...

Bem em relaçao test drives dos 2,primeiro fiz ao focus.1º impressao o silencio do motor.Aquilo acelarava parava etc... nao se ouvia nada.Depois gostei bastante dos apoios laterais dos bancos.Nunca pensei se se notasse tanto,bastante confortavel.o Som do radio muito bom tambem.Agora vamos ao comportamento que gostei bastante.Acustumado a 1 focus 1.4 a gasolina que era 1 constante de mete 3ª,4ª,3ª,4ª etc... neste em 4ª e em baixas rotaçoes bastava-me acelarar que o carro respondia de imediato,alias essa era 1 constante,bastava-me carregar 1 pouco no acelarador que sentiamos logo aquela vida no carro,coisa que nao estava habituado,assim como as subidas em nem se sentia que o carro ia a subir,fazendo-o com grande facilidade.Enfim para terminar com a minha opiniao quanto ao focus gostei bastante da insonorizaçao do motor,som do radio,conforto,espaço,dos bancos desportivos e a boa capacidade da mala.Em termos de interior o focus neste segmento é o meu preferido,adoro aquele interior.
Agora vamos ao c4.Em relaçao ao focus reparei logo no motor mais ruidoso,seja parado ou ao puxar pelo carro.Nao era nada por ai além mas realmente o focus nesse aspecto esta muito bom.Devo dizer que nao me agrada muito o interior do c4 tirando o painel digital que achei excelente.Aquilo informaçoes é o que nao falta tal como o c.b,bastante agradavél,quase que me apetecia estar sempre a conduzir a olhar para o painel das velocidades.lol.O volante sinceramente so me lembrei que o meio era fixo ja a meio da viagem pois o volante é igualzinho aos outros.Embora nao goste muito da forma que os botoes estao situados no volante a ideia que tiveram para o volante é muito boa e engraçada.
Quanto ao comportamento achei-o em relaçao ao focus mais lento a responder.é claro que nao era tao extremo como o exemplo que vou dar mas lembrava-me a minha carrinha citroen que tenho aqui em casa em que pudemos estar com o acelarador a fundo que para desenvolver ainda demora.No caso do c4 era quase nada mas comparado com o focus que segundo me pareceu ,bastava acelarar que o carro respondia de imediato.Agora enquanto no focus gosto bastante do interior ,do espaço,som,mala e aquelas merdices que o carro vem como o sistema de chaves inteligente etc...no c4 adoro o exterior do carro,talvez o melhor do segmento(o focus nao lhe fica atras,dá é menos nas vistas),os paineis digitais dao muito prazer de ver,o tecto panoramico que se comprasse o carro ia por,que daria 1 vida ao carro,todo cinza com o tecto em preto devia ficar lindissimo.E o preço bastante mais barato que o focus,pudendo mesmo comprar o de 110 cv mais barato do que o focus 90 cv.Agora os contras,acho pouco mais pequeno que o focus,mala inclusive e o interior do c4 nao me atrai muito,tanto os bancos como a consola central nao acho nada de especial,tirando o painel digital é claro e o volante que é engraçado.
Bem agora ja sabem as minhas duvidas todas.Prefiro o focus pelo comportamento,espaço interior e pelo design interior do carro.o exterior tambem é bom.
O c4 pelo design exterior do carro,pelo painel digital,tecto panoramico e pelo preço(ainda conseguia despachar 1 carro em fim de vida por 2500e o que era muito bom).
Mais 1 vez peço desculpa pelo testemunho mas agora ja sabem tudo que penso dos 2 maquinoes.
Esta semana ainda vou fazer outro test drive ao focus e c4 para confirmar as minhas opinioes dos 2 carros e depois direi finalmente por qual optei,mas o focus ja leva vantagem ;D

Qual foi a versão do c4 que ensaias-te?
Tiveste a oportuninade de ensaiar algum com CMP6? (Caixa manual pilotada de 6)

Basini, não leves a mal, mas tens a certeza que ensaiaste o Focus de 90 cavalos? Olha que os motores são os mesmos e tenho alguma dificuldade em acreditar em diferenças de desempenho tão grandes... O que contas quase que estás a comparar o C4 de 92cvs com o Focus de 109, tens mesmo, mesmo a certeza que não foi isso que se passou?

Não penses que te estou a tentar impingir o C4, de maneira nenhum, eu até acho que deves de comprar o Focus, é claramente o carro que te enche mais as medidas como se costuma dizer, e devemos comprar o que nos agrada e não aquilo que nos aconselham, porque quem terá de andar com ele somos nós.

