Alfa 4c

14885065656_e45bbcbe49_h.jpg

Tendo em conta que a Ferrari vendeu no ano passado todo apenas 9 carros, até não está nada mal...

Mas espera...este ano, só até Agosto, já foram matriculados novos em Portugal 12 Ferrari. Bolas... Que porcaria de carro este 4C!!

Não percebo porque ficam tão ofendidos quando se faz um crítica ao "produto" Alfa 4C.

1) Não tenho ódio nenhum sobre este carro, nem nenhuma marca.

2) O que me chama atenção para este carro, é o tópico de 253 páginas de um carro que ninguém experimentou e provavelmente ninguém daqui vai comprar.
Como já disse....é um paradoxo!

Quanto ao carro em si, acredito que tem excelentes performances e agora até já é bonitinho! Mas isso só não chega, na minha opinião!

Quanto às críticas que faço sobre o carro, é sobretudo sobre o encaixe daquilo que teoricamente é um excelente brinquedo, com o mundo real onde todos vivemos.
Cada vez mais, é difícil usar estes carros:

Nos ultimos meses, a minha velocidade cruzeiro na A.E baixou para os 140km/h para não perder a carta. Ridículo ter um carro tão bom, para andar a estas velocidades.
Já tomei a decisão de vender o carro e trocar por um carro mais adaptado ao mundo real....os 100cv que vou perder, não vão fazer falta nenhuma!

Se o levo para track-days, depois é uma dor de cabeça no representante! Tudo o que aparecer estragado, é culpa do "uso inapropriado".
O que resta? Fazer brincadeiras nas rotundas e queimar pneus em 5000km? Um super carro só para isto?

Ainda não experimentei....mas sei de 2 pessoas que já experimentaram, adoram carros e ....... a opinião foi a mesma "é giro e engraçado, mas nunca compraria uma coisas destas".
Porque Será?

Ainda não faz muito tempo li uma pequena notícia que focava temática semelhante.
Resumidamente fez-se um estudo ou sondagem em que, hipoteticamente, a vida permitisse adquirir e manter supercarros se o fariam.
Mesmo apontando o estudo a entusiastas do automóvel, a maioria disse que adorariam ter a experiência de conduzir essas máquinas, mas não queriam as ter. Seguros, manutenção e até as poucas oportunidades para aproveitar as capacidades totais da máquina seriam apenas uma dor de cabeça.
Facto engraçado, mesmo os individuos com dinheiro para dar e vender começam a pender para esta opinião. Pelo menos alguns. Preferem aderir a clubes, como existem no UK, onde tens acesso a uma série de máquinas de topo, sem teres os encargos e dores associados à posse. Claro que se formos para o nicho dos exóticos de produção limitada, aí olham para essas máquinas mais como um investimento, já que têm tendência a valorizar com o tempo.

Também estou a pender para o lado de ter acesso à experiência mas não o de posse. Por muito que goste de carros, e por muito que gostasse de pôr as mãos em carros como um 458 ou um Huracan, não sei se gostaria de possuir um, caso a vida permitisse a folga financeira para ter uma garagem com múltiplos espaços. Mais depressa aderiria a um desses clubes, e até permitiria variar diversas vezes por ano de máquina exótica.

Regressando mais à terra, onde encontramos o 4c, mais uma vez, temos de ver o que é o 4C. Acredito que permita custos de utlização razoáveis, dado a mecânica ... modesta. Mas afasta-se bastante de carros como o Boxster/Cayman ou um F-Type. Estes permitem um uso quotidiano sem grandes danos fisicos ou psicológicos[:D]
O 4C é uma máquina bastante mais focada, com menos compromissos. Aproxima-se conceptualmente do Elise/Exige, carros que já exigem alguns "sacrificios" de utilização. E a não ser que tenhamos a possibilidade de ter um destes brinquedos na garagem e algo mais civilizado para o dia-a-dia, o interesse do 4C será fundamentalmente o de um uso esporádico ou para um trackday, que nem é uma coisa muito tuga mesmo.
Mesmo para uma fuga de fim de semana, o 4C dificilmente será o carro ideal, pelo menos tendo em conta as reviews que tenho lido.

