O pior do furacão será durante a madrugada em Portugal.
Nao achas um pouco cedo para dizer que nao se vai passar nada? Eu espero bem que não até porque tenho bastantes conhecidos em Newark e Virginia Beach, mas afirmar com tanta certeza que no pasa nada é de uma despreocupação e de um desconhecimento atroz dos factos e das previsões.
Do pouco que sei e lembro, que em termos académicos se resume a uma cadeira (Meteorologia e Climatologia) e ao estudo de alguns desastres, incluindo o Katrina, a classificação na escala de safir-simpson é de nível 1. Bastante longe do Katrina que chegou a nível 3 e que não fez mais do que pôr a nu a falta de preparação e coordenação existente entre o Mayor de New Orleans, a FEMA, o governador estadual e o governo federal (penso serem estes os termos correctos). Tendo já os EUA enfrentado furacões mais fortes ao longo da sua história, com bastante sucesso (felizmente bastante mais do que o Katrina).
Na era pós-Katrina notou-se uma diferença não só na coordenação dos meios, mas também na forma de comunicação das populações. Esta comunicação passou a ser feita ao mais alto nível (Obama) e sempre a esclarecer as populações acerca das consequências que poderão advir do furacão em causa. Dá-me a sensação de que estes comunicados por vezes pecam por excesso, no que toca às possíveis consequências, apenas para tentarem "assustar" os habitantes e eliminarem a sua relutância em sair das habitações.
Por último e do que tenho lido relativamente a este furacão, o maior problema não será o furacão em si, mas uma determinada conjugação de factores, tais como a frente fria que se aproxima e as horas das marés. Aguardo expectante pelo resultado da conjugação destes factores, mas sempre descontando um pouco às previsões feitas pelos OCS. E sempre com um olhinho no NOAA...
Que corra tudo pelo melhor com os teus conhecidos [

]
PS: O dysplay21 estava a ser irónico [

]