A pobreza que não pára de aumentar em Portugal...

citação:Originalmente colocada por Zur Besonderen Verwendung

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Pois é, por terras lusas, onde tanto se sonha e pouco se alcança, 1 em cada 5 portugueses vive abaixo do limiar de pobreza, ou seja, não chega sequer aos 60% do rendimento médio nacional e sobrevive com menos de 1 euro por dia...

São "só", por enquanto (...), dois milhões de almas que se arrastam pela vida, neste nosso Portugal... "Só" dois milhões, por enquanto...:(

È uma falsidade, já deviam saber que que vive abaixo do limiar da pobreza só o faz porque assim o quer, são pessoas acomodadas.
xiu pah, então, a dizer barbaridades dessas? Não sabes que são pessoas a quem a sociedade não lhes deu uma oportunidade de se mostrarem, que a culpa é de todos, menos dos próprios, que arduamente tentaram dar a volta à situação.

[8]

Tirando os idosos e deficientes, a quem a culpa é de um sistema, ele próprio deficiente, ( sistema esse que qualquer alteração será sempre criticada, na maioria pelos mesmos que criticam a existência de demasiada pobreza) o resto não passam de, com todas as letras, inúteis( seja por comodismo ou não).

Ontem não quis estar a adiantar valores porque me faltava aqui um que precisei confirmar.

Mas relativamente á noticia " 180 mil alentejanos vivem com dez euros por dia " vou acrescenatr um facto concreto e relatado na 1ª pessoa porque é um familiar da Maria.

A srª em causa trabalhou toda a vida como costureira, o marido foi sapateiro, o sr. já faleceu á uns anos e o panorama é este.

Rendimentos da Srª. com 76 anos.

Habita casa própria

Possui - 226€ de pensão de sobrevivência complementada por um subsidio de apoio.

Despesas fixas

- Água
- Electricidade
- Telefone - Não paga assinatura só as chamadas

- Medicação (a srª possui problemas de diabetes, glaucoma -está á espera de uma operação á 16 meses possui 20% de visão numa vista e cerca de 60% noutra - e medicação por depressão nervosa)

- Apoio Domiciliário - Servem as duas refeições e prestam apoio na casa - Valor Mensal: 190€

Agora é fazer contas e subtrair aos 226€ os 190€ o que dá como restante 36€

Vejamos - 36€ , para as despesas de Água, Electricidade, Telefone ... hummm a medicação já era ...

E nem há espaço apara adquirir os alimentos para a Pequeno Almoço -o apoio domiciliário não o serve - nem para um Chá ou Bolachas, e claro nem estou a incluir a eventual compra de uma Bilha de Gás.

Agora imaginem como é que a srª. arranja o resto que lhe falatm para suprir o orçamento.

O quê estamos falar de reformados !?

Pois é ! Segundo dados oficiais a população do Alentejo é das mais envelhecidas do pais sendo constituida por cerca de 70% de reformados.

A população activa, depende dos empregos temporários no campo/agricultura, porque industria não há, e a mina está já á muito sem vagas, também muitos subsistem porque as Camaras Municipais e Juntas de Freguesia os empregam.

Como !? Vão buscar os inscritos de Longa Duração no IEFP e complementam o subsidio, caso contrário muitos já nem direito a subsidio tinham.

Isto passa-se numa vila Alentejana no Distrito de Beja.

Também posso relatar aqui um caso de uma pessoa que sofreu um AVC, com 66 anos.

Felizmente tinha uma pensão de conjugue de 505€ da PT.

Infelizmente não tinha capacidade autonómica de ficar em casa e foi para uma Lar ... no lar cobram 90% do rendimento. O restante é para medicação ... e não chega.

Mas vou ficar por aqui, é que estes relatos do nosso pais ... dão-me para tudo ... menos para ser sarcástico.

Excalibur, mas ainda ninguém negou que há pobreza em Portugal, ninguém nega que é preciso lutar contra isso.. Ou se achas que alguém nega isso, faz ai o quote..

A questão neste topico começou porque alguns defendem que há pessoas em Portugal que têm um rendimento de 80 centimos por dia. Ainda não vi nenhum caso desses no meio de tanto relato de pobreza..

É obvio que alguém que recebe 226 euros por mes, é pobre e vive mal.. Mas agora imaginem como poderia viver se tivesse um rendimento de 24 euros por mes, como voces querem fazer crer que há 2 milhões de pessoas em Portugal a viver...

