O administrador partilhou também uma perspectiva crítica sobre o facto de duas empresas chinesas terem ganho a maior parte dos concursos públicos realizados para a compra dos autocarros eléctricos. “É dinheiro europeu que está a sair dos nossos bolsos, porque a China está a fazer mais barato.” Na perspectiva do responsável do Grupo Barraqueiro, que além da Viação Alvorada integra também a Rodoviária de Lisboa, deveria haver uma penalização nos critérios de selecção dos vencedores dos concursos para que empresas da União Europeia pudessem ter mais vantagem em relação às de fora. “Mas não posso ser eu a fazer essa penalização. Os concursos são públicos, não posso escolher os autocarros que quero comprar. Os critérios são definidos pelo Fundo Ambiental.”
Os novos autocarros eléctricos foram parcialmente financiados, a fundo perdido, pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, através do Fundo Ambiental. O incentivo dado às transportadoras consiste na diferença entre o custo de um autocarro a gasóleo e o de um autocarro eléctrico. A Viação Alvorada recebeu cerca de 8,507 milhões de euros de incentivo público, a Rodoviária de Lisboa 6,975 milhões e a Alsa Todi 8,310 milhões – aproximadamente 70% do investimento que realizaram na compra dos novos autocarros.
A STCP já tem na frota alguns chineses , mas não sei como andam de avarias (não devem estar assim tão mal, visto que ganharam outro concurso para mais 48).
Comprem xinocada para transportes publicos e depois queixem-se. As que andam em Setubal na Carris Metropolitana é só avarias, e vamos ver o que veio para o Metro do Porto como se vai portar.
Só esperando para ver, mas segundo um responsável, este Yutong que andou 1 ano á experiência não teve qualquer avaria, nem uma lâmpada...
O próprio Administrador da Barraqueiro queixou-se de ser empurrado para as soluções chinesas:
https://lisboaparapessoas.pt/2023/08/29/carris-metropolitana-autocarros-electricos/
Gostei do facto de assumires que a adjudicação de contratação pública depende (ou está relacionada) com a qualidade do serviço prestado. [][
]
A STCP já tem na frota alguns chineses , mas não sei como andam de avarias (não devem estar assim tão mal, visto que ganharam outro concurso para mais 48).
Em Coimbra já circulam autocarros 100% elétricos BYD desde 2019, e o fead-back é bastante positivo. Se não estou em erro são 15 autocarros que fazem parte da frota dos SMTUC.Apanhei hoje em nota de rodapé que a BYD está super forte em autocarros elétricos. Encomendas para 400 cidades pelo mundo inteiro, incluindo Europa e Estados Unidos. A concorrência com autocarros a hidrogénio está a ver as ordens canceladas.
parece que é um mercado gigante que estranhamente a BYD tem, sem concorrência.
em Portugal parece que é Lisboa e Coimbra com encomendas.
isto já nem é a BYD ser boa ou má, é a concorrência ter sido apanhada a dormir.
No último concurso lançado pela câmara de Coimbra para a aquisição de 12 autocarros standard e 10 mini-bus, os standart são da marca turca Otokar, modelo e-Kent C. Em Coimbra também circulam alguns turcos da marca Temsa, mas esses são a diesel.A STCP já tem na frota alguns chineses , mas não sei como andam de avarias (não devem estar assim tão mal, visto que ganharam outro concurso para mais 48).
Para mim a foca sem tem um problema: os 4,90m
Para muitas garagens, circular em cidade e estacionamento em Portugal não é muito porreiro
Se fosse nos states se calhar era midsize
Aqui já é tamanho de um A6
O próprio Administrador da Barraqueiro queixou-se de ser empurrado para as soluções chinesas:
https://lisboaparapessoas.pt/2023/08/29/carris-metropolitana-autocarros-electricos/
Otocar parecia mesmo um nome dado por malta de uma aldeola... Ahahah top