E chegando à minha realidade, em que só permite mesmo ter um carro, e comedido nos gastos, a única base de comparação que posso ter foram os anos em que fui dono de um MX-5 e de um MR-2.
O MR-2 foi dos carros menos práticos que tive. E usava-o de forma regular, diariamente, ou muito próximo disso.

O MR-2 está na fronteira do tolerável para um uso diário. Inexistência de mala (ainda mais pequena que a do 4C), um acesso ridiculo à mesma e sacudia-nos em demasia quando o asfalto era mais rugoso. Muitos o excluiriam automaticamente pela sua altura e acesso ao interior. Eu não considero mau, pelo menos quando comparado com carros como o Elise, mas obriga a baixares-te até ficares com o rabo no chão, onde até um utititário de 1.5m parecia um todo o terreno do ponto de vista do condutor.

Espero voltar a uma criatura como o MR-2. Tem tudo o que aprecio num automóvel seja a um nivel dinâmico, oferecendo uma experiência rica em condução, andava mais que o suficiente para o uso que fazia do mesmo e permitia custos razoáveis (ok, o meu foi super problemático, devido ao motor, mas os que tenho visto mais recentes são impecáveis). Mas pode ser um compromisso...

Mesmo os mais ferrenhos entusiastas das máquinas de 4 rodas, hesitam quando têm a oportunidade de comprar as máquinas que admiram. Pois são criaturas especificas, mais comprometidas, e que pelos encargos que têm (ou até outras considerações financeiras) e pelo uso esporádico que se fará da máquina, poderá ser um turn-off.

Isso é falso.
Isso é o peixe que muitos tentam vender mas que não corresponde à realidade.

A Alfa Romeo quando andou com aquela belissima gama onde constavam o 147, 156, GTV/Spider, GT andou a vender bem.
O 147 e o 156 que seriam os modelos mealheiro foram-no com toda a distinção.

Portanto, a Alfa Romeo não vende porque não produz modelos suficientes e, com odisseste, não reage ao mercado de forma rápida.

Conheço muito alfista a comprar modelos novos.
Não são é mais porque não há que comprar.

Desculpa lá, mas isto não é falso.

Eu compreendo o teu ponto de vista, que é a percepção normal de quem está "por fora" da indústria.

Se souberes o que é e tiveres acesso, verifica os purchase funnels da marca e verás isso claramente. É uma marca de "fans" e não "intenders"

Muita gente conhece a ALFA e até podem gostar. Mas a parte efectiva de "buyers" é ínfima quando comparada a outras marcas.

Isto não sou eu a dizer, são dados de mercado de uma consultora utilizada globalmente pelas marcas

Se recuares 2 ou 3 páginas vais ler posts em que dizem que a Alfa Romeo não tem interesse em vender massivamente o 4c porque "retira a exclusividade ao modelo e deixa de ser apetecível para coleccionadores" (mais ou menos isto).

Eu já acredito em tudo.

Lê com mais atenção os posts, para não "realizares o filme" só à tua maneira:

http://forum.autohoje.com/forum-geral/95000-alfa-4c-3.html#post1068069191

O que é que o "interesse da ALFA vender massivamente" como dizes tem a ver com a dose de cobiça de certas pessoas pelo carro ou o carro ser um investimento?
Ora bem; se na sua vida o 4C em Portugal vender por exemplo 30 unidades é um investimento ter um carro destes.
Se vendesse 300 unidades o carro necessariamente vai ter outra desvalorização.

Mas isso não é a ALFA, mas o mercado, no caso particular, Português.
A ALFA supostamente iria proceder à multiplicação das possíveis 3500 unidades / ano (limitação actual) com que propósito? Se é um tipo de carro que directamente nunca dará lucro?
Não vou repetir outra vez a postagem do vídeo da fábrica das células de Carbono, blá, blá, blá...