O Focus que o basini experimentou foi lhe dito que era de 90cvs, mas fica sempre na dúvida se era mesmo o de 90cvs ou se era o de 109cvs porque é fácil enganar qualquer um.

Ele tanto pode ter sido mesmo engando (pensar que era o de 90cvs e é o de 109cvs), como pode ser verdade que é mesmo o de 90cvs.

Como já foi dito no tópico dos Focus, os Focus 1.6 TDCI's são todos iguaizinhos à vista. Não há diferenças nas letras "TDCi" colocadas atrás (nem a cor), nem se vê nada de diferente à vista quando se olha para o motor (o turbo é diferente, mas à vista não se vê a diferença). Por isso, a única maneira mais fácil de os distinguir sem ir ver aos dados informáticos numa oficina Ford e um autocolante que se encontra colado no carro do lado do pendura quando se abre a porta. Nesse autocolante estão inscritos vários códigos em que o 1º deles está representado por um nº que pode ser 1 ou 2. Se for o nº 1 é o de 109cvs, mas se for o nº 2 é o de 90cvs.

Mas porque é que eu digo que resta sempre a dúvida, mesmo que o basini ache que o suposto 90cvs que ele testou é muito perfomante para um 90cvs? Simples! Resta sempre a dúvida porque o de 90cvs, apesar de menos potente que o de 109cvs, tem uma prestação em baixas que dizem (dizem! Eu não tenho experiência pois nunca conduzi o de 109cvs) ser até um pouco melhor que o de 109cvs (ou praticamente ela por ela) devido possivelmente e propositadamente a um acerto de parâmetros da centralina do de 90cvs para puxar mais em baixas. Sendo assim, a diferença entre 90 vs 109 deve sentir-se mais em altas. Há que ter em conta que o basini afirmou que não puxou muito pelo Focus como queria e como ainda, tal como eu, não conhece o de 109cvs, não sabe se o de 109cvs é mesmo muito melhor ou não. O que ele experimentou não dá para perceber muito bem como é em altas. Provavelmente ele experimentou mesmo o de 90cvs, ficou impressionado de tal forma que pensa que lhe enganaram fazendo conduzir um de 109cvs a pensar que era de 90cvs (porque visualmente os carros são gémeos!)

Mas fica sempre a dúvida, a não ser que o basini desminta depois de descobrir com toda a certeza no próximo test drive.

Como não temos a certeza, é caso para dizer: "O autocolante não engana!" :D

Concordo contigo k2000 plenamente.porque onde fiz o test ao focus o vendedor notava-se que era cheio de graxa e tangas.Olha que no c4 o vendedor nao me falou 1 unica vez do carro,falamos sobre varias coisas e so me falava do carro quando lhe perguntava.No da ford era so o carro tem isto,tem aquilo,o c4 nao tem isto,desvaloriza aquilo.
E nao me inspirou grande confiança.dizendo que so me podia fazer aqueles preços so em dezembro(como se fosse comprar o carro a 15 dias d2 2007),que tinha medo como os connectiums estao se a vender muito bem que depois eu quisesse uma cor que ja nao tivessem,enfim,é por estes que infelizmente os vendedores tem má fama e afinal ainda se encontra gente correcta como o vendedor do c4 por ex.
Dai ja ter pensado que ele deu-me 1 carro de 110 cv a fazer passar por 90,pois o que me desiludiu no c4 para o focus foi mesmo a diferença da resposta na estrada e acho que eles deveriam ser iguais.De resto e embora o c4 tivesse 75 mil km nao reparei em nenhum barulho parasita,nada 5 estrelas.
Mas eu desta vez ja marquei no sitio onde caso opte pelo focus irei mesmo comprar outro test drive que o vendedor parece-me correcto,porque tambem tenho medo que o outro me tivesse dado o de 110 cv,eu compro o de 90 todo contente pelas performances do carro e depois nao é bem assim.No c4 irei ver se testo do de 110 cv ja que é mais barato que o focus 90 cv e vejo as diferenças.
A unica coisa que me desiludiu no c4 foi mesmo o tempo de resposta quando se carregava no acelarador.E como o comportamento é importante achei 1 boa diferença para o focus vamos ver.Tenho mesmo que ter atençao nos proximos test drives e ver aquilo na porta do focus.lol
Caso o comportamento seja parecido e como o c4 tambem tem muitas qualidades talvez compre o c4 com tecto panoramico e poupe os 1500e que da para muita coisa ainda.Senao pelo que o focus me demonstrou será a minha escolha.

