Acendam os faróis, porra!... Será assim tão difícil?...

Acho que a maior parte dos condutores deveria reler o CE e actualizar-se de vez em quando, e com as facilidades que agora temos com a Internet não há motivos para que não o façamos, desse modo evitavamos dizer e fazer algumas asneiras que muitas vezes nos causam dissabores com as autoridades.

Se as condições o exigirem fazem bem em circular com os faróis de nevoeiro. No entanto são nabos porque deviam estar era com os médios e não com os mínimos.

Podia ter sido mais explicito, é que nas situações que presenciei nem os minimos faziam falta.

Estamos a falar de dias em que não há nevoeiro nenhum, tempo nublado nada mais.

O mais fantástico para mim, e isso é que me deixou de boca aberta, foi presenciar o mesmo cenário, isto é, minimos e farois de nevoeiro mas de noite e claro para variar sem nevoeiro nenhum . . .

A pergunta que tenho é de noite o que se ganha em andar de minimos e faróis de nevoeiro ? (isto num dia sem nevoeiro . . . )

Podia ter sido mais explicito, é que nas situações que presenciei nem os minimos faziam falta.

Estamos a falar de dias em que não há nevoeiro nenhum, tempo nublado nada mais.

O mais fantástico para mim, e isso é que me deixou de boca aberta, foi presenciar o mesmo cenário, isto é, minimos e farois de nevoeiro mas de noite e claro para variar sem nevoeiro nenhum . . .

A pergunta que tenho é de noite o que se ganha em andar de minimos e faróis de nevoeiro ? (isto num dia sem nevoeiro . . . )

Na opinião de quem o faz deve-se ganhar estilo [8b] não vejo outra justificação. Só quando forem multados é que se calhar mudam de ideias!

(isto faz-me lembrar também o extremo... um senhor polícia embirrar com os mínimos de um ITR, achando que eram faróis de nevoeiro [8b] )

depende da situação, ja cheguei a apanhar nevoeiro de tal maneira cerrado que os médios reflectiam(como acontece quando se dá maximos com nevoeiro), via-se melhor com minimos + farois de nevoeiro.
agora, andar com minimos + farois de nevoeiro em noites que n há nevoeiro absolutamente nenhum acho que não tem logica alguma.

Última edição:
depende da situação, ja cheguei a apanhar nevoeiro de tal maneira cerrado que os médios reflectiam(como acontece quando se dá maximos com nevoeiro), via-se melhor com minimos + farois de nevoeiro.

b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 m;
c) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do
veículo, quando visto de frente e da retaguarda, tomando as da frente a
designação de «mínimos»;

Artigo 61.º
Utilização de luzes
1 Sempre que, nos termos do artigo 59.º, seja obrigatória a utilização dedispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devemutilizar as seguintes luzes:
a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou
enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma
visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m
daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada
ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;

Pode, eventualmente, ver-se melhor (não sei porque no meu carro os faróis de nevoeiro só ligam com os médios) mas não sendo os mínimos luzes de cruzamento estás a infringir o CE.​

Última edição:
Na opinião de quem o faz deve-se ganhar estilo [8b] não vejo outra justificação. Só quando forem multados é que se calhar mudam de ideias!

(isto faz-me lembrar também o extremo... um senhor polícia embirrar com os mínimos de um ITR, achando que eram faróis de nevoeiro [8b] )

Isso faz-me lembrar os minimos do Ford Galaxy/S-Max, parecem faróis de nevoeiro por não estarem localizados dentro da mesma óptica dos restantes faróis.

Tiraste o codigo aonde?? Quando tirei a carta os minimos era para quando estivessemos parados na berma , para alertar os outros condutores que estavamos ali... ou numa passagem de nivel, desligar medios e ficarmos com os minimos para nao encandearmos o da frente. Isto foi o que aprendi... Eu nunca acendo nem acendi os minimos. Ao final do mes pago o mesmo loool

Então nunca acendeste as luzes do carro sequer espertalhão!

Além disso nunca disse que não vinha no código de estrada!

O pessoal por aqui também diz que faz viagens na ordem dos 140/160 km/h em AE...hummm.. se calhar o código é que está errado..

agora, andar com minimos + farois de nevoeiro em noites que n há nevoeiro absolutamente nenhum acho que não tem logica alguma.

