Proibição de Tabaco em espaços com menos de 100m2

numa cozinha com boa exaustão tens entre 40 a 50 ppm de monoxido de carbono presente so devido à combustão do fogao e do esquentador...

de todos os (bons) argumentos que existem, o autor desse textop escolheu precisamente o pior de todos !!! [:D]

O monóxido de carbono será, provavelmente, o menor dos problemas do tabaco.

Da última vez que li, estavam identificadas 4000 substâncias cancerígenas no fumo dos cigarros, o que é de fazer corar de inveja a mais velha das Ford Transit do Ti Lelo.[:cool:]

os fumadores andam há centenas de anos a abusar do seu direito a fumar... e a desrespeitar tudo e todos.

agora vao pagar as consequências desses abusos, se fossem minimamente educados nao prejudicavam as restantes pessoas de tal maneira que é preciso fazer leis para regulamentar a situaçao....

mas como sao uns "toxicodependentes" nao há outra maneira de lhes mudar os comportamentos.

Da última vez que li, estavam identificadas 4000 substâncias cancerígenas no fumo dos cigarros, o que é de fazer corar de inveja a mais velha das Ford Transit do Ti Lelo.[:cool:]

Por isso mesmo é que disse que de todos os bons argumentos passiveis de ser utilizados, o autor daquele texto escolheu precisamente o pior !! [;)]

os fumadores andam há centenas de anos a abusar do seu direito a fumar... e a desrespeitar tudo e todos.

agora vao pagar as consequências desses abusos, se fossem minimamente educados nao prejudicavam as restantes pessoas de tal maneira que é preciso fazer leis para regulamentar a situaçao....

mas como sao uns "toxicodependentes" nao há outra maneira de lhes mudar os comportamentos.

1º Ponto os fumadores não tem culpa que o Governo seja ineficaz durante Anos a Fio no que diz respeito á legislação.

2ªºClaro os Dividendos eram bons (leia-se Impostos)

3º Existem Fumadores Educados e Não Fumadores Educados e vice - versa.

4º Vai ser muito complicado simplesmente pq existem locais de restauração onde + de 90% dos cliente são Fumadores logo advinha-se Falências.

5º Fumar faz mal, não há dúvida mas também comer sal em demasia na comida como é hábito em Portugal, beber em demasia, doces em demasia, ser sedentário,entre tantas outras.

Citação:
Originalmente Colocado por Henkel V6

Por isso mesmo é que disse que de todos os bons argumentos passiveis de ser utilizados, o autor daquele texto escolheu precisamente o pior !! [;)]

Claro, quando inspiram o CO2 do esquentador na casa de banho [8b] não se queixam.

Last edited:

Eu ouvi o tipo na TSF, e o que acontece é que em exames esse foi o valor detectado pela respiração dele, o que de acordo com determinados parâmetros é equivalente a pulmões de fumador. Não se está a falar de valores inalados, mas sim exalados, pelo que percebi. Creio que um não fumador exala muito menos MC do que um fumador, e é esse um dos parâmetros para verificar a degradação dos pulmões.

Corrigam-me se estiver errado, mas ele estava a ser entrevistado e foi o que percebi...

Essa liberdade existe sempre: em casa do fumador ou ao ar-livre.

Como a liberdade de cada um acaba onde começa a dos outros, a liberdade do fumador nunca é prejudicada porque um não-fumador nunca poluí o ar dum fumador só por respirar. Já o contrário é inverso.

E quanfo o fumador é a entidade empregadora afinal está em propriedade privada[;)]

1º Ponto os fumadores não tem culpa que o Governo seja ineficaz durante Anos a Fio no que diz respeito á legislação.

2ªºClaro os Dividendos eram bons (leia-se Impostos)

3º Existem Fumadores Educados e Não Fumadores Educados e vice - versa.

4º Vai ser muito complicado simplesmente pq existem locais de restauração onde + de 90% dos cliente são Fumadores logo advinha-se Falências.

5º Fumar faz mal, não há dúvida mas também comer sal em demasia na comida como é hábito em Portugal, beber em demasia, doces em demasia, ser sedentário,entre tantas outras.

1º os nao fumadores também nao têm culpa que o governo seja ineficaz ou permissivo

2º impostos que servem para cobrir gastos extra em termos de saúde pública

3º evidentemente, mas arriscaria dizer que um fumador educado quando a vontade "aperta" transforma-se rapidamente em pessoa incivilizada e desrespeitadora e sem sequer dar-se conta que o está a fazer.

4º se menos de metade da populaçao é fumadora nao sei de onde vêm esses 90% de clientes que sao fumadores.... quando muito perdem uma parcela de clientes fumadores e GANHAM o triplo de clientes nao fumadores....

5º comer sal em demasia nao prejudica terceiros, comer açucar em demasia nao prejudica terceiros, beber em demasia talvez prejudique terceiros e portanto em certas situaçoes também está proibido e penalizado por lei...

