Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

é impressão minha, ou quem tem xenon anda mais vezes com as luzes ligadas que quem tem halogeneo?!
Não sei. Agora que tenho xénon ando muitas vezes com os faróis ligados, mas antes a halogéneo também tinha esse mesmo cuidado, sempre e quando as condições de visibilidade fossem/sejam fracas!

(...)

É o que faz terem Daytime Running Lights.

Já os motociclistas franceses se mostraram contra e se o (des)governo aqui se lembrar do mesmo, os portugueses irão fazer o mesmo.

Em situações de má visibilidade, é ÓBVIO que toda a gente TEM que circular com as luzes de cruzamento (aka "médios") ligadas. Mas SÓ nessas situações.

Os motociclos são obrigados a circular SEMPRE com as luzes de cruzamento ligadas e isso é das poucas coisas que ainda nos dá alguma visibilidade na estrada e ainda vai evitando alguns acidentes do tipo "não o vi".

Se toda a gente for obrigada a circular de "médios", esse elemento diferenciador desaparece e a "maior atenção" que o condutor de automóvel/pesado tem quando se apercebe de um farol nos retrovisores deixa de existir (por ser "normal"), sendo maior a probabilidade do famoso "não o vi".

Por isso NÃO às DRL !

"V"

Já os motociclistas franceses se mostraram contra e se o (des)governo aqui se lembrar do mesmo, os portugueses irão fazer o mesmo.

Em situações de má visibilidade, é ÓBVIO que toda a gente TEM que circular com as luzes de cruzamento (aka "médios") ligadas. Mas SÓ nessas situações.

Os motociclos são obrigados a circular SEMPRE com as luzes de cruzamento ligadas e isso é das poucas coisas que ainda nos dá alguma visibilidade na estrada e ainda vai evitando alguns acidentes do tipo "não o vi".

Se toda a gente for obrigada a circular de "médios", esse elemento diferenciador desaparece e a "maior atenção" que o condutor de automóvel/pesado tem quando se apercebe de um farol nos retrovisores deixa de existir (por ser "normal"), sendo maior a probabilidade do famoso "não o vi".

Por isso NÃO às DRL !

"V"

Que desculpa mais esfarrapada.

"cuidado.... não acendam todos as luzes senão o pessoal habitua-se..."

[:)]

Todos os automóveis vêem-se "mais rapidamente" com os médios acesos mesmo de dia porque é instintivo... atrai-se mais facilmente o olhar do que um veículo com as luzes apagadas.

Se toda a gente tiver as luzes acesas estão a proporcionar que sejam visíveis de uma forma mais rápida. Tu pensas que uma multidão de carros vai passar por ti ao mesmo tempo com as luzes acesas e que não os vais ver a "todos"?

Na estrada nós cruzamos com outros veículos UM de cada vez, e não TODOS ao mesmo tempo! Por isso, quantos mais tiverem os médios ligados mesmo de dia, mais visíveis serão.

Primeiro - é proibido
Segundo - qual é a vantagem?

eu acho que não. perguntei ao meu instrutor quando tirei a carta e ele disse-me que a combinaçao mínimos/nevoeiro nao é proibida, visto que os de nevoeiro substituem os médios. iluminam na mesma num máximo de 30metros. agora médios/nevoeiro isso sim é proíbido.
além disso os de nevoeiro têm vantagem, iluminam muito melhor as bermas e a parte da estrada mais próxima de nós. ajudam portanto.
a verdade é que a maior parte das pessoas não os usa para iluminar melhor, mas sim porque fica mais "vunito".

eu acho que não. perguntei ao meu instrutor quando tirei a carta e ele disse-me que a combinaçao mínimos/nevoeiro nao é proibida, visto que os de nevoeiro substituem os médios. iluminam na mesma num máximo de 30metros. agora médios/nevoeiro isso sim é proíbido.
além disso os de nevoeiro têm vantagem, iluminam muito melhor as bermas e a parte da estrada mais próxima de nós. ajudam portanto.
a verdade é que a maior parte das pessoas não os usa para iluminar melhor, mas sim porque fica mais "vunito".

[8b][8b][8b]

Não podes circular apenas com os mínimos, apenas servem para assinalar a presença do veículo quando está parado. (ver Código da Estrada)

Só podes usar os faróis de nevoeiro... com nevoeiro, e devem ser acompanhados SEMPRE com os médios!

Não se pode é usar Máximos + faróis de nevoeiro.

Por este motivo é proibido teres faróis de nevoeiro "independentes", que se ligam independentemente do estado dos faróis normais.