Vender o 4C em Portugal venderá sempre alguma coisa, desde que haja.
Em Portugal temos um exemplo mais curioso.
Os Abarth "500", 695 Tributo Ferrari e Maserati são muito caros, andam em 50.000 € e há mais de uma dúzia.
E já há "demais", pelo menos para quem pensava que se venderiam apenas os 2 primeiros.

Mas voltando ao início, espanta-me que abordes sequer algo como "vender massivamente o 4C".
Como é que um carro do género do 4C pode alguma vez ser vendido massivamente?
A não ser que entendas algo de fora do comum para a palavra "massivamente".

Achar que um carro deste tipo pode vender massivamente é não perceber nada do que o carro é, ou as suas características.
Estamos a falar de um objecto extremamente focado e egoísta, que muitos têm que sair de gatas de lá por exemplo.
É giro uma vez na vida. Num dia já não o é; e numa "vida" muito menos. Pouca gente está para isso.

E como andas sempre de volta do carro, pelo menos pela NET, já o devias ter percebido.
Ou então percebes mas queres "realizar certos filmes".

Achar que um carro deste tipo pode vender massivamente é não perceber nada do que o carro é, ou as suas características.
Estamos a falar de um objecto extremamente focado e egoísta, que muitos têm que sair de gatas de lá por exemplo.
É giro uma vez na vida. Num dia já não o é; e numa "vida" muito menos. Pouca gente está para isso.

Pronto, agora chegamos onde eu queria [;)]
A produção reduzida deste carro, está muito mais relacionada com nº limitado de compradores dum produto como este, do que as limitações para fabricar este produto!

.. Mesmo os mais ferrenhos entusiastas das máquinas de 4 rodas, hesitam quando têm a oportunidade de comprar as máquinas que admiram. Pois são criaturas especificas, mais comprometidas, e que pelos encargos que têm (ou até outras considerações financeiras) e pelo uso esporádico que se fará da máquina, poderá ser um turn-off. -

Pois, lá está! Uma coisa é admirar a máquina, outra é estar disposto a compra-la. Mesmo sendo eu fanático pela condução desportiva...
Contrariamente ao que algumas criancinhas têm dito por aqui, não tenho ódio nenhum pelo Alfa 4C! Já é bonitinho e deve ter excelentes performances!
Gostava de conduzi-lo 2/3 vezes por mês....mas comprar um carro para isso ?!

Preferem aderir a clubes, como existem no UK, onde tens acesso a uma série de máquinas de topo, sem teres os encargos e dores associados à posse

Em 2012, quando comprei um desportivo de estrada, pensei seriamente em aderir a um clube desses exactamente por isso! Já nessa altura tinha essa ideia...

Acabei por comprar o desportivo e como se não fosse suficiente, mandei meter amortecedores XPTO, etc, para torna-lo num daqueles carros focados para o prazer de condução desportiva.
Passaram-se 2 anos, meti 40.000km no carro e agora comecei a reverter tudo para o original, de tão farto que estou de ter uma excelente máquina da qual tiro 20%.

Por muita vontade que tenha, sempre que procuro tirar 100% da máquina, arranjo problemas. Ou com a polícia, ou com a mecânica do carro!
Portanto...mais vale vender o carro!

Mesmo assim, todos os dias continuo a olhar e sonhar com desportivos como o Audi R8, novo Cayman, NIssan GT-R, etc.
Mas já decidi que o próximo carro vai ser um daqueles "pseudo-desportivos" de 4 lugares, que prometem muito mas são uma porcaria dinamicamente!
Só estou indeciso qto ao motor porque custa-me ver/ouvir um motor diesel numa carroçaria desportiva.....

Não está não.