1º os nao fumadores também nao têm culpa que o governo seja ineficaz ou permissivo

2º impostos que servem para cobrir gastos extra em termos de saúde pública

3º evidentemente, mas arriscaria dizer que um fumador educado quando a vontade "aperta" transforma-se rapidamente em pessoa incivilizada e desrespeitadora e sem sequer dar-se conta que o está a fazer.

4º se menos de metade da populaçao é fumadora nao sei de onde vêm esses 90% de clientes que sao fumadores.... quando muito perdem uma parcela de clientes fumadores e GANHAM o triplo de clientes nao fumadores....

5º comer sal em demasia nao prejudica terceiros, comer açucar em demasia nao prejudica terceiros, beber em demasia talvez prejudique terceiros e portanto em certas situaçoes também está proibido e penalizado por lei...

3º tanto ha fumadores mal educados quanto nao fumadores mal educados. vai da pessoa e nao do habito. se me pedires educamente para eu apagar o meu cigarro eu fa-lo-ei. se fores mal educado podes ter a certeza que nao o faço

4ºNem vao ganhar nem vao perder... nem os fumadores vao deixar de ir a restaurantes, como os nao fumadores nunca deixaram de ir e agora vao todos a correr jantar fora. de qq das formas, ha mercado para ambos os tipos de espaço

5º tudo isso que indicaste tb me prejudica a mim e a ti, uma ez que são maus habitos q tb entopem o nosso SNS e para o tratamento dos quais os nossos impostos vao.

...
PS: O que não falta em Paris são bares/ restaurantes em que podes fumar em qq lado ! [;)]
A lei Evin de 1991 consagra o direito a haver zonas separadas para fumadores e não fumadores nos espaços públicos, para defender o não-fumador.

Claro que lá como cá, o pessoal facilita um pouco, sendo certo que 30% da população não se exprime quando a sua zona é invadida por um fumador.
O que se passou comigo.

Mas existe uma lei.

Que foi substituída por outra que entrou em vigor a 1 de Fevereiro de 2007 que exclui o fumo de TODOS os espaços públicos, permitindo uma excepção aos Bares, Restaurantes e Discotecas de permitir um espaço exclusivo para fumadores, parcecida com a nossa, e só entra em vigor em 2008.

Até lá, nos tais Bares e etc a que te referes, aplica-se a lei Evin. [:cool:]

Last edited:
Que foi substituída por outra que entrou em vigor a 1 de Fevereiro de 2007 que exclui o fumo de TODOS os espaços públicos, permitindo uma excepção aos Bares, Restaurantes e Discotecas de permitir um espaço exclusivo para fumadores, parcecida com a nossa, e só entra em vigor em 2008.

Que é, na minha opinião, a solução mais adequada e que defende ambas as partes ! [;)]

A ver se esta lei é para enfeitar ou para ser levada a sério.
Que isto de ser obrigado a fumar passivamente aquilo que um caramelo qualquer está a deitar para fora é simplesmente [:vm)]

estava na sanita hoje de manhã [:)] e estava a ler olivro do guinness. nem de propósito o que lá diz:

PROBLEMA MAIS GRAVA DE SAÚDE

A who (word helth organization) calcula que em 2020 doenças relacionadas com o tabaco, incluindo doenças do coraçao, cancro e doenças respiratórias, serao a principal causa de morte do futuro, responsáveis por mais mortes que a SIDA, a tuberculose, acidentes de trânsito, assassinatos e suicídios todos juntos!!!

nao fui eu que escrevi ou deduzi, repito. dá que pensar, nao dá? e 2020 é já ali ao virar da esquina... [8b]

Continuo a não perceber o porque de haver excepções para os Bares, Restaurantes e Discotecas.
É precisamente nesses locais que mais incomoda o fumo do tabaco. [8b]

Tabaco, fumo....ou talvez cortina de fumo?

Tabaco, fumo....ou talvez cortina de fumo?

O tema está bem colocado.

Quando o ministro anda enleado com as mais absurdas decisões lança um tema polémico...para entreter. Este PS pode não saber governar, contudo sabe gerir os factos politicos como ninguém. Os meus parabéns!

Enquanto se discute uma palhaçada destas, o xo ministro continua com a sua ardua tarefa de desmantelar o SNS.

Parece-me q sai uma lei pra agradar a alguns.

Qto a mim, deveria ser proibido fumar em locais publicos fechados!!!

Continuo a não perceber o porque de haver excepções para os Bares, Restaurantes e Discotecas.
É precisamente nesses locais que mais incomoda o fumo do tabaco. [8b]
As excepções, segundo consta, é de esses espaços criarem uma área para se poder fumar, que não pode ir acima de 30% da área total. E com meios de ventilação adequados.

Assim, quem quiser fumar, fica nesse espaço.

Claro que numa discoteca às 4 da matina, pouca gente há-de estar com pachorra para cumprir e fazer cumprir a lei... [:cool:]

Back