Então porquê a combinação "mínimos + faróis de nevoeiro"? Simples... para usares nas situações previstas na lei que obrigam ao uso de mínimos (paragens em passagens de nível, etc.) mas... quando está nevoeiro!!!

E assim se desmistificam muitos mitos, sem recurso aos MythBusters.

Todos os automóveis vêem-se "mais rapidamente" com os médios acesos mesmo de dia porque é instintivo... atrai-se mais facilmente o olhar do que um veículo com as luzes apagadas.

Se toda a gente tiver as luzes acesas estão a proporcionar que sejam visíveis de uma forma mais rápida. Tu pensas que uma multidão de carros vai passar por ti ao mesmo tempo com as luzes acesas e que não os vais ver a "todos"?

Na estrada nós cruzamos com outros veículos UM de cada vez, e não TODOS ao mesmo tempo! Por isso, quantos mais tiverem os médios ligados mesmo de dia, mais visíveis serão.
Como é evidente! [;)]

Sim, mas o motociclo perde a "distinção", passa a ser confundido com uma qualquer outra viatura.
Dessa forma, a "lógica" que neste momento preside à actual lei (e lembro que é infracção grave -muito grave em AE- um motociclo circular de luzes apagadas) fica completamente subvertida.

Nesta altura, o facto de circularmos com os médios mesmo de dia, faz com que os condutores sejam mais sensíveis à aproximação de uma moto... e mesmo assim há acidentes porque "não o vi"...

"V"

[8b][8b][8b]

Não podes circular apenas com os mínimos, apenas servem para assinalar a presença do veículo quando está parado. (ver Código da Estrada)

Só podes usar os faróis de nevoeiro... com nevoeiro, e devem ser acompanhados SEMPRE com os médios!

Não se pode é usar Máximos + faróis de nevoeiro.

Por este motivo é proibido teres faróis de nevoeiro "independentes", que se ligam independentemente do estado dos faróis normais.

Então porquê a combinação "mínimos + faróis de nevoeiro"? Simples... para usares nas situações previstas na lei que obrigam ao uso de mínimos (paragens em passagens de nível, etc.) mas... quando está nevoeiro!!!

E assim se desmistificam muitos mitos, sem recurso aos MythBusters.

eu nao disse aquilo a sorte como é lógico. independentes como? que se podem ligar com a totalidade dos faróis desligados? mesmo sem mínimos?

Sim, mas o motociclo perde a "distinção", passa a ser confundido com uma qualquer outra viatura.
Dessa forma, a "lógica" que neste momento preside à actual lei (e lembro que é infracção grave -muito grave em AE- um motociclo circular de luzes apagadas) fica completamente subvertida.

Nesta altura, o facto de circularmos com os médios mesmo de dia, faz com que os condutores sejam mais sensíveis à aproximação de uma moto... e mesmo assim há acidentes porque "não o vi"...

"V"

Eu acho essa preocupação descabida. Queres ainda melhor "distinção" do que o facto de apenas ser "1" médio em vez de 2?

Podes sempre fazer pressão para que uma futura lei sobre médios obrigatórios incorpore médios amarelos apenas para os veículos de 2 rodas para os distinguir dos restantes veículos... continuo a não ver o problema... não é por toda a gente andar de médios que se vai deixar de ver os médios dos motociclos...

Ou então podiam andar de médios + piscas "ligados" como na América do Norte, onde os piscas "piscam" graças a lâmpadas de 2 filamentos, de Watts diferentes

Isso axo que não...
Mas.. coincidencia ou não.. o que reparo é que os condutores dos Peugeot e dos Mercedes-Benz são regra geral os primeiros a acenderem as luzes..

apr:) Conduzo um 206!

Sou daqueles que mal comece a ficar nublado ou a anoitecer, acendo as luzes...quando a maior parte dos condutores ainda nem pensa nisso.

Na auto-estrada, mesmo com céu limpo, sol, etc, vou sempre com os médios acesos.
Em Itália reparei que é obrigatório. Aqui também o deveria ser.

apr:) Conduzo um 206!

Sou daqueles que mal comece a ficar nublado ou a anoitecer, acendo as luzes...quando a maior parte dos condutores ainda nem pensa nisso.

Na auto-estrada, mesmo com céu limpo, sol, etc, vou sempre com os médios acesos.
Em Itália reparei que é obrigatório. Aqui também o deveria ser.

Já somos dois.. [;)] (mas eu conduzo uma 307)
A brincar a brincar.. hoje fundiu um médio.. :S Nem um ano durou:\
Vou ver se ainda hj vou comprar e trocar.