Continuas a pensar que está tudo contra ti quando nem está.
Tu fizeste a tua apreciação de que o tópico tem 200 e tal páginas dum carro que nunca ninguém experimentou e eu expliquei-te que tal seria complicado para a maior parte, provavelmente 99% de todos nós e dei-te como alusão o facto de outro tanto nunca ter colocado as unhas num supercarro.
Mesmo o 4C não estando ao nivel estratosferico dum Ferrari ou lamborghini, é um exótico e um carro muito especifico pelo que tanto é dificil experimentar um como comprá-lo.
Daí que ainda não tenha entendido qual o problema deste tóipico ter as 253 páginas quando inclusive se falou que são as caracteristicas do próprio carro e da marca de onde é filho e cujo passado recente não é de todo brilhante, que acaba por gerar interesse.
Repara que este interesse é também partilhado por inúmeras publicações da especialdiade onde referem sempre que o terreno do 4C é terra que a Alfa Romeo já devia ter pisado há muito.

A questão dos números de vendas parece-me tão ilógica que nem sei porque trouxeste à baila, muito menos quando compararam com o Cayman.

Não acho que está tudo contra mim, mas andam por aqui alguns fanáticos....

Não é problema o tópico ter 200 e tal páginas, mas é no mínimo caricato haver tanta discussão sobre um tipo de carro (já nem falo do modelo em si) que ninguém experimentou e provavelmente não ira experimentar.
Aposto que 90% dos utilizadores, quando teve de escolher carro, optou por um carro "normal" quando pelo mesmo dinheiro poderia ter comprado um carro bem mais desportivo mas mto mais limitado. E o mesmo aconteceria se hoje tivessem 70.000€ para gastar num carro!

A comparação dos números de venda, era só para provar que o problema de vendas deste carro não é a falta de dinheiro!

Se estivesse noutro patamar económico seria um potencial comprador deste tipo de carros para, pasme-se, o usar todos os dias, passo a explicar.

Seria usado quase exclusivamente no trajecto casa/trabalho/casa.

1- Faço um trajecto diário que passa por um troço usado para uma 'rampa', e depois alguma auto-estrada e nacional à mistura.
2- Faço essa viagem diária sozinho, sem a mulher ao lado...

Teria de ser a versão Spider obrigatoriamente, o que o coloca na balança juntamente com o Elise...

Se estivesse noutro patamar económico seria um potencial comprador deste tipo de carros para, pasme-se, o usar todos os dias, passo a explicar.

1- Faço um trajecto diário que passa por um troço usado para uma 'rampa', e depois alguma auto-estrada e nacional à mistura.

Teria de ser a versão Spider obrigatoriamente, o que o coloca na balança juntamente com o Elise...

Eu só posso dizer que usar um carro especial destes no dia-a-dia para o trabalho é meio caminho andado para o carro deixar de ter aquela aura especial e a expeiência passar a ser algo banal. A não ser que tenhas múltiplos caminhos para percorrer até casa, tudo se torna mais rotineiro e nisso concordo em absoluto com o Expresso, é preferível para o dia-a-dia ter uma máquina que não seja nada especial, que seja um pseudo-desportivo e se consiga tirar algum usufruto prazeroso do mesmo que não ao nível de um carro especial como um Lotus, um 4C, um Porsche ou outra máquina especial. :(

De outra forma, é passar os limites de velocidade e arriscar a arranjarmos problemas com as autoridades ou então arranjar problemas daqueles menos comuns com um carro normal (isto para não falar dos custos de andar constantemente a altas rotações) :sh) Para que é que se compra um Cayman S se um Cayman normal chega perfeitamente para usar no dia-a-dia? Eu preferia ter um 911 Carrera "normal" a qualquer Turbo, 4S, GT2, GT3, ...

Pessoalmente, para ter um carro destes na garagem preciso estar 100% pre-disposto a aturar tudo o que vem atrás do mesmo e até ser um fã da marca específica.

