Tópico do IRS

Para o pessoal que vai entregando o IRS não se esqueçam de declarar os juros recebidos, particularmente para o pessoal com rendimentos mais baixos (e baixos não estamos a falar de 5mil euros apenas, quem paga menos que os 28% de retenção nos juros), podemos estar a falar de centenas de euros.
Ontem de um reformado com base nos certificados de aforro, pensão de 7mil euros, terá a receber mais de 1000€ dos impostos cobrados nos juros, uma vez que não tem a receber nem a pagar IRS com base nos rendimentos das pensões.
Eu foi apenas umas dezenas de euros tendo em conta que a diferença entre a taxa de irs e a taxa dos 28% dos juros é residual.
Haverá provavelmente milhões de pessoas que não sabem disto e que perdem todos os anos milhares de euros.

Última edição:
Para o pessoal que vai entregando o IRS não se esqueçam de declarar os juros recebidos, particularmente para o pessoal com rendimentos mais baixos (e baixos não estamos a falar de 5mil euros apenas, quem paga menos que os 28% de retenção nos juros), podemos estar a falar de centenas de euros.
Ontem de um reformado com base nos certificados de aforro, pensão de 7mil euros, terá a receber mais de 1000€ dos impostos cobrados nos juros, uma vez que não tem a receber nem a pagar IRS com base nos rendimentos das pensões.
Eu foi apenas umas dezenas de euros tendo em conta que a diferença entre a taxa de irs e a taxa dos 28% dos juros é residual.
Haverá provavelmente milhões de pessoas que não sabem disto e que perdem todos os anos milhares de euros.

Simular sempre com e sem o englobamento, porque este ano isso tornou-se menos linear: https://www.reddit.com/r/literaciafi...os_maisvalias/

Entre ~10,5k e ~13k o englobamento parece ter deixado de interessar.

Não se dá mas devia-se dar!

Literacia financeira básica. Que como sabemos escasseia no nosso país.

Epá certo, mas eu vejo as coisas de outra forma:

O Estado ir-te ao bolso fraccionadamente em 12 meses, para depois te devolver por inteiro ao fim de um ano, é uma forma de poupares forçosamente o que de outra forma não farias.

Pergunta ao Lino dos 1000 e tal que deixou de receber, porque deixaram de lhe tirar, quanto é que ele colocou de parte...

O Estado ir-te ao bolso fraccionadamente em 12 meses, para depois te devolver por inteiro ao fim de um ano, é uma forma de poupares forçosamente o que de outra forma não farias.

Pergunta ao Lino dos 1000 e tal que deixou de receber, porque deixaram de lhe tirar, quanto é que ele colocou de parte...
É como a malta que recebe duodécimos, não poupa nada 😁...

Cá eu gosto de receber o IRS e os sub por inteiro....

Desculpa, mas fala por ti. Eu não preciso de incentivo para poupar e quanto mais tiver na mão mais poupo. E desculpa ao Lino (se for o caso), mas o problema de não poupar é dele e todos os outros não precisam ser sujeitos a retenção excessiva por causa disso.

O ideal era cada um poder escolher o nível de retenção, entre "não me deixem gastar" e "do meu dinheiro sei eu".

A mim podiam entregar o salário bruto e em agosto do ano seguinte, após ter ganho juros com ele, pagava o meu IRS integral. Não iria impor esta abordagem aos outros, mas também não aceito que me imponham a retenção em excesso só porque outros não se "orientam".

No teu caso em particular, és bastante crítico de quem se mantem num comercializador de eletricidade mais caro, mas não és igualmente crítico de quem ao ter mais dinheiro na mão o gasta em bens/serviços não necessários?

Fala por ti e por aqueles que não têm juizo financeiro....

eu tenho juízo financeiro

responde lá se fosses agora aumentado em mais 1000 euros líquidos....não digas que não ias aumentar as tuas despesas....

talvez comprasses mais coisas, trocar aquela TV velha, ou telemóvel velho, ou aquela máquina de café, ou aquele relógio......

e mudasses serviços ( telecomunicações ), etc...etc...etc...etc....

Na realidade não poupam nada, porque na realidade quem durante o ano gasta tudo quando receberem o IRS vai gastar também. A diferença no fim é nenhuma. não poupam antes nem depois.
Quem poupa por natureza já faz esse gestão ao longo do ano, independentemente de receber IRS ou não.
Eu se fosse funcionário e tivesse essa possibilidade gostaria de receber 12 meses, apenas e só.

Pois.....e se não entregar o anexo J? [:D] Será coisa grave? :confused:

Mas não queres mesmo entregar o anexo J apenas e só por comodidade? Ou apenas pelo tempo que demora a meter o IRS? Ou dava jeito agora meter sem anexo J e mais tarde até podias meter o anexo?
No limite despachas agora sem anexo, e mais tarde, tens até 30 junho metes o anexo J.
No limite não metes e ninguém te vai chatear, pelo menos é o que tem acontecido nos últimos anos.
Diria que mais de metade do pessoal não mete revolut e afins.
No meu caso apesar de ter mais que uma conta, só meto onde tenho algum valor. (ainda assim meia dúzia de euros)

Já agora também, tenham muita atenção aos contabilistas que metem o IRS, pelo que vou vendo a grande maioria está-se a marimbar para estes pormenores de englobamentos, juros, contas revolut, IRS jovem, etc.
Querem é meter automático e despachar.

Desculpa, mas fala por ti. Eu não preciso de incentivo para poupar e quanto mais tiver na mão mais poupo. E desculpa ao Lino (se for o caso), mas o problema de não poupar é dele e todos os outros não precisam ser sujeitos a retenção excessiva por causa disso.

O ideal era cada um poder escolher o nível de retenção, entre "não me deixem gastar" e "do meu dinheiro sei eu".

A mim podiam entregar o salário bruto e em agosto do ano seguinte, após ter ganho juros com ele, pagava o meu IRS integral. Não iria impor esta abordagem aos outros, mas também não aceito que me imponham a retenção em excesso só porque outros não se "orientam".

No teu caso em particular, és bastante crítico de quem se mantem num comercializador de eletricidade mais caro, mas não és igualmente crítico de quem ao ter mais dinheiro na mão o gasta em bens/serviços não necessários?

Situações distintas, a segunda é mais difícil de controlar. O que é que é necessário? Depende de muitos factores, e ao teres capital excedentário (após pagar as despesas fixas) existe uma maior tendência a gastar acessóriamente.

A comercializadora da luz tu podes muito facilmente escolher a mais acessível, nomeadamente na forma como funciona o mercado actualmente. Mudança muito simples, muito descomplicadas, muito rápida, 0 fidelização. O que está aqui em causa não é literacia financeira, é burrice e teimosia.

Voltar
Superior