É que demagogia e sensassionalismo têm limites...

citação:Originalmente colocada por mundano

Excalibur, mas ainda ninguém negou que há pobreza em Portugal, ninguém nega que é preciso lutar contra isso.. Ou se achas que alguém nega isso, faz ai o quote..

A questão neste topico começou porque alguns defendem que há pessoas em Portugal que têm um rendimento de 80 centimos por dia. Ainda não vi nenhum caso desses no meio de tanto relato de pobreza..

É obvio que alguém que recebe 226 euros por mes, é pobre e vive mal.. Mas agora imaginem como poderia viver se tivesse um rendimento de 24 euros por mes, como voces querem fazer crer que há 2 milhões de pessoas em Portugal a viver...

É que demagogia e sensassionalismo têm limites...

Até podes dizer " vocês " e generalizar, mas eu já te mencionei uns posts atrás qual a minha posição.

Quando chegarmos á triste realidade de alguém em Portugal Viver apenas com 0,80€, Portugal estará na posição que o Brasil teve na Decada de 80 do sec. XX.

Onde 90% da população tinha 10% PIB para viver e onde os outros 90% do PIB estavam na posse dos outros 10% da população.

Esperemos que Portugal nunca chegue a essa triste realidade.

Ah bem.. Assim já nos entendemos.. Mas infelizmente há quem não consiga ver as coisas como elas são e tenha inclusivamente insultado quem punha aqueles valores em causa.

Ah bem.. Assim já nos entendemos.. Mas infelizmente há quem não consiga ver as coisas como elas são e tenha inclusivamente insultado quem punha aqueles valores em causa.

Só não entendeste a minha posição mais cedo por distracção ou porque não quiseste. [:p] ;)

citação:Excalibur
AH Membro Gold

Colocado - 06/11/2006 : 18:31:18

Lê com calma e não te precipites !

Eu ainda não disse que vivem com 0,80€ isso carece de confirmação pelo que entendo.

Repito pela 2 vez o que disse na minha intervenção inicial

citação:Não serão os 20% anunciados - felizmente - mas mas encontras - infelizmente - casos de extrema pobreza.

Por isso não tomes as intervenções como um todo - generalizes- e não faças só o genero do "Quem é não é por mim é contra mim".

Há formas de abordar o assunto que não estão a considerar, por exemplo enquanto não houver confirmações dos NUMEROS, eu limito-me a comentar a existência de pobreza extrema, e para isso basta fazer contas e ver com que vivem as pessoas que vivem pensões de sobrevivência ou subsidios sociais.

Agora não vale é a pena aparecer com esses modos que nada de novo ou inovador trazem ao debate.

citação:Excalibur
AH Membro Gold

Portugal

Colocado - 06/11/2006 : 18:33:19

Mundano o meu anterior post.

"Ipsis Verbis" exceptuando o ultimo paragrafo.

Ou podiam por exemplo ir ver os relatórios do Banco Mundial sobre os países onde há pobreza extrema (pessoas que vivem com menos de 1 USD)..

É claro que apesar de nesses relatórios aparecerem países que têm menos de 2% da população a viver em pobreza extrema Portugal nunca é referenciado.. Mas deve ser falha do Banco Mundial, afinal a TVI disse, tá dito..
Bem, se o Banco Mundial não referiu pobreza em Portugal é porque não existe, claro...

Claro não há pobreza, só há oposição para que se ganhe um pouco melhor.

http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=93623

Lembrei-me deste tópico por causa das constantes aparições que esta epoca trazem ás TVs, com os prgramas de solidariedade e angariação de fundos.

Parece que nos restantes 11 meses ninguém tem dificuldades.

[xx(] :( [8)]

citação:Originalmente colocada por Phoenix

Lembrei-me deste tópico por causa das constantes aparições que esta epoca trazem ás TVs, com os prgramas de solidariedade e angariação de fundos.

É verdade, é uma vergonha que a "consciência colectiva" só se lembre dos demasiados desfavorecidos nesta altura...[xx(]

É verdade, é uma vergonha que a "consciência colectiva" só se lembre dos demasiados desfavorecidos nesta altura...[xx(]

Direi que é uma triste verdade.

[xx(] :(

citação:Originalmente colocada por Excalibur

Direi que é uma triste verdade.

[xx(] :(

Digam antes :

É tudo para Inglês ver !!!