Uma das razões pela qual eu considerar o Elise 1.6 mais recente e o GT-86 os carros que provavelmente compraria novos é o facto de a sua velocidade e torque serem o ideal para andar no dia-a-dia (o Elise faz 0-100 em 6.5s e o GT-86 em 7.5s e velocidades máximas de 205 e 225 respectivamente) sem retirar muito (ou nenhum) do prazer que se tem ao conduzir máquinas bem mais potentes, por umas fracções do preço destas. Só lhes adicionaria um sistema de escape diferente para refinar o som. Até em pista são máquinas ultra-divertidas (e o Elise 1.6 recente em pistas pequenas chega a ser mais rápido que os Elise S2 mais antigos e potentes, devido às afinações e melhorias no chassis). Só acho que o facto de ser menos fácil entrar e sair de um Elise/4C seja um motivo válido para não se comprar um carro destes.

Portanto, quem se vê comprador deste tipo de viaturas deverá ter muito que ponderar antes de se meter em trabalhos (e quem não se quer meter em trabalhos, independentemente de ter dinheiro, quase de certeza não vai gastá-lo em máquinas delicadas e ávidas de atenção) [kiss]

Esta questão de se vale ou não a pena um carro desportivo, radical e focado é muito interessante.

No essencial depende de cada um de nós, eu adoro carros deste género, tive um modesto boxster, durante 4 anos e meio e adorei a experiência, acho que entre utilizações normais, viagens, gazadas, brincadeiras e idas a pista o desfrutei bastante, mas o compromisso desde o inicio foi esse. Se mal disfrutamos das coisas com medo de as estragar entramos num registo contemplativo com que não me identifico.

Bem sei que há quem não ponha a **** na boca da mulher com quem anda, aliás há quem não ponha em lado nenhum, mas isso para mim não dá.

Actualmente confesso que me sinto um pouco menos disponível para ter um carro desportivo se não for para uma utilização bastante frequente. É que há tanta coisa boa para se fazer com o dinheiro ......

Desculpa lá, mas isto não é falso.

Eu compreendo o teu ponto de vista, que é a percepção normal de quem está "por fora" da indústria.

Se souberes o que é e tiveres acesso, verifica os purchase funnels da marca e verás isso claramente. É uma marca de "fans" e não "intenders"

Muita gente conhece a ALFA e até podem gostar. Mas a parte efectiva de "buyers" é ínfima quando comparada a outras marcas.

Isto não sou eu a dizer, são dados de mercado de uma consultora utilizada globalmente pelas marcas

A questão e´que eu lido com pessoas em carne e osso e sei de quem seja Alfista, tenha Alfas do tempo da outra senhora em casa, do tempo em que passou para as mãos da FIAT em finais de 80 e tenha comprado Alfas modernos (e até falamos de versões QV).
É unânime a opinião de que se a Alfa tivesse outro line-up teria compradores alfistas de gema.

Portanto, isso de estar por fora não faz do que tu disseste verdadeiro e o que eu disse falso..
Eu falo por conhecer realmente as pessoas em questão.

Agora tu terás o teu ponto de vista com base na tua vivência e eu tenho com base na minha.[;)]

Não conseguia conviver com um carro destes todos os dias.
Se fosse há uns anos era capaz de usar essas palavras, mas acho que hoje existem outras prioridades de conforto e depois é como te responderam. Andar com um automóvel destes todos os dias perdia a aura de exclusividade, aquele carisma.
Aquele acto especia lde pegar no carro, a diferença que seria acordá-lo apenas ao Domingo de manhã para uma volta.
A monotonia sempre foi inimiga de tudo e de todos, até na cama.[:D]

Para ter um 4c como carro principal é preciso espírito.
Um espírito parecido com o de quem anda todos os dias e para todo o lado de Wrangler/Defender/HDJ ou mesmo de mota e gosta. Ora esse espírito é raro hoje em dia, e com o passar dos anos mais raro vai ficar. A tendência é as pessoas terem versatilidade, economia e conforto em detrimento de qualquer emoção. A emoção no mundo automóvel é uma característica cada vez mais rara.

Acho que é por aqui que o 4c entra. Um nicho tão pequeno que o carro praticamente não tem concorrência.

