Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Este fim-de-semana estou com o carro do meu pai e ele ficou "zarolho" hoje. Fundiu-se o médio esquerdo. O problema é que para se trocar a lâmpada, tem que se desmontar o farol e agora só segunda feira. Vou evitar andar com ele de noite e, se tiver que o fazer, vou com especiais precauções e acendo os faróis de nevoeiro. Ainda para mais, aqui não há transportes públicos aos fins de semana! [8b] [:vm)] Maldita a hora em que tornam uma simples mudança de lâmpada numa operação complicada... :sh) Até porque se não fosse isso, o carro já não estava "zarolho". [;)]

Este fim-de-semana estou com o carro do meu pai e ele ficou "zarolho" hoje. Fundiu-se o médio esquerdo. O problema é que para se trocar a lâmpada, tem que se desmontar o farol e agora só segunda feira. Vou evitar andar com ele de noite e, se tiver que o fazer, vou com especiais precauções e acendo os faróis de nevoeiro. Ainda para mais, aqui não há transportes públicos aos fins de semana! [8b] [:vm)] Maldita a hora em que tornam uma simples mudança de lâmpada numa operação complicada... :sh) Até porque se não fosse isso, o carro já não estava "zarolho". [;)]
É esta forma de estar na vida que faz a diferença. Muitos no teu lugar pouco se estavam importando com isso...

Parabéns. [;)]

Para trocar uma lâmpada é preciso levar o carro à oficina? :(

Nesse aspecto a indústria automóvel está a andar para trás!!! Que horror...

Já agora, eu ando de luzes de cruzamento de dia sob o lema "ser visto mais facilmente". Tenho Kit suplementar de luzes no carro também, para qualquer eventualidade!

"Ah e tal mas isso não é obrigatório," says Uga Buga Tuga. [8b][8b][8b]

Na sexta feira apanhei um grande susto. Em pela A1 pelas 21h com algum nevoeiro, em zona sem qualquer iluminação ia eu em velocidade cruzeiro (120) quando vejo um pequeno reflexo.

Era um yaris comercial sem qualquer iluminação ligada [:vm)]

Fiz vários sinais de luzes, buzinei e nem condutorA nem o passageiro ligaram aos avisos.

Prossegui a viagem e passado uns kms essa mesma viatura ultrapassa-me e continuava com as luzes desligadas [8b] Fiz novamente sinais de luzes e usei a buzina e FINALMENTE reparou que andava com as luzes desligadas.

Como é que alguem no meio da noite na A1 não nota que vai sem luzes ligadas?

Hoje (00:18) estava de regresso do trabalho, e vejo um que não estava em médios, então liguei o vermelhão, para ele entender, mas não entendeu.
Então deixei-o passar-me e dei-lhe com máximos. Lá ele entendeu e ligou-os!

Hoje (00:18) estava de regresso do trabalho, e vejo um que não estava em médios, então liguei o vermelhão, para ele entender, mas não entendeu.
Então deixei-o passar-me e dei-lhe com máximos. Lá ele entendeu e ligou-os!
Faço muitas vezes isso, quando vejo que alguém está em falta com os ditos, mas a maior parte das vezes não resulta! Por regra as pessoas entendem como uma "provocação" em vez de como uma ajuda...

Há bocado ia na Av. Gago Coutinho em direcção ao Areeiro (Lisboa), atrás de uma Ford Courier que levava as luzes de nevoeiro desnecessariamente acesas. Ultrapassei-o para lhe dar um sinal com a minha luz de nevoeiro a ver se ele percebia a "mensagem", mas arrependi-me logo! Ele tinha o médio esquerdo completamente desregulado para cima e fiquei com ele a encadear-me até mudar de direcção! :sh) [8b] Mas será que custa muito pegar em 5€ e passar numa casa de pneus, que resolve isso em 5 minutos? [8b]

kit de lâmpadas suplentes

kit de lâmpadas suplentes

Já agora, eu ando de luzes de cruzamento de dia sob o lema "ser visto mais facilmente". Tenho Kit suplementar de luzes no carro também, para qualquer eventualidade!

