Tópico das Casas

Que pena tenho de não ter lareira.

Mas só com condominio organizado, para as condutas terem a devida manutenção e não haver problemas com fumo.

A juntar uma boa lenha tipo azinho...hmm maravilha.

E eu aqui com um que nunca usei…… lenha , acendalha, cinza bla, bla , aspirar , varrer ….fora um fumito quando se abre….só o frete ….

Ac on/off e é verão e inverno quando um “home “ quer 😅

E eu aqui com um que nunca usei…… lenha , acendalha, cinza bla, bla , aspirar , varrer ….fora um fumito quando se abre….só o frete ….

A melhor lareira que há para ter dentro de casa [:)][:)]

image.png

Troquei a minha por uma de pellets, problema de fumos, lixos, etc, resolvido, on/off ou programação e aspirar por dentro uma vez por semana.

Dá um pouco de trabalho sim mas nada do outro mundo e para mim compensa. Não sei até que ponto sai mais barato que o AC ou mesmo irradiador a óleo , mas...

De qq forma, nunca com lenha dos hipers da vida, extremamente cara.

Mas o trabalho resume-se ao ir buscar lenha e varrer ao fim de determinado tempo para nao acomular cinza.

Se a chaminé for boa não há qq stress com o fumo. Agora, ela ser boa e estar limpa é que é outra questão.

AC é mais comodo mas...nao tem aquele encanto, eu acho [:cool:]

Troquei a minha por uma de pellets, problema de fumos, lixos, etc, resolvido, on/off ou programação e aspirar por dentro uma vez por semana.

Idem. O único defeito (além do preço) é o barulho do ventilador. De resto muito melhor que a lareira.

Idem. O único defeito (além do preço) é o barulho do ventilador. De resto muito melhor que a lareira.

Vocês são é bueda rudes !!!

olhem aqui !! queria ter uma destas quando um dia tiver a minha casa no Alentejo:

1c822ee3255671a040d87f5380e915be.jpg

A melhor lareira que há para ter dentro de casa [:)][:)]

Está gira para um catálogo e umas fotos do instagramas, mas não passa de mais uma situação de imitação tão em voga hoje em dia.
​​​​​Hoje em dia imita-se tudo: é madeira, é pedra, é betão...enfim, não sou grande fã. Até pode apelar ao sentido visual (nunca a 100%), mas sobretudo falta os restantes sentidos, no caso da lareira o olfacto, a audição, e até o facto.

É verdade que há mais sujidade, liberta sempre algum fumo que, por exemplo, vai degradando livros.
Para quem tem de comprar a lenha pode ser chato e pouco rentável, agora para quem tiver terrenos que possam fornecer a lenha para gastar, é o que para mim faz mais sentido.

Não sou grande utilizador da lareira (no Porto ainda não se acendeu este ano), mas na aldeia é inevitável.

Gosto particularmente de agora nesta altura do ano, nos passeios de mota passar nas zonas mais rurais e sentir o cheiro das lareiras acesas ao fim do dia. [;)]

A lenha tem fama de aquecer mais do que uma vez.
Aquece quando se corta.
Aquece quando se racha.
Aquece quando se transporta.
Aquece quando se arruma.
E até aquece quando se queima!

Ou pagas 120€ a tonelada e está feito 😉

Se quiser cortar, tenho lenha à borla. Se não me apetecer, 120€ dá para mais que um inverno...

Eu até nem queria a salamandra, mas é ponto de honra para a minha mulher.

É verdade que há mais sujidade, liberta sempre algum fumo que, por exemplo, vai degradando livros.

Pois, o Pepe Carvalho (do Montalban) costumava ir deitando as páginas do livro para a lareira à medida que lia.

Já vi ideias piores, como guardá-los todos [:)]

Vocês são é bueda rudes !!!

olhem aqui !! queria ter uma destas quando um dia tiver a minha casa no Alentejo:

1c822ee3255671a040d87f5380e915be.jpg
Tenho uma dessas na quinta. Metia o sofá onde está a mesa na foto, e eram longas noites de karaté alentejano... 😎

As tardes eram num mocho, com um "dedal" de whisky e a ler um livro, ou na conversa com pais e avós. Bons tempos...

Está gira para um catálogo e umas fotos do instagramas, mas não passa de mais uma situação de imitação tão em voga hoje em dia.
​​​​​Hoje em dia imita-se tudo: é madeira, é pedra, é betão...enfim, não sou grande fã. Até pode apelar ao sentido visual (nunca a 100%), mas sobretudo falta os restantes sentidos, no caso da lareira o olfacto, a audição, e até o facto.

Para quem tem de comprar a lenha pode ser chato e pouco rentável, agora para quem tiver terrenos que possam fornecer a lenha para gastar, é o que para mim faz mais sentido.

Não sou grande utilizador da lareira (no Porto ainda não se acendeu este ano), mas na aldeia é inevitável.

Gosto particularmente de agora nesta altura do ano, nos passeios de mota passar nas zonas mais rurais e sentir o cheiro das lareiras acesas ao fim do dia. [;)]

Estou por estes dias a trabalhar numa obra em que a pedra dos WCs, que são gigantes, (estamos a falar de uma casa de vários milhões de euros, essencialmente pela localização), são umas placas de um material que desconhecia de 250*125cm, de 4mm a imitar pedra calacata.
Em vez de 10mil € em pedra devem ter gasto uns poucos milhares, ou mesmo umas centenas.

Tens o conforto visual e térmico sem o desconforto do fumo, poeira, sujidade, vidros imundos que dão uma trabalheira a limpar etc.

Os meus pais têm lareira em casa (apartamento) e a minha mãe ganhou semelhante alergia ao fumo/poeira que não a usam há anos... está ali literalmente só para deixar entrar frio e "decoração", todo o conforto térmico vem do AC.

Há certas coisas que convém evoluir... a queima de lenha para aquecimento (principalmente em apartamentos e cidades) é tão eficiente como matar formigas com napalm...

Lol, uma coisa é quando tiveres reformado, ou numa casa de férias, outra coisa é o agora e o dia a dia. Não tem preço chegar a casa e ter a lareira ligada e a casa aquecida.

Sim, vdd, mas eu quando tinha nao acendia todos os dias.

Agora em teletrabalho dava jeito [kiss]

Back