A moda da marmita

Marmita Segunda a Quinta assim como os meus colegas todos de trabalho.

Sextas feiras mandamos vir take away com entrega no escritorio ( pizzas, comida chinesa,etc..) e dividimos a despesa.

Uma vez lembro me de ter levado bacalhau com natas para o escritorio, depois de aquecer no micro ondas, um dos colegas saiu se com " What the f*ck are you eating? It f*cking stinks!"

Não entendo como lhe chamam moda, quando trabalhei à 3 anos atrás levava sempre marmita assim como grande parte dos colegas de trabalho.

Eu até trabalho a menos de 5km e levo na mesma. [;)] Tenho 1h para almoço, ou seja para chegar a casa, preparar e comer não ganho nada, e já tem que ficar pronta de manhã e tem, por isso levo, aqueço e como, sem pressas. Poupo mais uns trocos em combustivel.

Excepção feita para a noite em que janto na faculdade.

Não entendo como lhe chamam moda, quando trabalhei à 3 anos atrás levava sempre marmita assim como grande parte dos colegas de trabalho.

Chamam-lhe moda porque actualmente, devido às circunstâncias conhecidas, há muito mais gente a fazê-lo.

Levo comida de casa para o almoço 2 vezes por semana.

As outras almoço normalmente por 5€, com café incluído.

Não posso negar o prazer que me dá almoçar fora pela "distracção mental" e pela pausa em si.

É triste mas na minha empresa jamais arriscarei a levar marmita. Até porque não há instalações apropriadas a recebê-las...não sendo essa a razão mais inibidora...

E por aqui me fico.

Só para acrescentar algo à conversa, conheço empresas que não pagam subsidio de alimentação mas têm cantina com buffet onde os trabalhadores têm as refeições que quiserem (pequeno almoço, almoço, lanche e jantar).

Há quanto tempo uso marmita. Sei o que como e poupo diariamente. Aliás para quem tem 30m para comer não se pode dar ao luxo de grandes mordomias.

Uso marmita à 21 anos, desde o 1º dia de trabalho!

Aqui na empresa nunca houve cantina, e ainda bem! A minha mãe tinha cantina e comia uma porcaria.. O me pai trabalhou aqui 40 e tal anos, e sempre marmita.
Para mais, aqui pagaram sempre bem o almoço, antigamente em tiques, e no meu tempo já em €€
E o que pagam, dava e sobrava para comer fora.
Mas façam as contas, sair, gasolina, esperar sair almoço (quase sempre em restaurantes tudo mais plastico, mesmo prato normais), comer, pegar carro e voltar.. só tempo perdido. Em 1h de almoço, perde-se metade a andar de um lado para o outro e gastando €€€

Assim, à noite faz-se um pouco mais de comer e já está o almoço feito do dia a seguir, feitinho em casa, a nosso gosto, tudo mais natural.
Chega hora de almoço, é só microondas, e sentar para comer. E ainda fica nas calmas meia hora para paleio, etc..

Resumindo, por dia, se fosse fora, eram 5-6€ mais gasolina, ou seja ai 125-130€, e ainda gasolina.. Para quem ganha pouco, isso é bem pesado ao fimd o mês..
Se calhar gasto menos de 50€ no extra de casa que dá para o meu almoço..

Viva a marmita!! :))

É triste mas na minha empresa jamais arriscarei a levar marmita. Até porque não há instalações apropriadas a recebê-las...não sendo essa a razão mais inibidora...

E por aqui me fico.

Quem diria...:rolleyes: Já por aqui é a coisa mais natural do mundo. Mentalidades.

E por aqui me fico.

Isso vai mudar! Onde trabalho, o edifício novo já tem uma copa com frigorífico e 2 micro-ondas! Já se vê algumas pessoas a almoçarem lá. Enquanto tiver cantina não o faço, mas mal a cantina acabe não terei problemas em trazer a marmita.

Holanda ... marmita all the way... Mas sem qualquer problema. Em portugal durante 6 anos saia sempre para almocar fora. Que perda de tempo sinceramente.

Sim, fizemo-lo durante 16 anos, pois trabalhávamos a uns 50km de casa e cada um levava a sua refeição.
Poupava-se, comíamos aquilo que nos fazia bem e sabíamos o que estávamos a comer – comida do lume confecionada em casa e fruta, e nada de sandes e afins.

Havia alguns colegas de profissões e funcionários que olhavam com desdém, mas como eu acho que vergonha é roubar ou mostrar ser-se aquilo que não se é (coisa típica do português), estive-me nas tintas.

Mais. Noutros países este género de comportamento é levado na boa pelos mesmos motivos que evidenciei.

Noutros paises para além do que menciona, outro dos motivos é o periodo de almoço ser muitas vezes de 30 ou 45 min. possuem também uma pausa de 15min - coffe break - a meio da manhã, onde costuma haver uma outra pequena refeição.
Claro que existe depois o reverso da medalha, que é sair ás 15.00~16.00h ter tempo para a familia, e conseguir efectuar uma refeição melhor pelas 18.00~19.00h.

Curiosamente a filosofia resulta, sem que se pratiquem periodos de almoço de 60 ou 90 minutos, sem que seja necessário cortar feriados ou mesmo acabar com as "pontes" para subir a alegada produtividade, mas isso são contas de outro rosário.

Back