Acho isso uma ilusão!

Essa estrada pública pode ser usada para rampas, mas não é uma pista.
O Alfa 4C pode ser um excelente desportivo, mas nao é um carro de competição.

Se usares um 4C numa estrada pública e quiseres leva-lo ao limite todas as semanas (já nem digo todos os dias), vais ter muitos problemas:
A mecanica do carro não vai aguentar, e vai passar mais tempo nas oficinas do que na estrada. No final do primeiro ano o carro está destruído!
Arriscas-te a partir o carro todo num acidente, ou até a perder a tua vida e a estragar a dos outros que tiveram a infelicidade de estar perto.

Se estiveres no patamar de gastar 70.000€, só porque sim.......
Podes pagar nesse dinheiro e fazer 2 épocas no campeonato português de velocidade (cerca de 28 corridas + treinos), ou umas 40 corridas no trofeu caterham e andas em pistas a competir contra outros gajos, sem os problemas que descrevi acima, e com o 10x mais gozo!!

[;)]

Portanto, o patamar necessário para comprar um carro destes é um patamar muito acima daquilo que pensas ser! É o patamar de quem tem meia dúzia de carros caros na garagem e achou piada a este.
Ou então és fanático por Alfas e compras o 4C só porque queres ter o Alfa mais desportivo do mercado.

Não conseguia conviver com um carro destes todos os dias.
Se fosse há uns anos era capaz de usar essas palavras, mas acho que hoje existem outras prioridades de conforto e depois é como te responderam.

Isto é que eu acho preocupante. Tu que és um "puto" (sem qualquer tipo de ofensa, mas creio que tens 20 e poucos anos !?) e aficionadíssimo por Alfas, dizeres uma coisa destas ....

Eu conviver, conviveria sem grandes problemas com a excepção da ostentação que os outros iriam "ver" nisso, o meu problema seria dar 60 mil euros por um carro tão "especifico".

A questão e´que eu lido com pessoas em carne e osso e sei de quem seja Alfista, tenha Alfas do tempo da outra senhora em casa, do tempo em que passou para as mãos da FIAT em finais de 80 e tenha comprado Alfas modernos (e até falamos de versões QV).
É unânime a opinião de que se a Alfa tivesse outro line-up teria compradores alfistas de gema.

Portanto, isso de estar por fora não faz do que tu disseste verdadeiro e o que eu disse falso..
Eu falo por conhecer realmente as pessoas em questão.

Agora tu terás o teu ponto de vista com base na tua vivência e eu tenho com base na minha.[;)]

Desculpa lá, mas tu é que vieste a dizer que o que eu disse é falso, o que claramente não é visto que é baseado em dados. Dados estes que são utilizados pelo próprio grupo... Foi só por isso que justifiquei o meu post. Eu não costumo responder muito as baboseiras que leio por aqui. (não estou com isso a dizer que o que escreveste é uma baboseira)

Repara bem no que escreveste. Eu nunca disse que o que escreveste é falso, mas achas mesmo que podes pegar na tua amostra e tomar isso como regra? Achas que eu também não conheço pessoas com estes carros?

Como sempre nestes tópicos, tudo o que se diz que é "polémico" o pessoal ataca logo a acusar. Quando disse há meses atrás que a VW estava com planos de comprar a FIAT, muito antes disso sair na net, foi logo tudo a cair em cima a dizer "falso"... Nem eu (que tenho o emprego a depender disto) defendo tanto a marca.