Por isso NÃO às DRL !

"V"

Japh, isso é o chamado tiro no sapato, meia e pé [8b]

Na tua opinião á noite tambem não posso acender os médios senão retiro o protagonismo ás motas

Tens tido no Fórum optimas participações a defenderes a tua dama mas esta está muito distante da lucidez que assinalaste noutros post's

Japh, isso é o chamado tiro no sapato, meia e pé [8b]

Na tua opinião á noite tambem não posso acender os médios senão retiro o protagonismo ás motas

Tens tido no Fórum optimas participações a defenderes a tua dama mas esta está muito distante da lucidez que assinalaste noutros post's

Caro Clio, a opinião não é só minha:

From: http://news.motorbiker.org/blogs.nsf/dx/2004-09-21091912MWEALL.htm

FFMC_Protest.jpg

The French Angry Biker Association (FFMC) organized last weekend a massive motorcycle protest throughout France. Usually, the FFMC have good reasons to organize motorcycle protests. This time they had a very good reason.

The current obstacle is motorcycle safety. The French government wants to have cars turn-on their lights during daytime (Daytime Running Lights - DRL) in the winter as is currently the case in more Northern European countries (The Netherlands, Scandinavia).

The FFMC are saying, rightfully so, that if cars have their DRL, then motorcycles will no longer be as visible as is the case today. In fact, the French government made DRL mandatory for motorcycles some 20 years ago, citing motorcycle safety !! Does that now mean that it's no longer safety that matters for motorcycles ??

FFMC Protest
Some 6,000 motorcycles protested in Paris, 3,000 in Lille and a total of 30,000 throughout France. The way a biker protest is performed in France, involves usually a total paralysis of the city in question. Motorcycles go to the main axes and halt, thereby stopping all traffic.

Cars are usually very supportive of biker needs. The DRL is no exception. Hopefully enough pressure can be exerted to make the French government change direction.

Se alguém tiver problemas com o Inglês, veja a noticia em Francês (com várias fotos da manifestação) aqui: http://www.motomag.com/article.php3?id_article=590

Entendo que nos países mais a norte (como os citados -Escandinávia e Holanda) seja obrigatório, dado o tipo de clima a que estão sujeitos na maior parte do ano... mas se os franceses acham que o clima deles não justifica, que dizer do nosso ?

Mantenho a lucidez, Clio ... terei talvez uma noção "diferente" da realidade da estrada que muitos dos que frequentam este forum e não circulam de moto :-)

"V"

Caro Clio, a opinião não é só minha:

From: http://news.motorbiker.org/blogs.nsf/dx/2004-09-21091912MWEALL.htm

Se alguém tiver problemas com o Inglês, veja a noticia em Francês (com várias fotos da manifestação) aqui: http://www.motomag.com/article.php3?id_article=590

Entendo que nos países mais a norte (como os citados -Escandinávia e Holanda) seja obrigatório, dado o tipo de clima a que estão sujeitos na maior parte do ano... mas se os franceses acham que o clima deles não justifica, que dizer do nosso ?

Mantenho a lucidez, Clio ... terei talvez uma noção "diferente" da realidade da estrada que muitos dos que frequentam este forum e não circulam de moto :-)

"V"

Não partilho da V/ opinião , os argumentos não são convincentes como referi no post anterior:

Á noite os outros veiculos deverão circular já não digo de luzes apagadas, posso sugerir os minimos pois o argumento do não vi ( como é referido ) não pega

Em Portugal os veiculos de 2 rodas são cerca de 6% sobre a totalidade de veiculos motorizados que circulam, e proporcionalmente conseguem ter mais acidentes que todas as outras classes de veiculos

Penso que podem e devem ser exigentes, mas para se ter direito aos direitos, primeiro é necessário não se esquerem dos deveres

Por causa de uma afirmação tua, em que eras motard 365 dias por ano, ontem devido ao mau tempo tive a atenção de contabilizar quantos motards passariam por mim no meu trajecto para o trabalho, sabes quantos passaram ? 0 ( zero ) , quando habitualmente passam bastantes ( 15/20)

Hoje, como o tempo já não estava tão chuvoso e ventoso, passaram 2 de médios acessos e eu tambem[;)] pois as condições atmosféricas assim o exigiam [;)] e não foi por isso que os deixei de ver

A velocidade a que circulavam e na faixa de emergência, não fazem milagres com as condições atmosféricas que se faziam sentir concerteza que não era só uma questão de médios, é de uma falsa sensação de dominio da máquina sejam quais forem as condições de circulação