"Ah e tal mas isso não é obrigatório," says Uga Buga Tuga. [8b][8b][8b]

Pois, cá não é obrigatório, mas em Espanha quem não tiver o tal Kit, é multado na hora[;)]

CE

CE

Condições de utilização das luzes
1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas
ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro,

chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes
luzes:

a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou
o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância
de 100 m;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a
100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a
menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou
durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos
que com elas devam estar equipados.

2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não
justifiquem.
3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias
perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
Avaria nas luzes
1 - Sempre que, nos termos do n.º 1 do artigo anterior, seja obrigatória a utilização de dispositivos de
iluminação e de sinalização luminosa, é proibido o trânsito de veículos com avaria dos dispositivos

referidos na alínea b) do n.º 1 e no n.º 2 do artigo 60.º, salvo o disposto no número seguinte.
2 - O trânsito de veículos com avaria nas luzes é permitido quando os mesmos disponham de, pelo
menos:
a) Dois médios, ou um médio do lado esquerdo e dois mínimos para a frente, um indicador de presença
no lado esquerdo e uma das luzes de travagem, quando obrigatória, à retaguarda; ou
b) Luzes avisadoras de perigo, caso em que apenas podem transitar pelo tempo estritamente
necessário até um local de paragem ou estacionamento.

3 - A avaria nas luzes, quando ocorra em auto-estrada ou via reservada a automóveis e motociclos,
impõe a imediata imobilização do veículo fora da faixa de rodagem, salvo se aquele dispuser das
luzes referidas na alínea a) do número anterior, caso em que a circulação é permitida até à área de
serviço ou saída mais próxima.

4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de €60 a €300, devendo
o documento de identificação do veículo ser apreendido nos termos e para os efeitos previstos na
alínea f) do n.º 1 e no n.º 6 do artigo 161.º.

Pois, cá não é obrigatório, mas em Espanha quem não tiver o tal Kit, é multado na hora[;)]

Verdade seja dita, não serve de muito. [;)] Pela legislação europeia os faróis (médios e mínimos) devem ser acessíveis de forma a permitir a sua troca rápida numa berma com fraca iluminação. Ora, na maioria dos carros novos se for preciso até a cava da roda se desmonta... :sh)

Verdade seja dita, não serve de muito. [;)] Pela legislação europeia os faróis (médios e mínimos) devem ser acessíveis de forma a permitir a sua troca rápida numa berma com fraca iluminação. Ora, na maioria dos carros novos se for preciso até a cava da roda se desmonta... :sh)

Posso te dizer que em alguns deles, tens de desmontar quase toda a frente para trocar a lampada do farol.
Existem carros em que para mudar uma lampada pode ser necessario uma ou mais horas, consoante a ferramenta e conhecimento da pessoa que faz a operação.

mas qual kit?[:blush:] todos os anos vou espanha de carro e faço uns bons kilometros, nunca levei nada a mais por tar em espanha.

Acho que essa lei só serve para carros espanhois[;)]

Nem precisas.

Tendo o teu carro matrícula portuguesa, nesse aspecto só tens de cumprir com a lei do teu país de origem. Portanto não precisas de andar com kit suplementar de luzes nem com o 2.º triângulo.

Todavia... eu ando sempre com ambos porque não preciso que haja uma lei a obrigar-me a equipar-me como deve ser em termos de segurança. Ah e um extintor também anda sempre no carro.

O último caso observado, pesado sem uma luz de médio (fundida) e com faróis de nevoeiro ligados, ou seja a uniformidade de luz projectada para a faixa de rodagem era nula, aliás pelo retrovisor inicialmente pensei ser uma motorizada a circular na AE.

Circular em mínimos é proibido?

Circular em mínimos é proibido?

Disseram-me que circular em mínimos é proibído e dá multa. Sei que os mínimos servem mais para quando o veículo está imobilizado na via, mas ao ponto de serem proibidos em andamento não sabia...

Será verdade?

Cumps

Voltar
Superior