A super tempestade do século (Furacão Sandy)

Eu não disse que não ia acontecer nada?
olhem para isto

Hurricane Sandy: View From Above - Interactive Feature - NYTimes.com

Quase que vejo ali o sol a espreitar...

O pior do furacão será durante a madrugada em Portugal.

Nao achas um pouco cedo para dizer que nao se vai passar nada? Eu espero bem que não até porque tenho bastantes conhecidos em Newark e Virginia Beach, mas afirmar com tanta certeza que no pasa nada é de uma despreocupação e de um desconhecimento atroz dos factos e das previsões.

Nao achas um pouco cedo para dizer que nao se vai passar nada? Eu espero bem que não até porque tenho bastantes conhecidos em Newark e Virginia Beach, mas afirmar com tanta certeza que no pasa nada é de uma despreocupação e de um desconhecimento atroz dos factos e das previsões.

Vou deixar aqui escrito para depois puderem admirar a minha inteligência. Em NY (cidade) não se vai passar nada de mais.

Perdoem a minha ignorância mas a chuva que (pelo menos em Lisboa até esta a chover bem) tem alguma coisa relacionada com a tempestade? Se bem me lembro ontem vi o tempo e não dava chuva. E se dava era só para o Norte.

Choveu para norte? Aqui na fronteira do norte (Aveiro) foi ceu limpo e sol de manhã e enublado de tarde. Mas nada de pingas

Do pouco que sei e lembro, que em termos académicos se resume a uma cadeira (Meteorologia e Climatologia) e ao estudo de alguns desastres, incluindo o Katrina, a classificação na escala de safir-simpson é de nível 1. Bastante longe do Katrina que chegou a nível 3 e que não fez mais do que pôr a nu a falta de preparação e coordenação existente entre o Mayor de New Orleans, a FEMA, o governador estadual e o governo federal (penso serem estes os termos correctos). Tendo já os EUA enfrentado furacões mais fortes ao longo da sua história, com bastante sucesso (felizmente bastante mais do que o Katrina).

Na era pós-Katrina notou-se uma diferença não só na coordenação dos meios, mas também na forma de comunicação das populações. Esta comunicação passou a ser feita ao mais alto nível (Obama) e sempre a esclarecer as populações acerca das consequências que poderão advir do furacão em causa. Dá-me a sensação de que estes comunicados por vezes pecam por excesso, no que toca às possíveis consequências, apenas para tentarem "assustar" os habitantes e eliminarem a sua relutância em sair das habitações.

Por último e do que tenho lido relativamente a este furacão, o maior problema não será o furacão em si, mas uma determinada conjugação de factores, tais como a frente fria que se aproxima e as horas das marés. Aguardo expectante pelo resultado da conjugação destes factores, mas sempre descontando um pouco às previsões feitas pelos OCS. E sempre com um olhinho no NOAA...

Que corra tudo pelo melhor com os teus conhecidos [;)]

PS: O dysplay21 estava a ser irónico [;)]

Quer dizer.....isto é um furacão de nível 1 numa escala máxima de 5 e ainda assim há este pânico todo!

Does not compute...

Matou 60 pessoas nas caraibas.

Mais vale prevenir do que remediar.

Antes assim do que não avisarem correctamente e depois acontecer uma catástrofe.

Quer dizer.....isto é um furacão de nível 1 numa escala máxima de 5 e ainda assim há este pânico todo!

Does not compute...

Os efeitos não dependem apenas da classificação do furacão, existem outros factores com a temperatura, as marés e o grau de preparação da zona afectada.

Grau 1 em NY poderá trazer bastantes dores de cabeça como a subida do nível das águas, telhados e outros objectos a voar, interrupção da energia eléctrica, interrupção do fornecimento de mantimentos a milhões de pessoas, and so on...

O Weather Channel está a reportar os efeitos da maré que ainda está a subir em NY e, embora, a água ainda não tenha galgado a ilha já estará a fazer estragos no subsolo.
Assim, considerando o que está a ser noticiado, prevê-se, para a baixa de Manhattan, uma subida da água de, pelo menos, 1 metro.
Restará saber com que impacto os ventos vão soprar...

Com todo o respeito por quem se expressa no sentido de esta tempestade ser um bluf, nunca deve ter passado por um cenário de tempestade com ventos ciclónicos.
Eu já vivenciei uma "tempestadezinha" comparada com esta e posso dizer que é absolutamente assustador. É assustador pela subida do elemento água e se ao mesmo acrescentarmos o elemento ventos de velocidade superior a 100km/h, o cenário vira terrífico.

Back