A AR está presente no maior segmento do mercado com um produto perfeitamente actual e aprovado em clínicas por estes mesmos Alfistas (que compraram 147, etc) e mesmo assim o market-share é o que é:

Euro Sales CY13:
  1. VW Golf 462.527
  2. Ford Focus 225.102
  3. Opel/Vauxhall Astra 198.449
  4. Audi A3 167.807
  5. BMW Serie1 152.808
  6. Renault Mégane 149.435
  7. Mercedes Clase A 131.258
  8. Toyota Auris 114.328
  9. Peugeot 308 99.697
  10. Hyundai i30 97.865
  11. Kia Cee'd 86.743
  12. SEAT León 85.954
  13. Citroën C4 79.476
  14. Volvo V40 74.079
  15. Alfa Romeo Giulietta 45.920
  16. Honda Civic 43.009
  17. VW Beetle 36.432
  18. Citroën DS4 25.883
  19. Mazda3 24.796
  20. Fiat Bravo 9.433
Acredita que o problema da marca está bem identificado e haverá mudança de estratégia de marketing, mas por enquanto ainda não há dinheiro para isso. Entretanto se puderem dar uma ajudinha, o Giu MY15 está com um bom desconto na maioria dos mercados [:cool:]

Para ter um 4c como carro principal é preciso espírito.
Um espírito parecido com o de quem anda todos os dias e para todo o lado de Wrangler/Defender/HDJ ou mesmo de mota e gosta. Ora esse espírito é raro hoje em dia, e com o passar dos anos mais raro vai ficar. A tendência é as pessoas terem versatilidade, economia e conforto em detrimento de qualquer emoção. A emoção no mundo automóvel é uma característica cada vez mais rara.

Acho que é por aqui que o 4c entra. Um nicho tão pequeno que o carro praticamente não tem concorrência.

Ora aí está, há sempre casos de pessoas que pensam de maneira diferente, com outro espírito.

Conheço um senhor já com bastante idade e excesso de peso que anda no dia a dia com uma naked de alta cilindrada, tem um carro em casa económico e confortável mas eu vejo-o sempre é de 2 rodas.
Também há pessoal que anda com RRs e diga-se quem anda com uma coisa destas, a ter de passear o capacete, luvas, casaco (que para mim ainda é pior que o desconforto da mota em si) chamaria a um 4C um luxo.
É tudo uma questão de perspectiva.

Ter o tão "mal-fadado" Giulietta vendido mais unidades que um sólido, sem folgas nos painéis, com fiabilidade assegurada desde há imensos anos, Japonês (atenção, tenho um 8ª Geração) até acho muito bem...ou será a Honda que também está pelas horas da morte?

Nem sequer a vejo mal posicionada nessa tabela, embora o valor total de unidades seja quase metade do posicionado imediatamente acima.

Razões para não estar um pouco mais acima, há tantas que daria discussão para mais 20 páginas, seja por que o Giulietta é mais caro comparativamente, seja pela "baboquicisse" que VAG é que é bom, etc...

Ora aí está, há sempre casos de pessoas que pensam de maneira diferente, com outro espírito.

Conheço um senhor já com bastante idade e excesso de peso que anda no dia a dia com uma naked de alta cilindrada, tem um carro em casa económico e confortável mas eu vejo-o sempre é de 2 rodas.
Também há pessoal que anda com RRs e diga-se quem anda com uma coisa destas, a ter de passear o capacete, luvas, casaco (que para mim ainda é pior que o desconforto da mota em si) chamaria a um 4C um luxo.
É tudo uma questão de perspectiva.

Pois, mas quantas?
E porque são tão poucas?

Ter o tão "mal-fadado" Giulietta vendido mais unidades que um sólido, sem folgas nos painéis, com fiabilidade assegurada desde há imensos anos, Japonês (atenção, tenho um 8ª Geração) até acho muito bem...ou será a Honda que também está pelas horas da morte?

Nem sequer a vejo mal posicionada nessa tabela, embora o valor total de unidades seja quase metade do posicionado imediatamente acima.

Razões para não estar um pouco mais acima, há tantas que daria discussão para mais 20 páginas, seja por que o Giulietta é mais caro comparativamente, seja pela "baboquicisse" que VAG é que é bom, etc...

Mas o Civic está com uma estética horrível [:D]
Os meus primeiros 3 carros foram Hondas (2 civic) e actualmente não era capaz de comprar nenhum deles.
Mas costumo sonhar com o próximo NSX [8b] ....

Back