Blindness o da ford diz-me que o 90 cv que em baixas rotaçoes é melhor que o de 109 cv.o da citroen diz-me que o 110 cv o turbo actua em baixas rotaçoes tambem,notando-se diferença ,ja nao sei.Tenho mesmo que ir pa auto estrada e puxar por eles a ver se noto diferenças(digamos que com o Natal a porta o transito esta impossivel para se fazer test drives na cidade)

Mas não restam dúvidas, o que experimentaste da Citroen foi mesmo o de 92 cavalos, eu sinceramente não posso comparar porque tenho de 110cvs, agora o Focus de 90 ser assim tão, mas tão melhor é de deixar uma pessoa atrás, vê lá é se não compras o de 90 a pensar que anda super bem e depois ficas desiludido quando te entregam o carro porque foste enganado no test drive.

Dito isso, se calhar o Focus de 90cvs pode ser assim tão bom, nunca se sabe, mas pelo sim pelo não, vê bem esse caso, afinal não são uns trocos que vais gastar.

E dinheiro para o Focus de 109cvs tens? Seria um óptimo motor no carro que tu gostas, que tal?

citação:Originalmente colocada por basini

Blindness o da ford diz-me que o 90 cv que em baixas rotaçoes é melhor que o de 109 cv</u>.o da citroen diz-me que o 110 cv o turbo actua em baixas rotaçoes tambem,notando-se diferença ,ja nao sei.Tenho mesmo que ir pa auto estrada e puxar por eles a ver se noto diferenças(digamos que com o Natal a porta o transito esta impossivel para se fazer test drives na cidade)
Daí eu também por a hipótese que o vendedor não te tenha enganado e tu ficaste com a sensação do contrário. ;)

Ficará sempre a dúvida... ;)

Já agora fica aqui a minha opinião

Eu que tenho um focus 90cv também acho que responde bem em baixas, claro que isto depende da definição de cada um de "responder bem". E como foi mais varias vezes dito, em baixas a diferença para o 109 não deve ser muito significativa. No entanto uma duvida sempre tive, sendo verdade que o bloco é mesmo para a Ford e para os PSA, a nivel de electrónica, será igual também?
A história de a Citro anunciar 92 e a Ford só 90 será só marketing?

Outra coisa também curiosa, à uns tempos falei com um amigo que me disse que andou uns tempos com carros alugados, teve a 307 110cv SW e disse que não gostava, entretanto alugou a focus e aquilo é que era motor, muito melhor, etc. Lá lhe disse que não podia ser porque os motores eram os mesmos, mesmo assim ele dizia que a focus respondia melhor. As únicas conclusões que chegámos foram ter andado com a de 307 de 90cv ou a relação de caixas favorecer mais a focus.

Seja como for, pelo que foi dito a diferença de comportamento tão grande entre 2 carros "semelhantes" e com o mesmo motor, não é normal. O melhor é mesmo ir fazer um test-drive a um focus noutro stand para tirar as dúvidas

Pois por isso é que resolvi fazer outro test drive em sitio diferente no focus para realmente comparar.Eu nao digo que foi tao diferente mas o focus tive a sensaçao que foi mais agradavel de conduzir,carregava 1 bocado no acelarador e sentia-se a força dele de imediato.No c4 pareceu-me mais lento a responder,nao era muito mas fiquei mais agrdado com a resposta do focus,o c4 andava bem e quando puxava por ele chegava la so que pareceu-me demorar mais tempo.Tambem o focus tinha vinte e tal mil km o c4 75mil.Dependendo do uso do c4 tambem pode ja ter alguns problemazitos.
Mas estou mesmo ansioso de testar os carros novamente e tirar as duvidas visto o motor ser igual.Ate vou tentar que sejam no mesmo dia que ai nota-se logo as diferenças.
O focus 110 cv fica-me por quase vinte e quatro mil e meio enquanto que o c4 110 cv fica-me por 23500.Ainda é 1 diferença consideravel que caso o c4 tivesse a mesma performance nao quereria muito pagar os 1000e de diferença.

citação:Originalmente colocada por jpg

Eu que tenho um focus 90cv também acho que responde bem em baixas, claro que isto depende da definição de cada um de "responder bem". E como foi mais varias vezes dito, em baixas a diferença para o 109 não deve ser muito significativa. No entanto uma duvida sempre tive, sendo verdade que o bloco é mesmo para a Ford e para os PSA, a nivel de electrónica, será igual também?