[8] :(

Infelizmente

Mas, também, apraz-me ver que existem almas que sentem isso, digam-no por aqui ou não, e não se incomodaram com este tópico, bem no meio de tantos outros desta Quadra...:)

São essas almas que dão "um pão" a um pobre, a uma criança, a um órfão, seja Natal ou outra altura qualquer, mas não fazem publicidade disso, pois se existe "coisa feia" (que me desculpem) é publicitar-se as ajudas concretas que se dão!...

Este tema é um tanto incómodo, pois a pobreza "chateia" nestes tempos! Mas a pobreza, sabemos isso, são seres humanos que sofrem...

Santas Festas.

Pobreza extrema afecta 985 milhões de pessoas

Pobreza extrema afecta 985 milhões de pessoas

A pobreza extrema no mundo diminuiu 21% entre 1990 e 2004, mas ainda assim existem 985 milhões de pessoas, ou 18,4% da população mundial que sobrevivem com menos de um dólar diário, indica um relatório anual do Banco Mundial (BM).

in: http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/

WASHINGTON - O mundo avança na luta contra a pobreza extrema, que diminuiu 21% entre 1990 e 2004, mas no qual ainda vivem cerca de 985 milhões de pessoas com menos de U$ 1 por dia, segundo o Banco Mundial (Bird).

A quantidade dos que vivem com menos de U$ 2 por dia também diminuiu, embora a estimativa é de que em 2004 ainda havia 2,6 bilhões de pessoas - quase a metade da população do mundo em desenvolvimento - que viviam em piores condições.

Essas são algumas das conclusões do relatório "Indicadores de Desenvolvimento Mundial 2007", publicado neste domingo pelo Bird.
O estudo responsabiliza a "respeitável" média de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) per capita - que avançou numa média de 3,9% desde o ano 2000 - pelos os avanços no combate à pobreza.

Segundo o Bird, a redução em massa da miséria na China entre os anos de 1990 e 2004 foi outra razão considerada "essencial" para que nesse período houvesse cerca de 260 milhões de pessoas a menos vivendo na pobreza extrema.

Nada a comemorar

Ao mostrar, por exemplo, que mais de 10 milhões de crianças menores de cinco anos morrem todos os anos por causa de doenças que podem ser prevenidas, o relatório deixa claro que não é momento para o triunfalismo.
Quanto às diferentes regiões em desenvolvimento no mundo, o estudo revela que a América Latina é a que apresenta maior expectativa de vida - de 72 anos - e a que tem menor taxa de mortalidade entre crianças com idade inferior a cinco anos.

Na América Latina, 8,6% vivem na pobreza extrema, contra 9% do leste asiático e 41% da África Subsaariana. O estudo afirma também que a América Latina é a região com o maior Produto Nacional Bruto (PNB) per capita do mundo em desenvolvimento, mas teve o menor crescimento anual - uma média de 0,8% - no período 1995-2005.

Entre as regiões em desenvolvimento, a América Latina é a região em que se leva mais tempo para abrir um negócio - cerca de 77 dias. Mesmo assim, foi a zona que mais atraiu investimentos em infra-estrutura com participação privada no período 1990-2005 - um total de US$ 400 bilhões.

Crescimento acelerado

O leste asiático e o Pacífico estão na frente do mundo em desenvolvimento com elevadas taxas de crescimento, que permitiram que a redução da pobreza na região fosse a mais rápida do mundo.

A região também mostra vantagem em educação, alcançando a escolarização universal primária, assim como a igualdade de gênero no acesso à educação primária e secundária.

Além disso, o setor sanitário registrou melhoras significativas nos últimos anos, embora a zona apresente problemas de infra-estrutura. Atualmente, apenas 79% da população recebe água potável e só 1/3 dela tem acesso a estradas pavimentadas.

As economias em transição da Europa e da Ásia Central registram o maior acesso a computadores e a telefones celulares. O Oriente Médio e o Norte da África avançaram muito em educação: quase 90% das crianças completam a educação primária, embora haja diferenças de gênero.

Setenta e sete por cento das mulheres entre 15 e 24 anos foram alfabetizadas em 2006, contra 89% dos homens. O Sul da Ásia tem as menores taxas de alfabetização feminina do mundo em desenvolvimento e é a região que mais depende da agricultura.
Na África Subsaariana, a expectativa de vida caiu de 49 para 47 anos desde 1990, em função da alta taxa de mortalidade infantil e da incidência da Aids. A região registrou taxas de crescimento acima de 5% nos últimos anos.

in: http://www.estadao.com.br/ultimas/economia/noticias/2007/abr/15/117.htm

Apesar de algumas melhorias, ainda existe muito que (re)pensar

Voltar
Superior