Ou as máquinas de 2 rodas tambem não terão de condicionar a velocidade de circulação ás condições atmosféricas :confused: ( eu sei que são "pilotos", mas até os profissionais se espalham )

( já fui motard e mandei retirar a minha permissão de conduzir da carta, pois os guarda lamas da minha mota eram muito pequenos [;)]

Das vezes que "provei" a lixa nacional nº8, tambem desejei que as estradas fossem alcatifadas e nunca caí no ridiculo de sequer sugerir uma coisa dessas, e bem vontade tinha )

Volto a afirmar que esse argumento não cola, sim porque se V/ pretendem circular em segurança, eu tambem pois ser visto tambem é uma forma de prevenção para 2 ou 4 rodas

Os teus argumentos são válidos mas "espalhaste-te" violentamente num:

(...)

Em Portugal os veiculos de 2 rodas são cerca de 6% sobre a totalidade de veiculos motorizados que circulam, e proporcionalmente conseguem ter mais acidentes que todas as outras classes de veiculos

(...)

Faltou referir que cerca de 70% (rough number) dos acidentes que envolvem motociclos são causados por outras viaturas...

Mesmo assim já se atingiu em 2006 a "meta" na sinistralidade prevista para ... 2008 no que toca a motociclos...

Eu ando de moto 365 dias por ano. Os dias que porventura poderei não andar são aos fins-de-semana (quando fico "na sorna").
Circular na faixa de emergência e a velocidades estúpidas é algo que eu e muitos motociclistas não fazem. Da mesma forma que nem todos os automobilistas andam a rasgar na VdG :)

(...)
Volto a afirmar que esse argumento não cola, sim porque se V/ pretendem circular em segurança, eu tambem pois ser visto tambem é uma forma de prevenção para 2 ou 4 rodas

Ou seja, o argumento que presidiu (e continua a presidir) à obrigatoriedade dos DRL nos motociclos é um absurdo ?
É que na altura foi tornado obrigatório para motociclos devido à notória "falta de visibilidade" que sofrem. Mesmo assim continuamos invisíveis para muitos automobilistas (os 70% não mentem). Fazerem-nos "desaparecer" na paisagem outra vez ? Não obrigado.

"V"

Em relação a este último assunto aqui em discussão (utilização de luzes nas motos ind. das condições atmosféricas) e não sendo eu utilizador regular deste meio de transporte de 2 rodas, já aqui coloquei no Road-book um tópico que abordava os acidentes com motos nas estradas e a taxa é bastante elevada (infelizmente!).

Acidentes com motos em destaque

Alertar para os perigos que correm os motociclistas nas estradas portuguesas é o objectivo da acção de sensibilização que hoje acontece no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.

Acidentes com motos em destaque
TURBO

Japh, vai ao site da TNO e procura lá um estudo que eles fizeram sobre o uso de faróis em período diurno. Entre outras questões, eles fizeram estudos sobre se os veículos de 2 rodas seriam prejudicados e chegaram à conclusão que o tempo de percepção de presença de veículos de 2 rodas com os outros veículos de faróis acesos ou apagados era o mesmo. Assim sendo, os motards até ganham com o facto de os enlatados usarem faróis, pois demoram menos tempo a percepcioná-los. Essas manifestações em França são criadas com base em senso comum, senso comum esse que nem sempre é verdadeiro ne m confirmado pela ciência. Afinal, já houve quem quase fosse para a fogueira por achar que a Terra girava em torno do Sol e não o contrário... [;)]

Japh, vai ao site da TNO e procura lá um estudo que eles fizeram sobre o uso de faróis em período diurno. Entre outras questões, eles fizeram estudos sobre se os veículos de 2 rodas seriam prejudicados e chegaram à conclusão que o tempo de percepção de presença de veículos de 2 rodas com os outros veículos de faróis acesos ou apagados era o mesmo. Assim sendo, os motards até ganham com o facto de os enlatados usarem faróis, pois demoram menos tempo a percepcioná-los. Essas manifestações em França são criadas com base em senso comum, senso comum esse que nem sempre é verdadeiro ne m confirmado pela ciência. Afinal, já houve quem quase fosse para a fogueira por achar que a Terra girava em torno do Sol e não o contrário... [;)]
Não chegou a ir!... [;)]

Mas, de facto, faz todo o sentido e digo mais... ACENDAM OS FARÓIS, PORRA!... [:D][;)]

Voltar
Superior