Outra coisa também curiosa, à uns tempos falei com um amigo que me disse que andou uns tempos com carros alugados, teve a 307 110cv SW e disse que não gostava, entretanto alugou a focus e aquilo é que era motor, muito melhor, etc. Lá lhe disse que não podia ser porque os motores eram os mesmos, mesmo assim ele dizia que a focus respondia melhor</u>. As únicas conclusões que chegámos foram ter andado com a de 307 de 90cv ou a relação de caixas favorecer mais a focus.

Seja como for, pelo que foi dito a diferença de comportamento tão grande entre 2 carros "semelhantes" e com o mesmo motor, não é normal. O melhor é mesmo ir fazer um test-drive a um focus noutro stand para tirar as dúvidas

Mas pode ser como tu dissestes no focus ser 1 motor mais agradavel de conduzir e depois exprimenta-mos o mesmo motor noutro carro e nao nos pareça tao bom.

citação:Originalmente colocada por lercio

Qual foi a versão do c4 que ensaias-te?
Tiveste a oportuninade de ensaiar algum com CMP6? (Caixa manual pilotada de 6)
O c4 que testei foi o 92 cv vtr pack.

citação:Originalmente colocada por jpg

Outra coisa também curiosa, à uns tempos falei com um amigo que me disse que andou uns tempos com carros alugados, teve a 307 110cv SW e disse que não gostava, entretanto alugou a focus e aquilo é que era motor, muito melhor, etc. Lá lhe disse que não podia ser porque os motores eram os mesmos, mesmo assim ele dizia que a focus respondia melhor. As únicas conclusões que chegámos foram ter andado com a de 307 de 90cv ou a relação de caixas favorecer mais a focus.

Anunciar o C4 com 92cv e o Focus com 90cv é puro marketing (tal como o C4 de 110cv vs. Focus 109cv). Também não esperes que o nº de cv de cada um seja igual entre eles, mas acredita que não são os que as marcas anunciam. Devem ser até mais! [:p]

Quanto às diferenças que se sentem entre eles é perfeitamente normal, repito, normalíssimo! A questão é que os componentes até pode ser exactamente os mesmo na maioria, mas outros factores muito importantes estão em jogo! Cada marca afina o carro consoante aquilo que pretende para aliciar os clientes. Maior conforto, ou maior economia, ou mais performance. Factores muito importantes como as afinações de cada componente (ex: mapeamentos de centralina), peso, suspensão e outras características alteram significativamente o comportamento do carro. Por exemplo, os C4 e 307 têm o intercooler montado mais para o lado e o Focus ao centro (mesmo em frente ao radiador), o que dá menos fólego ao C4 e 307. Para além disso a caixa de ar dos Focus não vem tapada. O dos C4 pelo menos alguns está tapada e sem pá. Há quem diga que o Mazda 3 com o mesmo motor 1.6 de 110cvs é que tem melhor resposta de que o C4 110cv, Focus 109cv, 307 110cv e até do S40/V50 1.6D!!! [:p]

São estas pequenas (grandes) coisas que marcam a diferença.

É perfeitamente possível que o dos Focus tenham sido mexidos para dar mais entrega ao motor. [:p] ;)

EDIT: outra coisa que me lembrei entretanto... o C4 que o basini testou podia ter FAP daí as prestações mais pobres... é uma hipótese.

Isso de 90 ou 92cv pode não ser marketing.. até porque o 2.2 HDI tem 170cv na Peugeot, e 173 na Citroen.....

os 92cv podem ser apenas marketing, mas mesmo que não sejam, não é 2cv que faz a difrença

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Isso de 90 ou 92cv pode não ser marketing.. até porque o 2.2 HDI tem 170cv na Peugeot, e 173 na Citroen.....

os 92cv podem ser apenas marketing, mas mesmo que não sejam, não é 2cv que faz a difrença
Não sei se entendeste o que disse em cima. A Citroen dizer que tem 92cv e a Peugeot dizer que tem 90cv é marketing. A questão é que nem um tem realmente 90cv, nem o outro tem realmente 92cv. Ambos deverão ter potências realmente diferentes entre si (devido a alguns componentes e acertos diferentes), mas de certeza que são acima dos anunciados 90cv e 92cv. Eles têm efectivamente mais e não necessáriamente o que anuncia a marca. O que eles anunciam já é marketing!

Back