreas detalhadas nesta planta, mas a sala + cozinha open space tem cerca de 47m2, suite cerca de 18m2, o resto não sei bem, mas é proporcional. Quartos virados para nascente, sala + cozinha para sul e nascente. As varandas têm ao todo 50m2. Tem box para 3 carros.

Relativamente barato (pouco caro), porque a locazilação é boa, mas não tão boa como outros na zona.

As qualidades eu sei, queria era que encontrassem defeitos.

pc.jpg

Das melhores distribuições que vi por aqui nos últimos tempos. Tem tudo. O único defeito que encontro é o WC social a dar para a cozinha e sala. Convém ter uma boa extração mecânica com temporizador por causa dos cheiros indesejados pós-feijoada.
Também trocava a zona de comer com a zona de estar, mas deixava estar a parede. Com a zona de comer tão perto não tem grande vantagem estar a criar balcão aberto para a sala.

Ontem, mais na desportiva e a pedido de uma pessoa amiga, fui ver uma moradia com ela...

Não interessa o local. Basta dizer que fica a cerca de 15 km do aeroporto de lisboa, para se ficar com uma ideia.
A casa já tem uns anos (construção de 2009 ou 2010) e precisa urgentemente de alguns mimos, nomeadamente pintura total interior e exterior, remodelar cozinha e wc's e mais umas coisinhas.

O consultor imobiliário passou o tempo a gabar o imóvel e as suas potencialidades, incluindo um terreno que tem atrás com 2 ou 3 mil m2 de área e blá, blá...

No final de tudo, mencionou um valor de 450.000€ e disse que o valor era "tão baixo" porque a casa necessitava de obras, mas que só o terreno anexo, se fosse loteado, valia muito dinheiro.

O que lhe disse foi que o terreno anexo teria que ser "desanexado", mas provavelmente não iria servir de nada! Tem construções em toda a volta e nenhum acesso à estrada pelo que seria impossível construir lá por falta de acessibilidades... talvez o imóvel valesse uns 300.000 ou coisa parecida!

O senhor ficou todo ofendido e afirmou que já tinham oferecido 400.000€...

Saí de lá a pensar comigo mesmo:

O mercado imobiliário está um pouco como o dos automóveis usados! A malta anda louca! A diferença é que necessita de casa para viver...

Acho que há aí qualquer coisa que não bate certo...porque desde sempre que o que se paga por um refeição já contabiliza, por isso se tudo aumentar 10%, o valor final só pode aumentar os mesmos 10%.

O problema é que houve coisas que não aumentaram 10, mas aumentaram 100%, e muito "boa gente" aproveitou para subir os preços e maximizar os lucros.
Olha um bom exemplo são os combustíveis, o gasóleo chegou a passar dos 2€, inclusive para os agricultores, mas agora fica a pouco mais de 1€. Vai perguntar ao Sr. Manuel que cultiva maçãs e que conseguiu aumentar o preço das ditas de 0.5 para 1€ o kg (valor hipotético) se agora as vai passar a vender a 0.75€, visto que o gasóleo do trator agora custa-lhe metade [:p]
Depois é multiplicar isto pelas inúmeras atividades, intermediários, etc, ninguém agora quer baixar o nível dos preços, mesmo que até esteja um pouco melhor em "utilities".

Ainda na semana passada aproveitei para ir ver materiais para acabamento a uma loja em Espanha, já que a obra é perto da fronteira.
Pois bem, materiais equivalentes, preço a pouco mais de metade do que custam cá. Pergunto só para esclarecer se os preços são sem IVA: "não, já é preço final".
Ora bem! E ainda mos trazem para casa sem custo extra, e fui extremamente bem recebido por um senhor que já não era nada novo.
O ordenado nas fábricas em Espanha deve ser metade de Portugal...:(
​​​​​

Portugal tornou-se o país do oportunismo e do gamanço. Não só por causa dos monopólios e da falsa concorrência entre eles, mas também pela pequena ganância e chico-espertismo característicos do tuga.

Nesta país ganhamos piores salários e pagamos quase tudo mais caro, que os espanhóis. Até nos artigos usados se nota grande diferença entre OLX de portugal e Wallapop espanhol.

Bancos nacionais ganham 9,5 vezes mais que bancos europeus com subida das taxas de juro

Bancos nacionais ganham 9,5 vezes mais que bancos europeus com subida das taxas de juro – ECO (sapo.pt)

Sim, o Estado paga muito pouco. Mas são cosias muito diferentes. Mas atenção que o Estado paga isso às Autarquias. As autarquias contratam com as empresas de catering, que recebem sempre acima de 3 euros. As empresas de catering não têm custos com espaços de refeição, decoração, empregados de mesa, etc. E os ganhos de escala de servir 300 refeições por dia são muito maiores do que num tasco que serve 40 ou 50 se tanto.
Mas sim, o Estado paga mal.

Olha que não, as empresas de catering recebem o valor estabelecido no contrato, que por norma até é abaixo dos 1,57€. Isto no que toca a escolas. E é igual para todo o país.
A Câmara paga às emrpesas ou instituições em quem delega o mesmo que recebe do Estado, se pagasse 3€ significava que estaria a ter um "prejuízo" de 1,5€ por refeição.

Fizeste-me ir pesquisar alguns que me lembro:
Universal em Cedofeita, começa nos 6€ o prato, mas lá está, só o prato.
Café Almada, lembro-me de ser conhecido por "3,75" isto há uns 10 anos quando cheguei a lá ir... preços agora começa nos 5,5€, mas ainda há coisa de 1 ano aparece no Google menu 4€, depois subir para 4,5, depois 5 e por fim 5,5€.

Lembrei-me dum em Espinho já no nível tasco onde fui 1x com uns colegas e jurei que nunca mais lá ia, ia ficando intoxicado no fumo de grelhar a carne [:D]. Pelo vistos está nos 7€ com (quase) tudo incluído: pão, sopa, prato, sobremesa e café.

Felizmente há muito tempo que levo comida de casa para o escritório, fartei-me de gastar dinheiro para comer +/- sempre a mesma coisa, e ver agora o que os preços subiram...que loucura!
Grandes jantaradas já fiz no Universal... Já há uns tempos que não vou lá, mas a comida era porreira.

Olha que não, as empresas de catering recebem o valor estabelecido no contrato, que por norma até é abaixo dos 1,57€. Isto no que toca a escolas. E é igual para todo o país.
A Câmara paga às emrpesas ou instituições em quem delega o mesmo que recebe do Estado, se pagasse 3€ significava que estaria a ter um "prejuízo" de 1,5€ por refeição.

Não queria continuar o off-topic... mas olha que não é bem assim. [;)]

Pag. 4 do doc. anexo:

5. Preço Base: €8.568.952,50 acrescido de IVA à taxa legal em vigor, para o ano letivo de 2023/2024, ou seja, para o período compreendido entre 01 de setembro de 2023 a e 31 de julho de 2024, e para os anos letivos de 2024/2025 e 2025/2026, com início no primeiro dia útil do mês de setembro, correspondente a um valor unitário de 2,85 € + IVA, por refeição destinada a crianças do Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e de 2,76 € + IVA, por refeição destinada a alunos do 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, tendo por estimativa as refeições diárias servidas em 45 refeitórios escolares de acordo com o quadro seguinte:

Fonte: acinGov - A plataforma eletrónica de compras públicas

Anexos

Voltar
Superior