Não percebo porque ficam tão ofendidos quando se faz um crítica ao "produto" Alfa 4C.
1) Não tenho ódio nenhum sobre este carro, nem nenhuma marca.
2) O que me chama atenção para este carro, é o tópico de 253 páginas de um carro que ninguém experimentou e provavelmente ninguém daqui vai comprar.
Como já disse....é um paradoxo!
Quanto ao carro em si, acredito que tem excelentes performances e agora até já é bonitinho! Mas isso só não chega, na minha opinião!
Quanto às críticas que faço sobre o carro, é sobretudo sobre o encaixe daquilo que teoricamente é um excelente brinquedo, com o mundo real onde todos vivemos.
Cada vez mais, é difícil usar estes carros:
Nos ultimos meses, a minha velocidade cruzeiro na A.E baixou para os 140km/h para não perder a carta. Ridículo ter um carro tão bom, para andar a estas velocidades.
Já tomei a decisão de vender o carro e trocar por um carro mais adaptado ao mundo real....os 100cv que vou perder, não vão fazer falta nenhuma!
Se o levo para track-days, depois é uma dor de cabeça no representante! Tudo o que aparecer estragado, é culpa do "uso inapropriado".
O que resta? Fazer brincadeiras nas rotundas e queimar pneus em 5000km? Um super carro só para isto?
Ainda não experimentei....mas sei de 2 pessoas que já experimentaram, adoram carros e ....... a opinião foi a mesma "é giro e engraçado, mas nunca compraria uma coisas destas".
Porque Será?
Ainda não faz muito tempo li uma pequena notícia que focava temática semelhante.
Resumidamente fez-se um estudo ou sondagem em que, hipoteticamente, a vida permitisse adquirir e manter supercarros se o fariam.
Mesmo apontando o estudo a entusiastas do automóvel, a maioria disse que adorariam ter a experiência de conduzir essas máquinas, mas não queriam as ter. Seguros, manutenção e até as poucas oportunidades para aproveitar as capacidades totais da máquina seriam apenas uma dor de cabeça.
Facto engraçado, mesmo os individuos com dinheiro para dar e vender começam a pender para esta opinião. Pelo menos alguns. Preferem aderir a clubes, como existem no UK, onde tens acesso a uma série de máquinas de topo, sem teres os encargos e dores associados à posse. Claro que se formos para o nicho dos exóticos de produção limitada, aí olham para essas máquinas mais como um investimento, já que têm tendência a valorizar com o tempo.
Também estou a pender para o lado de ter acesso à experiência mas não o de posse. Por muito que goste de carros, e por muito que gostasse de pôr as mãos em carros como um 458 ou um Huracan, não sei se gostaria de possuir um, caso a vida permitisse a folga financeira para ter uma garagem com múltiplos espaços. Mais depressa aderiria a um desses clubes, e até permitiria variar diversas vezes por ano de máquina exótica.
Regressando mais à terra, onde encontramos o 4c, mais uma vez, temos de ver o que é o 4C. Acredito que permita custos de utlização razoáveis, dado a mecânica ... modesta. Mas afasta-se bastante de carros como o Boxster/Cayman ou um F-Type. Estes permitem um uso quotidiano sem grandes danos fisicos ou psicológicos[

]
O 4C é uma máquina bastante mais focada, com menos compromissos. Aproxima-se conceptualmente do Elise/Exige, carros que já exigem alguns "sacrificios" de utilização. E a não ser que tenhamos a possibilidade de ter um destes brinquedos na garagem e algo mais civilizado para o dia-a-dia, o interesse do 4C será fundamentalmente o de um uso esporádico ou para um trackday, que nem é uma coisa muito tuga mesmo.
Mesmo para uma fuga de fim de semana, o 4C dificilmente será o carro ideal, pelo menos tendo em conta as reviews que tenho lido.
E chegando à minha realidade, em que só permite mesmo ter um carro, e comedido nos gastos, a única base de comparação que posso ter foram os anos em que fui dono de um MX-5 e de um MR-2.
O MR-2 foi dos carros menos práticos que tive. E usava-o de forma regular, diariamente, ou muito próximo disso.
O MR-2 está na fronteira do tolerável para um uso diário. Inexistência de mala (ainda mais pequena que a do 4C), um acesso ridiculo à mesma e sacudia-nos em demasia quando o asfalto era mais rugoso. Muitos o excluiriam automaticamente pela sua altura e acesso ao interior. Eu não considero mau, pelo menos quando comparado com carros como o Elise, mas obriga a baixares-te até ficares com o rabo no chão, onde até um utititário de 1.5m parecia um todo o terreno do ponto de vista do condutor.
Espero voltar a uma criatura como o MR-2. Tem tudo o que aprecio num automóvel seja a um nivel dinâmico, oferecendo uma experiência rica em condução, andava mais que o suficiente para o uso que fazia do mesmo e permitia custos razoáveis (ok, o meu foi super problemático, devido ao motor, mas os que tenho visto mais recentes são impecáveis). Mas pode ser um compromisso...
Mesmo os mais ferrenhos entusiastas das máquinas de 4 rodas, hesitam quando têm a oportunidade de comprar as máquinas que admiram. Pois são criaturas especificas, mais comprometidas, e que pelos encargos que têm (ou até outras considerações financeiras) e pelo uso esporádico que se fará da máquina, poderá ser um turn-off.