Hummm.. alguém que sabe o que é realmente conduzir com nevoeiro extremo.. no entanto à noite se tiver nevoeiro nunca desligo os médios.. apesar de o tal reflexo ser incomodativo.. máximos.. é fora de questão!

A situação a que me referia é apenas e só durante o dia! Mas pronto.. há outro tipo de pessoas que gosta de vir desconversar..

A minha intervenção neste tópico acabou!

Passem bem!

EDIT: É mais uma questão como os piscas nas rotundas ou parecida.. uns acham que não é preciso.. outros acham que é só para sair.. eu pessoalmente acho que se deve dar tanto para entrar como para sair.. e em conversa com o meu instrutor.. ele disse-me que é desnecessário, basta para sair, mas que não tem mal nenhum..

Última edição:
Curioso... quando tirei a carta há 12 anos não me disseram nada disso e fui hoje confirmar e as regras mantêm-se [;)]:

Artigo 61º
Utilização de luzes
2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 30 a 150 euros, salvo o disposto no número seguinte.​

Se tiraste a carta à 12 anos, foi antes da reforma do CE, portanto antes de 2001.

Este foi um tema abordado nas aulas teóricas e práticas, e por diversas vezes. Se encontrar o livro dessa altura, ainda o vou consultar, pois lembro-me bem de isso constar no manual.

Se resolveram complicar essa questão com a legislação, bom, isso por cá já não é novidade [:D]

Os farois de nevoeiro à frente, e que pelos visto o CE agora omite, foram concebidos para funcionar em situação de visibilidade reduzida. Têm que obedecer aos critérios dos médios para homologação, onde se inclui a impossibilidade de encandeamento, e ligam-se com os minimos, pois a ideia é mesmo poder apagar os médios, por reflectirem na neblina e provocarem encandeamento. Até agora ainda não apanhei nenhum carro equipado com farois de nevoeiro na frente, que não permitisse ligar ambos os farois de nevoeiro, apenas com os minimos. Já aqueles sem estes na frente, apenas permitem ligar o vermelhão com os médios, o que faz todo o sentido.

Por situação de visibilidade reduzida, tb não sei pq, mas associa-se isso somento ao nevoeiro... Quer-se dizer, uma estrada florestal sem qq iluminação, bermas baixas, buracos por todo o lado, não se considera visibilidade reduzida. Bom, mas ok, vamo-nos manter pelo nevoeiro para não complicar [:D]

Portaria 851/94 Regulamenta a utilização dos dispositivos luminosos

1.
o) «Luz de nevoeiro da frente», a luz que serve para melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de redução significativa da visibilidade.

Portaria 851/94 Regulamenta a utilização dos dispositivos luminosos

1.
o) «Luz de nevoeiro da frente», a luz que serve para melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de redução significativa da visibilidade.

O código também diz que os médios são para se utilizar

"Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre
que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem
a visibilidade insuficiente..."

E não obstante, vês algumas aves raras com os médios ligados com sol e visibilidade mais do que suficiente....

E agora?

O código também diz que os médios são para se utilizar

"Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre
que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem
a visibilidade insuficiente..."

E não obstante, vês algumas aves raras com os médios ligados com sol e visibilidade mais do que suficiente....

E agora?

Essas "aves raras" sabem que devem utilizar os médios "Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente...". No restante do tempo, é opcional... [;)]

Aplicando a mesma lógica aos de nevoeiro...é opcional [;)]

Achas???

Artigo 61.º
Utilização de luzes
1 Sempre que, nos termos do artigo 59.º, seja obrigatória a utilização de
dispositivos de sinalização luminosa e de iluminação, os condutores devem
utilizar as seguintes luzes:
a) De presença, durante o estacionamento fora das localidades ou
enquanto aguardam a abertura de passagem de nível;
b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma
visibilidade não inferior a 100 m, no cruzamento com outros veículos,
pessoas ou animais, quando o veículo transite a menos de 100 m
daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada
ou durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
c) De estrada, nos restantes casos;
d) De nevoeiro à retaguarda, sempre que as condições meteorológicas ou
ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar
equipados.

2 É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições
meteorológicas ou ambientais o não justifiquem.

3 Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao
transporte de mercadorias perigosas devem transitar com a luz de cruzamento
acesa.

4 Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 30 a 150 euros, salvo o disposto no número seguinte.

Lê lá bem...

Voltar
Superior